Anda di halaman 1dari 138

Ney Latorraca

Uma Celebrao
1

Governador
Secretrio Chefe da Casa Civil

Geraldo Alckmin
Arnaldo Madeira

Diretor-presidente Diretor Vice-presidente Diretor Industrial Diretor Financeiro e Administrativo Ncleo de Projetos Institucionais

Hubert Alqures Luiz Carlos Frigerio Teiji Tomioka Alexandre Alves Schneider Vera Lucia Wey

Fundao Padre Anchieta


Presidente Projetos Especiais Diretor de Programao Marcos Mendona Adlia Lombardi Rita Okamura

Coleo Aplauso Especial


Coordenador-Geral Coordenador Operacional e Pesquisa Iconogrfica Projeto Grfico e Editorao Assistente Operacional Reviso Ortogrfica Rubens Ewald Filho Marcelo Pestana Carlos Cirne Andressa Veronesi Heleusa Angelica Teixeira

Ney Latorraca
Uma Celebrao

por Tania Carvalho

So Paulo, 2004

Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP) (Cmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Carvalho, Tania Ney Latorraca : uma celebrao / por Tania Carvalho. So Paulo : Imprensa Oficial do Estado de So Paulo : Cultura - Fundao Padre Anchieta, 2004. 136p.: il. - (Coleo Aplauso. Srie Especial / coordenador-geral Rubens Ewald Filho) ISBN 85-7060-233-2 (obra completa) (Imprensa Oficial) ISBN 85-7060- (Imprensa Oficial)

1. Atores e atrizes de teatro - Biografia 2. Atores e atrizes de televiso - Biografia 3. Latorraca, Ney I. Ewald Filho, Rubens. I. Ttulo. III. Srie. 04-5927 ndices para catlogo sistemtico: 1. Atores brasileiros : Biografia : Representaes pblicas : Artes 791.092 CDD-791.092

Foi feito o depsito legal na Biblioteca Nacional (Lei n 1.825, de 20/12/1907).

Imprensa Oficial do Estado de So Paulo Rua da Mooca, 1921 - Mooca 03103-902 - So Paulo - SP - Brasil Tel.: (0xx11) 6099-9800 Fax: (0xx11) 6099-9674 www.imprensaoficial.com.br e-mail: livros@imprensaoficial.com.br SAC 0800-123401

Ney, uma introduo

difcil escrever sobre um amigo de toda a vida. Mas, por vezes, necessrio. Uma das filosofias da Coleo Aplauso, que a Imprensa Oficial est publicando, fazer justia, sempre que possvel em vida, ao trabalho de nossos grandes artistas e profissionais, reconhecendo a herana que eles nos deixam. E que no tem preo. Cada edio nossa tambm um agradecimento a tantos momentos de alegria, emoo e informao que eles nos deram. E tambm um registro histrico de momentos marcantes de nossa cultura e poca. Embora j tenha havido um livro biogrfico de Ney Latorraca, este no conseguiu captar um elemento fundamental no personagem: o senso de humor. Qualquer pessoa que tenha tido a sorte de trabalhar ou conviver com Ney sabe disso: ele uma das pessoas mais engraadas e divertidas que conheo. Tem expresses prprias, caretas, gestos, que so to comunicativos que em pouco tempo todo o grupo o est imitando, sem se dar conta. Viramos todos pequenos Neys. Quem viu Irma Vap (e quem no viu?) sabe bem como ele pegou um papel de coadjuvante e o transformou, com improviso, num duelo entre dois grandes atores como pouco se viu nos palcos brasileiros. No incio dos anos 70, tive um projeto de fazer um filme chamado Cordo Umbilical, justamente com Ney, Marco Nanini, Marlia Pra e Dbora Duarte (com quem Ney fez o grande xito Anarquistas, Graas a Deus, que confessa ser seu papel preferido). O filme nunca saiu, mas minha intuio estava certa, eles todos combinavam. Ney est presente em minha vida desde Santos, no comeo dos anos 60. Quando o conheci fiquei assustado com aquela vitalidade, aquele despudoramento, aquele talento to bvio e evidente. E que no pedia desculpas. Ao contrrio, se assumia. Dizia que ia ser o maior ator do Brasil. E pronto. Foi justamente por ser to assumido que o aceitei como amigo (porque ele fez uma grande campanha para me conquistar. Quando algum no gosta dele primeira vista, ele faz tudo para desfazer essa impresso). Mas, ao contrrio do que possa parecer, no difcil ser seu amigo. Sempre bem informado, pode parecer egocntrico, mas nunca deixou de freqentar minha famlia, ser amigo prximo de minha me Elza (com quem mantinha longas conversas telefnicas, at o fim de sua vida). Nunca deixou, tambm, de me ouvir e apoiar. Foi ele quem fez a narrao do nico curta-metragem que dirigi (quando ainda no era famoso). E que vi muitas vezes comprar brigas por mim, quando sabia eu ser injustiado. No s por mim.

Ney odeia injustias e capaz de ir ao presidente da Repblica, ao papa, na tentativa de corrigi-las. Ainda mais se a vtima for seu amigo. Pelos amigos ele at mente, acentuando qualidades que infelizmente no temos, contatos que estamos longe de exercer (durante anos, ele garantiu a todos, com a maior convico, que eu era ntimo de Elizabeth Taylor). Tambm foi o melhor filho que conheci. Nena, ou Dona Nena, era uma mulher muito especial. Com Ney, formava uma dupla imbatvel. Um comeava uma frase que o outro completava. Eram unha e carne, o mesmo esprito, talvez a mesma pessoa. Por isso o seu falecimento foi de tal forma marcante e, porque no confessar, traumatizante. Ney parecia ter perdido o rumo, ficado sem balizas. E posso entender porqu. Ainda hoje, mesmo eu, me vejo repetindo frases, idias que a Nena me passou. De qualquer forma, o pior j passou. Ns j temos de volta o Ney no esplendor de sua melhor forma, de sua quase maturidade. Digo quase, porque acho que ele nunca vai perder esse jeito moleque, matreiro, cmplice, entusiasta, que a nossa amiga mtua Tania Carvalho to bem captou neste livro. Que como afirma, uma celebrao. Do talento, da amizade, da alegria. De termos Ney em nossas vidas.
6

Rubens Ewald Filho

Em primeiro lugar, parabns a todos pela iniciativa da Coleo Aplauso. Este livro realmente uma celebrao feito com o maior carinho e amor por Tania Carvalho, em encontros todas as quartas-feiras, s 3 horas da tarde na minha casa, resultou em um trabalho que gostaria de dedicar aos realizadores desse pequeno jovem senhor Ney Latorraca. A meus pais, Alfredo Latorraca e Tomasa Josephina Latorraca, Nena.

Ney Latorraca

Apresentao

Ney Latorraca nico. Quem tem o privilgio de ser seu amigo sabe disso. Seu pblico fiel, tambm. Dono de um senso de humor inacreditvel, capaz de contar qualquer histria com uma graa jamais imaginada: do velrio de um parente querido a um de seus fracassos. Foram poucos, mas existiram. E ensinaram-lhe muito. Uma pessoa vaidosa, regateira como eu, precisa levar umas chapuletadas de vez em quando, garante. Digamos que vaidoso, sim, mas sincero tambm, porque difcil achar algum ator que comente com tanto humor seus insucessos. Estrela, com certeza, mas capaz de ser amado pelas camareiras, motoristas, tcnicos, o primeiro grande termmetro do sucesso dos seus personagens. Neste ano de 2004, Ney Latorraca est completando 60 anos de vida e 40 anos de profisso. Nada mais justo que ele comemore com muitos esta data. Celebremos, ento, nos embrenhando na sua histria, vendo juntos o lbum de fotos de sua vida. Brindemos. Tintim!

Tania Carvalho

10

lbum de Famlia

Minha me mais fcil falar da minha me hoje, pois j se passaram dez anos que ela faleceu morreu uma palavra to feia! Tomasa Josephina Palhares Escudero, Nena, era uma mulher batalhadora, que jamais conheceu a palavra medo. Aos 14 anos fugiu de casa, acabou sendo girl nos shows de cassino e fazendo dupla com Grande Otelo. Era uma pessoa para cima, que achava a vida um espetculo. Sem fazer gnero, ela falava assim para mim: Neyzinho, observa a quantidade de tons de verde que existem na natureza e voc vai entender como a vida genial.

11

O pai Meu pai, Alfredo Simonim Latorraca, tinha um gnio terrvel, no fazia mdia com ningum, achava tudo muito chato, um horror, e era de uma sinceridade quase ferina. Quando eu dizia que ia ser algum na vida, ele deixava claro: Voc no vai ser nada, ns nunca seremos nada, ningum nada. Um visionrio, digamos assim. Durante muitos anos falei mal dele, mas hoje no falo mais. Muita coisa dele est em mim.

12

O pai com Ilona Massey

Meu pai era crooner e apresentou um espetculo da Ilona Massey, do filme Balalaika, na Pampulha, em Belo Horizonte. Ela comeou a dar em cima dele; minha me, grvida, comeou a xing-la e acabaram os dois meu pai e ela na cadeia, por culpa da gringa.

Ns trs Minha me fez vrios abortos antes de decidir ter um filho. Quando nasci, no havia ningum para tomar conta de mim. Um dia minha me me deixou com uma tia e me encontrou todo pretinho, decidiu parar tudo e se dedicar casa. Meu pai sempre achou que eu tinha vindo para atrapalhar a relao dos dois e nunca me escondeu isso. Acho bacana a sua sinceridade; Ele me dizia: Voc um elemento que veio para detonar, porque ela gosta mais de voc do que de mim. Ele tinha as suas razes. Mesmo assim ramos um trio. Um trio de hienas, meio Exrcito Brancaleone, morando em quartos de penso, com pouco dinheiro, mas, nossa maneira, felizes.

13

Eu, nenm Eu ia nascer em Belo Horizonte, mas minha me foi a Santos e acabei nascendo l, na casa da minha av paterna, na Rua Paissandu, 23, pelas mos de uma parteira chamada Maria.

Retratos da infncia Tive uma infncia cheia de regras, o que era necessrio para a nossa sobrevivncia. Meus pais alugavam quartos em penses para casais sem filhos. Sem filhos era eu, que no dava um pio. S quando eles se mudavam as pessoas sabiam que havia uma criana. Como no tinha condies de comprar gibis, minha me me deu um s que devia ler para o resto da vida. Meu sapato Tanque Colegial durava cinco anos. Meus brinquedos eram poucos e os tenho at hoje. Nestas fotos em que estou mais arrumadinho, pode ter certeza, foi presente de algum, de alguma tia, do Manoel da Nbrega. No tinha esta histria de tnis Nike, video game e ter ataque por tudo. Alis, no havia reclamao. Uma vez fiz um muxoxo porque havia picadinho de novo na mesa e minha me me avisou - e cumpriu - que eu ia comer picadinho por um ano para no reclamar. Papai era mais rgido. Mame conseguia manter uma ternura. No fiquei com trauma, nem amargurado, pelo contrrio, acho que foram anos lindos da minha vida, porque eram cheio de sonhos.

14

15

Eu, me e pai na praia Como ciganos, moramos em Minas, em Santos e no Rio de Janeiro, na Rua Ronald de Carvalho. Aqui, estamos os trs na praia, pouco tempo antes de eles se separarem.

16

Para compensar a rigidez em casa eu era um demnio no colgio. Foi assim desde o pr-primrio at o cientfico. Quando estava morando no Rio de Janeiro estudei no Colgio So Fernando, colgio de gente bem, l estudaram a Maria Cludia, a Renata Sorrah e o Luiz Carlos Lacerda. Eu estou no meio Claro! na fila de cima, bem orelhudo.

Meus 15 anos Meus pais tiveram uma briga e passei o meu aniversrio de 15 anos com os pais do meu amigo Luiz Fernando Batalha: Tia Nieta e Seu Lindolfo. Com eles, fui para a Europa um ano depois.

Nena e Papi Fui passar as frias em Mato Grosso porque uma prima estava se preparando para ser Miss e eu estava interessadssimo neste assunto, quando vi o Boanerges no circo. Pedi que ele procurasse a minha me em Campo Grande e eles acabaram se casando. Foi seu grande companheiro, era uma pessoa totalmente do bem e uma grande figura na minha vida. Era um homem enorme, um Hulk, um ndio. Nas minhas estrias ele puxava os aplausos e dava nas pessoas que no estavam gostando.

17

Minha primeira vez na Europa Est escrito atrs. Itlia, Roma. Estou na Fonte dos Desejos, famosa pelas suas lendas. L joguei minha moeda e fiz trs pedidos. Dizem que quem joga uma moeda ali, voltar algum dia, vamos ver se verdade. Europa, 17/7/62.

Minha turma na Associao Crist de Moos, em 1965. No lembro mais o nome de quase ningum, s do Ademir Fontana, o ltimo direita.

18

A primeira plstica da Nena Entrou um dinheiro e ela fez plstica. Olha como est pssima na foto! Parece feita de borracha. Ela ficou com dio de mim, porque entrou para fazer um lifting e eu mandei aproveitar e fazer tambm as orelhas. Ela me xingou demais, porque doeu pra caramba.

Nena no Natal Aqui ela est bonita, foi em um Natal na casa do Srgio Britto com o elenco todo do Rei Lear. a foto em que ela est mais com a cara dela.

Ns na Espanha Aqui foi a consagrao da sua vida. Fomos comemorar os seus 70 anos na Espanha. Minha av, quando saiu de Soria, uma cidade perto de Madri, havia levado um leno com um pouco de terra prometendo que um dia iria voltar. Minha me colocou de volta a terra em Soria. E foi recebida como uma estrela, porque era uma Escudero, tem braso e tudo da famlia na cidade. Fomos embora sem que ela olhasse para trs, porque tinha feito o que precisava ser feito. Tomamos muita sangria, comemos puchero, a Espanha voltou toda, Almodvar ficou cool.

19

20

Meus amigos de Santos Aqui esto o lvaro (Amaral), o Luiz (Alca de Santana) e o Rubens (Ewald Filho), o Rubinho, que sempre me deu muita fora. A turma de Santos. O Rubinho, a Jandira Martini, a Neyde Veneziano eram do TEFF, Teatro da Faculdade de Filosofia de Santos, e eu fui chamado para entrar no grupo. Tirei um pouco os papis do Rubinho na poca... um grande amigo mesmo, daqueles que voc sabe que pode ligar a qualquer hora e com quem me encontro cada vez que estou virando uma dcada para uma longa conversa. Quando fiz 40, a conversa, horas, foi na porta do Gallery; depois, aos 50, e j temos marcada a dos 60. Acho o mximo ser amigo da pessoa que mais entende de cinema no Pas. Em determinada poca todo o cinema brasileiro queria matlo, mas, graas a Deus, todos viraram amigos. No agentava mais ficar no meio: defendendo o cinema para ele e defendendo-o do cinema brasileiro. Ambos somos uma mistura maluca. Ele meio espanhol e meio alemo, uma coisa Fassbinder misturado com La Violetera, que tambm tenho. Enfim, somos amigos de toda uma vida. Na festa do Walter Clark Nesta foto estou com pessoas que amo muito: Maria Augusta Barbosa Mattos, a Guta, Snia Braga e Walter Avancini na festa de uma pessoa que tambm amei demais, Walter Clark, naquele clube que d bola preta e bola branca, o Country do Rio. Na casa da Guta Aqui estamos na casa da Guta, que fazia almoo todo sbado e era uma festa. Ins Galvo, que foi minha mulher por quatro anos, Therezinha Sodr, Nestor de Montemar e Edney Giovenazzy. Eu estou discreto, no? Imagina que estou num momento em que j estava virando cool. Que estampado esse?

21

22

Momentos com pessoas que amo: La Raia, uma menina na foto; Leina Krespi; Lcia Verssimo, linda; e Mait Proena, a quem admiro muito. uma pessoa que sempre me surpreende sempre pelo carter. Alm da beleza e do talento, ela uma pessoa solidria, que representa bem a generosidade da classe artstica brasileira.

23

Carnaval Esta a embriaguez do sucesso. Desfilei no Imprio Serrano em 1977 cantando O mar/misterioso mar... e quem me fotografou foi a minha amiga Regina Rito. Eu tinha certeza que, mesmo cheio de purpurina, camuflado, a platia no deixaria de gritar o meu nome. E ela, claro, gritou, porque eu fiquei mandando beijo, provocando...

Eu, em vrios momentos.

24

Amo tirar fotografia.

25

Santinhos Mandei fazer 5 mil santinhos como esses acima e os distribuo quando as pessoas me pedem autgrafos. Quando no pedem, ofereo, preciso me livrar desta quantidade enorme. Quem sabe na poca das eleies...

Tintim!

A Carreira

EAD A Escola de Arte Dramtica no uma lembrana, permanece viva at hoje. Foi l que aprendi disciplina e precisava disto, pois me achava pronto , esgrima, a sentar direito no palco, dico, a decupar um texto, maquiagem, estudei os grandes clssicos, descobri que um personagem comea ainda no camarim, que ele tem voz, postura e um cheiro prprio. Tudo isso e mais, com professores maravilhosos como Sbato Magaldi, Dorothy Leiner, Paulo Mendona, Milene Pacheco, Timochenko Whebi, Maria Jos de Camargo, Leila Cury e, em especial, o Dr. Alfredo Mesquita. Foi na EAD que descobri o verdadeiro sentido de ser ator! Nada do que fao desde ento gratuito, tudo tem a ver com meus anos de escola. Por isso ela sempre est presente na minha vida. Hamlet Esta foi uma montagem no segundo ano da Escola de Arte Dramtica. No era o Hamlet completo, mas vrios trechos. Neste momento, era o Monlogo da Carne: Oh, se esta carne muito poluda pudesse derreter-se, transformar-se em gua. E eu estava todo pintado de azul, uma maquiagem linda, criada pelo Timochenko Whebi.

26

Jandira Martini, Ney e Terezinha Teller

Para fazer O Mistrio de Irma Vap tantas dcadas depois, precisei passar por O Relicrio, de Arthur Azevedo, peas de Martins Pena, comdias quiproqu, de entra-e-sai do guarda-roupa, todas nascidas de Feydeau. Esta foi uma montagem tambm de fim de ano, teatro puro, com telo desenhado, muita troca de roupa, s faltava o ponto.

27

Balada de Manhattan Esta pea de Lo Gilson Ribeiro, com direo de Paulo Hesse, foi baseada em um fato que havia acontecido em Nova York e estarrecido todos: diversas pessoas presenciaram um assassinato em um ptio, para onde davam vrios prdios, e ningum fez nada. Quem diria que iramos ficar assim tambm, coniventes com a violncia! Ela foi encenada no ptio da EAD, onde todo o elenco posou para esta foto.

28

Olha que clima 60! Estou a cara do Ney Matogrosso!

Huis Clos Entre Quatro Paredes

29

Tem uma cara de poca... meio hippie, as pessoas acreditando no poder da flor, uma coisa ingnua. O volume do cabelo d a dimenso da revolta. Aluno de escola adora fazer Sartre. Huis Clos uma pea muito difcil que devia ser feita somente por profissionais, precisa vivncia para discutir o inferno so os outros. Mas fazia parte da poca montar Sartre, mostrar que era existencialista de carteirinha. Era uma poca difcil, estudantes estavam sendo mortos, passeatas, a EAD ia na frente dos movimentos de protesto. E levvamos sempre o pior: as balas, as bolinhas de gude, as patas dos cavalos. Quantas vezes eu estava andando pela 7 de Abril e ouvia uma voz: Sai da, Neyzinho, sai da, isso no vai dar certo. Era minha me atrs de mim, uma coisa triste, e eu seguia adiante, firme.

Momentos Bonjour, Tristesse, Franoise Sagan misturada com Joo Gilberto.

30

Marie Claire Brant, linda, tinha um cabelo enorme... mas estava de peruca. Era a grande promessa da escola, mas no seguiu carreira.

Exerccios Americanos Em 1969 houve um levante para tirar o Dr. Alfredo Mesquita. Os alunos achavam que a EAD era careta demais, s montava clssicos, e queriam uma nova escola. Eu fiquei do lado do Dr. Alfredo e ficaria sempre! Dormi na escola, quando ameaaram invadi-la, impedi que levassem os figurinos, fiz o que pude. O Dr. Alfredo decidiu passar a escola para a USP, chamar um diretor de fora para fazer a montagem do terceiro ano Ademar Guerra, que dirigiu Exerccios Americanos. No elenco de Exerccios Americanos, que de um autor belga, Jean Claude Italie, estavam o Carlos Alberto Ricelli, a Jandira Martini, a Clo Ventura, a Ana Maria Barreto na foto comigo. Na verdade esta pea foi um laboratrio para o Hair.

31

A Formatura Eu dirigi a nossa formatura. Nossa turma foi a maior da EAD 11 alunos. Eu inventei que entraramos por ordem alfabtica ... ao contrrio. S para eu entrar por ltimo: Antnio Ney Latorraca. Graas a Deus a Ana Barreto no participou, seno ela seria a ltima.

32

Cada um de ns tinha um padrinho, que fez um juramento diante da platia de proteger o afilhado para sempre, seno teria um fim trgico, morreria com a boca cheia de formiga, uma bobagem que criei. Minha madrinha foi a Marlia Pra.

O Teatro Profissional Sou uma pessoa over. Adoro uma platia. Quanto mais gente, melhor. Casa cheia, sempre. Ento, posso dizer que nasci para estar no palco. Alm disso, atravs do teatro conheci gente maravilhosa, e isso mais importante at do que as prprias peas de que participei: Victor Garcia, Raul Cortez, Clia Helena, Ruth Escobar, Strazzer, at mesmo o Gerald Thomas, que servia cafezinho, esperto, em O Balco; Sbato Magaldi, que fez crticas maravilhosas sobre mim, sempre; Aracy Balabanian, Dina Sfat que mulher linda, no dia em que ela morreu, fui internado com uma hemorragia que quase me matou tambm, paixo , Paulo Jos, Marlia Pra, a minha madrinha que me deu sbios conselhos, dentre eles nunca largar uma temporada no meio, ir at o fim com a pea, o que nem sempre fiz; Walmor Chagas e Cacilda
33 Becker, que nos deixou de herana a Ruth

Escobar, tambm muito minha amiga, Nanini, Antunes Filho, enfim, tanta gente bacana, e muitos nomes no falei aqui, que quis muito estar junto, desde Santos, e consegui. O Balco Quando sa da EAD todos esperavam que eu fizesse um protagonista, mas senti que precisava ir por outro caminho, mais alternativo mesmo que fosse um off-luxo co0mo O Balco para, de certa forma, recomear tudo. Victor Garcia fez, realmente, um espetculo. Meu personagem era a Lgrima tinha o Sangue e o Suor falava pouqussimo e ficava pendurado, vestindo s um tapa-sexo, em um cabo de ao. Um dia minha me foi ver o espetculo e me avisou que eu estava preso s por uma madeirinha e, se algum mexesse nela, eu cairia l de cima. Ela tinha razo e larguei a pea.

34

Hair Fiz diversos personagens em Hair: era um dos membros da tribo e tambm o substituto do Bgus, que vivia o Claude, e do Laerte Morrone no nmero de platia, como uma mulher americana horrorosa, magra, eu pesava 55 quilos. O elenco da pea era enorme e todos ficavam nus em determinado momento. Vou confessar uma coisa: a ordem de entrada no era pelo talento, mas sim pelo tamanho do pinto. Pitanga, claro, vinha na frente. Depois, o Ricardo Petraglia, Nuno Leal Maia, Antonio Fagundes, Dennis Carvalho, Carlos Alberto Riccelli. Eu vinha l pela quinta fila. Depois de mim, s os msicos.

Elenco completo de Hair. Eu sou o dcimo, da direita para a esquerda.

Ns ensaivamos todos os dias. Eu morria de raiva do diretor Ademar Guerra e da coregrafa Mrika Gidali. Imagina sair da praia para 1... 2... 3... descansa. Descanso? Diariamente passvamos as coreografias e as msicas, para que de noite o espetculo estivesse tinindo. O clima era de Era de Aquarius, todo mundo acreditava mesmo que estava em tempo de amor e flor. Eu vivia falando que aquilo ia acabar, que era uma pea, um emprego, com carteira assinada e tudo, mas ningum nem me ouvia. Para me garantir, comecei a vender uns bonequinhos que fazia. Era poca do Mug do Simonal e tambm queria o meu: colava umas pedras, botava um cabelo feito de l e pintava uns olhos com esmalte. Com certeza, a coisa mais horrorosa que j vi em minha vida. E vendia bem. Ganhei mais dinheiro vendendo o boneco no saguo, at tocar o terceiro sinal, do que como ator.

35

O Cavalinho Azul Sempre tive a maior implicncia com teatro infantil, mas resolvi entrar nesta montagem de O Cavalinho Azul porque era um texto da Maria Clara Machado, maravilhosa, a direo, da Terezinha Aguiar, que tinha sido da EAD na mesma poca do Ademar. Alm do mais, a Maria Alice Vergueiro, que era a produtora, me pagava muito bem. Os deuses do teatro, que existem, resolveram me castigar por eu sempre falar mal de uma coisa to importante: ganhei meu primeiro prmio por esta montagem. Fui considerado o melhor ator de teatro infantil pela Folha de So Paulo e saiu uma foto bem grande. Nunca fui receber.

36

Quanto Mais Louco, Melhor Esta pea de Joe Orton foi assim anunciada: A maior comdia de todos os tempos com o maior elenco de todos os tempos. A Ruth Escobar fazia a minha me, a Lilian Lemmertz era a minha irm gmea ns usvamos as mesmas roupas no palco. No elenco estavam ainda o Rubens Teixeira, o Freddy Kleeman e o Walmor Chagas, que dirigia a pea. Foi um fracasso. Para mim deu certo, a crtica falou muito bem do meu trabalho e o Walmor assinou a minha carteira com um salrio maior, para que eu comprasse meu apartamento financiado. Ficamos mais amigos ainda. J tinha relao com a Cacilda, que havia me conhecido na escola e me chamara para trabalhar com ela na Secretaria de Cultura, cuidando do teatro amador e universitrio. Depois da pea me aproximei mais ainda do Walmor, que at hoje meu amigo e me telefona, com seu inconfundvel sotaque gacho.

37

Jesus Cristo Superstar Fiz o teste para Jesus, mas quem ganhou foi o meu querido Eduardo Conde. E era ele que devia fazer mesmo, tinha mais figura e mais voz. Fiquei sendo o Pilatos. Tudo deu certo, parecia feito para mim. Em sua crtica Sbato Magaldi colocou o seguinte ttulo: Pilatos Superstar. Um clima! Fiquei s uma semana na pea. Sa no dia em que olhei para a orquestra e no estava mais o Paulo Herculano. O Altair Lima estava regendo. Era hora de ir embora. No meu lugar, entrou o Stnio Garcia.

38

Eu em dois momentos da pea, que era a preferida de minha me. O Estranho Caso de Mr. Morgan O Estranho Caso de Mr. Morgan era a pea Sleuth, que no cinema foi protagonizada por Michael Caine e Laurence Olivier. No Rio de Janeiro se chamou O Jogo do Crime e foi montada com o Paulo Gracindo e o Gracindo Jr. Em So Paulo, o Antunes Filho preferiu o ttulo O Estranho Caso de Mr. Morgan e meu companheiro foi o Srgio Viotti. So dois homens que fazem um jogo, quase sensual, se transfigurando em muitos personagens. No anncio apareciam nossos nomes e mais um: Renato Azevedo. Eu morria no primeiro ato e, no segundo, surgia um velho que investigava a minha morte, papel do Renato, que era eu mesmo. Renato Azevedo foi elogiadssimo.

No meu primeiro encontro com o Antunes fiquei nervosssimo, ia encontrar com um dos meus dolos, que ainda e vai ser para sempre. Ele me tratou de uma maneira inacreditvel. Avisou que se eu no quisesse havia gente muito melhor do que eu para o papel, o Zanoni Ferrite, o Antonio Fagundes, que na hora iriam aceitar. E ainda: Para voc vou pagar menos completou. Estou te chamando porque voc mais barato, pegar ou largar. Eu peguei. E ele continuou me tratando de uma maneira.... como eu gosto de ser tratado... ali... firme ... porque sou muito rebelde e adoro um chicote. Gosto de papai, castigo, lio para casa. Ele me dava montanhas de livros para ler. Na minha primeira fala, eu respondia a uma pergunta: Voc judeu? Eu fazia uma pausa e devia dizer: Sou. Para dizer isso eu li TODA a histria dos judeus, desde o primeiro que foi morto at o Holocausto. Sabia tudo, podia at responder no Cu o Limite.

39

Bodas de Sangue Quando me chamou para fazer Bodas de Sangue, Antunes olhou para a minha mo e constatou que ela no era a de um campesino rstico. Fiquei seis meses quebrando paraleleppedo com machado todas as manhs, acabei um trapinho, para conseguir as mos que ele queria. Ele no gostou muito quando pedi para cantar e danar no espetculo, mas acabou deixando. Peguei uma msica e um sapateado da minha famlia e coloquei antes da entrada da noiva. Para alguns crticos, era a melhor coisa da pea. O Antunes odiava o da-le da-le, o sapateado do Latorraca.

40

Maria Della Costa, que maravilha! Quando ela fez a pea estava completando 25 anos de carreira e 50 de vida. O Dcio de Almeida Prado escreveu, em uma de suas ltimas crticas, que ela em cena parecia ter a idade de sua carreira.

41

42

O Que Voc Vai Ser Quando Crescer Ns somos os infelizes da noite profunda / Ns somos atores / Sabemos cantar e danar de acordo com o seu paladar / De frente, de costas, de lado / A gente quer arrasar... (letra e msica de Paulo Herculano) Nossa idia era colocar seis atores desconhecidos para fazer um trabalho em que todos escrevessem. Quando comeou, o grupo era eu, Jandira Martini, Francarlos Reis, Eliana Rocha, Vicente Tuttoilmondo e a Esther Ges. Ns nos reunamos na casa da Jandira e cada um escrevia o seu sonho de ator, o que gostaria de fazer em cena: um prncipe, um suicida, um rei. Da nasceu esta colcha de retalhos, O Que Voc Vai Ser Quando Crescer. A Esther saiu do projeto e em seu lugar entrou a Ileana Kwasinsky, a Qu Qu, a nica que no escreveu nada. Para dirigir, a gente chamou o Silney Siqueira, um maravilhoso diretor de conjunto e ele foi amado por todos. Estreamos num esquema meio o palco est vazio, tragam o que tiverem em casa, s mandamos fazer uma roupa base mais e sungas que ns mesmos bordamos; um dos meus personagens andava de cadeira de rodas e improvisamos com um carrinho de geladeira, uma pobreza! A pea, no entanto, foi SUCESSO absoluto e, de certa forma, foi para o teatro paulista o que o Asdrbal foi para o teatro carioca.

Jandira vivia a Libertad Lamarque e seus cinco filhos: um da Cruz Vermelha; outro, jurado do Slvio Santos; o paraltico eu que morava na casinha atrs; a filha prostituta; e um que ela reencontrava em uma noite de Natal. At nevava no palco. Uma verdadeira loucura. O Srgio Britto quis comprar os direitos da pea e quando foi na SBAT descobriu que s havia duas folhas de texto.

43

Orquetra de Senhoritas Nesta pea tive oportunidade de trabalhar com um diretor genial, o Luis Srgio Person, em quem j estava de olho h muito tempo, desde que tinha visto seus dois filmes O Caso dos Irmos Naves e So Paulo S/A. Fizemos Orquestra de Senhoritas em um espao chiqurrimo, que havia acabado de inaugurar, o Teatro Augusta. Todos os atores estavam vestidos de mulher, com exceo do Joo Jos Pompeu (na foto comigo), que vivia o pianista, de quem eu, Suzane Delicia, estava grvida e acabava me suicidando, ao saber que ele estava tendo um caso com Madame Hortense, a chefe da orquestra. Uma tragicomdia genial! Durante um tempo eu me dividi, no mesmo espao, fazendo Orquestra de Senhoritas e O Que Voc Vai Ser Quando Crescer. Fui forte candidato ao Molire de melhor ator, mas o Paulo Goulart estava completando 25 anos de carreira e deram para ele. Uma raiva do Paulo! Foi absolutamente merecido. E se eu tivesse ganhado iria ficar intragvel, ia virar um busto. Sabe ator que vira busto? Fica somente da cintura para cima, parado, imobilizado, como se fosse uma esttua de bronze em uma praa. Graas a Deus, continuo soltinho.

44

45

A Mandrgora Nesta pea conheci uma pessoa genial, e no sei por que falo pouco dele: Paulo Jos, que foi muito importante para mim. Ele um diretor na mesma linha do Antunes, s que mais suave. Ao lado dele no existe a burrice, voc fica mais inteligente perto do Paulo. Ele chega de mansinho e pede: Guri, tu pode ler estes 400 livros? E eu achava timo. Fui tratado como um prncipe nesta produo. No cartaz estava escrito: Sfat Produes Artsticas apresenta Ney Latorraca em A Mandrgora. Eu j era apaixonado pela Dina, e acho que foi uma forma de ela me dizer que gostava de mim como ator. Estou bonito nesta foto!!! Inventei uma coisa nesta pea, uma bobagem, uma mala falsa para ficar mais sensual. Como vestia uma malha o tempo todo e era muito magro, achei que precisava realar alguma coisa. Ento enrolava umas duas meias muita gente faz isso, mas s eu confesso e as pessoas comentavam: Nossa, como ele forte, j que no ficava bem dizer outro adjetivo. Usava logo meias bem grandes, pretas, de jogador de futebol, um kit Pitanga, digamos assim. Coisas do teatro.

46

47

Lola Moreno Fiquei muitos anos sem fazer teatro. Deixei de ser o ator da EAD para me tornar o arroz-de-festa, a figurinha fcil do Rio de Janeiro. Um dia me levantei, olhei no espelho e tive a certeza de que estava errado. Apaguei, fiquei ali mesmo, sentei e no andei mais. Se voc no toma uma atitude, o corpo padece e toma a deciso por voc. Foi neste momento que a Luclia Santos, a produtora, o Brulio Pedroso, o autor, e o diretor Antnio Pedro me chamaram para fazer Lola Moreno. Juro que no entendo a cabea deles: chamar para ser protagonista de um musical, cantando e danando, algum que estava de cama. Eles me salvaram. Fui para os primeiros ensaios de cadeira de rodas, inchado de tanta cortisona, e na estria ainda usava uma bengala. Um pouco depois j estava a mil, maravilhoso, de volta s minhas origens, ao palco, madeira, de onde jamais deveria ter me afastado. Grande Otelo trabalhou com a minha me no Cassino da Urca e meu padrinho de batismo. Era uma honra dividir o palco com ele. Quando contei para a minha me, ela fez somente um gesto com a mo, que significava: Espera... espera. Uma semana depois eu queria matar o Otelo, porque ele improvisava, brincava, era impossvel contracenar com ele, um dos maiores atores do planeta, um er maravilhoso, um smbolo para todos ns. Mame me perguntou quantas cenas eu tinha com ele. Ento ela me aconselhou: Nas oito cenas voc fica de costas e deixa que ele faa o que quiser. Afinal, ele Grande Otelo. Deu tudo certo.

Havia uma rata enorme no Teatro Ginstico, quase do tamanho da Luclia, que atrapalhava demais o espetculo. Eu e o Diogo Vilela chegvamos cedinho no teatro, amarrvamos, costurvamos, grudvamos coisas nas roupas da Luclia e deixvamos um bilhete: No adianta, querida, este papel meu. Assinado: A Rata. A Luclia ficava enlouquecida, horas para desfazer os ns, as costuras, tirar as coisas grudadas. E eu aconselhava que ela no devia investigar muito, porque s podia ser coisa da rata mesmo. Ah, foram momentos muito felizes da minha vida! Acho que a Luclia s vai descobrir agora, vendo este livro. A rata? Acho que ainda mora l, ficou amiga da Luclia e faz at campanha para o Partido Verde.

48

Era um elenco enorme, mais de 30 pessoas. O maior nvel: Dona Elza Gomes, Louzadinha, Diogo Vilela, Guilherme Karan, Betina Vianny e muito amigos. Para mim foi muito importante voltar para a minha praia, para o palco, para a cena, o meu lugar. E vou parar, seno fico repetitivo, vou falar do ator, o palco, a madeira.

49

Afinal, uma Mulher de Negcios Esta foi a primeira montagem do Fassbinder no Brasil. Veio um diretor alemo, jovem, Walter Scholiers, e tive a oportunidade maravilhosa, tanto de trabalhar com ele, quanto com a Renata Sorrah, uma colega genial! Eu fazia quatro personagens, trs maridos e o irmo daquela mulher alucinada que mata 57 pessoas, as enterra em sua casa, e acaba a pea como uma mulher de negcios. Eu tinha tempo de me preparar fora de cena, j a Renata se transformava na frente do pblico, em um trabalho realmente impressionante. O Srgio Britto vivia dizendo que eu ia ganhar o Molire, mas quem ganhou foi a Renata, merecidamente. A pea foi um grande sucesso em sua temporada carioca. Aconteceu, porm, uma coisa muito desagradvel no meio da temporada. Tive uma recada, um ataque de loucura. Recebi um convite para fazer um filme em Hollywood e acreditei. Larguei a pea, me demiti da Globo, fiz as malas e j estava me vendo andando pelo tapete vermelho na entrega do Oscar. No dia seguinte recebi um telefonema me avisando para no ir, tentei voltar atrs, pedi desculpas pelo meu comportamento pssimo, mas no deu: o Tonico Pereira j estava no meu
50

lugar. Fechei as portas do Teatro dos Quatro Srgio Britto, Mimina Roveda e Paulo Mamede que s fui abrir muito tempo adiante. Mas este outro captulo!

51

Othelo Sempre me haviam dito que eu faria Iago muito bem, talvez pelo bitipo, no sei. Quando o Juca de Oliveira me convidou para fazer Othelo, que iria reinaugurar o Teatro Cultura Artstica, adorei. Nunca havia trabalhado com ele e fiquei absolutamente apaixonado. O Juca daquela turma que come, dorme, respira teatro. Tipo Paulo Jos, s que mais espaoso. Se ele te convidar para nadar, desista, ele vai ficar falando sobre teatro dentro dgua. Ir para a fazenda significa discutir teatro. A gente pescava ouvindo pera e lendo livro ao mesmo tempo. Que maravilha que ele existe! Eu no tinha muita noo do que estava fazendo no momento, confesso, embora tenha estudado muito, muito mesmo. Criei uma imagem e conversei com o Juca sobre isso (a direo do espetculo era coletiva, mas quem dirigia era ele mesmo): eu achava que se o Iago usasse terno, o forro seria todo de pregos. Ningum veria, mas ele estaria sendo constantemente ferido, espetado. Um personagem em carne viva. Afundei-me tanto nesta imagem que tive clculo renal e sentia todos os pregos em mim. Esqueci o palet, aquela imagem horrvel, e passei a rezar todos os dias quando voltava do ensaio. At hoje sou elogiado por este personagem. O Iago me deu prestgio.
52

No programa todos escreveram textos enormes. Eu peguei somente uma frase do personagem, que resume o Iago: No sou quem pareo.

Rei Lear Logo depois de Othelo, fiz outro Shakespeare: Rei Lear. Conversei com Ademar Guerra, que estava com um problema grave com a turma do Teatro dos Quatro. Ele me avisou que iriam produzir o Rei Lear, com direo do Celso Nunes, meu amigo. O Celso me garantiu que, por ele, no havia problema algum, havia papel para mim, mas eu tinha que convencer o rei, o Srgio Britto, que eu havia abandonado. Fui humildemente, pedi para fazer a pea, ele concordou e pouco a pouco fui reconquistando todos: chegava mais cedo, fazia gracinha, arrumava o camarim do Srgio, varria o cho, at um jornalzinho eu inventei. Eu fazia o Edgar, marido de uma das filhas do Lear, da mesma turma do Iago, malvado, intrigante. Eu entrava no palco com uma capa enorme, quase voando. Perguntei ao Celso se no estava demais, muito over, mas ele me garantiu que eu estava no caminho certo. Saram as crticas e todas falavam mal de mim. Com 35 pessoas no palco, consegui este feito. Castigo!

53

O Mistrio de Irma Vap Que momento este! O Mistrio de Irma Vap representa 1/3 da minha vida artstica. Onze anos em cartaz com um sucesso estrondoso. Carregamos um pouco de culpa por causa disso. Todos os dias, eu e o Nanini falvamos: Amanh vai cair. E quando, em vez de 1.200 espectadores, havia 1.180, tnhamos certeza. Viu, no disse? E por 11 anos repetimos esta ladainha. Muitos anos antes eu havia dito para uma jornalista que o dia em que Marlia Pra, Marco Nanini e eu nos juntssemos seria um sucesso no teatro brasileiro. Mas foi s uma frase solta. Nunca poderia imaginar o SUCESSO que foi. Por que os deuses abenoaram a gente? Ora, porque ns temos talento. Nanini um ator maravilhoso, tmido, srio, humilde em relao aos seus personagens diferente de mim, que sempre acho que posso e devo colaborar com o personagem. Marlia uma diretora esplndida, rigorosa, rgida, que em poucos dias colocou a pea de p. Tudo estava predestinado a dar certo, desde a primeira leitura que foi feita na minha casa.

54

Se somos diferentes como atores, eu e Nanini temos em comum o grande amor pela nossa profisso. Onze anos depois ainda chegvamos cedo no teatro, passvamos o texto, ele verificava a luz e o som, eu me metia na divulgao, inventava fotos. Aconteceram muitas perdas no meio da temporada: Bogus, Guta, minha me. Quando o pano abria, porm, tudo mudava, nada interferia. Uns dias eram meus, outros do Nanini. Em muitos, os dois funcionavam. Sempre houve uma ligao impressionante entre ns dois. Nada precisa ser combinado, de costas eu sabia que ele estava com o olhar no lugar certo. Que ator! Nanini jamais mudou uma marca. Eu sempre fui mais rebelde, puxava aplauso no meio, aumentava os cacos a Marlia ODIAVA.

55

56

57

58

59

60

61

Em uma cena o Nicodemo um dos personagens do Nanini entrava e perguntava se estava tudo bem. Eu devia responder com um simples resmungo. Pois bem, eu desandava a falar como se fosse em japons e s via a cara do Nanini parado, entre os dentes, me dizendo: Filho da puta, diminui este japons pelo amor de Deus. A que eu falava mais coisas absolutamente incompreensveis. Ns envelhecemos, engordamos, emagrecemos na frente do pblico. Geraes viram a pea: gente que comemorou a primeira comunho, o casamento e o nascimento da filha vendo Irma Vap. Fazamos duas sesses de quinta a domingo e nas segundas, teras e quartas viajvamos com outro cenrio. E pblico no faltava nunca. Um dia cansamos, descobrimos que precisvamos parar. Estvamos nos apresentando em uma enorme casa de shows e o Nanini chegou concluso que havamos virado dois copos de chope, de to pequenininhos que estvamos no palco. Era o momento de dizer adeus.

62

Cartas de Mozart Este foi um espetculo dificlimo, dirigido pela Nitis Jacon: eram 12 cartas de Mozart inditas, completamente escatolgicas, que interpretava no palco. Em seguida entravam aquelas msicas maravilhosas. Estava fazendo a Irma Vap e, para ficar mais cansado um pouco, resolvi entrar neste espetculo, que era apresentado s segundas e teras-feiras. Uma loucura. Loucura boa.
63

O Mdico e o Monstro Minha me morreu no dia 2 de janeiro de 1994. Eu morri um pouco junto com ela. Emagreci muito, no conseguia me alimentar s comia figo, caqui, coisas que escorregavam para dentro. O Nanini resolveu montar O Mdico e o Monstro para me manter vivo. Fomos a Nova York, vimos o espetculo com a mesma companhia que havia feito o Irma Vap, ele decidiu comprar os direitos, produzir junto comigo e com o Fernando Libonatti e dirigir o espetculo. Foi um jeito de ele me segurar aqui, pois sabia que eu ia embora mesmo. A obrigao de estudar, decorar, ensaiar me manteve vivo, embora a minha tristeza fosse evidente at mesmo nas fotos do espetculo. Sou muito grato a ele por isso, e serei por toda a minha vida. Ele fez o que a Luclia Santos havia feito anteriormente: me salvou, me puxou do fundo do poo. Eu fazia um nmero sapateando com um chinelo de Mickey na frente da cortina vermelha. Um dia vejo um casal com uma cara... No tive dvida, virei para os dois e disse: Que cara essa? Vocs no tm o direito de ficar com essa cara de bunda, quando estou aqui, sofrendo, morrendo de dor, mas me desdobrando para que vocs riam. Foi um aplauso s. Depois que aprendi esse nmero do carente, uso-o sempre. Ou, ento, quando a platia est muito fria, invento que dia do ator e todos aplaudem de p. bom que os espectadores saibam: eu vejo tudo. Quem est de cara feia, dormindo Nossa, como tem gente que dorme de babar! e at aqueles que vo s para vuduzar o espetculo.

64

Essas fotos, produzidas originalmente em saturadas cores e intencional desfoque, traduzem bem o clima do espetculo.

65

66

Don Juan Um ms antes de minha me morrer ela me incentivou a trabalhar com o homem da fumaa, como chamava: Gerald Thomas. Eu tinha sido apresentado a ele pela Fernandinha Torres e adorei: ele uma pessoa deliciosa de se conviver, simptica, bem-humorada, inteligente, engraada. Ele gostava do meu trabalho, em especial o japons do Irma Vap ele adorava aquela bobagem! e eu admirava muito as peas que ele dirigira. O casamento foi inevitvel, ainda mais apadrinhado pela Bete Coelho, que namorava o Luiz Frias. L fui eu fazer o Don Juan, do Otvio Frias Filho, com direo do Gerald, junto com a Companhia de pera Seca, no TUCA. Na primeira noite, fiquei impressionado com a ovao. Agradecia e acenava como uma miss na hora dos cumprimentos, at algum me avisar: Ney, eles esto vaiando. Segundo o Otavinho conta em seu livro, depois que fui arrancado do palco, me tranquei no camarim e permaneci monossilbico. Como pode uma pessoa to bacana, to generosa ter que pagar um preo to alto por ser to metido?

67

68

69

70

Mame estava certa! Quando cheguei ali vi que havia uma gente feliz. Depois de 11 anos s com Nanini, eu voltei a ter uma turma. Uma gente animada, todos se arrumavam, saam muito... Sempre de preto. Comecei a me animar tambm, a melhorar. Nunca vou esquecer as palavras da Ruth Escobar: O palhao trincado comeou a recolher os cacos.

71

Quartett Queria muito fazer coisas novas, experimentais, exercitar o meu lado de ator e trabalhar com o Didi (di Botelho). O Gerald me sugeriu a pea Quartett, do Heiner Muller, e adorei a idia. Fazamos diversos personagens e a ao era toda em um aougue: muito sangue, facas, carnes cortadas. No era um espetculo popular. A primeira pessoa que me cumprimentou quando desci do palco na estria foi o Rodrigo Santiago, que tinha uma garrafa de champanhe na outra mo. Que nvel! Foi muito bom ter feito.

72

73

O Martelo Conheci este texto do Renato Modesto em 1992, mas somente alguns anos depois pude encen-lo. Foi uma oportunidade muito boa de trabalhar com o Aderbal Freire Filho, que considero um dos melhores diretores do Brasil, e com a Brbara Bruno Goulart, uma excelente atriz. Era um policial bem interessante, que gostei de fazer.

74

75

76

Trs Vezes Teatro Todo ator precisa ter determinados autores em seu currculo. Queria muito fazer alguns clssicos e o di Botelho me sugeriu trs peas curtas: Os Malefcios do Tabaco, de Tchekov, O Homem com a Flor na Boca, de Pirandello, e A Mentira, de Cocteau. E foi assim o espetculo, muito elogiado pelo Sbato Magaldi e pelo Mino Carta e teve uma excelente repercusso quando viajei pelo Brasil com ele. As pessoas riam e se emocionavam nas horas certas. Para mim foi muito bom rever a obra desses autores, me fez sentir de novo na EAD arrumando caderno, merendeira, livros. Aquela coisa tensa e deliciosa.

Capitanias Hereditrias Resolvi ir sozinho para Nova York e a Maria Padilha mandou que eu procurasse o Miguel Falabella. Pois bem, fiquei duas semanas grudado com ele, impossibilitado de dormir, conversando, fazendo palhaada, rindo e jogando cartas. Ficamos ntimos. Foi l que ele teve a idia de fazer Capitanias Hereditrias e me chamou para o elenco. A pea mudou bastante desde a primeira idia, mas eu permaneci. Para mim foi uma oportunidade maravilhosa trabalhar com a Natlia do Vale, que adorei, com a Bia Nunnes, amiga mais antiga, com o Jos Wilker, com quem havia feito Hair, com a Guilhermina Guinle e o di Botelho. E mais, agora posso colocar no meu currculo que fiz Nelson Rodrigues, Brulio Pedroso, Plnio Marcos e Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa.

77

78

Cinema Cinema glamour puro! quando o ator se sente um Gulliver, um gigante representando para aquelas pessoas pequenininhas l embaixo. Digamos que a consagrao maior do ego. o ego amplificado em som dolby. Desde pequeno sonhei com o estrelato no cinema, tapete vermelho, bandeira do Brasil hasteada, vrios Oscars. No ginsio eu tinha um fichrio, cuja capa era uma colagem com notcias de Hollywood, mas eu substitua o nome dos atores pelo meu: Ney Latorraca voou para Los Angeles...; Ney Latorraca inaugurou a sua piscina. Nas contracapas havia a foto da Elizabeth Taylor e da Carol Lynley. Aos doze anos eu j dizia para a minha me: Um dia voc ainda vai ver o meu nome aqui, na fachada do Cinema Roxy, que era um dos maiores cinemas do Rio de Janeiro. Ela achava que eu era maluco, mas se no cheguei a Hollywood, estava nos letreiros do Roxy pouco tempo depois, porque quando a gente quer realmente uma coisa, consegue. E eu queria muito o cinema, com todas as suas dificuldades, as interminveis esperas, poucos recursos e seu enorme fascnio.
79

Audcia, A Fria dos Trpicos Assim como no teatro, quis comear num esquema bem off, Boca do Lixo. Tinha a maior curiosidade de ver a minha cara na tela grande. Quem me garantiu um lugar neste filme do Carlos Reichenbach e do Antonio Lima foi a Therezinha Sodr. A produo no tinha nada e o Carlos Alberto Torres, com quem ela estava namorando na poca, comprou um engradado de frutas, dois sacos de batatas e me levou na rodoviria. Cheguei na cidadezinha em que eles estavam filmando, entreguei tudo para a produo e ganhei um personagem: um bbado, que falava mal at mesmo do cinema brasileiro. Gostei de me ver na tela, embora tenha assistido ao filme absolutamente sozinho. No tinha ningum no cinema. Mais uma vez paguei pela minha vaidade.

A Noite do Desejo O Robert Bolant, que era o rei da Boca do Lixo, me levou para conhecer o Fauzi Mansur, que me contratou imediatamente, ao saber que eu do signo de Leo. Ele s trabalhava com leoninos.

80

Seduo Fiquei muito amigo do Fauzi, que decidiu fazer um filme comigo e com o David Cardoso, campograndense, da terra da mame. Eu fiz a cabea do Fauzi para chamar a Sandra Bra, que era a estrela do momento, o Fregolente, o Dionsio Azevedo, a Flora Geni. O filme, que seria mais um filme com uma boazuda, virou um filme de poca, bonito, muito bem cuidado, que me fez ganhar todos os prmios no Festival de Guaruj e o Coruja de Ouro da Air France. Foi quando a Llian Lemmertz me deu uma lio: Melhor coisa para segurar porta, para ela no bater, prmio, serve para isso.
81

No filme, eu e a Sandra danamos um tango. Ela, como tinha a formao de bailarina, pediu para marcar a cena e ele concordou. Virou a grande cena do filme, um plano-seqncia genial, ns dois danando pela casa inteira. Esta
82

cena era aplaudida no cinema. Aprendi muito com Fregolente, Dionsio e Flora. Ficava horas ouvindo suas histrias. Sandra era uma estrela! O lugar dela nunca mais foi ocupado! Est para nascer algum para descer uma escada como ela, com aquela canela fina, pernas maravilhosas, aquela bunda de crioula, linda, sabendo danar, cantar e segurar uma roupa.

Deixa... Amorzinho... Deixa Eu j estava morando no Rio de Janeiro quando fui convidado para fazer este filme, em que fazia papel duplo, gmeos, um bem mau, que morava no cu, junto com o Fbio Sabag, o Moacyr Deriqum, o Wilson Grey, enfim, o cinema brasileiro inteiro, e atazanava o outro que ficava aqui na Terra. Nunca entendi porque o filme tem este ttulo. Por mim seria O Passado me Condena ou Meu dio Ser Tua Herana. o filme que mais passa no canal de filmes brasileiros. Todos os dias, est ele l, de manh, de tarde e de noite.

83

Anchieta Jos do Brasil

Querida Mame A est o seu filho Anchieta, Jos do Brasil, numa das cenas iniciais. Estou louco para voltar ao Rio. Todos os meus queridos esto a. Reze por mim e pelo filme. Ney - 23/maio/76

84

O roteiro foi escrito para o Roberto Carlos fazer, mas a Dona Mari, me do Paulo Csar Saraceni, achava que o Anchieta era eu. Com este lobby poderoso, acabei ganhando o papel. O filme tem momentos geniais. O Paulo um grande diretor. claro que acho que d para cortar um pouco daqueles planos e-n-o-r-m-e-s e lanar um bom DVD. O filme foi muito bem recebido em Veneza, todos 85 os crticos falaram bem de mim e teve hino, bandeira brasileira, s no teve prmio, porque no era uma mostra competitiva. O processo de beatificao do Anchieta foi muito ajudado pela repercusso que o filme teve na Itlia. E foi a partir de ento que a minha me teve a certeza que era me de um santo. Ela morreu com a certeza de que serei lembrado pelo meu trabalho em Anchieta.

86

Das Tripas Corao Ana Carolina tem uma coisa espanhola muito forte, meio Almodvar, febril! Ela aposta na loucura! Adorei trabalhar com ela. Foi a primeira mulher que me dirigiu e aprendi como bom. A arte feminina. As mulheres so mais delicadas e fazem muito bem a sua parte; no querem, como os homens, ser donas de tudo. De ns, atores, elas conseguem o mximo da emoo, com o mnimo de tenso.

O Beijo no Asfalto O meu beijo com o Tarcsio ficou na histria. Na hora da cena, eu, deitado no cho, sussurrava: Me chama de Glria, me chama de Glria... Tarcsio no perdeu a pose, no se desconcentrou. Quando samos da filmagem, ele me deu uma carona e me perguntou se eu havia achado a cena pesada, forte. No, havia achado normal, mas causou celeuma. Hoje passaria no horrio infantil. Afinal, estamos na poca metrossexual: homem de brinco, salto alto, clio postio, se embolando com outro, sem problema algum.

87

O Grande Desbum Esse considerado o pior filme j feito na face da terra. No toa que se chama O Grande Desbum, Pecaram pelo Exagero ou Qualquer Coisa. A Marlia Pra insiste em esconder, em dizer que no estava no elenco, mas ela fez o filme, sim, que era uma adaptao de uma pea do Martins Pena, As Desgraas de Uma Criana, que havia sido um enorme sucesso no teatro com Marieta Severo, Marco Nanini, Camila Amado, Eduardo Dussek. Sempre cometem este erro. Na hora de passar para o cinema, trocaram o elenco. No deu certo. O filme foi um grande fracasso. Merecido. No d para acreditar no que se est vendo. Ningum se salva neste filme. Eu achei bom participar de um fracasso desta magnitude, uma coisa meio Ed Wood. Mandei passar o filme para DVD, de vez em quando reno um grupo e passo. S ouo as exclamaes de horror. Eu fiz o filme, quero deixar claro. Marlia Pra, no.

88

89

A Mulher do Atirador de Facas (curta-metragem) Este filme, que fiz com a Carla Camurati, ganhou todos os prmios, menos o de melhor ator. Deram para um gacho, em Gramado. Fiquei com dio. Eu tenho problemas, s que confesso: minhas paixes, meus dios. E se falo, eles vo embora. No fico remoendo-os em casa.

pera do Malandro Cinema exaustivo. Voc acorda s cinco horas da manh, fica prontinho e s seis da tarde avisam que no vai dar para fazer a cena porque a luz acabou. Uma vez perguntaram ao Marcelo Mastroianni se ele era o maior ator do mundo e ele respondeu: No, sou a pessoa que mais esperou na vida. Ele, o Henry Fonda e o Wilson Grey. Quando no a luz, o negativo. Vamos, vamos, faz de primeira, porque tem pouco filme. Sempre sobra muito pouco para o ator. Posso dizer que o nico filme que fiz, sem problema algum, foi A pera do Malandro, que era uma co-produo com a Frana. O Ruy guardava a tomada 1, a 14 e a 80. Um luxo s! A Dina Sfat foi quem me apresentou ao Ruy, e ele me convidou para fazer o papel principal junto com a Snia Braga, mas ela no pde e o Ruy mudou os dois protagonistas. Ficaram a Cludia Ohana e o Edson Celulari. E eu virei o Tigo, o que foi timo, acho que fiz bem e acabei sendo chamado pelo Chico para cantar o Hino da Represso no disco dele: Malandro. Posso dizer que tenho a honra de estar ao lado de Gal Costa e Zizi Possi, fazendo parte da discografia de Chico Buarque de Hollanda. No pouco, no!

90

Ele, O Boto Filmei muito em Paraty. O Boto foi feito l. Foi muito bom trabalhar com o Carlos Alberto Riccelli, que meu amigo de toda a vida, e com a Cssia Kiss, que acho uma tima atriz. E, em especial, com o Walter Lima Jr. Foi muito especial o trabalho com algum que filma o boto, a ostra, o vento, o mar e que tem um tempo muito particular. Walter acredita, vai em frente e funciona. Eu uso um aplique neste filme. Estou com muito cabelo. Na cena do casamento, acontece a maior ventania e meu cabelo fica grudado, no levanta nem um milmetro. At uma rvore voa, menos o meu implante.

91

A Bela Palomera Eu enlouqueci tanto o Ruy Guerra que ele acabou pegando um pedao de Cem Anos de Solido e fazendo o filme, uma co-produo Brasil/Espanha, A Bela Palomera, com roteiro do prprio Gabriel Garcia Mrquez. A Dina Sfat s tem uma fala no filme. Ela olha para mim e diz: Puto. E est absolutamente genial. Em um momento, a produo do filme ia ter que parar porque os produtores comearam a implicar com o meu bigode, que cada hora estava de um jeito. Eu fazia Irma Vap e precisava estar de cara limpa no palco. Eu tive uma idia, que o Ruy gostou: em uma cena, o personagem entrava em um lugar s dele e havia uma coleo de bigodes. A partir da, tudo era possvel. E os R$ 300.000 que estavam faltando, entraram na produo.

Festa Adorei fazer este filme. Talvez seja o meu melhor momento no cinema. Ugo Giorgetti trabalha com publicidade e faz cinema. da mesma tribo do Waltinho Salles, do Fernando Meirelles. Eles sabem tudo o que querem. uma maravilha! Muita gente contra, fala mal, que eles trazem tudo pronto, limpo, mas, na verdade, eles fazem um cinema muito bem feito. Ugo mostra So Paulo para o Brasil.

Brevssimas Histrias das Gentes de Santos


92

Eu fao todos os papis deste curta-metragem e passeio pelos lugares que foram importantes na minha juventude em Santos. Com ele ganhei o prmio de melhor ator no Festival de Fortaleza. O filme tem muito humor, parece com Santos. E eu sou um santista, cabreiro, boca-dura, que vai na Ponte Pnsil comprar bananinha-passa, anda trs quilmetros para cair na gua, mas tem o maior orgulho do seu balnerio.

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil Foi a primeira vez que trabalhei com a Carla Camuratti me dirigindo. Nossa, que prazer! Fiz uma participao como Debret e amei.

For All, o Trampolim da Vitria Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, escreveu o papel principal do For All para mim, mas eu no fiquei muito animado para fazer o filme. Minha me tinha morrido, estava enterrada em So Paulo, no Morumbi alis, um tmulo chiqurrimo,

carssimo, que ela mesma escolheu, entre a Elis Regina e o Ayrton Senna, 5 mil japoneses de um lado, 5 mil fs da MPB do outro, nunca mais pude ir l. Na poca, porm, eu achava que, se ficasse sempre na cidade, estaria mais perto dela. Uma coisa maluca, claro! No aceitei o convite e ele me pediu para fazer uma participao, porque ele me acha um pouco p de coelho. E eu topei. bom ter o Ney no elenco. Eu sou bom de intervalo, animo a festa. Rezo todos os dias quando saio de casa para ser discreto, mas dura meia hora. Quando vejo, j estou com a equipe inteira em volta de mim se estiver faltando algum no comeo o nmero, gosto de casa cheia contando as mesmas histrias, s que eu vou aumentando a cada dia. Eu minto mesmo.

Viva Sapato Outro filme do Bigode. Desta vez fiz um personagem bem legal. Adorei trabalhar pela primeira vez com a Irene Ravache, que est genial no filme ela diz que no, mas mentira. Alis, o elenco todo timo.

Diabo a Quatro Este o primeiro longa da Alice de Andrade, filha do Joaquim Pedro de Andrade, diretor de Macunama, entre outras obras-primas; um dos maiores cineastas brasileiros. Eu fao um senador, casado com a Marlia Gabriela, em umas quatro seqncias. Durante as filmagens, havia uns outdoors com a minha cara espalhados pelas ruas e muita gente veio me perguntar se eu estava me candidatando a alguma coisa. S faltava essa! No combinaria nada comigo.

93

Quem Tem Medo de Irma Vap? Em 2001, a Carla Camurati me ligou, contou que havia comprado os direitos da pea e que ia fazer um filme. Eu achei que era uma pegadinha. Ns amos filmar logo em seguida, mas ficou adiado para 2004. diferente da pea, uma coisa mais operstica, com muitos outros personagens. Que presente! Que celebrao! No vejo nada melhor para comemorar os meus 40 anos de profisso e 60 de vida.

Televiso Como todos os atores que passaram por escola de teatro e isso existe at hoje eu tinha um certo desprezo pela televiso. Ao mesmo tempo era completamente seduzido por ela. Por isso mesmo comecei a flertar com a TV. Comecei fazendo pontas: danando l no fundo do Al Doura, por exemplo, seriado que fazia um sucesso enorme com a Eva Wilma e o John Herbert. Fiz muita figurao. Mais uma vez, as mulheres me ajudaram, foram mes para mim: Therezinha Sodr me levou para fazer parte da turma dos cabeludos em Dom Camilo e os Cabeludos, que ela protagonizava junto com o Zeloni. Nuno Leal Maia liderava a turma e eu fazia o Besouro. No tinha fala, s fazia BZZZZ. Depois, a Marlia Pra, a minha madrinha, me levou para uma novela, em que ela era a estrela, junto com Rodrigo Santiago Super Pl, na Tupi. No ganhava cach, mas uma coisa que apelidvamos de dinheirn, que servia para trocar por calcinhas, copo de liquidificador, uma coisa bem de pobre. Em 1971, a Llian Lemmertz assinou um contrato com a Record e colocou como condio que eu fosse contratado tambm ns estvamos fazendo uma pea juntos. Por qu? Ora, porque ela me queria junto, era minha amiga, me amava. E eu amo a Llian no consigo usar o verbo no passado. Benditas mulheres que me encaminharam e me abriram as portas de um veculo que me deu um sucesso sem igual.

94

O Tempo No Apaga A Llian era estrelssima da novela, junto com Hlio Souto e a Nathlia Timberg. Eu estava no ncleo pobre, com a Lolita Rodrigues e a Edi Cerri a primeira Narizinho do Stio do Pica-pau Amarelo. E foi um aprendizado maravilhoso. At ento eu nunca havia me sentido confortvel na televiso, me achava muito duro, teatral, e quando ouvia o gravando j ficava tenso. Os trs anos que fiquei na Record fiz ainda Eu e a Moto, do Sylvan Paezzo, e o primeiro texto da Leilah Assumpo para a TV, Venha Ver o Sol na Estrada, com direo de Antunes Filho foram uma espcie de ensaio, para que eu pudesse entender o que era realmente a televiso. Os captulos chegavam com cheiro de mimegrafo. Eu lia correndo para ver quantas falas eu tinha. Queria muito texto! Que ironia: hoje quero gravar um cenrio, no chegar nunca na porta, para no ter que gravar externa e, se possvel, falar somente boa-noite.

Eu ia para casa correndo para me ver e torcia para que as pessoas me reconhecessem na rua... Mas ningum me reconhecia. As novelas da Record no passavam nacionalmente, mas, graas a Deus, passavam em Santos e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e assim a minha famlia podia torcer por mim.

95

Escalada Em 1974, fui convidado para ser o protagonista de uma novela da Tupi. Combinei tudo, fui primeira reunio do elenco, a imprensa toda estava l, e na hora do intervalo vi no fundo do corredor a porta de sada e um txi parado. Fui embora e nunca mais voltei. Eu no estava preparado para ser protagonista de uma novela. Ningum acredita, mas s eu sei o que senti. Quando cheguei em casa, minha me me deu uma bronca, porque afinal eu havia enchido o saco da Irene Ravache, da Joana Fomm, da Marlia Pra e na hora H havia literalmente fugido. Na manh seguinte recebo um telefonema da TV Globo para gravar no Rio de Janeiro uma novela: Escalada.

96

Grande Nathlia, leonina! Assinei um contrato de trs meses de experincia. Meu personagem s iria participar da primeira fase da novela, no falava quase nada, ficava abrindo e fechando porta e deitado na rede, aquela coisa magra e branca, atrs da Rene de Vielmond e do Tarcsio Meira. Duas semanas depois da estria eu j era candidato a Rei da Televiso concorrendo com Roberto Carlos e com Tarcsio. Claro que tinha a mozinha da mame no meio, que enviava muitos cupons! Virei um sucesso, uma febre nacional. Fiz novo contrato de dois anos, direto com o Boni, passei a ganhar cinco vezes mais, o personagem desandou a falar loucamente e a namorar sem parar: Nathlia Timberg, Tessy Callado, Vera Gimenez e Sandra Bra. Bem gal. Com o sucesso de Escalada, comecei a fazer muita fotonovela, baile de debutante e comprei o meu primeiro apartamento, financiado em 24 anos pela Caixa Econmica, mas comprei!

O Grito Eu e a Elizabeth Savalla, como a Malvina de Gabriela, havamos estourado. O Avancini nos chamou para protagonizar O Grito, uma novela densa do Jorge Andrade (em minha opinio, um autor injustiado), com um elenco maravilhoso. A histria toda se passava em uma semana e todos os personagens, exceto eu, viviam no mesmo prdio. Eu ficava no edifcio em frente observando tudo de binculos. No foi um sucesso, a novela ficou meio maldita e at hoje, junto com O Rebu e Beto Rockfeller, estudada pelos pesquisadores, a queridinha das teses. Para mim deu prestgio e a oportunidade de aprofundar meus laos com Walter Avancini, com quem fiz os mais belos trabalhos na TV.

97

Estpido Cupido Como eu e a Savalla no fizemos sucesso em O Grito, fomos escalados para uma novela chamada Estpido Cupido. Nossos nomes que vinham l na frente passaram l para trs, aqueles que passam correndo. S que deu a maior zebra, tanto a personagem dela, a freira que se apaixona pelo Luiz Armando Queirz, como o meu, o Mederiques, foram um baita sucesso. Eu estava com 33 anos e meu personagem tinha 18. Quando vi a primeira chamada, na qual eu aparecia danando twist e dizendo a minha idade, com um enorme chuca um aplique horroroso que haviam colocado, porque eu j estava meio careca , vi que no dava para continuar daquele jeito. Pedi uma roupa toda preta, que pintassem a moto de preto, passei a cham-la de Brigitte, arranquei o aplique e acreditei que tinha 18 anos mesmo. Ns tnhamos um time de futebol que jogava contra o time da igreja. Um sucesso!

98

99

Sem Leno, Sem Documento Eu fazia o personagem principal da novela, mais uma de Mrio Prata, na cola do sucesso de Estpido Cupido. Era disputado pela Christiane Torloni e Bruna Lombardi. Digamos que ficamos sem leno, sem documento e sem audincia. Eu andava nas ruas e as pessoas perguntavam quando eu ia voltar para a televiso. Esse o termmetro que indica que as coisas andam mal. Foi muito bom, especialmente para uma pessoa vaidosa como eu. Esta raa de pessoas regateiras precisa levar uma chapuletada de vez em quando.

100

Saudade No Tem Idade Foi idia do Boni que eu desse uma parada nas novelas para fazer um musical na Sexta Nobre tinha a Betty Faria em Brasil Pandeiro, Sandra e Mile e o Saudade No Tem Idade, apresentado por mim e pela Djenane Machado, com direo do Augusto Csar Vanucci. Eu gostava de fazer, porque tinha oportunidade de cantar, danar e conhecer artistas maravilhosos como Isaurinha Garcia e as Irms Batista.

101

A Djenane funcionava muito bem comigo! Bonitinha, jeitosa, com uma voz pequena, mas
102

que dava conta do recado, ela, ainda por cima, vinha de uma famlia tradicional do musical. Filha de Carlos Machado, sabia tudo!

103

No acho que foi um desvio na minha trajetria, mas sim uma volta s minhas origens, aos meus pais que eram cantores: meu pai fazia a linha intimista, bossa-novista, Tito Madi; minha me era samba-exaltao, ba! Fazendo Saudade No Tem Idade eu me sentia como se estivesse trabalhando, como eles, no tempo dos cassinos.

104

Aplauso: Como Matar um Playboy No sei por que Aplauso acabou? As pessoas adoram teatro na televiso e pedem at hoje a volta do Grande Teatro Tupi.

105

Malu Mulher: A Amiga


106

Fui o ltimo namorado da Malu. No me sa nada bem. Sou f da Regina Duarte e no conseguia contracenar com ela. S queria pedir um autgrafo e que ela tirasse uma foto comigo, boquiaberto. Acho-a uma grande estrela da televiso. Em vez de fazer o personagem, fiquei babando por ela.

Chega Mais Foi uma participao breve, porque tive o meu momento Oscar e larguei tudo. Melhor no falar disso outra vez...

107

Corao Alado Foi a primeira vez que trabalhei em uma novela de Janete Clair. Eu no fazia bem o personagem. Era uma poca que andava muito preocupado com a carreira do Fagundes, do Jos Wilker e a minha ficava empacada. Quando resolvi este problema que no era com eles, mas sim comigo mesmo tudo melhorou. Eu fazia um vilo mesmo, mas estava muito preso. A Dbora Duarte me ajudou muito quando sugeriu que eu comesse o arranjo de flores em cima da mesa durante a cena. O personagem se solucionou a partir dessa pirada, comeou a render. No parei de comer arranjos: lrios, rosas, margaridas, nada me escapava.

108

Av. Paulista Este era um texto da Leilah Assumpo, em parceria com o Daniel Ms, que estreava na televiso. A proposta do Avancini era fazer uma coisa bem jornalstica, atual. Eu interpretei um empresrio que simulava o prprio seqestro, porque estava de caso com um cara. Na hora de gravar me colocaram no porta-malas de um carro, jogaram a chave fora e ningum tinha uma cpia. Quando eu sa l de dentro, quase matei o Avancini. A srie tinha um charme. Mostrava outra So Paulo, desconhecida de muitos.

109

Eu Prometo Mais um papel srio, nossa, quantos eu fiz! Nunca me foram impostos, foi realmente uma proposta de trabalho na televiso. Podia ter apostado em ser o gal, mas preferi atirar em outras reas. Nesta novela fazia o principal oponente ao personagem do Cuoco, que deseja ser presidente. Ele quase um Iago. Mais uma vez estou junto com Dina Sfat, Walmor Chagas, Joana Fomm. Uma verdadeira turma!

110

Anarquistas, Graas a Deus Eu estava decidido a fazer uma temporada na praia, pegando onda, comendo biscoito Globo e tomando mate. Era um grupo grande: eu, Aracy Balabanian, Glria Menezes, Francisco Cuoco, Flvio Stefanini e Edney Giovenazzi. Pois bem, chega um convite para eu largar a praia e ir para o interior de So Paulo gravar uma histria que o Edvaldo Pacote tinha achado muito boa e recomendado ao Boni. Na mesma hora disse que no estava interessado. A Aracy insistiu que eu devia fazer, era um livro da Zlia Gattai, mulher do Jorge Amado, e que aquele trabalho iria mudar o meu perfil na TV. Com muita m vontade, achando que a Aracy tinha enlouquecido, comprei o livro. Adorei, mas mesmo assim no me via no papel, achava que era uma coisa para um Jardel Filho. Quando gravei a primeira cena de Anarquistas, Graas a Deus cercado pelos meus filhos soube que havia virado outra classe de ator. Aracy estava certa!

111

Anarquistas, Graas a Deus foi o trabalho que mais gostei de fazer na televiso. Gravamos em 1983, mas Anarquistas s foi exibida um ano depois, quando estreou s pressas, depois que um texto do Nelson Rodrigues dirigido pelo Ademar Guerra teve problemas com a censura. Em uma quinta-feira, estava em casa, quando vi a chamada; na sexta, a divulgao preparou um material correndo e a srie estreou na segunda-feira muito mal de audincia. Na sexta seguinte, eu j era capa de todas as revistas do Brasil. O casal protagonista era muito elogiado. Mas a Dbora Duarte no era surpresa para ningum, todo mundo tinha certeza que ela era uma atriz maravilhosa. Digamos que eu surpreendi mais. Guardo at hoje um telegrama que recebi da Zlia Gattai em que ela diz que se o pai fosse vivo ficaria muito contente em se ver. At hoje ela se emociona muito quando se encontra comigo e sempre me chama carinhosamente de pai.

112

113

Partido Alto Uma participao especial, que gostei muito de fazer.

114

Rabo de Saia Que elenco! Com a Dina Sfat eu tinha uma relao de filho. Ela cuidava de mim como uma me. Com a Tssia Camargo, acontecia o contrrio, ela me chamava de vovozo e eu a tratava como uma menina. A Lucinha Lins era a esposa, com quem freqentava a igreja e fazia amor no escuro. Eu amava as trs, assim como o Quequ. Quequ virou at verbo na poca da srie: quequezar era enganar a mulher. Em 1984, fiz 40 anos de idade, 20 de carreira e fui presenteado com o Ernesto e com o Quequ. O que um ator pode querer mais?

115

Um Sonho a Mais Esta novela foi uma loucura. No deu certo, mas eu fiz um baita sucesso. Foi feita para mim, principalmente a Anabela, que acabou casando com o Carlos Kroeber na igreja, tendo uma gravidez psquica, um amante, que era o Jos Lewgoy, e recebendo em sua garonnire o Roberto Bataglin e o Edson Celulari. Acabou em todas as capas de revista e as atrizes, claro, ficaram com dio. Em Um Sonho a Mais realmente aprendi a valorizar ainda mais as mulheres. Como elas sofrem. Um ano de salto alto no foi mole. Eu fazia vrios personagens: o velho da bolha, o advogado, o motorista, Dr. Nilo Peixe, Volpone, Augusto, Anabela e eu mesmo. Foi um trabalho em que pude brincar muito. O er baixou mesmo. Foi vendo a novela que a Marlia teve a idia de chamar a mim e o Nanini que tambm aparecia de mulher, como a Florisbela, irm da Anabela para O Mistrio de Irma Vap. Viu como as coisas vo se juntando, tijolo com tijolo, pecinha com pecinha. Nada gratuito.

116

117

Grande Serto, Veredas


118

Foi s uma participao, mas quase me meti em uma grande confuso. No li a rubrica em que dizia que ao final da cena eu devia dizer a Ave-Maria em latim. Na hora da gravao, sem saber o que fazer, sugeri que em vez da orao eu tivesse um acesso, rodopiasse pela igreja e casse duro no cho depois que a Yon Magalhes confessava que me amava e que havia matado o marido por minha causa. Tudo porque no sabia a Ave-Maria em latim. Deu certo.

Memrias de um Gigol O Avancini queria misturar nesta srie o Quequ com o Exrcito Brancaleone. Era tudo exuberante, vibrante, exagerado, largo. No deu muito certo. Sobraram a beleza da Bruna Lombardi e o Lauro Corona, que estava muito bem. Eu acho que no era papel para mim, precisava ser algum mais novo para que as pessoas acreditassem na rivalidade.

119

TV Pirata Eu queria muito fazer algo diferente. O Nanini me indicou para o TV Pirata. Eu e a Cludia Raia fomos os ltimos a entrar no elenco. Fiquei dois anos, adorando aquela loucura maravilhosa. Fiz pelo menos uns 30 personagens por ms, mas o que ficou mesmo foi o Barbosa. Barbosa era um personagem da novela Fogo no Rabo, que existia dentro do TV Pirata. Ele no tinha texto, s repetia o que os outros falavam. E virou mania nacional. At hoje sou obrigado a responder na rua porque matei o Barbosa. At com o Tom Jobim, o Barbosa cantou. O maestro maravilhoso cantava: pau, pedra, o fim do caminho. E o Barbosa complementava: caminho. Vou revelar uma coisa que jamais contei a ningum. Cada um de ns em Fogo no Rabo homenageava um ator. Era uma base para ns. Eu quis fazer uma homenagem ao Walmor e ao Ricelli, que, quero deixar claro, meu amigo de infncia. Projetei um pouco o lbio inferior para frente, mas os tcnicos no estdio nossa primeira platia adoraram e pediam mais, mais, mais e acabei ficando com um bico enorme. A Louise Cardoso brincava que havia estudado tanto para andar na rua e as pessoas dizerem: Olha a mulher do Barbosa.

120

121

122

Vamp Deveria ser uma histria de amor com pitadas vampirescas. Virou uma novela em que todos eram vampiros e eu, o chefe deles todos. Eu tenho uma tendncia a puxar a brasa para a minha sardinha! Eu queria fazer um trabalho especialmente para crianas e consegui. Na primeira cena, sria, a Cludia Ohana toca piano e eu ofereo-lhe o sucesso em troca de sua alma. Eu olhei para a cmera e disse assim: Gotoso. Pronto, acabou, virei queridssimo de todos. As crianas compravam os dentinhos e as capinhas nas bancas de jornais e saam todos de Vlad pela rua. Uma dia eu cheguei tarde no hotel em So Paulo e uma criana no elevador s me dizia: Sai de mim, sai de mim. J outras, pediam para ser mordidas.

123

Zaz Fiquei um tempo parado e voltei em Zaz, que no deu certo. As pessoas tambm me perguntavam na rua quando eu ia voltar para a TV. O Silas no aconteceu. Era um elenco genial, o Lauro Csar um autor maravilhoso, mas no funcionou. Depois disso fiquei um pouco de castigo, fazendo uns Voc Decide. Quando voc faz um fracasso na televiso ele vira seu, no o projeto que deu errado.
124

O Cravo e a Rosa Depois de um bom tempo fiz esta novela genial, que marca outro momento da minha vida profissional na televiso. Foi quando deixei de ser o protagonista da novela para ser o rei do meu ncleo. Fui fazer esta participao em O Cravo e a Rosa por motivos afetivos: era um trabalho do Avancini, e a gente intua que seria o ltimo. Ele sempre dizia que eu era o p-de-coelho dele. E o Cornlio foi um grande sucesso. Tudo era bom: os figurinos, o texto do Walcyr Carrasco, o Zeca Pagodinho cantando Jura na abertura, um clima meio Martins Pena, enfim, um trabalho que deu certo.

O Beijo do Vampiro No final de Vamp , Vlad dizia assim: Eu vou voltar. E voltou como Nosferatu em O Beijo do Vampiro.

Da Cor do Pecado Quando as pessoas falam que eu e a Mait estamos nos divertindo muito, elas tm toda razo. Voc s faz comdia bem se est se divertindo por dentro. Eu no vou me mandar para o Projac, 70 km, ida e volta da minha casa, para sofrer. Adoro ver o pessoal da limpeza, os bombeiros, os tcnicos, todos paradinhos na frente do cenrio quando estamos gravando, s gargalhadas. Casa cheia. Muitas vezes fico pensando se, aos 60 anos, ainda existe espao para mim. Ser que o tempo s para os gals altos, louros, enormes? Mas no, sempre existe um espao para os ATORES, jovens ou velhos: Walmor Chagas, Thiago Lacerda, Camila Morgado, talo Rossi, Dan Stulbach. Isso genial!

125

Histrico de uma Carreira

126

1964 Reportagem de Um Tempo Mau Autor: Plnio Marcos - Direo: Plnio Marcos Elenco: Walderez de Barros, Leonardo Lopes e todos os integrantes da Companhia do Teatro de Arena de So Paulo Estria: Teatro de Arena de So Paulo Denncia sobre os fatos que ocorreram na poca do golpe de 64. A pea teve apenas uma apresentao, foi censurada e o elenco preso. 1965 A Crnica Autor: Carlos Alberto Sofredini - Direo: Carlos Alberto Sofredini Elenco: Jandira Martini, Eliana Rocha, Rubens Ewald Filho e integrantes do Teff, Teatro da Faculdade de Filosofia de Santos Estria: Teatro Independncia de Santos O Cristo Nu Autor: Carlos Alberto Sofredini - Direo: Carlos Alberto Sofredini Elenco: Carlos Alberto Sofredini, Jandira Martini, Eliana Rocha, Rubens Ewald Filho e integrantes do TEFF (Teatro da Faculdade de Filosofia de Santos) Estria: Teatro Coliseum de Santos 1966 A Falecida Autor: Nelson Rodrigues - Direo: Celso Nunes, superviso de Antunes Filho Elenco: Jandira Martini, Eliana Rocha, Rubens Ewald Filho e integrantes do TEFF Temporada: Estria no Teatro Independncia e depois Teatro Coliseum de Santos, Teatro Maria Della Costa e uma apresentao no Municipal, So Paulo. 1967 a 1969 EAD (Escola de Arte Dramtica da USP - So Paulo) Direo-Geral: Alfredo Mesquita Trabalhos na Escola: O Burgus Ridculo, de Molire - Direo: Alfredo Mesquita A Lio, de Ionesco - Direo: Ney Latorraca

Entre Quatro Paredes, de Jean Paul Sartre - Direo: Paulo Hesse Balada de Manhattan, de Leo Gibson Ribeiro - Direo: Paulo Hesse As Alegres Comadres de Windsor, de Shakespeare - Direo: Alfredo Mesquita Hamlet, de Shakespeare - Direo: Maria Jos de Carvalho Pedro Pedreiro, de Renata Palotini e Chico Buarque - Direo: Silnei Siqueira Exerccios Americanos, de Jean Claude Italie - Direo: Ademar Guerra 1969 O Balco Autor: Jean Genet - Direo: Victor Garcia Elenco: Raul Cortez, Ruth Escobar, Carlos Augusto Strazzer e outros Estria: Teatro Ruth Escobar, So Paulo 1970 Hair Autores: Gerome Ragni, Gal MacDermot e James Rado - Direo: Ademar Guerra Elenco: Armando Bogus, Aracy Balabanian, Altair Lima, Nuno Leal Maia, Helena Ins, Jos Wilker, Antnio Fagundes, Ricardo Petraglia, Snia Braga, Aricl Peres, Dennis Carvalho, Ivone Hoffman, Carlos Alberto Riccelli, Rosa Maria, Neuza Borges, Edir Siqueira e outros Estria: Teatro Bela Vista, So Paulo, indo depois para o Teatro Aquarius, atualmente Teatro Zaccaro e Teatro Novo, Rio de Janeiro

1972 QuantoMais Louco Melhor Autor: Joe Orton - Direo: Walmor Chagas Elenco: Walmor Chagas, Lilian Lemmertz, Ruth Escobar, Fred Kleeman Estria: Teatro Cacilda Becker, So Paulo Jesus Cristo Superstar Autor: Andrew Lloyd Webber e Tim Rice - Direo: Altair Lima Elenco: Eduardo Conde, Maria Ceclia Camargo, Stnio Garcia e outros Estria: Teatro Aquarius, atual Teatro Zaccaro, So Paulo 1973 O Misterioso Caso de Mr. Morgan Autor: Antony Shaffer - Direo: Antunes Filho Elenco: Srgio Viotti Estria: Teatro Itlia, So Paulo Bodas de Sangue Autor: Garcia Lorca - Direo: Antunes Filho Elenco: Maria Della Costa, Mrcia Real, Jonas Mello e outros Estria: Teatro Itlia, So Paulo 1974 O Que Voc Vai Ser Quando Crescer Autor: Criao Coletiva Direo: Silnei Siqueira Elenco: Jandira Martini, Eliana Rocha, Ileana Kwazinsky, Francarlos Reis e Vicente Tuttoilmundo Estria: Teatro Ruth Escobar, So Paulo Orquestra de Senhoritas Autor: Jean Louis - Direo: Luis Srgio Person Elenco: Paulo Goulart, Jos Pompeu, Laerte Morrone, Odavlas Petti e outros Estria: O espetculo inaugurou o Auditrio Augusta em So Paulo

127

1975 A Mandrgora Autor: Maquiavel - Direo: Paulo Jos Elenco: Dina Sfat, Paulo Jos, Tony Ferreira, Telma Reston e outros Estria: Teatro Casa Grande e depois Teatro Dulcina, Rio de Janeiro 1979 Lola Moreno Autor: Brulio Pedroso - Direo: Antnio Pedro Elenco: Luclia Santos, Grande Otelo, Elza Gomes, Diogo Vilela, Osvaldo Louzada, Betina Viany, Guilherme Karam e outros Estria: Teatro Ginstico no Rio Afinal... Uma Mulher de Negcios Autor: Fassbinder - Direo: Walter Scholiers e Srgio Brito Elenco: Renata Sorrah, Monah Delacy, Dema Marques e outros Estria: Teatro dos Quatro, Rio de Janeiro 1982 Othello Autor: Shakespeare - Direo: Coletiva Elenco: Juca de Oliveira, Cac de Carvalho, Cacilda Lanuza, Christiane Rando e outros Estria: Reinaugurao do Teatro Cultura Artstica de So Paulo e depois percorreu vrias cidades brasileiras 1983 O Rei Lear Autor: Shakespeare - Direo: Celso Nunes Elenco: Srgio Brito, Jos Mayer, Fernanda Torres, Aricl Peres, Yara Amaral, Paulo Goulart, Ary Fontoura e outros Estria: Teatro Clara Nunes, Rio de Janeiro 1986 O Mistrio de Irma Vap Autor: Charles Ludlam - Direo: Marlia Pra Elenco: Marco Nanini Estria: Teatro Casa Grande, Rio de Janeiro 1994 O Mdico e o Monstro Autor: George Ostermann - Direo: Marco Nanini Elenco: Karin Rodrigues, Ileana Kwasinsky, Eliana Fonseca, Otvio Mendes, Magda Pucci, Fernando Mendes Estria: Teatro Cultura Artstica e depois Teatro TUCA, So Paulo 1995 Don Juan Autor: Otavio Frias Filho - Direo: Gerald Thomas Elenco: Fernanda Torres, Vera Zimmermann, Milena Milena, di Botelho, Luis Damasceno, Ludoval Campos, Marcos Azevedo, Eleonora Prado Estria: Teatro Tuca, So Paulo, percorrendo vrias cidades do Brasil 1996 Quartett Autor: Heiner Mller - Direo: Gerald Thomas Elenco: di Botelho Estria: Teatro Fernanda Montenegro, Curitiba. Temporadas no Rio, So Paulo e vrias cidades brasileiras

128

1999 O Martelo Autor: Renato Modesto - Direo: Aderbal Freire Filho Elenco: Brbara Bruno e di Botelho Estria: Teatro Ruth Escobar, So Paulo 2000 3 x Teatro Autores: Anton Tchekov, Luigi Pirandello e Jean Cocteau - Direo: di Botelho Capitanias Hereditrias Autores: Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa - Direo: Miguel Falabella Elenco: Jos Wilker, Natlia do Valle, di Botelho, Bia Nunnes Estria: Teatro Clara Nunes, Rio de Janeiro

Televiso

TV Tupi 1969 Super Pl Novela de Cassiano Gabus Mendes - Direo: Lima Duarte Elenco: Marlia Pra, Rodrigo Santiago, Maria Della Costa e outros Rapaz toma poo mgica e se transforma no Super Pl Dom Camilo e Os Cabeludos Novela de Walter Jorge Durst - Direo: Atlio Ricc Elenco: Zanone Ferriti, Nuno Leal Maia, Terezinha Sodr e outros Grupo de motoqueiros numa pequena cidade enfernizam a vida do padre dom Camilo TV Record 1971 O Tempo No Apaga Novela de Amaral Gurgel - Direo: Valdemar de Moraes Elenco: Lilian Lemmertz, Nathlia Timberg, Hlio Souto, Lolita Rodrigues Milionrio dividido entre o amor de duas mulheres 1972 Vidas Marcadas Novela de Amaral Gurgel - Direo: Valdemar de Moraes Elenco: Laura Cardoso, Rodolfo Mayer, Nathalia Thimberg, Mrcia Real Rapaz humilde que vence na sua carreira 1973 Eu e a Moto Novela de Silvan Paezzo - Direo: Valdemar de Moraes Elenco: Selma Egrei, Roberto Boland e outros Jovens apaixonados pelas suas motos se encontram para curtir a noite 1974 Venha Ver o Sol na Estrada Novela de Leilah Assumpo - Direo: Antunes Filho Elenco: Mrcia de Windsor, Hlio Souto, Mrcia Real, Laura Cardoso e outros Jovem sonha em ser Hamlet

129

TV Globo 1975 Escalada Novela de Lauro Csar Muniz - Direo: Rgis Cardoso Elenco: Tarcsio Meira, Suzana Vieira, Zanone Ferriti, Rene de Vielmont, Srgio Brito, Nathalia Timberg, Leonardo Villar, Cludia Jimenez, Tessy Calado, Otvio Augusto e outros Histria de trs geraes, tendo a construo de Braslia como pano de fundo 1975 O Grito Novela de Jorge Andrade - Direo: Walter Avancini e Roberto Talma Elenco: Glria Menezes, Thereza Rachel, Maria Fernanda, Isabel Ribeiro, Ruth de Souza, Rubem de Falco, Heloisa Mafalda, Sebastio Vasconcelos, Mrio Gomes, Elizabeth Savalla, Yon Magalhes e outros Cotidiano das famlias que moram em um edifcio em So Paulo. Estria de Roberto Thalma na direo 1976 Estpido Cupido Novela de Mrio Prata - Direo: Rgis Cardoso Elenco: Ricardo Blat, Tio Dvila, Franoise Fourton, Maria Della Costa, Heloisa Millet, Leonardo Villar, Lus Armando Queiroz, Elizabeth Savalla, Djenane Machado, Joo Carlos Barroso, Ida Gomes, Suely Franco, Heloisa Raso, Maril Bueno, Vick Milittelo, Tony Ferreira e outros A vida numa pequena cidade do interior paulista nos anos dourados. ltima novela da televiso brasileira em preto-e-branco 130 1977 Sem Leno, Sem Documento Novela de Mrio Prata - Direo: Dennis Carvalho Elenco: Bruna Lombardi, Christiane Torloni e outros Um homem dividido entre o amor de duas mulheres 1978 Saudade No Tem Idade Programa Musical - Direo: Augusto Csar Vanucci Coregrafo: Juan Carlos Berardi - Elenco: Djenane Machado, Corpo de Baile da Globo e convidados Musical apresentando um tema diferente em cada programa com textos de Ruy Castro e Lafayette Galvo. O programa, permaneceu dois anos no ar, sendo apresentado uma vez por semana 1980 Chega Mais Novela de Carlos Eduardo Novaes - Direo: Walter Campos, Roberto Vignatti e Gonzaga Blota Elenco: Tony Ramos, Snia Braga, Roberto Bonfim, Rosamaria Murtinho, Osmar Prado, Renata Sorrah O amor nunca realizado entre Tom e Gelly. Ney fez uma participao nos primeiros captulos, como Andr 1980 Corao Alado Novela de Janete Clair - Direo: Roberto Thalma Elenco: Tarcsio Meira, Vera Fischer, Aracy Balabanian, Dbora Duarte, Joana Fomm, Jardel Filho e outros Estupro da cunhada resulta em gravidez rejeitada

1982 Avenida Paulista Minissrie de Leilah Assumpo e Daniel Ms - Direo: Walter Avancini Elenco: Walmor Chagas, Dina Sfat, Antnio Fagundes, Bruna Lombardi, Thales Pan Chacon e outros A vida de um poderoso empresrio paulista 1983 Eu Prometo Novela de Janete Clair - Direo: Dennis Carvalho Elenco: Francisco Cuoco, Flvio Stefanini, Dina Sfat, Fernanda Torres, Malu Mader, Julia Lemmertz, Cludia Jimenez, Ins Galvo e outros Um advogado casa-se com a filha de um senador e acaba se apoderando do cargo do sogro. ltima novela de Janete Clair, que morreu antes de terminar a novela. Glria Perez escreveu os ltimos captulos 1984 Anarquistas, Graas a Deus Minissrie de Walter Jorge Durst - Direo: Walter Avancini Elenco: Dbora Duarte, Christiane Rando, Paulo Gorgulho, Marcos Frota Adaptao do romance de Zlia Gattai, que narra a histria de sua famlia, imigrantes italianos que vieram para So Paulo fugindo da guerra Rabo de Saia Minissrie de Walter Jorge Durst - Direo: Walter Avancini Elenco: Dina Sfat, Tssia Camargo, Lucinha Lins, Paulo Hesse e outros Caixeiro-viajante casa-se com trs mulheres e constri famlia em trs diferentes cidades do Nordeste. Adaptao do romance Penso: Risos da Noite, de Lus Cond. Por este trabalho recebeu o Grande Prmio da Crtica e Melhor Ator da APCA e Trofu Imprensa de Melhor Ator 1985 Um Sonho a Mais Novela de Daniel Ms, Leilah Assumpo e Lauro Csar Muniz Direo: Roberto Talma Elenco: Marco Nanini, Slvia Bandeira, Tssia Camargo, Henriqueta Brieba, Suzana Vieira, Yara Amaral, Edson Celulari, Carlos Kroeber, Jos Lewgoy, Antnio Pedro, Aracy Balabanian, Mait Proena e outros Para se vingar, milionrio volta sua cidade utilizando-se de disfarces. A novela foi baseada em pea de teatro Grande Serto, Veredas Minissrie de Walter Jorge Durst - Direo: Walter Avancini Elenco: Tony Ramos, Bruna Lombardi, Tarcsio Meira e outros Adaptao do romance de Guimares Rosa 1986 Memrias de Um Gigol Minissrie de Walter Jorge Durst - Direo: Walter Avancini Elenco: Lauro Corona, Bruna Lombardi, Elke Maravilha e outros A paixo de uma mulher, dividida entre dois homens. Adaptao do romance de Marcos Rey 1988 TV Pirata Programa humorstico - Direo: Guel Araes Elenco: Regina Cas, Marco Nanini, Lus Fernando Guimares, Cludia Raia, Louise Cardoso, Cristina Pereira, Dbora Bloch, Diogo Vilela, Guilherme Karam

131

1991 Vamp Novela de Antnio Calmon - Direo: Jorge Fernando e Fbio Sabag Elenco: Cludia Ohana, Joana Fomm, Fbio Assuno, Reginaldo Faria, Nuno Leal Maia, Marcos Frota, Patrcia Travassos, Guilherme Leme, Otvio Augusto, Vera Holtz, Vera Zimmerman, Luciana Vendramini, Toni Tornado, Fernanda Rodrigues, Bete Coelho e outros Vampiro invade colnia de frias e ataca toda a populao do lugar 1997 Zaz Novela de Lauro Csar Muniz - Direo: Jorge Fernando, Alexandre Boury e Marcelo Travesso Elenco: Fernanda Montenegro, Jorge Dria, Nathalia Timberg, Fernando Torres, Jlia Lemmertz, Alexandre Borges, Marcelo Novaes, Letcia Spiller, Xuxa Lopes, Paulo Gorgulho, Cludia Ohana, Ana Maria Nascimento e Silva, Mrio Gomes, Roberto Bataglin Empresria que se diz filha de Santos Dumont planeja construir avio atmico, mas vive atormentada pelo seu advogado vilo, Silas 2000 O Cravo e a Rosa Novela de Walcyr Carrasco e Mrio Teixeira - Direo Geral de Walter Avancini e Mrio Mrcio Bandarra Elenco: Du Moscovis, Adriana Esteves, Leandra Leal, Drica Moraes, Luiz Mello, Maria Padilha, ngelo Antonio, Rodrigo Faro, Eva Todor, Pedro Paulo Rangel Verso de A Megera Domada, passada nos anos 20 2002 O Beijo do Vampiro Novela de Antonio Calmon - Direo Geral de Marcos Paulo, Roberto Naar e Luiz Henrique Rios Elenco: Tarcsio Meira, Flvia Alessandra, Marco Ricca, Alexandre Borges, Kayky Brito, Luiz Gustavo, Glria Menezes, Jlia Lemmertz, Cludia Raia, Gabriel Braga Nunes, Deborah Secco Vampiros invadem pacata cidade beira-mar, dentre eles, o poderoso Nosferatu 2004 Da Cor do Pecado Novela de Joo Emanuel Carneiro - Direo Geral de Denise Saraceni e Luiz Henrique Rios Elenco: Tas Arajo, Reynaldo Gianecchini, Lima Duarte, Rosi Campos, Aracy Balabanian, Tuca Andrade, Giovana Antonelli, Mait Proena, Graziela Moreto A disputa pela herana do poderoso Afonso Lambertini mobiliza todos

132

Cinema

1969 Audcia, a Fria dos Trpicos Filme de Carlos Reichenbach e Antnio Lima. Elenco: Marlene Frana, Teresinha Sodr, Roberto Bolant e outros Os bastidores de uma filmagem 1973 A Noite do Desejo Filme de Fauzi Mansur Elenco: Marlene Frana, Betina Vianny, Roberto Bolant, Selma Egrei, Ewerton de Castro, e outros As aventuras de dois amigos pela vida noturna de So Paulo

1974 Seduo Filme de Fauzi Mansur Elenco: Sandra Bra, Dionsio Azevedo, David Cardoso, Fregolente e outros. Disputa pelo amor da filha de um mafioso. Baseado em romance de Marcos Rey. Prmios de Melhor Ator: Coruja de Ouro, Air France e Festival do Guaruj 1976 Deixa Amorzinho... Deixa Filme de Saul Lachermaster Elenco: Sandra Barsotti, Maria Lcia Dahl, Rubem de Falco, Fbio Sabag, Moacir Deriqum e outros Histria de dois gmeos. Um deles morre, vai para o cu e inferniza a vida do outro que est na terra Anchieta Jos do Brasil Filme de Paulo Csar Saraceni Elenco: Paulo Csar Perio, Hugo Carvana, Maurcio do Valle, Luis Linhares, Maria Gladys, Ana Maria Magalhes, Wilson Grey, Ded Velloso, Vera Barreto Leite, Fregolente e outros A vida do Padre Jos de Anchieta. Exibio no Festival de Veneza 1979 Das Tripas Corao Filme de Ana Carolina Elenco: Dina Sfat, Xuxa Lopes, Antnio Fagundes, Nair Belo, Miriam Muniz, Maria Padilha e outros Sonho surrealista de um professor. Segundo filme da trilogia da cineasta 1981 O Beijo no Asfalto Filme de Bruno Barreto Elenco: Tarcsio Meira, Cristiane Torloni, Daniel Filho, Osvaldo Loureiro, Ldia Brondi e outros Aps ser atropelado, homem agoniza e pede, como ltimo desejo, um beijo na boca. Adaptao para o cinema da pea O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues 1982 O Grande Desbum Filme de Brz Chediak e Antnio Pedro Elenco: Marlia Pra, Antnio Pedro, Tessy Calado, Lafayette Galvo e outros Comdia Musical baseada na pea As Desgraas de Uma Criana, de Martins Pena 1984 A Mulher do Atirador de Facas (curta-metragem) Filme de Nilson Villas Boas Elenco: Carla Camuratti, Jos Rubens Chach, Mira Haar, Rosi Campos O amor uma faca afiada, que fere, corta, zune veloz com o rumo nem sempre preciso 1985 pera do Malandro Filme de Rui Guerra e Chico Buarque Elenco: Cludia Ohana, Edson Celulari, Elba Ramalho, Cludia Jimenez, Fbio Sabag e outros. Musical sobre a vida de um malandro carioca. Transposio para o Brasil da pera dos Trs Vintns, de Bertold Brecht e Kurt Weill 133

1986 Ele, O Boto Filme de Walter Lima Junior Elenco: Carlos Alberto Riccelli, Cssia Kiss e outros Histria da lenda do Boto na vida dos pescadores de uma aldeia 1987 A Fbula da Bela Palomera Filme de Rui Guerra Elenco: Cludia Ohana, Tnia Carrero, Dina Sfat, Chico Diaz, Ccil Thir Baseado em um trecho do romance Cem Anos de Solido, de Gabriel Garcia Marques 1987 Festa Filme de Ugo Giorgetti Elenco: Antnio Abujamra, Iara Jamra, Ary Frana e outros O que est por trs de uma grande festa 1995 Brevssimas Histrias da Gente de Santos (curta-metragem) Filme de Andr Klotzel Elenco: todos os papis do filme so feitos por Ney Latorraca Histria do fundador da cidade de Santos. Prmio de Melhor Ator do Festival de Fortaleza Carlota Joaquina, Princesa do Brasil Filme de Carla Camuratti Elenco: Marieta Severo, Marco Nanini, Marcos Palmeira. Ney faz uma participao como o pintor Debret A princesa espanhola e suas aventuras pelo Brasil 1998 For All, Trampolim da Vitria Filme de Luis Carlos Lacerda e Buza Ferraz Elenco: Jos Wilker, Betty Faria, Paulo Gorgulho e outros A histria gira em torno da base militar americana em Natal 2002 Viva Sapato Filme de Luiz Carlos Lacerda Elenco: Irene Ravache, Mait Proena, Jorge Sanz, Jos Wilker As confuses decorrentes de um dinheiro enviado em sapato 2002 Diabo a Quatro Filme de Alice de Andrade Elenco: Marcelo Faria, Maria Flor, Marcelo Libar Em uma agncia de programas, a Heaven Promotions, muitos encontros e desencontros 2004 Quem Tem Medo de Irm Vap? Filme de Carla Camuratti Roteiro de Carla Camuratti, Melanie Dimantas e Adriana Falco Elenco: Marco Nanini Verso cinematogrfica do grande sucesso teatral da dupla de atores

134

135

Crditos das fotografias - Todas as fotografias pertencem ao acervo de Ney Latorraca. - Foto da 1a capa de autoria de Lenise Pinheiro. - Todas as fotos referentes a programas e novelas da Rede Globo foram gentilmente cedidas delo CEDOC / TV Globo.

136

Anda mungkin juga menyukai