Anda di halaman 1dari 4

O Esprito Santo nos d poder para cumprir o Ide Lucas 4.

14-19 14 Jesus voltou para a Galilia no poder do Esprito, e por toda aquela regio se espalhou a sua fama. 15 Ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. 16 Ele foi a Nazar, onde havia sido criado, e no dia de sbado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler. 17 Foilhe entregue o livro do profeta Isaas. Abriu-o e encontrou o lugar onde est escrito: 18 O Esprito do Senhor est sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperao da vista aos cegos, para libertar os oprimidos 19 e proclamar o ano da graa do Senhor. Atos 1.8 Mas recebero poder quando o Esprito Santo descer sobre vocs, e sero minhas testemunhas em Jerusalm, em toda a Judia e Samaria, e at os confins da terra. Mateus 28.18.20 18 Ento, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade nos cus e na terra. 19 Portanto, vo e faam discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, 20 ensinandoos a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocs, at o fim dos tempos. Nestes trs textos lidos temos a completa viso daquilo que a Igreja e os crentes tem como misso para ser cumprida nesta terra e de que forma a igreja ir atuar para cumprir isso: Misso: proclamar o Evangelho de Deus a todas as naes. Atuao: atravs da ao poderosa do Esprito Santo. No texto de Lucas 4, Jesus estava iniciando seu ministrio aps ter sido levado ao deserto pelo Esprito de Deus para ser tentado. Todo o ministrio de prodgios, curas e milagres de Jesus, foi realizado atravs da ao do Esprito Santo. Jesus declara que ns faramos coisas maiores que Ele fez (Joo 14.12: Digo-lhes a verdade: Aquele que cr em mim far tambm as obras que tenho realizado. Far coisas ainda maiores do que estas).

Jesus envia seus apstolos e toda a igreja para pregar o Evangelho a toda criatura (Marcos 16.15 e Mateus 28.19: Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura) Jesus promete que no estaremos sozinhos e que Ele estar conosco at o fim dos tempos (Mateus 28.20: E eu estarei sempre com vocs, at o fim dos tempos) e que Ele enviaria o Esprito Santo (Lucas 24.49: Eu lhes envio a promessa de meu Pai; mas fiquem na cidade at serem revestidos do poder do alto). A promessa foi cumprida no Dia de Pentecostes quando os apstolos estavam reunidos em Jerusalm e o Esprito Santo veio sobre eles (Atos 2.1-4: Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num s lugar. 2 De repente veio do cu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia lnguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito os capacitava.) O Esprito Santo reveste os crentes da Igreja com poderes sobrenaturais que devem ser usados para proclamar o Evangelho e confirmam a autoridade da Igreja nesta terra (Marcos 16.17,18: 17 Estes sinais acompanharo os que crerem: em meu nome expulsaro demnios; falaro novas lnguas; 18 pegaro em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, no lhes far mal nenhum; imporo as mos sobre os doentes, e estes ficaro curados). Ento para que possamos cumprir o Ide de Jesus, preciso que entendamos dois aspectos dos textos que lemos: 1. Autoridade de Jesus No texto de Mateus 28.18 Jesus disse: toda autoridade me foi dada. Ento a quem pertence autoridade? Pertence a Jesus. Jesus no disse toda autoridade foi dada ao pregado tal, ou ao evangelista tal, ou ao avivalista tal. Talvez ns no nos achamos aptos a ser um ministro de Deus, pois pensamos que os grandes homens de Deus so quem possui essa autoridade. Na verdade, nenhum de ns tem essa autoridade, pois ela pertence a Jesus. Ento o ponto no quem tem autoridade, mas quem mais dependente de Jesus para exercer a autoridade.

Quando Pedro curou o paraltico as pessoas comearam a pensar que Pedro era o cara. Mas Pedro sabiamente e na dependncia de Cristo disse no pense que o que eu fiz aqui foi por causa da minha piedade e poder, mas ficou curado por causa do nome de Jesus.. 2. Poder do Esprito Santo a) Poder para ministrar a Palavra Pregar boas novas aos pobres b) Poder para libertao espiritual (autoridade espiritual) Proclamar liberdade aos presos e oprimidos Na proclamao do Evangelho temos que entender que a nossa luta no contra a carne e nem contra o sangue, mas contra principados e potestades espirituais (Efsios 6.12). c) Poder para curar Fsica: Recuperao da vista aos cegos Emocional: Curar os quebrantados de corao (Isaas 61.1) d) Poder para servir e) Poder para conquistar O Esprito Santo transforma homens medrosos em homens destemidos e conquistadores. 3. Fluir do Esprito Santo como um rio de gua viva Joo 7.37-39 37 No ltimo e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: Se algum tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluiro rios de gua viva. 39 Ele estava se referindo ao Esprito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. At ento o Esprito ainda no tinha sido dado, pois Jesus ainda no fora glorificado. 4. Pregar o Evangelho para glorificar a Jesus a) Poder de Deus ao invs da sabedoria humana

I Corntios 2.1-5 1 Eu mesmo, irmos, quando estive entre vocs, no fui com discurso eloqente, nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistrio de Deusa. 2 Pois decidi nada saber entre vocs, a no ser Jesus Cristo, e este, crucificado. 3 E foi com fraqueza, temor e com muito tremor que estive entre vocs. 4 Minha mensagem e minha pregao no consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstrao do poder do Esprito, 5 para que a f que vocs tm no se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. b) Devemos deixar o Rei da Glria entrar Salmos 24 1 Do Senhor a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam. 2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. 3 Quem subir ao monte do Senhor, ou quem estar no seu lugar santo? 4 Aquele que limpo de mos e puro de corao; que no entrega a sua alma vaidade, nem jura enganosamente. 5 Este receber do Senhor uma bno, e a justia do Deus da sua salvao. 6 Tal a gerao daqueles que o buscam, daqueles que buscam a tua face, Deus de Jac. 7 Levantai, portas, as vossas cabeas; levantai-vos, portais eternos, e entrar o Rei da Glria. 8 Quem o Rei da Glria? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na batalha. 9 Levantai, portas, as vossas cabeas; levantai-vos, portais eternos, e entrar o Rei da Glria. 10 Quem esse Rei da Glria? O Senhor dos exrcitos; ele o Rei da Glria.

Anda mungkin juga menyukai