Anda di halaman 1dari 30

Ensaios das redes de cabo coaxial

Introduo
A principal aplicao das redes de cabo coaxial a de conduzir os sinais de rdio e televiso, desde o ponto de recepo, at aos equipamentos terminais (televisores, vdeo gravadores, receptores satlite, etc). s ensaios !s redes de cabo coaxial, so necessrios para garantir a qualidade dos sinais de rdio e televiso, nos pontos de recepo e nos pontos terminais (tomadas). "a instalao da rede coaxial, os ensaios so normalmente realizados em # momentos$ % & "o 'inal da instalao da rede coaxial. # ( "a ligao do sistema de recepo ! rede coaxial. s ensaios a executar no 'inal da instalao da rede coaxial, correspondem aos ensaios obrigat)rios indicados no manual *+,-. s ensaios a realizar na ligao do sistema de recepo ! rede coaxial, correspondem ao con.unto de ensaios espec'icos, relativos a cada um dos sistemas de recepo de sinais de rdio e televiso existentes (terrestre, satlite e /A+0).

Ensaios realizados no final da instalao da rede coaxial /orrespondem aos ensaios da rede de cabo coaxial obrigat)rios, previstos no manual *+,-. ensaio do nvel da portadora o 1nico que obrigat)rio. s ensaios de

atenuao, continuidade e isolamento, s) se .usti'icam se os valores encontrados para os nveis da portadora, di'erirem 23d450 dos valores estabelecidos no pro.ecto. "esse caso devero ser realizados os ensaios possveis e convenientes, de 'orma a identi'icarem&se e corrigirem&se as eventuais anomalias. s ensaios de /6", /7 e /+4, de acordo com o manual *+,-, no so

obrigat)rios, mas so possveis de realizar, nomeadamente nas redes de 8A+0. -ada a sua natureza, pre'ervel que este tipo de ensaios se.a 'eito, no decorrer dos ensaios realizados na ligao do sistema de recepo. s ensaios do nvel da portadora, previstos no manual *+,-, so realizados com recurso a geradores, que inserem sinais 9: (radio 'requ;ncia) na rede de cabo coaxial, sendo esses sinais depois medidos nos pontos terminais da rede. s sinais 9: normalmente utilizados nos ensaios, so portadoras anal)gicas no moduladas, con<ecidas como 'requ;ncias piloto. =ma vez que, numa rede de cabo coaxial, quanto mais alta 'or a 'requ;ncia, maior a atenuao dos sinais 9:, importante que se utilizem vrias 'requ;ncias piloto, para que se possa estudar a curva de resposta em 'requ;ncia da rede.

Ensaios realizados na ligao dos sistema de recepo rede coaxial s sinais de televiso e rdio so transmitidos em di'erentes 'ormatos. ,m >ortugal podem ainda ser recebidos por via terrestre, dezenas de canais de rdio (4anda :8) e ? canais de televiso, no 'ormato anal)gico, na norma >A@ 46A. 'ormato de televiso anal)gico, continua a ser o mais comum, principalmente porque todos os televisores permitem a sintonia dos canais de televiso nesse 'ormato, sem necessidade de nen<um equipamento adicional e em qualquer ponto da rede coaxial. ,m breve ser lanado em >ortugal, um novo 'ormato de televiso terrestre, a +-+ (televiso digital terrestre), standard -04&+. s operadores de televiso por cabo, nas suas redes, distribuem canais de televiso no 'ormato anal)gico, mas tambm no 'ormato digital, standard -04&/. Ao nvel da recepo satlite, os canais de rdio e televiso transmitidos no 'ormato anal)gico, so quase inexistentes, tendo sido substitudos pelos canais no 'ormato digital, standard -04&7. A transmisso de canais de televiso de alta de'inio via satlite, standard -04&7#, . uma realidade, sendo que est previsto para os pr)ximos anos, o lanamento de dezenas de canais de televiso nesse sistema. >ara cada um dos 'ormatos de transmisso de sinais 9: de rdio e televiso, < um con.unto de ensaios espec'icos desse 'ormato. s ensaios realizados na ligao dos sistemas de recepo ! rede coaxial, so 'eitos nos pontos$ % ( -e recepo, .unto !s antenas, ou ! sada da rede dos operadores de /A+0. # ( +erminais, em todas as tomadas da rede coaxial.

Unidades de medida - dBmV e dBV


"uma rede de cabo coaxial *+,-, o cabo coaxial dever ter uma impedBncia de CDE.

:igura % ( /abo coaxial. 7egundo a @ei de <m,

> >ot;ncia do sinal (F) 0 +enso 987 (0) 9 *mpedBncia (E) A maioria das mediGes de sinais 9: em redes de cabo coaxial, envolve a di'erena entre pot;ncias de sinal, ou se.a, um nvel re'erente a outro, donde resulta a seguinte 'ormula$

>% H 0%# 6 CD e ># H 0## 6 CD, donde$

-e'inimos 0% como re'er;ncia e sendo igual %m0 (%I &3 0olt). Assim sendo o d4 re'erente a um milivolt, ou se.a dBmV.

Assim sendo,

A unidade de medidas d4m0, normalmente utilizada nas mediGes do nvel da portadora, em redes exteriores de televiso por cabo, onde os valores medidos so elevados.

"o caso das redes individuais, os valores so baixos, ao utilizar&se o d4m0, 'requentemente so obtidos, nveis da portadora negativos nas tomadas. >ara evitar os clculos com valores negativos, onde a ocorr;ncia de erros 'requente, nas redes individuais utilizamos, uma outra unidade de medida que o d450. A re'er;ncia no dB V o %50 (%I&J 0olt). K importante con<ecer a equival;ncia entre as duas unidades de medida, d4m0 e d4L0, assim sendo$ ! dBmV e"ui#alem a $! dBV. ,xemplos$ %I d4m0 equivalem a CI d4L0 &%I d4m0 equivalem a DI d4L0 D d4m0 equivalem a JD d4L0.

%&#el da portadora
"uma rede de cabo coaxial, so vrios os sinais de 9:, que so transmitidos, como por exemplo canais de televiso, emissGes de rdio :8, 'requ;ncias piloto, sinais de teste, corrente -/ e rudo. s nveis da portadora devem estar dentro de determinados valores, em cada ponto da rede de cabo coaxial, para assegurar uma boa per'ormance do sistema. ensaio do nvel da portadora obrigat)rio ser realizado no 'inal da instalao da rede coaxial, no Bmbito dos ensaios *+,-. A medio do nvel da portadora, no caso dos ensaios *+,-, 'eita com recurso a portadoras anal)gicas no moduladas ('requ;ncias piloto). ,ste ensaio pode tambm ser 'eito, na recepo de canais de televiso e rdio, no 'ormato anal)gico, assim como nas tomadas, por 'orma a ser garantida a qualidade do sinal. ensaio 'eito directamente sobre as portadoras de rdio e televiso terrestre, de televiso satlite e de televiso via /A+0, ou se.a a medio 'eita em portadoras anal)gicas moduladas.

'edio do n&#el da portadora em fre"u(ncias piloto. nvel da portadora, o valor medido no pico de uma portadora anal)gica. "o exemplo da 'igura #, na imagem espectral surgem D 'requ;ncias, o nvel da portadora da primeira CI d4L0.

:igura # ( *magem espectral de D 'requ;ncias piloto. manual *+,- determina a obrigao da medio e registo do nvel da portadora, em todas as tomadas da rede de cabo coaxial, de ? 'requ;ncias piloto. As 'requ;ncias piloto so as seguintes$ MD 8Nz, CDI 8Nz, %III 8Nz e #%DI 8Nz. 7endo o nvel de qualidade do pro.ecto o #.a apenas necessria a medio das duas primeiras 'requ;ncias piloto. A utilizao de 'requ;ncias piloto necessria, porque garante que in.ectado o nvel de sinal 9:, na entrada da rede, indicado pelo pro.ectista, no pro.ecto *+,-.

8esmo que exista uma rede de 8A+0 instalada no edi'cio, as 'requ;ncias do canais recebidos, podem estar muito a'astadas dos MD 8Nz e dos CDI 8Nz. >oder ser impossvel obter os nveis de sinal dese.ados pelo pro.ectista, devido ao edi'cio estar implementado num local de m recepo. >oder existir ou no, uma rede 8A+0 ou 78A+0, instalada no edi'cio, no momento da realizao dos ensaios. "o caso dos edi'cios com menos de ? 'racGes aut)nomas, no obrigat)ria a instalao de uma rede 8A+0 ou 78A+0, 'icando essa deciso a cargo do pro.ectista. *+,-. >ortanto, todas estas razGes, levam a que, a utilizao de geradores de pilotos se.a absolutamente necessria, para a realizao dos ensaios do nvel da portadora. A Anacom, por deliberao de %O de Abril de #IIC, aprovou as novas perguntas 'requentes (:AP) sobre *+,-, onde dito que se admite uma tolerBncia, na ordem dos %IQ, nas 'requ;ncias piloto. =ma vez que a 4anda **, t;m incio aos MC,D 8Nz, a 'requ;ncia piloto dos MD 8Nz, pode ser atenuada pelos 'iltros passa banda das tomadas, pelo que pre'ervel, utilizar uma 'requ;ncia que este.a claramente dentro da 4anda ** (:8), como por exemplo a 'requ;ncia de OI 8Nz. 7o necessrios # equipamentos, para se proceder ! realizao dos ensaios de nvel da portadora, nas instalaGes *+,-$ Aerador de pilotos 8edidor do nvel da portadora s operadores p1blicos de telecomunicaGes, s) podem ligar a rede /A+0 depois de 'eita a certi'icao

A 'uno do gerador de pilotos in.ectar na rede de cabo coaxial, as 'requ;ncias piloto. coaxial. *+,-. s mel<ores equipamentos geradores de pilotos so aqueles que possuem a.uste varivel do nvel da portadora e da 'requ;ncia. 7empre que os geradores de pilotos, no permitam o a.uste do nvel da portadora, ser necessrio recorrer a ampli'icadores ou atenuadores, para se obter o valor de nvel da portadora pretendido. A 'uno do medidor simplesmente medir o nvel da portadora das 'requ;ncias piloto. >ara a medio do nvel da portadora, das ? 'requ;ncias piloto (nvel de qualidade #.b), necessrio um equipamento analisador de campo. "o caso das duas 'requ;ncias do nvel de qualidade #.a, o ensaio do nvel da portadora, pode ser realizado por um analisador de /A+0. Pualquer um dos dois tipos de equipamentos de medida, possu muitas mais 'uncionalidades, permitindo a realizao vrios ensaios. s analisadores de /A+0 esto mais vocacionados para as redes de /A+0, os medidores de campo para a recepo <ertziana e satlite. equipamento colocado na entrada da rede de cabo gerador de pilotos dever ser programado para que o nvel da

portadora inserido na rede, se.a aquele que o pro.ectista de'iniu no pro.ecto

manual *+,- de'ine o nvel da portadora nas tomadas, que depende da banda de 'requ;ncia normalizadas. %&#el 8nimo 8ximo 9ecomendado BII DI CI DM a J# BI e BIII JI MI J% a JJ BIV e BV DC MI J% a JJ B) ?C CC R *I DC CC R

+abela % ( "veis da portadora (d4L0) mnimos, mximos e recomendados 4anda * (?C 8Nz at aos JM 8Nz) canais /# a /? 4anda ** (MC,D 8Nz at aos %IM 8Nz) rdio :8 4anda *** (%C? 8Nz at aos #3I 8Nz) canais /D a /%# 4anda *0 (?CI 8Nz at aos JIJ 8Nz) canais /#% a /3C 4anda 0 (JIJ 8Nz at aos MJ# 8Nz) canais /3M a /JO 4@ ( 4anda digital @ (%?DI 8Nz at aos %DJI 8Nz) :* ( :requ;ncia *ntermdia de 7atlite (MJ# 8Nz at aos #%DI 8Nz). =ma instalao *+,- no ser certi'icada, se os nveis da portadora nas tomadas estiverem 'ora dos limites mnimos e mximos indicados. >ara interligar os equipamentos de medida com a rede de cabo coaxial, so utilizados cabos e adaptadores, que devem ser devidamente testados, antes de se iniciarem as mediGes. >ara tal, ligamos o gerador de pilotos directamente ao equipamento medidor do nvel da portadora. "o esquecer de colocar entre os dois equipamentos, todos os cabos e adaptadores utilizados na realizao das mediGes.

:igura 3 ( +este aos cabos e adaptadores. -epois veri'ica&se se o nvel de sinal medido, corresponde ao que est a ser in.ectado pelo gerador de pilotos. ,m caso de uma atenuao elevada, devero substituir os elementos avariados. K normal que o valor in.ectado, no se.a exactamente igual ao valor medido. A di'erena deve&se ! atenuao provocada pelos cabos e adaptadores e tambm ! eventual m calibrao dos equipamentos. >or exemplo o sinal in.ectado aos CDI 8Nz OI d4L0, o valor medido MM d4L0. *sto signi'ica que em todas as mediGes a realizar, temos de adicionar mais # d4L0 ao valor medido, para compensar a atenuao dos cabos e adaptadores utilizados para 'azer a interligao dos equipamentos de medida, ! rede de cabo coaxial.

s ensaios de nvel da portadora, so 'eitos inserindo o gerador de pilotos na entrada da rede, na /,8=, na >A+, ou no A+, (9A&//).

:igura ? ( @igao do gerador de pilotos na /,8=. medidor do nvel da portadora ligado na tomada coaxial$ 7ada +0, para a medio da 'requ;ncia piloto dos CDI 8Nz 7ada :8, para a medio da 'requ;ncia piloto dos OI 8Nz 7ada 7A+ para a medio das 'requ;ncias piloto dos %III 8Nz e #%DI 8Nz

:igura D ( @igao do medidor do nvel da portadora ! tomada coaxial.

'edio do n&#el da portadora num canal anal+gico de tele#iso ,-) B./ s canais anal)gicos de televiso so distribudos por via terrestre e nas redes de 8A+0, 78A+0 e /A+0. A norma de televiso utilizada em >ortugal >A@ 46A. s canais possuem uma portadora de luz e outra de cor, de onde se obtm o vdeo (imagem) e uma portadora de som mono, para se obter o udio (som).

:igura J ( /anal de televiso no 'ormato anal)gico. A portadora de luz a que tem o nvel mais elevado, sendo por isso, aquela onde se 'az a medio do nvel da portadora do canal de televiso. "o exemplo da 'igura J, o nvel da portadora est nos &3 d4m0, o que equivale a DC d4L0.

0.%

1canal anal+gico de tele#iso ,-) B./2

ensaio de /6" realizado nos canais anal)gicos de televiso, distribudos por via terrestre e nas redes de 8A+0, 78A+0 e /A+0. manual *+,- recomenda a realizao do ensaio de /6", nas redes *+,- de 8A+0. 'luxo ordenado de electrGes do sinal 9:, pode ser a'ectado por um outro tipo de sinal, cu.o 'luxo de electrGes aleat)rio. normalmente se c<ama ru&do (noise). tem um rudo tem todas as nvel, tem uma caractersticas de um sinal 9:, resposta em 'requ;ncia, pode ser ampli'icado, transmitido e medido. e'eito de calor nos elementos resistivos, provoca esse 'luxo de electrGes aleat)rios, a que

/on<ecer distorce os

rudo porque sinais

ele que

determinante,

realmente nos interessam.

:igura C ( 9udo

=m ampli'icador 9:, tambm ampli'ica o rudo, sendo que adiciona tambm o rudo provocado pelo ele pr)prio ao sistema. Puanto mais baixa 'or a 'igura de rudo ampli'icador, menos rudo adicionado ao sistema, mel<or a qualidade do ampli'icador. /6" (carrier to noise), em portugu;s relao portadora 6 rudo a di'erena entre o nvel da portadora e o nvel de rudo do sistema. ,sta relao expressa em d4.

:igura M ( /6"

>or exemplo se o nvel da portadora 'or CI d4L0 e o nvel do rudo 'or #I d4L0, o /6" ser CI&#I H DI d4.

nvel de rudo pode ser to grande que poder sobrepor&se a portadoras, como se pode ver na 'igura O.

:igura O ( 9udo

A imagem de um canal de televiso anal)gico recebido, com um /6" abaixo dos ?? d4, comea a 'icar com degradao.

s valores mnimos e recomendados, indicados pela A"A/ 8 no manual *+,- so os apresentados na tabela #.

34dio 0.% 0.% recomendado S ?M d4 S ?M d4

5V 1anal+gica2 S ?? d4 S ?J d4

+abela #( /6" mnimo e recomendado /om um /6" baixo, a imagem apresenta pontos brancos na imagem (gro). Puanto mais baixo o /6", pior a qualidade da imagem. ,m sistemas 8A+0, encontramos 'requentemente situaGes, em que o nvel da portadora est dentro dos valores recomendados, mas a imagem tem m qualidade. ,ntre vrios problemas que podem provocar a m qualidade da imagem, o mais 'requente um /6" baixo. A utilizao de bons sistemas de recepo dos canais de televiso anal)gica terrestre, podem contribuir para a mel<oria signi'icativa do /6". 9ecomenda& se um cuidado especial na escol<a das antenas e dos equipamentos activos. K muito importante que os equipamentos activos ten<am uma baixa 'igura de rudo, para contribuir o mnimo possvel para a diminuio do /6". 9esumindo, existindo uma boa recepo dos canais <ertzianos e um bom sistema de recepo, com uma baixa 'igura de rudo, possvel conseguir um /6" dentro dos valores recomendados.

-tenuao
A atenuao, mede a quantidade de energia perdida na propagao do sinal 9:. A atenuao um ensaio a realizar, quando necessrio garantir o bom 'uncionamento de um equipamento passivo, ou de um con.unto de equipamentos passivos, de uma rede de cabo coaxial. s equipamentos passivos de uma rede de cabo coaxial, so todos aqueles que ao serem atravessados por um sinal 9:, provocam&l<e uma atenuao. /abos coaxiais, derivadores, atenuadores e tomadas coaxiais, so os principais equipamentos passivos de uma rede de cabo coaxial. "o caso de instalaGes *+,-, a atenuao um ensaio que s) se .usti'ica se os valores encontrados para os nveis da portadora, di'erirem 23d450 dos valores estabelecidos no pro.ecto. 4asicamente este ensaio, consiste em veri'icar se determinado equipamento passivo, de uma rede de cabo coaxial, tem o valor de atenuao correspondente ao indicado nas suas especi'icaGes. >or exemplo um repartidor, com M sadas, segundo as especi'icaGes presentes no manual *+,-, perde %%,O d4 em cada sada aos CDI 8Nz. >ara comprovar a atenuao especi'icada, colocado na entrada do repartidor o gerador de pilotos e numa sada do repartidor colocado o medidor de nvel da portadora. ,m todas as outras sadas do repartidor, devero ser inseridas cargas de CDE. Ao ser in.ectado na entrada do repartidor um sinal de %IId4L0, aos CDI 8Nz, medido na sada do repartidor MOd4L0. "este exemplo a atenuao seria %II & MO H %% d4.

A atenuao dever ser medida nas 'requ;ncias piloto MD 8Nz e CDI 8Nz.

:igura %I ( ,nsaio de atenuao a um repartidor.

K normal existirem pequenas di'erenas entre o valor medido e o valor especi'icado. Puando existem di'erenas signi'icativas entre o valor especi'icado e o valor medido, isto signi'ica que o equipamento passivo est dani'icado. "o esquecer que os cabos e adaptadores utilizados nos equipamentos de medida, produzem tambm atenuaGes, que devero ser devidamente compensadas. procedimento o mesmo que se 'az antes de iniciarmos as mediGes do nvel da portadora, ou se.a ligamos directamente o gerador de pilotos ao medidor do nvel da portadora, registando as atenuaGes entre o sinal in.ectado e o sinal medido.

esmagamento

do

cabo

coaxial,

especialmente

em

curvas

muito

pronunciadas, provoca o aumento da atenuao, sendo esta uma das principais causas, para uma atenuao elevada. "o ensaio a repartidores e derivadores, 'undamental que todas as sadas no utilizadas, este.am com cargas de CDT inseridas, caso contrrio o valor medido pode ser a'ectado pela desadaptao de impedBncias. "o caso das tomadas, no necessria a colocao de cargas de CDE nas sadas livres, visto que a pr)pria tomada 'az a adaptao de impedBncias.

0ontinuidade
,ste ensaio permite veri'icar a continuidade elctrica da cablagem coaxial, permitindo a deteco de maus contactos e de curtos&circuitos entre o condutor central e a mal<a de blindagem do cabo coaxial. A continuidade um ensaio, que realizado, quando necessrio garantir a correcta ligao entre os equipamentos, de uma rede de cabo coaxial. "o caso de instalaGes *+,-, a continuidade uma medida que s) se .usti'ica se os valores encontrados para os nveis da portadora, di'erirem 23d450 dos valores estabelecidos no pro.ecto. 4asicamente este ensaio, consiste em veri'icar a continuidade dos cabos coaxiais e sua conectorizao. ensaio 'eito utilizando um o<mmetro.

"o entanto, o ensaio poder ser realizado, colocando o gerador de pilotos ! entrada do troo da rede de cabo coaxial a ensaiar e o medidor de nvel da portadora no 'im do troo que se pretende testar. Analisando os valores medidos poderemos concluir que se est perante a exist;ncia de curtos& circuitos ou circuitos abertos. =ma vez que, quando existe um mau contacto, o e'eito de atenuao mais sentido !s baixas 'requ;ncias, dever ser dada pre'er;ncia ao ensaio na 'requ;ncia piloto mais baixa.

:igura %% ( ,nsaio de continuidade do cabo coaxial entre a /,8= e o A+*

3elao V.ensaio de relao 06A realizado nos canais anal)gicos de televiso, distribudos por via terrestre e nas redes de 8A+0, 78A+0 e /A+0. s canais de televiso anal)gicos so constitudos por 3 portadoras (luz, cor e som mono), podendo existir uma quarta portadora, a "*/A8, de som estreo. As portadoras de luz e de cor, no seu con.unto 'ormam o sinal de vdeo. A portadora "*/A8 digital, as restantes so anal)gicas. A portadora de luz a que tem o nvel mais elevado, sendo por isso, aquela onde se 'az a medio do nvel da portadora do canal de televiso. A relao 06A, a di'erena do nvel da portadora de luz e o nvel da portadora de som mono, do canal de televiso. compreendido entre os %D d4 e os %C d4. /aso a relao 06A se.a in'erior a %D d4, a portadora de som mono est muito alta e inter'ere na portadora de luz, provocando inter'er;ncias na imagem. /aso a relao 06A se.a superior a %C d4, a portadora de som mono est muito baixa e a portadora de luz provoca problemas no som do canal de televiso. seu valor dever estar

5I)5
sinal 9: nas tomadas de cabo coaxial dever ser o mais equilibrado possvel. >retende&se assim que na gama de 'requ;ncias, entre os OI 8Nz e os CDI 8Nz, o nvel de todas as portadoras se.a o mesmo. +*@+ a di'erena, do nvel da portadora medido nas 'requ;ncia piloto dos CDI 8Nz e dos OI 8Nz. >or exemplo, se o nvel da portadora aos CDI 8Nz 'or C? d4L0 e aos OI 8Nz 'or CI d4L0, o +*@+ ser de$ 5I)5 6 78 dBV 9 7! dBV 6 8 dB

manual *+,- recomenda um +*@+ de 2 # d4, sendo I d4, o valor ideal.

0:annel ,o;er
/<annel >oUer um ensaio realizado em portadoras digitais. =ma portadora digital permite a transmisso de vrios canais de televiso e de rdio. Puanto maior a qualidade de imagem (resoluo) dos canais de televiso, menor o numero de canais transmitidos. sinal de uma portadora digital, tem uma 'orma ac<atada.

:igura %# ( >ortadora de televiso digital -04&/ ensaio de c<annel poUer equivalente ! medio do nvel da portadora em portadoras anal)gicas. /onsiste na determinao da pot;ncia do sinal de uma portadora digital. sinal anal)gico era analisado atravs do nvel da portadora e do /6". As portadoras digitais emitidas via satlite, por via terrestre e nas redes /A+0, so sinais muito complexos, onde so importantes outros parBmetros, nomeadamente os que dizem respeito !s taxas de erros. A evoluo das tecnologias de transmisso do sinal 9:, implica ! mel<oria das tcnicas de realizao dos ensaios de qualidade. 8edidores de campo

mais antigos podero no 'azer as mediGes de portadoras digitais, visto terem sido desenvolvidos para medir portadoras anal)gicas. A modulao das portadoras digitais no igual em todos os sistemas. A modulao a.ustada ao tipo de meio. "a transmisso de sinais de televiso digital por via terrestre, o tipo de modulao o / :-8, sendo a norma -04&+. "as redes de /A+0, a norma o -04&/, sendo o tipo de modulao o PA8. "a transmisso via satlite, a modulao mais comum a P>7V, norma -04&7. -evido !s di'iculdades na transmisso via satlite, de canais de televiso em alta de'inio, ao nvel da multiplexagem dos vrios servios 8>,A&?, utilizando a modulao P>7V, utilizada a modulao M>7V, norma -04&7#. -04&7# a.usta&se mel<or !s condiGes de transporte para a multiplexagem dos servios 8>,A&?. A norma -04&7# ir progressivamente substituir a norma -04&7. N que ter o mximo cuidado, na escol<a dos medidores de campo, visto que eles devem estar preparados, para o tipo de sinal digital que se pretende medir.

'edio do c:annel po;er de uma portadora digital< de uma rede de 0-5V< norma =VB-0 A medida de pot;ncia normalmente 'eita dividindo a largura de banda da portadora, em vrias 'racGes de #3I WNz. /ada 'raco contribui para a medida 'inal.

:igura %3 ( /<annel >oUer

A medio do c<annel poUer de uma portadora digital, a medida da totalidade da portadora e no do seu valor de pico, tpico da medio de uma portadora anal)gica. K o equivalente a se medir uma rea e no uma altura. =ma portadora digital dever estar entre J a %I d4 mais baixo, do que uma portadora anal)gica. =ma portadora digital -04&/, permite a transmisso de %I canais de televiso standard.

:igura %? ( /anais de televiso no 'ormato anal)gico e digital A 'igura mostra um con.unto de portadoras digitais e anal)gicas. K possvel veri'icar que o nvel das portadoras digitais mais baixo do que as portadoras anal)gicos.

marcador colocado no canal digital, aos C#M 8Nz, aponta para os #,#C d4m0, ou se.a J#,#C d40.

Anda mungkin juga menyukai