Anda di halaman 1dari 40

Modulares Portugus Anlise de textos Marcelo Bernardo

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo 1 - Todos os direitos reservados ao autor.

PORTUGUS PARA CONCURSOS

ANLISE DE TEXTOS 04
1. Alguns Conceitos Importantes em Anlise de Textos

1. ANLISE DE TEXTOS
Alguns Conceitos Importantes

TEMA CENTRAL
Proposio essencial que vai ser tratada ou demonstrada. Assunto primordial de que trata o texto.

IDEIA GLOBAL
Conceito integral (opinio ou pensamento) baseado nos objetivos discursivos do emissor que permeia todo o texto e o justifica.

ARGUMENTO PRINCIPAL DEFENDIDO Corresponde tese (proposio essencial exposta para debate). Geralmente, apoiada em argumentos com o intuito de convencer um pblico-leitor sobre o ponto de vista chave apresentado pelo autor.

IDEIA SECUNDRIA
Toda e qualquer ideia que esteja associada ideia principal, complementando-a.

TPICO DE UM PARGRAFO

Temtica central apresentada e discutida no pargrafo considerado, geralmente mediante desenvolvimento da argumentao. OBJETIVO OU FINALIDADE PRETENDIDA
Diz respeito ao que o produtor de um texto pretende (intencionalidade discursiva), tem em mente ou quer que o leitor faa, a partir da leitura de seu texto.

SNTESE DO CONTEDO GLOBAL / RESUMO


um texto conciso com a seleo e a apresentao, de forma organizada, de pontos fundamentais para a compreenso de um determinado texto. Em geral, a sntese objetiva, no apresenta uma introduo e no tem um carter opinativo. Indica os pontos principais do texto sem apresentar dados qualitativos ou quantitativos, informa suficientemente o leitor para que este possa ter uma ideia sobre o texto original de forma global, sem expor exemplos, resultados ou concluses que no estejam nesse texto.

ESTRATGIAS USADAS PELO AUTOR

Todo e qualquer recurso ou artifcio usado pelo autor para defender seu ponto de vista, para comprovar a tese apresentada/defendida (dados oficiais, perguntas retricas, argumento de autoridade, etc.).

EXERCCIOS GERAIS
TEXTO - DIREITO LIBERDADE REAL

A Declarao Universal dos Direitos Humanos diz que todas as pessoas nascem livres. A mesma coisa foi dita por muitos filsofos e estudiosos da natureza e do comportamento dos seres humanos. Essa uma afirmao muito importante, pois quer dizer que a liberdade faz parte da natureza humana. Por esse motivo, o direito liberdade no pode ser tirado dos seres humanos, porque sem liberdade a pessoa humana no est completa.

Para que se diga que uma pessoa tem o direito de ser livre, indispensvel que essa pessoa possa tomar suas prprias decises sobre o que pensar e fazer e que seus sentimentos sejam respeitados pelas outras. Ningum livre se no pode fazer sua prpria escolha em matria de religio, de poltica ou sobre aquilo em que vai ou no acreditar. Assim sendo, a liberdade de pensamento, de opinio e de sentimento faz parte do direito liberdade, que deve ser assegurado a todos os seres humanos.

lio da Histria que, mesmo nas sociedades mais injustas e tirnicas, sempre houve os que continuaram livres. Esses foram o ncleo de resistncia, o ponto de partida para mudanas profundas, que mais cedo ou mais tarde acabaram ocorrendo. A liberdade tem sido e poder ser ofuscada muitas vezes, mas nunca morreu e nunca poder morrer, porque inerente condio humana.
(DALLARI, Dalmo de Abreu. Direitos humanos cidadania. So Paulo : Moderna, p. 29-31. Adaptado) e

01. (Covest-PE) A compreenso das ideias apre-sentadas no


texto acima nos leva a: a) admitir que os direitos humanos carecem do respaldo de filsofos e outros estudiosos. b) concluir que, historicamente, o direito liberdade nunca foi lesado ou molestado. c) entender que o direito de ser livre uma prerrogativa eventual e fortuita condio humana. d) estabelecer uma relao de contiguidade entre sociedades injustas e tirnicas e ncleos de resistncia. e) perceber restries quanto a nossas escolhas em matria de religio e de poltica.

02. (Covest-PE) Em relao s ideias presentes no texto, secundria a ideia de que: a) exercer a liberdade um direito inerente condio humana. b) somente no gozo da liberdade, o ser humano est completo. c) todas as pessoas, indistintamente, nascem livres. d) a liberdade tem sido e poder ser ofuscada muitas vezes. e) o direito de ser livre no pode ser negado aos seres humanos.

03. (Covest-PE) Quanto s estratgias utilizadas para construir sua argumentao, o autor: 1) procura, no 1o, explicitamente o apoio de fontes abalizadas, histrica e cientificamente. 2) dirige-se, no 2o, diretamente a seu leitor, envolvendo-o no desenvolvimento de sua argumentao. 3) inicia, no 3o, fazendo uma afirmao, da qual deriva uma concluso, sinalizada pela expresso assim sendo. 4) defende, no 4o, que circunstncias histricas podem anular um bem que inerente condio humana.

5) conclui, ainda no 4o, taxativamente, pela irrefutvel consistncia de sua tese, pondo-a acima de delimitaes temporais. Esto corretas: a) 1 e 2 apenas b) 1, 3 e 5 apenas c) 1, 2, 3, 4 e 5 d) 2 e 4 apenas e) 3, 4 e 5 apenas

O Texto abaixo serve de referncia para voc responder s questes de 4 a 6. TEXTO - CIDADS DO MUNDO As lnguas mais globalizadas, segundo o levantamento de um ensasta brasileiro Diz a lenda que Deus condenou os homens a falar diversas lnguas em Babel para puni-los pelo desejo de atingir o paraso construindo uma enorme torre. Mas, a julgar pelo livro Palavras sem Fronteira (Editora Record), do ensasta e exdiplomata brasileiro Sergio Corra da Costa, alguns termos pelo menos conseguiram escapar da ira divina. So as chamadas palavras universais'', aquelas usadas em vrios idiomas alm daquele que lhes deu origem. Elas mos-

tram que, muito antes de o conceito de globalizao entrar em voga nos campos da poltica e da economia, ele j existia, de certa forma, no plano lingustico. Quem no entende o que pizza, hambrguer, iogurte ou caviar? (...) Corra da Costa, durante dois anos, consultou 130 publicaes de quinze pases, coligindo nada menos do que 3000 palavras que mantm a grafia e o significado de origem em publicaes de outras nacionalidades. Se a surpresa quanto ao nmero de palavras foi grande, o espanto foi ainda maior quando ele se deu conta de que as palavras francesas continuam a superar as inglesas. Imaginava-se que a hegemonia americana j se tivesse estendido ao universo das lnguas. Nada disso.

Embora Corra da Costa acredite que os fast foods e scanners surgidos na vida moderna levaro a lngua inglesa liderana, o levantamento no deixa dvida. Neste fin-desicle high tech, ainda o clssico francs que causa frisson'', diz Corra da Costa, brincando com os estrangeirismos. (...) Ainda no campo das surpresas, o vetusto latim persiste em terceiro lugar no pdio dos idiomas mais presentes no mundo. Mas bom notar que, se a maioria das palavras globalizadas seguiu o rastro dos conquistadores, houve aquelas que andaram na contramo. o caso de piranha'', globalizada a partir do tupi. Uma prova de que o reinado das palavras no segue rigorosamente a lgica do poder poltico e econmico.
(Dieguez, Consuelo. Veja)

04. (Covest-PE) Considerando aspectos globais da composio do texto, pode-se afirmar que: 1) O texto tem uma funo predominantemente expressiva. Por isso, prevalece a linguagem figurada. 2) O texto, na verdade, tem como suporte um outro texto anterior, o que est indicado no subttulo. 3) O ttulo personaliza o objeto de que trata o comentrio. 4) O mas' com que se inicia o segundo perodo aponta a direo contrria em que prosseguir a argumentao.

5) globalizao', mundo', palavras universais', atravessar barreiras' so expresses cujos significados esto em harmonia com a temtica do texto.

Esto corretas: a) 2, 3, 4 e 5 b) 1, 2, 4 e 5 c) 2 e 3 d) 1 e 2 e) 1, 3 e 5

05. (Covest-PE) Assinale a alternativa que corres-ponde ao tema central do texto. a) A diversidade lingustica proveio da ira divina contra a pretenso do homem de alcanar o paraso. b) A globalizao lingustica um fato e antecede a outra globalizao em voga nos campos da poltica e da economia. c) A hegemonia americana, como se pde constatar, se estendeu tambm ao universo das lnguas. d) As palavras superam fronteiras geogrficas e culturais, conforme as perspectivas do poder poltico e econmico. e) A globalizao das palavras respeitou, na ntegra, as pegadas dos povos conquistadores.

06. (Covest-PE) A alternativa que corresponde estratgia utilizada pelo autor na passagem destacada : a) Deus condenou os homens a falar diversas lnguas. O autor do comentrio introduz o tema a ser tratado com apoio de argumentos cientficos. b) A julgar pelo livro Palavras sem Fronteira (...), alguns termos pelo menos escaparam da ira divina. O autor reitera sua crena no poder absoluto de Deus sobre todas as palavras. c) Quem no entende o que pizza, hambrguer, iogurte ou caviar? A pergunta do autor constitui uma estratgia retrica para confirmar o argumento em questo.

06. (Covest-PE) A alternativa que corresponde estratgia utilizada pelo autor na passagem destacada : d) Ainda no campo das surpresas, o vetusto latim persiste em terceiro lugar no pdio dos idiomas mais presentes no mundo. O comentarista declara que as expectativas do autor em relao a sua pesquisa se confirmaram. e) houve aquelas (palavras) que andaram na contramo. o caso de piranha, globalizada a partir do tupi. O autor reitera argumento de que as palavras emigraram conforme a rota dos colonizadores.

S a educao nos salva Mais uma vez os resultados do ndice de Desenvolvimento de Educao Bsica (IDEB) no Brasil vm demonstrar o porqu da dificuldade de o pas atingir nveis sociais parecidos com os do primeiro mundo, apesar das riquezas naturais, de certos setores que alavancam a economia e das inteligncias, que no ficam atrs das melhores cabeas do mundo: a nossa juventude no estuda o suficiente; os estabelecimentos de ensino bsico no conseguem fazer com que as metas educacionais sejam cumpridas; muitas crianas esto nas ruas, disposio dos traficantes de drogas; faltam instituies de ensino de qualidade, em tempo integral, e de polticas que obriguem pais e responsveis a

coloc-las na escola; os programas so ineficientes e mal aplicados, sem a devida avaliao. Como se pode esperar equidade e justia social num pas que no prioriza a educao bsica da populao? Como esperar que o pas faa parte do primeiro mundo com polticas populistas e ineficientes, com alunos da rede pblica obtendo notas abaixo de 3,5 (mdia nacional), to diferentes da mdia dos pases desenvolvidos, que 6,0? Enquanto as autoridades no olharem com interesse o problema da educao no Brasil, qualquer investimento social no vai apresentar resultados duradouros. No adianta dar o peixe populao; preciso ensinar a pescar, os antigos j diziam e sabiam. [...] Em Uberaba, recentemente, duas escolas estaduais inauguraram o sistema de tempo integral, com oficinas

de teatro, informtica, prtica desportiva e laboratrio de pesquisas cientficas, alm de um setor de atendimento especial s crianas com algum tipo de dificuldade nas matrias de estudo. esse o caminho que deveria ser seguido por todas as escolas pblicas. Mas no basta a escola. Antes (e primeiro) vem a casa, a famlia. l que comeam os primeiros aprendizados, as primeiras informaes para a vida e para o convvio com a sociedade. A escola deveria ser o complemento, o que d as ferramentas, o estofo e o embasamento para o exerccio da cidadania, com seus direitos e deveres. Porm, infelizmente, o que temos no nosso pas so muitos maus modelos, principalmente aqueles que deveriam primar em dar

bons exemplos, pela responsabilidade que tm com a sociedade. Desde a cpula dirigente, passando pela mdia at a famlia, muitas vezes desestruturada e carente, o que se v, e com frequncia, so exemplos do que no se deve ser e/ou fazer. No adianta a tecnologia avanada, computadores de ltima gerao em casa ou nas salas de aula, se a criana no tiver a cabea feita, uma boa formao, que lhe oriente como aproveitar de maneira inteligente todo esse conhecimento. O ser humano aprende com o exerccio e a repetio. Computadores no do exemplos de boa ou m conduta; so apenas ferramentas de trabalho ou diverso, so instrumentos de informao. [...]
Maria Eduarda Fagundes. Texto http://abemdanacao.blogs.sapo. Acessado em 19/01/2008. Adaptado. disponvel em

07. (IPAD-PE / Senac Assessor Tcnico) Assinale a alternativa em que se apresenta a principal ideia exposta no Texto. A) A escola deveria ser o lugar onde as crianas se educam para a cidadania, mas, ao invs disso, tem servido para apontar os maus exemplos, que se encontram desde a cpula dirigente at a famlia. B) As escolas pblicas brasileiras deveriam seguir o exemplo de duas escolas estaduais mineiras, que tm sido muito bem-sucedidas depois que decidiram inaugurar o sistema de tempo integral. C) No Brasil, os projetos na rea social tero resultados efmeros enquanto o governo no decidir enfrentar com seriedade os graves problemas educacionais, que envolvem, tambm, a famlia.

07. (IPAD-PE / Senac Assessor Tcnico) Assinale a alternativa em que se apresenta a principal ideia exposta no Texto. D) O fato de os alunos brasileiros da rede pblica terem obtido mdia abaixo de 3,5 no IDEB vem ratificar que o pas nunca poder competir com os pases desenvolvidos, cujos alunos tm mdia 6,0. E) Como o ser humano aprende por meio do exerccio e da repetio, os computadores configuram-se como excelentes ferramentas de trabalho, diverso e informao; mas no so exemplos de boa ou m conduta.

08. (IPAD-PE / Senac Assessor Tcnico) Quanto aos seus aspectos tipolgicos, correto afirmar que o Texto se caracteriza prioritariamente como um texto: A) descritivo. O que se descreve so os graves problemas educacionais enfrentados pelo nosso pas. B) narrativo. O que se conta cumpre a funo de servir como uma metfora para a defesa de uma ideia. C) hbrido. Os trechos descritivos e os narrativos so apresentados pela autora numa mesma proporo. D) dissertativo. A autora revela sua posio acerca de fatos do cotidiano e apresenta argumentos para embas-la. E) expositivo. Sua principal funo a de apresentar os resultados que os alunos brasileiros obtiveram no IDEB.

09. (IPAD-PE / Senac Assessor Tcnico) Segundo a autora do Texto, so motivos para o Brasil manterse distante dos nveis sociais do Primeiro Mundo, exceto: A) o imenso quantitativo de crianas que traficam drogas, pelas ruas do pas. B) a ausncia de polticas pblicas que obriguem os pais a colocar seus filhos na escola. C) a carncia de instituies de ensino de boa qualidade. D) a ineficincia de alguns programas educacionais vigentes. E) o descumprimento de metas educacionais.

10. (IPAD-PE / Senac Assessor Tcnico) No que se refere ao uso de computadores pela criana, a autora do Texto defende que eles: A) so altamente recomendados, pois so timas ferramentas de educao, pelo exemplo de boa conduta que podem demonstrar. B) so recomendados, j que deles vm os exemplos mais significativos de exerccio da cidadania, com seus direitos e deveres. C) devem ser utilizados somente se forem de ltima gerao, com tecnologia avanada, para garantir uma boa formao, que oriente a criana. D) se mostram inteis se a criana no tiver uma slida formao, advinda primeiramente da famlia, e posteriormente da escola.

10. (IPAD-PE / Senac Assessor Tcnico) No que se refere ao uso de computadores pela criana, a autora do Texto 1 defende que eles: E) no devem ser utilizados, uma vez que o ser humano aprende com o exerccio e a repetio, o que o computador no consegue prover.

11. (IPAD-PE / Senac Assessor Tcnico) No Texto, sua autora reconhece: A) a inutilidade do sistema pblico brasileiro de ensino. B) o crescente interesse do governo pela educao. C) a prioridade da famlia, em relao escola. D) a importncia do uso de computadores na escola. E) a falncia das escolas que funcionam em um nico turno.

TEXTO - O TRABALHO INFANTO-JUVENIL

A participao da populao infanto-juvenil 10 a 17 anos de idade (PNAD)1 no mercado de trabalho consequncia de um conjunto de fatores. Dentre eles devem ser destacados, como mais relevantes, a necessidade de contribuir para a sobrevivncia familiar, dado o alto nvel de pobreza existente, e a incapacidade da escola para satisfazer as expectativas e, portanto, reter as crianas das populaes mais carentes. Durante a dcada de 80, os elementos contextuais que determinaram o trabalho infanto-juvenil foram a crise econmica que se abateu sobre o pas, a continuidade do processo de urbanizao e a variao

observada na dinmica de crescimento da populao, com a queda nas taxas de fecundidade. importante ressaltar que os dados oficiais ainda so subestimados, considerando que no esto a registradas as informaes referentes s crianas com menos de 10 anos de idade. No entanto, visvel, de uma parte, o crescente contingente de crianas nesta faixa etria que desenvolve diferentes atividades nos centros das grandes e mdias cidades brasileiras.(...) As crianas de 10 a 14 anos de idade na rea urbana eram as que apresentavam menor participao no mercado de trabalho, ao redor de 12% em 1989. Na rea rural onde a incorporao dos filhos ao trabalho, como estratgia de sobrevivncia familiar, prevalecia com maior intensidade, afetando mais de um tero das crianas.

Com relao taxa de atividade dos jovens de 15 a 17 anos, verificou-se uma estabilidade no contexto rural durante a dcada aproximadamente 60% , o que no aconteceu no caso da zona urbana, uma vez que, entre 1981 e 1989, a taxa passou de um patamar de 35% para outro de 40%. razovel supor que essa diferena reflita a transferncia de parte dos adolescentes da zona rural para a zona urbana, devido ao uso da tecnologia no campo, com liberao da mo de obra, inclusive a jovem, e maior atividade na rea urbana.
(Crianas e adolescentes em Pernambuco sade, educao e trabalho. Governo de Pernambuco/ UNICEF, agosto 1992, p. 82.) 1A PNAD Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclio levanta informaes sobre trabalho a partir dos 10 anos de idade. Portanto, na anlise do trabalho desenvolvido subsequentemente, considera-se infanto-juvenil apenas a populao de 10 a 17 anos de idade.

12. (Covest-PE) Os enunciados abaixo sintetizam os pargrafos do Texto. (V ou F) 1) 1 Informao sobre trabalhos desenvolvidos por menores. Falso 2) 2 Situao do menor na dcada de 80. Verdadeiro 3) 3 Participao de menores de 10 anos no mercado de trabalho. Verdadeiro 4) 4 Influncia familiar sobre o trabalho de crianas. Falso 5) 5 Efeitos da tecnologia e da maior atividade na rea urbana sobre o trabalho dos jovens de 15 a 17 anos. Verdadeiro

13. (ESAF/SEFA-PA) Assinale a opo que no representa ilustrao confirmatria da tese do texto. Brasileiros e latino-americanos fazemos constantemente a experincia do carter postio, inautntico, imitado da vida cultural que levamos. Essa experincia tem sido um dado formador de nossa reflexo crtica desde os tempos da Independncia. Ela pode ser e foi interpretada de muitas maneiras, por romnticos, naturalistas, modernistas, esquerda, direita, cosmopolitas, nacionalistas etc., o que faz supor que corresponda a um problema durvel e de fundo. Antes de arriscar uma explicao a mais, digamos portanto que o mencionado mal-estar um fato. As suas manifestaes cotidianas vo do inofensivo ao horripilante.
(SCHWARZ, Roberto, Cultura e poltica, p. 108)

a) Papai Noel enfrentando a cancula em roupa de esquim configura uma inadequao cultural. b) Da tica de um tradicionalista, a guitarra eltrica no pas do samba um despropsito. c) Entre os representantes do regime de 64, era comum dizer que o povo brasileiro despreparado e que democracia aqui no passava de uma impropriedade. d) Os brasileiros souberam associar o clima tropical a um inusitado estilo de vida, em que se conjugam pouca roupa, muita sensualidade e alegria. e) No sculo XIX comentava-se o abismo entre a fachada liberal do Imprio, calada no parlamentarismo ingls, e o regime de trabalho efetivo, que era escravo.

LEMBRE-SE:
graa divina comear bem. Graa maior persistir na caminhada certa. Mas, graa das graas no desistir nunca! Dom Hlder Cmara

Anda mungkin juga menyukai