Anda di halaman 1dari 2

A ARTE NA GRCIA Por volta do sculo X a.C.

, os habitantes da Grcia continental e das ilhas do mar Egeu formavam pequenas comunidades, distantes uma das outras, e falavam diversos dialetos. Nessa poca, as comunidades eram muito pobres, mas aos poucos foram enriquecendo e se transformaram em cidades-Estado entraram em contato com as culturas do Egito e do Oriente Prximo, cuja arte despertou admirao nos gregos. Assim, embora a princpio os artistas gregos tenham imitado os egpcios, depois passaram a criar sua arquitetura, escultura e pintura, movidas por ideias prprias em relao vida, morte e as divindades. A ESCULTURA Aproximadamente no fim do sculo VII a.C. os gregos comearam a esculpir em mrmore grandes figuras masculinas. Na Grcia, a arte no tinha funo religiosa, como no Egito. Sem submeter-se a regras rgidas, a escultura evoluiu livremente. O escultor grego comeou, ento a no se satisfazer mais com a postura rgida e forada de suas esculturas. Tambm para superar a aparncia de rigidez e imobilidade. O escultor grego procurou representar as figuras em movimento. o caso do Discbolo, de Miron. A melhor soluo para superar a aparncia de imobilidade foi encontrada pelo escultor Policleto na escultura Dorfono.

Cpia romana do Discbolo, de Miron. O original grego data de cerca de 450 a.C. Altura: 1,55 m. ARQUITETURA As construes que destacam na arquitetura grega so os templos. Hoje em dia, os templos so construdos para reunir, dentro deles, pessoas em cultos religiosos. Entre os gregos, porm, sua finalidade era proteger das chuvas ou do sol excessivo as esculturas de deuses e deusas. O templo era construdo sobre uma base com trs degraus: as colunas e as paredes do templo eram erguidas sobre o mais elevado deles. O conjunto formado pelas colunas e pelas estruturas a elas ligadas obedecia a dois modelos: o da ordem drica e o da ordem jnica. A cobertura dos templos era constituda de dois telhados altos no centro e inclinada para os lados. Essa posio do telhado, tanto na entrada do templo como no fundo, criava um espao em forma de tringulo o fronto, que era ornamentado com esculturas. PINTURA EM CERMICA Na Grcia, a pintura em cermica tornou-se uma forma especial de manifestao artstica. Os vasos gregos, ou nforas, so famosos pela beleza da forma e pela harmonia entre desenho, cores e espao utilizado para a ornamentao. Eram usados em rituais religiosos e tambm para armazenar gua, vinho, azeite e outros alimentos.

medida que passaram a apresentar uma forma equilibrada e um trabalho harmonioso de pintura, tornaram-se tambm objetos de decorao. As pinturas representavam cenas da mitologia grega e de pessoas em suas atividades dirias. Inicialmente o artista pintava, em negro, a silhueta das figuras. Depois, fazia os detalhes do desenho retirando a tinta preta. O maior pintor de figuras negras foi Exquias. Por volta de 530 a.C., Eutmedes, discpulo de Exquias, introduziu uma grande modificao na arte de pintar vasos: inverteu o esquema de cores, isto , deixou as figuras na cor natural do barro cozido e pintou o fundo de negro, dando incio srie de figuras vermelhas.

Aquiles e Ajax jogando damas (c. 540 a.C.), pintura em vaso assinada por Exquias. Altura 61 cm. A ESCULTURA NO PERODO HELENSTICO No sculo IV a.C., Filipe II, rei da Macednia, dominou a Grcia. Ao morrer, foi sucedido pelo filho, Alexandre Magno, que construiu um gigantesco imprio: manteve o domnio sobre a Grcia e conquistou a Prsia e o Egito. Com sua morte, o imprio dividiu-se em vrios reinos nos quais se desenvolveu uma cultura semelhante grega da ser chamada de helenstica, de Hlade, como a Grcia era conhecida. A escultura desse perodo apresenta caractersticas bem diferentes da dos perodos anteriores. Uma delas a tendncia de expressar, sob forma humana, ideias e sentimentos, como paz, amor, liberdade, vitria, etc. Outra o incio do nu feminino, pois nos perodos arcaico clssico as figuras de mulher eram esculpidas sempre vestidas. No incio do sculo III a.C. os escultores j aceitavam a ideia de que suas figuras deveriam expressar movimento e despertar no observador o desejo de andar em torno delas para examin-las de vrios ngulos. A grande novidade da escultura do perodo helenstico, entretanto, foi a representao de grupos de pessoas, em vez de apenas uma figura. Todo o conjunto devia dar a impresso de movimento e permitir a observao por todos os ngulos.

Afrodite de Melos (sc. II a.C.). Altura: 2,04 m. Museu do Louvre, Paris.

Anda mungkin juga menyukai