Anda di halaman 1dari 9

UNIVERSIDADE POTIGUAR ESCOLAS DAS ENGENHARIAS E CINCIAS EXATAS CAMPUS MOSSOR LABORATRIO DE HIDRULICA EXPERIMENTAL E RECURSOS HDRICOS DICIPLINA

ESTUDOS HDRICOS

DETERMINAO DE COEFICIENTES DE AFERIO CALHA PARSHALL E VERTEDORES

MOSSOR-RN SETEMBRO/2013

DETERMINAO DE COEFICIENTES DE AFERIO CALHA PARSHALL E VERTEDORES

MOSSOR-RN SETEMBRO/2013

1. INTRODUO

No estudo da hidrulica aplicada, um dos problemas mais importante a medio de vazo em condutos livres, para a medio dos mesmos so utilizadas as calhas, nessas calhas a gua sujeita a uma concentrao produzida pelas laterais ou pela elevao do fundo do canal ou por ambas, as calhas medidoras e formando propositalmente de uma onda de refluxo prximo a sada, que conduz perda de carga correspondente trs a quatro vezes menores do que seria observada em um vertedor de mesma capacidade. As calhas Parshall foram inventadas pelo engenheiro americano do Servio de Irrigao do Departamento de Agricultura dos Estados unidos, Ralph Leroy Parshall, que o criou com base nos estudos de Venturi, destinado a aplicaes em canais de irrigao, este medidor de vazes passou a ser conhecido como Calha Parshall, em honra ao seu criador, e hoje frequentemente empregado alm da funo original, tambm como um efetivo misturador de solues qumicas nas estaes de tratamento de gua. As calhas Parshall funcionam como os vertedores, estruturas de alvenaria construdas no curso dgua, possuindo sua prpria curva-chave. Determinando a vazo a partir do nvel. A norma vigente no Brasil a norma NBR/ISO9826:2008. Tendo em vista ser uma norma relativamente nova, a grande maioria das calhas Parshall existentes obedecem norma ASTM 1941:1975.

2. OBJETIVOS

O objetivo desse ensaio com a Calha Parshall medir de forma contnua as vazes de entrada e sada de gua dos vertedores, que so instrumentos hidrulicos utilizados para medir vazo em cursos dagua naturais e canais construdos.

3. Materiais e Mtodo

Canal de 4,0m x 0,25m x 0,24m, de declividade ajustvel; Calhas de Parshall Cronmetro Rgua

A calha de Parshall estava em posio horizontal, checamos a largura do canal e tcnico do laboratrio ligou a bomba, deixou estabilizar o escoamento e fazemos a leitura das cargas sobre a calha e sobre a seo estrangulada da calha e elevamos a comporta de jusante usando a ltima vazo adotada at verificar o afogamento da calha.

4. Resultado e Discusso

Calculamos as vazes dos vertedores triangular atravs da frmula Q=1,4*(H)5/2, e retangular pela frmula geral Q=K*L*H.

A VAZO DO VERTEDOR TRIANGULAR FOI:

Comp. 23,5cm Altura 10cm

Comp. 23,5cm

Q=1,4* Q=1,4* Q=0,993 l/s

A VAZO DO VERTEDOR RETANGULAR:

Altura 20cm

Comp. 0,18cm Comp. 23,5cm

Q=K*L* Q=1,83*0,2* Q=4,72 l/s

A VELOCIDADE FOI: V = m/s Tempo = 5mim e 12 seg. Comprimento = 4,0m V=4/(5*60)+12 V=0,0128m/s

A VAZO DO CANAL FOI:

Q=A*V Q=0,24*0,25*0,128 Q=0.769 l/s

5. CONCLUSO

O experimento proporcionou uma oportunidade de contato com os conceitos de calha Parshall, vazo, escoamento afogado e fator de correo ou submerso. A vazo foi constante ao longo da calha, as vazes encontradas esto dentro dos limites estabelecidos pela literatura . A velocidade e a vazo foram diretamente proporcionais cota da superfcie. Os pontos registrados formaram uma curva prxima a da ideal, sendo um bom parmetro para comprovar e comparar o que aprendido em sala com a prtica.

Anda mungkin juga menyukai