Anda di halaman 1dari 6

Novas tecnologias de monitores

Os monitores CRT ainda so de longe os mais populares atualmente. Os monitores LCD por sua vez trazem vrias vantagens, por serem mais leves, serem livres de flicker, etc. mas por outro lado tambm so muito mais caros. Mas, nada est decidido no ramo dos monitores, alm destas duas tecnologias, existem vrias outras que prometem muito para o futuro. Confira os detalhes sobre elas: Monitores de Plasma: Alm dos monitores CRT e LCD que j conhecemos bem, existe uma terceira categoria de monitores que j so produzidos em larga escala e vem ganhando popularidade, os monitores de plasma, ou PDP. Nos monitores CRT usado um tubo de imagem, onde um canho de eltrons bombardeia as clulas de fsforo da parte frontal, formando a imagem. Nos monitores de LCD, a imagem formada por pequenas clulas de cristal lquido entre duas placas de vidro, que so ativadas atravs de pequenos pulsos eltricos. Os monitores de plasma tm uma estrutura que lembra um pouco a dos monitores LCD. Tambm temos duas placas de vidro e eletrodos que aplicam tenses eltricas nas clulas que geram a imagem. A grande diferena est justamente nas clulas. Ao invs de cristais lquidos, os monitores de plasma so formados por estruturas com o mesmo princpio de funcionamento das lmpadas fluorescentes. A grosso modo d para dizer que num monitor de plasma a imagem formada por alguns milhes de minsculas lmpadas fluorescentes verdes, azuis e vermelhas O diagrama abaixo mostra bem esta estrutura. Temos pequenas cavidades feitas na placa de vidro inferior, onde depositada uma camada de fsforo colorido. Alm do fsforo a cavidade contm gases como non, xennio e hlio que ao receberem uma descarga eltrica liberam radiao ultravioleta que acende a camada de fsforo, gerando a imagem.

Estas cavidades no podem ser muito pequenas, por isso os monitores de plasma costumam ter um dot-pitch em torno de 1 milmetro, quase 30 vezes maior do que num bom monitor CRT. A princpio esta uma grande desvantagem que no permite que os monitores de plasma suportem altas resolues, mas por outro lado permite que as telas sejam muito grandes. J existem monitores de plasma de 30, 35, ou at 42 polegadas. A NEC anunciou que lanar at o final de 2001 um monitor de nada menos que 61 polegadas. O preo ainda no foi divulgado, mas como os de 42 polegadas custam US$ 7.995, difcil imaginar que a novidade saia por menos de US$ 20.000. Apesar de tudo, o telo tem resoluo de apenas 1385 x 768 Pixels. Como disse, a resoluo no o forte dos monitores de plasma.

Monitores FED: Numa comparao direta entre os monitores CRT e LCD atuais, os CRT perdem de goleada. Praticamente o nico motivo para ainda usarmos estes monitores antiquados, que mantm o mesmo princpio de funcionamento, descoberto no incio do sculo mesmo o preo. Pouca gente ainda compraria um CRT se os LCDs custassem o mesmo. Infelizmente, este ainda um futuro distante. Ainda demorar vrios anos at que o custo dos monitores LCD caia a este ponto, isso considerando a possibilidade disto realmente chegar a acontecer. Mas, existe uma tecnologia promissora, que pode servir muito bem como um meio termo, ou at mesmo como substituta para ambas as tecnologias. So os monitores FED, ou field emission displays (monitores de emisso de campos). O princpio de funcionamento o mesmo dos monitores CRT. Despejar eltrons sobre as clulas de fsforo do monitor que transformam a carga em luz, gerando a imagem. A diferena que ao invs de um nico e poderoso canho de eltrons que se desloca para atualizar uma a uma todas as clulas de fsforo, como temos nos monitores convencionais, cada clula de fsforo passa a ser alimentada por um conjunto de mini-canhes, na forma de uma pontas metlicas minsculas. Existem duas grandes vantagens nesta tcnica. A primeira a possibilidade de produzir monitores CRT quase to finos quanto os LCDs atuais e a segunda uma brutal diminuio no consumo eltrico, pois no existe todo o desperdcio feito pelo canho de eltrons. Cada micro ponta utiliza apenas a energia necessria para manter a imagem. Veja no esquema abaixo como funciona um monitor FED:

1. Dieltrico 2. Camada resistiva 3. Catodo (emite cargas eltricas negativas) 4. Linhas de metal 5. Conjunto de micro pontas 6. Uma das micro pontas em destaque 7. Colunas de metal 8. Grade de metal (impede que as emisses destinadas a uma clula de fsforo atinjam tambm a vizinha, melhorando a qualidade de imagem)

9. 10. 11. 12. Camada 13. 14. Camada de vidro

Parede Clula de alumnio Matriz com Pixel

de de cargas positivas

vidro fsforo preta (Anodo) aceso

Os monitores FED apresentam vantagens at mesmo sobre os monitores LCD, pois no existem limitaes no ngulo de viso e o consumo eltrico muito baixo, menos de 5 watts para um FED de 14 polegadas. J existem algumas empresas produzindo monitores FED, entre elas a Candescent, que fabrica monitores entre 4.4 e 13.2 polegadas, destinadas a vrias aplicaes. Por enquanto os monitores FED ainda so bem mais caros at mesmo que os monitores LCD, mas esta tecnologia tem potencial para cair bastante de preo nos prximos anos. Monitores OLED: OLED vem de Organic Light Emitting Diode ou diodo orgnico emissor de luz. Esta tecnologia promete telas planas muito mais finas, leves e baratas que as atuais telas de LCD. A idia usar diodos orgnicos, compostos por molculas de carbono que emitem luz ao receberem uma carga eltrica. A vantagem que ao contrrio dos diodos tradicionais, estas molculas podem ser diretamente aplicadas sobre a superfcie da tela, usando algum mtodo de impresso. Acrescentados os filamentos metlicos que conduzem os impulsos eltricos a cada clula, est pronta a tela a um custo bastante baixo. Este tipo de display pode ser produzido at mesmo usando uma impressora jato de tinta, equipada com as "tintas" corretas. uma tcnica muito barata, que combina bem com displays de baixa densidade, como os usados nos aparelhos de som automotivos e nos celulares mais populares. Como estas telas so muito simples, esta tecnologia apresenta um custo bem inferior ao cristal lquido. Outro possvel uso seria o to aguardado e-paper, um tipo de tela flexvel, barata o suficiente para ser usada em livros digitais ou leitores descartveis para jornais e outras publicaes que seriam vendidas em formato digital. Outra possibilidade a construo de telas mais elaboradas, capazes de bater de frente com os monitores LCD. OS OLEDs podem ser utilizados tanto em telas de matriz passiva, quanto de matriz ativa, que que o que muda nas duas tcnicas basicamente o uso ou no de um transistor por clula, e no o material em s. A Kodak, junto com outras companhias vem trabalhando em telas semelhantes do diagrama abaixo, onde temos OLEDs de trs cores, prensados entre um Catodo, emissor de cargas negativas e um Anodo, carregado com cargas positivas. A combinao das duas camadas faz com que as cargas eltricas passem pelos OLEDs, produzindo luz. :

Esta tecnologia, bem mais revolucionria, pode ser usada em microdisplays, telas de duas ou trs polegadas de dimetro, mas com alta resoluo, que podem ser usadas em vrias reas, como projetores onde uma fonte de luz instalada atrs da tela se encarrega de projetar a imagem na tela ou mesmo em aparelhos mais high-tech, como por exemplo culos onde so mostradas imagens geradas por um computador porttil, que sero comuns quando os computadores de

vestir comearem a tornar-se comuns. Isso tudo sem falar na prxima gerao de celulares, que sero capazes de exibir vdeos. No est descartado o uso em monitores no futuro, mas o grande problema construir monitores de matriz ativa, com uma qualidade de imagem semelhante dos monitores LCD. Neste caso o baixo custo dos monitores OLED fica comprometido, pois necessrio construir toda a estrutura da tela, incluindo o transstor para cada pixel, os circuitos de controle, etc. mais provvel que no futuro os OLEDs sejam mais utilizados em telas de palmtops, celulares e outros tipos de aparelhos portteis, com telas de baixa densidade. Os fabricantes tambm vm enfrentando problemas com a durabilidade dos materiais usados para fazer telas coloridas. A Cambridge Display por exemplo, apresentou um prottipo de tela colorida, onde o azul se perdia depois de apenas 1.000 horas de uso, deixando as cores completamente desbotadas. Monitores EL (eletroluminescent): Os monitores EL utilizam um tipo especial de fsforo que emite luz ao receber uma carga eltrica. Com excesso do material usado, o design destes monitores semelhante ao dos monitores LCD de matriz passiva, com linhas e colunas de filamentos que ativam as clulas de fsforo, filtros coloridos verdes, vermelhos e azuis, onde cada trio responsvel por um pixel da imagem e uma camada de vidro sobre tudo. A vantagem dos ELs o fato dos materiais serem menos sensveis impurezas que os LCDs. Isso permite que estes monitores sejam fabricados fora das salas limpas, que respondem por uma percentagem considervel dos custos dos fabricantes de LCDs. Assim como os OLEDs, esta uma tecnologia emissiva, que tm um ngulo de viso muito parecido com os monitores CRT. Justamente por isso, esta tecnologia cogitada como um substituto de baixo custo para os teles de plasma. Monitores FSA: Esta uma tecnologia que ainda est sendo desenvolvida, mas promete para o futuro. Nos monitores LCD de matriz ativa, toda a tela tratada com silcio amorfo, ou poli-silcio, para construir os transstores que criam a imagem. O monitor vira ento uma espcie de chip gigante, carssimo de se produzir, j que o custo de produo de chips proporcional ao seu tamanho. Ao mesmo tempo, este vidro tratado no um material to bom para a construo de transstores quanto o waffer de silcio usado em processadores. Surge ento o segundo problema, que um ndice muito alto de transstores com defeito. Cada transstor defeituoso far com que um ponto da tela fique com sua cor alterada, sempre aceso, ou sempre apagado, que claro, ser notado pelo usurio ao ver uma imagem predominantemente branca ou escura. Estes so os chamados bad pixels. Como um monitor LCD tm trs transstores para cada pixel (um para cada uma das trs cores), e um monitor de 1024 x 768 tem 786.432 pixels, so mais de dois milhes de transstores ao todo. complicado construir monitores sem um nico transstor defeituoso. Os fabricantes estabelecem ento um nmero mximo de pixel defeituosos "tolerveis". Alguns fabricantes optam por vender apenas monitores sem nenhum bad pixel, outros estabelecem um nmero entre um e cinco. Os monitores que no atendem ao controle de qualidade so simplesmente descartados, o que representa um grande prejuzo, que acaba repassado aos consumidores. A tecnologia FSA (fluidic self-assembly) desenvolvida pela Alien Tecnology pode ser a resposta para este problema. Nesta tecnologia ao invs de construir os transstores diretamente na camada de vidro, so fabricados waffers de silcio tradicionais, com milhes de transstores, que so posteriormente separados. Como neste caso utilizado um material mais adequado, o nmero de transstores defeituosos muito mais baixo e ao mesmo tempo existe a possibilidade de testar os transstores individualmente, descartando os problemticos. Estes transstores, chamados nanoblocks, podem ser produzidos em vrios tamanhos, de acordo com a aplicao. Na foto abaixo por exemplo esto nanoblocks de 185 e de 70 mcrons sobre uma moeda:

Cortesia da Alien Technology Note que a parte inferior dos nanoblocks possui um formato diferenciado. Esta inclinao conseguida atravs de uma pequena mudana no ngulo de corte do waffer. A idia desta inclinao fazer com que os nanoblocks possam ser encaixados em pequenas depresses feitas na base da tela, substituindo os transstores que so feitos diretamente sobre o vidro nos monitores de LCD. Seria complicado encaixar as pecinhas uma a uma, por isso desenvolveram uma tcnica que permite aplicar todas de uma vez com a ajuda de um lquido especial. Basicamente, uma quantidade muito grande de nanoblocks misturada no lquido, que em seguida jogado sobre presso sobre a superfcie onde eles sero fixados. Com isto, os nanoblocks naturalmente encaixam-se nas depresses. Terminado o processo, o lquido recolhido e usado novamente para formar outra tela. Como os nanoblocks no so danificados no processo, possvel reutilizar o lquido vrias vezes.

4 Cortesia da Alien Technology

Na fase 4 temos os nanoblocks j devidamente encaixados na base da tela. Em seguida so construdos os filamentos metlicos responsveis por alimentar os transistores. Neste caso os transstores no geram a imagem, apenas controlam as cargas eltricas como num processador. Para obter a imagem, necessrio adicionar o material que gerar a luz apartir destes impulsos. Seria possvel utilizar cristais lquidos, criando um monitor LCD de matriz ativa um pouco mais barato que os normais, mas a melhor idia neste caso seria utilizar um material eletrosensvel, como a dos monitores OLED ou EL, que poderia ser aplicada usando uma tcnica de impresso.

Os nanoblocks podem ser montados sobre praticamente qualquer superfcie, no necessariamente vidro. Isto abre mais uma possibilidade para esta tecnologia, que a construo de displays flexveis, feitos de plstico, bastante finos e baratos:

Este tipo de display mais adequado para celulares, Palm, Pagers, Smart Cards etc. mas nada impede que a mesma tecnologia no seja utilizada para construir grandes monitores coloridos. Nada impede que o atual mtodo de fabricao dos monitores LCD no possa ser substitudo pelo uso de nanoblocks, o que diminuiria consideravelmente os custos de produo, mantendo as mesmas caractersticas dos monitores atuais. J seria o suficiente para os LCDs ficarem 30 ou 40% mais baratos. Infelizmente, esta uma tecnologia proprietria, por isso, a adoo ou no desta tecnologia depender mais da maneira como a Alien administrar sua poltica de licenas do que da eficincia da tcnica.

Anda mungkin juga menyukai