Anda di halaman 1dari 17

VERSO

Eng Juarez Wanderley


o

Colgio
ENGENHEIRO JUAREZ WANDERLEY

Instituto Embraer de Educao e Pesquisa

RESPOSTAS

1
26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
Nome do candidato Nmero da carteira

01

PROCESSO SELETIVO 2003


02 03

Turma 2004

04 05 06 07 08

Lngua Portuguesa, Matemtica e Redao

INSTRUES
09

Voc est recebendo uma Folha Definitiva de Respostas, um Caderno de Redao e este Caderno contendo 50 questes e um tema de redao que dever ser desenvolvido no caderno especfico. Preencha com seu nome e nmero da carteira os espaos indicados na capa deste caderno. Assine a Folha Definitiva de Respostas e o Caderno de Redao com caneta de tinta azul ou preta. Leia cuidadosamente as questes e escolha a resposta que voc considera correta. Responda a todas as questes. Anote na tira a alternativa que julgar certa e transcreva-a para a Folha Definitiva de Respostas, com caneta de tinta azul ou preta. A durao da prova de 4 horas. Voc s poder entregar a prova e sair do prdio depois de transcorridas duas horas, contadas a partir do incio da prova. Ao terminar a prova, voc entregar ao fiscal o Caderno de Questes, a Folha Definitiva de Respostas e o Caderno de Redao. AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTES

10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25

outubro/2003

EMBRAER/T2004/1

Eng Juarez Wanderley

Colgio
ENGENHEIRO JUAREZ WANDERLEY

Instituto Embraer de Educao e Pesquisa

PROCESSO SELETIVO 2003

Turma 2004

Lngua Portuguesa, Matemtica e Redao

outubro/2003

LNGUA PORTUGUESA A imagem a seguir, veiculada pela Internet, brinca com a onomatopia que caracteriza o som produzido pelas vacas mugir (mouge) para sugerir um grupo musical cujos integrantes so animais. Observe atentamente a figura e o texto para responder s questes de nmeros 01 a 03.

03. Quanto ortografia, correto empregar o termo (A) mougir, em lugar de mugir, na msica 2. (B) cualhado, em lugar de coalhado, na msica 4. (C) quiser, em lugar de quizer, na msica 8. (D) xifrou, em lugar de chifrou, na msica 9. (E) currau, em lugar de curral, na msica 14.

Leia atentamente o texto para responder s questes de nmeros 04 a 10. O Planeta dos Idiomas Perdidos Kamui Poho ne Yesu Kiristo koro pirika shongo herashi ambe. Eis aqui um trecho do Evangelho de Marcos, traduzido em 1897 para a lngua ainu, falada pelo povo mais antigo do Japo. J no sculo 20, no final dos anos 80, entre os 30 mil remanescentes dessa comunidade que vive na Ilha de Hokkaido, no norte do pas, apenas oito ainda usavam o idioma. Porm, aps anos de declnio, ele foi salvo do desaparecimento total com a abertura de um museu e a implantao de cursos oferecidos aos jovens, que assim redescobriram as palavras de seus ancestrais. O exemplo japons, animador, mas pontual, no justifica um grande entusiasmo com respeito preservao das lnguas faladas no mundo, fundamentais para a diversidade que hoje se reconhece como uma meta saudvel. Segundo a Unesco, das cerca de 6 mil existentes hoje, a metade estaria ameaada de extino. Nos ltimos trs sculos, o fenmeno da extino ganhou velocidade dramtica, especialmente nas Amricas e na Austrlia. At os anos 70, os aborgines australianos eram simplesmente proibidos de utilizar qualquer uma de suas 400 lnguas, das quais apenas 25 sobrevivem. Com os ndios da Amrica, as coisas no correram de modo muito diferente. Nos Estados Unidos, onde existiam vrias centenas de lnguas antes da chegada dos colonizadores, hoje sobrevivem menos de 150. No Canad, o governo vem estimulando nos ltimos anos a preservao das 104 lnguas amerndias existentes em seu territrio, mas, assim mesmo, metade delas est gravemente ameaada. Trata-se de um nmero equivalente s lnguas que tambm correm perigo na Europa, como o caso das variantes do saami (lapnio), faladas na Escandinvia e no norte da Rssia. Os lingistas consideram uma determinada lngua em perigo quando pelo menos 30% das crianas em sua base territorial deixaram de aprend-la. Isso pode acontecer por diversas razes. As mais comuns so a migrao de populaes para um novo ambiente cultural ou quando, mesmo sem se mover, elas tomam contato com uma cultura mais forte do ponto de vista econmico. Foi o que ocorreu no Brasil. Estima-se que os cerca de 5 milhes de ndios existentes poca do descobrimento falassem algo em torno de 1100 lnguas, pertencentes a dois troncos principais, tupi e g. Hoje esse nmero no chega a 200, resultado de cinco sculos de hegemonia da lngua portuguesa.
(Revista Terra, outubro de 2002)

01. comum que as pessoas se confundam na conjugao de determinados verbos e os empreguem em desacordo com a gramtica oficial. Isso pode ser verificado no ttulo da msica (A) 2. (B) 6. (C) 9. (D) 10. (E) 14. 02. Em um ttulo de msica, o emprego de pronome no segue o que determina a gramtica. Isso ocorre em (A) No d pra mim mugir. (B) Hoje eu pastei. (C) Se o boi quizer me ver feliz. (D) Depois que o boi me chifrou. (E) Quero mougir com voc.
EMBRAER/T2004/1

04. De acordo com o texto, correto afirmar que (A) a tendncia, nos pases da Amrica, de preservao das lnguas amerndias, diferentemente do que acontece em outros pases do globo. (B) o Japo motivou os vrios pases do planeta a investirem na preservao das lnguas faladas, como forma de garantir a diversidade lingstica. (C) as lnguas que esto em fase de extino representam falares sem importncia no cenrio lingstico mundial e, por isso, tendem a sumir. (D) muitas lnguas faladas no mundo, por motivos diversos, correm o risco de virem a se extinguir, conforme pode ser comprovado pelos dados da Unesco. (E) a preservao das lnguas faladas no mundo de responsabilidade da Unesco, que vem tratando de evitar que elas se extingam. 05. Pela leitura do texto, pode-se deduzir que, nas terras descobertas, os colonizadores (A) respeitaram a lngua falada pelos povos submetidos a eles, mas mudaram questes relativas cultura dos colonizados. (B) impuseram-se no apenas economicamente, mas tambm cultural e lingisticamente. (C) extinguiram por completo as manifestaes lingsticas dos colonizados, que se submeteram tambm ao poder econmico dos invasores. (D) impediram que as crianas, filhos dos colonizados, utilizassem as formas lingsticas de seus pais. (E) mantiveram as vrias lnguas faladas pelos povos colonizados, j que isso era uma forma de conhec-los. 06. A apresentao de dados estatsticos no texto (A) precria para o conhecimento do problema tratado, j que eles se restringem a uma anlise superficial de fatos isolados. (B) essencial para fundamentar a abordagem do tema, pois eles mostram como fcil a preservao das lnguas do mundo. (C) dispensvel para a anlise da questo, j que no h como extinguir as lnguas de uma cultura. (D) fundamental para a abordagem da questo apresentada, pois eles possibilitam analisar de modo mais objetivo a dimenso do problema. (E) importante para a discusso da questo, pois eles evidenciam que as lnguas s se extinguem nos pases subdesenvolvidos. 07. No trecho ele foi salvo do desaparecimento total , no primeiro pargrafo, o pronome ele refere-se a (A) Japo. (B) declnio. (C) pas. (D) povo. (E) idioma. 5

08. A frase O exemplo japons, animador, mas pontual, no justifica um grande entusiasmo com respeito preservao das lnguas faladas no mundo sugere que (A) no h, efetivamente, uma preocupao dos pases com a preservao das lnguas no mundo. (B) os pases, em geral, tm desenvolvido estratgias para a preservao das lnguas no mundo. (C) a preservao das lnguas no acontece porque em muitos pases as pessoas so proibidas de utiliz-las. (D) a preservao das lnguas s ser possvel quando muitos pases deixarem de proibir a sua utilizao. (E) as pessoas, hoje, tm-se animado muito com a preservao das vrias lnguas faladas no mundo.

09. A leitura do texto permite concluir que (A) a diversidade lingstica saudvel, pois permite a sobrevivncia das lnguas inferiores. (B) a preservao das lnguas mostra a importncia da diversidade lingstica, pois esta permite a fcil dominao de um povo. (C) a diversidade lingstica saudvel, pois a preservao das lnguas implica tambm a preservao da cultura e dos valores de um povo. (D) as lnguas esto em risco de extino quando menos de 30% das crianas deixam de aprend-la em sua base territorial. (E) a preservao das lnguas no um problema dimensionado nas Amricas, onde elas no correm risco de extino.

10. Nos Estados Unidos, onde existiam vrias centenas de lnguas antes da chegada dos colonizadores, hoje sobrevivem menos de 150. Substituindo-se os verbos existiam e sobrevivem, a alternativa correta quanto concordncia verbal : (A) Nos Estados Unidos, onde haviam vrias centenas de lnguas antes da chegada dos colonizadores, hoje h menos de 150. (B) Nos Estados Unidos, onde havia vrias centenas de lnguas antes da chegada dos colonizadores, hoje existem menos de 150. (C) Nos Estados Unidos, onde se encontravam vrias centenas de lnguas antes da chegada dos colonizadores, hoje existe menos de 150. (D) Nos Estados Unidos, onde haviam vrias centenas de lnguas antes da chegada dos colonizadores, hoje existe menos de 150. (E) Nos Estados Unidos, onde se encontrava vrias centenas de lnguas antes da chegada dos colonizadores, hoje h menos de 150.
EMBRAER/T2004/1

11. Assinale a alternativa correta quanto ao emprego do sinal indicativo de crase. (A) No Japo, a lngua ainu foi salva graas abertura de um museu e implementao de cursos aos jovens. (B) Segundo a Unesco, muitas lnguas podem vir se extinguir. (C) A extino das lnguas refere-se tanto pases das Amricas quanto da Austrlia. (D) De ponta ponta do planeta, importante que os governos invistam na preservao das lnguas. (E) partir dos anos 70, os aborgines australianos puderam utilizar qualquer uma de suas lnguas.

12. A irritao de Fabiano com o filho se d porque o menino (A) fechou os olhos para dormir, j que no queria mais acompanhar a famlia. (B) comeou a chorar, depois de apanhar do pai, pois estava atrasando a viagem. (C) se sentia mal e no conseguia mais caminhar, acompanhando a famlia. (D) fugiu do pai, com medo de que ele o matasse. (E) no lhe dava ateno, ficando deitado e sossegado, ignorando o pai.

O texto a seguir servir de base para as questes de nmeros 12 a 20. Vidas Secas Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho ps-se a chorar, sentou no cho. Anda, condenado do diabo gritou-lhe o pai. No obtendo resultado, fustigou-o com a bainha da faca de ponta. Mas o pequeno esperneou acuado, depois sossegou, deitou-se, fechou os olhos. Fabiano ainda lhe deu umas pancadas e esperou que ele se levantasse. Como isso no acontecesse, espiou os quatro cantos, zangado, praguejando baixo. A caatinga estendia-se, de um vermelho indeciso salpicado de manchas brancas que eram ossadas. O vo negro dos urubus fazia crculos altos em redor de bichos moribundos. Anda, excomungado. O pirralho no se mexeu, e Fabiano desejou mat-lo. Tinha o corao grosso, queria responsabilizar algum pela sua desgraa. A seca aparecia-lhe como um fato necessrio e a obstinao da criana irritava-o. Certamente esse obstculo mido no era culpado, mas dificultava a marcha, e o vaqueiro precisava chegar, no sabia onde. Tinham deixado os caminhos, cheios de espinho e seixos, fazia horas que pisavam a margem do rio, a lama seca e rachada que escaldava os ps. Pelo esprito atribulado do sertanejo passou a idia de abandonar o filho naquele descampado. Pensou nos urubus, nas ossadas, coou a barba ruiva e suja, irresoluto, examinou os arredores. Sinh Vitria estirou o beio indicando vagamente uma direo e afirmou com alguns sons guturais que estavam perto. Fabiano meteu a faca na bainha, guardou-a no cinturo, acocorou-se, pegou no pulso do menino, que se encolhia, os joelhos encostados no estmago, frio como um defunto. A a clera desapareceu e Fabiano teve pena. Impossvel abandonar o anjinho aos bichos do mato. Entregou a espingarda a sinh Vitria, ps o filho no cangote, levantou-se, agarrou os bracinhos que lhe caam sobre o peito, moles, finos como cambitos. Sinh Vitria aprovou esse arranjo, lanou de novo a interjeio gutural, designou os juazeiros invisveis. E a viagem prosseguiu, mais lenta, mais arrastada, num silncio grande.
(Graciliano Ramos, Vidas Secas)

13. Por um momento, passou em Fabiano a idia de abandonar o filho no meio da viagem. O que fez o sertanejo mudar de idia foi (A) Sinh Vitria desaprovar totalmente a sua atitude. (B) no saber exatamente em que ponto do descampado deixaria o menino. (C) preferir que Sinh Vitria carregasse o menino e no atrasasse mais a viagem. (D) o exame do local, cheio de ossadas e urubus a rond-lo. (E) a melhora do menino que passou a caminhar sem incomod-lo.

14. No trecho agarrou os bracinhos que lhe caam sobre o peito, moles, finos como cambitos , o diminutivo de braos e a sua descrio revelam que a condio do menino era de (A) indiferena. (B) fragilidade. (C) resistncia. (D) coragem. (E) desapego.

15. No texto, diz-se que Fabiano tinha o corao grosso. Isso significa que (A) a famlia e a seca atormentavam a sua vida j desgraada. (B) o filho o desprezava e, por isso, vivia em desgraa e irritado. (C) a seca no lhe machucava o corao como a sua famlia o fazia. (D) o menino irritava seu corao e, por isso, vivia em desgraa. (E) ele estava ressentido pela vida miservel que levava.

EMBRAER/T2004/1

16. Fabiano e sua famlia, como retirantes e vtimas da seca, so apresentados no texto de forma spera, como a prpria vida que levavam. Assinale o trecho em que se pode perceber claramente que as condies de vida dificultam at mesmo a capacidade de comunicao das personagens. (A) ... e afirmou com alguns sons guturais que estavam perto. (B) ... praguejando baixo. (C) ... e o vaqueiro precisava chegar, no sabia onde. (D) ... a lama seca e rachada que escaldava os ps. (E) Pensou nos urubus, nas ossadas...

20. Alterando-se a redao do trecho O vo negro dos urubus fazia crculos altos em redor de bichos moribundos a alternativa correta quanto concordncia : (A) Os urubus, em redor dos bichos moribundos, faziam crculos altos em vos negro. (B) Em redor dos bichos moribundos, os urubus, em vo negro, fazia crculos altos. (C) Em altos vo negro, em redor dos bichos moribundos, os urubus faziam crculos. (D) Os urubus, em alto vo negro, faziam crculos em redor dos bichos moribundos. (E) Em crculos bem alto, os urubus, em redor dos bichos moribundos, faziam o vo negro.

17. Fabiano decidiu pr o filho no cangote e prosseguir com ele a viagem porque (A) o menino estava frio como um defunto e sinh Vitria implorou que ele no fosse abandonado no descampado. (B) sinh Vitria reprovou a idia de abandonar a criana ali, onde poderia ser vtima dos urubus. (C) a famlia j estava prxima dos juazeiros e l haveria como cuidar do filho e todos descansarem. (D) a caminhada estava muito rpida e a famlia preferia andar de forma mais lenta e silenciosa. (E) se consternou ao ver que o menino realmente no tinha condies de prosseguir viagem caminhando por si s.

Com base no poema, responda s questes de nmeros 21 a 25. Cantiga sua partindo-se Senhora, partem to tristes meus olhos por vs meu bem, que nunca to tristes vistes outros nenhuns por ningum. To tristes, to saudosos, to doentes da partida, to cansados, to chorosos, da morte mais desejosos cem mil vezes que da vida. Partem to tristes os tristes, to fora desperar bem, que nunca to tristes vistes outros nenhuns por ningum. (Joam Roiz Castelo Branco) 21. O poema trata (A) da morte como sofrimento do poeta pela perda da amada. (B) da separao do casal e do sofrimento da mulher pelo amado. (C) do desprezo vivido pela mulher que sofre por seu amado.

18. No trecho coou a barba ruiva e suja, irresoluto, examinou os arredores , o termo irresoluto mostra que Fabiano, em relao a abandonar o filho no descampado, estava (A) decidido. (B) confuso. (C) eufrico. (D) triste. (E) contente.

19. Assinale a alternativa que contm a mesma idia expressa no seguinte trecho: O pirralho no se mexeu, e Fabiano desejou mat-lo. (A) O pirralho no se mexeu, mas Fabiano desejou mat-lo. (B) O pirralho no se mexeu, quando Fabiano desejou mat-lo. (C) Fabiano desejou matar o pirralho, porque ele no se mexeu. (D) Como Fabiano desejasse mat-lo, o pirralho no se mexeu. (E) Fabiano desejava matar o pirralho assim que ele se mexesse. 7

(D) da indiferena que o poeta sofre pela mulher amada. (E) do sofrimento do poeta por estar separado de sua amada.

22. A repetio de to e tristes tem a funo de indicar (A) a intensidade do sofrimento vivido pelo poeta. (B) a imagem de um sofrimento forte, que na verdade no . (C) a fora com que o poeta ama e correspondido. (D) o sofrimento que no existe na realidade. (E) a vontade que o poeta tem de chorar pela amada.

EMBRAER/T2004/1

23. Em seus versos, o poeta deixa claro para a mulher amada que (A) no se cansa de esperar pela volta dela. (B) ele sempre sofre intensamente pelas mulheres que ama. (C) seu sofrimento muito forte e s ela o merece. (D) pretende morrer para deixar de sofrer por amor. (E) ela encontrar outros olhos que choraro por seu amor.

MATEMTICA 26. O quadro, publicado na imprensa paulistana, mostra as disciplinas em que mais faltam professores nas escolas perifricas do municpio de So Paulo. Confira a situao na rede municipal

41 mil

o nmero de professores da rede municipal

Disciplinas em que mais faltam professores:


187 114 108 104 83 de educao artstica de cincias de portugus de geografia de educao fsica

814
o dficit de professores, hoje, na rede, segundo a prefeitura

24. Em Partem to tristes os tristes os termos tristes e os tristes indicam, respectivamente, (A) o complemento verbal (objeto direto) e o sujeito da orao. (B) o predicativo (atributo do sujeito) e o sujeito da orao. (C) o sujeito da orao e o predicativo (atributo do sujeito). (D) o complemento verbal (objeto direto) e o predicativo (atributo do complemento). (E) o sujeito da orao e o adjunto adnominal.

A rede municipal tem


Distritos como Campo Limpo, Capo Redondo,Cidade Ademar, Socorro e Graja so os mais afetados, segundo a prefeitura

1.023.465 alunos

887 escolas

O nmero de professores de cincias que esto faltando em relao ao dficit total na rede municipal de ensino , aproximadamente, de (A) 12 %. (B) 13 %. (C) 14 %. (D) 15 %. (E) 16 %. 27. Pelo emprstimo de R$ 5.000,00, paguei apenas R$ 100,00 de juros, alm do capital emprestado. Se a taxa de juro simples utilizada foi de apenas 3% ao ano, ento esse emprstimo durou (A) 4 meses. (B) 8 meses. (C) 10 meses. (D) 1 ano. (E) 1 ano e meio. 28. Deseja-se construir uma calada de mesma largura em volta de dois lados de um terreno retangular de 20 m por 30 m, como indica a figura.
20 m

25. No verso to doentes da partida a preposio da, no contexto em que est empregada, encerra idia de (A) finalidade. (B) modo. (C) conseqncia. (D) causa. (E) tempo.

30 m

calada

Se forem utilizados 104 m2 de lajotas nessa obra, ento a largura da calada ficar com (A) 2,0 m. (B) 1,8 m. (C) 1,6 m. (D) 1,4 m. (E) 1,2 m.
EMBRAER/T2004/1

29. O caminho de Antnio pode transportar, no mximo, 3 toneladas de carga. Verificando que teria de transportar numa nica viagem 683,5 kg de batata, 1 562,25 kg de cebola, 428,75 kg de alho e 1 050 kg de tomate, Antnio se negou a transport-las, pois haveria um excesso de carga de (A) 725,0 kg. (B) 724,5 kg. (C) 724,0 kg. (D) 723,5 kg. (E) 723,0 kg.

R A S C U N H O

30. Juliano, depois de haver comprado dois computadores seminovos a custos diferentes, resolveu vend-los por R$ 900,00 cada um. Se na venda de um dos computadores, ele teve um prejuzo de 20% e na do outro teve um lucro de 20%, ento, em relao aos seus custos, conclui-se que Juliano obteve como resultado final da transao (A) um lucro de R$ 150,00. (B) um lucro de R$ 75,00. (C) nem lucro, nem prejuzo. (D) um prejuzo de R$ 75,00. (E) um prejuzo de R$ 150,00.

31. Um certo relgio tem um funcionamento muito estranho: nas primeiras 12 horas de cada dia ele adianta 1/2 minuto e nas 12 horas seguintes ele atrasa 1/3 de minuto. Se na manh de hoje acertei esse relgio, ele estar adiantado 5 minutos daqui uns (A) 50 dias. (B) 30 dias. (C) 15 dias. (D) 10 dias. (E) 5 dias.

32. A idade que Michele ter daqui a 4 anos ser igual ao quadrado da idade que ela tinha h 2 anos. Ento, Michele tem hoje (A) 8 anos. (B) 7 anos. (C) 6 anos. (D) 5 anos. (E) 4 anos. 9
EMBRAER/T2004/1

33. Uma microempresa produziu 6 450 peas. Destas, a metade foi vendida a R$ 5,00 a unidade e a tera parte, a R$ 6,00 a unidade. Mais tarde, se as peas restantes foram vendidas a R$ 8,00 a unidade, a microempresa arrecadou com esta ltima venda, em reais, (A) 7.800. (B) 8.000. (C) 8.200. (D) 8.400. (E) 8.600.

R A S C U N H O

34. Observe a figura.

A rea da figura, em cm2, (A) 60. (B) 63. (C) 66. (D) 68. (E) 70.

35. Dois maratonistas partem ao mesmo tempo para um destino a 20 km de distncia. As suas velocidades so, respectivamente, 2 km/h e 8 km/h. O maratonista mais veloz, depois de atingir a linha de chegada, sem parar, volta imediatamente em direo ao maratonista mais lento e acaba encontrando-o aps um tempo total, desde a largada, de (A) 2,5 horas. (B) 3,0 horas. (C) 3,5 horas. (D) 4,0 horas. (E) 4,5 horas.

36. Ao sair de casa, Dona Flvia deixou para seus dois filhos adolescentes, Rodrigo e Ricardo, uma certa quantidade de moedas de um real e um bilhete que dizia: Metade dessas moedas para cada um. Quando Rodrigo chegou em casa leu o bilhete, pegou metade das moedas e saiu. Ao chegar, Ricardo leu o bilhete e, pensando ser o primeiro, pegou apenas a metade das moedas e saiu. Se mais tarde, ao voltar, Dona Flvia encontrou ainda 3 moedas, isso significa que Ricardo pegou, menos que Rodrigo, uma quantidade de moedas igual a (A) 1. (B) 2. (C) 3. (D) 4. (E) 5.
EMBRAER/T2004/1

10

37. O valor cobrado por uma corrida de txi inclui uma parte fixa, chamada bandeirada, e uma parte que depende da distncia percorrida. Se a bandeirada custa R$ 3,44 e cada quilmetro rodado custa R$ 0,86, um cliente que percorreu exatos 18 km, pagar pela corrida (A) R$ 18,92. (B) R$ 19,92. (C) R$ 20,92. (D) R$ 21,92. (E) R$ 22,92. 38. Do nvel do mar at a altitude de 40 mil ps, a temperatura diminui 2C a cada aumento de mil ps na altitude. Se ao nvel do mar, a temperatura est a 20C, no mesmo instante, ela estar a 0C na altitude de (A) 4 000 ps. (B) 6 000 ps. (C) 8 000 ps. (D) 10 000 ps. (E) 12 000 ps. 39. Tentando atrair um pblico mais jovem, um cinema promoveu uma sesso de filme de arte ao qual compareceram duas mil pessoas, entre adultos e adolescentes. No total, arrecadaram-se R$ 11.200,00, sendo que todos pagaram ingresso. Se o preo do ingresso foi de R$ 8,00 e cada adolescente pagou somente a metade desse valor, o nmero de adolescentes que assistiram a essa sesso foi de (A) 800. (B) 1 000. (C) 1 200. (D) 1 400. (E) 1 600. 40. Uma pessoa est a uma distncia de 6,30 m da base de um poste, conforme indica a figura. Essa pessoa tem 1,80 m de altura e projeta uma sombra que tem 2,70 m de comprimento.

R A S C U N H O

X 1,80 m 2,70 m 6,30 m

Conclui-se, pois, que a altura do poste de (A) 5 m. (B) 6 m. (C) 7 m. (D) 8 m. (E) 9 m. 11
EMBRAER/T2004/1

41. Uma caixa dgua com capacidade de 3 000 litros est com 1 000 litros de gua. Outra, de 1 000 litros, est com 300 litros. Se cada uma delas receber 10 litros de gua por minuto, a primeira caixa ter exatamente o dobro da quantidade de gua da segunda caixa aps um tempo de (A) 30 minutos. (B) 35 minutos. (C) 40 minutos. (D) 45 minutos. (E) 50 minutos.

R A S C U N H O

42. Veja os pesos de um beb. Aos 3 meses, pesava 6,125 kg. Aos 6 meses, pesava 8,550 kg. Aos 12 meses, pesava 11,500 kg. O ganho de peso desse beb do 6. ao 12. ms, em kg, foi de (A) 2,910. (B) 2,930. (C) 2,950. (D) 2,970. (E) 2,990.

43. Um camel fez 4 vendas. Na 1. teve prejuzo de R$ 4,00, na 2., prejuzo de R$ 11,00, na 3. teve lucro de R$ 13,00 e na ltima venda teve outro lucro, de R$ 5,00. Pode-se calcular o saldo resultante desses quatro negcios, efetuando (A) 4 (11) + 13 + 5 = 25. (B) 4 + (11) + 13 + 5 = 3. (C) 4 11 + 13 + 5 = 11. (D) 4 11 13 + 5 = 23. (E) 4 + 11 13 5 = 3.

44. Um capital, aplicado por 200 dias a uma taxa de juro simples de 3% ao ms, produziu um montante de R$ 4.800,00. Nessas condies, o capital aplicado foi de (A) R$ 3.000,00. (B) R$ 3.400,00. (C) R$ 3.600,00. (D) R$ 3.800,00. (E) R$ 4.000,00.

EMBRAER/T2004/1

12

45.

49. Um pai tinha 40 anos quando seu filho nasceu. Se multiplicarmos as idades que possuem hoje, obtm-se um produto que igual a trs vezes o quadrado da idade do filho. Hoje a idade desse pai (A) 60 anos. (B) 58 anos. (C) 55 anos. (D) 52 anos. A rea dessa seta , em cm2, (A) 10. (B) 11. (C) 12. (D) 13. (E) 14. 50. Deseja-se cobrir o piso de uma cozinha com 6 m de comprimento por 5 m de largura com um certo nmero de cermicas de 25 cm x 25 cm, vendidos em caixas de 20 unidades cada uma. Supondo que nenhuma cermica se quebrar durante o servio, ser necessrio comprar um nmero de caixas igual a (A) 12. (B) 14. (C) 18. (D) 20. (E) 24. (E) 50 anos.

46. Aproveitando-se da promoo de uma livraria, em que todos os cadernos, assim como todos os livros, tinham seus preos nicos, Mauro comprou 2 cadernos e 3 livros pagando por eles R$ 17,40, enquanto que Janete gastou R$ 11,20 na compra de 2 livros e 1 caderno. Os preos unitrios do caderno e do livro, foram, respectivamente, em reais, (A) 1,20 e 5,00. (B) 1,10 e 5,10. (C) 1,00 e 5,20. (D) 0,90 e 5,30. (E) 0,80 e 5,40.

47. Marcondes pretende plantar rvores flamboyant em todo o contorno de sua chcara retangular de 41,6 m por 26 m. Se entre os ps de flamboyant ser deixada uma distncia de 5,20 m, Marcondes necessitar comprar uma quantidade de mudas dessa rvore igual a (A) 22. (B) 23. (C) 24. (D) 25. (E) 26.

48. Isabela tem 270 reais, Cristina tem 450 reais e Miriam nada tem. Isabela e Cristina decidiram dar parte de seu dinheiro irm Miriam, de tal maneira que todas acabassem ficando com a mesma quantia. A irm que mais contribuiu, em reais, doou uma quantia de (A) 190. (B) 200. (C) 210. (D) 220. (E) 230. 13
EMBRAER/T2004/1

PROPOSTA DE REDAO

Observe a imagem a seguir.

Na figura, so apresentadas duas mulheres, que tm diferentes condies de vida.

INSTRUES: 1. Voc dever elaborar um texto narrativo em 3. pessoa, em que a questo das diferenas sociais seja apresentada por meio das personagens. 2. Pense nas seguintes questes:

Como cada uma das mulheres vive? Como elas acabam se conhecendo? O que acontece com elas aps se conhecerem?
3. Lembre-se de criar um fato interessante para o desenvolvimento da histria. 4. Alm das duas mulheres, voc poder criar outras personagens para compor a sua narrativa. 5. Aproveite sua narrao para mostrar os problemas decorrentes das diferenas sociais. 6. No se esquea de dar um ttulo ao seu texto.

EMBRAER/T2004/1

14

15

EMBRAER/T2004/1

Colgio Engenheiro Juarez Wanderley


Processo Seletivo

19.10.2003

A01 - Turma 2004 Gabarito de Lngua Portuguesa e Matemtica - Verso 1 1-E 11 - A 21 - E 31 - B 41 - C 2-A 12 - C 22 - A 32 - D 42 - C 3-C 13 - D 23 - C 33 - E 43 - B 4-D 14 - B 24 - B 34 - D 44 - E 5-B 15 - E 25 - D 35 - D 45 - E 6-D 16 - A 26 - C 36 - C 46 - A 7-E 17 - E 27 - B 37 - A 47 - E 8-A 18 - B 28 - A 38 - D 48 - C 9-C 19 - C 29 - B 39 - C 49 - A 10 - B 20 - D 30 - D 40 - B 50 - E

A01 - Turma 2004 Gabarito de Matemtica e Lngua Portuguesa - Verso 2 1-C 11 - A 21 - B 31 - E 41 - A 2-A 12 - E 22 - D 32 - B 42 - C 3-D 13 - C 23 - E 33 - C 43 - D 4-C 14 - A 24 - D 34 - D 44 - B 5-B 15 - E 25 - D 35 - E 45 - D 6-C 16 - C 26 - C 36 - A 46 - E 7-C 17 - B 27 - D 37 - C 47 - A 8-B 18 - A 28 - B 38 - B 48 - C 9-E 19 - B 29 - E 39 - D 49 - B 10 - E 20 - D 30 - A 40 - E 50 - A

Anda mungkin juga menyukai