Anda di halaman 1dari 4

Conceito de Tributo Art. 146, III, a, CRFB/1988 LC 3 CTN As provas de concurso exigem o conceito de tributo constante no CTN.

N. Desse conceito podem-se depreender cinco elementos essenciais na definio de qualquer tributo. a) Pecuniariedade Tributo uma prestao pecuniria. Trata-se de uma obrigao de dar dinheiro. Inadmite-se a cobrana de tributo com base em prestaes in natura ou in labore. H uma polmica se a pecuniariedade comportaria uma exceo. A suposta exceo estaria no art. 156 do CTN. O Cdigo permite a dao em pagamento de bens imveis como forma de extino do crdito tributrio. Alguns autores afirmam que essa seria uma exceo ao carter pecunirio da obrigao tributria. A professora entende que no seria uma exceo. A lei, quando institui um tributo, ela determina que o pagamento deva ser em dinheiro. Em um segundo momento, o da quitao, que o contribuinte opta pela dao em pagamento. Segundo a professora, a dao em pagamento de bens imveis no est na hiptese de incidncia, mas sim no critrio operacional do comando da norma tributria, de sorte que se trata de um modal optativo ao contribuinte, e no de um elemento da definio da fattispecie tributria. Os pressupostos para que um ente federativo aceite um bem imvel em pagamento so os mesmos da desapropriao. A dao em pagamento no obrigatria, uma opo do contribuinte, estabelecida em lei. b) Compulsoriedade No h autonomia da vontade. A compulsoriedade decorre diretamente da vontade do legislador. Tributo uma receita pblica derivada. c) Legalidade No art. 150, I, da CF encontra-se prevista a legalidade estrita, ou o princpio da tipicidade tributria. da legalidade que nasce o consentimento do contribuinte com a tributao. Se o tributo foi institudo por lei, o contribuinte, representado, participou da formao de vontade que o originou. Qual a caracterstica tributria que enseja a autotributao? Legalidade. Qual o veculo normativo que, em regra, institui tributo? a lei ordinria. Em alguns casos, as medidas provisrias podero instituir tributos. Os estados tambm podem, por simetria, editar medidas provisrias, tanto com base no art. 62, quanto com base no art. 25 da CRFB/1988, cujo pargrafo segundo estabelece que os estados no podero editar medida provisria sobre gs canalizado. Tambm os municpios, por simetria, podem editar medidas provisrias. Vale lembrar, porm, que os municpios se submetem s constituies estaduais.

Assim, para que a lei orgnica preveja, necessrio que a constituio estadual tambm o faa. No Distrito Federal, basta que esteja autorizado na lei orgnica. possvel que lei delegada institua tributo? Se at a medida provisria pode instituir tributo, a lei delegada, que conta com prvia aquiescncia do Legislativo, tambm pode. H quatro tributos reservado lei complementar. So eles: (i) art. 148 da CF: emprstimos compulsrios; (ii) art. 153, VII: imposto sobre grandes fortunas; (iii) impostos residuais: art. 154, I, da CRFB/1988 (competncia residual da Unio); (iv) contribuies de seguridade social residuais (art. 195, 4). O STF entende inconstitucional a cobrana de IPVA sobre aeronaves e embarcaes. o No licenciado nos estados o Argumento histrico: a TRU (taxa rodoviria nica), que originou o IPVA, no incidia sobre aeronaves e embarcaes. o Por meio da smula vinculante n 31, o STF entendeu inconstitucional a cobrana de ISS sobre a locao de bens mveis. A locao no uma obrigao de fazer, logo no servio. O art. 195, 4, faz remisso ao art. 154, I, donde deflui a exigncia de lei complementar. A CPMF no era contribuio residual, era uma contribuio provisria, respaldada nos arts. 74 e 84 do ADCT. Foi includa por emenda no ADCT e instituda por medida provisria. Qualquer contribuio especial, at as residuais, podem ser iguais a impostos. Podem ter mesmo fato gerador e mesma base de clculo. A diferena entre as duas espcies tributrias est na destinao do produto arrecadado. Sacha chamava as contribuies de impostos finalsticos

Na instituio de tributos, a legalidade no tem exceo. Entenda-se medida provisria como lei. As excees referem-se alterao de alquotas. No dizem respeito instituio de tributos. Tributo no sano de ato ilcito. a nica diferena entre tributos e multas.

A lei prev a hiptese de incidncia lcita. O fato gerador tambm consiste em um fato lcito. As circunstncias em que ocorre o fato gerador so irrelevantes, so desconhecidas do legislador. Logo, o traficante que compra um veculo com o dinheiro obtido com a prtica criminosa pagar o IPVA. A possibilidade de tributar prticas ilcitas recebeu o nome de pecnia non olet. O STF retirou essa expresso de uma passagem da histria de Roma, em que o imperador Vespasiano instituiu um tributo sobre o uso de cloacas. O princpio do pecnia non olet no autoriza a lei, de forma abstrata, a tributar atos, fatos ou negcios que comportem objetos ilcitos. O jogo do bicho no pode ser tributo, porm sua renda sim. O camel pode ser tributado, o advogado no credenciado na OAB tambm. No art. 118 do CTN est o princpio pecnia non olet. Todo e qualquer tributo tem sua cobrana vinculada.

O auditor fiscal obrigado a cobrar o tributo. Art. 142 do CTN Classificao dos tributos 1. Em espcies / tipos / regime jurdico Art. 146, III, a, CF LC 5 CTN/66 Impostos (fato do contribuinte): singularizam-se por recarem sobre um fato do contribuinte. No dependem de qualquer prestao estatal. So os tributos de primeira gerao. Taxas (fato do Estado): o fato gerador uma atuao estatal. um fato do estado. O tipo de atividade estatal corresponde a servios e ao exerccio do poder de polcia. Contribuio de melhoria (fato do Estado): para Becker, contribuio de melhoria um tipo de taxa. O tipo de atividade estatal, porm, concernente realizao de obra pblica, diferencia a contribuio de melhoria das taxas. Segundo o art. 4, II, a verificao da espcie tributria dado pela anlise de seu fato gerador. A destinao seria irrelevante para a definio da espcie tributria. Tratavase, quela poca, de problema do direito financeiro. A teoria adotada pelo CTN a teoria tripartida. A CRFB/1988 estabeleceu em seu art. 148 os chamados emprstimos compulsrios. Em que pese o art. 15 do CTN prever os emprstimos compulsrios, o art. 5 no o designava como espcie tributrio. Logo, quela poca, o STF entendia que se tratava de contrato de direito pblica (smula 418 do STF). Aps 1988, a smula foi superada, de modo que os emprstimos compulsrios so tributos. Em direito financeiro, os emprstimos compulsrios recebem uma classificao diferenciada, porque geram receita e despesa. Os autores de financeiro entendem que emprstimo tributrio no tributo. Emprstimo compulsrio tem as 5 caractersticas essenciais da definio legal de tributo. Ademais, foi inserido pela CF dentro do sistema tributrio nacional. A destinao dos emprstimos compulsrios est afetada. um tributo que j nasce com uma finalidade. Trata-se de tributo finalstico. No se aplica o art. 4, II, do CTN. Contribuies especiais: (a) contribuies sociais; (b) contribuies interventivas; (c) contribuies corporativas; (d) contribuies de iluminao pblica. A CRFB/1988 inaugurou um novo critrio distintivo entre espcies tributrias que diferencia impostos de contribuies. Qual critrio esse? A destinao. Tanto emprstimos compulsrios como contribuies podem ter o mesmo fato gerador de impostos. a destinao o trao distintivo. FATO GERADOR + DESTINAO CONSTITUCIONAL

A anlise do fato gerador, a partir de 1988, insuficiente para classificar uma espcie tributria. A partir do fato gerador, se diferencia os tributos de primeira e de segunda gerao. No basta porm diferenciao entre os tributos de primeira e de terceira gerao. Imposto restituvel (emprstimo compulsrio) e imposto finalstico (contribuies especiais). 2) Classificao dos tributos de acordo com o fato gerador (Geraldo Ataliba) Atuao estatal (atividade pblica) Contraprestao (referibilidade) sinalagma => Tributos de fato gerador vinculado Taxa e contribuio de melhoria Tributo de fato gerador no vinculado (fato do contribuinte) no h contraprestao impostos, contribuies especiais e emprstimos compulsrios. 3) Classificao dos tributos de acordo com a destinao (aps 1988) Destinao especfica constitucional (no h direcionamento ao cofre geral) => emprstimos compulsrios e contribuies especiais Se o examinador somente fala em tributo vinculado, sem mencionar a que o vinculado se refere, deve-se presumir que se trata do fato gerador.

Anda mungkin juga menyukai