Anda di halaman 1dari 12

INSTITUTO PR SABER

MANUAL DO ALUNO

Prepare-se! O mundo vai precisar do seu conhecimento.

Bem-vindo!

Prezado(a) aluno(a):

O objetivo deste Guia do Aluno fornecer orientaes necessrias para um bom desempenho das atividades acadmicas, trazendo informaes que serviro para facilitar o seu cotidiano acadmico nesta instituio. Assim sendo, de extrema importncia que o aluno tenha muita ateno ao l-lo, transformando-o em um forte instrumento para a sua trajetria acadmica e para a sua interao com o Instituto Pr Saber.

Jos Alcanjo Valrio Diretor Geral

DIREITOS E DEVERES DOS ALUNOS


Frequentar as semipresencial). aulas presenciais (alunos da modalidade

Acessar no Site o material didtico e realizar as atividades programadas pelo Instituto, bem como acompanhar sua vida acadmica no Ambiente Virtual do Aluno (tanto alunos da modalidade semipresencial com alunos da modalidade distncia). Utilizar os servios tcnico-administrativos oferecidos pelo Instituto. Recorrer de decises dos rgos do Instituto atravs de requerimento. Observar as normas disciplinares. Realizar a avaliao institucional. Cumprir com os prazos estabelecidos pelo Instituto e realizar suas atividades acadmicas de acordo com o cronograma do curso. Cumprir com suas obrigaes financeiras. Solicitar todo e qualquer documento mediante requerimento e com o devido pagamento da taxa referente solicitao efetuada. Acompanhar sua vida acadmica atravs do Site do Instituto Pr Saber. Gerenciar a realizao das atividades e avaliaes programadas, em conformidade com seu ritmo de estudo. Verificar a agenda (no site) dos Encontros Presenciais, a fim de certificar as datas atualizadas.

ESTRUTURA DO CURSOS DE PS-GRADUAO


Os cursos de Ps-Graduao oferecidos pelo Instituto Pr Saber so organizados na modalidade semipresencial, participando de atividades (Encontros) presenciais e realizando atividades a distncia; e on-line, ou seja, o aluno presta o curso totalmente distncia. MODALIDADE SEMIPRESENCIAL Ocorrem trs encontros presencias, que correspondem respectivamente a disciplinas comuns a todos os cursos. 1 Encontro O primeiro encontro refere-se disciplina Pesquisa e Educao a Distncia (PED). Nesse encontro, o aluno recebe informaes sobre a EaD (histrico, funcionamento e caractersticas); alm disso, orientado acerca da estrutura dos cursos de ps-graduao oferecidos pelo Instituto Pr Saber, bem como da importncia dessa modalidade de ensino para sua formao acadmica e profissional. 2 Encontro O segundo encontro refere-se disciplina Metodologia do Trabalho Cientfico (MTC). Nesse encontro, o aluno orientado a respeito de conceitos como mtodo, cincia e pesquisa; recebe explicao detalhada sobre a estrutura do projeto de pesquisa (denominado de Matriz Analtica), alm de ensaiar a construo propriamente dita de uma Matriz Analtica, a fim de possibilitar o respaldo terico e prtico para a produo definitiva desta. 3 Encontro O terceiro encontro refere-se disciplina Pesquisa e Orientao TCC. Nesse ltimo encontro, o aluno fica ciente da estrutura do TCC exigido pelo Instituto Pr Saber, que se constitui de um Artigo Cientfico. Alm disso, recebe as orientaes e correo final da sua Matriz Analtica, a fim de que a produo do Artigo Cientfico seja realizada de maneira eficiente e objetiva.

ESTRUTURA DO CURSOS DE PS-GRADUAO


Alm dos Encontros Presenciais e das atividades desenvolvidas durante a realizao destes, existem atividades que so realizadas a distncia, durante os trs meses que sucedem cada encontro presencial.

Entre estas atividades encontram-se:


As atividades dos Mdulos (material didtico disponvel em CD-R e

no Site do Instituto Pr Saber, necessitando, este ltimo, de usurio e senha do aluno para visualizao).
Memorial Educacional (orientado no 1 Encontro); Matriz Analtica (orientada no 2 Encontro e corrigida no 3 Encontro); TCC (orientado no 3 Encontro).

MODALIDADE ON-LINE Nesta modalidade, o aluno desenvolve as suas atividades totalmente online, sem a necessidade de participar de encontros presenciais. As

atividades referentes aos encontros presenciais so feitas por meio de reposies. O aluno (via web) acessa o material didtico do Ambiente Virtual do Aluno, ou recebe, mediante pagamento, o material didtico em sua casa. Pelo Ambiente Virtual do Aluno ele ser orientado previamente sobre as atividades previstas e programadas pelo Instituto Pr Saber, poder fazer o download de atividades e trabalhos acadmicos e receber a devida avaliao destes, bem como solicitar qualquer informao sobre sua vida acadmica.

ORIENTAO GERAL
ENVIO DE ATIVIDADES: As atividades a serem realizadas em sala so chamadas AVP. As atividades realizadas distncia so chamadas de AVD. ATENO: Todas as atividades realizadas distncia devem ser entregues via Correios. No sero aceitas as atividades enviadas por e-mail, pois h um arquivo fsico no Instituto contendo as pastas de cada aluno, onde estas atividades so guardadas para futuras consultas. O e-mail, apesar de armazenar grande nmero de informaes, no organiza atividades por aluno, dificultando tais consultas. O endereo para o envio das atividades e/ou quaisquer documentaes o mesmo impresso na contracapa deste informativo. IMPORTANTE: Quaisquer cpias (digital e/ou impressa) de atividades realizadas pelo aluno, no podem ser enviadas para e-mail pessoal ou endereo residencial de professor ministrante de encontro presencial. A orientao e avaliao de atividades dos alunos so de inteira e exclusiva responsabilidade de professores especficos a servio do Instituto Pr Saber. ATIVIDADES DE MDULO Os mdulos contm as disciplinas que compem o seu curso de Psgraduao. O prazo para que o aluno envie suas atividades respondidas de 30 dias para cada disciplina, contados a partir da data de pagamento da 1 mensalidade, quando o acesso ao material didtico liberado no site. O objetivo de tal orientao que o aluno, entre o 1 e o 2 encontros, tenha enviado atividades referentes a quatro disciplinas e que entre o 2 e o 3 encontros tenha enviado atividades referentes a oito disciplinas, e um ms aps o 3 encontro tenha enviado todas as atividades referentes s disciplinas de seu curso. A ordem do envio de atividades deve obedecer numerao do material didtico. IMPORTANTE: obrigatria a insero de dados em todos os campos do cabealho, o no preenchimento correto anular a atividade.

ORIENTAO GERAL
NO COMPARECIMENTO AOS ENCONTROS: Mediante justificativa da ausncia, o aluno poder fazer as atividades totalmente distncia. Porm, a frequncia mnima de 75% de presena deve ser cumprida.
O aluno dever participar do encontro em tempo integral, ou seja, de 8h s 17h. Caso no participe de um dos turnos, sua frequncia ser desconsiderada.

CORREO DE ATIVIDADES E LANAMENTO DE NOTAS NO SITE: O aluno dever acompanhar o seu histrico acadmico atravs do nosso site pelo login do aluno. Portanto, fique atento aos nossos prazos: 30 dias teis para correo de atividades.
15 dias teis para lanamento de notas no site.

ATIVIDADE DE REORIENTAO: A mdia estabelecida pelo Instituto Pr Saber 7,0 (sete) pontos. Caso o aluno no alcance essa mdia, ele ser convidado a fazer uma atividade complementar, que consiste em: Texto dissertativo, com no mnimo 1 (uma) e no mximo 2 (duas) laudas, contendo as principais ideias do guia de estudo referente disciplina a ser recuperada.

ATENO: O prazo para a correo de atividades de recuperao o mesmo das atividades regulares.
30 dias teis para correo de atividades. 15 dias teis para lanamento de notas no site.
6

1 ENCONTRO OBJETIVOS:
Compreender os conceitos e a importncia da Educao a Distncia; Identificar um Ambiente Virtual; Diferenciar pesquisa, cpia e plgio; Compreender o conceito de tica acadmica; Perceber a relevncia e funo do Memorial Educacional para formao

acadmica. AVALIAO: Avaliao Presencial (AVP): Valor 10,0 Produo textual, realizada e entregue no dia do encontro. Avaliao a Distncia (AVD): Valor 10,0 Elaborao do Memorial Educacional ATENO: Aps o 1 Encontro o aluno dever aguardar o envio das orientaes para a realizao do Memorial Educacional e envi-lo pelos Correios ao Instituto Pr Saber. Alm dessa atividade, o aluno tambm poder enviar (tambm pelos Correios) ao Instituto Pr Saber as Atividades de Mdulo. Podem ser enviadas na medida em que o aluno as concluir. 2 ENCONTRO OBJETIVOS: Compreender os conceitos essenciais sobre a cincia e o mtodo cientfico para a elaborao de textos, trabalhos acadmicos e pesquisa, obedecendo aos critrios estabelecidos pela ABNT; Saber construir uma Matriz Analtica (Anteprojeto de pesquisa), compreendendo a sua estrutura e funo para produo do conhecimento. Identificar os diferentes tipos de pesquisa possveis num anteprojeto de pesquisa.
7

AVALIAO: Avaliao Presencial (AVP): Valor 10,0 Produo coletiva e preliminar de uma Matriz Analtica construda e apresentada oralmente durante o encontro. Avaliao a Distncia (AVD): Valor 10,0 Elaborao da Matriz Analtica. ATENO: A Matriz Analtica dever ter relao com o curso escolhido pelo aluno. A Matriz Analtica (Anteprojeto de Pesquisa proposto pelo Instituto Pr Saber) ser corrigida pelo professor ministrante do 3 Encontro. Essa correo consistir em analisar a coerncia e a coeso entre os itens da Matriz e principalmente a aderncia do tema com o curso. O aluno dever levar a Matriz Analtica devidamente preenchida (duas cpias impressas/no aceitamos cpias manuscritas) para ser avaliada pelo professor orientador do 3 encontro para as observaes necessrias. Uma cpia ser utilizada pelo professor ministrante do 3 encontro que realizar a avaliao e a conferncia da nota; em seguida, devolver ao aluno a fim de servir para a produo do Artigo. Outra cpia (tambm com nota registrada) ficar com o professor que, por sua vez, encaminhar a Matriz para o Instituto Pr Saber, a fim de manter uma cpia impressa nos Arquivos da Instituio. Caso o aluno no obtenha a mdia 7,0 (sete), ou esteja ausente na aula, ele ter um prazo de 10 dias para enviar sua Matriz. importante lembrar que, se o aluno no participar do encontro, dever justificar a falta mediante apresentao de atestado mdico. A correo da Matriz Analtica enviada ao Instituto Pr Saber aps a realizao do 3 Encontro ser avaliada pelos professores do Setor Pedaggico, que encaminhar as orientaes por E-mail ao aluno.

3 ENCONTRO OBJETIVOS: Compreender os conceitos essenciais sobre a pesquisa cientfica e elaborao do TCC, obedecendo aos critrios estabelecidos pela ABNT; Identificar os procedimentos necessrios para a produo do TCC a partir das orientaes, e correo da Matriz Analtica. AVALIAO: Atividade presencial (AVP): Valor 10,0 Correo da Matriz Analtica. TCC - Artigo Cientfico (AVD): Valor 10,0 Entregue no prazo inicial de trs meses a partir do 3 Encontro. E se necessrio, prorrogvel por mais trs meses. ATENO: O Trabalho de Concluso de Curso (TCC) do Instituto Pr Saber um Artigo Cientfico, o qual dever conter de 8 a 15 laudas textuais. As dvidas referentes elaborao do Artigo Cientfico devero ser tratadas pelos e-mail: orientacaotcc@institutoprosaber.com.br pedagogico@institutoprosaber.com.br

ou atravs dos nmeros: 0800-282-8812 ou (75)3604-9957, de segunda a sexta (8h s 18h).

O Artigo Cientfico (DEFINITIVO) para correo dever ser enviado para o e-mail:correcaotcc@institutoprosaber.com.br ou para o endereo postal do Instituto Pr Saber: Rua Georgina Erisman n 205, Centro, Feira de Santana-BA, CEP 44.001-448, em mdia digital.
9

O tema do Artigo Cientfico dever ter relao com o curso escolhido pelo aluno. Para entrega do Artigo Cientfico ao Instituto, o aluno dever ter cursado no mnimo 10 meses (ps-graduao com durao mnima de 12 meses) e estar com as mensalidades em dia, ou seja, ter efetuado o pagamento de 10 parcelas referente ao perodo cursado. ou Para entrega do Artigo Cientfico ao Instituto, o aluno dever ter cursado no mnimo 7 meses (ps-graduao com durao mnima de 9 meses) e estar com as mensalidades em dia, ou seja, ter efetuado o pagamento de 7 parcelas referente ao perodo cursado. A contagem deste prazo inicia-se a partir do pagamento da 1 mensalidade do curso. Aps a ltima aula (3 encontro), h um prazo de 3 (trs) meses para enviar o Artigo Cientfico, atravs do e-mail: correcaotcc@institutoprosaber.com.br desde que obedea aos critrios mencionados neste manual. Caso esse prazo expire, o aluno ter mais 3 (trs) meses de carncia, totalizando um prazo final para envio do TCC de 6 (seis) meses. O Artigo dever ser enviado em formato Word, obedecendo s normas estabelecidas pela ABNT e pelo Instituto Pr Saber. Caso haja reprovao do TCC, o Instituto Pr Saber enviar um aviso orientando o aluno a refazer o Artigo Cientfico. O prazo para correo do Artigo Cientfico de 30 a 45 dias teis. Mediante aprovao, ser realizada uma verificao referente documentao, atividades dos encontros e dos mdulos e a situao financeira. Caso o aluno no apresente nenhuma pendncia na Instituio, o histrico ser encaminhado para a Instituio parceira, a fim de emisso do certificado. O prazo estabelecido para o processo de certificao 60 a 120 dias corridos. Caso o aluno, ao ser aprovado, necessite de uma declarao de concluso de curso at a entrega do certificado, dever solicitar ao setor financeiro, por e-mail, um boleto bancrio no valor de R$50,00 (cinquenta reais). Aps confirmao do pagamento, a declarao ser expedida no prazo de 30 dias corridos.

10

CONTATOS
PEDAGGICO COORDENAO coordenacao@institutoprosaber.com.br ORIENTAO DE TCC orientacaotcc@institutoprosaber.com.br pedagogico@institutoprosaber.com.br ORIENTAO DE ATIVIDADES apoiopedagogico@institutoprosaber.com.br TUTORIA ONLINE tutoria@institutoprosaber.com.br SECRETARIA DE NOTAS secretarianotas@institutoprosaber.com.br SECRETARIA DE TCC secretaria04@institutoprosaber.com.br correcaotcc@institutoprosaber.com.br RELACIONAMENTO relacionamento@institutoprosaber.com.br

Rua Georgina Erisman, 205 Centro Feira de Santana - BA CEP: 44.001-448 0800 282 8812 (75) 3604-9950 / 3604-9951 Site: www.institutoprosaber.com.br
11

Anda mungkin juga menyukai