Anda di halaman 1dari 12

Introduo: Definio e Escopo da Hidrologia

Hidrologia Aplicada Professora: Rosires Cato Curi Obs.-Material apresentado nesses slides foram tirados de vrias fontes e de vrios autores.

gua no Planeta Terra


Dois teros da Terra composto por gua. 0,01% nos rios; 0,35% nos lagos e pntanos; 2,34% nos plos, geleiras e icebergs; 97,3% nos oceanos gua encontrada: Sobre a superfcie terrestre rios, lagos, mares e oceanos; Sob a superfcie terrestre gua subterrnea e umidade do solo; Na atmosfera vapor de gua. Esta se encontra em contnuo movimento Ciclo Hidrolgico.

Ciclo Hidrolgico

gua e o Desenvolvimento
Cidades surgiram ao longo de rios; Quantidade e qualidade eram adequadas s necessidades da poca; fontes hdricas no eram desenvolvidas no limite de sua possibilidades, pouco interesse em se obter dados e conhecimento; Com o crescimento populacional, desenvolvimento industrial ,e outras atividades: Reduo da disponibilidade e degradao da qualidade; Alterao do ciclo hidrolgico; Necessidade de Gesto das guas Hidrologia :ferramenta para tal fim. Hidrologia:
Trata do entendimento dos processos naturais que do base aos projetos de suprimento de gua. Avalia como e quanto o ciclo hidrolgico pode ser modificado pelo homem.

Etimologia e Definio de Hidrologia


Do grego HYDOR, que significa gua e LOGOS, que significa cincia. Ou seja, Hidrologia a cincia que estuda a gua. Algumas Definies:
Definio Muito ampla

Hidrologia: a cincia que trata da gua na Terra, sua ocorrncia, circulao e distribuio, suas propriedades fsicas e qumicas e sua relao com o meio ambiente, incluindo sua relao com a vida. (Conselho de Cincia e Tecnologia dos Estados Unidos). A Hidrologia estuda as fases do ciclo hidrolgico, descrevendo seu passado, tentando prever seu futuro (Ticiane Studart).

A quantificao da disponibilidade hdrica serve de base para o projeto e planejamento de recursos hdricos

Relao da Hidrologia com Outras Cincias


A complexidade do ciclo hidrolgico e suas relaes (clima, solo, geologia, etc) reduz as fronteiras entre hidrologia e as outras cincias (meteorologia, geologia, ecologia, etc). Tais cincias tambm podem ser consideradas ramos da hidrologia:
Meteorologia e Hidrometeorologia estudo da gua atmosfrica. Hidrografia estudo das guas superficiais. Potamologia estudo dos rios. Limnologia estudo dos lagos e reservatrios. Hidrogeologia estudo das guas subterrneas. Glaciologia estudo da neve e o gelo na natureza

A soluo de problemas hidrolgicos envolve uma discusso interdisciplinar com profissionais um ou mais desses ramos.

Evoluo da Hidrologia
A Hidrologia evolui significativamente em face aos problemas crescentes, resultados da ocupao das bacias, aumento da demanda de gua e o impacto sobre o meio ambiente. Profissionais de diferentes reas (agrnomos, gelogos , gegrafos, bilogos , etc) atuam nas mais diferentes subreas dessa cincia. Hidrologia evoluiu Descritiva e Qualitativa Quantitativa(metodologias matemticas e estatsticas).

Estudo da Hidrologia
Compreende :
A coleta de dados bsicos como, por exemplo, a quantidade de gua precipitada ou evaporada e a vazo dos rios; A anlise desses dados para o estabelecimento de suas relaes mtuas e o entendimento da influncia de cada fator e, finalmente, A aplicao dos conhecimentos alcanados para a soluo de inmeros problemas prticos

Aplicaes da Hidrologia
Escolha de fontes de abastecimento de gua para uso domstico ou industrial Projeto e construo de obras hidrulicas:
Fixao das dimenses hidrulicas de obras de arte, tais como: pontes, bueiros, etc. Projeto de barragens; localizao; escolha do tipo de barragem, de fundao e do extravasor; dimensionamento.

Drenagem:
Estudo das caractersticas do Lenol Fretico; Estudo das condies de alimentao e escoamento natural do lenol, precipitao, bacia de contribuio e nvel d'gua dos cursos.

Aplicaes da Hidrologia
Irrigao:
Escolha do manancial; Estudo de evaporao e infiltrao.

Regularizao dos cursos d'gua e controle de inundaes:


Estudo das variaes de vazo; previso de vazes mximas. Exame das oscilaes de nvel e das reas de inundao.

Controle da poluio e preservao ambiental:


Anlise da autodepurao dos corpos receptores (rios, lagoas, etc.): vazes mnimas de cursos d'gua, capacidade de reaerao e velocidade de escoamento.

Aplicaes da Hidrologia
Controle da eroso:
Anlise de intensidade e freqncia das precipitaes mximas, determinao do coeficiente de escoamento superficial. Anlise de intensidade e freqncia das precipitaes mximas, determinao do coeficiente de escoamento superficial.

Navegao:
Previso das vazes mximas, mnimas e mdias dos cursos d'gua ;

Aproveitamento hidreltrico:
Verificao da necessidade de reservatrio de acumulao, determinao dos elementos necessrios ao projeto e construo do mesmo.

Disciplina: Hidrologia Aplicada


Programa de Curso:
Conceitos Hidrolgicos Bsicos
Definio e Escopo da Hidrologia; Ciclo Hidrolgico; Bacia Hidrogrfica; Precipitao Evaporao e Evapotranspirao; Infiltrao; gua Subterrnea;

Mtodos de Anlise Hidrolgica:


Estimativas de Vazes de Cheia; Regularizao de Vazes

Mtodos Probabilsticos e Estatstico na Hidrologia:


Probabilidade e Estatstica na Hidrologia; Estimativas Probabilistcas de Eventos Hidrolgicos

Anda mungkin juga menyukai