Anda di halaman 1dari 9

v.(5) n.

(1), 2010

revista educao
UMA REFLEXO SOBRE O CONCEITO DE CRIATIVIDADE E O ENSINO DA ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR. A REFLECTION ON THE CONCEPT OF CREATIVITY AND THE ART OF TEACHING IN THE SCHOOL ENVIRONMENT.
Maria Lcia Wochler Pelaes*

RESUMO: O artigo apresenta como concebido o conceito de criatividade, de forma a configurar uma pedagogia aplicada arte, desenvolvendo uma breve anlise da origem do termo criatividade e seus principais conceitos, verificando a relao entre a criatividade e o ensino de arte. Entre os conceitos apresentados, tem especial relevncia a origem da expresso criatividade associada imaginao criadora e a capacidade de fantasiar a realidade, enquanto fontes do processo criador. O estudo complementado por diferentes definies acerca da criatividade, tais como as concepes relativas aos processos produtivos relacionados ao pensamento divergente, inferindo que h uma bipolaridade: primeiro entre imaginao e pensamento, depois entre pensamento divergente e convergente, afirmando a relao dicotmica por que perpassam os conceitos. Palavras-cHave: Criatividade. Arte. Educao. Imaginao. ABSTRACT: This article presents how it is conceived the concept of creativity in order to configure a pedagogy applied to art, developing a brief analysis of the origin of the term creativity and its key concepts, verifying the relationship between creativity and art teaching. Among the concepts presented, there is a particular relevance on the origin of the term creativity associated with the creative imagination and the ability to fantasize the reality, as sources of the creative process. The study is complemented by different definitions about creativity, such as conceptions concerning the processes related to divergent thinking, inferring that there is a bipolarity: first between imagination and thought, then between divergent and convergent thinking, affirming the dichotomous relationship that pervades concepts. KeyWords: Creativity. Art. Education. Imagination.

Este artigo obra cientfica resultante de pesquisa realizada pela autora durante o curso de Mestrado em Educao. A autora docente do ensino superior, cursos de graduao e ps-graduao, Mestre em Educao pela USF, Licenciada em Pedagogia e Licenciada em Artes Plsticas pela FAAP. E-mail: wpelaes@uol.com.br

revista educao

v.(5) n.(1), 2010

revista educao
INTRODUO
O tema criatividade tem sido abordado em diferentes reas, caracterizando a natureza dialtica e interdisciplinar do conceito, que se estabelece como um valor contemporneo, ajustado aos objetivos mais diversos. O desenvolvimento da criatividade tem se caracterizado como um dos objetivos educacionais no planejamento dos currculos, gerando diferentes questionamentos sobre a natureza do pensamento criativo e de que maneira ele pode ser estimulado. Percebe-se que o estmulo criatividade acontece nas mais diferentes reas do ensino escolarizado, sendo que, principalmente nas reas ligadas criao artstica, esse fato se manifesta como uma constante. Tal questo transforma a rea de Arte num importante campo para se desenvolver um estudo sobre o tema proposto. As questes que embasam o presente artigo so: Qual a origem do termo criatividade? Como pode ser definida a criatividade? Qual a relao entre a criatividade e o ensino de arte? Este estudo encontra a justificativa quanto a sua relevncia considerando a importncia do tema para a comunidade acadmica educacional, assim como a necessidade de estudos que elucidem as concepes atuais sobre o conceito de criatividade, enfatizando a rea de Arte. O termo criatividade apresenta-se como o objeto do presente estudo, configurando-se como termo-chave na relao natureza/cultura, sensibilidade /inteligncia, inato/adquirido. Ligada ao estudo das estruturas e dos modos de conhecimento, a criatividade entra como elemento constitutivo e operativo, manifestando-se, na arte, como atividade criadora, revelando concepes que encontram sua origem em estudos estticos ligados aos conceitos de belo, gosto e sensibilidade, submetida aos processos da imaginao/inveno, encontrando a sua origem na esttica romntica do sculo XVIII. Segundo Dobrnszky (1992, p.88), autora do livro No Tear de Palas, obra que apresenta um estudo

ORIGEM DO TERMO CRIATIVIDADE


Os conceitos de criatividade, originalidade e imaginao so conceitos solidrios que constituem o ncleo da esttica romntica que se formou no sculo XVIII. O conceito de criatividade, remontando Antiguidade, estava tambm associado loucura, pela sua natureza de irracionalidade, principalmente relacionado ao gnio na criao artstica. A concepo de que o artista cria em estado de loucura, real ou potencial, permanece ao longo do tempo. Durante o sculo XIX a ligao entre o gnio e a loucura torna-se foco de estudo da Psicologia, que estabelecia uma estreita associao entre a criao artstica e o estado psictico. Uma outra concepo que encontra sua origem no pensamento do sculo XVIII, consiste em associar a capacidade criativa imaginao. Esta seria a livre associao de idias obtida por inspirao e dom, que favorecia os gnios, indivduos de mente criativa, capazes de criar numa condio diferenciada dos demais indivduos. A palavra imaginao foi empregada inicialmente, no sculo XVIII, como um termo que compreendia a totalidade dos processos mentais. Porm, em funo da influncia de valores clssicos, perpetuando oposies tradicionais, principalmente entre juzo e imaginao, o termo imaginao manteve a correspondncia com a faculdade formadora de imagens. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais de Arte (1997, p.41):
A imaginao criadora permite ao ser humano conceber situaes, fatos, idias e sentimentos que se realizam como imagens internas [...]. a capacidade de formar imagens que torna possvel a evoluo do homem e o desenvolvimento da criana; visualizar situaes que no existem, mas que podem vir a existir abre o acesso a possibilidades que esto alm da experincia imediata.

revista educao

v.(5) n.(1), 2010

revista educao
introdutrio sobre as concepes de gnio e imaginao presentes no sculo XVIII:
A imaginao, tal como o sculo XVIII em geral a concebeu, principalmente sobre as formulaes loskianas, uma faculdade produtora de imagens espetaculares. Por outro lado, [...], essas imagens s produzem prazer quando so intensificadas pela emoo que lhes acrescenta o artista. Esse sentimento deriva, portanto, no apenas da comparao, da semelhana com o objeto descrito, mas da atividade da mente posta em jogo pelas associaes de idias.[...]

Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais de Arte (1997, p.41):


A emoo movimento, a imaginao d forma e densidade experincia de perceber, sentir e pensar, criando imagens internas que se combinam para representar essa experincia. A faculdade imaginativa est na raiz de qualquer processo de conhecimento, seja cientfico, artstico ou tcnico.

A imaginao criadora a fonte originria da criatividade e se d segundo fatores internos e externos ao indivduo. A criatividade entendida enquanto campo interdisciplinar e que sugere a existncia de novos fenmenos, atravs da capacidade de investigar possibilidades e no apenas reproduzir relaes conhecidas.

Neste sentido a imaginao colocada na base da criao artstica, como mediadora entre o real e o sonho, a fantasia. Ela permite estabelecer relaes entre o mundo dos sentidos e a obra de arte. Este universo imaginrio obedece a iluso que, por sua natureza irracional, se filia a loucura. A idia de imaginao concebida inicialmente como uma faculdade produtora de imagens semelhana do real questionada a partir do sculo XVIII, estabelecendo-se um novo paradigma: ao da imaginao numa condio oposta a razo. Se a imaginao uma faculdade errante, filha da espontaneidade e da inspirao, est ligada mais a emoo que a razo, numa perspectiva cartesiana. Como aponta Vygotsky (1982, p.31-32), a imaginao criadora motivada pela capacidade de fantasiar a realidade:
A imaginao criadora resultante da capacidade de fantasiar situaes. O indivduo ir criar segundo a sua capacidade de imaginar e fantasiar com base numa srie de fatores, entre eles, a experincia acumulada, enquanto um produto de sua poca e seu ambiente1.

CRIATIVIDADE E SEUS PRINCIPAIS CONCEITOS


Criar ento, seria o ato de estabelecer uma nova existncia, comprometida com a originalidade do fenmeno. E criador torna-se o ser capaz de gerar o novo, o autor, que produz a forma, institui, inventa, faz nascer o novo. desses conceitos que provm o mito da criao como algo sobrenatural, que foge a expectativa cotidiana da repetio. Criatividade, criador, criativo, criar, tratam-se de palavras que traduzem um discurso frequente, quando se fala em educao atravs de arte, porm o fazem dentro de uma premissa to genrica, que difcil isolar e definir o conceito. A questo do estmulo criatividade e de como esse conceito visualizado, estabelece uma problemtica que vai alm de pressupostos pedaggicos, gerando questionamentos que indagam a natureza da prpria concepo de criatividade, como condio inerente de uma vocao ou uma habilidade, que depende de caractersticas que so discriminadas como inatas ou como adquiridas, gerando a concepo de um conceito que reflete a dicotomia estabelecida na sua prpria origem. No ensino de Arte, o termo criatividade foi utilizado

Percebe-se a forte influncia que a imaginao e a fantasia exercem sobre a atividade criadora, que ir ser desenvolvida a partir dos conhecimentos construdos individualmente e socialmente, de forma tal que os estmulos do meio ambiente atuem imperativamente sobre a capacidade imaginativa e criativa de cada um.
1. Traduo feita pela a autora deste estudo.

revista educao

v.(5) n.(1), 2010

revista educao
inadequadamente, se distanciando tambm da idia inicial, a da livre expresso, passando a ser utilizado para qualificar qualquer tipo de trabalho, mesmo que este nada tivesse a ver com a idia que se tinha de criatividade. Conforme Saunders (1984, p.19):
Por conseguinte, criar livremente no significa poder fazer tudo e qualquer coisa a qualquer momento, em quaisquer circunstncias e de qualquer maneira. Vemos o ser livre como uma condio estruturada e altamente seletiva, como condio sempre vinculada a uma intencionalidade presente, embora talvez inconsciente, e a valores a um tempo individuais e sociais. Ao se criar, defini-se algo at ento desconhecido. Interligam-se aspectos mltiplos e talvez divergentes entre si que a uma nova sntese se integram.

produto final dos trabalhos realizados, principalmente, atravs da Educao Artstica. Herbert Read (1986) apresenta, em seus estudos sobre a educao atravs da arte, concepes sobre o pensamento criativo e a imaginao infantil. uma constante em seus estudos, a defesa da idia da espontaneidade e da livre-expresso na atividade artstica infantil, como possvel verificar na citao a seguir. Segundo Read (1986, p.29):
[...] precisamos tomar muito cuidado para no atribuir valor teraputico demasiado a essas formas de expresso livre que desejamos incentivar como parte de nossos mtodos educacionais.[...] parte qualquer outro aspecto da questo, os desenhos de uma criana, produzidos como uma atividade espontnea, so evidncias diretas de sua disposio fisiolgica e psicolgica [...]

possvel inferir que a criatividade, segundo a observao de Saunders (1984), se consolida atravs de um processo de mltiplas conexes, que difere do sentido do termo criatividade, o qual foi levado a extremos, buscando-se aderir ao espontaneismo e a total liberdade de criao. Conforme Barbosa (1998), a idia de livre expresso foi interpretada, na ao pedaggica, sugerindo a atividade livre e a criao espontnea como uma reao aos modelos rgidos do ensino de arte do final do sculo XIX e incio do sculo XX. Nesse sentido, qualquer atividade mais tradicional, como por exemplo: utilizando modelos, repercutia como atitude descontextualizada dos novos moldes educacionais influenciados pelo movimento do escolanovismo. Desde o comeo do sculo e, principalmente, a partir da dcada de 50, muitos estudiosos tm-se dedicado ao problema da criatividade humana, observando-a de diferentes pontos de vista, como, por exemplo, o que a relaciona com a personalidade ou a abordagem cognitiva ou, ainda, o que v criatividade como soluo de problemas. Associados livre expresso foram formulados os primeiros conceitos que permearam o ensino de arte, a partir da interpretao de autores como Herbert Read e, principalmente, Viktor Lowenfeld, os principais responsveis pelas idias mais significativas que fundamentaram os primeiros programas que visavam o processo de criao artstica dos alunos, em detrimento ao

Entre as concepes que Read apresenta duas merecem um destaque especial: a que se refere ao significado da imaginao na formulao do pensamento, atravs das percepes do mundo externo e, uma outra concepo, a que se refere ao estudo do pensamento criativo associado ao pensamento cientfico, como pode ser verificado na citao a seguir. Conforme Read (1986, p.27):
Quando passamos a investigar a natureza do pensamento cientfico quanto a ser este uma atividade inventiva ou criativa, [...] descobrimos que ele tambm se liga s imagens.

O pensamento imaginativo, para Read, compe a base dos processos de pensamento, no ocupando um lugar oposto ao da racionalidade. Segundo a teoria da Gestalt, como afirma Read, a percepo capta, atravs dos sentidos, as imagens e sensaes, que promovem o pensamento e a imaginao. Tal qual a autoexpresso, que provoca o autodesenvolvimento, atravs do estmulo s atividades criativas, na criana. Conforme Read (1986, p.29) referindo-se s atividades criativas: Sabemos que uma criana absorvida num desenho ou em outra atividade criativa qualquer uma criana feliz. Sabemos, pela simples experincia diria, que autoexpresso autodesenvolvimento. Por essa razo

revista educao

v.(5) n.(1), 2010

revista educao
nosso dever reivindicar uma grande parcela do tempo da criana para as atividades artsticas [...].

so um tanto redutoras, refletindo apenas parte do que consiste o processo criador, o qual envolve um desenvolvimento mais elaborado dos processos do pensamento. Segundo os estudos realizados por Novaes (1977, p.18-29), propondo uma anlise sobre algumas das concepes mais significativas para a definio do conceito sobre criatividade, a autora apresenta os seguintes conceitos (1977, p.18):
Torrance registra: Criatividade um processo que torna algum sensvel aos problemas, deficincias, hiatos ou lacunas nos conhecimentos, e o leva a identificar dificuldades, procurar solues, fazer especulaes ou formular hipteses, testar e retestar essas hipteses, possivelmente modificando-as, e a comunicar os resultados.

Um outro conceito sobre a criatividade, famoso por ser bastante difundido, caracterizou-se por associar o objetivo da arte, na escola, com o desenvolvimento da potencialidade criativa da criana, excluindo das demais matrias a responsabilidade pelo ato criativo intencional. Segundo Lowenfeld (1970, p.61), um dos estudiosos que contriburam para a difuso da idia da criatividade, no contexto da Arte-Educao:
A arte e capacidade criadora sempre estiveram intimamente ligadas. Durante anos, o programa artstico nas escolas pblicas, tem sido o baluarte da criatividade e, com frequncia, as experincias de arte e a atividade criadora significam a mesma coisa. Entretanto, com o interesse crescente na criatividade e o grande nmero de pesquisas, nessa rea, tornou-se muito claro que possvel ter um programa artstico nas escolas, o qual no seja, automaticamente de natureza criadora. A criatividade est se tornando uma preocupao vital para muitas pessoas: precisamos compreender o processo que envolve a evoluo da capacidade do pensamento criador das crianas.

Segundo Novaes, Torrance prope o conceito de criatividade associado soluo de problemas, a partir do levantamento de hipteses e de sua investigao, o que caracteriza o processo criativo que tem funo cognitiva e que est intimamente ligado ao pensamento reflexivo. Ainda sobre as concepes de Torrance sobre criatividade, cabe salientar que o mesmo fundamentou seus estudos atravs de medidas , testes e avaliaes sobre o potencial criativo, analisando testes de QI2, estabelecendo algumas diferenas entre a capacidade criativa e o nvel de inteligncia de algumas crianas. Conforme Torrance (1976 p.22):
Ns diferenciamos as crianas altamente criativas (identificadas por nossos testes de pensamento criativo) das altamente inteligentes (identificadas pelo Stanford-Binet, um teste aplicado individualmente). O grupo altamente criativo classificou-se nos 20 por cento superiores quanto a pensamento criativo, mas no quanto a inteligncia. O grupo altamente inteligente classificou-se nos 20 por cento superiores quanto a inteligncia, mas no quanto a criatividade.

Com efeito, o termo criatividade passou a ser difundido no sistema escolar, principalmente associado produo artstica, contudo no devemos dissociar a capacidade criadora da evoluo do pensamento criador do indivduo, enquanto agente social, que produz experincias criativas no universo concreto das diferentes reas do conhecimento. Dentro do universo do conhecimento, o conceito de criatividade caracteriza a expresso de um processo cognitivo, que transforma a realidade e produz o novo, rompendo com as barreiras do conhecido, estabelecendo novas relaes. Para Lowenfeld (1970, p.62):
A definio de criatividade depende de quem a exponha. Com frequncia, os pesquisadores so algo limitados em suas explanaes, enunciando que a criatividade significa flexibilidade do raciocnio ou fluncia de idias; ou tambm pode ser a capacidade de transmitir novas idias ou de ver as coisas em novas relaes; em alguns casos a criatividade definida como a capacidade de pensar de forma diferente das outras pessoas.

Analisando os estudos de Torrance, pode-se crer que as competncias exigidas pela criatividade no so as mesmas ou da mesma maneira que as
1. Sobre os testes de QI, Maria Helena Pato apresenta estudos que abordam a questo sob o ponto de vista da funo e apropriao questionvel de tais testes, que refletem anlises bastante parciais, colocadas como padres de referncia generalizantes, os quais definem a inteligncia segundo estatsticas.

As definies encontradas, segundo a citao anterior, refletem a constante associao do conceito de criatividade com a capacidade de inovao, que, na verdade,

revista educao

v.(5) n.(1), 2010

revista educao
exigidas pela inteligncia, no sentido do padro de pensamento racional e formal. A criatividade parece habitar o cenrio do imaginativo, da busca de alternativas no convencionais, enquanto a inteligncia formal habita o cenrio das inferncias prontas ou previstas. a constatao da relao dicotmica entre o que da razo e o que da sensibilidade. Entre razo e imaginao. Sobre outras definies relacionadas ao conceito de criatividade, entre os estudiosos que Novaes comenta, encontra-se Guilford. Para Novaes (1977,p.19):
Guilford afirma, simplesmente, que criatividade, num sentido restrito, diz respeito s habilidades, que so caractersticas dos indivduos criadores, como fluncia, flexibilidade, originalidade e pensamento divergente, relacionando o processo aos fatores e variveis isoladas e avaliadas.

riormente citado, o universo inatista das aptides, para um processo criador que influenciado pelas correlaes estabelecidas com o meio, em que o indivduo, potencialmente criativo, est inserido. Segundo Novaes (1977, p.24), Rogers proporcionou uma grande contribuio para o campo da criatividade:
[...] reforando a tese da autorrealizao, motivada pela premncia do indivduo de se realizar, de exprimir [...]. Assim, para Rogers, uma pessoa criativa na medida em que realiza suas potencialidades como ser humano.

George Kneller (1973), importante estudioso da criatividade que, como Novaes, fundamentou seus estudos em pesquisadores da Psicologia, afirma que Rogers apresenta duas possibilidades de conceituao para a criatividade. Uma delas se refere a um certo tipo de comportamento, caracterizado pela intuio e pela espontaneidade. A segunda, pela autorrealizao, sendo, neste sentido, criativa a pessoa que realiza suas potencialidades como ser humano. Conforme Kneller, sobre o conceito de criatividade para Rogers, (1973, p.51):
Criatividade, declara Rogers, autorrealizao, motivada pela premncia do indivduo em realizar-se.[...]A criatividade, diz Rogers, tem certas condies interiores. Uma delas , repetimos, a abertura a experincia ou a capacidade de responder a coisas, tais como so elas, em vez de o fazer mediante as categorias convencionais. Isso implica flexibilidade nas crenas da pessoa e em suas percepes, bem como tolerncia em face da ambiguidade, sem forar interpretaes.

As habilidades a que Guilford se refere, caracterizam atributos especiais que so caractersticas dos indivduos criadores. Tal concepo gera uma constante no discurso sobre criatividade: a de que a mesma, assim como compreendida, um atributo especial de alguns indivduos que apresentem determinada aptido. Numa relao dicotmica, encontramos sua definio calcada na idia que a criatividade uma caracterstica do pensamento e imaginao humana, porm existe a noo de diferenciao que supe graus ou nveis de criatividade, subentendendo maior ou menor aptido para algo proposto inicialmente como inato. Segundo Novaes (1977 p.19-20):
Carl Rogers define a criatividade como a emergncia de um produto relacional novo, resultante, por um lado, da unicidade do indivduo e, por outro, dos materiais dos eventos de outros indivduos e das circunstncias da sua vida.

A questo da flexibilidade como caracterstica do comportamento criativo relaciona-se, como pode ser verificado, aos estudos tanto de Guilford como de Rogers. Alm da flexibilidade, outras caractersticas so comumente empregadas para identificar o comportamento criativo, tais como a fluncia, a elaborao e a originalidade. Esta introduo estrutura da capacidade do pensamento e como ele dividido, caracteriza uma anlise da criatividade voltada para o estudo da inteligncia humana, onde a categoria das capacidades produtivas seria a responsvel pelo pensamento convergente e divergente.

Na perspectiva de Rogers, uma pessoa criativa dentro da sua individualidade e na relao com outros indivduos e circunstncias de vida. Com essa proposta h a incluso do contexto, como participante do processo criador, migrando a concepo do ambiente ante-

revista educao

10

v.(5) n.(1), 2010

revista educao
PENSAMENTO CONVERGENTE E DIVERGENTE
Segundo Kneller (1973, p.53), Guilford apresenta uma teoria da psicologia da criatividade que se difere das demais, pois divide as capacidades do pensamento em categorias que formam duas classes fundamentais: a capacidade da memria e a capacidade do pensamento. Esta ltima se subdivide em trs categorias de capacidades cognitivas, dentre elas a capacidade produtiva, a qual seria responsvel pelo pensamento convergente e pelo divergente. Segundo Guilford (Apud KNELLER, 1973,p. 53):
[] as capacidades produtivas so de duas espcies, convergentes e divergentes. A primeira acionada pelo pensamento que se move emps de uma resposta determinada ou convencional. A segunda, pelo pensamento que se move em vrias direes em busca de uma dada resposta. Podemos concluir, pois, que o pensamento convergente ocorre onde se oferece o problema, onde h um mtodo padro para resolv-lo, conhecido do pensador, e onde se pode garantir uma soluo dentro de um nmero finito de passos. O pensamento divergente tende a ocorrer onde o problema ainda est por descobrir e onde no existe ainda meio assentado de resolv-lo. O pensamento convergente implica uma nica soluo correta, ao passo que o divergente pode produzir uma gama de solues apropriadas.

captar problemas, isto , habilidade para identificar problemas em potencial antes que eles se concretizem. A idia da sensibilidade como meio para a criatividade e a proposta do pensamento divergente como categoria responsvel pelo pensamento criativo, permitem perceber que o pensamento criador habita a esfera dos processos mentais relacionados ao novo, a descoberta, colocando o conceito numa condio oposta racionalidade, a razo e ao pr-estabelecido. Numa posio de discusso sobre a polarizao em torno da noo de razo e sensibilidade, no que se refere natureza da capacidade criativa, Bronowski (1983,p.34) pondera:
Muitas pessoas pensam que o raciocnio, e, por conseguinte, a cincia uma atividade diferente da imaginao. Mas trata-se de uma falcia e temos de a afastar do esprito. A criana que, cerca de dez anos, descobre que pode construir imagens e manobr-las em sua mente transps o limiar tanto da imaginao como do raciocnio. O raciocnio, tal como a poesia, constri-se com imagens mveis. [...] No existe qualquer diferena entre o emprego de palavras como beleza e verdade no poema, e de smbolos como energia e massa na equao. Fazemos muito mal s crianas quando, no ensino, as habituamos a separarem o raciocnio da imaginao, apenas por convenincia do currculo escolar, porque a imaginao no se reduz a exploses espordicas de fantasia. A imaginao a manipulao no esprito de coisas ausentes, utilizando em seu lugar imagens, palavras ou outros smbolos.

Tal questo baseia-se nos estudos de Guilford, apresentados na citao acima, aprofundando-se nas capacidades produtivas, categorizadas em dois tipos de pensamento, o convergente e o divergente. O pensamento convergente apresentado como aquele utilizado quando implica uma nica soluo correta para o problema e o pensamento divergente, como aquele capaz de produzir uma gama de solues apropriadas. O pensamento divergente seria responsvel pelas solues, onde o problema est por ser descoberto e onde, ainda, no existe meio conhecido de resolv-lo. Tal pensamento estaria associado ao levantamento de hipteses, buscando mais de uma soluo para os problemas, isto , quantas solues diferentes podemos imaginar para o problema. Uma pessoa criativa tem sempre sensibilidade para A partir das concepes apresentadas, referindo-se a criatividade, nas quais existe a predominncia de idias que relacionam a capacidade criativa a uma aptido em especial ou que estabelecem uma bipolaridade entre criatividade e pensamento/inteligncia, concluiu-se que o ato criador mais do que uma busca pela inovao associada genialidade, podendo ser concebido como inerente condio humana, consistindo numa capacidade que est subjacente a qualquer setor da atividade humana. Portanto, dentro do universo escolar, o ensino criativo no deve ser responsabilidade exclusiva da Educao Artstica, ou nos termos atuais, do ensino de Arte. Todos os componentes curriculares devem ter esta preocupao. Em outras palavras, a criatividade deve ser preocupao geral da escola.

revista educao

11

v.(5) n.(1), 2010

revista educao
CONSIDERAES FINAIS
- (1 a 4 srie). Braslia: MEC/SEF, 1997. BRONOWSKI, Jacob. Arte e conhecimento: ver, imaginar, criar. So Paulo: Martins Fontes, 1983. - DOBRNSZKY, Enid Abreu. No tear de palas. Imaginao e gnio no sculo XVIII: uma introduo. Campinas: Papirus, 1992. - - - - - KNELLER, George F. Arte e cincia da criatividade. So Paulo: IBRASA, 1973. LOWENFELD, Viktor. Desenvolvimento da capacidade criadora. So Paulo: Mestre Jou, 1970. NOVAES, Maria Helena. Psicologia da criatividade. 4. ed. Petrpolis: Vozes, 1977. OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criao. 5. ed. Petrpolis-RJ: Vozes, 1986. READ, Herbert. A redeno do rob: meu encontro com a educao atravs da arte. So Paulo: Summus, 1986. - - - SAUNDERS, Robert. A educao criadora nas artes. Arte, So Paulo,v. 3, n. 10, p. 18-23, 1984. TORRANCE, Ellis Paul. Criatividade: medidas, testes e avaliaes. So Paulo: IBRASA, 1976. VYGOTSKY, L.S. Imaginacin y el arte en la infancia. Madri: Hispanicas, 1982.

Este artigo teve por objetivo analisar os conceitos sobre a criatividade. Verificou-se que os conceitos sobre a criatividade estabelecem diferentes concepes, configurando a sua natureza interdisciplinar. Para tanto, o conceito de criatividade apresenta diferentes definies que so seus constitutivos, como o conceito de aptido e de habilidade. Constatou-se tambm que a concepo de criatividade se estabelece numa bipolaridade: primeiro entre imaginao e pensamento, depois entre pensamento divergente e convergente, afirmando a relao dicotmica por que perpassa o conceito, dispondo, em posies transitoriamente opostas, os processos de criao e os processos da inteligncia, enquanto pensamento lgico formal. Os diferentes conceitos analisados refletem as concepes presentes, relativos ao papel da educao atravs da arte e do desenvolvimento da criatividade como um dos objetivos do ensino de arte. possvel concluir que criar e ser criativo depende do desenvolvimento e do estmulo, de maneira a possibilitar a estruturao de um conhecimento que habilite a produzir sua prpria representao artstica, nas mais diferentes linguagens. A educao atravs da arte constitui um importante meio para o desenvolvimento da criatividade e do cultivo do conhecimento esttico, atravs do conhecimento da produo artstica consagrada e da elaborao de uma expresso esttica pessoal. REFErNCIAS BIbLIOGrFICAS
- BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Arte-educao no Brasil: das origens ao modernismo. So Paulo: Perspectiva: Secretaria da Cultura, Cincias e Tecnologia do Estado de So Paulo, 1998. - BRASIL. Secretaria da Educao Fundamental. Parmetros curriculares nacionais: arte. Vol. 6.

revista educao

12

v.(5) n.(1), 2010

revista educao
(org.). Campo da comunicao: caracterizao, problematizaes e perspectivas. Joo Pessoa: Editora Universitria/UFPB, 2001. - - MASETTO, M. T. Docncia na universidade. Campinas: Papirus, 1998. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em sade. Rio de Janeiro: Abrasco, 2000. - PINHO, J. B. Relaes pblicas na internet: tcnicas e estratgias para informar e influenciar pblicos de interesse. So Paulo: Summus, 2003. - TUZZO, S. A. Deslumbramento coletivo: opinio pblica, mdia e universidade. So Paulo: Annablume, 2005. - VASSALO LOPES, M. I. Pesquisa em comunicao. 7. ed. So Paulo: Loyola, 2003.

revista educao

13

Anda mungkin juga menyukai