Anda di halaman 1dari 4

RECEBENDO A VITRIA DE DEUS EM MEIO TRIBULAO

Texto base: II Reis 3.9-18 9 E partiram o rei de Israel, o rei de Jud e o rei de Edom; e andaram rodeando com uma marcha de sete dias, e no havia gua para o exrcito e nem para o gado que os seguia. 10 Ento disse o rei de Israel: Ah! o SENHOR chamou a estes trs reis, para entreg-los nas mos dos moabitas. 11 E disse Jeosaf: No h aqui algum profeta do SENHOR, para que consultemos ao SENHOR por ele? Ento respondeu um dos servos do rei de Israel, dizendo: Aqui est Eliseu, filho de Safate, que derramava gua sobre as mos de Elias. 12 E disse Jeosaf: Est com ele a palavra do SENHOR. Ento o rei de Israel, Jeosaf, e o rei de Edom desceram a ter com ele. 13 Mas Eliseu disse ao rei de Israel: Que tenho eu contigo? Vai aos profetas de teu pai e aos profetas de tua me. Porm o rei de Israel lhe disse: No, porque o SENHOR chamou a estes trs reis para entreg-los nas mos dos moabitas. 14 E disse Eliseu: Vive o SENHOR dos Exrcitos, em cuja presena estou, que se eu no respeitasse a presena de Jeosaf, rei de Jud, no olharia para ti nem te veria. 15 Ora, pois, trazei-me um harpista. E sucedeu que, enquanto o harpista tocava, veio sobre ele a mo do SENHOR. 16 E disse: Assim diz o SENHOR: Fazei neste vale muitas covas. 17 Porque assim diz o SENHOR: No vereis vento, e no vereis chuva; todavia este vale se encher de tanta gua, que bebereis vs, o vosso gado e os vossos animais. 18 E ainda isto pouco aos olhos do SENHOR; tambm entregar ele os moabitas nas vossas mos. Pano de Fundo H momentos em nossa vida com Deus que passamos por tribulaes. No h como negar: a tribulao algo que faz parte da vida do crente. O Senhor Jesus afirmou isso aos seus discpulos: no mundo tereis aflio (Joo 16.33). Paulo declara que devemos nos gloriar nas tribulaes (Rm. 5.3). O salmista clama a Deus por misericrdia nos tempos de aflio (Sl. 9.3).

Esses momentos de tribulao muitas das vezes so oriundos quando a nossa f confrontada. Em decorrncia disso, a nossa vida com Deus fica abalada e

ento ns pecamos, sentimos medo e no ouvimos mais a Deus. No texto que acabamos de ler vemos esses trs aspectos juntos: Pecamos Fez o que o SENHOR reprova, mas no como seu pai e sua me, pois derrubou a coluna sagrada de Baal, que seu pai havia feito. No entanto, persistiu nos pecados que Jeroboo, filho de Nebate, levara Israel a cometer e deles no se afastou. II Reis 3.2,3. Sentimos medo Exclamou, ento, o rei de Israel: E agora? Ser que o SENHOR ajuntou a ns, os trs reis, para nos entregar nas mos de Moabe? II reis 3.10. No ouvimos Deus Eliseu disse ao rei de Israel: Nada tenho que ver com voc. V consultar os profetas de seu pai e de sua me. II Reis 3.13. Temos que entender que neste mundo teremos aflies e tribulaes em nossa caminhada crist, mas preciso resistir e entender como que devemos nos comportar diante de tais momentos. 1. Louvar a Deus em meio tribulao O louvor ativa o poder de Deus e revela suas estratgias para superar as adversidades. Devemos regar nossa caminhada com muito louvor. O louvor a nossa grande arma de vitria. Deus comeou a revelar o caminho da vitria aos reis quando o louvor se fez presente, enquanto o harpista tocava, o p oder veio sobre Eliseu, (v.15). No devemos permitir que nossa vida seja marcada pela murmurao e reclamao, mas, sim, pela gratido e adorao a Deus. O louvor confunde os nossos inimigos e nos d grandes vitrias (II Cr. 20.1-17). Esse texto descreve como rei Josaf e seu povo venceram trs exrcitos sem utilizar espadas ou lanas, eles comearam a louvar ao Senhor, o que fez com que seus inimigos ficassem confundidos e se matassem mutuamente. No sabemos a infinidade de inimigos que esto ao nosso derredor, querendo nos tragar, colocando o desnimo em nossos coraes. A maior preocupao de nosso inimigo calar o nosso louvor a Deus, porque unicamente a Deus pertence o nosso louvor. Muitas vezes ns fazemos diferente ao nos depararmos com problemas, primeira atitude que temos fechar a boca e deixamos de louvar a Deus. Esta atitude tem nos trazido grande prejuzo, independente da luta que estivermos passando, Deus requer a nossa adorao, devemos dar sempre ao Senhor o devido louvor, pois Ele pelejar por ns, as lutas desaparecero, confundir os nossos inimigos e nos dar grandes vitrias. O louvor tem poder de quebrar as cadeias espirituais (At.16.22-25). Quando Paulo e Silas foram aoitados e jogados na priso, foram encontrados orando (At. 16.25). Paulo e Silas estavam pregando o evangelho em Filipos. Eles no estavam em pecado, eles no estavam cometendo nenhum crime, e por causa da pregao do evangelho aquela populao instigada por demnios

mandou prender e aoitar os homens de Deus com vara. Quando chega meia noite, a febre vem, o desconforto chega e aparece o desespero. Eles poderiam pensar: Louvar por qu? Louvar pelo que? Louvar pra que?. Mas neste momento surpreenderam o inferno, comeam a louvar a Deus em meio angstia e a dor. Sabe qual foi o resultado desse louvor? As cadeias se quebraram! Deus permitiu isso na vida de Paulo para que ele fosse testado nesta tribulao. 2. Receber o tratamento de Deus s vezes Deus permite que passemos por tribulao para efetuar em ns uma limpeza profunda. O orgulho de Naam (II Reis 5.1-19). O texto bblico declara que Naam esperava que o profeta de Deus viesse receb-lo porta, quem sabe, com um tapete vermelho, impressionado com sua riqueza, bom gosto e prestgio e faria um ritual elaborado diante dele, pelo qual estaria disposto a pagar muito bem (se resolvesse o seu problema, claro). Mas, Deus sbio e resolveu quebrar o orgulho de Naam por meio do profeta, que, alm de nem sair pra fora para ver o importante general srio, enviou um moleque de recado para lhe ordenar que se banhasse sete vezes no barrento Rio Jordo. Naam se revoltou. Revelou o orgulho que havia em seu corao e negou-se a cumprir a ordem do profeta. No fossem seus soldados a convenc-lo a obedecer, Naam teria voltado para a Sria exatamente do mesmo jeito que de l viera. Mas seus soldados o amavam (at chamavam-no de pai) e insistiram com ele, e ele cedeu. Mesmo contrafeito, tomou o banho da humilhao sete vezes (o nmero sete o nmero-smbolo daquilo que perfeito ou completo isto significa que Naam foi completamente humilhado diante dos seus soldados). Quando Deus viu que Naam se humilhou, restaurou a sua sade! Para cada situao de sujeira tem que ser um tipo de limpeza. Em segundo lugar, devemos entender que a soluo de Deus pode ser diferente da nossa (vs.16 e 17).

Fazei neste vale muitas vales - vale significa luta, tribulao. Deus quer ir at o fundo nessa situao e quer saber se ns tambm queremos. Dentro do vale ainda tem coisa pra cavar. No vereis vento e no vereis chuvas - a bno do Senhor depende da nossa f, e no das circunstncias e das coisas aparentes. A verdadeira f no depende de evidncias exteriores, mas ela contempla aquilo que invisvel.

O nosso Deus um Deus criativo e pode nos surpreender na resoluo de nossos conflitos e temores. Seu esquema pode ser diferente do nosso. Ele tem pensamentos mais elevados que os nossos. Deus disse que as muitas guas no viriam de cima, do cu: No vereis vento, nem vereis chuva, mas este vale se encher de gua (v. 17). As guas por incrvel que parea, viriam de baixo, por meio dos poos que se cavariam. Devemos confiar e esperar sempre no Senhor e entender que sua ao livre e criativa, sempre proporcionando o melhor para as nossas vidas. Permita que Deus aja da maneira Dele. Aquiete-se e saiba que Ele Deus!

3. Creio porque absurdo A frase acima atribuda a Tertuliano de Cartago (160 220). Precisamos compreender que as bnos para esse novo tempo que estamos iniciando vir em resposta nossa atitude de f. A ordem era: fazei muitos poos neste vale (v.16). Eles deveriam obedecer aquilo que parecia ilgico. o que chamamos de o absurdo da f. Deus opera em nossas vidas medida que damos passos de f. Nossa f deve ser operante, ativa, prtica. Se ns desejamos ver manifestaes de Deus em nossa vida devemos exercer nossa f. Devemos confiar em todas as Suas promessas. Se voc se move, Deus tambm se move. A ordem de Deus foi para cavar poos!

Este vale se encher de tanta gua, que bebereis vs, o vosso gado e os vossos animais quando o Senhor opera, Ele derrama uma bno abundante sobre aquele que espera nele. O Esprito Santo transborda no corao do servo que confia no Senhor. E entregar Moabe nas vossas mos o resultado final da confiana a derrota do inimigo e a soluo dos problemas e dificuldades. A Obra do Senhor tem como propsito, no a soluo parcial da dificuldade, mas a eliminao total do problema e de suas causas.

Anda mungkin juga menyukai