Anda di halaman 1dari 23

EMENTASEOBJETIVOS HABILITAOEMPUBLICIDADEEPROPAGANDA 1PERODO Nome da Disciplina: LNGUA PORTUGUESA: INTRODUO PRODUO DE TEXTOELEITURA

EMENTA Linguagem,lnguaetexto.Asdiversasnormaseaadequaodiscursiva.Tiposdetextos. Estrutura e aspectos do desenvolvimento textual. Coeso e coerncia. As diversas superfcies de leitura. Produo e recepo do texto: processos de sntese, ampliao, avaliaoereescrita. OBJETIVOS Exercitar a capacidade de escrever e interpretar textos em lngua materna, desenvolvendo a percepo para o papel da linguagem como construtora de mundo, exercitandoastcnicasdeproduotextual.

NomedaDisciplina:HISTRIADACOMUNICAO

EMENTA Escrita, poder e Estado: a emergncia da cultura alfabtica. Dispositivo tipogrfico e espaopblico.AstransformaesdosculoXX:cinema,rdioeteleviso.Emergncia dasredesdecomunicaoglobal. OBJETIVOS Oferecer uma viso crtica sobre a histria dos meios de comunicao e das transformaessociaiseculturais.Permitiracompreensodasdiferentestecnologiasde comunicao existentes e seu desenvolvimento. Consolidar o domnio da perspectiva histrica da comunicao para que o aluno possa avaliar a trajetria e o papel do comunicadoredastecnologiascomunicacionais.

NomedaDisciplina:LABORATRIODEINFORMTICA

EMENTA Prtica em informtica e domnio de programas bsicos para a rea de Comunicao. Redes de comunicao. Informtica aplicada multimdia. Processamento analgico e digitalde sons e imagens. Conceitosde servidores, redes de dados, telefonia. Servios auxiliares via internet, rdio digital, TV digital. Sistemasde computao. Computadores. Ambientes e sistemas operacionais. Linguagens de programao. Redes de dados. Programaseaplicaesnareadecomunicaosocial. OBJETIVOS Introduzir aos fundamentos da informtica e das redes de comunicao. Manusear e explorar os principais programas disponibilizados no laboratrio. Explorar as potencialidadesdainternet.

NomedaDisciplina:HISTRIADAARTEEESTTICA

EMENTA Princpiosdaestticaedaarte.Perspectivaeestruturaodarepresentao.Nascimento do olhar moderno e da reproduo tcnica. A ruptura das vanguardas modernistas. Do popaopsmoderno.Aartedigital.Atualidadedoconceitodeestticaeseusproblemas. OBJETIVO Introduziraosprincpiosdaarteedaestticaparaoferecerumpanoramacrticosobrea arte e o valor diante da reprodutibilidade tcnica das imagens, iniciada pela fotografia, pelo cinema, transformada pela msica pop, pela televiso, vdeo e pelo computador, constituindoumaculturavisualcontempornea.

NomedaDisciplina:COMUNICAOEREALIDADEBRASILEIRA

EMENTA Identidadenacionaleculturapopular.Omodernismoantropofgico,osCentrosPopulares de Cultura, os anos 60 e a questo da dependncia cultural. Tropicalismo e cultura de massas.Periferiasecentros:aculturaurbanamundializada.

OBJETIVO OferecerumpainelhistricosobreosprincipaismomentosdahistriaculturaldoBrasil.

NomedaDisciplina:LABORATRIODECOMUNICAO

EMENTA Apresentao e demonstrao dos equipamentos de televiso, rdio e informtica. Exerccios prticos de uso dos equipamentos em grupos nos estdios de TV e rdio e laboratrios multimdias. Tecnologia para a produo em rdio e TV. Equipamentos e sistemas.Convergnciademdias.udioanalgicoXdigital.VdeoanalgicoXdigital. OBJETIVO Apresentar edemonstrar osequipamentose astecnologias contemporneas voltadas readecomunicao.

NomedaDisciplina:INGLSENGLISHFORPROFESSIONALSINGENERAL1

EMENTA Desenvolvimento do linguajar formal e informal em Lngua Inglesa. Produo oral e escrita. Compreenso de textos. Aplicabilidade da Lngua Inglesa em contextos da realidade. OBJETIVOS Desenvolver a proficincia em Lngua Inglesa, aplicandoa em contextos variados, especialmentenoexerccioprofissional.

2PERODO NomedaDisciplina:LNGUAPORTUGUESA:DESENVOLVIMENTODEPRODUO DETEXTOELEITURA

EMENTA Leitura e interpretao de texto. Produo de textos: a idia de unidade, divises e subdivises do plano textual. A macroestrutura textual. Problemas de microestrutura textualderivadosdefalhasmacroestruturais.Semntica:conceitosbsicos.Adequaoe escolha dos vocbulos. A adequao gramatical modalidade de texto. Pontuao e coesotextual. OBJETIVOS Desenvolverapercepodacompetnciasocialdeutilizaodalnguadeacordocomas expectativasdialgicaseaconscinciasobreastcnicasdeproduodetexto.

NomedaDisciplina:TEORIADACOMUNICAO

EMENTA Histriadaconstituiodadisciplinadecomunicao,articulandoahistriadasidias histria dos meios. As diversas teorias da comunicao: funcionalismo, teorias crticas, semiologia, midiolgicas e latinoamericanas. Sociologias da tecnologia e da mediao, recepodasmensagenseutilizaodosmeios.Osestudosculturais.Perspectivaspara umanovacomunicao. OBJETIVO Apresentarocampotericodacomunicaovisandodespertarumareflexocrticasobre osproblemasrelacionadosaoprocessodecomunicao.

NomedaDisciplina:INTRODUOAOAUDIOVISUAL

EMENTA TeoriaecrticadoCinema.Diferenteslinguagenscinematogrficas.GnerosdoCinema. Cinema e novas tecnologias. Imagem eletrnica equipamentos e formatos de vdeos enquadramentos, movimentos, composio, iluminao sonorizao edio ilhas de ediolinearenolinearexercciosdecmeraeoperaodeedio. OBJETIVO Introduzir a uma reflexo crtica sobre a linguagem cinematogrfica e aos modos de composiodaimagem.

NomedaDisciplina:LABORATRIODEEDITORAOELETRNICA

EMENTA Fundamentos da comunicao visual e da produo grfica. Preparao e desenvolvimento das artes convencionais e das artes digitais. Etapas de um projeto grfico da composio at a produo e acabamento, do layout arte final. Apresentao dos principais programas utilizados na editorao eletrnica. Exerccios prticosdeprogramaovisual,editorao,formataoemanipulaodeimagens,sons edomniodeprogramasmultimdia.Anlisecomparativadediferentesprojetosgrficose demultimdia.Adequaoentredesign,visualepropostaconceitual.

OBJETIVO Introduziraosfundamentosesprticasdacomunicaovisual,daproduogrficaeda editorao. NomedaDisciplina:ANTROPOLOGIAECOMUNICAO EMENTA Sistemassimblicosesistemasdecomunicao.Aquestodadiferenaeaconstituio do conceito de cultura: etnocentrismo, relativizao e perspectiva interpretativa. Sociedades contempornease cultura. Interaes entre o global e o local.As conexes

entre o campo miditico e a cidadania na perspectiva das identidades culturais e do conhecimento.Sociedadesperifricaseasidentidadeshbridas. OBJETIVO Oferecer as principais contribuies tericas da Antropologia para uma anlise da sociedadeedaculturapriorizandoasconexesentrecomunicaoeidentidadecultural naatualidade. NomedaDisciplina:LINGUAGEMGRFICA

EMENTA Seleodetipologia.Estticadaforma.Cores,medidas,aplicaes.ComunicaoVisual. Histria da expresso grfica. Tcnica de preparao do layout. Arte final tradicional e digital.Diagramao,estticaeestilos,atipologia,clculodetextoelegibilidade.Opapel eseuaproveitamento.Apresentaodediferentesprodutoseditoriais. OBJETIVO Apresentarosprincpiosformaisetcnicosdacomunicaovisual. NomedaDisciplina:INGLSENGLISHFORPROFESSIONALSINGENERAL2

EMENTA Desenvolvimento do linguajar formal e informal em Lngua Inglesa. Produo oral e escrita. Compreenso de textos. Aplicabilidade da Lngua Inglesa em contextos da realidade. OBJETIVOS Desenvolver a proficincia em Lngua Inglesa, aplicandoa em contextos variados, especialmentenoexerccioprofissional.

3PERODO NomedaDisciplina:LNGUAPORTUGUESA:SINTAXE

EMENTA Os termos essenciais, integrantes e acessrios da orao. Anlise sinttica da orao. Perodo simples e composto. Anlise sinttica do perodo e pontuao. Sintaxe de regncia: nominal e verbal. Sintaxe de colocao e noes de estilstica. Sintaxe de concordnciaverbalenominalerecursosdeexpresso.Exercciosdereescritadefrases. OBJETIVOS Inferir que, sob as variaes pelas quais uma lngua se manifesta, h uma estrutura comum que permite a intercomunicao de todos os falantes, para desenvolver a utilizaodoidiomacompropriedade,clareza,flunciaeexpressividade.

NomedaDisciplina:INGLSENGLISHFORPROFESSIONALSINGENERAL3

EMENTA Desenvolvimento do linguajar formal e informal em Lngua Inglesa. Produo oral e escrita. Compreenso de textos. Aplicabilidade da Lngua Inglesa em contextos da realidade. OBJETIVOS Desenvolver a proficincia em Lngua Inglesa, aplicandoa em contextos variados, especialmentenoexerccioprofissional.

NomedaDisciplina:PSICOLOGIASOCIALEDACOMUNICAO EMENTA Reflexes acerca das matrizes do pensamento psicolgico. Processos psicolgicos bsicos. Principais teorias psicolgicas. Psicologia e sociedade. Psicologia Social e o homem contemporneo: a questo da identidade num mundo em transformao. Meios de comunicao, narcisismo. Espao pblico, consenso e seduo. O estatuto da

imagem. Publicidade e conceito de objeto. Marcas, subjetividade e sociedades contemporneas. OBJETIVO Oferecer ao aluno as condies de aprendizagem necessrias para que elabore uma sntese temtica e crtica sobre a natureza da psicologia em sua relao com a comunicao. NomedaDisciplina:LINGUAGEMFOTOGRFICA

EMENTA Histria da fotografia. Fotografia e arte. Estilos de fotografia. Fotojornalismo, fotografia publicitria e artstica. Fotografia digital. Teoria das cores. Luz e sombra. Usos da fotografia. Fundamentos para a prtica fotogrfica. Lentes. Enquadramento. Teoria das cores.Luzesombra.Iluminaonatural,flashelmpadas.Fotografiadigital.Oprocesso analgicoedigital. OBJETIVO Identificaralinguagemeastcnicasfotogrficas,dandodestaqueaosdiferentesgneros eformatosanalgicosedigitais.Praticarafotografia,dandodestaqueaoprocessodigital. NomedaDisciplina:SISTEMASETECNOLOGIASDACOMUNICAO

EMENTA Redes de comunicao, rdio e TV. Transmisso terrestre, a cabo e por satlite. Informtica aplicada a sons e imagens. Processamento analgico e digital de sons e imagens. Conceitos de servidores, redes de dados, telefonia. Convergncia Digital. Serviosauxiliaresviainternet,rdiodigital,TVdigital.Polticasinternacionaisenacionais de comunicao: sistemas de financiamento papel do estado e da sociedade crtica e formulaodepropostasparadefiniodepolticaspblicasdecomunicao. OBJETIVO Conhecer asbasestcnicasde transmisso e de processamento da informaoatuale aspolticasdecomunicao.

NomedaDisciplina:LABORATRIODETEXTOSEMCOMUNICAO

EMENTA Conceito de texto. Tipologias do texto. Produo e interpretao de textos escritos. Modalidades e gneros da escrita. Prtica do texto na comunicao escrita. O texto jornalstico.Otextopublicitrio.OtextonaWeb.Oblogjornalsticoeaspropagandasna Web. OBJETIVO Empreenderaanliseecrticadotextoescrito,comnfaseparamaterialdeimprensae propaganda.Refletirsobreoprocessodeproduodotextonoticioso,dotextopublicitrio e do texto na internet. Possibilitar a produo de textos jornalsticos, de divulgao, de propagandaedeinternet.Elaborarumblogjornalsticocomdifusodepropagandascom totalparticipaodosalunosdesdeaescolhadaspautasataproduofinal. Obs: As melhores matrias produzidas nesta disciplina sero encaminhadas para publicaonosprodutosdo curso (Jornal Mural, Boletim, Agncia CCAA Top Com,Site ouJornalonLine) NomedaDisciplina:ANLISEDODISCURSO EMENTA Noes de linguagem e semiologia. Processos de leitura. Conceito de discurso. Caracterizao do campo da Anlise do Discurso: as diferentes filiaes tericas. Fundamentos da anlise do discurso. Discurso e ideologia. Anlise Crtica do Discurso. Prticasdiscursivas.Dispositivosdeanlise.Odiscursojornalsticoeojogodevozesno texto.Odiscursopublicitrioesuasentrelinhas.Prticasdeanlisedematerialtextuale imagtica. OBJETIVO Possibilitar ao aluno ter uma viso crtica da linguagem e das prticas discursivas na sociedade contempornea e compreender, por meio de ferramentas de anlise do discurso,osprocessosdeconstituiodosentidonosdiscursossociais.

NomedaDisciplina:COMUNICAOEFILOSOFIA

EMENTA Reflexes sobre Filosofia da Comunicao. Viso crtica e epistemolgica centrada nos princpiosdemediao.Asquestessobreespaoeimagempblicos,verdadeeopinio, representao e simulao, mediao e mediatizao. A passagem da sociedade moderna disciplinar para o modelo contemporneo de redes e controle. Anlise dos grandes sistemas de idias, com nfase nas principais correntes de pensamento do mundocontemporneo. OBJETIVO Identificareanalisarasprincipaisquesteseconceitosdopensamentofilosficomoderno econtemporneo.

4PERODO NomedaDisciplina:LABORATRIODECRIAOPUBLICITRIA

EMENTA Processode criao. Modeloseexperincias. Exercciosdepreparaodecampanhas, Dobriefingaoanncio.Conceitocriativodecomunicao.Estruturadotextopublicitrio. Tcnicas para a criao de textos publicitrios. Linhas de criao publicitria. Layout e comunicaovisual.Anliseecriaodepeaspublicitrias.

OBJETIVO Desenvolverexerccioseexperinciasnaanliseecriaodepeaspublicitrias. NomedaDisciplina:AGNCIADEPUBLICIDADEEPROPAGANDAI

EMENTA A agncia, seu funcionamento e suas caractersticas administrativas. Etapas e desenvolvimentodeumacampanha.Portfoliodetrabalhocomvistasapresentaoao mercado, abrangendo todo o campo da propaganda, do briefing ao planejamento, da

pesquisa ao diagnstico, da consulta ao planejamento de mdia, da criao produo publicitria. OBJETIVO Introduzirasetapasprticasdefuncionamentodeumaagnciadepropaganda. NomedaDisciplina:FOTOGRAFIAPUBLICITRIA

EMENTA A fotografia no contexto da publicidade e propaganda. Composio, tcnicas de ilustrao, de iluminao e de direo. Tratamento bsico de imagem fotogrfica. Fotografiadigitaleanalgicanapublicidade.(Justificativa:usaseaindamdioegrande formato). Escolha e orientao do profissional de fotografia com vistas produo fotogrficaaplicadapublicidade.Utilizaodebancosdeimagens. OBJETIVO Apresentaraoalunoalinguagemeastcnicasfotogrficasnapublicidade. NomedaDisciplina:FUNDAMENTOSDEMARKETING

EMENTA Apresentao da evoluo do marketing na sociedade de consumo e suas primeiras teorias. Os conceitosde marketing e suas diversas aplicaes mercadolgicas.O papel do marketing contemporneo. Os fundamentos do marketing e as tarefas dos profissionais de marketing. O marketingmix e sua importncia para a gesto do marketing. Onovo paradigma do composto mercadolgico.O cliente como iniciador do processode marketing. As caractersticasdo compostodeproduto,promoo, preoe distribuionaadministraodomixdemarketing.Agestodocompostopromocionale suarelevnciaestratgica. OBJETIVO Abordar a importncia estratgica do marketing para a tomada de decises em comunicao, levando em considerao as especificidades e caractersticas das habilitaes profissionais. Introduzir os fundamentos bsicos e as etapas da operao

mercadolgica,buscandoacapacitaoinicialparaamontagemdeplanoseprojetosde organizaes com ou sem fins lucrativo. Descrever e discutir o processo de marketing, atravsdeconceitoseaplicaesdomarketingmix,dandonfasegestopromocional. NomedaDisciplina:TEORIADASIMAGENSEDAPERCEPO

EMENTA Teoriasdapercepoeprocessoscognitivos.Imagemepercepo.Asimagens eseussuportes.Imagensanalgicaseimagensdigitais.Narrativaeestticadaimagem. Arteconvencionaleartesdigitais.Hipertexto,hipermdiaeinterfacesdigitais.Processos interativoseinterfacespoticas. OBJETIVO Apresentar os aspectos formais das imagens audiovisuais, as principais teorias da percepoeaanliseestticadaimagem,bemcomoaslinguagenseosprocessosem hipermdia. NomedaDisciplina:PLANEJAMENTOEPRODUOGRFICOVISUAL

EMENTA Fundamentos da comunicao visual e da produo grfica. Preparao e desenvolvimentodasartesconvencionaisedasartesdigitais.Softwaresempublicidade, recursos e tcnicas disponveis de composio e de impresso. Etapas de um projeto grficodoplanejamentovisualecomposioataproduoefinalizaodaspeas publicitrias. Do layout arte final. Anlise de propagandas sob seu aspecto grfico e esttico. OBJETIVO Introduzir ao aluno os fundamentos e tcnicas da comunicao visual e da produo grficanapublicidade.

NomedaDisciplina:INTRODUOMDIA

EMENTA Conceitos e tcnicas bsicas de mdia. Papel, funes e importncia do profissional de Mdianaestruturadaagnciadepropaganda.Osmeiosdecomunicaocomoveculos de propaganda: jornal, revista, outdoor, rdio, televiso, cinema e mdias externas. Caractersticas, vantagens e desvantagens de cada meio, qualificao, penetrao e comercializao.Anlisedecasos. OBJETIVO Introduzir ao aluno aos fundamentos e tcnicas bsicas de mdia necessrias antes de habilitlo a desenvolver atividades de planejamento de mdia e de comunicao. Conscientizlosobreaimportnciadopapeledasatribuiesdoprofissionaldemdiano contextodaagnciadepropagandaedomercadopublicitrio.

NomedaDisciplina:INGLSENGLISHFORPROFESSIONALSINGENERAL4

EMENTA Desenvolvimento do linguajar formal e informal em Lngua Inglesa. Produo oral e escrita. Compreenso de textos. Aplicabilidade da Lngua Inglesa em contextos da realidade. OBJETIVOS Desenvolver a proficincia em Lngua Inglesa, aplicandoa em contextos variados, especialmentenoexerccioprofissional.

5PERODO NomedaDisciplina:PESQUISADEMARKETING

EMENTA Conceituaodepblicoedeopiniopblica.Natureza,formaoecontedodaopinio pblica.Pesquisademarketing:tipos,tcnicasemtodos.Amostragem.Planejamentoda pesquisa, coleta, organizao, anlise e interpretao de dados. Conceitos e noes fundamentais de estatstica. Sries estatsticas. Elaborao de tabelas e grficos. Captao, organizao e anlise de dados sobre produtos e mercados. Aplicao de

softwaresestatsticos.Elaboraoeprticadepesquisa.Tcnicasdeanlisedecontedo
qualitativas de pesquisa em audincia. Pesquisa qualitativa em recepo. Modelos de anlisededadoseapresentaoderesultados. OBJETIVO Oferecer as tcnicas de elaborao e anlise de pesquisa de marketing, almejando a utilizaonatomadadedeciso. NomedaDisciplina:REDAOPUBLICITRIAPARAMDIAIMPRESSA

EMENTA Estudodastcnicasderedaodepropagandanosmeiosimpressos.Evoluohistrica e principais expresses brasileiras: fases e estilos. O anncio publicitrio para mdia impressa:forma,estrutura,contedoefunesdalinguagem.Aestruturaconvencionale oselementosdotextopublicitrioparamdiaimpressa:ttulo,subttulo,corpodotextoe assinatura. O slogan. O texto publicitrio no Jornal, Revista e outdoor. A mala direta. Principais tipos de anncios para mdia impressa. Anlise e redao de anncios para mdiaimpressaapartirdebriefingsdadosemaula.

OBJETIVO Introduziraoalunoastcnicasbsicasdecriaoeredaopublicitriaparaosmeios impressos,capacitandooaredigirannciosparaamdiaimpressa.

NomedaDisciplina:DIREODEARTE

EMENTA Uso de comunicao visual na elaborao de trabalhos para atingir os objetivos do planejamentopublicitrio.Conceitoscriativos,temasdecampanhasedireodearte.

OBJETIVO Introduzir o aluno ao uso de comunicao visual pela direo de arte nas campanhas publicitrias. NomedaDisciplina:PLANEJAMENTODEMDIA

EMENTA Tcnicas bsicas de pesquisa de mdia e sua utilizao: levantamento de dados, tabulaoeanlisededados.Planejamentoestratgicodemdia.Circulao,audincia, seleodeveculos.Relaodaatividadedemdiacomadecriao. OBJETIVO Introduzir o aluno aos fundamentos e tcnicas para desenvolver um planejamento de mdiaadequadoaosobjetivosdoanuncianteeestratgiacriativaproposta. NomedaDisciplina:ANLISEEPLANEJAMENTODEMARKETING

EMENTA RevisodosconceitosedefiniesdeMarketing.Orientaestradicionaisdemarketinge osprincpiosparaagregarvalor.Aestratgiademarketing.Osambientesdemarketinge aanlisedemercado.Aintelignciacompetitivaeautilizaodosistemadeinformao de marketing para anlise do mercado e do comportamento do consumidor. A segmentao de mercado e a definio do posicionamento estratgico do produto. O planejamentodemarketingesuasetapastticas. OBJETIVO Oferecer uma reviso dos conceitos bsicos objetivando a projeo do foco em Marketing, nos processos de planejamento, organizao, direo e controle, com a

orientao obtidaatravs dos sistemasde informao. Permitir a anlise mercadolgica atravs do delineamento do cenrio e a utilizao de tcnicas que possibilitem a compreenso dos principais agentes, favorecendo a formulao de objetivos e estratgias. Apresentar e habilitar o aluno gesto administrativa do marketing e seus elementos estratgicos, capacitandoo formulao de solues adequadas aos problemasmercadolgicosenfrentadospelosprodutos. NomedaDisciplina:PROMOOEMERCHANDISING

EMENTA O composto promocional e suas principais ferramentas. Fundamentos e tcnicas de promoo de vendas, promoo institucional e de merchandising no pontodevenda e no veculodecomunicao.PropagandaxPromoo. Ocrescimentomundialdosinvestimentos empromoo.Vantagensdautilizaoequilibradadapromoodevendaseriscosdasua utilizao excessiva. Anlise de casos especficos. Planejamento de aes e campanhas promocionais. OBJETIVO Estudarosfundamentoseastcnicasdepromoodevendas,promoesinstitucionais edemerchandisingnopontodevendaenosmeiosdecomunicao.Habilitaroalunoa analisar aes e campanhas promocionais, bem como a desenvolver um plano promocional abrangendo todas as etapas necessrias e utilizando as ferramentas adequadasaosobjetivospropostos.

NomedaDisciplina:COMUNICAOEMPRESARIALINTEGRADA

EMENTA Teorias de organizao e de administrao. Princpios e funes organizacionais. O ambiente scioorganizacional, modelos e cenrios. Organizao inovadora. Planejamento e implementao de plano de ao administrativa. Tecnologia de informao gerencial. Comportamento organizacional. Divulgao como ferramenta de Comunicao e Marketing. Planejamento de comunicao adequado aos objetivos da organizao.Imagempblica.Comunicaointernanasorganizaes.Lobbyerelaes

polticas. Relaes comunitrias. Anlise e planejamento de projetos de comunicao empresarial. OBJETIVO Estudarasteorias,osprincpios,asfuneseasprticasdacomunicaoorganizacional. Capacitar o aluno a exercer a assessoria de comunicao em suas diversas reas de atuao. NomedaDisciplina:TPICOSESPECIAIS

EMENTA Seminrios, simpsios, painis e palestras sobre assuntos atuais relacionados comunicao. Seminrios e palestras relacionadas especializao em editorias e veculos.Minicursosdinmicoseatualizados,pertinentesreademultimdia.

6PERODO NomedaDisciplina:REDAOPUBLICITRIAPARAMDIAELETRNICA

EMENTA Estudodastcnicasderedaodepropagandanosmeioseletrnicos.Evoluohistrica e principais expresses brasileiras: fases e estilos. O texto publicitrio para mdia eletrnica: forma, estrutura, contedo e funes da linguagem. O texto publicitrio no Rdio.PrincipaistiposdemensagenspublicitriasparaRdio:spot,jingleetextofoguete. Tcnicas para a redao de spots. Anlise e criao de spots. O texto publicitrio na Televiso e no Cinema. Etapas para a redao de um roteiro para TV ou Cinema. TcnicasparaaredaodecomerciaisdeTV.Anliseeredaodespotsecomerciais deTVapartirdebriefingsdadosemaula.

OBJETIVO Introduzir ao aluno as tcnicas bsicas de criao e redao publicitria para os meios eletrnicos,capacitandooaredigirtextospublicitriosparaamdiaeletrnica.

NomedaDisciplina:PRODUOPUBLICITRIAEMRTVC

EMENTA EstudodastcnicasdeproduoemRdio,Televisoecinema,aplicadasrealizao depeasecampanhaspublicitriasnessesmeios,edoperfileatribuiesdoprofissional que atua nessa rea. Edio em Rdio, TV e cinema. Processo de produo de peas publicitriasparaRdio,TVecinema. OBJETIVO Estudareexercitaralinguagem,astcnicaseosprocessosdeproduopublicitriano rdio, TV, cinema e vdeo. Familiarizar o aluno com as funes e atribuies do profissionaldeRTVC. NomedaDisciplina:PLANEJAMENTOESTRATGICODECOMUNICAO

EMENTA Estudosdosfundamentostericosdoplanejamentodecomunicaoesuarelaocomo plano de marketing. A Comunicao Integrada de Marketing e sua importncia para a construo de marcas fortes. O processo de comunicao e as etapas de uma comunicaoeficaz.AcampanhapublicitrianoPlanejamentodeComunicao.Tiposde campanhas. Tendncias setoriais. Ferramentas do CIM e decises estratgicas: promoo de vendas merchandising atividades promocionais relaes pblicas, marketing direto e digital. Elaborao do planejamento estratgico de comunicao passoapasso.

OBJETIVOS DefinirPlanejamentodeComunicaoeconhecerofuncionamentodasatividadesqueo compem. Apresentar a importncia da comunicao de marketing e sua forte ligao comosprocessosdeplanejamentoestratgicoetomadadedecisesgerenciais.Orientar e habilitar o aluno para a preparao, produo e avaliao do Planejamento da Comunicao,enfatizandoautilizaodetodososelementosdomixpromocional,apartir dascaractersticaseatribuiespertinentesacadaferramenta.

NomedaDisciplina:COMPORTAMENTODOCONSUMIDOR

EMENTA Estudo do mercado consumidor, modelos do comportamento do consumidor e fatores influenciadores. Deciso de compra e adoo de novos produtos. Bases para segmentaodosmercados.Identificaodesegmentosemercadosatrativos.

OBJETIVO Estudaromercadoconsumidornosaspectosdasegmentao,dosmodelos,influnciase tendncias.

NomedaDisciplina:COMUNICAOCOMUNITRIA

EMENTA Comunicao e mudana social. Meios de comunicao e organizao de movimentos sociais.Comunidadeerecursosdecomunicao.Osmeiosdecomunicaoalternativos: cartaz, grafitte, mural. Rdio, imprensa, TV e vdeo comunitrios. As tcnicas de comunicaoparticipativa.Campanhasdeutilidadepblicaeaesdemarketingsocial. OBJETIVO Apresentaraimportnciasocialdacomunicaocomunitria,osseusmtodoseassuas tcnicas.

NomedaDisciplina:TCNICASDEORGANIZAODEPORTFOLIO

EMENTA Uso de marketing pessoal na apresentao de trabalhos publicitrios. Planejamento, estratgiaseorganizaovisual. OBJETIVO IntroduziraousodaferramentadeMarketingPessoal,Portfolio,transmitindotcnicasde montagemeapresentaodeprojetospublicitrios.

NomedaDisciplina:METODOLOGIADOTRABALHOCIENTFICO

EMENTA Etapas de desenvolvimento do trabalho de final de curso, escolha do tema e do orientador,definiodeobjetivos,delimitaodotema,pesquisabibliogrfica,mtodose tcnicas de pesquisa, plano de trabalho, normas para elaborar monografias e relatrios tcnicos.Noeseconceitodepesquisa.Naturezadosmtodoscientficos.Tcnicasde pesquisaaplicadaComunicaoSocial.Confirmaodotemaedoorientador.Coletae tratamento dosdadose informaes. Reviso da literatura. Normasparaelaborao de monografiaserelatriostcnicos.Elaboraoinicialdoprojetodotrabalhofinaldecurso correspondentehabilitaodoaluno. OBJETIVO Permitir ao aluno definir, discutir e elaborar o projeto do trabalho final de curso, adiantandoaomximosuaconfeco.Nestafase,oorientadorjdeveserescolhido. 7PERODO

NomedaDisciplina:TICAELEGISLAOPUBLICITRIA

EMENTA Cdigo de tica da profisso e do profissional de comunicao. Cdigo de tica internacional.direitoautoral.Defesadoconsumidor. OBJETIVO Apresentaralegislaoeaticadoprofissionaldacomunicaoedoconsumidor.

NomedaDisciplina:COMUNICAOPOLTICOELEITORALECAMPANHAS

EMENTA Estudodaaplicaodastcnicasdecomunicaoepropagandaaosprocessospolticoe eleitoralaoplanejamentodecampanhas.

OBJETIVO Estudarousoeastcnicasdecomunicaonodiscursodascampanhaseleitorais. NomedaDisciplina:MARKETINGEPUBLICIDADEDIGITAL

EMENTA Evoluo histrica e mercadolgica da internet. A rede mundial. O composto mercadolgico no contexto da internet. Principais ferramentas do marketing digital. A publicidadenainternet. OBJETIVO Habilitar o aluno a entender, analisar e dominar o uso das principais ferramentas do marketingdigital,deformaasercapazdecriaredesenvolverprojetosdepublicidadena internet.

NomedaDisciplina:AGNCIADEPUBLICIDADEEPROPAGANDAII

EMENTA(ESTGIOSUPERVISIONADO) Prtica de atividades numa agncia experimental, abrangendo todo o campo da propaganda: do briefing ao planejamento, da pesquisa ao diagnstico, da consulta ao planejamentodemdia,dacriaoproduopublicitria. OBJETIVO Vivenciaraprticadetrabalhoemumaagnciadepropaganda.

NomedaDisciplina:ESTUDOSAVANADOSDECOMUNICAO MERCADOLGICA

EMENTA A consolidao das estratgias de marketing nas tcnicas de planejamento de comunicao das empresas. As relaes humanas como iniciador do pensamento mercadolgico.Ocapitalhumanodentrodasaplicaesdacomunicaodemarketing.O apogeu das marcas e as estratgias de brandequity. A importncia do marketing de relacionamento como elemento gerador de resultados. A tecnologia como agente modeladordeumanovaculturaemaesmercadolgicas.Opapeldostakeholdersnas decises da comunicao empresarial. O profissional e seu valor de mercado: a importnciadomarketingpessoal. OBJETIVOS Apresentarosnovosmodeloseconceitosdacomunicaomercadolgica.Familiarizaro alunoasnovasferramentasdomarketingestratgicoettico,bemcomestudarcasesde aplicao da Comunicao de Marketing contempornea. Oferecer condies construo de um olhar estratgico ampliado, de modo que o futuro profissional tenha condies de propor e elaborar estratgias empresariais alternativas de acordo com novosparmetrosecenriosscioculturais,polticoseeconmicos.

NomedaDisciplina:EMPREENDEDORISMOENEGCIOSEMCOMUNICAO

EMENTA O Negcio da comunicao. Perfil empreendedor. Planejamento e gesto. Estudos de viabilidade mercadolgica. Os vrios tipos de empresas de comunicao: organizao, planejamento e administrao. Noes de empreendedorismo em comunicao. Administraofinanceiraecontbilemempresasdecomunicao.Estilosdelideranae comportamentoorganizacional.Novosparadigmasdaadministraoesuaaplicaoem empresasdecomunicao.

OBJETIVOS Capacitaroalunoaodesenvolvimentodeaesdeplanejamento,organizao,direoe controledeempresasdecomunicao.Formaodeconceitosehabilidadesnamedio eanlisedasvariveisquecompemonegciodacomunicaoenainterpretaodas informaessobopontodevistaempresarial,quepossibiliteaotimizaodagestode empresas. NomedaDisciplina:ESTUDOSCOMPLEMENTARES

EMENTA Seminrios, simpsios, painis e palestras sobre assuntos atuais e anlise de cenrios futuros relacionados comunicao. Minicursos dinmicos e atualizados pertinentes a readecomunicao. NomedaDisciplina:TRABALHOFINALDECURSO

EMENTA Elaborao do trabalho de final de curso correspondente habilitao do aluno. Confirmao do tema e do orientador. O Trabalho Final de Curso pode ter carter monogrfico, consistindo em pesquisa cientfica sobre determinado tema de interesse, vinculadareadeComunicaoSocial,oupodeseraproduodeprojetosdecarter profissional vinculados habilitao, com estudo aprofundado e aplicao do conhecimentoadquiridoduranteocurso.

OBJETIVO Elaborarotrabalhofinaldocurso.

Anda mungkin juga menyukai