Anda di halaman 1dari 152

Linha do tempo

a. C.

d. C.

SACRIFCIOS DE ANIMAIS
Lv 6:6 E, por sua oferta pela culpa, trar, do rebanho, ao Senhor um carneiro sem defeito, conforme a tua avaliao, para a oferta pela culpa; tr-lo- ao sacerdote.

O salrio do pecado a morte. Para o homem no morrer por seu pecado, um animal morria em seu lugar.

Linha do tempo

a. C.

d. C.

NASCIMENTO DE JESUS
O nascimento de Jesus no alterou os sacrifcios. Se algum quisesse ser livre de seus pecados, precisava sacrificar animais. Lc 2:21-24 - Completados oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de Jesus, como lhe chamara o anjo, antes de ser concebido. Passados os dias da purificao deles segundo a Lei de Moiss, levaram-no a Jerusalm para o apresentarem ao Senhor, conforme o que est escrito na Lei do Senhor: Todo primognito ao Senhor ser consagrado; e para oferecer um sacrifcio, segundo o que est escrito na referida Lei: Um par de rolas ou dois pombinhos.

Linha do tempo

a. C.

d. C.

33 d.C (?)

MORTE DE JESUS
Jesus o Cordeiro de Deus, cujo sacrifcio e morte levou os pecados de todos os homens. Com a morte de Jesus j no havia razo para continuarem os sacrifcios de animais. Mas poucas pessoas sabiam disso.

I Pe 1:18-19 - sabendo que no foi mediante coisas corruptveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso ftil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mcula, o sangue de Cristo

Linha do tempo

a. C.

d. C.

33 d.C (?)

70 d.C.

TEMPO DE TRANSIO

O sangue do Cordeiro perfeito j havia lavado nossos pecados. Certamente o oferecimento de sangue de animais j era algo inaceitvel diante de Deus. Porm Deus longnimo, e suportou isso ainda por um tempo, enquanto o evangelho era anunciados s pessoas.

At 6:7 - Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalm, se multiplicava o nmero dos discpulos; tambm muitssimos sacerdotes obedeciam f.

Linha do tempo

a. C.

d. C.

33 d.C (?)

70 d.C.

ABOLIO DOS SACRIFCIOS


Muitos anos j haviam passado, o evangelho j tinha alcanado grande parte dos judeus que ainda sacrificavam. A continuao daqueles sacrifcios comprovava que os judeus no tinham reconhecido a morte e ressurreio do Filho de Deus.

Ento Deus no suportou mais, e determinou o fim dos sacrifcios. Para tanto, Ele permitiu que Roma destrusse o templo e os sacerdotes.

Lc 19:43-44 - Pois sobre ti viro dias em que os teus inimigos te cercaro de trincheiras e, por todos os lados, te apertaro o cerco; e te arrasaro e aos teus filhos dentro de ti; no deixaro em ti pedra sobre pedra, porque no reconheceste a oportunidade da tua visitao.

Linha do tempo

a. C.

d. C.

33 d.C (?)

70 d.C.

JUDASMO RABNICO
J no havia mais templo, nem sacerdotes, nem forma de obedecer a muitos dos preceitos da lei levtica, mas ainda existiam as sinagogas, os chefes de sinagogas, os escribas e mestres da lei, e nesse contexto o culto judaico foi se adaptando nova situao.
Os rabis foram interpretando a lei para a nova realidade, formou-se uma tradio que inicialmente manteve-se no formato oral, mas posteriormente foi registrada na obra chamada de Talmude.

Linha do tempo

a. C.

d. C.

33 d.C (?)

70 d.C.

DIAS DE HOJE
Nos dias de hoje precisamos diferenciar: israelenses de judeus, religio de cultura, e nao de tradio. Israel um Estado, e quem nasce nele israelense.

A controvrsia palestinos x judeus pertence a esse mbito: naes, polticas e territrios. A religio no faz parte disso. Embora a maioria dos israelitas possa ser judia, e a maioria dos palestinos possa ser muulmana, pode haver algum israelita muulmano e algum palestino judeu. E certamente h tambm cristos, ateus, espritas, e diversas outras religies.

Linha do tempo

a. C.

d. C.

33 d.C (?)

70 d.C.

DIAS DE HOJE
Judasmo uma religio, e como outras religies, tem diversas linhas dentro dela. H os chamados ortodoxos, que procuram observar de forma relativamente rigorosa os costumes e os rituais estabelecidos pela Tor e Talmud;

H os caratas que s aceitam a Tor, e rejeitam qualquer outra inspirao; H os liberais que defendem a introduo de novos conceitos e ideias no judasmo para adapt-lo aos tempos atuais. Mas existem aqueles que so judeus apenas pela tradio. So como os catlicos no praticantes que s vo a casamentos , batismos ou missas de stimo dia. Esses judeus podem comemorar, as ocasies tradicionais (Bar mitzvah, Yom Kippur, Rosh Hashanah) e manter a cultura judaica, mas no vivem o judasmo no dia a dia.

At 4:32-35 - Da multido dos que creram era um o corao e a alma. Ningum considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possua; tudo, porm, lhes era comum. Com grande poder, os apstolos davam testemunho da ressurreio do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graa. Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos ps dos apstolos; ento, se distribua a qualquer um medida que algum tinha necessidade

2 Co 8:3 - Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntrios,
2 Co 9:7 - Cada um contribua segundo tiver proposto no corao, no com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem d com alegria.

A Osias, filho de Num, Moiss chamou Josu

Anda mungkin juga menyukai