Anda di halaman 1dari 2

A velha Totonha de quando em vez batia no engenho. E era um acontecimento para a meninada...

Que talento ela possua para contar as suas histrias, com um jeito admirvel de falar em nome de todos os personagens, sem nenhum dente na boca, e com uma voz que dava todos os tons s palavras! Havia sempre rei e rainha, nos seus contos, e forca e adivinhaes. E muito da vida, com as suas maldades e as suas grandezas, a gente encontrava naqueles heris e naqueles intrigantes, que eram sempre castigados com mortes horrveis! O que fazia a velha Totonha mais curiosa era a cor local que ela punha nos seus descritivos. Quando ela queria pintar um reino era como se estivesse falando dum engenho fabuloso. Os rios e florestas por onde andavam os seus personagens se pareciam muito com a Paraba e a Mata do Rolo. O seu Barba-Azul era um senhor de engenho de Pernambuco.
Jos Lins do Rego. Menino de Engenho. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1980, p. 49-51 (com adaptaes).

Na construo da personagem velha Totonha, possvel identificar traos que revelam marcas do processo de colonizao e de civilizao do pas. Considerando o texto acima, infere-se que a velha Totonha a) tira o seu sustento da produo da literatura, apesar de suas condies de vida e de trabalho, que denotam que ela enfrenta situao econmica muito adversa. b) compe, em suas histrias, narrativas picas e realistas da histria do pas colonizado, livres da influncia de temas e modelos no representativos da realidade nacional. c) retrata, na constituio do espao dos contos, a civilizao urbana europia em concomitncia com a representao literria de engenhos, rios e florestas do Brasil. d) aproxima-se, ao incluir elementos fabulosos nos contos, do prprio romancista, o qual pretende retratar a realidade brasileira de forma to grandiosa quanto a europia. e) imprime marcas da realidade local a suas narrativas, que tm como modelo e origem as fontes da literatura e da cultura europia universalizada. Gabarito: E Resoluo: a) Falsa. Seria no mnimo incoerente o romancista querer construir uma personagem que fosse, ao mesmo tempo, influenciada da literatura europia e pertencente s classes subalternas do ambiente colonial. Fazendo aluso ao legado de Gilberto Freyre, Totonha no seria uma personagem proveniente do universo da senzala. b) Falsa. Ao tomar como referncia criativa os bons modos e as virtudes dos reis e rainhas da Europa Medieval tipicamente demonstrados nos romances de cavalaria, Totonha demonstra claramente nenhum compromisso histrico em imprimir em suas personagens os valores e comportamentos restritos realidade colonial brasileira. c) Falsa. A questo aponta erroneamente a Europa que influencia o processo criativo de

Totonha. Ao falar de suas personagens, ela busca confluir o ambiente rural da Europa Medieval e os sujeitos histricos presentes no ambiente colonial (e tambm rural) do Brasil Colnia. d) Falsa. Exigindo conhecimento sobre a Histria da Literatura Brasileira, o aluno deveria compreender os principais traos que definem a obra de Jos Lins do Rego. Sendo um dos grandes nomes da literatura regionalista brasileira, Jos Lins pretende retratar uma frao de nosso pas sem preocupar-se necessariamente em equiparar os referenciais estticos e histricos brasileiros aos europeus. A correta: e) Verdadeira. Totonha representa um dado hbrido da constituio identitria e cultural do nosso pas ao pretender amealhar personagens, valores e cenrios europeus e regionais.

Anda mungkin juga menyukai