Anda di halaman 1dari 2

AS FAMLIAS

Pelotas, nos seus primrdios, no teve as regalias que o poder pblico costumava conferir s populaes nascentes. Assim, foi graas iniciativa de famlias patriarcais que o povoado se desenvolveu em freguesia, a freguesia em vila, a vila em cidade. J se disse que a mais antiga das geraes de Pelotas est representada no lar de Flix da Costa Furtado de Mendona, pai de Hiplito, patriarca do jornalismo brasileiro, e do vigrio Felcio, fundador da freguesia. Tambm eram filhas de um Furtado de Mendona as irms Silveira dona Isabel Francisca e dona Mariana Eufrsia. Ao longo da histria de Pelotas, surgiram outros patronmicos ilustres: Maciel, Simes Lopes Barcelos, Assumpo, Osrio. Quase todas essas famlias, alis, so de algum modo ligadas aos troncos Furtado de Mendona ou Silveira. E no se mantiveram distantes, biologicamente: pelo contrrio, foram se entrelaando geraes a fora por meio de sucessivos casamentos. Os 32 estabelecimentos selecionados pertenceram a diferentes proprietrios ao longo do sculo XIX. Em 23 deles encontrou-se os charqueadores transmitindo a propriedade a algum parente prximo, ou seja, em 72% dos estabelecimentos um charqueador encontrou um sucessor na famlia para seguir nos negcios com o charque. Em 15 destes 23 estabelecimentos (quase 2/3) o sucessor foi um filho do charqueador. Ao mesmo tempo em que o ndice de 72% revela um papel importante da famlia no gerenciamento dos negcios, ele tambm demonstra que cerca de 28% das propriedades pertenceram a charqueadores que no conseguiram dar prosseguimento empresa na gerao posterior, tendo que revend-la, ou cujos herdeiros dedicaram-se a outros negcios. Tal fenmeno abria um espao considervel para que indivduos com o capital necessrio (geralmente comerciantes ou ricos estancieiros) investissem na compra de um estabelecimento de charquear, adentrando ao pequeno crculo desta elite. Os charqueadores que vislumbravam a continuidade dos seus negcios com seus herdeiros buscavam orientar os filhos para uma direo planejada. Em 1870, o

charqueador Toms Jose de Campos deixou claro em seu testamento que os filhos Virgnio e Toms o auxiliavam no estabelecimento, mas que o primeiro era seu scio e que a direo dos negcios devia ficar a cargo dele. A orientao paterna e a tentativa de manter a famlia unida nos negcios ficam claras em outro trecho do testamento, quando o pai pede para que no haja entre meus herdeiros a menor questo judicial; de que no representem o papel de corvos a espicaar a carnia a quem mais aproveita. E complementava: Quisera que me fizessem o bem de sempre se auxiliarem como irmos, e darem o bom exemplo de mutuamente se amarem, seja este o maior legado que lhes deixo. A escolha do filho-charqueador devia ser uma tarefa eivada de dificuldades, pois exigia acordos e devia buscar no desagradar os outros filhos, como j mencionei. Algumas vezes os planos fracassavam. Em 1890, Jos Bento de Campos, em seu testamento, deixou claro o seu descontentamento, pois o filho homnimo que ele colocou como administrador da charqueada vinha retirando quantias superiores a que tinha direito, e o pai assumiu que isto desfavorecia os seus outros filhos.

A FILANTROPIA
A Santa Casa de Misericrdia foi fundada durante o Segundo Imprio, em 1847, quando Pelotas abrigava grande parte dos estabelecimentos de produo de charque (carne salgada) e era uma das principais cidades organizadas pelos portugueses na ento provncia de So Pedro do Rio Grande do Sul. Para realizar atividades assistenciais, a Misericrdia de Pelotas mantinha um hospital desde 1848, onde eram recebidos os expostos (crianas abandonadas) e enfermos. Quase todos os charqueadores locais pensavam como o Baro de Butu: no seu testamento, determinava que se fizesse o enterro mais simples possvel, sem gals de ouro, e que o dinheiro que se fosse gastar em pompas rituais antes se empregasse em obras de caridades. O senador Joaquim Assumpo, filho do Baro de Jarau e dono talvez da maior fortuna do Rio Grande do Sul, diz-se que era admirado pela simplicidade e modstia. Conforme aconselhava o baro, parte da riqueza pelotense foi destinada a obras de caridade. Muitas associaes ostentam o retrado dos seus benfeitores na sala de honra: a Santa Casa, o Asilo de Mendigos, a Biblioteca Pblica, o Asilo de rfs, a Beneficncia Portuguesa. Basta lembrar que foram provedores da Santa Casa o Visconde de Jaguari, o Conde de Piratini, o Baro de Jarau, o Baro do Arroio Grande... Dentro do seu esprito caritativo, os nossos aristocratas s admitiam o luxo em correspondncia ao conforto, como comprovam as suas casas e os seus sobrados.

Anda mungkin juga menyukai