Anda di halaman 1dari 6

Tensoestruturas: Cabos e Membranas

A Aplicao das Estruturas Tensionadas na Arquitetura

1 - Introduo
Na natureza, a evoluo dos organismos e das formas, nos mostra exemplos de resultados timos onde podemos perceber sistemas de adequao ideal e dispndio energtico mnimo. Desde os simples seres vivos unicelulares at os multi-complexos seres humanos, nota-se a marcante presena de um criador divino ou promotor da ordem mxima ou ainda, o otimizador transcendental, que ns, por no compreend-lo, o denominamos de deus. Exatamente pela impossibilidade de reproduzir a obra divina que o homem, desde seus primrdios, passou a aplicar ou copiar exemplos da natureza no seu cotidiano. Assim, surgiram as primeiras pontes suspensas com a utilizao de cordas de cip entranadas; a primeira tenda feita com peles de animais, e as primeiras colunas e vigas arqueadas a partir de blocos esculpidas da rocha natural, etc. Assim, com o passar dos tempos, a arte construtiva, antes uma s cincia, foi subdivida em engenharia e arquitetura, hoje duas especialidades distintas, porm com o mesmo fim: a busca do sistema construtivo ideal

2 Coberturas Tensionadas em Cabos de Ao

Modernamente, embora as primeiras pontes suspensas em cabo de ao j existissem por volta de 1930/1940, os primeiros estudos cientficos e as primeiras obras de coberturas usando-se elementos tensionados (cabo de ao) s comearam a florescer a partir da dcada de 50 em diante. Incentivado por um projeto do arquiteto Mattew Nowicki, o pavilho de esportes de Raleigh, na Carolina do Norte, EUA, iniciado em 1950 e terminado em 1953, o alemo Frei Otto, recm formado em arquitetura, iniciou seus estudos de doutorado na pesquisa e desenvolvimento de solues inusitadas de coberturas de grandes vos utilizando este novo tipo estrutural o cabo de ao tensionado como elemento portante.

Mais tarde, associado a um engenheiro chamado Peter Stromeyer, iniciou suas primeiras obras, na forma de tendas, cuja construtividade era mais simples. Desde ento, sua obra tem tido lugar de destaque nas principais feiras e eventos internacionais. Em vrios pases do mundo, aeroportos, pavilhes de shows, quadras de esportes, e outros prdios, tm se utilizado esse eficiente e elegante sistema de cobertura. Como exemplos clssicos da aplicao de estruturas tensionadas em coberturas, entre outras, citamos: o estdio olmpico de Berlin, 1970, e o parque olmpico de Munich ambos na Alemanha; o Aeroporto Internacional de Denver, Colorado nos EUA e o Aeroporto Internacional de Jeddah na Arbia Saudita.

3 Coberturas Tensionadas em Tecidos


Como evoluo natural da utilizao de malhas de cabos, surge na dcada de 60, um tecido altamente eficiente, composto de fibras sintticas cuja resistncia s tenses de trao, podiam substituir com vantagens, os cabos de ao, tornando-se ao mesmo tempo estrutura portante e cobertura propriamente dita. O prprio Frei Otto, associado a outro arquiteto, Rolt Gutbrod, foi vencedor em concurso para o pavilho alemo na EXPO 68 em Montreal, apresentando como soluo de cobertura, este tipo de tecido.

3.1 Caractersticas
Sistemas de membranas tensionadas, so hoje a forma mais leve de se prover arquitetonicamente uma cobertura ou fechamento de uma edificao. Suas propriedades de alta resistncia s tenses de trao ressaltam facilmente a possibilidade de sua aplicao para a cobertura de grandes vos, com o mnimo dispndio de material. A fabricao do tecido que compe a membrana feita em grandes painis cujas dimenses so limitadas to somente pelo tamanho da unidade fabril que os produz, ou pela estratgia de montagem em campo. Por no terem a rigidez flexo, estes podem ser dobrados e transportados facilmente.

3.2 Material
Existem hoje duas famlias de tecidos de alta resistncia, que so utilizadas na confeco de coberturas tensionadas. So elas: a) A membrana de polister resvestida com PVC, com garantia na faixa dos 15 anos com uma durabilidade estimada entre 25 e 30 anos. Este um tecido com boa flexibilidade, quanto s formas geomtricas, e de menor custo unitrio. Existem vrios nveis de qualidade nas membranas PVC, algumas com durabilidade bem menor. As membranas PVC com acabamento PVDF (podem ser apresentadas como PVC / PVDF) tm durabilidade superior. b) A membrana de fibra de vidro revestida com PTFE (teflon), com durabilidade mnima tambm de 25 anos e um material bem mais caro que o PVC. A durabilidade das membranas de PTFE, segundo os fabricantes, vai de 30 a 35 anos. Cada famlia de membrana tm referncias que variam de gramatura e de resistncia para atender a todos os tipos de projetos: grandes e pequenos, com mais ou menos tenso aplicada ao material. As membranas de PVC no so menos resistentes que as membranas de PTFE. Podem e so utilizadas em projetos de grandes dimenses, cobrindo grandes vos, caracterstica comum s duas famlias de membranas. Ambos os materiais so impermeveis e antiestticos evitando o acmulo de umidade e poeira. As sujeiras ficam na superfcie das membranas e so mais fceis de remover. As membranas tambm tm tratamento anti UV, antimofo e anticapilaridade. So autoextinguveis. As membranas de PTFE so menos sensveis sujeira e mantm o tom de branco por mais tempo que as membranas de PVC. J nas membranas de PVC, os produtos so protegidos das agresses exteriores graas a um tratamento de PVDF (soluo fluoretada antiaderncia) em ambos os lados, que impede que a umidade e a poeira penetrem no material. Elas tambm devem ser limpas para manter uma boa aparncia. No caso das membranas PVDF, essa manuteno menos frequente e muito mais fcil, mas deve existir. A chuva pode ajudar mas no substitui as limpezas.

3.3 Resistncia ao Fogo


Os tecidos sintticos utilizados na fabricao de membranas tensionadas no propagam as chamas, so auto-extinguveis e no pingam se submetidos ao fogo. Enquadram-se no cdigo europeu de resistncia aos incndios, e tem a aprovao para sua utilizao em qualquer tipo de edificao.

3.4 Concepo Estrutural e Clculo


Os primeiros clculos da geometria e dos esforos eram executados por meios de aproximaes interativas, por processos semi-automatizados, em grandes e pesados computadores disponibilizados somente para centros de pesquisa de universidades ou grandes empresas, tornando a aplicao destes tipos estruturais difcil e dispendiosa. Isto perdurou at o fim da dcada de 70. Somente porm nos anos 80/90, com o aparecimento de sistemas computacionais mais eficientes e acessveis a

profissionais de engenharia e arquitetura que foi consolidado seu uso definitivamente. Apesar da simplicidade da idia, a descrio da geometria e o clculo das tenses e deformaes de sistemas estruturais dessa natureza, s pode ser efetuado com preciso por mtodos computacionais sofisticados. Desde o caso mais singelo das curvas chamadas sinclsticas caractersticas dos domos esfricos, at as superfcies anticlsticas, ou seja, curvaturas espaciais reversas, somente com a simulao por programas computacionais especiais, podemos chegar equao final de superfcie mnima para cada caso. A anlise estrutural dos sistemas tensionados, pelas suas caractersticas intrnsecas e da alta deformabilidade, feita por mtodos que consideram a no linearidade geomtrica, podendo utilizar-se do mtodo de Newton Raphson ou da relaxao dinmica, ambos incluindo parmetros de amortecimento das vibraes.

3.5 Fabricao
O mesmo sistema computacional, aps ter gerado os resultados das informaes geomtricas, integralmente utilizado para o procedimento de planejamento e otimizao da fabricao e corte do tecido. Este divido em grandes faixas que so posteriormente tecidas e costuradas entre si por processos de selagem especial.

3.6 Montagem

A montagem de estruturas em membrana, bastante simples, requerendo porm, mo de obra bastante especializada. reas da ordem de 2.000 a 3.000m2 podem ser montadas em menos de 2 semanas, dependendo do tipo de suportes projetados. O equilbrio da tensoestrutura, se d com o esticamento ou tensionamento passo a passo dos cabos de estaiamento e do tecido, em contraponto compresso dos mastros, nicos elementos a resistirem a esse tipo de esforo, at que o conjunto alcance a forma final para a qual a cobertura foi concebida.

3.7 Vantagens

As coberturas tensionadas em tecidos, apresentam grandes vantagens em comparao com outros sistemas mais convencionais: Simplicidade na concepo. Todos os seus elementos trabalham em total trao ou compresso; Incrvel beleza arquitetnica; Translucidez, deixando passar at 20% da luz natural; Permite infinidade de formas;

Excelente isolante trmico e acstico, dependendo do tipo de tecido aplicado;

Impermeabilidade total; Vence grandes vos; No propaga o fogo em caso de incndios; Leveza e resistncia face s cargas do projeto e efeitos do vento; Durabilidade e resistncia intemprie; Facilidade total no transporte e montagem

Anda mungkin juga menyukai