Anda di halaman 1dari 191

Projeto de Extenso Universitria

UNESP- PROEX

Srie: Aves
Coordenao Silvia Mitiko Nishida e Virginia Sanches Uieda
Botucatu 2011

Apresentao do Guia
O Jardim Botnico do Instituto de Biocincias (JB) local de visitao pblica e um laboratrio a cu aberto para as atividades prticas das disciplinas de Comportamento Animal e Zoologia de Vertebrados do curso de Cincias Biolgicas do Instituto de Biocincias do campus de Botucatu. As Professoras Silvia Mitiko Nishida e Virginia Sanches Uieda, respectivamente, responsveis por aquelas disciplinas articulam atividades de ensino de graduao e de extenso universitria, tendo o JB como palco, seja presencialmente atravs de visitas didticas, ou atravs de um site educativo do IB, Que bichos moram no JB do IB?. O Guia sobre as aves do JB um dos produtos do projeto e tem apoio das Pr-Reitorias de Extenso Universitria (PROEX) e de Graduao da Unesp (PROGRAD) e do programa Cincia na Unesp, que fornecem bolsas aos estagirios, alunos do curso de Cincias Biolgicas. As fotos reunidas nesse Guia foram tiradas pela equipe do projeto e esto disponveis no nosso site http://www.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Anim ais_JD_Botanico/index.htm. A autoria de cada foto est assegurada pela indicao nominal dos seus autores: Flavio Kulaif Ubaid; Cristianetibrio Checon; Marlia Monteiro Quinalha); Kaio Csar Chaboli Alevi e Silvia Mitiko Nishida. Agradecemos imensamente a colaborao dos demais autores que nos permitiram reproduzir as fotos e completar a obra: Joo Pompeu, Ciro Albano, Hans Hillewaert, Juan J. Culasso, Frederico Ovinha, Cesar Medolago, Gustavo Magnago, Criatiano Dalla Rosa, DARIO SANCHES; . Autores do Guia de Aves
Marlia Monteiro Quinalha Rodrigo Santiago Oliveira Carvalho Stephan George Ramos Cristiane Tibrio Checon Flavio Kulaif Ubaid Virginia Sanches Uieda Silvia Mitiko Nishida

O Jardim Botnico do IB
O Jardim Botnico do Instituto de Biocincias (JB) fica no cmpus da Unesp de Botucatu, no distrito de Rubio Jnior e tem uma rea de 184.860m. O JB faz parte da Rede Brasileira de Jardins Botnicos. Para saber mais acesse:
http://www.ibb.unesp.br/instituicao/jardimbotanico/principal.php

No JB h fragmentos de floresta estacional semidecidual e vrios exemplares de plantas exticas (no so originrias do nosso bioma). Durante as nossas observaes, registramos (2010 2011) a ocorrncia de 150 espcies (pertencendo a 19 Ordens e 43 Famlias). Abaixo um mapa esquemtico mostrando a trilha que utilizamos para fazer esse Guia de Aves do JB (adaptao do mapa do JB). Os nmeros indicam pontos de escuta e de observao.

DICAS PARA OBSERVAR AVES


A prtica da observao de aves uma atividade muito relaxante e reveladora, e pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade. Ao contrrio do que muitos pensam, no necessrio ser bilogo ou estudante para observ-las. Basta estar disposto! Alm do prazer da atividade de observao em si, os observadores de aves so responsveis por grandes contribuies adquiridas sobre a avifauna de diversos locais, pois geralmente realizam registros fotogrficos, de vdeo e gravaes das vozes das aves. No raramente, importantes informaes sobre distribuio geogrfica e comportamento so divulgadas por observadores de aves amadores. Com esse rpido manual contendo dicas para observao de aves, pretendemos divulgar algumas tcnicas de observao de aves, indicando equipamentos adequados, locais propcios para observao e tcnicas para uma identificao segura das espcies. Qual o melhor perodo do dia para observar aves? possvel observar aves em qualquer hora do dia, at mesmo a noite. No entanto, em alguns horrios as aves esto mais ativas, o que aumenta a chance de observar mais espcies. O melhor horrio para a observao de aves pela manh, entre 6 e 10h, e no final da tarde, entre 15 e 18h. Mas o mais importante conhecer a biologia de cada espcie que se pretende observar, levantando informaes antes da observao, em livros ou at mesmo na internet, em sites especializados no assunto. Para a observao de aves noturnas, o perodo mais indicado no incio do crepsculo at s 21h. Dias chuvosos ou nublados interferem pouco na atividade das aves, mas ventos fortes podem inibir a atividade da maioria das espcies.

Quais equipamentos so necessrios para observar aves? Na verdade no existe um equipamento indispensvel para observar aves. Voc pode simplesmente sair para uma caminhada e observar as aves a olho nu, sem o auxlio de qualquer equipamento. No entanto, nossa capacidade de observao limitada e a utilizao de alguns equipamentos torna a prtica da observao mais produtiva e interessante. Dentre os equipamentos mais eficientes esto os binculos, devido ao seu tamanho, praticidade e facilidade de operao. Para observadores iniciantes, so indicados binculos com medidas 8x42. Binculos com distncia focal mnima abaixo dos dois metros tm a vantagem adicional de focar insetos como borboletas e liblulas alm de aves. Dicas para consultar o Guia de Aves do JB Esse Guia no pretende ser completo; tem a simples pretenso de proporcionar ao visitante uma lista fotogrfica de aves que aqui ocorrem com alguns dados biolgicos e um Guia de Cantos. A produo impressa deste Guia est articulada ao projeto Que bichos moram no JB? disponibilizado no site (http://www.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Anim ais_JD_Botanico/). L voc encontrar muito mais informaes sobre a biologia geral das aves e vrias dicas de leituras adicionais que podero completar a sua curiosidade. Esse Guia apresenta as aves por Ordem, Famlia, o nome cientfico e o nome popular mais comumente adotado. Seguimos a nomenclatura da Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBRO, 2011). Para cada espcie so feitas referncias sobre itens de alimentao que a ave mais come ou prefere; qual o sistema de acasalamento (monogmico, polignico ou polindrico), a forma de cuidado da prole (biparental, maternal ou paternal), a forma do forma do ninho, a postura (nmero de ovos). H indicaes de tamanho das aves (comprimento) e o dimorfismo sexual, ou seja, o quanto macho e a fmea diferem na aparncia. H indicao sobre a sua ocorrncia no JB: Res = residente (vive e se reproduz na rea); Vis = visitante ( avistada poucas vezes) e Saz = sazonal (s avistada em determinada

poca do ano). Em relao a facilidade de observao, classificamos as aves em: Rara (muito difcil de observ-la ou ouvi-la) ou Comum (fcil de observ-la ou ouvi-la). Quanto vocalizao os respectivos cantos podem ser ouvidos no CD Guia de vozes das aves do JB que acompanha o Guia. Finalmente, a nossa mensagem: conhecer para valorizar, respeitar e conservar.

Ordem: Anseriformes
Essa Ordem possui duas Famlias: Anatidae (patos, gansos e marrecos) e Anhimidae. Os anseriformes esto muito bem adaptados vida aqutica possuindo dedos dos ps interligados por membranas de forma a funcionarem como um par de remos. A plumagem espessa e impermevel. A cobertura de penas protege os animais do frio e evitam que se encharquem graas abundante secreo de substncia gordurosa produzida pela glndula uropigial que cuidadosamente espalhada nas penas com o bico, o que tambm facilita a flutuao. No JB encontramos apenas um representante dos anatdeos: o pato-do-mato. Uma caracterstica que chama a ateno dos patos a presena de carnculas ou salincias carnudas e avermelhadas, mais evidente nos machos. Produzem sons parecidos a assopros! Os patos comem razes, sementes e folhas de plantas aquticas. Quando esto procura de alimento, nadam com a cabea e o pescoo dentro da gua. Possuem bicos fortes, cuja ponta achatada apresenta uma parte mais dura em forma de garra; apresentam lamelas que servem como filtro durante a alimentao. O macho acasala-se com vrias fmeas e ela incuba e cuida sozinha da prole (8 a 16 ovos por ninhada). Elas chamam menos ateno do que os machos que so bem maiores. Mas h espcies cujo dimorfismo no nada aparente (como os cisnes). Ah, voc sabia que o Pato Donald na verdade no um pato, mas sim, um marreco?

Pato-do-mato
Cairina moschata

Ordem: Anseriformes Famlia: Anatidae

O pato-do-mato vive em pequenos grupos e o macho maior do que a fmea. Foi domesticado pelos ndios e na regio Norte integrante da culinria tpica (patono-tucupi).

Alimenta-se de plantas aquticas e se reproduz entre maro a outubro.

O macho acasala-se com mais de uma fmea (polignico) e o cuidado da prole exclusivamente materno.
SILVIA MITIKO NISHIDA

O ninho feito no interior de troncos de rvores altas bem como cadas. Postura: 10 a 12 ovos.

Tamanho
82 cm

Dimorfismo sexual
Ausente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: o pato-do-mato no vocaliza. Em Portugal conhecido como pato-mudo!

Ordem: Galliformes
Essa Ordem possui duas famlias: Cracidae que rene os jacus e Odontophoridae que rene os urus. No JB ocorre apenas uma nica representante dos cracdeos, a jacupemba.

Os galiformes, de um modo geral, so corpulentos (lembram as galinhas), se alimentam no solo, principalmente procura de gros. Geralmente so as fmeas que constroem os ninhos, incubam os ovos e cuidam da prole e o dimorfismo sexual bastante acentuado. Os machos so maiores e mais exuberantes.

Entre os galiformes mais populares esto as aves domsticas produzidos em larga escala para o consumo humano: os galos, galinhas, codornas, perus, etc. Foi uma das primeiras espcies de aves que o ser humano domesticou.

Jacupemba
Penelope superciliaris

Ordem: Galliformes Famlia: Cracidae

uma ave escura, de mdio porte e chama a ateno a barbela vermelha presente em ambos os sexos. O macho maior do que a fmea. Vive em grupo de 6 a 8 indivduos. Na presena de intrusos refugia-se entre a copa das rvores.

Desce ao cho para comer frutos cados ou alimenta-se diretamente nas rvores.

So aves monogmicas.

O ninho feito de gravetos e folhas


KAIO CSAR CHABOLI ALEVI

construdo nos galhos de rvores ou entre o cipoal. Ambos cooperam no cuidado da prole.

Tamanho
55cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 3 ovos.

Produz vocalizao rtmica, rouca e .

10

Ordem: Suliformes
A Ordem Suliformes rene um grupo de 4 Famlias de aves aquticas que se alimentam de peixes e, a maioria, de aves marinhas. No JB, ocasionalmente, aparece no lago a biguatinga (Famlia Anhindae), uma ave de pescoo comprido e bico pontiagudo que arpoa suas presas. Na regio ocorre tambm o bigu, pertencente outra Famlia (Phalacrocoracidae) que assim como a biguatinga, mergulha para pescar e ficam com as penas molhadas. Como no possuem glndulas uropigianas como os anatdeos, aps a pesca, abrem as asas e se secam ao sol!

Um bigu (Phalacrocorax brasilianus ) se secando aps uma refeio no lago da Fazenda Lageado da Unesp.

11

Biguatinga
Anhinga anhinga

Ordem: Suliformes Famlia: Anhingidae

Ave aqutica que lembra o bigu, mas apresenta asas esbranquiadas, cauda maior e mais larga, pescoo mais estreito e comprido e bico reto em forma de punhal. abertas. Depois de mergulhar secam-se ao sol com as asas

Alimenta-se

principalmente

de

peixes. Durante a captura fica totalmente submerso.

Formam casais monogmicos mas podem


FLAVIO KULAIF UBAID

constituir

colnias

de

nidificao prximas a gua na poca de reproduo.

Tamanho
88cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

O macho faz o ninho de gravetos, antes da estao de acasalamento, em forma de plataforma e coopera com a fmea no cuidado da prole.

A vocalizao ao invs de canto se parece mais a um rudo.

12

Ordem: Pelecaniformes
Essa Ordem tem como caractersticas porte mdio a grande, sendo adaptada ao ambiente aqutico. A maioria tem hbito gregrio, formando colnias. Outra caracterstica marcante de emitirem pouca ou nenhuma vocalizao. Fazem parte da Ordem as seguintes Famlias:

Pelecanidae: na avifauna brasileira ocorre uma nica espcie, o pelicano-pardo que no foi registrada no JB.

Ardeidae: representada pelas garas e socs, no JB ocorre a gara-grande-branca e a maria-faceira.

Threskiornithidae: neste grupo esto as curicacas e colhereiros. No JB ocorre o simptico cor-cor.

13

Maria-faceira
Syrigma sibilatrix

Ordem: Pelecaniformes Famlia: Ardeidae

A maioria das garas voa com pescoo em forma de S, mas o da maria-faceira fica esticado para frente. comum observ-la sozinha ou aos pares.

Alimenta-se peixes,

de

invertebrados caando nas

aquticos, pequenos anfbios e sempre margens dos rios.

So aves monogmicas.

Apesar de ficar boa parte do tempo


SILVIA MITIKO NISHIDA

no solo, o ninho construdo nas rvores com gravetos.

Tamanho
53cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 ovos (sempre).

Vocalizao: lembra o barulho de um caminho dando r..(ou apito de trem).

14

Gara-grande-branca
Ardea alba

Ordem:Cinoniiformes Famlia:Ardeidae

Seu

corpo

completamente

branco, bico amarelo e pernas negras. Comum nas margens dos rios e lagos.

Alimenta-se

principalmente

de

peixes que so fisgados pelo bico com muita preciso

Formam casais monogmicos. Na poca da reproduo os machos apresentam ornamentao


SILVIA MITIKO NISHIDA

longas

penas

de

(egretas).

Constroem um ninho grande feito de gravetos.

Tamanho
90cm

Dimorfismo sexual
Muito discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 4 ovos.

Vocalizao: um conjunto de vrias vocalizaes repetitivas e roucas..

15

Cor-cor
Mesembrinibis cayennensis

Ordem: Ciconiiformes Famlia: Ardeidae

Vive nas matas escuras e em grupo. Apresenta colorao escura, bico encurvado e esverdeado. bastante arisca.

Alimentam-se prxima s margens dos rios e lagos capturando minhocas, moluscos e plantas aquticas.

Faz ninho em forma de plataforma nos galhos altos das rvores.

Postura: 2 ovos (sempre)


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
58 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: parecem dizer cor-cor-cor....

16

Ordem: Cathartiformes
Esta Ordem possui apenas a Famlia Cathartidae que rene os urubus e os condores. Os urubus e condores so aves necrfagas (alimentam-se de carcaas de animais) do Novo Mundo, ou seja, restritas s Amricas. J os populares abutres que s ocorrem no Velho Mundo (frica, Europa e sia) so aves de rapina e pertencem a ordem dos FALCONIFORMES (veja adiante). Os catartiformes possuem bicos fortes e aduncos adaptados para desprender e rasgar a carne dos ossos. Eliminam mais de 90% das carcaas e atuam ecologicamente como faxineiros da Natureza. As aves dessa Ordem tm como caractersticas tpicas, a cabea e o pescoo sem penas. No JB, observamos o urubu-de-cabea-preta muito

abundante na regio. Quem j no viu bando de urubus voando em crculos, cada vez mais para cima? assim que ganham altitude, pegando carona com as bolhas de ar quente que sobem. Assim, os urubus no precisam bater tanto as asas e economizam energia!

17

Urubu-de-cabea-preta
Coragyps atratus

Ordem: Cathartiformes Famlia: Cathartidae

Como todos da Famlia no possuem penas na cabea e pescoo. As penas so negras com exceo das extremidades das penas de vo. Esto sempre em bando e ocasionalmente o caracar poder fazer parte do bando, temporariamente.

Alimenta-se de carcaas de todo tipo de vertebrado e ovos frescos. comum avist-lo nos lixes urbanos.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Formam casais monogmicos.

Tamanho
62cm

Dimorfismo sexual
No aparente Ninho muito simples com amontoado de matria vegetal, no cho ou ao abrigo de troncos ocos ou pedras.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Os urubus so silenciosos: no vocalizam.

Postura: 2 a 4 ovos

18

Aves de Rapina
A denominao aves de rapina designada para aves carnvoras que caam as suas presas em pleno vo e as carregam para se alimentarem em outro lugar. Todas as aves de rapina enxergam muito bem durante o dia ou noite e possuem olhos frontais, garras fortes e bicos curvos adaptados para cortar. O grupo de aves conhecidas como de rapina so as seguintes e temos no JB, exemplares de cada uma. ACCIPITRIFORMES: aves de rapina conhecidas como guias e gavies que esto divididas em trs Famlias (Accipitridae, Pandionidae e Sagittariidae). Possuem bicos curvos, cortantes e garras afiadas. O hbito reprodutivo adotado a monogamia e a fmea que um pouco maior do que o macho quem fica mais prxima do ninho, enquanto o companheiro sai procura de caa. Capturam presas usando os ps. No JB ocorrem apenas os seguintes acipitrdeos: o sovi, o gavio-carij e o gaviozinho. FALCONIFORMES: Possui uma nica famlia, Falconidae, que composta dos falces e dos caracars. Essas aves possuem bicos com dentes serrilhados. Abatem as presas com o bico, mas antes imobilizam-nas com os ps. No JB, alm do carcar, registramos o carrapateiro e o quiri-quiri. STRIGIFORMES: so aves caadoras noturnas como as corujas e os mochos agrupadas em duas Famlias (Strigidae e Tytonidae). Possuem olhos grandes, enxergam bem no escuro e tem audio apuradssima. Possuem garras e bicos fortes e voam muito silenciosamente. Na dieta esto artrpodes (gafanhotos, baratas, besouros), pequenos mamferos (roedores), aves e rpteis. Como o trato digestrio dos strigiformes no digere ossos, penas, pelos, bicos, unhas e carapaas, esse material regurgitado na forma de pelotas! No JB ocorrem duas espcies de strigdeos: a coruja-buraqueira e a corujinha-do-mato. As corujas buraqueiras caam de noite, mas so ativas durante o dia.

19

Gaviozinho
Gampsonyx swainsonii

Ordem: Accipitriforme Famlia: Accipitridae

Seu nome popular se justifica por ser o menor de todos os gavies ( bem menor do que o pombo!).

Alimenta-se presas.

principalmente

de

insetos, lagartos e outras pequenas

Forma casais monogmicos, sendo que a diferena entre macho e fmea quase inexistente.

Constri um ninho em forma de plataforma


FLAVIO KULAIF UBAID

usando

gravetos.

Ambos cooperam no cuidado da prole.

Tamanho
22cm

Dimorfismo sexual
ausente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 3 ovos

Vocalizao: lembra os sons de um pssaro ao invs dos gritos das aves de rapina.

20

Sovi
Ictinia plumbea

Ordem: Accipitriformes Famlia: Accipitridae

Chamam a ateno as pontas avermelhadas das asas e os olhos vermelhos.

Alimenta-se de artrpodes (savas, cupins) e pequenos vertebrados (cobras e lagartos) capturando-os com os ps, em pleno vo. Formam pares monogmicos.

O ninho feito de gravetos e folhas e construdo no alto das rvores.

Postura: 1 ovo
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
34cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: fina, perece dizer so-vi.

21

Gavio-carij
Rupornis magnirostris

Ordem: Accipitriformes Famlia: Accipitridae

uma ave de rapina muito comum. O padro listrado das penas justifica o nome carij.

Empoleira-se em um ponto alto e dali parte para a caa de artrpodes e pequenos vertebrados (aves e lagartos). Saqueiam ninhos de outras aves. A sua presena causa alvoroo de aves como suiriris, bem-te-vis e tesourinhas que podem persegui-lo destemidamente.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Formam pares monogmicos e se comunicam constantemente.

Tamanho
35cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

O ninho grande, feito de gravetos e forrado com folhas secas.

Vocalizao: em repouso grita pinh. Voando produz sons de ritmo rpido: qui-qui-qui-quipinhe!

Postura: 2 a 3 ovos

22

Caracar
Caracara plancus

Ordem: Falconiformes Famlia: Falconidae

Tem um bico bem adunco e topete que chama a ateno. Sempre visto aos pares. Voando lembra o urubu-de-cabea-preta (com os quais pode ser visto junto).

Alimenta-se de artrpodes e pequenos vertebrados, carcaas de animais mortos e saqueia ninhos de outras aves.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
56cm

Dimorfismo sexual
No aparente

Formam pares monogmicos.

O ninho grande feito de galhos e

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

gravetos.

Postura: 3 a 4 ovos.

Vocalizao: Quando voa produz um som que lembra o seu nome crca...crca.

23

Quri-quiri
Falco sparverius

Ordem:Falconiformes Famlia: Falconidae

Uma das menores aves de rapinas falconiformes da nossa fauna. Habita reas semi-urbanizadas sendo comum observ-las nos fios de alta tenso

Caa a partir de um poleiro, lagartos, grandes insetos, ocasionalmente, apanha pequenos roedores, cobras e aves.

Nidificam em ocos de rvores, cavidades feitas por pica-paus, buracos em barrancos e em


FLAVIO KULAIF UBAID

cupinzeiros.

Tamanho
25cm

Dimorfismo sexual
acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 4 ovos

Vocalizao: gli-gli-gli,i, i, i, i o que lembra o seu nome popular.

24

Carrapateiro
Milvago chimachima

Ordem: Falconiformes Famlia: Falconidae

Seu nome deve-se ao hbito de associar-se a mamferos herbvoros (gado, capivara) e se alimentar de ectoparasitas como os carrapatos. Alimenta-se de outros artrpodes e at de carcaa.

Formam pares monogmicos. O macho alimenta a fmea durante o perodo de incubao. O filhote tem uma aparncia bem diferente do
JOO POMPEU

adulto (foto).

Tamanho
40cm

Dimorfismo sexual
No aparente O ninho feito de gravetos e forrado com folhas secas.

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vis

Saz

Vocalizao: O carrapateiro emite som semelhante ao do gavio-carij, porem, sendo mais estridente parece mais ameaador.

Postura: 5 a 6 ovos

25

Coruja-buraqueira
Athene curnicularia

Ordem: Strigiformes Famlia: Strigidae

Uma das mais populares corujas brasileiras, possui hbito diurno e ocorre em reas urbanas e em grandes terrenos baldios.

Caam

artrpodes,

pequenos

roedores, repteis e aves.

Formam casais monogmicos. A fmea incuba os ovos e o macho


SILVIA MITIKO NISHIDA

cuida da alimentao da famlia.

Tamanho
52cm

Dimorfismo sexual
Quase ausente

Cavam outros

os seus prprios ou animas. Em latim, pequeno

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

reformam ninhos abandonados de curnicularia significa

Vocalizao: durante o dia emitem gritos de alarme quando h aproximao de ameaas, mas noite produzem vocalizaes tpicas das corujas.

mineiro justificando precisamente a habilidade de construir tuneis no solo que chegam a 1,5 a 3 m de profundidade!

Postura: 7 a 9 ovos.

26

Corujinha-do-mato
Megascops choliba

Ordem: Strigiformes Famlia: Strigidae

tipicamente noturna. Possui um par de penas na cabea que parecem orelhas.

Alimenta-se de grandes insetos como mariposas e gafanhotos, mas podem caar pequenos anfbios e roedores.

Formam casais monogmicos. A me incuba os ovos e o pai cuida da alimentao da famlia.

Nas
STHEFAN GEORGE RAMOS

rvores j

aninham-se existentes

em e

cavidades

Tamanho
24 cm

Dimorfismo sexual
Muito discreto

abandonadas de pica-paus.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 3 a 7 ovos.

turutttt.

Vocalizao: seqncia de sons acelerados

27

Ordem: Gruiformes
No JB ocorre apenas a Famlia Ralidae cujas aves do grupo habitam regies pantanosas, margens de rios ou lagos com vegetao densa. Como resultado da adaptao no ambiente aqutico, essas aves possuem pernas compridas e ps com dedos muito longos que facilitam a locomoo em terrenos semi-submersos ou sobre vegetao flutuante.

Ao longo do crrego que o corta o JB e no lago ou ao redor dele, encontramos a saracura-do-mato, saracura-san, saracura-detres-potes e o frango dgua.

As saracuras ao longe lembram frangos, mas logo se nota a diferena pela sua agilidade e rapidez. Quando caminham ou se alimentam, balanam a curta cauda, ritmicamente.

28

Saracura-de-trs-potes
Aramides cajanea

Ordem: Gruiformes Famlia: Rallidae

maior do que a saracura-do-mato e possui um bico esverdeado. Alm disso, no ousam sair do entorno dos brejos e riachos.

Alimentam-se de capim, sementes, larvas de insetos, pequenas cobras d'gua, bico. pequenos peixes e crustceos que ela apanha com o

Fazem ninhos em meio aos juncos nas margens dos rios ou meio ao
SILVIA MITIKO NISHIDA

brejo.

Tamanho
39 cm

Dimorfismo sexual
No aparente Formam casais monogmicos. Ambos os pais cuidam da prole.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 4 ovos.

Vocalizao: grita longamente produzindo sons intensos, em algum momento parece dizer trs potes.

29

Saracura-do-mato
Aramides saracura

Ordem: Gruiformes Famlia: Rallidae

Ao longe lembram frangos e so avistados sempre aos pares. So aves muito ariscas sendo mais fcil ouvi-las do que v-las. Quando se sentem ameaadas correm muito rapidamente, ocultando-se entre os arbustos. So boas corredoras.

No ficam restritas gua, ao contrrio, podem ser vista bem longe dos corpos dgua. Ciscam o cho a procura de desovas de anfbios, moluscos e minhocas.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Formam casais monogmicos e ambos os pais cuidam da prole.

Tamanho
30cm

Dimorfismo sexual
No aparente Postura: 2 a 3 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: o padro sonoro lembra a saracurade-tres-potes; o casal canta em dueto.

30

Saracura-san
Pardirallus nigricans

Ordem: Gruiformes Famlia: Rallidae

Possuem dorso marrom-olivceo, garganta branca, partes inferiores cinzentas e bico verde.

O ninho circular, raso e construdo no cho, sendo feito de material vegetal entrelaado.

Postura: 2 a 3 ovos.

CIRO ALBANO

Tamanho
31 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: o grito lembra ao das demais saracuras, porem h uma variao que as distingue.

31

Frango-dgua-azul
Porphyrio martinica

Ordem:Gruiformes Famlia: Rallidae

So migratrias e trocam de penas (nessa fase, no podem voar). Possui uma cauda branca de penas que esto em constante movimento para frente e para trs.

Procuram alimento (brotos e alguns invertebrados) sobre as plantas flutuantes ou nas margens, mergulhando ocasionalmente.

Formam

casais

monogmicos.

Fazem ninhos grandes em reas pantanosas, pouco acima da gua.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Postura: 4 a 8 ovos.

Tamanho
35cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: vocalizao composta de uma sequencia repetitiva de notas curtas e agudas.

32

Ordem: Cariamiformes
Nesta Ordem h uma nica Famlia: Cariamidae,

representada por tambm por uma nica espcie, a seriema. So nativas da Amrica-do-Sul e habitam os campos do Cerrado. As seriemas so aves de mdio porte que preferem andar e correr a voar. Abrigam-se a noite nos galhos das rvores. Apesar de ariscas no estado natural, quando se habituam, toleram a presena humana. No JB, h um casal que passeia pelo campus todo e, freqentemente, ouvimos a vocalizao em dueto.

33

Seriema
Cariama cristata

Ordem: Cariamiformes Famlia: Cariamidae

pernalta

sendo

excelente

corredora. Pode ser encontrada aos pares ou pequenos bandos.

Alimenta-se de artrpodes e pequenos vertebrados os quais caa com o bico. Presas maiores so imobilizadas com uma das patas.

Formam pares monogmicos.


MARLIA MONTEIRO QUINALHA

Tamanho 90cm No JB a ave ... Res Vis Saz

Dimorfismo sexual No aparente e a ocorrncia ... Rara Comum

Apesar de ficar a maior parte no solo, fazem ninho nas rvores. O ninho grande e feito de galhos e gravetos.

Vocalizao: produzem vocalizaes muito intensas que d para escutar a mais de 1 km de distncia; o casal canta sempre fazendo dueto.

Postura: 2 ovos.

34

Ordem: Charadriiformes
Este grupo possui muitas Famlias (14), cuja maioria possui hbitos aquticos como os maaricos, gaivotas, quero-queros, jaans entre vrias outras espcies. No JB encontramos trs Famlias: Famlia Jacanidae As aves desta famlia possuem o corpo leve, pernas longas, e dedos bem longos e abertos, sendo que no polegar a unha que longa. Tais caractersticas ajudam a distribuir melhor o peso do corpo facilitando o caminhar sobre a vegetao flutuante, sem afundar. No JB, temos como exemplo a jaan. Famlia Charadriidae Representada pelo quero-quero, uma das aves mais populares do Brasil, tem a dieta predominantemente de origem animal. Nidificam em uma depresso no solo; os ovos tm formato semelhante ao de um pio dificultando que rolem para fora do ninho. Quando se sentem ameaadas, essas aves so muito agressivas, podendo atacar o invasor. Familia Recurvirostridae a famlia das aves coletivamente conhecidas como pernilongos por causa da perna longa. No JB, observamos o pernilongo-de-costas-brancas.

35

Pernilongo-de-costas-brancas
Himantopus melanurus

Ordem: Charadriiformes Famlia: Recurvirostridae

Ave migratria. Apesar de termos registrados apenas dois indivduos, uma espcie que vive em bandos.

Com o afilado e longo bico semiaberto, varre o substrato a procura de invertebrados aquticos.

Os ninhos so construdos no cho, prximos as margens dos


SILVIA MITIKO NISHIDA

corpos dgua. So forrados com material vegetal.

Tamanho
38cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 3 ovos.

A vocalizao parece-se muito ao do quero-quero (veja em seguida).

36

Quero-quero
Vanellus chilensis

Ordem: Charadriiformes Famlia: Charadriidae

Habita reas abertas, prximas a lagos e banhados.

Alimenta-se de principalmente de gastrpodes procurando-os nas margens dos rios.

So aves monogmicas e o casal defende ferozmente a prole contra potenciais predadores quando se aproximam do ninho.

No fazem ninhos elaborados. A


SILVIA MITIKO NISHIDA

fmea pe ovos diretamente no cho que so incubados apenas pela me.

Tamanho
37cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 4 ovos (sempre).

Vocalizao: o som tpico parece querer dizer: quero, quero, quero. Vocalizam assim quando esto voando ou com a aproximao de intrusos.

37

Jaan
Jacana jacana

Ordem: Charadriiformes Famlia: Jacanidae

Vive em brejos e banhados com vegetao flutuante. Ocasionalmente abrem e fecham as asas que se revelam amareloesverdeadas.

Alimenta-se de invertebrados que procura sobre e sob a vegetao aqutica.

O sistema de acasalamento polindrico, ou seja, a fmea acasala-se com mais de um


FLAVIO KULAIF UBAID

macho. H inverso de papeis sexuais: ela o individuo territorial e o pai quem faz o ninho e cuida sozinho da prole.

Tamanho
23cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 4 ovos.

Vocalizao: Na presena de intrusos produz uma vocalizao longa e rtmica e voam se afastando.

38

Ordem: Columbiformes
Os columbiformes possuem uma nica Famlia (Columbidae), mas com grande nmero de espcies, cerca de 300, entre elas pombos, rolas, rolinhas. So aves com senso de orientao excepcional, voam longas distncias, sem jamais se perderem. Por causa dessa incrvel habilidade, so utilizados como pombos-correio. Em algumas regies do Nordeste, algumas espcies de pombos so fontes alternativas de protena-animal. Todos os columbdeos alimentam-se no cho a procura de gros. Nas praas das cidades comum ver os pombos-domsticos (Columba lvia) uma espcie cosmopolita, em grandes bandos adaptados a se alimentarem de restos de alimentao humana do mais variado tipo. No JB ocorrem 7 espcies: fogo-apagou, o pombo (imortalizada na cano Asa Branca); rolinha roxa, juriti-pupu, juriti-gemedeira, pomba-de-bando, pomba-galega.

39

Fogo-apagou
Columbina squammata

Ordem: Columbiformes Famlia: Columbidae

Possui um padro de colorao que lembra escamas de peixe. mais fcil reconhec-la pela vocalizao, pois difcil v-la.

Como

todos

os

columbdeos

alimentam-se no cho.

So aves monogmicas.

O ninho bem simples, feito de gravetos frouxamente entrelaados e sem forro.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Postura: 2 ovos.

Tamanho
23cm

Dimorfismo sexual
Quase ausente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: canta constantemente parecendo dizer: fogo apagou...fogo apagou.

40

Rolinha-roxa
Columbina talpacoti

Ordem: Columbiformes Famlia: Columbidae

A sua colorao lembra caldo de feijo. Bastante adaptado ao ambiente urbano, vivem aos pares.

Como todo o columbdeo alimentase no cho.

So aves monogmicas. O macho um pouco maior e mais avermelhado.

O ninho bem simples feito de gravetos frouxamente entrelaados e sem forro.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
23cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

Postura: 2 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: canto montono e repetitivo: ppu puu... pupu puuu...., pupu puuu.

41

Juriti-gemedeira
Leptotila rufaxilla

Ordem: Columbiformes Famlia: Columbidae

Lembra muito o juriti-pupu, mas possui a fronte mais clara. Prefere habitar o interior das florestas.

Suas cores servem de tima camuflagem entre as folhas cadas quando descem ao cho para se alimentar.

Ave monogmica. O casal incuba os ovos e alimenta os filhotes

Ninhos feitos de gravetos e cips


WIKIPEDIA_ DARIO SANCHES

Postura: 2 a 3 ovos.

Tamanho
27,5cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: o canto parece com um lamento u...u...u...u...u repetindo a cada 5 segundos.

42

Juriti-pupu
Leptotila verreauxi

Ordem: Columbiformes Famlia: Columbidae

Tambm muito comum em rea urbana; vive aos pares.

Como

todos

os

columbdeos

alimenta-se no cho.

So aves monogmicas.

O ninho bem simples feito de gravetos frouxamente entrelaados e sem forro.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
29cm

Dimorfismo sexual
Discreto

Postura: 2 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: canto baixo, parece dizer: pu-pupupu...pupu, repetindo-se a cada 10 segundos.

43

Pomba-galega
Patagioenas cayennensis

Ordem: Columbiformes Famlia: Columbidae

O alto da cabea, pescoo, dorso e peito so da cor vinho. O restante da plumagem cinza-azulado.

Alimenta-se de gros e frutos.

No perodo de acasalamento os machos brigam em disputas acirradas. Durante o cortejo o macho costuma fazer reverncias para a fmea.

Postura: 2 ovos.
WIKIPEDIA_ HANS HILLEWAERT

Tamanho
32cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: Tem um canto alto e acelerado r...r...r...r ...r...r. mais agudo que o pombo.

44

Pombo
Patagioenas picazuro

Ordem: Columbiformes Famlia: Columbidae

Tambm conhecida como asa branca por causa da faixa branca na parte superior da asa. ela quem protagoniza o nome da popular Asa Branca de Gonzaguinha.

Alimenta-se de sementes e frutos cados.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
35cm

Dimorfismo sexual
Discreto

Ave monogmica; ambos os pais se dedicam no cuidado da prole.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

r...r.

O ninho bem simples feito de gravetos frouxamente entrelaados e sem forro.

Vocalizao: o canto baixo ru-ru r......r-

Postura: 1 ovo.

45

Pombo Pomba-de-bando
Picazuro Zenaida Pigeon auriculata

Ordem: Columbiformes Famlia: Columbidae

Durante as migraes formam bandos muito numerosos e por isso, so conhecidos no nordeste. como Ave arribao

bastante sinantrpica.

Alimentam-se de gros e de brotos de plantaes.

O ninho bem ralo e feito de gravetos.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Postura: 2 a 3 ovos.

Tamanho
32cm

Dimorfismo sexual
Pouco aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: uma sequncia longa e montona de ..........

46

Ordem: Psittaciformes
A Ordem possui apenas uma nica Famlia: Psittacidae Os psitacdeos so muito parecidos na estrutura geral: cabea larga, bico forte e curvo especializado em quebrar e descascar sementes e usam os ps para segurar o alimento. Possui uma lngua carnuda que tem receptores gustativos. Entre todas as espcies a mais popular o papagaioverdadeiro devido a grande capacidade de imitar a fala humana. Por isso, muito traficado no pas. Outra proeza que nica dos psitacdeos a capacidade de segurar objetos com os dedos dos ps e lev-los a boca. Os psitacdeos, entre eles, as araras possuem belssimas plumagens, outro motivo para serem caados impiedosamente. Usam o forte bico como terceiro ponto de apoio durante a caminhada ascendente ou descendente entre os galhos das rvores, tornando-os excelentes acrobatas e possibilitando muita acessibilidade as fontes de alimento. No JB bastante comum ver ou ouvir os seguintes exemplares: Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) Periquito-maracan (Aratinga leucophthalma) Periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri) Tuim (Forpus xanthopterygiu)

47

Papagaio-verdadeiro
Amazona aestiva

Ordem: Psittaciformes Famlia: Psittacidae

Se distingue pela cabea amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras e ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e azul-escuro. Resto do corpo geralmente verde.

Alimenta-se de sementes e frutos.

Costuma reproduzir em buracos de rochas erodidas ou em barrancos.

FLAVIO KULAIF UBAID

Tamanho 85 cm No JB a ave ... Res Vis Saz

Dimorfismo sexual No aparente e a ocorrncia ... Rara Comum

Vocalizao: parece dizer curau-curau ou carol-carol.

48

Periquito-maracan
Aratinga leucophthalma

Ordem: Psittaciformes Famlia: Psittacidae

Voam sempre em grandes bandos, fazendo muito barulho. So comuns em reas urbanas.

Alimenta-se de vrios frutos e sementes.

Formam casais monogmicos e ambos dividem a tarefa de cuidar da prole.

Os ninhos so construdos dentro de troncos ocos, paredes e qualquer cavidade natural. Apesar de barulhentas, so muito silenciosas quando se alimentam
SILVIA MITIKO NISHIDA

ou esto com ninho.

Tamanho
32 cm

Dimorfismo sexual
No aparente Postura: 2 a 3 ovos

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: so aves muito barulhentas, parecem gritar ...ar...ar...arrr.

49

Periquito-de encontro-amarelo
Brotogeris chiriri

Ordem: Psittaciformes Famlia: Psittacidae

Alm de sempre voarem em bandos fazendo barulho, destacam-se as penas amarelas nas asas.

Alimenta-se de vrios frutos, flores e nctar.

Formam casais monogmicos. Ambos dividem a tarefa de cuidar da prole.

Os ninhos so construdos dentro de


FLAVIO KULAIF UBAID

troncos ocos e outras cavidades naturais.

Tamanho 22 cm No JB a ave ... Res Vis Saz

Dimorfismo sexual No aparente


Postura: 5 a 6 ovos.

e a ocorrncia ... Rara Comum

Vocalizao: parecem gritar tri...tri...tiri...tiri

50

Tuim Tuim

Forpus xanthopterygius Forpus xanthopterygius

Ordem: Psittaciformes Famlia: Psittacidae

So os menores psitacdeos do grupo, possuem plumagem inteiramente verde. Vivem em bandos de at 20 indivduos, mas ao pousarem revelam a identidade do casal.

Preferem comer semente a polpa dos frutos de. Adoram os cocos de vrias palmeiras.

Formam casais monogmicos e ambos se dedicam no cuidado da prole.


FLAVIO KULAIF UBAID

Tamanho
12cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

Nidificam em ocos de rvores, ninhos artificiais e cupinzeiros. Costumam usar ninhos vazios de joo-de-barro pequenos. e de pica-paus

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: som agudo, repetitivo. Postura: 3 a 8 ovos.

51

Ordem: Cuculiformes
Os cuculiformes possuem uma nica Famlia, Cuculidae e esto representados pelos anus, almas-de-gato, saci, entre outros. Neste grupo, machos e fmeas so praticamente indistinguveis, se alimentam de insetos e pequenos vertebrados terrestres. No geral, so as fmeas que constroem os ninhos, incubam os ovos e cuidam da prole. No JB ocorrem alma-de-gato, os ans branco e preto e o saci.

Curiosidade: os anus-pretos e brancos repousam assim, todos juntos.

52

Anu-preto
Crotophaga ani

Ordem: Cuculiformes Famlia: Cuculidae

Totalmente negro, anda sempre em bando de 5 a 7 indivduos. Durante o repouso noturno, vrios indivduos ficam um ao lado do outro.

Alimenta-se no solo procura de ortpteros, sempre em grupo. comum estar associado ao gado bovino: enquanto pasta caminhando, os insetos pulam e as aves aproveitam para ca-los.

Ambos os pais cooperam no


SILVIA MITIKO NISHIDA

cuidado da prole, assim como, os filhotes da gerao anterior

Tamanho
35cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Fazem ninhos coletivos de gravetos e folhas que podem conter at 20 ovos.

Vis

Saz

Vocalizao: a espcie possui um repertrio bastante variado e o bando comunica-se o tempo todo.

Postura: 4 a 6 ovos.

53

An-branco Anu-branco Alma-de-gato Sovi Gavio-carij Carrapateiro Carcar Coruja-buraqueira Corujinha-do-mato Seriema
Milvago chimachima Athene Megascops cunicularia choliba Caracara plancus Guira-guira Piaya Ictinia Rupornis Guira cayana guira pumblea magnirostris

Ordem: Cuculiformes Famlia: Cuculidae

So aves bastante sociais que andam em bando de 6 a 18 indivduos. passa a Como o anu-preto noite todos juntos

encostados uns nos outros.

Alimenta-se ativamente.

de

artrpodes

pequenos vertebrados que caa

Tambm fazem ninhos coletivos onde podem ser encontrados at 20 ovos de diferentes fmeas.
SILVIA MITIKO NISHIDA

O ninho de gravetos e folhas construdo nas forquilhas das rvores.

Tamanho
35cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 5 a 7 ovos.

Vocalizao: como o anu-preto, possui um repertrio vocal diversificado e comunicam-se o tempo todo.

54

Alma-de-gato
Piaya cayana

Ordem: Cuculiformes Famlia: Cuculidae

Vive sozinha ou aos pares. Possui uma cauda longa com manchas brancas na parte ventral. Mesmo sendo grande, move-se discretamente entre os galhos das rvores; plana graciosamente de rvore em rvore.

Alimenta-se

de

artrpodes

pequenos vertebrados que caa ativamente entre as ramagens de rvores.

No ritual pr-nupcial, o macho presenteia a fmea com uma


CRISTIANETIBRIO CHECON

lagarta.

Formam

casais

Tamanho
60m

Dimorfismo sexual
No aparente

monogmicos sendo que ambos cuidam da prole.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum O ninho feito de gravetos entrelaados.

Vocalizao: possui mais de um tipo de vocalizao mas o que o denuncia o seu chamado tpico.

Postura: 6 ovos.

55

Saci
Tapera naevia

Ordem: Cuculiformes Famlia: Cuculidae

Comumente vive solitrio, sendo mais fcil de ouvi-lo do que v-lo entre as matas de galeria.

Chama a ateno o fato de possuir um topete de penas na cabea sempre eriado.

Alimenta-se no solo e em grupo, procurando grilos e gafanhotos. Tambm seguem o gado que pasta ou o arado atrs dos insetos que saltitam.
Foto indisponvel

Saqueiam

ninhos de

outras aves.

Tamanho
35cm

Dimorfismo sexual
No aparente O saci no constri ninho. Parasita o ninho de outras aves. Pe ovos semelhantes ao da ave hospedeira como o joo-tenenem. Os filhotes parasitas que possuem bicos fortes matam os filhotes legtimos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: seu canto um assovio repetitivo e parece dizer sa-ci ou sem-fim.

Postura: 4 a 6 ovos.

56

Ordem: Caprimulgiformes
Essa Ordem inclui aves noturnas como os bacuraus e urutaus. A maior diversidade do grupo encontra-se em regies tropicais e semi-tropicais. No JB registramos representantes das Famlias Nyctibiidae (urutau-comum ou me-da-lua) e Caprimulgidae (bacurau ou curiango). Os urutaus apresentam bico pequeno, cabea quadrada, olhos grandes que esto adaptados viso noturna (baixa luminosidade). Os ps so pequenos e frgeis. As asas so relativamente grandes, alongadas e adaptadas a um vo rpido e silencioso. Os curiangos tambm apresentam bicos largos e olhos grandes, mas ficam no solo. Durante o dia quando esto em repouso, a colorao das penas combinam-se to perfeitamente com o ambiente que se ocultam totalmente: os urutaus se parecendo a galhos secos e os curiangos a folhas secas cadas no cho.

57

Urutau (me-da-lua)
Nyctibius griseus

Ordem: Caprimulgiformes Famlia: Nyctibiidae

O nome indgena significa ave fantasma. Veja o seu truque de camuflagem ocultando-se na paisagem (foto). Possui um grande par de olhos para enxergar de noite, mas de dia, detecta movimentos pelas frestas do olhos.

Caa mariposas e cupins em pleno vo.

Formam casais monogmicos e os pais revezam-se no cuidado do nico filhote.

No faz ninho: pe o nico ovo


SILVIA MITIKO NISHIDA

numa fenda no galho. O filhote recm-nascido j assume a posio tpica de camuflagem!

Tamanho
37cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 1 ovo.

Vocalizao: canto misterioso que parece um lamento triste ..........

58

Bacurau (curiango)
Hydropsalis albicollis

Ordem: Caprimulgiformes Famlia: Capreimulgidae

Vive no cho, nas bordas da mata. Durante o dia a sua colorao so camuflagens perfeitas, desde que permaneam imveis.

Alimenta-se de insetos noturnos.

Formam casais monogmicos e JUAN J CULASSO ambos cuidam da prole.

Tamanho
30cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No faz ninho. Pe os ovos diretamente no cho.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum Os filhotes se parecem com folhas secas e ficam imveis quando os pais saem para caar.

A vocalizao se parece um assovio que parece dizer curiango.

Postura: 2 ovos.

59

Ordem: Apodiformes
Nessa Ordem esto os beija-flores (Famlia Trochilidae) e os andorinhes (famlia Apodidae). A palavra apodiforme significa sem ps, mas claro que os apodiformes possuem ps! Acontece que o grupo faz tudo voando: alimentam-se voando, acasalam-se voando e usam os ps apenas quando pousam. Uma nica espcie de andorinho foi observada como visitante, o andorinho-dostemporais. Em relao aos beija-flores, registramos 12 espcies. Os BEIJA-FLORES ocorrem apenas no continente americano, e no Brasil encontramos uma das maiores riquezas e diversidade de espcies. So aves pequenas adaptadas para o vo pairado. No Guia apresentamos 7 espcies. ALIMENTAO. possuem bico longo adaptado para a coleta de nctar das flores com a lngua extensvel e bifurcada. Alimentam-se o tempo todo durante o dia e noite, e para economizar energia, entram em estado de torpor (quase uma forma de hibernao). As plantas fornecem pistas seguras para os seus polinizadores naturais como os beija-flores, produzindo no s o nctar como apresentam cores atraentes e estruturas florais adaptadas aos bicos. Os beijaflores, complementam a dieta vegetal com pequenos insetos. REPRODUO. os beija-flores so polignicos, ou seja, um macho pode acasalar-se com vrias fmeas. Os machos so territoriais e defendem a sua rea com bastante agressividade. A fmea, sozinha, faz o ninho e cuida da prole, desde a incubao at a alimentao dos filhotes. Em geral, a postura de 2 ovos . Os ninhos so pendurados (galhos) ou fixos sobre uma base (forquilhas de galhos de arvores). Como matria-prima para a construo dos ninhos utilizam fibras vegetais elsticas como as painas para forrao interna e por fora, musgos, liquens e folhas secas amarradas e aderidas com teias de aranha. A incubao dos ovos demora em torno de 17 a 20 dias. Os filhotes crescem dentro do ninho sendo alimentados pela me que regurgita uma papa de nctar e insetos, durante uns 30 dias. Vocalizao: sons baixos, rpidos e quase inaudveis para o ser humano. Ocasionalmente, avistamos tambm o andorinho-do-temporal passando sobre o JB.

60

Andorinho-do-temporal
Chaetura meridionalis

Ordem: Apodiformes Famlia: Apodidae

Apresenta asas longas e cauda relativamente curta.

Alimenta-se de pequenos insetos que captura em pleno vo.

Reproduz-se no vero em ninhos feitos em construes humanas e ocos de rvores.

Foto Indisponvel

Tamanho
11,5cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: parece dizer tip-tip;tli-ti-tid.

61

Beija-flor-de-garganta-verde
Amazilia fimbriata

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

O corpo verde claro sendo que o tom verde fosco da garganta e a linha branca do peito so caractersticas tpicas da espcie.

Alimenta-se de nctar e insetos.

Constri o ninho camuflado com musgos e folhas, forrando-o internamente com painas.

Postura: 2 ovos.

FREDERICO OVINHA

Tamanho
8,5cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: parece dizer zi-zizi- z-zizi.

62

Beija-flor-de-peito-azul
AAmazilia lacteas

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

Seu nome popular dado por causa do seu peito azul. muito comum nos jardins urbanos. Disputam valentemente pelas flores com outras espcies como a cambacica e o beija-flor-tesoura.

Alimenta-se de nctar e insetos.

Faz ninho camuflado de liquens e musgos sobre uma forquilha .

SILVIA MITIKO NISHIDA

Postura: 2 ovos.

Tamanho
9,5cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: quando voam produzem vocalizaes agudas, curtas e repetitivas, e em repouso vocalizam resmungos baixos.

63

Beija-flor-de-veste-preta
Anthracothorax nigricollis

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

Macho e fmea (foto) so muito diferentes entre si, porm, ambos apresentam uma faixa negra que se estende da garganta at a barriga. As faixas brancas so caractersticas da fmea. O bico preto e levemente curvado na ponta.

Alimenta-se de nctar e insetos.

O ninho construdo sobre uma forquilha e camuflado por liquens e musgos.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
11,4cm

Dimorfismo sexual
Muito acentuado

Postura: 2 ovos

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

64

Besourinho-de-bico-vermelho
Chlorostilbon lucidus

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

Esverdeado, chama a ateno o bico vermelho com a ponta preta, bem evidente na fmea.

Alimenta-se de nctar e insetos.

O ninho camuflado com musgos e folhas, construdo pendurado em razes pendentes e galhos finos.

Postura: 2 ovos.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
8,5 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

65

Beija-flor-de-orelha-violeta
Colibri serrirostris

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

O beija-flor-de-orelha-violeta faz jus ao nome por causa da pigmentao violcea prximas orelha que cintila sob a luz do sol. Essas penas eriam e, lembram de fato, um par de orelhas.

Alimenta-se do nctar e insetos.

Constri o ninho em forma de tigela, tem como adesivo as fibras vegetais e teias de aranha.

O
SILVIA MITIKO NISHIDA

cuidado

da

prole

exclusivamente da fmea.

Tamanho
12,1cm

Dimorfismo sexual e a ocorrncia ...


Rara Comum Postura: 2 ovos.

No JB a ave ...
Res

Vis

Saz

66

Beija-flor-tesoura
Eupetomena macroura

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

Muito

comum

nos

jardins

urbanos, chama ateno sua cauda bifurcada. o maior beijaflor, sendo muito agressivo quando se trata de defender o seu territrio.

Alimenta-se de nctar e insetos.

A fmea, sozinha, constri o ninho e incuba os ovos.

O ninho camuflado por liquens e musgos, construdo sobre um


SILVIA MITIKO NISHIDA

nico galho.

Tamanho
18cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

Postura: 2 a 3 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: quando est defendendo o seu territrio, vocaliza repetida e insistentemente.

67

Beija-flor-preto
Florisuga fusca

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

todo negro com a exceo das penas brancas da cauda ( que d uma bela uma impresso quando aberta como na foto) e da regio do flanco.

Alimenta-se de nctar e insetos.

Utiliza teias de aranha e paina para tecer seus ninhos, em forma de uma pequena tigela e fixado com fios na vegetao.

Postura: 2 ovos.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
12,6cm

Dimorfismo sexual
Ausente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

68

Beija-flor-dourado
Hylocharis chrysura

Ordem:Apodiformes Famlia: Trochilidae

verde-dourado com bico vermelho e ponta preta.

Alimenta-se de nctar e insetos.

A fmea constri o ninho e incuba os ovos sozinha.

O ninho camuflado com liquens e musgos, construdo sobre um nico galho .

Postura: 2 a 3 ovos.
CRISTIANETIBRIO CHECON

Tamanho 10,5cm No JB a ave ... Res Vis Saz

Dimorfismo sexual Acentuado e a ocorrncia ... Rara Comum

69

Beija-flor-de-papo-branco
Leucochloris albicollis

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

beija-flor-de-papo-branco

fcil de ser identificado por apresentar a parte ventral do pescoo branca.

Alimenta-se do nctar e insetos.

Ninho em forma de tigela, revestido por paina, musgos e liquens.

Postura: 2 ovos

SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
10,5 cm

Dimorfismo sexual e a ocorrncia ...


Rara Comum

No JB a ave ...
Res

Vis

Saz

70

Topetinho verde
Lophornis chalybeus

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

marcante o efeito produzido pelo eriamento das penas do topete.

Alimenta-se de nctar e pequenos insetos

O ninho tem forma de uma pequena taa, construdo na ponta de galhos finos.

O cuidado da prole exclusividade da fmea.

FLAVIO KULAIF UBAID

Tamanho No JB a ave ...


Res 7,5cm

Dimorfismo sexual e a ocorrncia ...


Rara Acentuado Saz Comum

Vis

71

Beija-flor-de-fronte-violeta
Thalurania glaucopis

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

O corpo verde brilhante, com cabea azul-violeta, cauda azulao e bico negro.

Alimenta-se de nctar e insetos.

CRISTIANETIBRIO CHECON

Tamanho 11,1cm No JB a ave ... Res Vis Saz

Dimorfismo sexual Acentuado e a ocorrncia ... Rara Comum

72

Rabo-branco-acanelado
Phaethornis pretrei

Ordem: Apodiformes Famlia: Trochilidae

De tom amarronzado, possui uma cauda longa e bico preto levemente encurvado para baixo. As penas da cauda possuem uma faixa branca e negra.

Alimenta-se de nctar e insetos.

Constri vegetao, musgos.

ninho

pendente

na com

camuflado

Postura: 2 ovos.

MARLIA MONTEIRO QUINALHA

Tamanho
8,5cm

Dimorfismo sexual
Ausente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

73

Ordem: Coraciiformes
Essa Ordem inclui duas Famlias: Alcedinidae: nessa Famlia esto os martins-pescadores, aves piscvoras, pousam em um ramo isolado pendente sobre a gua e esperam pelo momento exato para lanar o corpo com o bico verticalmente para baixo e apanharem suas presas. Retornam ao poleiro para completar a refeio. So aves monogmicas e vivem ao pares, aparentando pouco dimorfismo sexual. Os ninhos so escavados nas paredes dos barrancos. No JB ocorre o martimpescador-grande e o martim-pescador-pequeno Momotidae: habitam as florestas neotropicais, so aves bem coloridas. Cantam no perodo crepuscular e a vocalizao lembra as corujas. No JB ocorre apenas a juruva-verde.

74

Martim-pescador-grande
Megaceryle torquata

Ordem: Coraciiformes Famlia: Alcedinidae

Possui um bico grande adaptado para a pesca de peixes na superfcie da gua. Vive nas margens dos rios e lagos.

Do alto de um galho, observa a superfcie do rio, voa e captura os peixes com o bico. Ocasionalmente, quando a gua est turva, pode se alimentar de pequenos anfbios e caranguejos. Na ausncia de poleiros, podem peneirar, como fazem alguns
SILVIA MITIKO NISHIDA

gavies.

Tamanho
41cm

Dimorfismo sexual
Acentuado Os ninhos so escavados pelo casal formando tuneis nas paredes de barrancos (1 a 2m de extenso).

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: com a aproximao de intrusos inicia uma vocalizao que comea com estalos e depois vai ficando repetitiva e intensa, lembrando uma matraca.

So aves monogmicas e ambos cuidam da prole.

Postura: 2 a 6 ovos.

75

Martim-pescador-pequeno
Chloroceryle americana

Ordem: Coraciiformes Famlia: Alcedinidae

Possui um bico grande adaptado para a pesca de peixes na superfcie da gua. Vive nas margens dos rios e lagos.

Diferente

do

martim-pescador-

grande, o pequeno pousa na vegetao mais prxima da gua e aguarda as oportunidades. Ocasionalmente pode pairar antes de mergulhar para a captura de peixes e crustceos com o bico.

O ninho escavado no barranco, acima do nvel do rio.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
19cm

Dimorfismo sexual
Discreto

So aves monogmicas e ambos cuidam da prole.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 6 ovos.

Vocalizao: lembra muito a vocalizao do martim-pescador-grande, porem mais agudo.

76

Juruva-verde
Baryphthengus ruficapillus

Ordem: Coraciiformes Famlia: Momotidae

Sua colorao esverdeada e a cabea mata. e peito alaranjados chamam a ateno. Vive em meio a

Alimenta-se de artrpodes e podem seguir formigas de correio.

Formam

casais

monogmicos.

Aproveita escavaes de tatus ou escava o seu prprio ninho dentro dos barrancos.

Postura: 2 a 6 ovos.
Foto indisponvel

Tamanho
42cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: vocaliza muito cedo e parece fazer rrro-rrro-rrro-rrro

77

Ordem: Piciforme
Os Piciformes renem 3 Famlias mas no JB ocorrem apenas duas:

Famlia Ramphastidae (tucanos e araaris)


No Brasil h varias espcies, das mais variadas formas e cores. Mas o JB registramos apenas o tucanuu que a cada ano se torna mais visvel na regio de Botucatu. Os tucanos com o seu bico grande que caracterstico, se alimentam de vrias espcies de frutos, flores e predam ovos e filhotes de outras aves.

Famlia Picidae (pica-paus)


Os pica-paus alimentam-se de larvas de insetos e, habilmente, locomovem-se na posio vertical em volta do tronco. Eles podem ficar nessa posio porque os dedos dos ps esto adaptados para se agarrarem firmemente ao tronco e as rgidas penas da cauda servem de apoio para manter o corpo equilibrado. Para achar a presa, o pica-pau inspeciona se o galho est oco, tamborilando-o com o seu forte bico. Quando acha uma presa, ele projeta a lngua comprida e pegajosa como se fosse um arpo e fisga a presa. Com o bico os pica-paus escavam buracos para a construo dos ninhos. Alm de produzirem batucadas com o bico, os pica-paus tambm vocalizam, mais gritando do que cantando. H pica-paus grandes e pequenos. No JB encontramos as seguintes espcies: Picapau-do-campo (Colaptes campestris) Pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros) Pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus) Pica-pau-branco; birro (Melanerpes candidus) Pica-pau-ano-escamado (Picumnus albosquamatus) Picapauzinho-ano (Veniliornis passerinus) Picapauzinho-verde-carij (Veniliornis spilogaster)

78

Tucanuu
Ramphastos toco

Ordem: Piciformes Famlia: Ramphastidae

Vive em bando ou aos pares no topo das florestas. Chama a ateno o enorme bico tpico da famlia.

Alimenta-se de vrios frutos e saqueiam ninhos de outras rvores. Para ingerir o alimento, a fruta lanada para trs e para cima. Ento com o bico aberto, o alimento cai na garganta!

Formam casais monogmicos e o


SILVIA MITIKO NISHIDA

macho alimenta a fmea na poca da incubao.

Tamanho
56 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Os ninhos so construdos dentro de troncos ocos.

Vocalizao: emite sons graves cr...cr.

Postura: 2 a 4 ovos

79

Pica-pau-de-cabea-amarela
Celeus flavescens

Ordem: Piciformes Famlia: Picidae

Destaca-se pelo vistoso topete amarelo que da origem a maior parte de seus nomes populares.

Alimenta-se de insetos e suas larvas, ovos e frutas.

Constri seu ninho em cavidades escavadas em formigueiros arborcolas e em rvores secas.

Postura: 2 a 4 ovos.

WIKIPEDIA_ DARIO SANCHES

Tamanho
27 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara

Vis

Saz

Comum

Vocalizao: sequncia fortemente descendente e ressonante, com slabas bem pronunciadas e destacadas tzu tzu tzu.

80

Pica-pau-do-campo
Colaptes campestris

Ordem: Piciformes Famlia: Picidae

visto sempre aos pares.

o nico pica-pau que desce ao solo para procurar alimento.

So aves monogmicas. Ambos os pais cuidam da prole e da incubao dos ovos.

O ninho escavado no tronco das rvores, cupinzeiros e barrancos.

Postura: 4 a 5 ovos.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
32 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: quando voa, produz um grito tpico anunciando a posse do territrio ch...ch...ch.

81

Pica-pau-de-banda-branca
Dryocopus lineatus

Ordem: Piciformes Famlia: Picidae

Chama

ateno

topete

vermelho e as estrias no peito.

Procuram por brocas da madeira, ovos, pupas de formiga e frutas maduras (abacate, mamo).

Ambos os pais cuidam da prole e da incubao dos ovos.

O ninho escavado no tronco de rvores.

Postura: 2 a 3 ovos.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
37 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: apresenta vrios tipos de vocalizaes que servem para delimitar o territrio. A vocalizao parece a uma risada.

82

Pica-pau-verde-barrado
Colaptes melanochloros

Ordem: Piciformes Famlia: Picidae

Na cabea, caracterstica diviso entre vermelho e preto destaca a grande rea branca da regio dos olhos. do bico. Machos possuem um pequeno bigode vermelho na base

Alimenta-se de formigas e larvas de outros carnosos, inverno, insetos, principalmente no a besouros. Come tambm frutos principalmente quando diminui

quantidade de insetos.

SILVIA MITIKO NISHIDA

O casal elabora uma cavidade para o ninho preferencialmente na madeira de rvores mortas.

Tamanho
26 cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 4 ovos.

Vocalizao: intensa, contnua, especialmente nos perodos matinais.

83

Pica-pau-branco (ou birro)


Melanerpes candidus

Ordem: Piciformes Famlia: Picidae

Sempre est em bandos de 6 a 10 indivduos. Possui colorao alvinegra com um anel amarelo em volta dos olhos.

Alimenta-se de insetos e suas larvas, sementes, frutos e mel.

Ambos os pais cuidam da prole e da incubao dos ovos.

O ninho escavado no tronco de rvores e palmeiras.


FLAVIO KULAIF UBAID

Tamanho
28 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

Postura: 3 a 4 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: quando voam produzem gritos brirrr...brirrr....brirrrr que denunciam a presena:da o nome birro.

84

Pica-pau-ano-escamado
Picumnus albosquamatus

Ordem: Piciformes Famlia: Picidae

Aves muito discretas. A presena denunciada pelos tamborilares e o canto que um trinado agudo e metlico.

Alimenta-se

das

brocas

da

madeira, ovos e pupas de formiga.

Formam casais monogmicos e ambos os pais cuidam da prole. O macho possui um topete vermelho na cabea.

O ninho escavado no tronco de


SILVIA MITIKO NISHIDA

rvores.

Tamanho
17,5 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado Postura: 2 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

85

Picapauzinho-ano
Veniliornis passerinus

Ordem: Piciformes Famlia: Picidae

um dos menores pica-paus, verde-amarelado com o ventre mais claro e barrado. Realiza vrias acrobacias para explorar os galhos e as folhas. No s fica na posio vertical, mas tambm de ponta cabea.

Alimenta-se

das

brocas

da

madeira, ovos, pupas de formiga.

Formam casais monogmicos e ambos os pais cuidam da prole. O


Foto indisponvel

macho tem um topete vermelho na cabea.

Tamanho
17,5 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado O ninho escavado no tronco de

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara

Vis

Saz

Comum

rvores.

86

Picapauzinho-verde-carijo
Veniliornis spilogaster

Ordem: Piciformes Famlia: Picidae

Cabea

pardo-escura,

com

vrtice avermelhado no macho, possui duas linhas brancas ao lado da cabea. Partes superiores marrom-esverdeadas, barradas de amarelo-esverdeadas.

Alimenta-se de insetos e suas larvas, principalmente de besouros.

Escava seu ninho em rvores e gralho secos.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
17,5 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: Tamborila em galhos secos, sendo que a fmea responde em sequncia mais curta e baixa que o macho.

87

Ordem: Passeriformes
Das 10.000 espcies aves, aproximadamente 5.300 so pssaros. No JB a representao dominante de pssaros foi confirmada (das 145 espcies de aves registradas, 56% pertencem a esta Ordem). Voc sabia que todos os pssaros so aves, mas nem todas as aves podem ser chamadas de pssaros. De fato, os sistematas (especialistas que estudam a relao de parentesco entre as espcies e as classificam) definem aves passeriformes como as que cantam, ou melhor, produzem vozes melodiosas a exemplo dos canrios, uirapuru, sabia-laranjeira, etc. Por outro lado, as aves no-passeriformes so as que vocalizam, mas gritam (guia) ou cacarejam (galo) ou que efetivamente no vocalizam (urubu-decabea-preta). Essas caractersticas esto associadas complexidade das estruturas envolvidas com a produo de vozes. Vrias espcies de pssaros so perseguidas e traficadas por causa do canto. So tantas as espcies de pssaros que difcil fazer grandes generalizaes para o grupo. Essa Ordem to grande e variada que mais prtico fazer mais subdivises, ou seja, subdividir em parvordens e estas em famlias. Para conhecer o grupo todo, acesse a lista da SBRO (2011). No JB registramos a ocorrncia das seguintes espcies de pssaros:

Subordem Tyranni (Suboscines): aves com caixa vocal simples e produzem


vocalizaes tpicas caractersticas da espcie, variando pouco entre os indivduos.

Parvordem Thamnophilida Famlia Thamnophilidae (borralha, chocas) Famlia Conopophagidae (chupa-dente)

88

Parvordem Furnariida Famlia Furnariidae (Joo-tenenem, petrim, Joo-de-barro) Parvordem Tyrannida Famlia Pipridae (soldadinho) Famlia Tityridae (caneleiro-de-chapu-preto) Famlia Cotingidae (patinho) Famlia Tyrannidae Subfamlia Elaeniinae (risadinha, guaracavas, alegrinho) Subfamlia Fluvicolinae (viuvinha, filipe, lavadeiramascarada,enerrujado,) Subfamlia Tyranninae (irr, bem-te-vis, suiriri e outros)

Subordem Passeri (Oscines): aves com caixa vocal complexa (siringe)


e constitui a grande maioria (~ 4000 espcies). Possuem cantos bem elaborados e aprendem, incorporando novos repertrios. Parvordem Corvida Famlia Vireonidae (pitiguari, juruviara) Famlia Corvidae (gralha-do-campo;gralha-picaa) Parvordem Passerida Famlia Hirundinidae (andorinhas) Famlia Troglodytidae (corruira) Famlia Turdidae (sabias) Famlia Mimidae (sabia-do-campo) Famlia Coerebidae (cambacica) Famlia Thraupidae (saras, sas, tis, sanhaus) Famlia Emberizidae (canrios, tico-ticos, tizius) Famlia Parulidae (pula-pulas, mariquitas ) Famlia Icteridae (guaxe,encontro) Famlia Fringillidae (Pintassilgos, gaturamos ) Famlia Passeridae pardal As aves que ocorrem no JB sero apresentadas por Famlia.

89

Famlias Thamnophilidae e Conopophagidae


A Famlia Thamnophilidae inclui espcies que vivem em diferentes estratos da vegetao a procura de insetos, base da alimentao. Vrias espcies seguem correies de formigas. O dimorfismo sexual bastante acentuado, sendo que no JB ocorrem 5 espcies: borralha, choro-bois, choca-barrada, choca-da-mata e a choquinha-lisa. Da Famlia Conopophagidae temos como representante, o chupadente.

90

Choquinha-lisa
Dysithamnus mentalis

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thamnophilidae
Visto aos pares nas bordas da mata no estrato mais baixo.

Vasculham por invertebrados na extremidade dos galhos, pulando ou dando curtos vos de galho em galho.

O casal divide a tarefa de construir o ninho e cuidar da prole.

O ninho tem forma de xcara funda, bem tranada com fibras vegetais,
FLAVIO KULAIF UBAID

sendo por fora, camuflada de liquens.

Tamanho
11,5cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 1 a 2 ovos.

91

Borralha-preta
Mackenziaena severa

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thamnophilidae
Visto nas bordas da mata no estrato mais baixo.

Procura insetos entre as folhas e galhos arbustivos.

O casal divide a tarefa de construir o ninho e cuidar da prole.

O ninho feito de fibras e razes, se parece com uma bolsa pendente presa nas bordas numa forquilha.

WIKIPEDIA_ DARIO SANCHES

Postura: 1 a 2 ovos.

Tamanho
15cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: parece-se a um assovio humano com notas crescentes.

92

Chor-boi
Taraba major

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thamnophilidae
Habita o estrato baixo das capoeiras, sempre aos pares. Locomove-se sorrateiramente entre os galhos dos arbustos a procura de alimento. Chamam a ateno os olhos vermelhos.

Alimenta-se de artrpodes e outros vertebrados.

O casal divide as tarefas de cuidado da prole, do choco


SILVIA MITIKO NISHIDA

alimentao.

Tamanho
20 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

O ninho uma cesta pendente feito de razes e fibras vegetais.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 ovos.

Vocalizao: O macho produz vrias notas rtmicas terminando com uma vocalizao rouca. A fmea tambm canta.

93

Choca-da-mata
Thamnophilus caerulescens

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thamnophilidae
Visto nas bordas da mata no estrato mais baixo.

Procura insetos entre as folhas e galhos arbustivos, mas tambm pode incluir pequenos frutos em sua dieta.

O casal divide a tarefa de fazer o ninho e cuidar da prole.

O ninho uma pequena tigela feita a base de gravetos sobre uma


SILVIA MITIKO NISHIDA

forquilha

de

rvore

ou

nas

Tamanho
15cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

ramagens de trepadeiras.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura:1 a 2 ovos.

Vocalizao:.O macho vocaliza slabas repetitivas ahh...ahh..ahh... que facilmente denuncia a sua presena. mais fcil ouvi-la do que v-la.

94

Choca-barrada
Thamnophilus doliatus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thamnophilidae
Sempre aos pares no estrato mais alto, o casal mantm contato vocal.

Procura insetos entre as folhas e galhos arbustivos.

A fmea incuba os ovos, mas o macho tambm coopera inclusive com a alimentao dos filhotes. A fmea barrada como o macho, mas marrom claro.

O ninho bastante delicado sendo


SILVIA MITIKO NISHIDA

feito de fibras vegetais muito bem tranadas e costuradas uma forquilha.

Tamanho
15cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura:1 a 2 ovos.

Vocalizao: O macho vocaliza slabas repetitivas qu...qu...qu...r, durante a qual, eleva e abaixa a cauda.

95

Chupa-dente
Conopophaga lineata

Ordem: Passeriformes
Famlia: Conopophagidae

O chupa-dente tem esse nome, pois o seu chamado parece mesmo o barulho que se faz quando passamos o ar entre os dentes! Mas o macho produz um som mais meldico na poca da reproduo.

Alimenta-se forrageando no cho da mata a procura de invertebrados.

O seu ninho construdo no cho ou a pouca altura. uma perfeita


WIKIPEDIA_ Dario Sanches

xcara rasa forrada de fibras finas e pelos, sendo envolta por gravetos mais grossos e folhas secas que do suporte e camuflam o ninho.

Tamanho
11 cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 ovos

Vocalizao: O canto se parece ao aspirar o ar pela boca, com a lngua entre os dentes.

96

Famlia Funariidae A famlia dos funardeos toda de insetvoras. Ocupa vrios ambientes em todo o Brasil sendo muito popular entre eles o joode-barro que ficou conhecido pela msica caipira clssica de Tonico e Tinoco Joo de Barro. Esta ave realmente incrvel em relao ao modo como constri o seu ninho. Na Famlia, os bicos-virados fogem regra, pois lembram pica-paus! Os funardeos possuem cores que vo do marrom ao ocre, passando por tons avermelhadas. So aves monogmicas e, praticamente, no apresenta dimorfismo sexual. Os ninhos tm o formato de forno e a grande maioria comea usando uma mistura de barro e graveto como fundao do ninho. Depois o interior do ninho forrado de folhas, teias de aranhas ou fibras vegetais. Invariavelmente, todos se alimentam de insetos e, ocasionalmente, pequenos vertebrados. No JB ocorrem os seguintes funardeos: arredio-do-rio, joode-barro, joo-porca, tifli, pichoror, joo-tenenem e o bico-viradocarij.

97

Arredio-do-rio
Cranioleuca vulpina

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Furnariida

Famlia: Furnariidae
A plumagem do dorso

completamente

marrom

avermelhada, formando um forte contraste com o ventre claro. Possui uma listra superciliar, um bico claro com uma linha escura superior

Alimentam-se de insetos.

O casal constri um ninho em forma de bola, colocado em uma


(Foto indisponvel)

forquilha. Usa folhas velhas e gravetos.

Tamanho
15 cm

Dimorfismo sexual

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara

Vis

Saz

Comum

Vocalizao: um dueto entre macho e fmea, comea com uma risada baixa, acelerada e mais alta no final.

98

Joo-de-barro
Furnarius rufus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Funariidae
Ave popular, alm do habitat natural muito comumente visto nas cidades, usando peitoril das janelas e postes para fazer o ninho.

Alimenta-se de insetos que procura entre as folhas e troncos de rvores cadas.


FLAVIO KULAIF UBAID

Formam casais monogmicos e defendem o territrio familiar.

Tamanho
15cm

Dimorfismo sexual
Pouco aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Usando o bico transporta material e modela o ninho com barro mido, esterco e palha. Produz um ninho parecido com um forno de barro que pesa em torno de 4Kg. Ao contrrio do que diz a musica popular, a fmea no trancafiada dentro do ninho. O mesmo ninho jamais utilizado duas vezes.

Vocalizao: o casal faz dueto prximo ao ninho e quando cantam batem as asas.

Postura: 3 a 4 ovos.

99

Joo-porca
Lochmias nematura

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Furnariida

Famlia: Funariidae
Esse nome popular porque ele revira a procura de alimento nos pntanos e at nos chiqueiros a procura de presas. Habita os estratos mais baixos das matas midas, prximos a rios.

Alimenta-se de insetos (larvas) nas margens de crregos, revirando as


WIKIPEDIA_ DARIO SANCHES

folhas.

Tamanho
15cm

Dimorfismo sexual
Ausente Formam casais monogmicos e defendem o territrio familiar.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Com bico, cava no barranco, ninho em forma de galeria que termina numa cmara esfrica que forrada de material vegetal.

Postura: 2 ovos.

100

Petrim (Tifli)
Synallaxis frontalis

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Funariidae
O casal vive em meio aos arbustos dos cerrades. Sua colorao avermelhada.

Procura por insetos, aranhas e pequenos moluscos.

Formam casais monogmicos.

O ninho uma bola de gravetos escondido no meio dos arbustos com uma sada lateral.

Postura: 3 a 4 ovos.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
15cm

Dimorfismo sexual
Ausente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: o canto composto de duas notas: que parece dizer tifli...tifli especialmente no perodo reprodutivo.

101

Pichoror
Synallaxis ruficapilla

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Funariidae
Mais fcil ouvi-lo do que v-lo. Muito parecido s outras aves do gnero Synallaxis. Ocupa os estratos mais baixos da mata, embrenhado entre os arbustos.

Alimenta-se de insetos e outros artrpodes.

Formam casais monogmicos.

O ninho um amontoado denso e


WIKIPEDIA_ DARIO SANCHES

comprido de gravetos e quase sempre com peles de cobras e lagartos. superior. Possui uma entrada

Tamanho
16cm

Dimorfismo sexual
Ausente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 3 a 4 ovos.

Vocalizao: se parece muito com o tufli e o Joo-tenenem mas o canto muito diferente.

102

Joo-tenenen (ou benterer)


Synallaxis spixi

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Funariidae
Possui cor ferrugem no alto da cabea e nas asas; sua cauda comprida, graduada com cor amarronzada.

Procura por insetos, aranhas e pequenos moluscos, esgueirandose entre os galhos de arbustos na parte baixa da mata.

Formam casais monogmicos.

SILVIA MITIKO NISHIDA

O ninho um amontoado denso e comprido de gravetos, com acesso lateral.

Tamanho
16cm

Dimorfismo sexual
Ausente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 3 a 4 ovos.

Vocalizao: insistentemente o macho canta: benterer...benterer, no inicio da manh, o ano todo.

103

Bico-virado-carij
Xenops rutilans

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Funariidae
Essa ave lembra muito um pica-pau do (dos menores) por causa da aparncia e do hbito. Se locomove como se fosse um pica-pau, seu bico curvado levemente para cima.

Alimenta-se de larvas de insetos.

Ocupa o ninho de outros pica-paus.

Postura: 3 a 4 ovos.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
12cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

104

Famlia Dendrocolaptidae
Nesta famlia esto reunidos os arapaus cujas penas esto para os tons ferruginosos. A maioria vive nas matas, escalam rvores procurando por insetos ocultos sob a casca dos troncos. Machos e fmeas praticamente no apresentam dimorfismos. No JB ocorrer o arapau-do-cerrado.

105

Arapau-do-cerrado
Lepidocolaptes angustirostris

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Dendrocolaptidae
Ave hbil na arte de escalar o tronco de rvores, a procura de alimento entre as cascas. Quando chega ao topo, desce voando e comea tudo de novo.

Dieta a base de larvas e formas adultas de artrpodes, bem como lagartixas e girinos.

Formam casais monogmicos e ambos cuidam da prole.

Nidificam nas forquilhas de arvores com cascas grossas e no fundo


SILVIA MITIKO NISHIDA

forra com material vegetal.

Tamanho
20 cm

Dimorfismo sexual
Ausente Postura: 2 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

106

Famlia Pipridae
Nesta Famlia, o dimorfismo sexual bastante acentuado: os machos so vistosos e chamativos, sendo bastante territoriais. As fmeas se encarregam de cuidar da prole sozinhas. Os machos exibem-se para as fmeas na poca do acasalamento, competindo muito entre si. Nesta Famlia h machos que realizam um verdadeiro show udio-visual para atrair as fmeas como o tangar. No JB ocorre o soldadinho, habitante das matas de galeria.

Famlia Tityridae
A Famlia diversificada e subdividida em 3 subfamlias. Chama muito a ateno uma espcie da fantstica maria-leque-do-sudeste da mata-atlntica, que tem esse nome em funo do pomposo ornamento da cabea que pertence a subfamlia Oxyruncinae. O canaleiro-de-chapeu-preto, ave migratria que observado anualmente no JB pertence a subfamlia Tityrinae. Na mesma rvore de eucalipto, um casal refaz o ninho do ano anterior e se reproduz por aqui na primavera.

107

Soldadinho
Antilophia galeata

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Pipridae
Visto na vegetao ribeirinha, nas matas de galeria. Chama a ateno a crista vermelha na cabea do macho que mais chamativo do que a fmea.

Dieta essencialmente de frutas, complementada com insetos.

O macho territorial e no coopera no cuidado da prole.

O ninho uma tigela funda, presa numa forquilha.


WIKIPEDIA_ DARIO SANCHES

.Postura:1 a 2 ovos.

Tamanho
14,5cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum canto

Vocalizao:.O macho vocaliza um melodioso para demarcar o territrio.

108

Caneleiro-de-chapeu-preto
Pachyramphus validus

Ordem: Passeriformes Subordem: Passeri Parvordem: Passerida Famlia:Tityridae


O caneleiro-de-chapeu-preto uma que visita sazonalmente o JB para reproduo.

Insetvoro, captura suas presas a partir de um poleiro.

Formam casais monogmicos e o macho coopera na construo do ninho. A incubao feita somente pela fmea.

O ninho uma bola grande feito de folhas, capim seco e razes, bem
SILVIA MITIKO NISHIDA

no alto das rvores.

Tamanho
14,5cm

Dimorfismo sexual
Acentuado Postura:1 a 2 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao:.A primeira vista o seu canto pode ser confundido com o do beija-flor.

109

Famlia Tyrannidae
Entre os Passeriformes, a Famlia mais numerosa essa, sendo subdivida em 4 Famlias. No JB ocorrem 3 sufamilias reunindo o maior nmero espcies de aves. Subfamlia Elaeniinae: risadinha, guaracava-de-barriga-amarela, patinho, alegrinho e bico-chato-de-orelha-preta. Subfamlia Fluvicolinae: guaracau, viuvinha, lavadeira-mascarada, enferrujado e Filipe. Subfamilia Pipromorphinae: cabeudo e ferreirinho-relogio. Subfamlia Tyranninae: peitica, nei-nei, maria-cavaleira, irr, mariacavaleira-do-rabo-enferrujado, bem-te-vi-rajado, benetevinho-dopenacho-vermelho, bem-te-vi, suiriri e tesourinha. Na subfamlia Tyranninae h o gnero Myiarchus cujas espcies (maria-caveleira, maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado e irr) so muito parecidas sendo que tem em comum, barriga amarela, cabea cinza relativamente grande em relao ao pescoo e as penas do topete que esto quase sempre eriadas. No entanto cantam de forma muito diferente! O patinho pertence a Ordem dos Passeriformes, mas a Famlia considerada incerta pela lista do CBRO (25 de janeiro de 2011).

110

Risadinha
Camptostoma obsoletum

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Uma ave muito comum, inclusive em reas degradadas. Desloca-se verticalmente das copas at a parte mais baixa

Alimenta-se de insetos e frutos.

Forma casais monogmicos.

O ninho esfrico com entrada lateral. Feito de matria vegetal camuflado externamente.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
11,5cm

Dimorfismo sexual
No aparente

Postura: 2 a 3 ovos.

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vis

Saz

Vocalizao: o canto se parece com uma risada.

111

Guaracava-de-barriga-amarela
Elaenia flavogaster

Ordem: Passeiriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Caracteriza-se por um topete que fica sempre eriado.

Alimenta-se de vrios tipos de frutos maduros e insetos.

Forma casais monogmicos e se comunicam um com o outro por meio da vocalizao.

O ninho uma tigela funda feito de fibras vegetais e razes finas, preso num galho horizontal e camuflado
SILVIA MITIKO NISHIDA

com liquens e cascas de rvores.

Tamanho
16cm

Dimorfismo sexual
No aparente Postura: 2 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao:o seu canto parece dizer: maria-dia que o seu outro nome popular.

112

Patinho
Platyrinchus mystaceus

Ordem: Passeiriformes Famlia: Tyrannidae

Vive solitrio e aparentemente no participa de bandos mistos. Como pequeno e vive na vegetao densa, passa facilmente despercebido.

Alimenta-se de insetos.

Faz ninho em formato de uma xcara pequena.

Postura: 2 ovos.

CESAR MEDOLAGO

Tamanho
10cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: Assobio fino bit.

113

Alegrinho
Serpophaga subcristata

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
encontrado entre as folhagens da parte mais alta das rvores.

Alimenta-se de insetos que captura a partir de um poleiro.

Forma casais monogmicos.

O ninho feito de fibras vegetais finas, preso em uma forquilha com teias de aranha. Fica camuflado com liquens.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Postura: 2 a 3 ovos.

Tamanho
11cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: uma seqencia de vrias notas agudas bem alegres.

114

Bico-chato-de-orelha-preta
Tolmomyias sulphurescens

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
mais fcil ouvi-lo do que v-lo. Sua cor olivcea camufla-o muito bem entre as folhagens.

Alimenta-se de insetos que captura a partir de um poleiro.

Forma casais monogmicos, mas fora da poca reprodutiva ficam sozinhos. A fmea incuba os ovos.

Constri um ninho pendente com entrada lateral.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
14,5cm

Dimorfismo sexual
No aparente

Postura: 2 a 3 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: canta o ano todo. Produz uma sequencia de trs notas curtas, agudas que se repetem muitas vezes, semelhante a um apito de juiz.

115

Guaracavau
Cnemotriccus fuscatus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Ave difcil de ser observada. comum no sub-bosque de florestas baixas, bordas de florestas e florestas de galeria.

Alimenta-se de insetos que captura a partir de um poleiro em direo ao solo.

Ninho em forma de uma xcara a poucos metros do cho.

(Foto indisponvel)

Tamanho
15cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: vocaliza uma seqncia montona de 5 notas que se repetem a cada 5 segundos de intervalo.

116

Viuvinha
Colonia colonus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
A viuvinha fica bem exposta em uma ponta de galho quando est se alimentando.

Captura insetos alares a partir de um poleiro em direo ao cu.

Forma

casais

monogmicos,

sendo muito parecidos.

O ninho feito em ocos de picapaus abandonados.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
15cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: canto baixo agudo iiuuuu

117

Lavadeira-mascarada
Fluvicola nengeta

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Possui uma colorao branca e preta. O macho possui as costas levemente mais escuras que a fmea.

Alimenta-se de pequenos insetos que captura nas margens de rios e brejos.

comum ver estas aves em casais.

O ninho feito de gravetos que so geralmente


FLAVIO KULAIF UBAID

amontoados

em

rvores prximas a gua.

Tamanho
16cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

118

Enferrujado
Lathrotriccus euleri

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Habita o interior da mata.

Captura insetos alares a partir de um poleiro.

Forma casais monogmicos.

O ninho uma tigela funda feito de fibras vegetais por dentro e por fora, de liquens, assentado sobre uma base firme como um toco de rvore.
(Foto indisponvel)

Tamanho 13,2cm No JB a ave ... Res Vis Saz

Dimorfismo sexual No aparente e a ocorrncia ... Rara Comum

119

Suiriri-cavaleiro
Machetornis rixosa

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Ave muito comum dos campos abertos, fica boa parte do tempo no solo..

Captura insetos no cho, seguindo o gado e se alimenta tambm de parasitas (carrapatos). desses animais

O macho expe um tufo de penas vermelhas quando est excitado. Formam casais monogmicos e ambos incubam os ovos.

SILVIA MITIKO NISHIDA

O ninho grande e feito de gravetos na copa das rvores.

Tamanho
18cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

120

Filipe
Myiophobus fasciatus

Ordem: Passeriformes Famlia: Tyrannidae

Se parece muito com o enferrujado e o guaracavuu, mas o que o distingue so as estrias no peito. Possui plumagem marrom ou ruiva. Apresenta uma leve listra superciliar e o bico escuro com uma pequena borda clara. Possui tambm um topete amarelo no alto da cabea de difcil visualizao.

Alimenta-se de insetos que captura em vo.

SILVIA MITIKO NISHIDA

O ninho construdo com fibras vegetais e tem forma de uma taa.

Tamanho
12,2cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 ovos.

Vocalizao: o canto lembra o do risadinha.

121

Cabeudo
Leptopogon amaurocephalus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyranniadae
Destaca-se das demais aves do interior da mata por possuir uma rea negra nos lados da cabea semelhante a uma orelha.

Caa insetos em vo ou embaixo de folhas.

Constri um dos ninhos mais elaborados entre as aves. uma grande massa de material vegetal, dependurada em razes de rvores tombadas
Wikipedia DARIO SANCHES

ou

em

barrancos.

Arredondada, a parte externa feita de restos de folhas, filamentos de fungos, musgos e paina.

Tamanho
13 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: ovos

Vocalizao: Seu chamado, alto e caracterstico, parece vir de uma ave muito maior.

122

Ferreirinho-relgio
Todirostrum cinereum

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Ave muito comum dos campos abertos.

Caa o dia todo atrs de pequenos insetos.

Formam casais monogmicos e ambos fazem o ninho e cuidam da prole.

O ninho pendente e feito de paina e fibras vegetais de diversos tipos


SILVIA MITIKO NISHIDA

que so aderidas com teias de aranha.

Tamanho
9,2cm

Dimorfismo sexual
Pouco aparente

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vis

Saz

Vocalizao: lembra o som que faz quando se dava corda no relgio mecnico.

123

Peitica
Empidonomus varius

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
A plumagem toda rajada de cinza escuro, lembra o bem-te-vi-rajado.

Alimenta-se

basicamente

de

insetos alados que apanha em vos curtos a partir de um poleiro e tambm de pequenos frutos. A incubao feita pela fmea e o casal se reveza para alimentar os filhotes.

O ninho geralmente construdo sobre um galho horizontal, feito de


SILVIA MITIKO NISHIDA

grama, gravetos e fibras dispostas em forma de uma tigela rasa.

Tamanho
22,8cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 3 ovos.

124

Nei-nei
Megarynchus pitangua

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Ave muito parecida com o bem-tevi, mas o seu bico bem largo. O canto denuncia imediatamente a diferena.

Captura presas variadas (insetos e at pequenas pererecas) e se alimenta de frutos.

Formam casais monogmicos: a fmea constri o ninho e o macho traz o material. Ambos cuidam da prole.

SILVIA MITIKO NISHIDA

O ninho pequeno construdo na copa das rvores.

Tamanho
22,8cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 4 ovos.

Vocalizao: o canto parece dizer neinei e lembra uma taquara rachada....

125

Maria-cavaleira
Myiarchus ferox

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida Famlia: Tyrannidae Garganta e parte superior cinzas, com a barriga amarela. Dorso escuro, com a cabea relativamente grande. Bico escuro e forte. Cauda longa, do mesmo tom das costas.

Alimenta-se

principalmente

de

insetos que captura em vos curtos, tambm caa insetos sobre as folhas e ramos de rvores e consome pequenos frutos.

O ninho e construdo em buracos de rvores.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Postura: 2 ovos.

Tamanho
19,5cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: Chamado rpido, levemente acelerado br.

126

Irr
Myiarchus swainsoni

Ordem:Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Vive solitrio a maior parte do ano.

Alimenta-se de insetos e frutos.

Carrega restos de folhas e gramneas para o ninho que construdo no interior de ocos escavados por pica-paus.

(Foto indisponvel)

Tamanho
19,5cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: Cantos curtos que parecem dizer irr...irr mas de forma melanclica.

127

Maria-cavaleira-do-rabo-enferujado
Myarchus tyrannus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Apresenta as penas da cauda com um largo bordo marrom na parte interna. Nas asas fechadas, uma linha marrom avermelhada. Essas caractersticas necessitam de excelente luz para serem notadas.

Alimenta-se de insetos, larvas e frutos.

O ninho, escondido em cavidades de rvores, confeccionado com pequenos serpente. ramos, plos de mamferos e muda de pele de

FLAVIO KULAIF UBAID

Postura: 3 ovos

Tamanho
19,5 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

128

Bem-te-vi-rajado
Myiodynastes maculatus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Seu corpo rajado e sua apario temporria aqui no JB.

Captura presas a partir de um poleiro. Tambm se alimenta de frutas.

Formam casais monogmicos: a fmea constri o ninho, incuba os ovos e ambos alimentam a prole.

Faz ninho em ocos de rvores, aproveitando ninhos abandonados de pica-paus.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
20,2cm

Dimorfismo sexual
No aparente

Postura: 3 ovos

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

129

Bentivizinho-de-penacho-vermelho
Myiozetetes similis

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Possui a parte inferior amarelo com a garganta branca, dorso e asas marrom-esverdeados, acima dos olhos possui uma evidente faixa branca que se estende desde o bico at a nuca, bico e olhos negros. Apresenta um pequeno topete vermelho.

Alimenta-se de insetos capturados durante pequenos vos, e de pequenas frutas.

Constri um ninho de capim que colocado em uma forquilha.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
17,5 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

Postura: 2 a 3 ovos

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

130

Bem-te-vi
Pitangus sulphuratus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Ave muito comum nas reas urbanas acostuma-se a presena humana. uma das primeiras aves a cantar pela manh.

Alimenta-se

de

quase tudo:

insetos, frutos, flores, girinos e pequenos peixes.

Formam casais monogmicos: a fmea constri, incuba os ovos e ambos alimentam a prole.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Faz ninho esfrico com bastante material sendo que a construo feita pelo casal. comum ver ninhos em transformadores de energia.

Tamanho
22,0cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 3 ovos

Vocalizao: canto que o tornou popular, de fato parece dizer bem-te-vi, bem-te-vi. Possui outros conjuntos de vocalizaes.

131

Suiriri
Tyrannus melancholicus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Abaixo do cinza, as penas do alto da cabea so quase vermelhas, uma caracterstica visvel s quando eriam o topete em suas disputas territoriais.

Alimenta-se de insetos e frutos.

Formam casais monogmicos e ambos incubam os ovos e cuidam da prole.

O ninho feito de gravetos e razes.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Postura: 3 ovos

Tamanho
22,1cm No JB a ave ...

Dimorfismo sexual
No aparente e a ocorrncia ...

Res

Vis

Saz

Rara

Comum

Vocalizao: canto agudo e acelerado que parece dizer si-ri-ri, si-ri-ri.

132

Tesourinha
Tyrannus savana

Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni Parvordem: Tyrannida

Famlia: Tyrannidae
Chama muita ateno a cauda em forma de tesoura que se abre e se fecha durante os vos acrobticos.

Alimenta-se de insetos capturados durante o vo ou quando est pousado.

Formam casais monogmicos e ambos incubam os ovos e cuidam da prole.

SILVIA MITIKO NISHIDA

O ninho simples e feito de gravetos.

Tamanho
42 cm

Dimorfismo sexual
No aparente Postura: 4 a 5 ovos

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

133

Pitiguari
Cyclarhis gujanensis

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Vireonidae
Ave de belo colorido.

Procura lagartas no meio das folhas esgueirando-se entre os galhos na poro mais alta. Complementa a dieta com pequenos frutos.

So aves monogmicas. O macho e a fmea revezam-se na incubao dos ovos e alimentam os filhotes.
SILVIA MITIKO NISHIDA

O ninho uma tigela funda tecida de fibras vegetais delicadas e preso a uma forquilha com teias de aranha. Por fora fica camuflado com liquens.

Tamanho 16,5 cm No JB a ave ... Res Vis Saz

Dimorfismo sexual No aparente e a ocorrncia ... Rara Comum

Vocalizao: parece dizer fifiru...fifiru ou pitiguari.

Postura: 3 a 4 ovos

134

Juruviara
Vireo olivaceus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Vireonidae
Ave pequena, de colorido apagado e de comportamento discreto, no costuma chamar a ateno.

Alimenta-se de insetos pequenos, aranhas e s vezes frutinhos ou pedaos de frutos grandes, como o da embaba.

O ninho em forma de uma tigela feito com capins e folhas secas por fora e capins finos no interior, externamente revestido por
SILVIA MITIKO NISHIDA

musgos verdes, presos por teias de aranha e casulos de larvas de borboletas.

Tamanho 14 cm No JB a ave ... Res Vis Saz

Dimorfismo sexual No aparente e a ocorrncia ... Rara Comum

Postura: 3 ovos

Vocalizao: canto simples e repetitivo, mas melodioso.

135

Famlia Corvidae
A famlia Corvidae rene as gralhas. Estas aves vivem tanto em matas como em reas abertas com rvores. No Brasil, s ocorre o gnero Cyanocorax (que em latim significa corvos azuis) e todas as espcies vivem em grupos. No JB ocorrem duas espcies: Gralha-picaa Gralha-do-campo

136

Gralha-picaa
Cyanocorax chrysops

Ordem:Passeriformes Famlia: Corvidae

Possui colorao azul marinho, a cabea, pescoo e a garganta so negros e o peito e a ponta da cauda branca.

Alimenta-se de insetos, frutos e s vezes ovos de outras aves.

Na poca da reproduo o bando se desfaz e forma casais monogmicos. O ninho feito com gravetos em rvores altas e espinhentas.

Postura: 6 a 7 ovos.
FLAVIO KULAIF UBAID

Tamanho
34cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

137

Gralha-do-campo
Cyanocorax cristatellus

Ordem: Passeriformes Famlia: Corvidae

Asas longas e cauda curta. Tem um caracterstico topete frontal alongado. A plumagem azulescura, a parte inferior do pescoo e garganta so pretas, barriga e ponta da cauda branca.

Onvora, sua ampla dieta inclui frutos, insetos, sementes e ovos de outras espcies de aves.

Como todas as gralhas vivem em grupo e na poca da reproduo formam casais monogmicos.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho 35 cm No JB a ave ... Res Vis Saz

Dimorfismo sexual No aparente e a ocorrncia ... Rara Comum

O ninho feito com gravetos apoiados em galhos mais grossos.

Postura: 3 a 4 ovos.

Vocalizao: So aves muito barulhentas voz forte gra, gra, gra.

138

Famlia Hirundinidae
Famlia representada pelas andorinhas. Essas aves possuem longas asas afiladas e vo elegante. Passam muito tempo no ar, alimentando-se de insetos voadores. No JB foram registradas trs espcies pertencentes a essa famlia: Andorinha-domstica-grande Andorinha-pequena-de-casa Andorinha-serradora

139

Andorinha-domstica-grande
Progne chalybea

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Hirundinidae
Possui asas longas e pontiagudas. Vivem em bandos muito grandes. A cauda levemente bifurcada.

Alimenta-se de insetos capturados em vo.

A fmea quem cuida da incubao, mas a tarefa de alimentao dividida pelos pais.

O ninho em forma de tigela feito com palha e fezes secas de gado, forrado internamente com penas. Os ninhos so colocados em
SILVIA MITIKO NISHIDA

cavidades de pedras e locais protegidos em edificaes urbanas.

Tamanho
18cm

Dimorfismo sexual
No aparente

Postura: 3 a 5 ovos

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: canto melodioso e lmpido.

140

Andorinha-pequena-de-casa
Pygochelidon cyanoleuca

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Hirundinidae
Quando chega o ms de maro elas aparecem na regio. Muito comum v-las caando ou pousadas nos fios eltricos, esto sempre em bandos. Suas costas so negro-azuladas.

Captura insetos alados em pleno vo.

Machos e fmeas so quase idnticos e so monogmicos. O macho alimenta a fmea enquanto ela incuba os ovos. A cria alimentada por ambos os pais.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
13 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

Escavam um tnel no barranco e no fundo fazem o ninho que uma tigela de palhas forrada de penas e cimentada com esterco. Nas cidades, ocupam cavidades de construes urbanas.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 3 a 5 ovos.

141

Andorinha-serradora
Stelgidopteryx ruficollis

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Hirundinidae
Como a andorinha-pequena-decasa, passa uma temporada em nossa regio.

Alimenta-se de insetos que captura em pleno vo.

Macho idnticos

fmea (foto)

so e

quase so

monogmicos. A fmea incuba os ovos e ambos alimentam a prole.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Alem de ocupar o forro das habitaes humanas, fazem ninhos naturais escavado na parede dos barrancos; formam grandes colnias.

Tamanho
14 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 3 a 5 ovos

142

Famlia Troglodytidae

a famlia dos garrinchas, uirapurus e afins. Os integrantes dessa famlia alimentam-se predominantemente de insetos. A corrura, registrada aqui no JB, um dos pssaros mais comuns no Brasil. Seu canto muito muito melodioso. No para menos: afinal a corrura tem um parente ilustre: o uirapuru!

143

Corrura
Troglodytes musculus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Troglodytidae
Ave muito comum nos jardins e quintais.

Procura alimento na parte baixa da mata, revirando folhas e frestas a procura de pequenos artrpodes.

So aves monogmicas e ambos os sexos dividem as tarefas cuidando da prole.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
12 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

O ninho feito sempre dentro de cavidades. Seu nome significa pequeno morador de cavernas. O ninho revestido externamente com gravetos e internamente com penas de outras aves, pelos e at cabelo humano!

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: canto alegre e melodioso.

Postura: 5 a 6 ovos.

144

Famlia Turdidae
Pertencem a esta famlia os sabis e os tordos. De um modo geral alimentam-se de frutos e sementes, sejam diretamente nos galhos das plantas ou no cho, onde procuram tambm por insetos e minhocas. Os machos so cantores territoriais especialmente na poca do acasalamento. Aqui no JB j foram registradas 5 espcies de turddeos: sabia-coleira (Turdus albicolis) sabia-poca (Turdus amaurochalinus) sabia-branco (Turdus leucomelas) sabia-laranjeira (Turdus ruviventris) sabia-ferreiro (Turdus subalaris) Com exceo do sabi-ferreiro, as quatro espcies de sabis que ocorrem no JB possuem belos cantos, complexos, melodiosos, porm muito semelhantes. Ao invs do canto, a identificao mais segura por meio dos chamados. Entre estes est o mais popular de todos: o sabi-laranjeira, considerada ave nacional do Brasil e ave smbolo do Estado de So Paulo. O Dia da Ave, comemorado no dia 5 de outubro, tem o sabialaranjeira como o cone fauna ornitolgica brasileira. Por outro lado, o Centro de Estudos Ornitolgicos est fazendo uma campanha para que a ave smbolo do Brasil seja a ararujuba (Guaruba guarouba ), uma linda espcie de psitacdeo, amarela e verde e que est em extino. Ela no ocorrer no Estado de So Paulo. O que voc acha?

145

Sabia-coleira
Turdus albicollis

Ordem:Passeriformes Famlia: Turdidae

comum de ser observado na Mata Atlntica.

Vive solitrio ou aos pares. As fmeas adultas so um pouco maiores que os machos.

Alimenta-se de frutos.

O ninho semelhante ao de outros sabis.

Postura: 2 a 3 ovos.
WIKIPEDIA

Tamanho
22cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

146

Sabia-poca
Turdus amaurochalinus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Turdidae
Tem uma mascara preta nos olhos e bico amarelo.

Alimenta-se de frutos e de invertebrados que procura no solo, revirando as folhas e o solo.

So aves monogmicas e ambos dividem as tarefas cuidando da prole.

O ninho em forma de tigela feito de razes e reforado com barro.

SILVIA MITIKO NISHIDA

Postura: 4 a 5 ovos.

Tamanho
21 cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vis

Saz

Vocalizao: o chamado poc...poc denuncia a sua presena rapidamente; um outro chamado lembra miado de um gato!

147

Sabia-barranco (ou Sabi-branco)


Turdus leucomelas

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Turdidae
o sabi comum das matas do cerrado.

Procura

alimento

no

cho,

revirando folhas procura de pequenos invertebrados. Alimentase tambm de frutos maduros.

Dimorfismo quase inexistente, a no ser pelo canto (s o macho canta). O casal divide a tarefa de cuidar da prole.

Como todos os sabis, fazem ninho


SILVIA MITIKO NISHIDA

na forma de tigela apoiado numa torre de barro e fibras vegetais.

Tamanho
22 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

Postura: 2 a 6 ovos

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: chamado alto, estridente e inconfundvel.

148

Sabia-laranjeira
Turdus rufiventris

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Turdidae
Muito popular por causa do belo canto, smbolo do estado de So Paulo. Seu nome por causa da intensa cor laranja do ventre. encontrado nas reas urbanizadas.

Procura alimento na parte baixa da mata, revirando folhas e frestas a procura de pequenos artrpodes. Tambm se alimenta de frutos.

So aves monogmicas e ambos dividem prole.


SILVIA MITIKO NISHIDA

as

tarefas,

desde

construo do ninho ao cuidado da

Tamanho
25 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

O ninho semelhante ao dos demais sabis do gnero Turdidae.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 3 a 4 ovos

Vocalizao: canto melodioso, lembrando uma flauta doce e as pessoas associam-na com a chegada da primavera.

149

Sabi-ferreiro
Turdus subalaris

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Turdidae
Ave migratria que vai para a Amaznia no inverno e volta para o sul se reproduzir. Faz paradas em fragmentos de florestas.

Bico bem amarelo e o corpo acinzentado com a barriga mais clara.

CRISTIANO DALLA ROSA

Tamanho
21 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: canto com timbre metlico singular (da seu nome).

150

Famlia Mimidae
No Brasil ocorrem trs espcies da famlia de mimdeos, sendo que no JB observamos o sabia-do-campo, tpico do Cerrado. Apesar do nome popular, no parente dos demais sabis (sabialaranjeira, sabi-branco, sabi-poca) que so de outra Famlia (Tudidae). As aves desta famlia exibem o comportamento de cuidado cooperativo da prole, ou seja, alm dos pais, outros indivduos da mesma famlia, geralmente, filhotes mais velhos auxiliam na alimentao e na defesa anti-predatria dos indivduos mais jovens. O sabi-do-campo apresenta outra caracterstica comum da Famlia: o lampejo de asas, que o abrir e fechar repetitivo das asas quando esto no solo ou pousado nos galhos de rvores, como ilustrado abaixo.

151

Sabia-do-campo
Mimus saturninus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Mimidae
Vive sempre em grupo familiar bem coeso: o casal e filhotes de mais de uma gerao. sinantrpica sendo comum em nossos quintais e parques.

Alimentam-se de insetos, outros invertebrados e frutos.

Formam casais monogmicos. O os filhotes mais velhos ajudam os pais na construo do ninho e na
SILVIA MITIKO NISHIDA

criao da nova prole.

Tamanho
25cm

Dimorfismo sexual
No aparente

O ninho volumoso e bem preso a um arbusto. O material utilizado gramneas, gravetos e forrados por dentro com razes finas.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: possui grande repertrio vocal e imita o canto de outras espcies de aves que habitam o mesmo local.

Postura: 5 ovos.

152

Famlia Coerebidae
Esta famlia s tem um representante: a cambacica. Distribuda em todo pais, freqenta jardins, quintais das casas e parques, se alimenta de nctar e insetos. Tambm conhecida como caga-sebo ou sebinho. O seu bico curto e curvo est adaptado para perfurar a base da flor e ter acesso ao deposito de nctar.

153

Cambacica
Coereba flaveola

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Coerebidae
a nica representante da Famlia. Ave muito comum de se observar em nossos jardins e quintais. Compete com os beija-flores pelo nctar das flores.

No paira no ar, mas com incrvel habilidade, pem-se em qualquer posio para perfurar as corolas das flores para alcanar o nectrio. Completa a dieta com pequenos artrpodes.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
14cm

Dimorfismo sexual
No aparente

Formam casais monogmicos e a incubao feita pela fmea.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Faz dois tipos de ninhos: um para pernoite e outro para a incubao dos ovos. Esse ltimo esfrico e bem elaborado com palhas, folhas, capins e teias de aranha.

Vocalizao: o macho produz um canto bastante acelerado e agudo.

Postura: 2 a 3 ovos.

154

Famlias Emberezidae e Thraupidae


Em nossa cultura popular, vrias espcies de aves so citadas nas canes (A Majestade, o sabi de Roberta Miranda) e poesias (Cano do exlio de Gonalves Dias), nos ditados populares (Uma andorinha sozinh a no faz a primavera, Quando cantam os melros, calam-se os pardais), nas histrias folclricas, ou ento, servem para batizar pessoas que cantam bem ou fazer referncias a elas (Chitozinho e Choror). O tico-tico, a exemplo do sabi, foi popularizado e imortalizado na msica. Quem no conhece a msica Tico-tico no fub de Zequinha de Abreu (autor da letra), cantada por Carmen Miranda? Nestas duas Famlias h muitas espcies, alvos do trfico de animais silvestres devido beleza da plumagem e do canto. Hoje, o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis) fiscaliza e gerencia os criadores de aves canoras atravs do SISPASS (Sistema de Cadastro De Criadores Amadores de Passeriformes). Para se ter um pssaro canoro em casa, s possvel, comprando de criadores autorizados. Quem estiver com aves sem os respectivos registros, est cometendo um grave crime ambiental. Um campeo pode chegar a valer at R$150.000,00! Ainda bem que existem estas Leis, pois no JB ocorrem o coleirinha e o tico-tico-rei. E to bom, ouvi-los cantar livremente! Veja a lista de ocorrncia dessas famlias: Famlia Emberezidae: coleirinho, bigodinho,tiziu, tico-tico. Familia Thraupidae: saira-ferrugem, tico-tico-rei, figuinha-dorabo-castanho, sa-azul, saira-do-chapeu-preto, pipira-vermelha, ti-detopete; ti-preto, saira-amarela, sa-andorinha, sa-canrio e sanhaucinzento

155

Coleirinho
Sporophila caerulescens

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Emberizidae
muito comum v-los nos capinzais, aos pares ou em pequenos bandos.

Faz jus ao nome Sporophila que significa comedor de sementes.

O macho negro-azulado com colar branco no pescoo e a fmea, parda. Formam casais monogmicos, tanto a construo do ninho como a incubao feita pela fmea.

O ninho construdo com razes em forma de uma tigela rasa a pouca


SILVIA MITIKO NISHIDA

altura do cho no meio de arbustos.

Tamanho
14cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

Postura: 2 a 3 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: possui um canto muito apreciado pelos criadores de aves canoras (muito ameaado).

156

Bigodinho
Sporophila lineola

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Emberizidae
O bigodinho chama a ateno pela estrela branca na cara.

tambm

um

comedor

de

sementes.

Formam casais monogmicos, onde o macho cuida do territrio, e a fmea, das tarefas de fazer o ninho e incubar os ovos.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
11cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

O ninho construdo com razes em forma de uma tigela rasa a pouca altura do cho no meio de arbustos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 3 ovos.

157

Tiziu
Volatinia jacarina

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Emberizidae
Visto sempre aos pares.

tambm um comedor de sementes.

O macho todo negro e a fmea parda.

O ninho feito em meio s gramneas com razes e capim seco. Possui forma de uma xcara funda.

Postura: 4 ovos.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
11,5cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: o macho encontra um poleiro e vocaliza tiziu enquanto salta. (foto).

158

Tico-tico
Zonotrichia capensis

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Emberizidae
Uma das aves mais comuns e populares. Presente no ambiente urbano.

Alimenta-se de sementes, brotos, frutas e insetos.

Formam casais monogmicos onde o macho cuida do territrio e a fmea, das tarefas de fazer o ninho e da incubao.

O ninho feito de razes por dentro e capim seco por fora, parece uma tigela funda.

Postura: 2 a 5 ovos. Sofre


SILVIA MITIKO NISHIDA

parasitismo do vira-bosta.

Tamanho
15cm

Dimorfismo sexual
Pouco aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: parece dizer onde voc vai titio.

159

Saira-ferrugem
Hemithraupis ruficapilla

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
Ave de belas plumagens. So vistas nas bordas de mata, entre as copas .

Alimenta-se de frutos maduros, nctar e larvas de insetos.

Formam casais monogmicos.

No h dados sobre os ninhos.

GUSTAVO MAGNAGO

Tamanho
14cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

160

Tico-tico-rei
Lanius cucullatus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
Colorao marrom escura na parte superior e vermelha nas partes inferiores e na cabea, especialmente no macho, que apresenta uma colorao intensa e um topete vermelho com uma faixa negra.

Alimenta-se de sementes, brotos, frutas, insetos. Aprecia os frutos da fruta-de-sabi.

O ninho em forma de tigela feito


SILVIA MITIKO NISHIDA

de gravetos e fibras entrelaadas e forrado com penas e outros materiais macios.

Tamanho
13,5cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara

Vis

Saz

Comum

Postura: 3 a 5 ovos.

Vocalizao: seu canto no to belo quanto sua plumagem, mas alvo dos criadores de aves (passarinheiro).

161

Figuinha-de-rabo-castanho
Conirostrum speciosum

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
Habita as copas das rvores. So transitrias nas localidades o que sugere atividade migratria.

Procura por lagartas entre as folhas. Tambm se alimenta de insetos.

Vive em casais ou pequenos grupos.

Postura: 2 a 3 ovos.

WIKIPEDIA_ DARIO SANCHES

Tamanho
13cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

162

Sa-azul
Dacnis cayana

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
O macho azul e negro, com as pernas vermelho-claras, enquanto a fmea verde, com a cabea azulada e pernas alaranjadas.

Alimenta-se de frutos, insetos e nctar.

O casal mantm contato vocal constante.


SILVIA MITIKO NISHIDA

O ninho tem forma de uma taa rasa feita de fibras vegetais finas no alto das rvores. A fmea constri o ninho e incuba os ovos, mas a criao da prole feita pelo casal.

Tamanho
13cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 3 ovos.

163

Sara-de-chapeu-preto
Nemosia pileata

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
Ocupa a copa das rvores. Uma caracterstica marcante so os olhos amarelos.

Capturam invertebrados entre as ramagens. Tambm se alimentam de frutos, folhas e nctar.

Formam casais monogmicos.

O ninho, construdo na parte mais elevada das copas das rvores feito de fibras vegetais e teias de aranha.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
13cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: produz uma seqncia de sons rpidos e se parece ao assovio

164

Pipira-vermelha
Ramphocelus carbo

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
O macho chama a ateno no s pelas penas vermelho-sangue da regio peitoral, mas pelo bico prateado.

Aprecia muito o nctar de vrias flores (malvaviscus), frutas maduras; tambm se alimentam de insetos e acompanham formigas de correio.

Andam sempre em bandos sempre vocalizando, mas formam casais monogmicos.

SILVIA MITIKO NISHIDA

O ninho tem forma de uma tigela funda feito de gravetos.

Tamanho
18cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 3 ovos.

165

Saira-viuva
Pipraeidea melanonota

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
O macho possui uma mscara negra cobrindo os olhos e as penas da cabea de um azul muito intenso. O ventre amarelo-ferrugem. Tanto as fmeas como os machos jovens tem as cores desbotadas.

Alimenta-se

de

insetos

de

pequenos frutos.

Est sozinho ou aos casais.

O ninho feito de musgo podendo ser encontrado entre epfitas ou entre


SILVIA MITIKO NISHIDA

os galhos.

Tamanho
13 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado Postura: ?

No JB a ave ...
Res . Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

166

Ti-de-topete
Lanio melanops Famlia: Thraupidae

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida Vivem nas partes mais baixas das bordas das matas, sendo bastante ativo aos casais.

Procura de arbusto em arbusto, na parte mais baixa da mata frutos maduros e insetos.

macho

possui

um

topete

amarelado. A fmea (foto) mais discreta.

O ninho feito bem prximo ao solo, lembrando uma tigela funda.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
13 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

Postura: 2 a 3 ovos .

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: seu chamado repetitivo e estridente.

167

Ti-preto
Tachyphonus coronatus

Ordem: Passeriformes Subordem: Passeri Parvordem: Passerida Famlia: Thraupidae


O macho preto-brilhante com uma estreita faixa vermelha no alto da cabea, a fmea toda marrom.

Alimenta-se de frutos, sementes, flores e insetos.

O ninho, em forma de tigela, confeccionado com ramos, cips e folhas, forrado internamente com finas razes.

Postura: 2 a 3 ovos
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
18cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: forte, estrofe de trs a quatro slabas. Parece dizer ti...ti

168

Saira-amarela
Tangara cayana

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
O macho possui uma plumagem de colorao amarelo-prateada e uma notvel mscara negra, a fmea mais plida e no possui a mscara de cor negra.

Aprecia insetos.

frutos

maduros

complementa sua alimentao com

So monogmicos, mas a fmea praticamente faz tudo: constri o ninho e incuba os ovos. A criao dos filhotes dividida por ambos os pais.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Tamanho
15cm No JB a ave ...

Dimorfismo sexual
Acentuado e a ocorrncia ...

O ninho parece-se a uma taa larga e rasa, feita de folhas, razes e capins e envolto por finas razes.

Res

Vis

Saz

Rara

Comum

Postura: 2 a 3 ovos.

169

Sa-andorinha
Tersina viridis

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
O macho um belo pssaro azul, sendo que a fmea e os jovens so azul-esverdeados.

Alimenta-se

de

frutos

de

pequenos insetos. Adora sementes da magnlia-amarela e erva-depassarinho.

Vivem em bandos. As fmeas fazem o ninho, chocam e cuidam dos filhotes praticamente sozinhas.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Cavam ou ocupa escavaes em forma de tnel em barrancos. No final do tnel h um ninho em forma de taa rasa forrada de fibras vegetais de palmeiras.

Tamanho
16cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 3 ovos.

170

Sa-canrio
Thlypopsis sordida

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
Chama ateno a cabea amarela.

Aprecia frutos maduros, sementes e insetos.

Formam casais apenas na poca da reproduo. O macho divide as tarefas com a fmea auxiliando na alimentao da prole.

O ninho tecido internamente com paina, teias de aranha e gravetos


SILVIA MITIKO NISHIDA

finos.

macho

coopera

no

Tamanho
13,5cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

transporte de material.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 3 ovos.

Vocalizao: produz um canto parecido com o canrio-da-terra-verdadeiro.

171

Sanhau-cinzento
Tangara sayaca

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Thraupidae
Tem o corpo cinzento, ligeiramente azulado. Uma ave muito comum nos jardins e quintais.

Alimenta-se de frutos, folhas, brotos, flores de eucaliptos e insetos.

A fmea incuba os ovos, e os filhotes so alimentados pelo casal.

O ninho, construdo pelo casal, compacto, feito de pequenas razes, musgos e pecolos foliares.
SILVIA MITIKO NISHIDA

Postura: 2 a 3 ovos

Tamanho
18cm

Dimorfismo sexual
Ausente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vocalizao: Tem um canto longo, entrecortado pelo som de notas altas e baixas.

172

Famlia Parulidae
As aves desta famlia so pequenas, possuindo bicos curvos e pontiagudos. O casal cuida junto da sua prole, mas a construo do ninho e a incubao tarefa exclusivamente feminina. No JB ocorrem as seguintes espcies:

pula-pula (B. culicivorus) canrio-do-mato (B. flaveolus) pula-pula-de-barriga-branca (B. hypoleucos) pula-pula-assobiador (B. leucoblepharus) pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis) mariquita (Parula pitiayumi)

173

Pula-pula
Basileuterus culicivorus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Parulidae
Uma pequena ave irrequieta que justifica o seu nome.

Quando est forrageando, procura ativamente por insetos nos ramos e nas folhas, nunca fica pousada.

Forma casais monogmicos.

O ninho feito no cho, lembrando uma tigela funda. Por fora feito de gravetos, no interior por fibras vegetais mais delicadas.

WIKIPEDIA_ DARIO SANCHES

Postura: 2 a 3 ovos.

Tamanho
12cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Vis

Saz

Vocalizao: canto muito melodioso no meio da mata. Canta o ano inteiro e perece dizer comprei pra ti titio.

174

Pula-pula Canrio-do-mato
Basileuterus culicivorus Basileuterus flaveolus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Parulidae
Lembra um canrio pela intensa plumagem amarela e o belo canto.

Alimenta-se de insetos que captura na superfcie de ramos e folhas, especialmente nas partes mais baixas da mata e no cho.

Forma casais monogmicos.

Tambm faz o ninho no cho, como os pula-pulas, em forma de uma


SILVIA MITIKO NISHIDA

tigela sob a vegetao arbustiva e folhas secas.

Tamanho
12cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 3 ovos.

Vocalizao: canta o ano inteiro sendo o mais melodioso das quatro espcies de Basileuterus do JB. Como os demais, vocalizam muito quando procuram alimento.

175

Pula-pula-de-barriga-branca
Basileuterus hypoleucus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Parulidae
Esta ave tem a barriga brancoacizentada, somente uma parte entre a barriga e as pernas, amarelada.

Como o pula-pula procura alimento pulando entre as ramagens. Durante a caa, pode capturar pequenos insetos em vos bem curtos.

Forma casais monogmicos.

Tambm faz ninho no solo entre os arbustos do estrato mais baixo da


SILVIA MITIKO NISHIDA

mata.

Tamanho
12,2cm

Dimorfismo sexual
No aparente Postura: 2 a 3 ovos.

No JB a ave ...
Res

e a ocorrncia ...
Rara

Vis

Saz

Comum

Vocalizao: enquanto se locomove vocaliza o tempo todo ji-ji-ji-ji, ji-ji-ji-ji. Quando canta, lembra o pula-pula, mais acelerado.

176

Pula-pula assobiador
Basileuterus leucoblepharus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Parulidae
Esse pula-pula maior do que os demais, mas tambm irrequieto. Possui um pleo que se eria quando canta.

Procura insetos de preferncia no solo e nas ramagens mais baixas.

Forma casais monogmicos.

O ninho tambm construdo no cho em forma de tigela funda que fica oculto entre folhas secas.
WIKIPEDIA_ DARIO SANCHES

Tamanho
14cm

Dimorfismo sexual
No aparente

Postura: 2 a 3 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

177

Pia-cobra
Geothlypis aequinoctialis

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Parulidae
Comum nas matas de galeria. Uma caracterstica tpica a mscara negra que cobre os olhos do macho (as fmeas no a possuem).

Alimenta-se de larvas de insetos.

Forma casais monogmicos.

O ninho uma tigela funda, bem elaborada e escondida entre a vegetao.


SILVIA MITIKO NISHIDA

Postura: 2 a 3 ovos.

Tamanho
13,5cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

178

Mariquita
Parula pitiayumi

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Parulidae
Prefere as copas das rvores dos cerrades, na borda da mata est sozinho ou aos pares.

Alimenta-se de insetos, aranhas e outros artrpodes pequenos.

Forma casais monogmicos.

O ninho parece-se a uma cesta construda no meio da vegetao densa no alto das rvores. Na foto, mariquita com folha seca de
SILVIA MITIKO NISHIDA

pinheiro para construo do ninho.

Tamanho
9,7cm No JB a ave ...

Dimorfismo sexual
No aparente e a ocorrncia ... Postura: 2 a 3 ovos.

Res

Vis

Saz

Rara

Comum

179

Familia Icteridae
Nesta Famlia, h dimforfismo sexual bastante evidente: a fmea faz o ninho, incuba os ovos e cria a prole. O macho desempenha o papel de defender o territrio. Chama a ateno o gnero Molothrus cujas fmeas parasitam outras espcies para se beneficiar do cuidado de sua prole. As aves deste grupo pe ovos no ninho da ave hospedeira que se encarrega desde a incubao at a criao dos filhotes "adotivos". Assim, o ciclo de reproduo das aves parasitas est sincronizadas ao das aves hospedeiras. Como exemplo de ave parasita est o vira-bosta, encontrada no JB. H registros de que os seus ovos j foram encontrados em 200 diferentes espcies de aves e que em 58 os pais adotivos estavam alimentando os filhotes parasitas. H uma espcie desta famlia, no-registrada no JB, que a asade-telha. Esta espcie usa ninhos abandonados de Joo-de-barro para construir seu prprio ninho, usando fibras vegetais. Ser que o parasitismo do cuidado parental observado no vira-bosta, poderia ter evoludo de uma etapa intermediria em que espcies ancestrais passaram a ocupar ninhos previamente existentes de outras aves? Essa uma das perguntas que os ornitlogos tentam responder para compreender como teria evoludo o cuidado parental em aves. Se de um lado h icterdeos parasitas que nem ninhos constroem, h as espcies que fazem ninhos extremamente elaborados como o japu. O seu ninho pendente cuidadosamente tecido com fibras vegetais, sendo pais extremamente cuidadores. No JB ocorrem ainda outros icterdeos como o garibaldi, virabosta e o japu encontro.

180

Garibaldi
Chrysomus ruficapillus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Icteridae
Habita os brejos sendo comum nos arrozais, onde pode se torna uma praga.

Alimentam-se frutas, sementes e pequenos insetos.

O macho negro com uma coroa e colar avermelhados, enquanto a fmea de cor parda.

O ninho uma tigela funda construda de fibras vegetais, bem entrelaadas, acima da gua nos
SILVIA MITIKO NISHIDA

taboais .

Tamanho
17,5cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

Postura: 3 ovos.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

181

Encontro
Icterus pyrrhopterus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Icteridae
negro e possui um detalhe amarelado nas asas. observado sozinho nas bordas da mata.

Em meio copa ou na borda, procura flores. invertebrados, frutos e

Sistema monogmico

de

acasalamento

O
SILVIA MITIKO NISHIDA

ninho

muito

elaborado

constitudo em forma de uma bolsa pendente tecida de fibras vegetais. No h forro, sendo menos longo do que o do japu.

Tamanho
22 cm

Dimorfismo sexual
No aparente

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 3 a 5 ovos.

Vocalizao: canto melodioso; imita as vozes de outras aves. No JB pudemos registr-lo imitando o canto de 4 espcies, numa seqncia s.

182

Vira-bosta (chopim)
Molothrus bonariensis

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Icteridae
Vive sempre em bando e a sua popularidade no boa por causa do hbito de parasitar outras aves (176 espcies diferentes!).

Alimentam-se insetos e sementes. chamado de vira-bosta porque procura sementes nas fezes do gado.

Forma casais monogmicos.

Como os filhotes so criados pelas espcies que parasita, no faz ninho. Uma das aves intensamente
SILVIA MITIKO NISHIDA

parasitada o tico-tico.

Tamanho
20cm

Dimorfismo sexual
No aparente Postura: 4 a 5 ovos, sendo 1 em cada hospedeiro.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

183

Jap
Psarocolius decumanus

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Icteridae
Freqentemente grupos pequenos. observado nas

copas das rvores, solitrio ou em

Alimenta-se de frutos maduros e flores.

O ninho em forma de bolsa pendente bem elaborado, tecido de fibras vegetais. Numa mesma rvore, vrios machos vizinhos constroem ninhos e formam uma colnia que defendida por todos.

Wikipedia

Postura: 1 a 2 ovos.

Tamanho
46 a 48cm

Dimorfismo sexual
Discreto

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

184

Familia Fringillidae
Entre os fringildeos predomina o gnero Euphonia e no JB ocorrem o fim-fim e o gaturamo-verdadeiro, alias muito

semelhantes na aparncia, mas facilmente identificados pelos cantos particulares de cada um. A maioria possui penas amarelas

combinadas com o negro azulado.

H outro gnero presente (Sporagra) do qual faz parte o pintassilgo.

185

Fim-fim
Euphonia chlorotica

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Fringillidae
O macho possui colorao mais intensa que a fmea.

Alimentam-se artrpodes. excelentes sementes sementes. gastrointestinal

de So porque

frutos

e de trato

considerados o

dispersores

no digere as

No perodo reprodutivo o macho costuma ficar cantando nas horas mais quentes do dia, pousado sob a copa. Nessas cantorias, usa um canto prprio, elaborado, s vezes
SILVIA MITIKO NISHIDA

mesclado. Ambos cuidam da prole, fornecendo alimento regurgitado.

Tamanho
9,5 cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 2 a 5 ovos.

Vocalizao: muito tpica: duas notas agudas vi-vi ou fi-fi so produzidas por ambos os sexos.

186

Gaturamo-verdadeiro
Euphonia violacea

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Fringillidae
O gaturamo macho tem as partes superiores azul-metlicas, e as inferiores amarelas. A fmea verde-olivcea.

Alimentam-se observamos o

de

frutas gaturamo

e, se

ocasionalmente, de insetos. No JB alimentando de fruta-de-sabi (foto) dos frutos da gameleira.

Formam casais monogmicos, a incubao feita pela fmea e a alimentao por ambos os pais.
CRISTIANETIBRIO CHECON

Tamanho
12cm

Dimorfismo sexual
Acentuado

O ninho feito dentro de troncos de rvores.

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 4 ovos.

Vocalizao: notas agudas; timo imitador de canto de outras aves.

187

Pintassilgo
Sporagra magellanica

Ordem: Passeriformes
Subordem: Passeri Parvordem: Passerida

Famlia: Fringillidae
O macho apresenta mscara preta e manchas amarelas nas asas. As fmeas tm a cabea e lado inferior olivceos.

Alimenta-se pequenos

de frutos

sementes secos

e de

revestimento duro.

Ninho em forma de pequena tigela feito com razes finas, sem revestimento ou forrado de penas e crinas, construdo na forquilha de
WIKIPEDIA_DARIO SANCHES

rvores ou de arbustos.

Tamanho
11cm

Dimorfismo sexual
Acentuado Postura: 3 a 5 ovos.

No JB a ave ... Res Vis Saz

e a ocorrncia ... Rara Comum

Vocalizao: o macho timo imitador de canto de outras aves.

188

Pardal
Passer domesticus

Ordem: Passeriformes Famlia: Passeridae

O pardal no uma espcie natural da nossa fauna, tendo sido introduzida no ano de 1903, vindo de Portugal. Atualmente, uma ave abundante, facilmente encontrada em reas urbanas. Sempre est em bando.

Alimenta-se de sementes, flores, insetos, brotos de rvores e restos de alimentos da dieta humana.

O ninho esfrico com entrada


SILVIA MITIKO NISHIDA

lateral, feito de capim seco, penas, papel, algodes e outras fibras.

Tamanho
15cm

Dimorfismo sexual
Pouco acentuado

No JB a ave ...
Res Vis Saz

e a ocorrncia ...
Rara Comum

Postura: 4 ovos.

Vocalizao: sempre em grupo, faz um barulho ruidoso logo pela manh e a tarde.

189

BIBLIOGRAFIA

CBRO. Lista das aves do Brasil (2011). 9 edio Comit Brasileiro de Registros Ornitolgicos, Sociedade Brasileira de Ornitologia. http://www.cbro.org.br . Acesso em 20 de junho de2011. UIEDA, W. & PALEARI, L. Fauna e Flora. Um dossi ambiental. Frisch, Johan Dalgas & Frisch, Christian Dalgas (2005) Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem. Dalgad Ecoltec. SICK, H. (1997) Ornitologia Brasileira.Nova Fronteira. RJ.861 p. WILLIS, E.O., ONILI, Y. (1981). Levantamento preliminar de aves em treze reas do Estado de So Paulo. Revista Brasileira de Biologia, 41:121-135. HFLING, E., CAMARGO, H. F. A. 2002. Aves no Campus. So Paulo. Editora Edusp. 157 p. + il. MOTTA-JUNIOR, J. C. 1990. Estrutura trfica e composio da avifauna de trs habitats terrestres na regio central de So Paulo. Ararajuba, v. 1, p. 65-71. FLORA DIGITAL DO RIO GRANDE DO SUL http://www6.ufrgs.br/fitoecologia/florars/ Acesso em: 3 de junho de 2011

190

Apoio Departamento de Fisiologia do Instituto de Biocincias Jardim Botnico do IB Herbrio BOTU

www.ibb.unesp.br/Museu-Escola
Autores do Guia Silvia Mitiko Nishida Virginia Sanches Uieda Flvio Kulaif Ubaid Marlia Monteiro Quinalha Rodrigo S. Oliveira Carvalho Cristiane Tibrio Checon Sthefan George Ramos Depto de Fisiologia (Coordenao Geral) Depto de Zoologia (Coordenao) Ornitlogo/doutorando na rea de Zoologia Graduanda em Cincias Biolgicas-Lic Graduando em Cincias Biolgicas-Lic Graduanda em Cincias Biolgicas-Bach/Lic Graduando em Cincias Biolgicas-Lic

Capa do Guia: Jonas da Costa Vieira

Botucatu 2011

191

Anda mungkin juga menyukai