Anda di halaman 1dari 5

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.

1 - Introduo:
A auditoria ambiental considerada um "novo" instrumento de gesto para a tutela do meio ambiente. Trata-se de um procedimento de verificao e avaliao da gesto ambiental de determinada empresa, atravs da anlise de seu desempenho somado a outros fatores como a obedincia legislao ambiental vigente e o desenvolvimento da poltica ambiental da prpria instituio. Com relao sua natureza, pode ser de origem interna, quando requerida de ofcio pela prpria empresa, ou externa, funcionando como modo de obteno de uma certificao ambiental (v. g. srie ISO), ou ainda, sendo determinada pelo Poder Pblico (Auditoria Pblica), cujo carter compulsrio, pois exigida legalmente por algum rgo ambiental.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.1 - Introduo:


Via de regra, um procedimento preventivo, pelo qual h a pretenso de se encontrar alternativas para evitar danos ao meio ambiente, minimizando, desse modo, a sujeio s multas administrativas ou instaurao de processos judiciais. Torna-se ainda, um procedimento muito recomendado por ser bastante econmico e eficaz, em se comparado com as possveis multas administrativas e demais penalidades na esfera criminal e civil, que acabam por complicar e comprometer o prprio funcionamento da empresa, alm de favorecer e contribuir com a responsabilidade scio ambiental da organizao.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.2 - Vantagens da Auditoria Ambiental:
Quando a iniciativa de instaurar a auditoria ambiental parte da prpria empresa so observadas muitas vantagens, que acabam por facilitar a penetrao e permanncia dos produtos e servios no mercado, por revelar a conscincia ecolgica da empresa, esta, como j mencionado, considerada atualmente como primordial estratgia no mundo dos negcios. Dentre as principais vantagens, a auditoria ambiental, como prtica da gesto ambiental empresarial, oferece:

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.2 - Vantagens da Auditoria Ambiental:
A identificao e registro das conformidades e no- conformidades com a legislao e normas ambientais, sejam elas de carter federal, estadual ou municipal; Previne os acidentes ambientais, evitando multas administrativas e processos judiciais, na esfera civil e penal; Melhora a imagem da instituio junto comunidade em que est inserida, bem como, seus clientes, funcionrios, fornecedores, rgos pblicos, refletindo positivamente em suas atividades de venda de produtos e servios;

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.2 - Vantagens da Auditoria Ambiental:
Mune de informao a administrao da empresa, evitando surpresas desagradveis; Assessora os gestores na implementao dos programas de qualidade ambiental; Assessora na alocao dos recursos, segundo as necessidades de proteo ao meio ambiente e as disponibilidades e necessidades da empresa; Promove o processo de conscientizao ambiental dos empregados;

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.2 - Vantagens da Auditoria Ambiental:
Promove a organizao de informaes ambientais consistentes e atualizadas do desempenho ambiental da empresa, acessveis investidores e demais interessados; Facilita a consecuo e aprovao de linhas de crdito e financiamento; Promove o fluxo de informaes entre as unidades da empresa.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental


Na II Conferencia Mundial da Indstria sobre a Gesto do Meio Ambiente, realizada em Paris, em 1991, foi elaborada a Carta Empresarial, documento contendo vrias recomendaes ou princpios destinados ao empresariado mundial. Uma das recomendaes afirma que a gesto do meio ambiente na empresa fundamental para a promoo do desenvolvimento sustentvel. Consta de uma das recomendaes o dever da empresa em aferir o desempenho das aes sobre o meio ambiente, procedendo regularmente s auditorias ambientais, capazes de avaliar o correto cumprimento das exigncias internas da empresa, dos requisitos legais vigentes e dos demais princpios contidos na Carta Empresarial, fornecendo periodicamente as informaes pertinentes ao Conselho da Administrao, aos acionistas, aos funcionrios da organizao, s autoridades e ao pblico em geral.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.4 - A Auditoria Ambiental: breves noes sobre sua periodicidade e contedo
Apesar da legislao brasileira no quesito meio ambiente ser hoje considerada uma das mais avanadas do mundo, no h uma lei ou regulamento que determine a periodicidade ou o contedo para a realizao da auditoria ambiental. Antes de tecer consideraes sobre a periodicidade da auditoria ambiental, se faz necessrio lembrar que a Constituio Federal de 88 determina que os bens, inclusive os ambientais, devem estar adstritos observao de seu Art. 1, o que significa dizer que deve-se atender s necessidades vitais da pessoa humana, levando em conta a ordem econmica e o capitalismo e a defesa do consumidor, conforme a previso do Art. 170 da CF/88.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.4 - A Auditoria Ambiental: breves noes sobre sua periodicidade e contedo
So por razes com as acima apontadas que faz com que o procedimento da auditoria ambiental, deve seguir os ditames legais pertinentes ao meio ambiente. De um modo geral, com relao periodicidade da auditoria ambiental, costuma-se levar em conta a degradao causada pela organizao no meio ambiente, podendo ser o procedimento indicado anualmente, trienalmente, quinquenalmente, etc. Enfim, o binmio degradao- necessidade de avaliao sero os responsveis por determinarem quando a auditoria ambiental ser realizada.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.4 - A Auditoria Ambiental: breves noes sobre sua periodicidade e contedo
Com relao ao contedo, alguns aspectos devem ser levados em conta para a consecuo da auditoria ambiental, tais como: os nveis de poluio emitidos pela empresa, as condies dos equipamentos de controle de poluio, as medidas recuperadoras das reas degradadas e a capacitao dos funcionrios responsveis pela operao dos equipamentos de controle de poluio.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.5 - A Auditoria Ambiental e a relao com o consumidor
De acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor, o conceito de fornecedor, inclui as pessoas fsicas e jurdicas de direito privado que veiculem produtos e servios, neste caso, vinculados a bens ambientais, cujo destinatrio o consumidor. O sistema jurdico brasileiro, atravs da auditoria ambiental, concede ao fornecedor o direito de divulgar em pblico seus produtos e servios, vinculados aos bens ambientais, o que assegura diretamente sua boa imagem perante os consumidores, como tambm, impem o dever de que o fornecedor seja capaz de assegurar os direitos bsicos do consumidor de produtos e servios vinculados a bens ambientais, como o direito de informao adequada e clara, evitando que o cidado seja exposto algum risco quando consumidos aqueles produtos ou servios.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.6 - O monitoramento e a inspeo ambiental
Monitoramento e inspeo ambiental so dois outros importantes procedimentos para o sucesso da gesto ambiental empresarial. O monitoramento consiste num procedimento de medio das emisses e do lanamento de efluentes, continuadamente ou em perodos pr- determinados, cuja anlise de dados se presta inclusive para possveis defesas junto aos rgos ambientais.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.6 - O monitoramento e a inspeo ambiental
Sua realizao pode ocorrer tanto por requisio da prpria empresa quanto pelo rgo pblico, tal qual acontece na auditoria ambiental. Entretanto, o monitoramento realizado periodicamente pela empresa tem utilidade muito maior do que se realizado apenas para efeito de auditoria, pois o instrumento capaz de traar o perfil ambiental da empresa durante o perodo em que foram levantados os dados das emisses dos poluentes, permitindo uma avaliao mais eficiente dos equipamentos para o controle da poluio.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.6 - O monitoramento e a inspeo ambiental
J a inspeo pode ser considerada como um instrumento de fiscalizao do licenciamento ambiental. Porm, no existe uma periodicidade para sua realizao que, geralmente, ocorre quando h algum dano ambiental ou quando registrando alguma reclamao da empresa em algum rgo ambiental. de responsabilidade do rgo ambiental competente, objetivando averiguar se a empresa est devidamente licenciada e se seus equipamentos esto de acordo com as exigncias legais.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.7 - O Auditor Ambiental


Conforme a Diretiva n 1836/ 93 da Comunidade Europia, o auditor ambiental pode ser qualquer pessoa ou grupo de pessoas, pertencente (s) ou no aos quadros da empresa, agindo sob a orientao do rgo superior, para que possa (m) realizar uma auditoria independente e imparcial, formulando um juzo de valor objetivo. Todavia, indispensvel para o auditor a capacitao tcnica, adquirida atravs do vasto conhecimento em matria de gesto ambiental, bem como, nas questes legais, alm do tempo e experincia para que a auditoria ambiental seja realizada de modo adequado, dentro dos setores e reas examinadas.

1 - Gesto Ambiental I: Os contornos jurdicos da auditoria ambiental 1.7 - O Auditor Ambiental


Vale ressaltar que apesar da Direita n 1836/ 93 da Comunidade Europia permitir que o auditor possa pertencer aos quadros da empresa, a prtica mostra que salutar evitar que a escolha recaia sobre a pessoa de funcionrios, devido ao "interesse" em favorecer a empresa na qual exerce suas funes, o que coloca em jogo a auditoria, devido ao fato de na maioria das vezes, no haver imparcialidade. Os auditores tambm sero responsabilizados civil, penal e administrativamente, tal qual preceitua o Art. 11, pargrafo nico, da Resoluo CONAMA 237/97, independentemente se a auditoria foi requerida pela empresa ou se foi determinada pelo Poder Pblico, atravs dos rgos ambientais competentes. Logo, se os auditores agirem por culpa ou dolo, sero responsabilizados pelos seus atos, sendo certo, o direito de regresso que a empresa tem contra eles.

Anda mungkin juga menyukai