Anda di halaman 1dari 79

1- Q2964 ( Prova: FCC - 2012 - TRF - 2 REGIO - Analista Judicirio Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas

de Arquivos ) Em relao implementao de um sistema de arquivos e aos tamanhos das tabelas de arquivos usadas pelo mtodo de alocao por lista encadeada, aqui tratada por tabela de arquivos, e ao mtodo de alocao i-nodes, aqui tratado por tabela de i-nodes, correto afirmar que o tamanho
a) das duas tabelas, a de arquivos e a de i-nodes, proporcional apenas ao nmero de arquivos abertos. b) da tabela de i-nodes proporcional ao tamanho do disco. c) da tabela de i-nodes se relaciona proporcionalmente ao tamanho dos arquivos abertos e ao tamanho do disco. d) da tabela de arquivos proporcional ao tamanho do disco. e) da tabela de arquivos se relaciona proporcionalmente ao tamanho dos arquivos abertos e ao tamanho do disco.

2- Q4787 ( Prova: CONSULPLAN - 2012 - TSE - Tcnico Judicirio Programao de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows )

Texto IV para as questes de 51 a 80 que se referem empresa HIGH_TEC_STE Consultoria & Projetos, cuja organizao descrita a seguir. A empresa HIGH_TEC_STE Consultoria & Projetos possui suas atividades de TI informatizadas, atuando em apoio ao STE, possuindo as caractersticas listadas a seguir, de forma resumida.

Ao utilizar o Windows 7 Ultimate em um microcomputador, um programador de sistemas dispe de um utilitrio TCP/IP que permite verificar o IP e o endereo MAC que a mquina est utilizando e se o servio DHCP est ou no habilitado. Este utilitrio conhecido pela sigla
a) IFCONFIG . b) IPCONFIG.

3- Q4287 ( Prova: AOCP - 2012 - BRDE - Analista de Sistemas - Administrador de Banco de Dados Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2003 Server ) Sobre MMC no Microsoft Windows Server 2003, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). I. A principal ferramenta para gerenciar o Microsoft Windows Server 2003 o MMC. II. O MMC fornece uma interface padronizada e comum para um ou mais aplicativos, chamados snap-ins, que so utilizados para configurar os elementos do seu ambiente.

III. Snap-ins so individualizados para tarefas especficas, e podem ser ordenados e agrupados dentro do MMC de acordo com a preferncia administrativa do administrado. IV. O MMG a ferramenta que veio para substituir o MMC com funcionalidades mais simples e eficientes.
a) Apenas I. b) Apenas I, II e III. c) Apenas I, III e IV. d) Apenas II, III e IV. e) I, II, III e IV.

4- Q5557 ( Prova: FCC - 2012 - TCE-SP - Auxiliar de Fiscalizao Financeira Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 7 ) No Windows 7, domnios, grupos de trabalho e grupos base representam diferentes mtodos de se organizar computadores em rede. A principal diferena entre eles como os computadores e outros recursos da rede so gerenciados. Sobre grupos de trabalho nesse sistema operacional, considere: I. Todos os computadores esto no mesmo nvel; nenhum computador tem controle sobre o outro. II. Cada computador possui um conjunto de contas de usurio. Para fazer logon em qualquer computador no grupo de trabalho, o usurio precisa possuir uma conta nesse computador. III. Um grupo de trabalho protegido por senha de acesso. Est correto o que se afirma em
a) III, apenas. b) I, II e III. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I e II, apenas.

5- Q5569 ( Prova: FCC - 2012 - TCE-SP - Auxiliar de Fiscalizao Financeira Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 7 ) No Windows 7, a rea de Trabalho Remota pode conectar dois computadores atravs de uma rede ou da Internet. Na tela de Configuraes Remotas possvel configurar o modo de conexo na rea de Trabalho Remota. INCORRETO afirmar que nessa tela de configurao existe a opo para
a) permitir conexes somente de computadores que estejam executando a rea de Trabalho Remota com Autenticao no Nvel da Rede.

b) permitir conexes de computadores que estejam executando qualquer verso da rea de Trabalho Remota. c) restaurar configuraes da rea de Trabalho Remota e configuraes de segurana. d) no permitir conexes com este computador. e) selecionar Usurios.

6- Q5571 ( Prova: FCC - 2012 - TCE-SP - Auxiliar de Fiscalizao Financeira Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Windows vista, Windows 7 ) O sistema operacional Windows 7 e Vista podem trabalhar com processadores de 32 ou 64 bits. Sobre estes sistemas operacionais, considere: I. A maioria dos programas desenvolvidos para a verso 32 bits do Windows 7, funcionam na verso de 64 bits, exceto os drivers. II. Para executar um verso de 64 bits do Windows 7, em um processador de 64 bits, o computador precisa de um driver de 64 bits para cada equipamento dehardware instalado no PC ou a ele conectado. III. Se houver um driver de 64 bits para a verso de 64 bits do Windows Vista, provvel que ele tambm funcione bem com o mesmo hardware instalado em um PC, executando a verso de 64 bits do Windows 7. Est correto o que se afirma em
a) I, II e III. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) II, apenas. e) III, apenas.

7- Q6699 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-CE - Tcnico Judicirio - Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2003 Server ) Sobre permisses de arquivos em Windows 2003 Server, INCORRETO o que consta em:
a) As permisses so cumulativas. b) Por padro, um objeto herda permisses do seu objeto pai, ou ao tempo de criao ou quando ele copiado ou movido para sua pasta pai, exceto quando movida para outra pasta no mesmo volume. c) Negar permisses sempre tm precedncia sobre permitir permisses. d) Para preservar as permisses existentes sem adicionar permisses herdadas da pasta pai, use o utilitrio Robocopy.exe. e) Permisses herdadas tm precedncia sobre as permisses explcitas.

8- Q6702 ( Prova: FCC - 2012 - TRE-CE - Tcnico Judicirio - Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) O comando de shell script df em Linux exibe informaes de espao em disco das unidades de armazenamento. Para exibir informaes das unidades com este comando, com descrio de mais fcil entendimento e tamanho definido em funo de potencias de 1000 bytes, necessrio utilizar o argumento
a) -S b) -h c) -H d) s e) -v

9- Q8392 ( Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Tcnico Judicirio - Suporte Tcnico Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2008 Server ) Em relao ao Windows Server 2008 INCORRETO afirmar:
a) O parmetro global OpenACLOnProxyUpdates, foi introduzido para que o Grupo de Proxies de Atualizao de DNS atualize os registros de recursos de DNS. b) GlobalNames uma nova funcionalidade do Windows Server 2008 que resolve nomes de mquinas sem especificar o DNS completo. c) O NAT um servio no mais atrelado ao RRAS (Routing and Remote Access Services) e sim configurado diretamente pelo Server Manager. d) A Pilha TCP/IP de ltima Gerao oferece failback para gateways inativos e no apenas a funo de failover, como nos sistemas operacionais anteriores. e) Com a funo Servios de Domnio Active Directory instalada em um servidor, possvel instalar e configurar automaticamente um servidor DNS, caso no seja localizado um servidor DNS que atenda aos requisitos do AD DS.

10- Q8789 ( Prova: FCC - 2012 - TJ-PE - Analista Judicirio - Anlise de Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2008 Server ) Em relao ao Gerenciamento de Compartilhamento e Armazenamento no Windows Server 2008 R2, INCOR- RETO afirmar que
a) as permisses de acesso finais para um recurso compartilhado so determinadas considerando as permisses NTFS, as permisses de protocolo de compartilhamento, e a aplicao de permisses mais restritivas. b) possvel configurar as permisses locais de NTFS para uma pasta ou volume compartilhado, tanto para Novos recursos compartilhados quanto para Recursos compartilhados existentes. c) o controle de acesso com base no protocolo SMB para um recurso compartilhado determinado por meio das permisses de NTFS e as permisses de compartilhamento.

d) antes de usar permisses de NFS necessrio instalar o servio de funo NFS, atravs do NFSAdmin.exe para habilitar o Gerenciador de Servidores a criar grupos cliente e adicionar computadores cliente a esses grupos. e) as permisses de NFS podem incluir o acesso annimo ao recurso compartilhado, pois habilita, tambm, a diretiva de segurana Deixar que as permisses de Todos os usurios sejam aplicadas a usu- rios annimos.

11- Q10922 ( Prova: FCC - 2011 - INFRAERO - Analista - Segurana da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) Popular tablet operating systems include the Honeycomb, version of Google Android, mobile versions of Windows 7 and XP, and Apple's iPad OS. All of these operating systems have distinct advantages and disadvantages and all feature proprietary app stores which expand the capabilities of tablets. Apps include everything from games to specialized word processors and even instruments. Generally, apps make use of a tablet's touchscreen to deliver an experience that a user couldn't get from a typical computer. Sobre o texto acima, INCORRETO afirmar:
a) As capacidades dos tablets podem ser expandidas com aplicativos proprietrios. b) A tela sensvel ao toque do tablet oferece a mesma experincia que nos computadores tpicos. c) Honeycomb e iPad OS so sistemas operacionais de tablets populares. d) Todos os sistemas operacionais dos tablets possuem vantagens e desvantagens distintas.

e) Instrumentos, jogos e processadores de palavra so tipos de aplicativos para os tablets.

12- Q10617 ( Prova: FCC - 2011 - TRE-PE - Analista Judicirio - Anlise de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2008 Server ) Um tipo de configurao no sistema operacional Windows Server 2008 permite s organizaes implantarem um controlador de domnio em locais onde a segurana fsica desse tipo de controlador no pode ser garantida. Esse controlador hospeda uma rplica somente leitura do banco de dados dos servios do Active Directory para um determinado diretrio. Trata-se do
a) IMAP. b) NAT. c) WDS. d) NAP. e) RODC.

13- Q11266 ( Prova: CESPE - 2011 - CBM-DF - Oficial Bombeiro Militar Complementar - Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux )

Julgue os itens a seguir, relativos aos sistemas operacionais Linux e Windows.

No Linux, o diretrio armazena os arquivos de configurao globais do sistema e da maioria dos aplicativos e ferramentas.
Certo Errado

14- Q13363 ( Prova: CESGRANRIO - 2011 - FINEP - Analista de Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Linux, Comandos ) Os sistemas UNIX so distribudos com uma grande quantidade de comandos conhecidos como filtros. Esses comandos podem ser combinados em sequncia com pipes (condutos) para executar tarefas complexas. A sequncia de filtros ligados por pipes capaz de selecionar, ordenar alfabeticamente e imprimir na sada padro a descrio de todos os usurios cadastrados no arquivo /etc/passwd que pertencem ao grupo alunos, cujo GID igual a 500, :
a) cut -d: -f3,5 /etc/passwd | grep ^alunos: | cut -d: -f2 | sort b) cut -d: -f3,5 /etc/passwd | grep ^500: | cut -d: -f2 | sort c) cut -d: -f4,5 /etc/passwd | grep ^alunos: | cut -d: -f2 | sort d) cut -d: -f4,5 /etc/passwd | grep ^500: | cut -d: -f2 | sort e) cut -d: -f4,5 | grep ^500: | cut -d: -f2 | sort /etc/passwd

15- Q13375 ( Prova: CESGRANRIO - 2011 - FINEP - Analista de Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) Em um sistema operacional Linux, que utiliza o sistema de arquivos EXT2, deseja-se permitir que usurios do grupo alunos possam criar e remover arquivos na pasta de nome trabalho, que pertence ao usurio professor e ao grupo professores. No entanto, um usurio do grupo alunos no deve poder remover arquivos criados por outro usurio do grupo alunos. O comando que satisfaz esse requisito
a) chmod 6777 trabalho b) chmod 4777 trabalho c) chmod 2777 trabalho d) chmod 1777 trabalho e) chmod 0777 trabalho

16- Q15314 ( Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Administrao de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Unix )

Julgue os itens subsequentes, a respeito dos ambientes Windows e Unix.


Em ambiente Unix, o diretrio raiz representado por uma barra em posio normal ( / ).
Certo Errado

17- Q15319 ( Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Administrao de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Sistemas Operacionais, Kernel )

Com relao aos princpios de sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.


Um sistema operacional considerado monoltico quando o seu kernel executado como vrios programas.
Certo Errado

18- Q15321 ( Prova: CESPE - 2011 - EBC - Analista - Administrao de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Gerncia de Memria )

Com relao aos princpios de sistemas operacionais, julgue os itens seguintes.


Para que os sistemas operacionais tenham acesso direto memria, necessrio haver, no computador, recurso de hardware controlador DMA (direct memory access).
Certo Errado

19- Q18882 ( Prova: CESGRANRIO - 2011 - TRANSPETRO - Analista de Sistemas Jnior Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Gerncia do Processador,Processos ) Cinco processos devero ser executados em um computador. Os tempos de execuo previstos para cada um dos processos so 10, 8, 4, 6 e X medidos em alguma unidade de tempo. O responsvel pela administrao do sistema operacional desse computador decide organizar a ordem de execuo desses processos, objetivando minimizar o tempo mdio de resposta. Sabe-se que o processo com tempo X ser o terceiro processo a ser executado. Nessas condies, um valor possvel para X
a) 3 b) 5 c) 7 d) 9 e) 11

20- Q25135 ( Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Suporte de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto:Windows XP ) Com relao ao suporte a ambientes Windows XP, Windows Vista e Windows 7, julgue os itens que se seguem.

O Windows XP possui pontos de restaurao do sistema que podem ser criados tanto automaticamente pelo computador quanto por solicitao do usurio.
Certo Errado

21- Q25159 ( Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Suporte de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assuntos:Threads, Processos ) Com relao s caractersticas e funes bsicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes. Em um ambiente com mltiplos threads (multithread), no necessrio haver vrios processos para se implementarem aplicaes concorrentes.
Certo Errado

22- Q25161 ( Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Suporte de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto:Sistemas Operacionais ) Com relao s caractersticas e funes bsicas de um sistema operacional, julgue os itens seguintes. As principais funes do ncleo de um sistema operacional so as seguintes: tratamento de interrupes; criao, eliminao, sincronizao e comunicao entre processos; gerncia de memria e gerncia de arquivos.
Certo Errado

23- Q25200 ( Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Produo Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows 2008 Server )

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server 2008, julgue os itens seguintes.
Servidores de aplicao suportam transaes distribudas para permitir o acesso a mltiplos bancos de dados armazenados em mltiplos computadores da rede, sendo necessria, para a disponibilizao dessas funcionalidades, a instalao, no computador, do Windows Process Activation Service (WPAS) e do Framework .NET 3.0, ou superior.
Certo Errado

24- Q25205 ( Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Produo Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows 2008 Server )

Acerca de recursos que podem ser utilizados no Windows Server 2008, julgue os itens seguintes.
Para melhor virtualizao, maior escalabilidade e acesso remoto, diretivas do Active Directory integram-se com o RDA (remote application deployment) do RDS (servios de rea de trabalho remota). Alm disso, recursos de virtualizao de estao de trabalho e de aplicao por meio da tecnologia VDI (virtual desktop infrastructure) permitem que os administradores economizem tempo implantando aplicaes e estaes de trabalho virtualizadas embasadas em diretivas.
Certo Errado

25- Q25217 ( Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Produo Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux )

Com relao ao ambiente Unix/Linux, julgue os itens que se seguem.


O comando $ ln -s /usr/doc/g77/DOC g77manual.txt cria um link simblico e permite ao usurio do sistema referir- se a g77manual.txt em vez de /usr/doc/g77/DOC.
Certo Errado

26- Q25224 ( Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Produo Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assuntos: Sistemas Operacionais, Gerncia de Memria, Processos )

Acerca de sistemas operacionais, julgue os prximos itens.


Um programa carregado na memria e em execuo denominado processo. Nos sistemas operacionais de tempo compartilhado e nos multiprogramados, os jobsdevem ser mantidos na memria ao mesmo tempo que so executados e, por isso, o sistema deve prover recursos de gerncia de memria e proteo.
Certo Errado

27- Q25243 ( Prova: CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Threads, Windows ) Acerca dos conceitos bsicos de sistemas operacionais Windows, julgue os itens subsecutivos.

No Windows, cada processo possui uma ou mais threads, cada uma delas sendo uma unidade executvel despachada pelo kernel. Essas threads compartilham o estado de escalonamento, incluindo prioridade e informaes de uso da CPU.
Certo Errado

28- Q26405 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 1 REGIO (RJ) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) Em relao aos sistemas de gerenciamento de pacotes das distribuies Linux Debian e Linux Red Hat, correto afirmar:
a) Yum um gerenciador de pacotes de arquivos similar ao APT que lida automaticamente com dependncias, computando-as e resolvendo o que deve ser feito para trat-las. b) O dpkg uma ferramenta em linguagem de baixo nvel, usada para instalar, remover e fornecer informaes sobre pacotes de instalao Linux. c) RPM um sistema de gerenciamento de pacotes de software que serve para instalar, atualizar, desinstalar, verificar e procurar softwares. d) APT uma ferramenta que gerencia de maneira muito intuitiva os pacotes de programas no Linux, e que resolve os conflitos e dependncias de pacotes de maneira muito fcil e automtica. e) Yum e dpkg so produtos originalmente desenvol- vidos pela Red Hat; APT e RPM foram originalmente desenvolvidos pela Debian.

29- Q28122 ( Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Tcnico de Informtica Especficos Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows XP )

Acerca de instalao, configurao e suporte dos sistemas operacionais Windows XP/Seven, Windows 2003/2008 Server e Linux (RedHat e Suse), julgue os itens que se seguem.
No Windows XP, as permisses de compartilhamento so acumulativas, de modo que, caso um usurio pertena a mais de um grupo e os grupos necessitem acessar um mesmo compartilhamento, esse usurio possuir a soma das permisses.
Certo Errado

30- Q27282 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto:Windows 2008 Server ) A instalao do Windows Server 2008 consiste de trs fases, denominadas
a) Windows 2008 Server Setup, Security Updates e Manage your Server.

b) Operating System Setup, Configure your Server Wizard e Computer Management. c) Windows 2008 Server Setup, Computer Management e Security Configuration Wizard. d) Windows 2008 Server Setup, Initial Configuration Tasks e Computer Management. e) Operating System Setup, Initial Configuration Tasks e Server Manager.

GABARITO 1) 2964 - d 2) 4787 - b 3) 4287 - b 4) 5557 - e 5) 5569 - c 6) 5571 - a 7) 6699 - e 8) 6702 - c 9) 8392 - c 10) 8789 - d 11) 10922 - b 12) 10617 - e 13) 11266 - Errado 14) 13363 - d 15) 13375 - d 16) 15314 - Certo 17) 15319 - Errado 18) 15321 - Certo 19) 18882 - c 20) 25135 - Certo 21) 25159 - Certo 22) 25161 - Certo 23) 25200 - Certo 24) 25205 - Errado 25) 25217 - Certo 26) 25224 - Certo 27) 25243 - Errado 29) 28122 - Certo 30) 27282 - e

31- Q27408 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 14 Regio (RO e AC) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto:Windows 2003 Server ) Considere: I. O Windows Server 2003 possui um controlador no modo kernel, o HTTP.SYS,

para a anlise e o cache de HTTP, o que otimiza a escalabilidade e o rendimento. II. O IIS 6.0 foi criado sobre o HTTP.SYS e est ajustado especificamente para aumentar o rendimento do servidor da Web. III. O HTTP.SYS processa diretamente solicitaes no kernel, sob determinadas circunstncias. Est correto o que se afirma em
a) I, apenas. b) II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

32- Q29012 ( Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Anlise de Suporte - Especficos Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux )

Acerca dos sistemas operacionais Windows 2003, Windows 2008 Server, Linux RedHat e Suse, julgue os itens de 36 a 40.
O sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 6 suporta o gerenciamento e armazenamento de dados da ordem de 15 TB, em sistema de arquivos nativo ext4.
Certo Errado

33- Q29043 ( Prova: CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judicirio - Anlise de Sistemas - Especficos Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Virtualizao )

Acerca de administrao de sistemas operacionais e virtualizao, julgue os itens subsequentes.


Considere que em uma mquina fsica que execute um sistema operacional para servidor, haja quatro mquinas virtuais (M1, M2, M3 e M4), cada uma delas executando um sistema operacional, tambm para servidor, mas distinto do sistema da mquina fsica. Nessa situao, se os dois sistemas operacionais suportarem clustering, ser possvel implementar cluster nos servidores virtualizados entre as mquinas virtuais (M1, M2, M3 e M4).
Certo Errado

34- Q30158 ( Prova: FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Tcnico Judicirio Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows )

No ambiente Windows considere o script abaixo, cuja funo listar todos os grupos aos quais pertence um determinado usurio no Active Directory.

Para que sua execuo seja bem sucedida necessrio que o domnio seja informado corretamente na linha
a) 2. b) 4. c) 6. d) 8. e) 10.

35- Q30160 ( Prova: FCC - 2011 - TRF - 1 REGIO - Tcnico Judicirio Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) Ao efetuar login, o usurio do Linux recebeu a seguinte mensagem: Your account has expired: Please contact your system administrator . Sabendo-se que os limites mnimo e mximo do tempo para troca de senha de acesso foi definido em passwd - 10 -w 3 -i 2 bcoelho, conclui-se que o prazo do usurio para alterar sua senha, aps o primeiro aviso que ela iria ser desativada, foi de
a) dois dias. b) trs dias. c) cinco dias. d) dez dias. e) doze dias.

36- Q30468 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Tcnico Judicirio Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows XP) No Windows XP, a exibio dos cones da bandeja de notificao pode ser gerenciada nos modos
a) Ocultar quando inativo; Sempre ocultar; Sempre mostrar. b) Mostrar somente cone; Mostrar cone e notificaes; Mostrar somente notificaes.

c) Exibir ativos; Ocultar bandeja; Exibir bandeja. d) Ocultar quando inativo; Exibir quando ativo; Nunca exibir. e) Mostrar cone e notificaes; Ocultar cone e notificaes; Mostrar somente notificaes.

37- Q31517 ( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao - Especficos Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux )

A respeito de sistemas de arquivos, julgue os prximos itens.


No ambiente Linux, o EXT2 ou EXT3 so sistemas de arquivos que oferecem segurana tanto em nvel de compartilhamento quanto em nvel local.
Certo Errado

38- Q30470 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 4 REGIO (RS) - Tcnico Judicirio Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) KDE e GNOME so ambientes grficos do SuSe, (verso 10.0) tendo como gerenciadores de arquivos o Konqueror e o Nautilus, respectivamente. Nesse contexto, correto afirmar:
a) No GNOME, discos rgidos ou mdia removvel conectados ao sistema podem ser visualizados clicando-se no cone Meu Computador. b) Para acessar pastas de rede utiliza-se o menu Lugares no painel superior do KDE. c) No KDE, a seleo Lugares!Procurar Arquivos inicia a ferramenta de pesquisa de determinado arquivo em todo o sistema. d) No GNOME, o clique no cone de rea de trabalho Navegao em Rede Local permite reunir todos os servios fornecidos na rede. e) O KDE contm o aplicativo KFind, que pode ser iniciado pelo menu principal com Encontrar Arquivos.

39- Q31562 ( Prova: CESPE - 2011 - FUB - Analista de Tecnologia da Informao - Especficos Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Sistemas Operacionais )

Julgue os itens a seguir, acerca do gerenciamento de memria.


A monoprogramao, apesar de ser um modelo limitado para as capacidades avanadas oferecidas pelos atuais sistemas operacionais, ainda utilizada como base para sistemas operacionais de palmtops e sistemas embarcados utilizados pelas indstrias.
Certo Errado

40- Q31618 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 24 REGIO (MS) - Tcnico Judicirio Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) No Linux,
a) as variveis de ambiente so visualizadas/criadas por meio do comando set ou echo $NOME. b) as variveis de ambiente so exportadas para o sistema com o comando export NOME=VALOR. c) apenas o usurio root pode ter permisso para modificar o arquivo / etc/profile. d) o arquivo .bashrc contm comandos que so executados para o usurio no momento do login no sistema, aps o / etc/profile, e requerem autenticao para execuo dosshells.

e) /etc/environment o arquivo que armazena as variveis de ambiente que so exportadas para todo o sistema.

41- Q35230 ( Prova: FCC - 2011 - NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO - Analista de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas de Arquivos ) Em relao ao sistema de arquivos, INCORRETO afirmar:
a) File Control Block o rtulo criado pelo sistema operacional ao armazenar os dados nos espaos disponveis do disco. b) A lista contendo a posio de cada arquivo identificada como Master File Table. c) O sistema de arquivos, normalmente, consiste em uma coleo de arquivos e uma estrutura de diretrios, que organiza e fornece informao sobre todos os arquivos do sistema. d) O Master Boot Record um arquivo de dados interligado com a BIOS que tem como uma de sua funes o reconhecimento do sistema de arquivos. e) Uma partio admite a coexistncia de at oito tipos de sistemas de arquivos.

42- Q38664 ( Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Tcnico - Operao de Computadores - Especficos Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows XP )

Julgue os seguintes itens, que versam sobre conceitos referentes a sistemas operacionais.
Para o compartilhamento de uma impressora conectada a um computador com Windows XP, necessria a instalao, nesse computador, do software Microsoft XPS Document Printer.
Certo Errado

43- Q39345 ( Prova: CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Anlise de Sistemas Especficos Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Administrao de usurios )

Com relao administrao de sistemas operacionais e de sistemas de informao, julgue os itens seguintes.
Por meio do Default Domain Controller Policy do Windows 2003 Server, possvel restringir a adio de membros ao grupo Domain Admins.
Certo Errado

44- Q39946 ( Prova: CESPE - 2011 - PREVIC - Analista de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Unix )

A respeito de sistemas operacionais Linux e Unix, julgue os itens que se seguem.


No sistema operacional UNIX, o comando disparado com alta prioridade.
Certo Errado

faz que um processo seja

45- Q39749 ( Prova: UFG - 2010 - UFG - Analista de TI - Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) No Linux, o kernel adicionado do conjunto de ferramentas GNU forma o Sistema Operacional. O kernel poder ser construdo de acordo com a configurao do seu computador e dos perifricos que possui. A respeito do kernel do Linux,
a) o local onde ficam os arquivos fontes do kernel do Linux /etc/src . b) o sistema operacional carrega todos os drivers durante o boot, eliminando a necessidade de configurao de dispositivos de hardware pelo kernel. c) o boot no carrega o dispositivo durante a inicializao do sistema sendo necessrio recompilar o kernel e reescrever o cdigo do dispositivo para linux. d) o hardware da mquina foi todo ativado durante a ins- talao do sistema, e no existe uma necessidade real de recompilar o kernel, a no ser para o caso de ganho de desempenho.

46- Q39751 ( Prova: UFG - 2010 - UFG - Analista de TI - Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) uma ferramenta do Linux desenvolvida para a transfe- rncia de arquivos pela Internet, utiliza o prprio terminal de comandos do sistema operacional (Xterm, Konsole, Consola, etc), que suporta vrios tipos de protocolos, des- te modo, permitindo downloads de muitas fontes distintas. Este aplicativo do Linux
a) WGET. b) CURL. c) SCP.

d)

LYNX.

47- Q41028 ( Prova: CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Analista de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Gerncia de Memria )

Julgue os prximos itens, relativos a sistemas operacionais.


No gerenciamento de memria por um sistema operacional, cada processo possui um conjunto de endereos que pode ser utilizado e cujos valores podem se estender de 0 a um valor mximo. Nos computadores, os endereos so normalmente de 32 bits ou de 64 bits.
Certo Errado

48- Q41030 ( Prova: CESPE - 2010 - DETRAN-ES - Analista de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Gerncia de Memria )

Julgue os prximos itens, relativos a sistemas operacionais.


No gerenciamento de memria virtual, um sistema operacional pode ter uma parte dos espaos de endereamento atribuda memria principal e outra ao disco rgido, sendo possvel alternar o uso desses espaos de acordo com a necessidade de gerenciamento e uso.
Certo Errado

49- Q42153 ( Prova: COVEST-COPSET - 2010 - UFPE - Analista de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) A figura abaixo apresenta um diagrama de estado bsico mostrando trs estados de um processo em computador gerenciado por um sistema operacional. Considerando que o computador, onde o sistema operacional se encontra, tem um nico processador de um ncleo, assinale a alternativa que melhor define um desses estados.

a) Em execuo: neste estado o processo executado, podendo ter mais de um estado. b) Bloqueado: o processo ao chegar neste estado, alm de ser bloqueado ele descartado, no podendo mais voltar ao estado Em execuo. c) Pronto: neste estado, o processo foi executado e finalizado. d) Em execuo / pronto: ambos estados o processo executado, entretanto no ltimo o processo executado e finalizado. e) Pronto: o processo est temporariamente parado enquanto aguarda ser executado.

50- Q43081 ( Prova: CESPE - 2010 - TRT - 21 Regio (RN) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows 2008 Server )

Acerca dos sistemas operacionais Windows, Unix, CentOS e Ubuntu, julgue os prximos itens.
O Windows Server 2008 R2 um sistema operacional voltado para cloud computing (computao em nuvem) que atua como ambiente de desenvolvimento, hospedagem de servios sob demanda e com armazenamento para hospedar, escalar e gerenciar aplicaes web na Internet.
Certo Errado

51- Q44546 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 8 Regio (PA e AP) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows XP ) No Windows XP Professional, aps escolher a opo Reiniciar na caixa de dilogo Desligar o Windows e clicar no boto OK, deve-se, para iniciar o computador em modo de segurana, pressionar a tecla
a) F7.

b) F8. c) F9. d) F10. e) F11.

52- Q44173 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 22 Regio (PI) - Tcnico Judicirio Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Comandos ) No Windows 7, a barra de menus do Windows Explorer, que padro no Windows XP, pode ser exibida por meio de simples toque na tecla
a) Ctrl. b) Shift. c) F3. d) Alt. e) F9.

53- Q45025 ( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Tcnico de Inteligncia ? rea de Suporte a Rede de Dados Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Threads)

Em relao aos sistemas operacionais, julgue os itens subsequentes.


Quando as vrias threads em um processo possuem sua linha de execuo no nvel de usurio, o escalonador de processos do sistema operacional trata cada threadseparadamente, de forma independente do processo associado, j que o escalonador aloca o mesmo tempo ao processo em execuo, independentemente de quantasthreads ele possua.
Certo Errado

54- Q45075 ( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Tcnico de Inteligncia ? rea de Suporte a Rede de Dados Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows 2003 Server )

Acerca do sistema operacional Windows Server 2003, julgue os prximos itens.


O Windows Server 2003, plataforma de infraestrutura que suporta aplicaes, redes e servios, est disponvel nas verses de 32 bits ou 64 bits.
Certo Errado

55- Q46465 ( Prova: CESPE - 2010 - ABIN - Agente Tcnico de Inteligncia ? rea de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto:Processos )

Julgue os itens a seguir, acerca de fundamentos de sistemas operacionais.

A maior parte dos processos que, em geral, recebem mensagens por meio de uma rede desenvolvida com esse propsito especfico. Esses processos so tambm conhecidos por daemons.
Certo Errado

56- Q46775 ( Prova: CONSULPLAN - 2008 - SDS-SC - Analista de Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) Que parmetro devemos passar na execuo do comando no Linux ifconfig para definir o endereo IP de uma interface?
a) -net b) -network c) -ip d) -addr e) -address

57- Q46737 ( Prova: CONSULPLAN - 2008 - SDS-SC - Tcnico de Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) Alm do arquivo /etc/passwd, em que outro arquivo podemos encontrar os nomes dos grupos?
a) /etc/group s b) /usr/groups c) /etc/listgroups d) /usr/users e) /etc/users

58- Q48207 ( Prova: CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Congonhas - MG Tcnico de Laboratrio - Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto:Linux ) Qual a linha de comando correta para listar apenas os processos que contenham a palavra start, no Linux Debian?
a)

ps ef grep start b) ps Ef >> grep start c) ps f & grep start d) ps grep start e) ps f << grep start

59- Q48283 ( Prova: CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Campo Verde - MT Tcnico de Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Comandos ) Sobre a execuo de comandos de manipulao e acesso a diretrios e arquivos em prompt comando do Shell (Linux - Distribuio Debian), a opo que descreve INCORRETAMENTE a funo de um comando, :
a) mkdir Cria diretrios. b) copy Copia arquivos e diretrios. c) mv Move ou renomeia arquivos. d) rmdir Remove diretrios vazios. e) ls Lista arquivos de um diretrio.

60- Q48699 ( Prova: UFBA - 2009 - UFBA - Analista de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Threads ) Um thread pode ceder seu tempo de processamento a outro thread de prioridade mais baixa.
Certo Errado

GABARITO 31) 32) 33) 34) 35) 36) 37) 38) 39) 41) 42) 43) 44) 45) 46) 47) 48) 49) 50) 51) 52) 53) 54) 55) 27408 29012 29043 30158 30160 30468 31517 30470 31562 35230 38664 39345 39946 39749 39751 41028 41030 42153 43081 44546 44173 45025 45075 46465 e Certo Certo a c a Certo e Certo e Errado Certo Errado d b Certo Certo e Errado b d Errado Certo Certo

57) 58) 59) 60)

46737 48207 48283 48699

a a b Errado

61- Q50409 ( Prova: FCC - 2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) No que se refere ao Linux, considere: I. Parties que tenham sido apagadas acidentalmente podem ser recuperadas por meio de sua recriao, desde que se saiba o tamanho exato de cada uma delas. II. Os comandos podem ser enviados de duas maneiras para o interpretador (Shell): interativa e no- interativa. Na interativa, os comandos so digitados no aviso de comando e passados ao Shell, criando, dessa maneira, a dependncia do computador ao usurio para executar uma tarefa ou um comando. III. Ao contrrio dos programas do Windows, os programas executveis do Linux no so executados a partir de extenses .exe, .com ou .bat. O Linux usa a permisso de execuo de arquivo para identificar se um arquivo pode ou no ser executado. IV. No Linux, no podem existir dois arquivos com o mesmo nome em um diretrio, ou um sub-diretrio com um mesmo nome de um arquivo em um mesmo diretrio. Tanto o diretrio quanto o arquivo so case sensitive, ou seja, o arquivo /tcesp diferente do arquivo /Tcesp. correto o que consta em
a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) II, III e IV, apenas. d) I e III, apenas. e) III e IV, apenas.

62- Q50411 ( Prova: FCC - 2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) Como resultado da execuo do comando ls la, o Linux exibiu: -rwxrwxrwx jose users arqtest As permisses de acesso ao grupo do arquivo esto definidas nas posies
a) 2, 3 e 4. b) 1, 2, 3 e 4. c) 5, 6 e 7.

d)

6, 7 e 8.

e) 8, 9 e 10.

63- Q50416 ( Prova: FCC - 2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) No kernel 2.4 e superiores do Linux, a funo APIC permite gerenciar mais de 15 interrupes no sistema operacional. Estas interrupes oferecem ao dispositivo associado a capacidade de interromper o que o processador estiver fazendo, pedindo ateno imediata. comum encontrar placas de som e outros dispositivos usando a IRQ nmero 5, que originalmente est destinada
a) ao controlador de disquete. b) segunda porta paralela. c) ao controlador USB. d) segunda controladora de discos. e) ao /dev/ttyS1.

64- Q50322 ( Prova: FCC - 2010 - TCE-SP - Auxiliar da Fiscalizao Financeira Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2003 Server ) Quanto ao DNS no Windows Server 2003, correto afirmar:
a) Somente em zonas integradas com o Active Directory possvel a transmisso segura de informaes entre zonas. b) Alteraes podem ser feitas em zonas primrias e secundrias. c) Por padro, somente as zonas primrias so configuradas com as atualizaes dinmicas habilitadas. d) No mesmo domnio podem ser criadas apenas uma zona primria, vrias zonas secundrias e apenas uma zona reversa. e) Uma zona pode conter informaes somente sobre o domnio ao qual pertence.

65- Q51990 ( Prova: FUNIVERSA - 2009 - IPHAN - Analista - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) Assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de sistemas operacionais para computadores com base em software livre.
a) Windows XP, MS-DOS, Mac-OS b) FreeBSD, Ubuntu, Suse c) HP-UX, AIX, Solaris d) MacOS, Mumps68K, Linux e) BeOS, ReactOS, WepOS

66- Q52304 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - BNDES - Analista de Sistemas Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2003 Server )

Em um computador com Windows Server 2003, h itens que so exclusivamente caractersticos do NTFS e no esto presentes no FAT e FAT32. Nesse contexto, analise os itens a seguir. I - Particionamento de disco II - Criptografia de dados III - Compartilhamento de pastas IV - Permissionamento de arquivos especficos V - Recursos de compactao nativa So itens do NTFS APENAS os
a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II, III e V. d) II, IV e V. e) III, IV e V.

67- Q59514 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - ELETROBRS - Analista de Sistemas Jnior - Infra-Estrutura Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows 2008 Server ) Observe as caractersticas descritas abaixo. I - Cada pool de aplicativo pode ser iniciado e parado independentemente. II - Para cada site criado no IIS 7 criado um novo pool com o nome do site. III - Os pools de aplicativos que rodam em um mesmo servidor compartilham o uso de memria e processador, podendo um afetar o funcionamento do outro. IV - No possvel configurar parmetros de memria e CPU para um pool de aplicativo. (So) caracterstica(s) de um pool de aplicativos de um IIS 7 rodando em um servidor Windows Server 2008 APENAS a(s) descrita(s) em
a) II. b) III. c) I e II. d) I e III. e) II e IV

68- Q59432 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - ELETROBRS - Analista de Sistemas - Suporte Basis SAP R3 Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows 2003 ) Um novo sistema Web de uma empresa dever ser disponibilizado em um servidor de aplicao rodando Windows 2003. A mquina reservada para esse servidor (32-bit) possui 16 processadores, uma vez que o sistema exigir

bastante processamento. Que verso do Windows 2003 recomendada para tal situao?
a) Storage Edition b) Web Edition c) Standard Edition d) Enterprise Edition e) Datacenter Edition

69- Q59437 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - ELETROBRS - Analista de Sistemas - Suporte Basis SAP R3 Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows 2008 Server ) Qual recurso nativo do Windows Server 2008 permite ao administrador implementar controle de cotas para pastas e volumes alm de controlar e gerenciar o tipo de dados armazenados em seus servidores?
a) NFS (Network File System). b) DFS (Distributed File System). c) DFSR (Distributed File System Replication). d) Disk Queue Length. e) FSRM (File Server Resource Manager).

70- Q60915 ( Prova: FGV - 2009 - MEC - Analista de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) Os Sistemas Operacionais so estruturas de software muito complexas. Com relao aos Sistemas Operacionais, analise as afirmativas a seguir. I. Os servios identificados em um sistema operacional incluem execuo de programas, operaes de entrada e sada (E/S), manipulao do sistema de arquivos, comunicao, deteco de erros, alocao de recursos e proteo. II. As funes do Kernel providas pelos sistemas operacionais modernos incluem funes essenciais, como criao, agendamento e finalizao de processos. III. Os sistemas operacionais modernos normalmente so embasados em uma arquitetura formada por um kernel (ncleo) e por servios. Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta. b) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas. d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. e) se todas as afirmativas estiverem corretas.

71- Q60922 ( Prova: FGV - 2009 - MEC - Analista de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux )

Acerca do comando nohup do sistema operacional Unix/Linux correto afirmar que:


a) possibilita a um processo ficar ativo mesmo quando o usurio faz logout. b) mostra qual processo faz uso de um determinado arquivo ou diretrio. c) utilizado para visualizar os processos que esto parados. d) tem a funo de terminar completamente o processo. e) utilizado para alterar a prioridade de processos.

72- Q60655 ( Prova: FGV - 2009 - MEC - Gerente de Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) Sistema Operacional , por definio, um conjunto otimizado de programas que tem por objetivo gerenciar recursos dos computadores. Nesse sentido, as funes de gerncia desempenhadas pelos sistemas operacionais, incluem os seguintes componentes:
a) registradores, unidade de controle, unidade lgica e aritmtica e barramentos de interconexo. b) microprocessador, barramentos USB, slots de memria e controladoras de armazenamento. c) floppy disk, disco rgido SATA, memria DDR e perifricos de input / output. d) processamento, memria, dispositivos de entrada/sada e dados. e) usurios, firewalls, equipamentos de segurana e software.

73- Q60662 ( Prova: FGV - 2009 - MEC - Gerente de Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) Nos sistemas operacionais, o escalonamento de processos consiste em:
a) priorizar o processo a ser executado. b) alterar a ordem dos processos para utilizao da CPU e demais recursos. c) selecionar um processo da fila de ready e alocar a CPU para o mesmo. d) transferir um processo na fila de wait para a fila de ready. e) executar processos mais demorados antes dos mais rpidos.

74- Q61381 ( Prova: UFF - 2009 - UFF - Tcnico de Laboratrio Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Linux, Windows NT Server ) Analise as seguintes sentenas: I O Windows NT oferece suporte a vrios protocolos, entre eles o NWLINK, o NetBEUI e o DLC. II O Linux adota a licena GPL, impedindo que o cdigo seja integrado a algum programa proprietrio, e funciona em diversas plataformas, suportado por vrias arquiteturas.

III O Linux um tipo de licena freeware. Das sentenas acima, apenas:


a) I verdadeira; b) II verdadeira; c) III verdadeira; d) I e II so verdadeiras; e) I e III so verdadeiras.

75- Q61836 ( Prova: UFF - 2009 - UFF - Analista de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) No tocante aos sistemas operacionais, quando o usurio deseja solicitar algum servio do sistema, ele realiza uma chamada a uma de suas rotinas (ou servios) por meio de "artifcios" que so a porta de entrada para o acesso ao ncleo do sistema operacional. Esse artifcio ou acesso conhecido como:
a) bibliotecas; b) sub-rotinas; c) system calls; d) kernel; e) buffer.

76- Q62430 ( Prova: VUNESP - 2009 - CETESB - Analista de TI - Redes e Telecomunicaes Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2003 Server ) Em um servidor com Windows Server 2003, uma determinada aplicao deve estar disponvel permanentemente (24x7). Como o Windows Server 2003 divide os recursos do servidor entre os servios do sistema operacional e as aplicaes, deve-se configurar o servidor para priorizar a execuo de aplicativos. Para executar a configurao da prioridade do servidor para aplicativos, deve-se
a) acessar o Task Manager, clicar com o boto direito do mouse no processo, selecionar Set Priority e, em seguida, selecionar Real Time. b) acessar as propriedades do computador, aba Advanced, boto Performance, aba Advanced e, no grupo Processor Scheduling, selecionar o item Program. c) agendar para que o Schedule Manager inicie a atividade, dando a prioridade ao invs de liberar recursos para os servios. d) executar a atividade dentro do contexto de Administrador, uma vez que as atividades administrativas prevalecem sobre todas as outras. e) parar todos os servios que no so pertinentes ao software que ir "rodar" no servidor, deixando os recursos livres para o aplicativo.

77- Q62485 ( Prova: VUNESP - 2009 - CETESB - Analista de TI - Administrao de Dados Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Processos )

A operao signal ou V utilizada em um dado semforo


a) ativa todos os processos associados ao recurso. b) atribui a ele a quantidade de recursos disponveis para utilizao pelos processos. c) envia uma mensagem a todos os processos que disputam o recurso. d) faz com que um processo, que eventualmente esteja na fila de espera do recurso controlado por esse semforo, possa novamente ter condies de ser executado. e) sinaliza que nenhum processo est utilizando o recurso.

78- Q62269 ( Prova: IF-SE - 2010 - IF-SE - Analista - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2003 Server ) O Windows 2003 Server trouxe algumas novidades ligadas segurana com relao ao uso de senhas. Nesse sistema operacional, caso um usurio opte por fazer uso de uma senha em branco, sua conta poder ter acesso:
a) A todos os recursos de rede presente no domnio. b) Aos recursos de rede compartilhados de um domnio. c) A todos os recursos de rede presente no domnio e ao computador local. d) Aos recursos de rede compartilhados de um domnio e ao computador local.

e) Somente ao computador local.

79- Q65415 ( Prova: FUNIVERSA - 2010 - CEB - Analista de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Linux, Comandos ) O sistema operacional Linux, baseado no princpio de software livre, realiza vrias funes semelhantes s dos sistemas operacionais da famlia Windows, da Microsoft. Muitos comandos de manipulao de arquivos, por exemplo, realizam aes idnticas no Linux ou no Windows, havendo apenas alterao no nome dos comandos. Qual dos comandos do sistema operacional Linux apresentados a seguir executa a mesma ao do comando "ren teste.txt teste2.txt", executado no "Prompt de comando" do Windows XP?
a) "mv teste.txt teste2.txt" b) "rename teste.txt tests2.txt" c) "copy teste.txt teste2.txt" d) "ren teste.txt > teste2.txt" e) "cat teste.txt > teste2.txt"

80- Q66002 ( Prova: VUNESP - 2010 - CEAGESP - Analista de Sistemas Desenvolvimento de Aplicaes Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux )

No sistema operacional Linux so disponibilizados diversos editores de textos. Entretanto, o editor de texto fornecido como padro o
a) edit. b) emacs. c) mule. d) vi. e) xedit.

81- Q67137 ( Prova: FGV - 2010 - BADESC - Analista de Sistemas - Suporte Tcnico e Gerncia de Redes de Computadores Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Algoritmo de Escalonamento ) Sistemas Operacionais executam processos por meio da estrutura de dados conhecida por fila. Assim, todo processo que se encontra no status pronto mantido numa fila de processos prontos. Quando um ou mais processos esto prontos para serem executados, o sistema operacional deve decidir qual deles vai ser executado primeiro. O componente do sistema operacional responsvel por essa deciso denominado escalonador e a escolha do processo que ser executado recebe o nome de escalonamento. O escalonador utiliza algortmos para realizar o escalonamento de processos. Alm do denominado Mltiplas Filas, so algortmos de escalonamento:
a) Circular e Tempo Real. b) B-Tree e Tempo Real. c) Circular e B-Tree. d) B-Tree e Transio. e) Circular e Transio.

82- Q67529 ( Prova: CETAP - 2010 - AL-RR - Analista de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas de Arquivos ) Analise os seguintes enunciados relacionados aos sistemas de arquivos e, em seguida, selecione a alternativa CORRETA. I- Arquivos so mecanismos de abstrao que oferecem uma maneira de armazenar informaes no disco e permitir l-las de volta mais tarde; II- Os arquivos so organizados em diretrios e so acessveis atravs de caminhos absolutos ou relativos; III- O comando chmod do sistema operacional Windows estabelece permisses de leitura, escritura e execuo em arquivos; IV- A fragmentao ocorre quando o sistema operacional no consegue armazenar determinado arquivo de uma s vez, gravando-o em diferentes regies;

V- O Sistema Operacional Windows XP funciona em sistemas de arquivos NTFS, FAT32 ou Ext3.


a) Os enunciados I, II e III esto corretos. b) Os enunciados III e V esto corretos. c) Os enunciados I, II e IV esto corretos. d) Os enunciados I e V esto corretos. e) Todos os enunciados esto corretos.

83- Q72422 ( Prova: FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informao - Redes-Segurana-Conectividade Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto:Windows ) Os subsistemas protegidos do sistema operacional Windows, que se comunicam por troca de mensagens (LPC ? Local Procedure Call), operam no modo
a) Kernel. b) Usurio. c) Executivo. d) Hardware. e) System Services.

84- Q71950 ( Prova: CESPE - 2010 - ANEEL - Tcnico Administrativo - rea 2 Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas de Arquivos )

A respeito da instalao e estruturao de diretrios em sistemas operacionais Windows XP, julgue os itens seguintes.
Aps fazer a converso de uma unidade ou partio para NTFS no ser possvel reconvert-la para FAT ou FAT32.
Certo Errado

85- Q72523 ( Prova: FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informao - Suporte Tcnico Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows XP ) Quando um computador com sistema operacional Windows XP no inicia normalmente ou exibe mensagens de erro que o usurio no consegue identificar, uma das alternativas na busca de resoluo do problema a inicializao simples, por intermdio da configurao da caixa de dilogo "Utilitrio de configurao do sistema" do msconfig e a
a) modificao de determinados itens na caixa de seleo "Inicializao seletiva". b) modificao de determinados itens na caixa de seleo "Inicializao de diagnstico". c) desmarcao de todos os itens na caixa de seleo "Inicializao de diagnstico". d) desmarcao de todos os itens constantes da guia "Win.ini".

e) marcao apenas do item "Usar BOOT.INI original" na guia "Win.ini".

86- Q72528 ( Prova: FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informao - Suporte Tcnico Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) No Linux, os sinais so utilizados pelo Kernel, por outros processos ou pelo usurio para avisar a um determinado processo sobre algum evento em particular. Considere os sinais listados no quadro abaixo:

As aes padro A, B e C, exibidas na coluna Ao, significam respectivamente,


a) parar o processo, o sinal no pode ser ignorado, terminar o processo. b) terminar o processo, o sinal no pode ser pego, parar o processo. c) ignorar o sinal, parar o processo, terminar o processo. d) terminar processo, ignorar o sinal, terminar processo e mostrar o core. e) parar o processo, ignorar o sinal, terminar o processo e mostrar o core.

87- Q72530 ( Prova: FCC - 2010 - MPE-RN - Analista de Tecnologia da Informao - Suporte Tcnico Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assuntos: Sistemas Operacionais, Unix ) Em termos de sutes de aplicativos para escritrio existem vrios produtos multiplataforma, que podem ser distribudos para Windows, Linux, Unix, Solaris e Mac OS X. correto afirmar que fazem parte desse grupo:
a) BrOffice.org, Microsoft Office e OpenOffice.org. b) OpenOffice.org e BrOffice.org. c) Microsoft Office, StarOffice e OpenOffice.org. d) StarOffice, BrOffice.org e Microsoft Office. e) Microsoft Office e StarOffice.

88- Q73797 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - Petrobrs - Tcnico em Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) O tcnico de uma empresa de tecnologia foi enviado a um cliente para resolver problema ocorrido em um servidor Linux. Entretanto, no havia com o cliente informaes sobre a distribuio do Linux, a verso do kernel e a arquitetura do servidor no qual ele foi instalado, informaes necessrias para o tcnico

solucionar o problema. Qual o comando que ele utilizou, no Shell do Linux, para obter essas informaes?
a) info -i b) lin -a c) mkdir -a d) rename -i e) uname -a

89- Q78684 ( Prova: MOVENS - 2010 - DNPM - Tcnico em Informtica - Banco de Dados Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Windows 2003, Windows 2003 Server ) Os registros de sistema (logs) permitem conhecer o comportamento normal do servidor e analisar eventos passados para diagnosticar problemas. Para a efetiva interpretao dos registros necessrio conhecer os diferentes tipos de registros e o que cada um significa. De acordo com os diferentes tipos de registros de sistema do Windows 2003, assinale a opo INCORRETA.
a) possvel visualizar eventos de servidores remotos pela aplicao Visualizar Eventos (Event Viewer). b) O log de Segurana realiza o registro apenas de eventos que esto com a auditoria ativada. c) Os eventos do servio DNS ficam registrados no Log de Aplicao. d) Quando um usurio erra sua senha e a auditoria est ativada, o evento registrado como "Auditoria sem xito". e) Um registro de aviso indicado pelo cone: .

90- Q78350 ( Prova: CESPE - 2008 - SERPRO - Analista - Redes Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux )

Com a popularizao do sistema operacional Linux, hoje h ambientes com sistemas operacionais bastante heterogneos. Permitir a troca de informaes e o compartilhamento de recursos entre sistemas heterogneos nem sempre uma tarefa simples. Acerca dos sistemas operacionais e seus componentes, julgue os itens seguintes.
O arquivo de configurao padro do Samba, smb.conf, permite especificar o endereo IP dos hospedeiros que podero acessar os servios disponibilizados pelo Samba.
Certo Errado

GABARITO

61) 62) 63) 64) 65) 66) 67) 68) 69) 70) 71) 72) 73) 74) 75) 76) 77) 78) 79) 80) 81) 82) 83) 84) 85) 86) 87) 88) 89) 90)

50409 50411 50416 50322 51990 52304 59514 59432 59437 60915 60922 60655 60662 61381 61836 62430 62485 62269 65415 66002 67137 67529 72422 71950 72523 72528 72530 73797 78684 78350

a c b a b d c e e e a d a a c b d e a d a c b Certo a d b e c Certo

91- Q80792 ( Prova: FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado - Segurana de Redes Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Unix ) Na terminologia do sistema operacional Unix, um pipeline
a) a concatenao, em um nico arquivo, da sada escrita por uma cadeia de processos executados serialmente, respeitando a ordem de execuo dos processos envolvidos. b) a concatenao, em um nico arquivo, da sada escrita por uma cadeia de processos executados em paralelo. c) a concatenao de vrios arquivos servida como entrada para a execuo de um processo, como se fosse um nico arquivo. d) uma cadeia de processos executados serialmente, organizada de maneira que o resultado (exit code) de cada processo serve de entrada para o seguinte. e) uma cadeia de processos executados em paralelo e organizada de maneira que a sada de cada processo serve de entrada para o seguinte.

92- Q81644 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Tcnico Judicirio Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows XP )

O Windows XP um sistema operacional de


a) 32 e 64 bits. b) 64 e 96 bits. c) 0 e 32 bits. d) 64 e 128 bits. e) 128 e 256 bits.

93- Q81649 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Tcnico Judicirio Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) NO um sistema de arquivos suportado pelo Linux:
a) FAT. b) NTFS. c) LNX. d) JFS . e) XFS.

94- Q81980 ( Prova: FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Tcnico Judicirio Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) No Linux, para que o arquivo "exemplo.doc" tenha as permisses de acesso configuradas, de modo que o dono tenha direitos totais, o grupo dono somente tenha direito de leitura e os demais usurios nenhum direito, o comando chmod, com nmeros octais, que deve ser utilizado :
a) chmod 327 exemplo.doc b) chmod 431 exemplo.doc c) chmod 534 exemplo.doc d) chmod 637 exemplo.doc e) chmod 740 exemplo.doc

95- Q83513 ( Prova: CESPE - 2009 - INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Redes - Parte II Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto:Windows 2003 Server ) Com relao aos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens seguintes. No Windows Server 2003, para se compartilhar um dispositivo de impresso, a sequncia de aes : clique Iniciar -> Impressoras e Faxes; selecione o dispositivo e clique com o boto direito do mouse escolhendo Compartilhar; na aba de compartilhamento, escolha Compartilhar impressora e entre com um nome e endereo de rede para ela; se desejar que a impressora seja listada no Active Directory, clique na caixa Listar no diretrio; finalize clicando OK.

Certo Errado

96- Q83551 ( Prova: CESPE - 2009 - INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Desenvolvimento de Sistemas - Parte II Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Apache )

Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicaes web.
O administrador de um servidor http Apache pode estender o servidor para suporte a criptografia forte usando os protocolos SSL (Secure Sockets Layer) e TLS (Transport Layer Security ) por meio do mdulo denominado mod_ssl, o qual realiza interface com a biblioteca OpenSSL.
Certo Errado

97- Q85867 ( Prova: FCC - 2002 - TRE-CE - Tcnico Judicirio - rea Administrativa Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows ) No sistema operacional Windows, o conceito de arquivo NO representado por
a) um programa adicionado na pasta de programas. b) um documento de trabalho gravado na forma de texto. c) um banco de dados no disco rgido. d) uma planilha eletrnica contendo frmulas de clculo. e) um atalho exibido na rea de trabalho.

98- Q86226 ( Prova: FCC - 2010 - TRT - 20 REGIO (SE) - Tcnico Judicirio Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Conceitos Bsicos ) O sistema operacional precisa apresentar a cada usurio uma interface que aceita, interpreta e ento executa comandos ou programas do usurio. Essa interface comumente chamada de
a) SHELL. b) SUN. c) UNIX. d) DOS . e) MS-DOS.

99- Q86959 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - Petrobrs - Analista de Sistemas Jnior - Infra-Estrutura Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Unix ) Para definir o diretrio de spool, em um ambiente UNIX, para uma impressora, um administrador deve

a) criar um alias no script de login dos usurios apontando a varivel lps da impressora para o diretrio de spool. b) editar o arquivo /etc/printcap e utilizar a varivel de atributo sd da impressora para definir o diretrio de spool. c) editar o arquivo /etc/exports para atribuir o nome do diretrio para a varivel lpd da impressora. d) utilizar o comando confprinter para atribuir o nome do diretrio para a varivel spool da impressora. e) utilizar o comando netcat para criar um arquivo de configurao para a impressora com o diretrio de spool desejado e modificar o script de login dos usurios para carregar este arquivo a partir da rede.

100- Q86961 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - Petrobrs - Analista de Sistemas Jnior - Infra-Estrutura Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Unix ) Considere as seguintes entradas encontradas em um arquivo de configurao de um servidor UNIX.

Esse arquivo utilizado para a configurao de um servidor


a) CIFS. b) DHCP. c) DNS. d) NFS . e) NIS.

101- Q86529 ( Prova: FGV - 2010 - SEAD-AP - Auditor da Receita do Estado Prova 2 Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2003 Server ) O Windows Server 2003 utiliza um servio de diretrios denominado Active Directory. Um Servio de Diretrio um servio de rede, que identifica todos os

recursos disponveis em uma rede, mantendo informaes sobre contas de usurios, grupos, computadores, recursos e polticas de segurana em um banco de dados e torna estes recursos disponveis para usurios e aplicaes. Um domnio simplesmente um agrupamento lgico de contas e recursos que compartilham polticas de segurana. Um domnio baseado no Active Directory no Windows Server 2003 suporta dois tipos de servidores, que so denominados:
a) Controladores de Domnio e Servidores de Aplicaes. b) Controladores de Domnio e Servidores de Transaes. c) Controladores de Diretrio e Servidores de Aplicaes. d) Controladores de Domnio e Servidores Membro. e) Controladores de Diretrio e Servidores Membro.

102- Q89294 ( Prova: FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Analista de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Processos, Algoritmo de Escalonamento ) Os processos no sistema operacional que possuem um timer, chamado de quantum, onde todos os processos ganham o mesmo valor de quantum para rodarem na CPU, caracterizam o escalonamento de processos do tipo
a) RR - Round-Robin. b) FIFO - First in, first out. c) FCFS - First come, first served. d) SJF - Shortest Job First. e) SRT - Shortest Remaining Time.

103- Q89732 ( Prova: FCC - 2010 - TCM-PA - Tcnico em Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) A tendncia dos sistemas operacionais tornar o ncleo menor e mais simples. A idia de disponibilizar os servios de gerncia de processos, gerncia de arquivos, gerncia de memria etc. em processos no espao do usurio, fora do ncleo, denomina-se
a) Pico-kernel. b) Micro-kernel. c) Nano-kernel. d) Kernel monoltico. e) Kernel hbrido.

104- Q92622 ( Prova: FCC - 2009 - TRE-AM - Tcnico Judicirio - Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows XP )

Na instalao do OfficeScan no Windows, utilizando o browser Internet Explorer, considere: I. O bloqueador de pop-ups deve estar desativado. II. Os arquivos temporrios devem ser excludos. Caso contrrio, surgir mensagem solicitando a excluso. III. As solicitaes de instalao de controles AtiveX devem ser aceitas. Est correto o que consta em
a) III, apenas. b) II e III, apenas. c) I e II, apenas. d) I e III, apenas. e) I, II e III.

105- Q92641 ( Prova: FCC - 2009 - TRE-AM - Tcnico Judicirio - Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows XP ) Os metadados do volume NTFS do Windows XP so todos armazenados em arquivos, sendo que, o primeiro arquivo o
a) MFT. b) diretrio raiz. c) de boot. d) de volume. e) de log.

106- Q92646 ( Prova: FCC - 2009 - TRE-AM - Tcnico Judicirio - Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows XP ) Os administradores podem atribuir aos demais usurios de computadores Windows, como parte das configuraes de segurana, os direitos do tipo
a) permisses e direitos de logon. b) privilgios e direitos de logon. c) senhas e permisses. d) senhas e contas de usurio e) contas de usurio e privilgios.

107- Q93050 ( Prova: FCC - 2010 - TRE-AM - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Estrutura do Sistema Operacional ) O processo um conceito chave em todos os sistemas operacionais. Nesse contexto, considere:

I. O espao de endereamento associado ao processo e contm o programa executvel, os dados do programa e sua pilha e um conjunto de registradores, incluindo o contador de programa e o ponteiro da pilha. II. Tanto as hierarquias de processos quanto as de arquivos so organizadas como rvores, inclusive nos seus nveis de profundidade que podem ser acessados indistintamente pelo processo pai e seus processos filhos. III. Em relao aos sistemas de arquivos, uma funo importante do sistema operacional esconder as peculiaridades dos discos e outros dispositivos de entrada e sada e apresentar ao programador um modelo abstrato de arquivos. IV. Um processo suspenso consiste na imagem de ncleo e sua entrada na tabela de processos, que contm seus registradores, entre outros elementos. correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) I, III e IV, apenas. d) II e IV, apenas. e) II e III, apenas.

108- Q93904 ( Prova: CESPE - 2010 - TRE-MT - Tcnico Judicirio - Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) Acerca da integrao e do compartilhamento de recursos entre diversos sistemas operacionais, assinale a opo correta.
a) Em uma rede NetBEUI, toda mquina identificada por um nome. Nos servidores Samba, o nome de mquina especificado nas diretivas netbios name e netbios aliases, no arquivo etc.conf. b) Uma operao possvel entre os sistemas Linux e Windows , por exemplo, o mapeamento do diretrio /usr, compartilhado com o nome usr, por uma mquina Windows como a unidade F. c) Uma seo no arquivo smb.conf, de configurao do Samba, definida por um nome entre chaves. d) No Samba, os invalid users definem uma lista de usurios que no tero acesso aos recursos do servidor ou compartilhamento; seguro restringir o acesso a usurios com grande poder no sistema, mas no possvel restringir o acesso ao usurio root. e) Em servidores Samba, a configurao do nvel de acesso por grupo de trabalho tem como caractersticas principais a simplicidade na configurao e no controle de acesso aos recursos, sendo feita pela mquina local por meio de senhas e controle de nome de usurios.

109- Q93973 ( Prova: CESPE - 2010 - TRE-MT - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Linux, Windows )

A respeito dos comandos e da sintaxe correta para realizar determinadas tarefas, nos sistemas operacionais Windows e Linux, assinale a opo correta.
a) No Linux, o comando arp -a permite adicionar uma nova entrada na tabela arp. b) No Windows XP, o comando getmac, ao ser executado pela linha de comando, permite obter o endereo fsico (endereo MAC) para um ou mais adaptadores de rede. c) O Linux permite realizar a traduo de endereos de rede (NAT) por meio do utilitrio IPFix. d) No Linux, o aplicativo driverquery permite listar os drivers de dispositivos instalados no sistema, bem como suas propriedades. e) No Windows XP, o comando openfiles file1, file2,...,filen permite abrir diversos arquivos por meio da linha de comando. Os arquivos so abertos pelos aplicativos apropriados, de acordo com a extenso de cada arquivo.

110- Q95501 ( Prova: FCC - 2008 - TRT - 18 Regio (GO) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows XP ) A Central de Segurana do Windows XP, para ajudar a proteger um computador, possibilita a ativao dos seguintes elementos:
a) user e senha; criptografia e proteo contra vrus. b) user e senha; criptografia e atualizaes automticas. c) criptografia; firewall e proteo contra vrus. d) criptografia; firewall e atualizaes automticas. e) firewall; atualizaes automticas e proteo contra vrus.

111- Q96136 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 7 Regio (CE) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) NO um comando interno do Linux:
a) echo. b) exit. c) date. d) help. e) source.

112- Q97324 ( Prova: CESPE - 2007 - TRE-AP - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux )

Considerando as informaes do texto, assinale a opo correta.


a) Uma vez que o sistema operacional emprega uma virtual machine, identificada por #1, seguramente ele suporta o funcionamento de programas nas plataformas Java e C#. b) O ncleo do sistema operacional formado pelos elementos #2 e #11. c) As bibliotecas e APIs identificadas por #3, #4, #5 e #9 so implementadas pelo elemento #11. d) O escalonamento de tarefas desse sistema operacional, em geral, depende mais do elemento #11 que do elemento #2. e) O escalonamento de discos e o gerenciamento de memria, nesse sistema operacional, so implementados por elementos do tipo #7 e #8.

113- Q97514 ( Prova: FCC - 2004 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio rea Judiciria - Execuo de Mandados Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto:Windows XP ) Para personalizar a "rea de trabalho" do Windows utiliza- se o aplicativo
a) barra de tarefas. b) propriedades de vdeo. c) propriedades do sistema. d) opes de acessibilidade. e) opes de pasta.

114- Q97677 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - IBGE - Analista de Sistemas Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) No sistema operacional Linux, o comando

a) ifconfig usado para configurar e exibir dispositivos de rede. b) netstat - r permite configurar as tabelas de roteamento do sistema operacional. c) bind verifica a configurao do DNS. d) wc - l retorna o nmero de vezes que um determinado usurio se conectou ao seu computador. e) dhcpd permite obter informaes sobre um endereo IP a partir de um servidor DHCP.

115- Q97689 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - IBGE - Analista de Sistemas Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows XP ) Marcos responsvel por administrar uma mquina com Windows 2008 instalado. A mquina tem quatro discos em um subsistema SCSI. Disco 0, com 80GB; Disco 1, com 80GB; Disco 2, com 40GB; Disco 3, com 40GB. Recentemente, Marcos executou uma nova instalao do Windows, fazendo um backup de todos os dados dos discos, removendo todas as parties dos discos, e instalando o sistema operacional em uma partio de 20GB no Disco 0. Agora, ele deve configurar todo o espao restante da unidade, sendo que os dados de usurio no sero armazenados no volume do sistema operacional. Marcos deseja maximizar o armazenamento de dados e garantir o tempo de funcionamento no caso de falha em um nico disco. Qual configurao Marcos poder implementar, e qual a capacidade total de armazenamento para os dados do usurio?
a) Configurao de RAID 0 com capacidade total de 200GB. b) Configurao de RAID 1 com capacidade total de 80GB. c) Configurao de RAID 0+1 com capacidade total de 180GB. d) Combinao de RAID 5 e volumes espelhados com capacidade total de 140GB. e) Combinao de RAID 5 e volumes espelhados com capacidade total de 120GB.

116- Q97696 ( Prova: CESGRANRIO - 2010 - IBGE - Analista de Sistemas Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Unix ) Aps realizar a instalao do Apache em uma mquina com UNIX, um usurio resolveu testar o servidor Web. O trecho abaixo apresenta o resultado obtido na tela do usurio aps executar um comando do UNIX. Trying 127.0.0.1.. Connected to 127.0.0.1. 4: Escape character is '^]. GET / HTTP/1.0 HTTP/1.1 200 OK Date: Mon, 26 oct 2009 07:30:33 GMT Server: Apache/2.0.18 (Unix) Com base no que foi exposto, qual dos comandos padres do UNIX foi utilizado pelo usurio?
a) httpd b) top

c) grep d) telnet e) finger

117- Q98740 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows XP ) No Windows 2000 e Windows XP, a ferramenta Gerenciamento de disco, contida na janela Gerenciamento do computador, permite I. criar e excluir parties NTFS. II. formatar parties NTFS. III. criar e excluir parties FAT e FAT32. IV. formatar parties FAT e FAT32. V. criar e excluir parties EXT2 e EXT3. correto o que consta em
a) II, III e V, apenas. b) I, II, III, IV e V. c) III e V, apenas. d) I, II e IV, apenas. e) I, II, III e IV, apenas.

118- Q98745 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows XP ) O microcomputador do usurio hospeda o Windows XP e o Internet Explorer 7. Inadvertidamente, ele apagou a maioria dos endereos armazenados na pastaFavoritos. Ao atender o pedido de ajuda, o tcnico verificou que no havia nenhum arquivo bookmark.htm, para proceder recuperao dos dados, mas observou a existncia de uma pasta Favoritos em D:\Favoritos, de onde pode tentar a recuperao. Nesse caso, o procedimento mais adequado :
a) criar novo arquivo bookmark.htm e import-lo para o Internet Explorer. b) por meio do Internet Explorer, boto Favoritos, utilizar a sequncia de cliques para importar as URLs de D:\Favoritos. c) por meio do Internet Explorer, boto Favoritos, utilizar a sequncia de cliques para exportar as URLs de D:\Favoritos para um arquivo bookmark.htm e, em seguida, tambm por meio do boto Favoritos, importar as URLs do bookmark.htm. d) reinstalar o Internet Explorer. e) copiar a pasta D:\Favoritos e sobrescrever a pasta Favoritos atualmente utilizada pelo Internet Explorer.

119- Q100291 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows XP ) Uma extenso do sistema operacional Windows que atua como auxiliar para que os jogos e outros programas utilizem os recursos avanados de multimdia do hardware se trata da tecnologia
a) Active directory. b) ActiveX. c) DirectX. d) Biblioteca de vnculo dinmico (DLL). e) Interface de programao de aplicativo (API).

120- Q100133 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows ) No ambiente Windows,
a) em um domnio, os controladores de domnio recebem alteraes e as replicam em sentido hierrquico, a partir do controlador de domnio raiz. b) um nico domnio pode se estender por vrios sites geogrficos, mas um nico site pode incluir usurios e computadores somente do domnio ao qual pertence. c) so chamados de floresta um ou mais domnios que compartilham um esquema e um catlogo global. d) se vrios domnios na rvore de domnio tiverem nomes de domnio DNS contguos, essa estrutura ser chamada de floresta de domnio. e) um domnio pode armazenar informaes sobre objetos localizados em outro domnio.

GABARITO 91) 80792 - e 92) 81644 - a 93) 81649 - c 94) 81980 - e 95) 83513 - Errado 96) 83551 - Certo 97) 85867 - e 98) 86226 - a 99) 86959 - b 100) 86961 - c 101) 86529 - d 102) 89294 - a 103) 89732 - b 104) 92622 - e 105) 92641 - a

106) 107) 108) 109) 110) 112) 113) 114) 115) 116) 117) 118) 119) 120)

92646 - b 93050 - c 93904 - b 93973 - b 95501 - e 97324 - b 97514 - b 97677 - a 97689 - d 97696 - d 98740 - e 98745 - e 100291 - c 100133 - c

121- Q100138 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) So os mesmos comandos utilizados, tanto no ambiente Windows quanto no ambiente Linux, na resoluo de problemas relacionados com a comunicao de um cliente ou servidor com a rede: I. NETSTAT: apresenta algumas estatsticas e estado das conexes. II. PING: permite verificar se a configurao TCP/IP est funcionando ou se um sistema TCP/IP remoto est disponvel. III. ROUTE: manipula a tabela de roteamento do computador, apresenta, remove e adiciona rotas. IV. TRACERT: obtm o caminho que um pacote atravessa por uma rede de computadores at chegar ao destinatrio. Est correto o que se afirma APENAS em
a) I, II e III. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) III e IV.

122- Q100140 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) Nos ambientes Unix e Linux, cada arquivo ou diretrio possui trs grupos de bits de permisso a ele associados, que tambm, contm, cada um, trs grupos de bits idnticos que controlam acessos de leitura, gravao e execuo. Alm

dos bits bsicos h ainda os bits extras. Um deles, associado a diretrios (representado pela letra t), quando ativado, impede a remoo do diretrio, e permite que os arquivos criados dentro desse diretrio s sejam apagados pelo seu dono. Trata-se de
a) guid. b) suid . c) sticky. d) setgid. e) setuid.

123- Q103877 ( Prova: CESPE - 2008 - STJ - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Processos )

Com relao a sistemas operacionais e sistemas distribudos, julgue os seguintes itens.


No algoritmo de escalonamento shortest-job-first (SJF), a prioridade de cada processo inversamente proporcional ao prximo tempo de processamento (CPU burst) necessrio ao processo. Por sua vez, no algoritmo round-robin (RR), a lista de processos prontos tratada como uma lista circular e o processador alocado, a cada processo, em fatias de tempo. Quando comparados os tempos mdios de espera em sistemas que empregam os algoritmos, o tempo mdio de espera para execuo tipicamente mais longo no SJF que no RR.
Certo Errado

124- Q104654 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows XP )

No que concerne a instalao e customizao do sistema operacional Windows XP Professional, julgue os itens a seguir.
A principal ferramenta de administrao de discos no Windows XP o disk druid, que capaz de formatar e particionar o disco conforme o interesse do administrador.
Certo Errado

125- Q104673 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Configurao de rede,Windows XP )

Quanto configurao de placa de rede de estaes de trabalho em sistemas Windows XP, julgue os itens que se seguem.
O suporte ao protocolo TCP/IP nativo no Windows 2003. Isso significa que qualquer placa de rede funciona nesse tipo de sistema operacional.

Certo Errado

126- Q104678 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2003 Server )

A respeito da estruturao de diretrios e pastas, bem como da atribuio de permisses no Windows 2003 Server, julgue os itens a seguir.
Qualquer usurio, autenticado ou no no sistema operacional, pode acessar o diretrio de instalao do sistema operacional e nele navegar com todos os direitos de leitura e escrita.
Certo Errado

127- Q104680 ( Prova: CESPE - 2008 - STF - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2003 )

A respeito da estruturao de diretrios e pastas, bem como da atribuio de permisses no Windows 2003 Server, julgue os itens a seguir.
O suporte ao perfil mvel no Windows 2003 requer a presena de um servio do tipo active directory, com permisso de leitura somente.
Certo Errado

128- Q107449 ( Prova: CESPE - 2009 - CEHAP-PB - Programador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows vista ) Um passo considerado eficiente em processo de avaliao e criao de polticas de uso do Windows Vista a padronizao. Com base na arquitetura desse programa, assinale a opo correta.
a) A padronizao no Windows Vista permite que cada usurio utilize seu sistema operacional conforme sua convenincia e qualquer instalao ou modificao do sistema operacional envolve a movimentao do registro para o servidor de registros. b) A padronizao cria processo dificultado de avaliao e identificao de problemas de rede no Windows Vista porque o protocolo de rede padro do Windows Vista o NetBeui. c) A padronizao facilita a instalao, a atualizao, o gerenciamento, o suporte e a substituio de computadores que utilizam o Windows Vista como sistema operacional. d) A padronizao permite que os usurios acessem a Internet utilizando a ferramenta padro de Internet do Vista denominada Windows Information Based Services.

129- Q108973 ( Prova: CESPE - 2009 - ANATEL - Analista Administrativo Rede e Segurana Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux )

Com relao ao arquivo de configurao apresentado, do qual os nmeros de linhas esquerda no fazem parte, julgue os itens que se seguem.
O contedo est associado a um tipo de arquivo, normalmente conhecido como lilo.conf, que reside no diretrio /etc em uma instalao-padro do Linux.
Certo Errado

130- Q108997 ( Prova: CESPE - 2009 - ANATEL - Analista Administrativo Rede e Segurana Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Unix )

Com referncia ao trecho acima, extrado de um arquivo de configurao de um host no Linux para filtragem de pacotes, e no qual os nmeros das linhas foram introduzidos somente como elementos para referenci-las e no fazem parte do arquivo, julgue os itens que se seguem.
As linhas 12 e 13 revelam que se est permitindo um acesso do tipo web ao host junto com um acesso para os clientes de e-mail.
Certo Errado

131- Q109197 ( Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Tcnico Administrativo Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais )

No que se refere a sistema operacional, julgue os itens a seguir.


Sistema operacional fortemente acoplado um sistema que tem capacidade avanada de segurana.
Certo Errado

132- Q109421 ( Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Gerncia de Memria )

A crescente evoluo da computao tem sido impulsionada pelo melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os itens de 51 a 60.
Uma das responsabilidades dos sistemas operacionais gerenciar a memria. Para que essa gerncia possa garantir eficincia na execuo dos processos, os sistemas operacionais tentam maximizar o nmero de processos residentes na memria principal. Para isso, foi introduzido, nos sistemas operacionais, o conceito de swapping, que consiste em dividir o programa em mdulos de tamanhos diferentes, a fim de carregar o mdulo que tiver o tamanho da rea livre na memria principal.
Certo Errado

133- Q109426 ( Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux )

A crescente evoluo da computao tem sido impulsionada pelo melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os itens de 51 a 60.

No sistema operacional Linux, a lista de acesso rwxr-w--x implica os seguintes direitos: o proprietrio tem todos os direitos, outros usurios do mesmo grupo podem ler e gravar esse arquivo, e os demais usurios s podem executar o arquivo.
Certo Errado

134- Q109419 ( Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Analista Administrativo Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Conceitos Bsicos )

A crescente evoluo da computao tem sido impulsionada pelo melhoramento do hardware e pelo surgimento dos sistemas operacionais. No que concerne a sistema operacional, julgue os itens de 51 a 60.
Uma seo (ou regio) crtica um conceito em sistema operacional que faz referncia rea de memria que armazena os dados compartilhados pelos processos.
Certo Errado

135- Q109200 ( Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Tcnico Administrativo Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2003 Server )

No que se refere a sistema operacional, julgue os itens a seguir.


Para se disponibilizar servios web, uma opo utilizar o sistema operacional Windows 2003 Server, por ser multiusurio.
Certo Errado

136- Q109212 ( Prova: CESPE - 2009 - ANAC - Tcnico Administrativo Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Unix )

Acerca das aplicaes de informtica, julgue os itens a seguir.


Os arquivos usados para compactao no ambiente Unix so do tipo TAR, Z, GZ, TAZ e TGZ. A verso mais recente do aplicativo Winzip capaz de descompactar esses tipos de arquivos.
Certo Errado

137- Q111370 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - TJ-RO - Analista Judicirio Anlise de Sistemas - Desenvolvimento Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto:Processos )

Em um sistema operacional sendo executado em um determinado computador, o processo A obteve acesso exclusivo ao recurso X e o processo B obteve acesso exclusivo ao recurso Y. Momentos depois, A est aguardando a liberao de Y antes de ele prprio liberar X, enquanto B est aguardando a liberao de X antes de ele prprio liberar Y. Esta situao recebe o nome de
a) loopback . b) deadend . c) thread-safe. d) reflection. e) deadlock.

138- Q111488 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - TJ-RO - Tcnico Judicirio Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) Com relao ao Linux, observe as afirmativas a seguir. I - Desenvolve seus drivers de forma livre e com cdigo fonte (compilveis) via engenharia reversa ou com base nas informaes que so disponibilizadas por fabricantes que apiam o software livre. II - Possui interface grfica intuitiva, que, bem configurada e rodando sobre hardware compatvel, fornece usabilidade equivalente para a grande maioria das atividades de informtica atuais. III - Muito usado em desktops, exige mais reboots e reformataes, devido instalao de novos programas e instabilidade do sistema em relao propagao de vrus oriundos de perifricos removveis. (So) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
a) I b) II c) III d) I e II e) II e III

139- Q111490 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - TJ-RO - Tcnico Judicirio Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) Dentre os sistemas de arquivos indicados a seguir, selecione aquele que nativo em sistemas Linux.
a) FA T b) JF S c) EXT3

d)

HPFS

e) NTFS

140- Q111495 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - TJ-RO - Tcnico Judicirio Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows XP ) O Service Pack 2 adicionou novas funcionalidades ao Windows XP, incluindo, entre outras, a instalao de um(a)
a) Firefox. b) Firewall. c) Webmail. d) Network . e) Netframe.

141- Q111762 ( Prova: CESPE - 2007 - TCU - Analista de Controle Externo Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows XP )

Acerca dos sistemas Windows e Linux, julgue os itens subseqentes.


O protocolo PPTP (point-to-point tunneling protocol) disponvel no Linux, kernel 2.4 e posterior, utilizado para conexo com servidores de acesso remoto. O protocolo PPTP no est disponvel no Windows XP Professional.
Certo Errado

142- Q113080 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assuntos:Sistemas Operacionais, Segurana de sistemas operacionais, Auditoria de Sistemas )

Com relao a segurana de sistemas operacionais, gesto de polticas de segurana e auditoria, criptografia e ataques e protees a sistemas de hardware e software, julgue os itens que se seguem.
Em relao a polticas de segurana e auditoria, os controles de preveno tendem a ser mais caros ao serem projetados e implementados que que os controles de deteco, em funo de que devem no s avaliar a efetividade do controle preventivo como tambm identificar o resultado errado, que no pde ser controlado pelos controles de deteco. Exemplos de controles de preveno so revises e comparaes, auditorias, conciliao de contas, contagem de inventrio, senhas e biometria, checagens de input e checksums.
Certo Errado

143- Q113213 ( Prova: CESPE - 2009 - TRT - 17 Regio (ES) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux )

Considerando a figura acima, que apresenta partes importantes do kernel do Linux, julgue os itens que se seguem.
Por meio dos comandos ping ou knu, pode-se testar se uma conexo existe ou se a conexo entre dois pontos est ativa.
Certo Errado

144- Q112847 ( Prova: CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Tcnico Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows XP )

Com respeito ao uso de filtragem TCP/IP, o Windows XP Professional possui um firewall nativo que pode ser habilitado ou desabilitado pelo administrador do sistema.
Certo Errado

145- Q116003 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Gerncia do Processador )

Julgue os prximos itens, acerca de caractersticas, funes, algoritmos e componentes de sistemas operacionais.
Em processadores que apresentam modos de funcionamento ncleo e usurio, um programa executado em modo usurio tem acesso a um conjunto de instrues mais restrito que um programa executado em modo ncleo.
Certo Errado

146- Q116008 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Sistemas Operacionais,Processos )

Julgue os prximos itens, acerca de caractersticas, funes, algoritmos e componentes de sistemas operacionais.
A excluso mtua um modo de assegurar que outros processos sejam impedidos de usar uma varivel ou um arquivo compartilhado que j estiver em uso por um processo.
Certo Errado

147- Q116010 ( Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Sistemas Operacionais,Processos )

Julgue os prximos itens, acerca de caractersticas, funes, algoritmos e componentes de sistemas operacionais.
Um mutex um tipo de semforo simplificado, mas til para a excluso mtua entre processos leves.
Certo Errado

148- Q116394 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-GO - Tcnico Judicirio Programao de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows ) O registro do Windows contm informaes referenciadas continuamente durante a operao, como os perfis de cada usurio, os aplicativos instalados no computador e os tipos de documentos que cada um pode criar, configuraes da folha de propriedades para cones de pastas e aplicativos, o hardware existente no sistema e as portas que so usadas. A chave de registro pr-definida HKEYLOCALMACHINE usada pelo sistema contm
a) a raiz das informaes de configurao para o usurio que est conectado no momento. b) as informaes de configurao especficas para o computador (para qualquer usurio). c) as informaes que garantem que o programa correto seja aberto quando se clica no arquivo correspondente usando o Windows Explorer. d) informaes sobre o perfil de hardware usado pelo computador local na inicializao do sistema.

149- Q116399 ( Prova: CESPE - 2009 - TRE-GO - Tcnico Judicirio Programao de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux )

Assinale a opo correta a respeito da utilizao de logs no sistema Linux.


a) O messages localizado no diretrio /var/log/ armazena mensagens do sistema; e o secure armazena as tentativas de acesso rede a partir do servio ssh. b) O boot.log armazena o log do processo de inicializao do sistema; e o dmesg um log do boot do sistema. c) O lastlog e o dmesg exigem o uso dos comandos lastlog e tail, respectivamente, para que seus contedos sejam examinados, j que so arquivos binrios. d) O maillog contm o log do deamon sendmail; e o xferlog.1 contm o log da inicializao da interface grfica.

150- Q116685 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-SE - Tcnico Judicirio - Programao de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) O sistema operacional GNU/Linux trabalha com compartilhamento de tempo, dando a impresso de estar executando simultaneamente mais de uma tarefa, porm, o processo a ser executado pela CPU em um determinado instante decidido especificamente pelo
a) Shell. b) Gerenciador preemptivo. c) Escalonador de processos. d) Compartilhador de tarefas. e) Multithreading.

GABARITO 121) 122) 123) 124) 125) 126) 127) 128) 129) 130) 131) 132) 134) 135) 136) 137) 138) 139) 140) 141) 142) 143) 100138 100140 103877 104654 104673 104678 104680 107449 108973 108997 109197 109421 109419 109200 109212 111370 111488 111490 111495 111762 113080 113213 a c Errado Errado Errado Errado Errado c Certo Errado Errado Errado Errado Certo Certo e d c b Errado Errado Errado

144) 145) 146) 147) 148) 149) 150)

112847 116003 116008 116010 116394 116399 116685

Certo Certo Certo Certo b b c

151- Q117094 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-SE - Analista Judicirio - Anlise de Sistemas - Desenvolvimento Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux )

a) mdulos, /lib/modules/verso_do_kernel e kmod. b) verses, /lib/modules/verso_do_kernel e modprob. c) daemons, /lib/modules/verso_do_kernel e insmod. d) mdulos, /etc/modules/verso_do_kernel e insmod. e) verses, /etc/modules/verso_do_kernel e kmod.

152- Q117138 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-PA - Analista Judicirio - Anlise de Sistemas - Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais) Um processo em um sistema operacional pode mudar para o estado de pronto a partir do estado de
a) criao, apenas. b) execuo, apenas. c) criao ou trmino, apenas. d) execuo ou trmino, apenas. e) criao, espera ou execuo.

153- Q117140 ( Prova: FCC - 2009 - TJ-PA - Analista Judicirio - Anlise de Sistemas - Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Sistemas Operacionais, Windows XP ) Considere as afirmativas sobre sistema operacional. I. Um domnio de Windows XP diferente de um domnio Kerberos.

II. Um domnio de Windows XP um grupo de estaes de trabalho e de servidores que compartilham uma poltica de segurana. III. Um domnio de Windows XP um grupo de estaes de trabalho e de servidores que compartilham um banco de dados de usurios comuns. correto o que se afirma em
a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

154- Q118763 ( Prova: FCC - 2009 - TRT - 15 Regio - Analista Judicirio Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) NO um tipo disponvel de instalao do sistema Red Hat Linux 9:
a) Computador pessoal. b) Estao de trabalho. c) Personalizada. d) Servidor. e) Cliente.

155- Q120270 ( Prova: FCC - 2005 - TRE-MG - Tcnico Judicirio Especialidade - Programao de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) Um arquivo oculto, que no aparece nas listagens normais de diretrios, no GNU/Linux, identificado por
a) um ponto ( . ) no incio do nome. b) um hfem ( - ) no incio do nome. c) um underline ( _ ) no incio do nome. d) uma extenso .hid. e) uma extenso .occ.

156- Q122245 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - CAPES - Analista de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Linux, Unix ) O seguinte comando foi aplicado em um determinado servidor Linux: chmod 775 /var/log/messages As permisses resultantes no arquivo so
a) r-xr-x--x b) rw-rw-r--

c) r--r----d) r-xr-xr-e) rwxrwxr-x

157- Q124587 ( Prova: CESPE - 2007 - TSE - Analista Judicirio - Especialidade - Anlise de Sistemas - Desenvolvimento Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) Julgue os seguintes itens acerca dos sistemas operacionais. I Em um computador do tipo PC, mais de um sistema operacional pode ser instalado, desde que adotem um mesmo formato para os seus sistemas de arquivos. Se mais de um formato for adotado, ser impossvel a carga dos sistemas. II Em um sistema de arquivos, alm dos blocos que armazenam os dados dos arquivos, podem existir blocos que armazenam dados sobre as parties ou sobre outros blocos. III O algoritmo de escalonamento de disco shortest-seek-timefirst serve todas as solicitaes prximas da posio atual da cabea de leitura e gravao antes de mover a cabea para locais mais distantes. IV O desempenho do algoritmo round robin no escalonamento de um processador depende do tamanho da fatia de tempo. A fatia deve ser grande, quando comparada ao tempo para a mudana de contexto. V Os threads podem compartilhar cdigos e dados. A criao, escalonamento e gerenciamento de threads no podem ser feitos por um sistema operacional, tm que ser feitos por uma camada acima do sistema operacional. A quantidade de itens certos igual a
a) 1. b) 2. c) 3. d) 4.

158- Q132643 ( Prova: CESPE - 2004 - TRE-AL - Analista Judicirio Especialidade - Anlise de Sistemas - Desenvolvimento Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Gerncia de Memria )

O gerenciamento de memria uma das principais funcionalidades dos sistemas operacionais. Acerca do gerenciamento de memria, julgue os itens subseqentes.
As tcnicas de paginao e de segmentao tm em comum a necessidade de gerenciar uma lista dos blocos livres de memria.
Certo Errado

159- Q135382 ( Prova: CESGRANRIO - 2012 - CMB - Assistente Tcnico Administrativo - Programador de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) Considere o ambiente operacional Linux para responder s questes de nos 11 a 13. De acordo com a estrutura de diretrios do Linux, por padro, os arquivos de configuraes do sistema so armazenados no diretrio
a) /dev b) /etc c) /opt d) /usr e) /var

160- Q138735 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Suporte Tcnico Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Unix )

Com respeito aos sistemas operacionais Windows, Unix, Linux e BSD (Berkeley software distribution), julgue os itens seguintes.
No sistema operacional Unix, possvel redirecionar a entradapadro (teclado) e a sada-padro (monitor). A sintaxe do redirecionamento da entrada-padro usa o sinal "maior que" (>) seguido pelo nome do arquivo de entrada, e a sada-padro redirecionada por meio do sinal "menor que" (<).
Certo Errado

161- Q138982 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Produo e Infraestrutura Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux )

Julgue os itens de 91 a 94, a respeito do sistema de arquivos e diretrios em Linux.


A mscara de permisso de acesso a um arquivo ou diretrio contm dez caracteres.
Certo Errado

162- Q138987 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Produo e Infraestrutura Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux )

Acerca de variveis de ambiente, julgue os itens seguintes.


No Linux, o comando echo exibe na sada padro todas as variveis de ambiente com seus respectivos valores.

Certo Errado

163- Q138994 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Produo e Infraestrutura Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assuntos: Linux,Windows )

A respeito da comunicao entre Linux e Windows, julgue os itens subsequentes.


A tecnologia VNC, por meio do vncserver, prov acesso remoto interface grfica de uma mquina Linux a partir, por exemplo, de uma mquina Windows que execute um visualizador VNC.
Certo Errado

164- Q138886 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Redes e Telecomunicaes Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Windows 2008 Server )

Julgue os itens subsequentes a respeito dos sistemas operacionais Windows Server e Linux.
O Windows Server 2008 R2 melhorou a eficincia no uso de energia, sem a necessidade de configurao pelo administrador, ao aprimorar o mecanismo de gerenciamento de energia do processador e introduzir novos recursos de gerenciamento de armazenamento de dados.
Certo Errado

165- Q138893 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Redes e Telecomunicaes Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Sistemas Operacionais )

Acerca de caractersticas dos sistemas operacionais modernos, julgue os itens subsequentes.


TLB (translation lookaside buffer) ou memria associativa um dispositivo em hardware desenvolvido para mapear os endereos virtuais para endereos fsicos sem passar pela tabela de pginas.
Certo Errado

166- Q139308 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Administrao de Dados Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

Com relao aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens subsequentes.

No diretrio Linux, os arquivos relacionados a dispositivos de hardware esto armazenados no diretrio /lib.
Certo Errado

167- Q139310 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Administrao de Dados Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

Com relao aos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os itens subsequentes.
No Linux, o comando mvdir/home/diretorio1/home/diretorio2 significa que o contedo de um diretrio - diretrio 2 - ser transferido para outro diretrio diretrio 1.
Certo Errado

168- Q139238 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Arquitetura e Tecnologia Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Sistemas Operacionais ) Acerca de sistemas operacionais, julgue os itens subsequentes. Um processo a concluso de um ciclo de entrada, processamento e sada de dados realizado pelo gerenciador de memria do sistema operacional.
Certo Errado

169- Q139240 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Arquitetura e Tecnologia Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Processos ) Estados de um processo incluem possibilidades como inicial, processando e finalizado.
Certo Errado

170- Q127024 ( Prova: ESAF - 2005 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - rea Tecnologia da Informao - Prova 3 Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) O Samba um "software servidor" que permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos em rede. Com o servidor Samba
a) instalado no Sistema Operacional Windows 2000 possvel compartilhar arquivos e impressoras e controlar o acesso a determinados recursos de rede.

b) possvel instalar como um de seus servios o servidor Web IIS, permitindo que se disponibilizem servios adicionais como, por exemplo, FTP, WWW, SMTP e POP. c) utilizado para resolver conflitos existentes entre diferentes verses do Windows, todo trabalho feito por ele fi ca desprovido de segurana, uma vez que invivel o gerenciamento de acesso aos recursos de rede para mquinas utilizando Windows 9x e Me. d) a configurao feita em um nico arquivo: o smb.ini. Esse arquivo geralmente fi ca localizado no diretrio de instalao do Windows ou no System 32 para algumas verses do Windows Server. e) executando no Sistema Operacional Linux possvel compartilhar recursos que podem ser utilizados pelas verses NT 4.0, 9x, Me, 2000, XP e Server 2003 do Windows.

171- Q127264 ( Prova: ESAF - 2005 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - rea Tributria e Aduaneira - Prova 1 Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) No sistema operacional Linux, o comando
a) pwd mostra a senha de sua conta. b) mkdir destri um diretrio. c) shutdown -r +5 faz com que o sistema reinicie aps cinco minutos. d) who mostra a verso do Linux e a quantidade de memria do computador.

e) ls lista os usurios conectados na mquina via rede.

172- Q126292 ( Prova: FCC - 2007 - TRE-SE - Tcnico Judicirio Especialidade - Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas operacionais distribudos ) Considerando a ferramenta de controle remoto VNC, correto afirmar:
a) todos os computadores tm que estar utilizando o mesmo sistema operacional para que o VNC funcione. b) tanto na mquina que vai ser controlada quanto na que ir controlar necessrio instalar o programa com todos seus mdulos. c) enquanto a velocidade de acesso rede influencia diretamente no processo de funcionamento do VNC, o desempenho da mquina pouco influencia. d) somente um usurio por vez pode se conectar na mesma mquina. e) o VNC funciona exclusivamente via TCP/IP.

173- Q126297 ( Prova: FCC - 2007 - TRE-SE - Tcnico Judicirio Especialidade - Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Linux,Sistemas de Arquivos ) Dentre os sistemas de arquivos Ext/Linux, o que oferece melhor desempenho, entre todos os sistemas de arquivos, o
a) Ext e Ext2

b) Ext2 e Ext3 c) Ext d) Ext2 e) Ext3

174- Q126300 ( Prova: FCC - 2007 - TRE-SE - Tcnico Judicirio Especialidade - Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) Sobre a administrao de usurios no sistema Linux, correto afirmar:
a) o aplicativo Linuxconf altera as configuraes de usurios, mas no permite a incluso de novos usurios. b) uma das formas de incluir usurios em um sistema atravs da linha de comando com o comando useradd. c) para visualizar os usurios do sistema utilizando o Linuxconf, o caminho correto Configurao>Rede> Usurios>Contas de Usurios. d) no preciso, necessariamente, acessar o sistema como superusurio para incluir novos usurios. e) o prprio sistema impede que se configure um usurio comum com poderes de superusurio.

175- Q126824 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - BNDES - Profissional Bsico Especialidade - Anlise de Sistemas - Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Unix )

Seja s.sh o seguinte script bash:

A chamada "s.sh.f1.f2" produz a sada


a) 0 b) 101 c) 0101 d) 01012 e) 010123

176- Q126831 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - BNDES - Profissional Bsico Especialidade - Anlise de Sistemas - Suporte Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Administrao de usurios, Windows 2003 Server ) Seja D um domnio Active Directory que possui 4 controladores de domnio (domain controllers), todos Windows Server 2003. Sobre esse assunto, correto afirmar que
a) cada usurio criado em D ser armazenado em um controlador de domnio utilizando uma poltica de round-robin. b) cada BDC (Backup Domain Controller) sincroniza sua hora local com o relgio do PDC (Primary Domain Controller) desse domnio.

c) o nvel de funcionalidade de domnio Windows Server 2003 pode ser habilitado, permitindo que o domnio seja renomeado. d) o nmero mximo de grupos permitido em D 65536 (n x 16384), onde n o nmero de controladores de domnio. e) uma estao Windows XP no pode participar de D como cliente.

177- Q126437 ( Prova: FCC - 2007 - TRE-SE - Analista Judicirio Especialidade - Anlise de Sistemas - Desenvolvimento Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Processos ) No modelo de processos dos sistemas operacionais, o fato de mltiplas execues poderem ocorrer no mesmo ambiente com alto grau de independncia entre elas, uma das caractersticas acrescidas a esse modelo
a) pelos threads. b) pelos registradores. c) pelas placas controladoras. d) pelos microprocessadores. e) pelas mquinas de estado finito.

178- Q128755 ( Prova: CESGRANRIO - 2006 - Petrobrs - Analista de Sistemas Pleno - Especialidade - Infra-estrutura Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto:Windows 2003 Server ) Para o IIS 6.0, integrante do Windows Server 2003, so feitas as afirmativas abaixo. I - O acesso aos recursos IIS nos volumes NTFS controlado pelas ACLs, exatamente como se o recurso estivesse sendo acessado pelo Cliente para rede Microsoft. II - O IIS tem permisses de diretrios e aplicativo e quando ambas as permisses IIS e NTFS so aplicadas, as permisses mais restritivas so efetivas. III - O IIS suporta vrios nveis de autenticao, sendo que, como padro, a autenticao annima a que permite que qualquer usurio se conecte s reas de acesso pblico do site. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

179- Q128368 ( Prova: CESGRANRIO - 2005 - AL-TO - Assistente Legislativo Especialidade - Programao de Computadores Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux )

O comando pwd no Linux permite:


a) trocar a senha do usurio. b) analisar o estado de uma impressora. c) enviar mensagem pela rede. d) visualizar um arquivo texto. e) descobrir qual o diretrio atual.

180- Q128882 ( Prova: CESGRANRIO - 2006 - Transpetro - Analista de Sistemas Pleno Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Sistemas Operacionais ) O sistema operacional gerencia os espaos no disco, atravs de tcnicas que associam os blocos de dados aos arquivos. Dentre os vrios mtodos existentes, o de alocao encadeada:
a) permite o acesso direto aos blocos do arquivo, no utilizando as informaes de controle nos blocos, porm mantm os ponteiros de todos os blocos do arquivo em uma nica estrutura denominada ndice. b) consiste em associar a cada arquivo uma pequena tabela denominada n-i, que lista os atributos e os endereos em disco dos blocos de dados do arquivo. c) consiste em manter o espao em disco alocado ao arquivo com uma lista de blocos ligada logicamente, independente de sua localizao fsica, sendo que cada bloco deve possuir um ponteiro para o bloco seguinte do arquivo e assim sucessivamente. d) consiste em enxergar o disco como um grande vetor, onde os elementos podem ser considerados segmentos com tamanhos diferentes de blocos contguos. e) o mtodo mais simples de todos os esquemas de alocao, no qual o arquivo armazenado no disco como um bloco contnuo de dados.

GABARITO 151) 152) 153) 154) 155) 156) 157) 158) 159) 160) 161) 162) 163) 164) 165) 117094 117138 117140 118763 120270 122245 124587 132643 135382 138735 138982 138987 138994 138886 138893 a e d e a e c Certo b Errado Certo Errado Certo Certo Certo

166) 167) 168) 169) 170) 171) 172) 173) 174) 176) 177) 178) 179) 180)

139308 139310 139238 139240 127024 127264 126292 126297 126300 126831 126437 128755 128368 128882

Errado Errado Errado Errado e c e d b c a e e c

181- Q128976 ( Prova: FCC - 2007 - TRF-4R - Tcnico Judicirio - Especialidade - Operao de Computador Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) Na instalao do Linux:
a) para utilizar o Windows e o Linux no mesmo disco rgido, pode-se utilizar uma ferramenta especfica para particionamento que roda no prprio Windows. Nela, basta clicar em New Partition e, em seguida, clicar em Size. b) uma das ferramentas que permitem o particionamento do disco rgido o Power Quest Partition Magic, que roda em ambiente MS-DOS. c) recomenda-se uma partio de rea de troca (memria swap) com o mesmo tamanho de quantidade da memria RAM instalada. d) uma partio de aproximadamente 2GB j mais do que o suficiente para a instalao, porm, ela pode vir a ocupar menos de 100MB de espao em disco. e) caso a mquina tenha menos de 512 megabytes de memria RAM e o disco rgido estiver vazio, o Linux Preview criar uma partio de arquivos de troca (swap) no final do disco.

182- Q128856 ( Prova: CESGRANRIO - 2006 - TRANSPETRO - Auxiliar Tcnico de Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2000 ) Para o gerenciamento de contas no Microsoft Windows 2000 Server, considerando instalao padro em portugus, so feitas as afirmativas a seguir. I - Uma conta de usurio, uma vez criada, no pode ser renomeada. II - Um grupo local pode ser excludo mesmo que ele apresente usurios associados. III - Se um grupo local de usurios for criado com o mesmo nome de um grupo que foi anteriormente criado e excludo, o novo grupo receber automaticamente todos os direitos e permisses dados ao grupo na primeira criao. Est(o) correta(s) a(s) afirmativa(s):
a) I, apenas.

b) II, apenas. c) III, apenas. d) I e II, apenas. e) I, II e III.

183- Q128616 ( Prova: CESGRANRIO - 2007 - TCE - RO - Analista de Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows XP ) Na instalao padro do Windows XP, os trs tipos de logs do recurso "Visualizar Eventos" (Event Viewer) so:
a) Aplicativo, Segurana e Sistema. b) Segurana, Desempenho e Boot. c) Desempenho, Internet e Sistema. d) Boot, Internet e Aplicativo. e) AdminLog, Boot e Backup.

184- Q131448 ( Prova: FCC - 2012 - TRT - 6 Regio (PE) - Analista Judicirio Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto: Linux ) Filesystem Hierarchy Standard (FHS) a padronizao da organizao do sistema de arquivos do sistemas Linux qual aderem as principais distribuies. De acordo com a FHS, arquivos executveis que precisam estar disponveis em single user mode, arquivos cujo contedo varia ao longo da operao do sistema e arquivos de configurao do sistema devem localizar-se, respectivamente, em
a) /boot, /tmp e /usr/share. b) /usr/bin, /tmp e /usr/local. c) /bin, /opt e /usr/local. d) /boot, /usr e /etc. e) /bin, /var e /etc.

185- Q134834 ( Prova: CESPE - 2012 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Suporte Tcnico Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows 2008 Server )

Acerca dos procedimentos de instalao, configurao e administrao do sistema operacional Windows Server 2008, verso em lngua inglesa, julgue os itens a seguir.
Deve-se utilizar a verso Enterprise para o atendimento da demanda por recursos de failover clustering do Windows Server 2008 R2.
Certo Errado

186- Q134865 ( Prova: CESPE - 2012 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Suporte Tcnico Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

No que se refere a sistemas operacionais e aplicaes web, julgue os itens a seguir.


O ndice de Experincia do Windows expressa a medida de capacidade de configurao de software e hardware por meio de nmero, denominado pontuao bsica. Quanto menor for a pontuao, maior ser o desempenho.
Certo Errado

187- Q135147 ( Prova: CESPE - 2011 - MEC - Administrador de Redes Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

Julgue os itens subsequentes, a respeito do ambiente Unix.

Certo Errado

188- Q120263 ( Prova: FCC - 2005 - TRE-MG - Tcnico Judicirio Especialidade - Programao de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Windows) Mltiplas aplicaes Windows podem utilizar, simultaneamente, em tempo de execuo, o mesmo cdigo de funo especfica fornecido por um mdulo denominado
a) interface de programao de aplicativo. b) biblioteca de vnculo dinmico. c) objeto de diretiva de grupo. d) acesso direto memria. e) bloco de mensagens do servidor.

189- Q120268 ( Prova: FCC - 2005 - TRE-MG - Tcnico Judicirio Especialidade - Programao de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos:Windows 2000, Windows ) O sistema operacional Windows 2000 suporta a gerao de gerenciamento de energia e Plug and Play denominada
a) SCSI. b) API. c) ACPI.

d) RAS . e) WIZARD.

190- Q121812 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - Petrobrs - Analista de Sistemas Jnior - Engenharia de Software Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assunto:Sistemas Operacionais ) Alguns sistemas operacionais permitem que seus processos criem mltiplos threads de execuo. Em operao normal, o que previsto que os threads de um mesmo processo do sistema operacional compartilhem?
a) Arquivos abertos b) Registradores c) Pilha (stack) d) Variveis locais de cada thread e) Contador de instruo (program counter)

191- Q121773 ( Prova: CESGRANRIO - 2008 - Petrobrs - Analista de Sistemas Jnior - Infra-Estrutura Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assuntos: Configurao de rede, Windows ) Para servidores com Windows Server 2003, INCORRETO afirmar que
a) o comando nslookup pose ser utilizado em uma rede para obter informaes de um servidor DNS. b) o recurso round robin de um servidor DNS pode ser utilizado para realizar o balanceamento de carga entre servidores Web. c) os servidores DHCP devem ser configurados com endereo IP dinmico. d) um servidor DHCP pode fornecer a uma estao cliente um endereo de IP padro para um servidor DNS.

e) um servidor DNS pode atuar, simultaneamente, como servidor primrio para algumas zonas, enquanto atua tambm como servidor secundrio para outras.

192- Q125960 ( Prova: CESPE - 2006 - ANATEL - Especialista em Regulao Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assuntos: Sistemas Operacionais,Unix )

A respeito de sistemas operacionais, julgue os seguintes itens.


No UNIX, usando-se fork, um novo processo criado sem que um novo programa seja posto em execuo. Se um processo B for criado por um processo A via fork, o processo B executar o programa que estiver sendo executado por A. Por outro lado, usando-se execve, um novo processo criado e um novo programa automaticamente posto em execuo. Se um processo B for criado pelo processo A via execve, o processo B executar o programa identificado na chamada execve.
Certo Errado

193- Q133521 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Servio Social Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) Com relao a sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem. No Linux, o aplicativo KDE Controle Center tem funcionalidades equivalentes ao Painel de controle do Windows, ambos permitindo o gerenciamento de pastas e arquivos e a configurao para a permisso de acesso aos usurios do computador.
Certo Errado

194- Q133622 ( Prova: CESPE - 2010 - Banco da Amaznia - Tcnico Cientfico - Psicologia do Trabalho Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) Assuntos: Linux,Sistemas Operacionais )

Com relao a sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.


No Linux, o aplicativo KDE Controle Center tem funcionalidades equivalentes ao Painel de controle do Windows, ambos permitindo o gerenciamento de pastas e arquivos e a configurao para a permisso de acesso aos usurios do computador.
Certo Errado

195- Q136501 ( Prova: CEPERJ - 2012 - PROCON-RJ - Tcnico em Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux ) As distribuies Linux permitem o uso de comandos na modalidade prompt. Um comando possibilita a troca entre pastas existentes no sistema e outro mostra o caminho por inteiro de um diretrio atual em determinado momento, ou seja, o pathname. Esses comandos so respectivamente:
a) md e show b) cp e path c) cd e pwd d) vi e grep e) rd e mv

196- Q172409 ( Prova: CIAAR - 2012 - CIAAR - Oficial Temporrio - Anlise de Sistemas Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) ) Sobre threads em Sistemas Operacionais, assinale a alternativa incorreta.
a) Uma vez que um thread entra no estado de morto, seus recursos so liberados e ele removido do sistema.

b) Um thread entra no estado de bloqueado, quando deve esperar pela concluso de uma requisio E/S (Ier dados de um disco). c) Um thread em execuo pode entrar no estado adormecido durante um periodo de tempo especificado (denominado periodo de sono). d) Quando um thread deve esperar por um evento (por exemplo, movimento do mouse ou um sinal de outro thread), pode entrar no estado de bloqueado.

197- Q173921 ( Prova: UFBA - 2012 - UFBA - Tcnico de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) ) UTF-8 e ISO 8859-1 so exemplos de codificao de arquivos.
Certo Errado

198- Q173990 ( Prova: UFBA - 2012 - UFBA - Tcnico de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) ) O uso do Terminal Services necessrio para implementao de Servios WEB.
Certo Errado

199- Q175167 ( Prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - rea 5 Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

A respeito do ambiente Windows e do sistema de arquivos NTFS, julgue o item abaixo.


Para que seja possvel ler e executar arquivos em uma pasta compartilhada, a pasta deve sempre receber a permisso full control.
Certo Errado

200- Q175186 ( Prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - rea 5 Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

A respeito de software livre, julgue os itens que se seguem.


Um modelo de negcio com o uso de software livre a consultoria e suporte, com a implantao e a manuteno de software livre sem custo nenhum de licenciamento para o cliente, sendo pagos somente os servios prestados.
Certo Errado

201- Q176475 ( Prova: ESAF - 2013 - MF - Analista de Finanas e Controle Gesto em Infraestrutura de TI Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) ) Quanto a tecnologias de armazenamento, assinale a opo correta.

a) DAS (Direct-attached storage): conecta-se diretamente ao host ou a um grupo de servidores em um cluster. b) SAN (Storage area network): rede PC dedicada e de desempenho moderado. c) NAS (Network-attached network): emula uma rede crashnetwork e fornece acesso a arquivos para um nico cliente. d) SAN (Storage area network): rede VC genrica e de armazenamento. e) NAS (Network-attached network): conecta-se a uma rede existente e fornece acesso a arquivos para clientes homogneos.

202- Q175542 ( Prova: CESPE - 2012 - TJ-AC - Tcnico Judicirio Informtica Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

Com relao aos sistemas operacionais Linux e Windows, julgue os itens a seguir.
O comando find acre /home/user | *.odt listar todos os arquivos contidos no diretrio /home/user com extenso odt que contenham a palavra acre.
Certo Errado

203- Q176831 ( Prova: FUNCAB - 2013 - CODATA - Auxiliar de Informtica Apoio ao Usurio Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) ) So consequncias ou objetivos do swapping em memria virtual, EXCETO:
a) aumentar o nmero de processos que compartilham a memria principal. b) contornar o problema da insuficincia de memria principal. c) aumentar o grau de multiprogramao do sistema. d) minimizar a relocao dos programas. e) aumentar o throughput dos dados na memria principal.

204- Q176855 ( Prova: FUNCAB - 2013 - CODATA - Auxiliar de Informtica Apoio ao Usurio Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) ) Analise as seguintes sentenas em relao ao Windows XP na configurao (de fbrica). I. possvel compartilhar diretrios, unidades de disco e impressoras. II. Ao compartilhar uma pasta, voc permite que os usurios acessem todos os arquivos daquela pasta, mas no permite que eles acessem as subpastas. III. possvel apl icar o compartilhamento diretamente emumarquivo. (so) verdadeira(s), somente:
a) I b) II c) III

d) I e II e) I e III

205- Q178041 ( Prova: CESGRANRIO - 2012 - Petrobrs - Analista de Sistemas Jnior - Infra-Estrutura - 2012 Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) ) Quando os programas esperam por memria livre para serem executados devido insuficincia de memria principal, o sistema operacional pode solucionar esse problema com a aplicao da tcnica de
a) falha de pgina b) segmentao c) swapping d) trashing e) partio

206- Q182206 ( Prova: CESPE - 2013 - SERPRO - Tcnico - Programao e Controle de Servios de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) - Assunto: Linux )

Com referncia administrao de sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.


De maneira geral, o Linux composto por programas normais e um kernel. O kernel considerado o ncleo do sistema operacional e o principal componente de sistemas Linux.
Certo Errado

207- Q186664 ( Prova: CESPE - 2008 - FUB - Tcnico de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

Considerando a figura acima, que ilustra a janela de propriedades de um servio no Windows XP Professional, alcanado atravs do gerenciador de servios, julgue os itens seguintes.
O tipo de inicializao do servio influenciado no processo de login e logoff. Se estiver configurado para o procedimento manual, toda vez que a mquina for reiniciada, o sistema acusa um servio parado para a tela de login do usurio em modo de execuo de rede.
Certo Errado

208- Q186669 ( Prova: CESPE - 2008 - FUB - Tcnico de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

Acerca da instalao e da configurao do sistema operacional Windows XP Profissional, julgue os itens que se seguem.

O uso de dispositivos externos como CD e DVD recomendado para a instalao de componentes atravs do canal de atualizao Windows update.
Certo Errado

209- Q186671 ( Prova: CESPE - 2008 - FUB - Tcnico de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

Acerca da instalao e da configurao do sistema operacional Windows XP Profissional, julgue os itens que se seguem.
A instalao dos drives de dispositivo de placas de vdeo, placas de som, mouse e teclado, dependendo do hardware, feita automaticamente no momento da instalao.
Certo Errado

210- Q186695 ( Prova: CESPE - 2008 - FUB - Tcnico de Tecnologia da Informao Disciplina: Sistemas Operacionais (TI) )

Com relao ao pacote de aplicativos Microsoft Office 2003, julgue os prximos itens.
Durante a instalao do Microsoft Office 2003, necessrio informar algumas opes que podem modificar a configurao bsica do funcionamento do kernel do Windows.
Certo Errado

GABARITO 181) 182) 183) 184) 185) 186) 187) 188) 189) 190) 191) 192) 193) 194) 195) 196) 128976 128856 128616 131448 134834 134865 135147 120263 120268 121812 121773 125960 133521 133622 136501 172409 d b a e Certo Errado Errado b c a c Errado Errado Errado c d

197) 198) 199) 200) 201) 202) 203) 204) 205) 206) 207) 208) 209) 210)

173921 173990 175167 175186 176475 175542 176831 176855 178041 182206 186664 186669 186671 186695

Certo Errado Errado Certo a Errado d a c Certo Errado Errado Certo Errado

Anda mungkin juga menyukai