Anda di halaman 1dari 3

Transformaes so fenmenos que podem alterar a estrutura da matria ou seja a formao de suas molculas ou no alterar.

Identifique entre os fenmenos citados o que registra uma reao qumica. (A) derretimento do c um!o. (") o!teno da gasolina a partir do petr#leo. ($) transformao da energia potencial da %gua em energia eltrica. (&) com!usto de %lcool no motor do autom#'el . (() c u'a so!re a la'oura.

)uesto *+ ,m co farejador consegue encontrar uma su!st-ncia procurada. )ue tipo de propriedade da matria foi utili.ada pelo animal. (A) geral. (") especfica. ($) fsica. (&) qumica. (() organolptica. Analise as situaes a!ai/o0 I 1 ,m pote de sor'ete foi esquecido fora do congelador. 2o final da tarde o sor'ete esta'a totalmente derretido II 1 A roupa foi en/aguada3 torcida e pendurada no 'aral3 estando seca ap#s algumas oras. III 1 )uando tomamos !an o em um c u'eiro !em quente3 o!ser'amos que o espel o fica em!aado e quando passamos a mo so!re a sua superfcie perce!emos que est% 4mida. Assinale a opo que mostra as mudanas de estado fsico que aconteceram em cada situao descrita acima3 respeitando a ordem apresentada. (A) 5olidificao3 'apori.ao3 e!ulio. (") ('aporao3 solidificao3 condensao. ($) 6uso3 e'aporao3 condensao. (&) 6uso3 e!ulio3 solidificao. (() 5olidificao3 'apori.ao3 su!limao. ,m cu!o de pau7!rasil com +3* cm de aresta tem massa igual a 839 g. $om !ase nessa informao3 responda0 a) )ual a densidade do pau7!rasil: !) (ssa madeira flutua em %gua: ;ustifique. (&ensidade da %gua < =3* g>cm8 ) $onsidere as seguintes tarefas reali.adas no dia7a7dia de uma co.in a. Indique com (6) aquelas que en'ol'em transformaes fsicas e com ()) as que en'ol'em transformaes qumicas.

( ) Aquecer uma panela de alumnio. ( ) $o.er um o'o. ( ) Adoar o caf. ( ) )ueimar o g%s na !oca do fogo. ( ) 6er'er a %gua.
Questo 04- Cinco frascos com substncias diferentes foram medidos em suas massas e volumes (das substncias), apresentando o seguinte resultado:

Sobre este ato e perimental responda! a) Comparando-se os conte"dos dos frascos 0#, 04 e 0$! %ual ter& a maior densidade' (esponda e )ustifi%ue-a sem a necessidade de c&lculos' b) Comparando-se os conte"dos dos frascos 0* e 0+! %ual ter& a maior densidade' (esponda e )ustifi%ue-a sem a necessidade de c&lculos' c) Calcule a densidade das substncias descritas em g,cm+'

A reao qumica um fenmeno em que su!st-ncias reagentes formam no'as su!st-ncias3 denominadas produtos. ?!ser'e as fotografias e responda @ questo.

2as fotografias ocorreram reaes qumicas A apenas na queima do f#sforo. " no corte do pepino. $ em todas as situaes. & no iogurte3 no f#sforo e na ma.
Observe a tabela com a densidade de algumas substancias e modelo abaixo e faa o que se pede: I gua 1,0 g/cm II elo 0,!" g/cm

III lcool 0,#! g/cm I$ %erro #,& g/cm $ '(umbo 11," g/ cm

$I )erc*rio 1+,, g/ cm

a- .s subst/ncias da tabela ao lado foram colocadas cada uma em um recipiente cu0o volume 1 100 cm2 3nc(eu4se totalmente os recipientes2 5ual a massa adquirida em cada recipiente6 7 )8 d x v b- 5ual recipiente ficou mais pesado6 5ual ficou mais leve6 c- O que 1 mais denso6 9 :gua ou :lcool: ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; 9 c(umbo ou merc*rio;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; 9 ferro ou gelo;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; 9 gelo ou :lcool ;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;; 0" < 5ual a diferena entre mol1cula e :tomo6 0+ < 5ual a subst/ncia natural mais dura que existe6 0= < 5ual a diferena entre propriedade geral e propriedade espec>fica6 0? < O que s@o propriedades organol1pticas6 0, < O que significa diAer que: B. :gua 1 ins>pida, inodora e incolorC6 0# < Delacione: 7 a - maleabilidade 7 b - ductilidade 7 c - dureAa 7 - Eransformar4se em fios 7 - Eransformar4se em l/minas 7rau de resistFncia ao risco

Anda mungkin juga menyukai