Anda di halaman 1dari 19

UNIVERSIDADE ANHANGUERA ENSINO A DISTNCIA POLO SO PAULO BRIGADEIRO

CINCIAS CONTBEIS DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTRIO PROF.:MA. JULIANA

Diana Soares Bigogno Alves Kelly Pereira de Oliveira Viana Marcelo Alves Simoncine

RA 4311768848 RA 3867750368 RA 4300069334

SO PAULO 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA ENSINO A DISTNCIA POLO SO PAULO BRIGADEIRO

CINCIAS CONTBEIS PROF. MA. JULIANA DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTRIO

O Trabalho referente matria de Direito Empresarial e Tributrio do curso de Cincias Contbeis da Universidade

Anhanguera, apresentado como requisito parcial de avaliao e complementao curricular.

SO PAULO 2013

SUMRIO

Introduo Conceito bsico do Direito Empresarial e sua Funo social servindo de base para a formao de um raciocnio Fundamentado. Empresa e sua Evoluo Empresrio Relatrio dos aspectos legais da empresa As principais Particularidades dos dois Conceitos Empresa E Empresrio Noes de Direito Empresarial e sua Funo Social Aspectos legais da empresa Aspectos legais da empresa (continuao) Teoria Geral dos Ttulos de Crdito Direito Cambirio e seus Princpios Direito Tributrio e principio da Capacidade Contributiva Direito Tributrio e principio da Capacidade Contributiva Consequncias Geradas em Razo da elevada Carga tributria No Brasil Novo Direito Empresarial Fontes

Pg 05

Pg 06 Pg 07 Pg 08 Pg 09 Pg 10 pg 11 Pg 12 Pg 13 Pg 14 Pg 15 Pg 16 Pg 17 Pg 18 pg 19 pg 20

INTRODUO

Esse trabalho foi realizado com o objetivo de estudar a transio do Direito Comercial para o Direito Empresarial, analisando a Empresa sua evoluo e o Empresrio. Inicialmente sero estudados os conceitos de Direito Comercial e Direito Empresarial, Empresa sua evoluo e o Empresrio. Com a publicao do Cdigo Civil de 2002, foi introduzido no ordenamento Jurdico brasileiro o Direito Empresarial revogando o Direito Comercial.

Atenciosamente,

Nossa equipe.

Conceito bsico do DIREITO EMPRESARIAL e sua funo social servindo de base para a formao de um raciocnio fundamentado Conceitos: Direito Comercial a parte do direito privado que esto diretamente ligados na regulamentao das relaes vinculadas s pessoas, atos, locais e contratos do comrcio. o ramo do Direito que cuida e suporta a atividade econmica de fornecimento de bens ou servios a que podemos denominar de empresa, por meio da Lei, Doutrina e Jurisprudncia. Tem como objetivo estudar casos para superao de conflitos envolvendo empresrios ou os relacionados s empresas. Abrange o conjunto de normas relativas aos comerciantes no exerccio da sua profisso o ramo do direito que regula o exerccio da atividade comercial. H dois critrios no Direito Comercial: Critrio Objetivo aquele que diz respeito aos atos de comrcio em si mesmo. E o Critrio Subjetivo relaciona-se com a pessoa que desempenha a funo de comerciante. O Direito Comercial exerce funo de estruturar a organizao empresarial moderna e regular o estatuto jurdico e processos jurdicos do empresrio. Direito Empresarial O Direito Empresarial no sentido real vive da empresa. Vivemos na era em que inovao o principal fator de sobrevivncia de uma organizao. A inovao no est apenas na criao de novos produtos, servios. Exercitar continuamente de criao e recriao relacionadas com a administrao, estruturas financeiras e comerciais que sustentam o negcio.

Empresa e sua Evoluo Antiga Sociedade Comercial chamada atualmente de Sociedade Empresria e sua constituio, alteraes so registradas na Junta Comercial. As antigas Sociedades Civis so atualmente conhecidas como Sociedade Simples e registradas em Cartrio. Tipos de Sociedades: Sociedade pelo NCC No Personificadas (no inscritos, constituda de forma oral e documental, sem ser registrada), os scios respondem solidria e limitadamente pelas obrigaes. Tambm conhecida como Sociedade Irregular. Sociedade Comum Sociedade de fato sem registro. Sociedade em Conta de Participao-um dos scios ostensivo (empreendedor, dirige o negcio e assume todas as responsabilidades) Outros scios so participantes., apenas investidores. Personificada Constituda e registrada no rgo competente, passando a ser denominada pessoa jurdica. Empresria Atividade prpria de empresrio com registro na Junta Comercial Simples atividade de no empresrio registrado em Cartrio Civil. Cooperativas-legislao especial e NCC. Sociedade Annima Em razo da evoluo operada no comrcio mundial, notadamente com a difuso e aquisio de importncia da prestao de servios, com a finalidade de proteger determinadas empresas que no se enquadram nos atos de comrcio, e de certa forma sujeit-las aos benefcios do regime jurdico de Direito Comercial, passou se a fazer amplas interpretaes das regras existentes.

As empresas antes no sujeitas ao processo falimentar, menos gravoso que a insolvncia civil, passou a ser objeto de falncia. Quanto s interpretaes, temos a agncia prestadora de servios de publicidade que, em que pese a oferecer primordialmente servios, a interpretao ampla dos tribunais possibilita sua falncia por entender que, em muitos de seus servios, h compra e revenda de espaos publicitrios, bens mveis incorpreos. Foi criada a Teoria da Empresa, que nasceu na Itlia e desenvolvida para corrigir falhas da teoria dos atos de comrcio. Para identificar o empresrio, desconsidera-se a espcie de atividade praticada e passa a considerar a estrutura organizacional e a atividade econmica organizada para o fim de colocar em circulao mercadorias e servios. Empresrio De acordo com o artigo 966 do Cdigo Civil considera-se empresrio quem exerce atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. O empresrio tem como objetivo o lucro de acordo com o bem ou servio que explora, so utilizados quatro artifcios primordiais para que a atividade empresarial permanea ativa: capital, insumos, mo de obra e tecnologia. A atuao do empresrio limita-se na administrao de uma organizao na qual foi montada, sem representar quaisquer riscos. Quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, no considerado empresrio exceto se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa conforme Cdigo Civil de 2002. Requisitos para cadastro de empresrio: Nome, nacionalidade, domiclio, estado civil e, se casado, o regime de bens; Firma, com a respectiva assinatura autgrafa (quem vai assinar pela empresa); Capital Objetivo e sede da empresa

A inscrio ser tomada por termo no livro prprio do registro pblico de empresas mercantis, e obedecer ao nmero de ordem contnuo para todos os empresrios inscritos.

Na admisso de scios, o empresrio individual poder solicitar ao registro pblico de empresas mercantis a transformao de seu registro de empresrio, para registro de sociedade empresria. O empresrio que instituir filial ou agncia, em lugar sujeito jurisdio de outro registro pblico de empresas mercantis, neste dever tambm inscrev-la, com a prova da inscrio originria. RELATRIO DOS ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA MIRANDA SERVIOS EMPRESARIAIS LTDA EPP A empresa MIRANDA SERVIOS EMPRESARIAIS LTDA EPP uma Sociedade Empresria Limitada, constituda em 23/11/2009 o Capital Social de R$ 350.000,00 situada a Av. Juscelino K. De Oliveira, 168, Centro, So Paulo - SP, CEP18620-000, tem como objeto social a elaborao de cadastros e encaminhamento os pedidos para financiamentos e emprstimos a instituies financeiras e outras empresas e servios de cobrana extrajudiciais. Os scios Srs. Nelson Miranda e Andr Ricardo Miranda e uma equipe formada por 45 funcionrios. Contato atravs do administrador Sr. Joo Vitor Procpio. uma empresa de pequeno porte e tem como misso desenvolver o trabalho com seriedade, responsabilidade e treinamento de qualidade com toda a equipe. A atuao da Empresa est direcionada para o aspecto jurdico e o pblico alvo so as organizaes de pequeno e mdio porte, visando executar o trabalho respeitandando cada organizao oferecendo segurana no aspecto legal no processo de financiamentos, cobranas e emprstimos a instituies financeiras e outras empresas. Sua forma de tributao Lucro Presumido

AS PRINCIPAIS PARTICULARIDADES DOS DOIS CONCEITOS (EMPRESA E EMPRESRIO Com o conceito de empresa, o direito comercial passa a ser baseado e delimitado na atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou de servios, libertando-se da diviso das atividades econmicas segundo o seu gnero, como era previsto. Uma empresa tambm considerada uma organizao envolvendo pessoas e bens, visando o lucro, desenvolvimento, crescimento e sustentabilidade. Um empresrio deve possuir atuaes conservadoras, sem representar nenhum tipo de risco a empresa. Os empresrios so seus prprios donos como perfil de empreendedor. A atividade dos empresrios pode ser entendida como a combinao dos fatores de produo que podem ser divididos em: capital, mo de obra, insumo e tecnologia para a produo de bens ou servios.

10

NOES DE DIREITO EMPRESARIAL E SUA FUNO SOCIAL

Teve inicio na Itlia, em 1942, com o surgimento de um novo sistema de regulao das atividades econmicas entre os particulares. No novo sistema, houve o alargamento da frente do direito comercial, passando a incluir as atividades de prestao de servio e as ligadas terra, que passaram a se submeter s normas aplicveis s atividades de comrcio, bancrias, secundrias e industriais. O novo sistema passou a ter a denominao de teoria da empresa, o Direito Comercial deixou de abranger s os atos de comrcio e passou a disciplinar a produo e a circulao de bens ou servios de forma empresarial. No Brasil, o cdigo Comercial a Lei no 566, de 25 de junho de 1850 sofreu forte influncia da teoria dos atos de comrcio, e definia como mercancia: Compra e venda de bens mveis e semoventes, no atacado ou varejo, para revenda ou aluguel; Indstria; Bancos; Logstica; Espetculos pblicos; Seguros; Armao e expedio de navios.

Empresas que planejam no incio do ano saem na frente, pois conseguem traar diferentes cenrios de tributao e escolher o melhor. O empresrio precisa, antes de se preocupar com o valor dos impostos, analisar a situao do negcio. Seguir alguns procedimentos visando o planejamento e a economia no pagamento de tributos, em busca de legalidade, transparncia, eficincia e racionalizao. Com a organizao o empresrio reduz os riscos.

11

A funo social tem como objetivo a transformao na atividade do proprietrio ou empresrio, ou seja, no fundamento da atribuio dos poderes e na forma como a fruio de um bem esta determinada. Desse modo, a responsabilidade social se apresenta como elemento essencial das capacidades atribudas e para pratica de algumas responsabilidades conforme modelos previamente estabelecidos. A funo Social conjunto de direitos e deveres que atingem a atividade que est relacionada, como por exemplo, o exerccio da propriedade, o contrato e a empresa, e impem um dever a pessoa que exerce a atividade, como o proprietrio, o contratante e o empresrio. ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA MIRANDA SERVIOS EMPRESARIAIS LTDA-EPP a) Qual a legislao especfica da empresa em relao ao seu tipo de negcio? uma empresa que tem como Atividades (CNAE -0 8291-1-00) de Cobranas Cadastrais; Gesto de Ativos intangveis no financeiros e Correspondentes de Instituies Financeiras uma empresa que est enquadrada na tributao do Lucro Presumido. b) Os rgos de Classe: Os profissionais responsveis possuem os seguintes rgos de Classe CRC e CRA e OAB e esto associados ao Sindicato dos Contabilistas, AASP (Associao dos Advogados de So Paulo) e SASP (Sindicato dos Advogados do Estado de So Paulo)

c) Os impostos e tributos da empresa e seus percentuais ISS 5% PIS 0,65% CSLL- 9% IRPJ 15% COFINS 3% FGTS 8% TFE Taxa de Fiscalizao do Estabelecimento ( taxa municipal)

12

TABELA DO IRF 2013 - VIGNCIA DE 01.01.2013 a 31.12.2013 Base de Clculo (R$) At 1.710,78 De 1.710,79 at 2.563,91 De 2.563,92 at 3.418,59 De 3.418,60 at 4.271,59 Acima de 4.271,59 Alquota (%) -----7,5 % 15% 22,5% 27,5% Lei 12.469/2011 Parcela a deduzir --------128,31 32,60 577,00 790,58

TABELA DO INSS para Segurados Empregados a partir De 1 de janeiro de 2013

Salrio de Contribuio (R$) At 1.247,11 De 1.247,12 at 2.078,52 De 2.078,53 at 4.157,05

Alquota para Fins de Recolhimento ao INSS 8% 9% 11 %

d) Identificar se h alguma considerao tica para a comercializao dos produtos/servios So os valores que cada profissional traz consigo de respeito com todos. Nosso comprometimento como profissional em ser eticamente correto, independente de receber elogios, fazemos A COISA CERTA. 13

e) Restries para comunicao no h f) De acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor - Smula 297: O Cdigo de Defesa do Consumidor aplicvel s instituies financeiras. diz respeito defesa do consumidor proveniente de normas de conduta positivadas na Lei n 8.078/90, cumprindo o mandamento constitucional, logo, no h que se falar em discordncia entre normas, princpios ou valores constitucionais. TEORIA GERAL DOS TTULOS DE CRDITO TTULO DE CRDITO Documento que representa determinada obrigao e, segundo o artigo 887, do Cdigo Civil, necessrio ao exerccio do direito literal nele contido e que ter efeito somente se preencher os requisitos legais, contidos no artigo 889. Verificar que o extravio do documento, bem como o no preenchimento de algumas informaes legais, prejudicar sua cobrana. Tais exigncias so justificveis, pois como se ver a seguir, o ttulo desvincula-se da causa que o originou (autonomia) e, por essa razo deve vir regularmente preenchido e de acordo com os todos os requisitos exigidos, bem como dever estar presente no momento da cobrana (cartularidade). De acordo com a disposio do artigo 903, os dispositivos do Cdigo Civil (artigos 887 a 926) sero aplicados aos ttulos de crdito exceto se houver disposio diversa em lei especial. Sero mantidas as leis especiais que sero as aplicveis como regra, incidindo o Cdigo Civil apenas nos casos em que no confront-las. CONCEITO O mais aceito pela doutrina e jurisprudncia o criado por Vivante, que afirma que ttulo de crdito o documento necessrio para o exerccio do direito literal e autnomo, nele mencionado. Sendo um documento, ele materializa um fato que se traduz numa relao jurdica cujo objeto um crdito. Em suma, o ttulo de crdito comprova que existe uma relao de crdito entre duas ou mais pessoas.

14

Os ttulos de crdito, conforme exposto acima, so dotados de executividade, por constiturem ttulos executivos extrajudiciais, nos termos do art. 585, I do CPC e so negociveis.

DIREITO CAMBIRIO E SEUS PRINCIPIOS Os princpios que sero abaixo relacionados que so reconhecidos majoritariamente pela doutrina e jurisprudncia. CARTULARIDADE Os ttulos de crdito representam uma relao jurdica entre duas ou mais pessoas em que o objeto um crdito. O credor de tal crdito s poder exigi-lo se apresentar a crtula (ttulo), no original. Se o devedor no efetuar o pagamento conforme acordado, o credor poder ajuizar uma ao de execuo, mas dever apresentar a crtula original, anexa petio inicial, sendo vedada a juntada de cpia autenticada, pois esta no comprova que o ttulo original esteja em posse do credor que, diante da negociabilidade pode ter repassado crtula a terceiro. LITERALIDADE O ttulo de crdito que carrega em si a formalidade e o rigor, pois representa contedo no seu prprio documento. Apenas o que estiver disposto no corpo do ttulo que ter validade. A quitao parcial deve ser anotada no corpo do ttulo e no em documento apartado, bem como o endosso ou aval. O que no estiver expresso no ttulo no tem validade jurdica, exceto quanto duplicata, cuja quitao pode ser dada pelo legtimo possuidor, em documento separado (art. 9, 1, Lei das Duplicatas). AUTONOMIA E ABSTRAO

15

Representa a independncia das obrigaes vinculadas a um mesmo ttulo, com a autonomia tem-se a desvinculao do ttulo de crdito em relao ao negcio jurdico que motivou a sua criao. Em razo disso que os ttulos possuem a chamada circularidade, no qual o terceiro de boa-f que recebe a crtula ter a garantia de que os vcios da relao jurdica inicial no podero a ele ser opostas. A Autonomia divide tal princpio em dois sub-princpios: abstrao e indisponibilidade. A abstrao significa que o ttulo posto em circulao se desvincula da relao jurdica original (exceto quando houver m-f) A empresa MIRANDASERVIOS EMPRESARIAIS LTDA EPP utiliza o principio da CARTULARIDADE em determinados casos em que o devedor no efetuar o pagamento de acordo com a previso, o credor poder ajuizar uma ao de execuo, quem dever apresentar a crtula original, junto petio inicial, sendo vedada a juntada de cpia autenticada. DIREITO TRIBUTRIO E PRINCIPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA Os princpios podem ou no estar expressamente escritos no ordenamento jurdico, muito embora em sua maioria no estejam. Eles informam, orientam e inspiram preceitos legais por deduo e podem deles ser extrados, via raciocnio indutivo. Nesse breve trabalho ser apresentada uma viso panormica dos princpios da capacidade contributiva e da anterioridade, bem como das questes controversas no que se refere sua aplicao ao imposto sobre a renda. Princpio da Capacidade Contributiva O ordenamento jurdico de uma nao sempre elaborado com o intuito de buscar a justia social atravs da atenuao das desigualdades que porventura existam. A desigualdade mais latente ocorre no que diz respeito distribuio de riquezas. A desigualdade no campo da distribuio de rendas gera um grande problema no que diz respeito ao Direito Tributrio. O legislador no pode instituir tributos da mesma intensidade a todos os cidados sob pena de levar aqueles que tm pouco runa total.

16

Para solucionar, o legislador, ao elaborar a norma tributante, deve observar alguns princpios, dentre eles o princpio da capacidade contributiva do que um corolrio do princpio da igualdade. Est disposto no art. 145, 1 da Constituio Federal de 1988 (os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte). De forma tcnica, ela prev que quem, em termos econmicos, possui mais deve pagar, proporcionalmente, mais imposto do que quem tem pouco. Para que seja devidamente cumprida, o princpio da capacidade contributiva oferece a ideia de progressividade, que alguns classificam como princpio informativo do Direito Tributrio e tambm corolrio do princpio da igualdade. Do princpio da anterioridade direito de o contribuinte organizar suas finanas no sentido de no ser pego desprevenido com despesas extras, sejam elas advindas de qualquer tipo de tributos. De acordo com o princpio da anterioridade, nenhum tributo ser cobrado sem que a lei que o instituiu ou aumentou tenha sido publicada no exerccio financeiro anterior (que, no Brasil, tem seu incio e fim coincidente com o ano civil). Ele veda a tributao de surpresa no permitindo, em teoria, que da noite para o dia o contribuinte se veja compelido a pagar tributo que no conhecia ou em valor maior quele que estava acostumado, embora no venha cumprindo eficazmente o seu papel, j que no raro v-se a majorao (e at mesmo a criao) de tributos ao apagar das luzes dos exerccios financeiros, o princpio da anterioridade ainda um dos principais garantidores da segurana dos contribuintes. O princpio da capacidade contributiva, tambm conhecido como princpio da capacidade econmica, a forma de materializao do princpio da igualdade no Direito Tributrio, compreendendo um sentido objetivo e um sentido subjetivo. O sentido objetivo, ou absoluto, informa que a capacidade contributiva a presena de uma riqueza passvel de ser tributada, logo, a capacidade contributiva seria um requisito para a tributao. J o sentido subjetivo, ou relativo, dispe qual parcela desta riqueza poder ser tributada em face das condies individuais, funcionando como medida para gradao e limitao dos tributos.

17

CONSEQUNCIAS GERADAS EM RAZO DA ELEVADA CARGA TRIBUTRIA NO BRASIL De acordo com gestor empresarial Sr. Wagner Silveira O planejamento financeiro envolve os prazos adequados dos investimentos a fim de evitar a expanso excessiva e uso ineficiente de recursos. O uso adequado dos recursos disponveis significa explorar diferentes opes e selecionar aquela que resulte no maior valor total Uma queixa Comum entre a maioria dos brasileiros o peso que a carga tributria exerce sob a vida das pessoas e empresa. Entra ano, sai ano e o governo federal sempre anuncia medidas que mexem diretamente no bolso dos consumidores e das empresas. Em momentos de crise financeira, quando a ameaa aos cofres do governo passa a ser uma realidade, anncios sobre reajustes de determinados tributos passam a tomar conta do noticirio. Talvez a soluo para que o estado consiga reduzir a carga tributria ele precisa de uma melhor gesto dos recursos e de uma reduo na corrupo e do empreguismo, que para muitos tributaristas, por onde escoa o grande volume de dinheiro pblico.

18

NOVO DIREITO EMPRESARIAL A atuao do empresrio de grande importncia para a economia brasileira, envolvendo pessoas e capitais nas transaes comerciais. Por atender s necessidades de circulao de bens, o crdito, que instrumento de promoo da livre iniciativa e da valorizao do trabalho, pela expressiva mo de obra empregada em atividades de intermediao para satisfao das necessidades dos consumidores. Com a entrada em vigor do Cdigo Civil, em janeiro de 2003, a parte jurdica demonstrou seu interesse pela empresa, instituto ainda pouco conhecido e cuja natureza jurdica ainda matria de intensa polmica (pessoa, objeto ou atividade?). O conhecimento da empresa e o estudo dos seus perfis voltam-se com muita nfase para a anlise dos princpios constitucionais relativos atividade econmica e procurar a melhor compreenso das relaes internas e externas do empresrio, de tal forma a identificar a funo social da empresa e os deveres positivos. Com razo, a sociedade globalizada influenciou em termo de economia, mudando os conceitos, interferindo na razo de ser da atividade empresarial e, principalmente, na consolidao de parcerias e novas estratgias para ganhos em escala de mercado. No Brasil, perderam anos na disputa em relao autonomia entre o direito civil e o direito comercial, no ponto de vista obrigacional, fato esse superado com o advento do atual Cdigo Civil. Os artigos que tratam sobre o direito de empresa que disciplina sobre a vida do empresrio e das empresas, com nova estrutura aos diversos tipos de sociedades empresariais contidas no novo Cdigo Civil, possui como paradigma o Cdigo Civil italiano. Traz profundas modificaes no direito ptrio como, por exemplo, o fim da bipartio das obrigaes civis e comerciais. No livro I referente ao direito das obrigaes se desdobra a disciplina do direito de empresa, regendo o primeiro os negcios jurdicos e no segundo a atividade enquanto estrutura para exerccio de negcios, representada pela empresa.

19

Fontes: GOMES, Fbio Bellote. Manual de Direito Comercial. 1 Ed, So Paulo, Ed. Manole, 2003. COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de Direito Comercial. 13. Ed, So Paulo: Saraiva 2002. FIUZA, Ricardo. Novo Cdigo Civil Comentado. 1. Ed, So Paulo: Saraiva 2002. PLT Direito Empresarial e Tributrio Pedro Anan Jr. E Jos Carlos Marion. http://jus.com.br/revista/texto/13999/principio-da-capacidade-contributiva

20

Anda mungkin juga menyukai