Anda di halaman 1dari 2

http://coisasecasosfeitosefatos.blogspot.com.br/2011/08/modelo-de-resenha-de-filme.

html

Como fazer uma resenha: RESENHA DE FILME

Dados completos de uma aventura ou filme, composta de: Sinopse, Histria, Ambientao, Personagens, Curiosidades, Ficha Tcnica e Depoimento.

a) Sinopse - Um mximo de cinco linhas que revela o que estar contido no roteiro da aventura (considerando tamanho 12 em fonte arial). So poucas linhas que devem dar uma idia geral de toda a histria.

b) Histria - Geralmente esta a parte maior da resenha, pois embora escrita de forma resumida, pode chegar a 25 ou 50 linhas (ou at mais se a aventura se desenrolar por trs, quatro ou mais revistas). desejvel que a resenha no conte o final da histria, instigando a curiosidade em quem j leu a aventura para ler novamente e, em quem no leu, para tentar encontrar a revista resenhada.

c) Ambientao - Parte geralmente muito pequena, que fica em torno de 5 a 10 linhas, pois uma breve descrio dos locais onde se passam as aes da aventura: o Pas, o Estado, as cidades, os vilarejos, acidentes geogrficos, saloons, estbulo, delegacia, desertos, etc.

d) Personagens - Todos os principais que participam da histria. e) Curiosidades - A critrio de cada colaborador: podem ser coisas curiosas da histria, dos personagens, incongruncias no argumento, falhas na arte, etc. Quanto a tamanho, pode ser do tamanho que o colaborador julgar necessrio, mas recomendamos nunca ultrapassar o tamanho do texto escrito na parte HISTRIA.

f) Ficha Tcnica - Nome do livro ou filme, data de estria ou preo de capa, Editora, n de pginas, autor do livro ou roteiro, diretor, argumento, etc.

g) Depoimento - Sua opinio pessoal sobre a aventura resenhada: histria, arte, personagens, filme como um todo ou livro, etc.

Como Fazer uma Resenha de Filmes


19ABR
Uma resenha de filme deve conter Sinopse, Histria, Ambientao, Personagens, Curiosidades, Ficha Tcnica e Depoimento. Para elaborar a sinopse, necessrio explicar, de forma sucinta, o que o filme, com base no roteiro. Partindo para a elaborao da histria, necessrio que esta parte contenha o resumo do filme, sem explicitar o final da histria. Na sesso de Ambientao, necessrio descrever rapidamente, o local em que a histria se passava. Descreva a localizao com dados objetivos, como cidade e estado, passando tambm pelas caractersticas dos ambientes. Na hora de falar dos personagens, descreva apenas os principais, relatando histrias, caractersticas, defeitos e papel no roteiro. Para montar a Ficha Tcnica, indique o nome do filme, dados de estria, autor, durao, entre outras informaes pertinentes. O nico momento em que voc emitir uma opinio na resenha de filme no Depoimento. Voc poder dizer o que achou sobre a histria, cenrios, personagens, entre outros. Agora que voc j sabe como escrever uma resenha de filme, mos a obra. OBS: Nunca se esquea de conferir se sua resenha est de acordo com essas exigncias: Exigncias de contedo Toda resenha deve conter uma sntese, um resumo do filme resenhado, com a apresentao das principais idias contidas no filme; Toda resenha deve conter um julgamento do filme,

Exigncias de forma A resenha um texto corrido, isto , no devem ser feitas separaes fsicas entre as partes da resenha A resenha deve sempre indicar o filme que est sendo resenhado.

Anda mungkin juga menyukai