Anda di halaman 1dari 3

Universidade Unigranrio Curso: Servio Social Turno: noite Professor: Ivano Nome: Dayana Christina de Souza Alves Matricula:

2402544 1 Instrumento da avaliao Questo 1 a) Todos tem o direito a defesa e para qualquer tipo de acusao, ricos ou pobres, podendo ou no contrarar um advogado. b) Qualquer cidado preso injustamente ameaado de sofrer violncia por parte das autoridades (abuso de poder poder solicitar ...) c) Aos presidirios a lei concede alem de sua integridade fsica, o direito de amamentar. d) Joo cometeu um crime em agosto de 2013 que tinha previso de 3 anos de recluso, porem o julgamento de Joo ser realizado em julho de 2014, onde para o mesmo crime e prevista a deteno de 7 anos. e) No Brasil, no h possibilidade de pena de extradio aos brasileiros. f) Joana foi presa na casa de sua av, enquanto dormia as 03:00 horas da manh. Comente as 6 questes acima com base no Artigo 5 da Constituio, identificando o inciso.

R= De acordo com o inciso I- as mulheres so iguais aos homens em direitos e obrigaes, de acordo com o que diz a Lei Maior; Inciso LXIII- aquele que prender uma pessoa deve informar os direitos que ela tem, principalmente o direito de ficar calada, sem dizer nada; o preso tem o direito de ser assistido por sua famlia e por seu advogado; Inciso LXIV- o preso o tem o direito de saber a identidade das pessoas que o prenderam e a identidade da pessoa que vai interrog-lo na polcia. De acordo com o inciso LXVIII- o juiz dar para qualquer pessoa que est presa ou ameaada de ser presa, quando a priso vai contra a lei ou vem do abuso de autoridade, uma ordem escrita para que esta pessoa seja solta ou para que ela continue em liberdade; esta ordem chamada habeas corpus.

De acordo com o inciso L- a lei garante para as mulheres presas o direito de permanecerem com seus filhos durante a amamentao. Cabe a administrao carcerria que a me gestante possa amamentar seu filho.

De acordo com o inciso LI- nenhuma pessoa brasileira ser entregue pelo Brasil a um pas estrangeiro para a ser julgada; o brasileiro naturalizado, de acordo com a lei, ser entregue se cometeu crime comum antes de se tornar cidado do Brasil ou se est bem provado que se envolveu com o comrcio proibido de drogas. De acordo com o inciso XXXIX- s existe crime ou castigo quando a lei, antes de acontecer o fato, diz que isto crime e qual o castigo.

De acordo com o inciso XI- s se pode entrar na casa de uma pessoa com consentimento dela; sem o consentimento, se pode entrar durante o dia com ordem do juiz; mas em caso de crime que est sendo cometido, em caso de desastre ou para prestar socorro, no preciso consentimento para se entrar a qualquer hora na casa de algum.

Questo 2. A ttulo de pesquisa conforme o ECA, responda: a)Porque Estatuto e no Codigo? R= O cdigo de menores ( uma lei de 1979), uma lei voltada apenas para menores de 18 anos. Pobres, abandonados, carentes e infratores. Geralmente aplicado aos menores que se encontravam em situao irregular. Qualquer pessoa podia tirar sua liberdade e leva-lo a presena do Juiz de Menores. O juiz, ento decidia se o menor estava ou no em situao irregular. Se estivesse, o juiz passava ento a ter todos os poderes sobre ele. E a partir do julgamento decidindo seu destino . A lei que deu vida ao ECA foi sancionada pelo ex presidente Fernando Collor de Melo, em 13 de julho, n 8062. Com o ECA, foi atribudo a condio de sujeito de direitos (civis, humanos e sociais, artigo 15 do ECA). O ECA nada mais do que um instrumento de cidadania, que dispe da proteo integral das crianas e adolescentes. Tem todos os direitos dos adultos, e so considerados pessoas em desenvolvimento.

b)Quem e criana e quem e adolescente? Segundo o Artigo 2 do ECA: Considera-se criana, para todos os efeitos desta Lei, a pessoa at 12 (doze) anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de idade.

Anda mungkin juga menyukai