Anda di halaman 1dari 19

Projeto de Condicionamento e Isolamento Acstico de um Espao Interior

Fsica das Construes II Docente: Eng. Maria Isabel Abreu

Nuno Teixeira,24145 Licenciatura em Engenharia Civil Bragana,20 de dezembro de 2013

1.Introduo 1.1 Importncia da acstica

A acstica comeou a ganhar importncia devido a vrios fatores: -Revoluo Industrial: Com o aumento da populao, e o consequente aumento da densidade populacional revelou se importante o isolamento acstico. O aparecimento de mquinas, automveis nas ruas aumentou tambm a quantidade sonora produzida no exterior. - Preocupaes quanto ao nvel de vida: aparecimento de Diretivas e Normas Europeias (RGR/RRAE) que impem normas/regras construtivas para que sejam cumpridos mnimos aceitveis quanto qualidade de um espao a nvel sonoro. Sendo assim, torna se importante um cuidado especial ao projetar, qualquer tipo de espao (diga se mais importante, em espaos pblicos e em espaos multifamiliares) quanto ao isolamento acstico. Concluindo, e pelo que j referi anteriormente o isolamento acstico passa por transmitir qualidade/conforto a um espao.

Neste contexto, no presente trabalho acho pertinente abordar os seguintes tpicos:

Introduo Terica (Som, Grandezas Acsticas, Anlise Espectral);

Anlise e Centralizao do espao escolhido; Dimensionamento de soluo acstica, que satisfaa as normas/ requisitos mnimos para o tipo de espao escolhido; Crtica de resultados obtidos como o novo isolamento, e comparao de outras solues (rendimento/custo).

2. Introduo Terica 2.1- Som e Ruido

O som/ruido pode definir se como qualquer variao da presso atmosfrica, essa presso detetvel pelo ouvido (fig1). A distino entre som/ ruido passa feita quando um determinado som transmite sensaes incomodativas para o recetor. A cincia responsvel pelo estudo do som/ rudo, e a sua transmissoetc., a acstica.

Figura 1

A gama audvel para o ouvido humano est compreendida entre 20Hz 20 KHz. Em amplitude, est compreendido entre uma presso mnima de 20 Pa e uma presso mxima de 100 Pa (limiar da dor para o ouvido humano). Contudo, a aptido do ouvido humano para captao das ondas sonoras varivel tanto em frequncia como em amplitude. Para frequncias baixas, e para frequncias muito altas a sensibilidade auditiva diminui consideravelmente (Fig. 2).

Figura 2

2.2- Propagao de Ruido

Visto que este trabalho tem como objetivo dimensionar um isolamento acstico, para um determinado espao acho importante desenvolver esta parte terica acerca da propagao do ruido. O ruido produzido por uma fonte, que independentemente da envolvente onde se propaga a energia sonora, pode ser caracterizado atravs do parmetro potencia sonora (Watt) ou, de forma mais prtica atravs do nvel de potencia sonora (dB). A presso sonora, num determinado ponto, para alm de depender das caractersticas da fonte, depende das caratersticas da envolvente, nomeadamente de absoro, reflexo e de transmisso para outros locais (fig.3).

Figura 3

As fontes sonoras podem ser das mais diversidades possveis, contudo possvel considerar fontes sonoras ideias simples, tais como a fonte pontual, a fonte linear e a fonte plana. Sendo assim, qualquer fonte pode ser escrita como uma combinao destes tipos de fontes! Numa fonte pontual/esfrica a transferncia de energia da fonte para as molculas de ar adjacentes processa se segundo uma propagao radial, por ondas esfricas (ver fig. 4).

Numa fonte linear ou cilndrica a propagao realiza se num plano perpendicular fonte segundo circunferncias que crescem de permetro proporcional ao raio originando uma diminuio do nvel sonoro de 3dB sempre que se aumenta a distncia fonte para o dobro (ver fig.5).

Figura 4 - Fonte pontual ou esfrica

Figura 5- Fonte linear ou cilndrica

Em espaos fechados a propagao sonora condicionada pelas superfcies envolventes e pelos obstculos no interior desses espaos. Espaos com superfcies muito refletoras, que permitem que quase toda a energia seja refletida so designados de espaos reverberantes. Em contraste, espaos com superfcies muito absorventes, onde quase toda a energia absorvida so designadas por camaras anercoicas ou surdas. Na prtica a maioria das salas no so, nem um caso nem outro. Mas so caracterizadas por modelos intermdios.

2.3- Acstica aplicada aos Edifcios.

2.3.1- Introduo

1) A minimizao dos efeitos negativos do ruido pode ser conseguida atravs da reduo dos nveis do ruido emitidos, do tratamento nos meios de transmisso/ou em casos extremos, atravs da proteo diretamente nos recetores. No que diz respeito a edifcios, tenta se restringir o campo de propagao. Surgem ento as seguintes solues: a) Geometria do espao. Este estudo, visa controlar o som produzido e propagado no interior de determinado espao fechado de modo obteno de um ambiente acstico adequado ao volume do espao. b) Estudo da propagao de sons areos, entre dois espaos normalmente designado por isolamento sonoro como requer este trabalho como objetivo. Depende da massa e da estanquidade dos vrios elementos que separam os vrios locais. c) O estudo da propagao do som por via slida, de sons ou rudos de percusso, provenientes de choques ou de solicitaes mecnicas aplicadas diretamente nos elementos de construo.

2) Para alm destes tipos de estudo, deve ser feito um estudo ao ambiente exterior para que se minimizem os nveis de ruido transmitidos para o interior do espao. Sejam eles rudos provenientes do trafego automvel, ou mesmo ruido provenientes de edifcios vizinhos.

2.3.2 - Condicionamento acstico interior A caracterizao de um campo sonoro, que ocorre um espao fechado na presena de uma fonte sonora, encontra geralmente vrios obstculos como a irregularidade geomtrica ou a Heterogeneidade das caractersticas de absoro sonora da envolvente ou do recheio do espao em questo.

Esta caracterizao poder ser efetuada atravs de 3 maneiras distintas que passo a enumerar:

- A mais rigorosa e mais trabalhosa baseada na teoria ondulatria, a partir da qual se podem determinar as frequncias prprias de vibrao de espaos fechados e que determinam a forma de propagao sonora. - Uma outra baseada na teoria geomtrica dos espaos, que introduz grandes simplificaes e que geralmente s valida para frequncias muito altas ou para espaos de grandes dimenses, onde quase no existe campo difuso. -Por fim, a ltima baseia se na estatstica e que pode ser aplicada maioria dos espaos fechados, mas que nem sempre conduz a resultados muito exatos sobretudo para frequncias muito baixas e para recintos de geometria irregular e /ou com grande heterogeneidade nas caractersticas de absoro sonora da envolvente e recheio existente. O som ao propagar se no interior de um espao fechado sofre reflexes consecutivas. Dependendo da forma e dimenses geomtricas dos elementos da envolvente, bem como das condies fronteira ao longo de toda a envolvente, pode ocorrer formao de ondas estacionrias (modos prprios de vibrao), condicionando fortemente a propagao nas frequncias associadas a estes modos.

A equao de equilbrio que rege a propagao das ondas de presso sonora numa sala, conduz s frequncias prprias de vibrao dadas por:

Equao 1- Equao de Helmothz

Onde, n m, k so nmeros inteiros que representam o n da frequncia prpria fnmk, seguno x,y,z respetivamente; C a velocidade de propagao do som no ar; Lx, Ly e Lz so as dimenses da sala (largura, comprimento e altura (m)). Se repararmos na equao anterior, verificamos que os prprios modos de vibrao se registam para frequncias tanto mais baixas, quanto maiores forem as dimenses do espao. 7

Partindo do princpio que a existncia dos modos prprios de vibrao inevitvel, podendo no entanto ser minimizada, por exemplo, atravs de geometrias no paralelepipdicas para evitar a concentrao de picos de energia sonora em bandas estreitas de frequncia poder ser conseguida para uma relao entre dimenses da sala (largura, comprimento e altura). A determinao da frequncia limite, a partir da qual a influncia dos modos prprios de vibrao praticamente nula, pode ser efetuada atravs da seguinte frmula:

T med, o tempo de reverberao mdio (entre as bandas de oitava de 500 e 1000 Hz) da sala, e V o Volume da sala.

O tempo de reverberao pode tambm ser previsto a partir de mtodos simplificados, baseados na descrio estatstica. Um dos mtodos mais utilizados em projeto, foi desenvolvido por SABINE.

V, o volume do recinto; Si, a rea do material i pertencente envolvente do espao. i, o coeficiente de absoro do material (que corresponde razo entre a energia sonora absorvida e a energia sonora total incidente no material, e que varia normalmente em frequncia).

Em termos gerais, a obteno de um ambiente sonoro com qualidade depende de vrios fatores. Passo a enumerar os mais importantes: Da minimizao do ruido de fundo no interior do espao em estudo; Do ajustamento das caractersticas de reverberao do espao sua utilizao; Da adequao da distribuio de som no interior do espao fechado; Da inteligibilidade dos sons no interior do espao. Nota: Ruido de fundo, todo aquele ruido que existe no interior de um espao quando naquele local no existe qualquer tipo de atividade. Este tipo de ruido pode ter varias origens,

tais como sistemas de climatizao, de instalaes eltricas/hidrulicas ou at mesmo rudos provenientes do exterior. Concluindo, o tempo de reverberao timo de uma sala depende essencialmente do seu volume, e do fim a que a mesma se destina!

Figura 5 -Tempos timos de reverberao para diferentes utilizaes

Sendo assim, para espaos de mltiplas funes, de uma forma geral nas salas de espetculos onde o mesmo recinto pode ser utilizado para situaes extremas como o teatro, onde se exigem caractersticas de reverberao muito baixas (absoro elevada), e a msica sinfnica onde deve ser privilegiada a reverberao da sala (baixa absoro sonora). A distribuio de som no interior de um recinto fechado pretende ser o mais uniforme possvel.

2.3.3- Isolamento a sons areos

A transmisso sonora entre dois compartimentos um fenmeno complexo, e com vrias variveis. As transmisses entre compartimentos podem ser de diferente ordem, podem ser por transmisso direta ou por transmisso secundria.

Figura 6 - Tipos de transmisso possveis.

A estimativa do isolamento, para este caso pode ser efetuada com base na norma EN 12354-1, segundo a qual a previso do isolamento sonoro entre espaos se efetua integrando a propagao sonora que ocorre pelos diferentes caminhos de transmisso. Admitindo, diferentes caminhos de propagao o indicie global de isolamento sonoro Rw, pode ser ento determinado:

Onde, os parmetros Dn,e,w e Dn,s,w correspondem aos indicies de isolamento acstico normalizado, obtidos em obra. Os parmetros RDd,w, RFf,w e RDf,w correspondem a indicies de isolamento em laboratrio, ou eventualmente previsto a partir de modelos tericos apenas por transmisso via direta.

10

Este clculo naturalmente um passo a utilizar, para chega ao objetivo final do trabalho que ser o dimensionamento de um isolamento acstico para determinado espao escolhido.

Nota: Quanto aos parmetros Dn,w e D2m,n,w: Entenda se:

Termino, esta parte em que abordei de uma forma generalizada a parte terica desde a definio do som at sua propagao em edifcios. A restante parte irei tentar expo la enquanto procedo ao clculo do dimensionamento do isolamento acstico.

11

3- Anlise e Centralizao do espao escolhido

Conforme objetivo deste trabalho, escolhi um caf com localizao em Bragana denominado por Biblioteca-Caf. Este espao localiza se na avenida S Carneiro, conforme indicado na figura abaixo:

Figura 7 - Localizao do espao em estudo.

Em antes de proceder anlise do espao em estudo, decidi colocar aqui um modelo 3D do espao para melhor anlise posterior.

12

Figura 8 -Modelo 3D do espao escolhido

Em termos de espaos vizinhos ao espao em anlise, a situao a seguinte:

Figura 9 -Espaos Vizinhos do espao em anlise

13

Como percetvel nos modelos 3D, o espao em anlise tem como vizinhana uma garagem no piso inferior, e uma habitao multifamiliar no piso superior. Os espaos adjacentes laterais so lojas comerciais, e s existem em apenas um dos lados fronteiros. As grandes fontes de ruido, esto naturalmente localizadas na zona de trabalho que representei e na zona comum.

Como pedido no enunciado do trabalho, apresento de seguida os materiais de revestimento interior:

Figura 10 - Representao dos materiais construtivos existentes

Como possvel constatar o espao interior, no apresenta qualquer isolamento acstico. O gesso cartonado, no teto no possui qualquer tipo de ranhura ou perfurao que indique a presena de material absorvente para fins acsticos. Nas paredes divisrias, estamos apenas na presena de parede simples (bloco) com gesso projetado como revestimento, e a existncia de cermica at 1,20m. O vidro, simples em toda a sua extenso. O mobilirio, existente so na sua maior parte mesas e cadeiras, e apenas um sof.

14

4-Opinio dos utilizadores do espao

As opinies que recolhi, so bastante unanimes no que diz respeito acstico do local. Quando o espao est menos cheio, com poucos utilizadores a opinio do local satisfatria, como em muitos outros locais. A insatisfao dos utilizadores, est quanto ao conforto acsticos nas horas de maior afluncia. Os utilizadores, referem que o nvel sonoro bastante elevado.

5- Dimensionamento de soluo acstica

Procurar valores de R, por banda de frequncia dos elementos construtivos que separam os dois espaos:

Nota: A tabela apresentada, no apresenta os tipos de materiais que se encontram no espao em anlise. Assim sendo, irei sempre optar pelo mesmo tipo de material mas com a menor qualidade possvel. De modo, a imprimir alguma segurana de rendimento na soluo dimensionada. 15

Materiais: Para, 125,250,500,1000,2000,4000 (Hz) respetivamente,

- Parede de tijolo de 11cm () - 32,31,39,46,50,53 e RW=43 -Laje macia de beto armado com 15cm de espessura + camada de regularizao 37,44,52,58,66,72 e RW=55 . -Vidro Duplo 6+4 mm e caixa-de-ar de 10mm () 24,24,28,33,27,34 e RW=30.

Tendo os valores de R vamos calcular, Coeficiente de transmisso sonora, para conseguir homogeneizar o R dos diferentes elementos construtivos.

= 10(10)

Vidro Parede Laje

125 0.00398 0.00063 0.0002

250 0.00398 0.00079 0.00004

500 0.00158 0.00013 6.30*10^-6

1000 0.0005 0.00003 1.58*10^-6

2000 0.002 0.00001 2.51*10^-7

4000 0.0004 5.0*10^-6 6.30*10^-8

Clculo do mdio, por bandas de frequncias: Banda 125 Mdio = 0.0009 Banda 250 Mdio= 0.00093 Banda 500 Mdio= 0.00027 Banda 1000 Mdio= 0.00008 Banda 2000 Mdio= 0.00026 Banda 4000 Mdio= 0.00005 C.A- rea dos elementos Vidro-13.71 m2 Paredes-55.53m2 Laje- 38.58m2 = 107.82m2

16

Clculo de R homogeneizado por banda = 10 log10 (1/ Mdio),

Banda 125 R homogeneizado = 30.45 Banda 250 R homogeneizado = 30.31 Banda 500 R homogeneizado = 35.68 Banda 1000 R homogeneizado = 40.96 Banda 2000 R homogeneizado = 35.85 Banda 4000 R homogeneizado = 43.01

Rw = 54.488

Clculo do DnT,w . = 54.488 + 10log(0.16 *104.17/(0.5*38.58)) =53.85 Db

No cumpre! Decreto Lei n96/2008, alnea d) estabelece para esta situao que : DnT,w =58 Db

Dimensionamento de soluo acstica:

Pelo catlogo da Pladur- Uralita, em solues de teto o modelo C12/25BC com um coeficiente de absoro = 0.85 com uma taxa de absoro de 23.5%.

17

= ( . ) = . =54.48+4.11=58.6 OK

A localizao do isolamento, seria junto s zonas fronteirias entre parede/teto, em toda a zona circundante do espao. Por questes de esttica, e tambm por questes de aproveitamento do isolamento. Assim, na zona de trabalho est imediatamente acima o isolamento. A escolha do tipo de isolamento, est relacionado com questes econmicas mas tambm a ter em conta que o material existente o gesso cartonado. O gesso cartonado fcil de reparao e de trabalhar assim como a sua reparao.

Pormenor construtivo:

18

6. Concluso

Penso que este trabalho, cumpre os objetivos que inicialmente tracei. Com este trabalho, aumentei as noes de acstica e foi possvel aplicar os conhecimentos das aulas. Na realizao deste trabalho deparei me com algumas dificuldades, principalmente na parte de clculo. No entanto, penso que os superei.

19

Anda mungkin juga menyukai