Anda di halaman 1dari 4

Departamento de Cincias Humanas - Campus I Curso de Direito - 1 Semestre Discente: Natlia Ferreira Oliveira Docente: Ftima Noleto Concepo

do sistema penal e os seus princpios: O Direito Penal o segmento do ordenamento jurdico que detm a funo de selecionar os comportamentos humanos mais graves e perniciosos coletividade, capazes de colocar em risco valores fundamentais para a convivncia social, e descrev-los como infraes penais, cominando-Ihes, em consequncia, as respectivas sanes, alm de estabelecer todas as regras complementares e gerais necessrios sua correta e justa aplicao. A cincia penal, por sua vez, tem por escopo explicar a razo, a essncia e o alcance das normas jurdicas, de forma sistemtica, estabelecendo critrios objetivos para sua imposio e evitando, com isso, o arbtrio e o casusmo que decorreriam da ausncia de padres e da subjetividade ilimitada na sua aplicao. Mais ainda, busca a justia igualitria como meta maior, adequando os dispositivos legais aos princpios constitucionais sensveis que os regem, no permitindo a descrio como infraes penais de condutas inofensivas ou de manifestaes livres a que todos tm direito, mediante rgido controle de compatibilidade vertical entre a norma incriminadora e princpios como o da dignidade humana." Capez, Fernando, Curso de Direto Penal, Saraiva, 10 ed., 2006. Segundo consta na obra de Fernando (CAPEZ, 2004, p. 14), da dignidade da pessoa humana que nascem os princpios orientadores e limitadores do Direito Penal (DP). Damsio (JESUS, 2009, p. 9-12) define quatorze Princpios Fundamentais do Direito Penal: a) Princpio da Legalidade ou da reserva legal: No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal (CF/88, art. 5, XXXIX e Cdigo Penal (CP) art. 1). b) Princpio da proibio da analogia in malam partem: Proibio da adequao tpica por semelhana entre os fatos. c) Princpio da anterioridade da lei: S h crime e pena se o ato foi praticado depois de lei que os define e esteja em vigor.

d) Princpio da irretroatividade da lei mais severa: A lei s pode retroagir para beneficiar o ru. e) Princpio da fragmentariedade: O estado s protege os bens jurdicos mais importantes, assim intervm s nos casos de maior gravidade. f) Princpio da interveno mnima: O estado s deve intervir pelo DP quando os outros ramos do Direito no conseguirem (JESUS, 2009, p. 10). g) Princpio da ofensividade: No basta que a conduta seja imoral ou pecaminosa, ela deve ofender um bem jurdico provocando uma leso efetiva ou um perigo concreto ao bem. h) Insignificncia ou Bagatela: Baseia no pressuposto de que a tipicidade penal exige um mnimo de lesividade ao bem jurdico, reconhecendo a atipicidade do fato nas perturbaes jurdicas mais leves. (JESUS, 2009, p. 10). i) Princpio da culpabilidade: S ser penalizado quem agiu com dolo ou culpa cometeu um fato atpico e antijurdico. j) Princpio da humanidade: O ru deve ser tratado como pessoa humana. l) Princpio da Proporcionalidade da pena: A pena no pode ser superior ao grau de responsabilidade pela prtica do fato. (JESUS, 2009, p. 11.). m) Princpio do estado de inocncia: Ningum ser culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. (CF/88, art. 5, LVII). n) Princpio da igualdade: Todos so iguais perante a lei. (CF/88, art. 5, caput). o) Princpio do ne bis in idem: dizer que ningum pode ser punido duas vezes pelo mesmo fato. O conceito de crime e a proposta de Zaffaroni: 1. Crime Conceito: o crime pode ter vrios conceitos que se diferenciar a depender do ramo de estudo analisado. Como falamos de estudos para concurso, mais especificamente sobre matria penal vamos estudar os quatro principais conceitos de crime em matria estritamente jurdica. Portanto dividiremos o crime em conceito formal, legal, material e analtico. 2. Crime Conceito Formal: o fato tpico e antijurdico que est descrito em lei, em outras palavras, a conduta que a norma penal descreve. 3. Crime Conceito Legal: o conceito legal de crime aquele que vem estampado na lei. Ocorre que no Brasil h divergncias quanto a existncia do conceito legal de crime. prevenir a conduta ilcita.

Alguns afirmam que o conceito se encontra no art. 1 da Lei de Introduo ao Cdigo Penal (LICP), j outros afirmam que a LICP em seu art. 1 no conceituou o crime e sim exps s formas de penas que devero ser aplicadas a conduta delituosa. 4. Crime Conceito Material: a teoria que conceitua o crime materialmente que prevalece nos dias atuais a do bem jurdico. Segundo esta teoria, crime a conduta que viola o bem jurdico tutelado pela norma penal. O bem jurdico tutelado pela norma penal, tambm chamado de bem jurdico penal esta definido por Claus Roxin como aqueles bens imprescindveis para a convivncia em sociedade. Exemplos desses bens so a vida, a liberdade, a honra, o patrimnio, etc. Portanto, materialmente falando, crime aquela conduta que viola de forma significativa o bem jurdico penal. 5. Crime Conceito Analtico: o crime na viso analtica possui diversas definies, como o presente trabalho voltado para concursos, traremos aqui duas correntes muito discutidas no Brasil, que a Bipartida e a Tripartida. Proposta de Zaffaroni: O minimalismo penal prega, em poucas palavras, que a pena restritiva de liberdade, figura mxima do poder do Estado sobre o cidado, deveria apenas ser aplicada em ultima instncia e, para suprir a punio certa do Estado, deveriam se colocar outras formas para se cumprir a pena culminada, tais como trabalho voluntrio ou o trabalho estatal no remunerado. Qual a proposta/papel do sistema penal frente defesa social? "A misso do Direito Penal proteger os valores fundamentais para a subsistncia do corpo social, tais como a vida, a sade, a liberdade, a propriedade etc., denominados bens jurdicos. Essa proteo exercida no apenas pela intimidao coletiva, mais conhecida como preveno geral e exercida mediante a difuso do temor aos possveis infratores do risco da sano penal, mas, sobretudo pela celebrao de compromissos ticos entre o Estado e o indivduo, pelos quais se consiga o respeito s normas, menos por receio de punio e mais pela convico da sua necessidade e justia. Capez, Fernando, Curso de Direto Penal, parte geral, vol. 1, Saraiva, 10 ed., 2006.

Referncias http://www.dji.com.br/dicionario/direito_penal.htm http://www.domtotal.com/direito/pagina/detalhe/28250/os-principiosfundamentais-do-direito-penal http://www.institutoejam.com.br/estudos/crime-conceito-formal-legal-material-eanalitico/ http://www.domtotal.com/direito/pagina/detalhe/32322/o-minimalismo-penal

Anda mungkin juga menyukai