Anda di halaman 1dari 2

Arte final: Diviso de Comunicao Social / INCA

O que voc precisa saber sobre cncer

C E

PROTEJA-SE
Cncer

CONHEA
E PREVINA-SE
Os casos de cncer vm aumentando e j matam cerca de 5 milhes de pessoas por ano no mundo. Se nada for feito, esse quantitativo dobrar nas prximas dcadas. No Brasil, o cncer ocupa o segundo lugar como causa de morte por doena.

igarros, charutos e cachimbos provocam dependncia e causam doenas graves para quem fuma e tambm para os no fumantes expostos fumaa. Quem pra de fumar reduz o risco de adoecer, respira melhor, tem mais paladar, dentes mais claros, hlito normal e ajuda a manter um ambiente livre de fumaa.

Como surge?
Quando uma clula sofre alteraes no seu cdigo gentico (ADN), ela pode passar a se multiplicar de forma descontrolada e rpida. As causas do cncer so variadas e denominadas fatores de risco, que podem ser: Internos: relacionados s caractersticas genticas. Externos: tabaco; lcool; alimentao inadequada; radiao solar; inatividade fsica.

vite a exposio ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteo solar, Como chapu, camiseta, culos, barraca e filtro solar. Procure ficar ou andar, preferencialmente, na sombra. O filtro solar deve conter Fator de Proteo Solar (FPS) 15 ou mais e ser aplicado nas reas expostas ao sol, 30 minutos antes da exposio.

vite tomar bebidas alcolicas. Isso est associado a acidentes de trnsito e diversas doenas como o cncer, cirrose e alcoolismo. O risco de cncer da boca ocorre em dose dupla para os fumantes.

O que ?
Conjunto de mais de 100 doenas. Carateriza-se por alteraes no material gentico, que fazem com que as clulas cresam e se multipliquem desordenadamente.

oda mulher com 40 anos ou mais deve fazer o auto-exame das mamas mensalmente e ter suas mamas examinadas por um profissional de sade, mdico(a) ou enfermeiro(a), uma vez por ano. Caso tenha me ou irm com cncer de mama antes da menopausa, dever realizar exame clnico das mamas e mamografia anualmente.

exame preventivo (Papanicolaou) muito importante. A cada trs anos, a mulher deve se submeter a este exame se: tem vida sexual ativa; teve dois exames negativos, com intervalo de um ano.
Para mais informaes, procure os postos de sade de sua cidade, entre em contato com o Disque Sade pelo telefone 0800611997 ou acesse o site do Instituto Nacional de Cncer: www.inca.gov.br

Como se desenvolve?
O acmulo dessas clulas forma tumores malignos e podem invadir os rgos vizinhos e chegar a tecidos distantes.

Como o organismo se defende?


Atravs de seu equilbrio na: capacidade de recuperao da clula; capacidade de eliminar as substncias cancergenas.

PRINCIPAIS FATORES DE RISCO


Tabagismo
Fumar a principal causa evitvel de doenas e mortes em todo o mundo. Atualmente, o tabaco causa mais mortes no mundo do que a soma dos bitos causados por Aids, cocana, herona, lcool, incndios, acidentes de automvel e suicdios.

3 PASSOS PARA UMA VIDA MELHOR


Alimentao equilibrada
Alimente-se de forma saudvel, dando preferncia a alimentos naturais encontrados em sua regio; Diminua o consumo de acar, sal e gorduras; Procure consumir 5 pores de frutas e vegetais durante o dia; Quanto mais colorido for seu prato, mais saudvel ele ser; Beba bastante gua.

MITOS SOBRE O CNCER


O cncer hereditrio?
Isto , no passa de pai para filho. No entanto, existem fatores genticos que tornam determinadas pessoas mais sensveis ao dos agentes ambientais causadores do cncer.

Radiaes solares
A exposio excessiva ao sol uma das principais causas de cncer de pele, uma vez que a diminuio da camada de oznio possibilita que as radiaes solares atinjam a Terra com mais intensidade. So os raiosultravioleta do sol que atingem as camadas da pele, alterando as clulas e podendo levar ao envelhecimento precoce e ao cncer.

NO NO NO

Atividades fsicas regulares


Atividade fsica qualquer atividade que movimenta seu corpo. Ela pode ser realizada no trabalho, em casa, no lazer e na escola; Movimente-se pelo menos 30 minutos por dia. Voc pode se movimentar por 30 minutos contnuos ou dividir em dois perodos de 15 minutos ou em trs de 10 minutos; Pratique atividade fsica descendo do trem, nibus ou metr um ou dois pontos antes de sua parada, subindo e descendo escadas, limpando e arrumando a casa, entre outros.

O cncer contagioso?

Componentes do cigarro
Na fumaa do cigarro existem cerca de 4.700 substncias txicas. Dentre elas, as principais so: Nicotina: droga que causa dependncia qumica. Monxido de carbono: o mesmo gs txico que sai do cano de descarga de automveis e que reduz a oxigenao dos tecidos do corpo. Alcatro: uma mistura das substncias cancergenas mais potentes que o ser humano introduz voluntariamente no organismo.

Alimentao inadequada e inatividade fsica


A falta de atividade fsica e uma alimentao rica em gorduras e calorias, quando consumida com muita freqncia, aumentam o risco de desenvolver cncer, diabetes e problemas relacionados ao corao.

No entanto, alguns vrus, capazes de provocar cncer, podem ser transmitidos atravs de contato sexual, de transfuses de sangue de m qualidade ou de seringas contaminadas.

Todo tumor um cncer?

Peso na medida certa lcool


Como qualquer outra droga, pode causar dependncia e modificar o comportamento. O consumo excessivo de lcool est associado a 65% dos acidentes de trnsito e causa vrias doenas, entre elas, o cncer, principalmente na boca, esfago, faringe, fgado, laringe, mama e intestino. Tenha uma alimentao equilibrada e pratique atividades fsicas regulares; O excesso de peso pode aumentar o risco de doenas graves como alguns tipos de cncer, diabetes e problemas relacionados ao corao.

Nem todo tumor cncer. A palavra tumor sempre atribuda a qualquer aumento de volume desenvolvido em uma parte qualquer do corpo, no significando cncer. Quando as clulas crescem de forma organizada, sem invadir tecidos vzinhos, trata-se de um tumor benigno. Caso contrrio, o tumor maligno; isto , um cncer.

O cncer tem cura?

O cncer no sinnimo de morte. Mais da metade dos casos so curveis, desde que tratados em estgios iniciais. Por isto, o diagnstico precoce to importante.

SIM

Anda mungkin juga menyukai