Anda di halaman 1dari 12

MAGNFICO REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PROF. DR.

EURICO LBO

REPRESENTANTES DO EGRGIO CONSELHO UNIVERSITRIO DA UFAL

COMUNIDADE UNIVERSITRIA

Proposta que dispe sobre a transmisso das sesses do CONSUNI-UFAL via web, bem como trata do arquivamento e da publicizao do material audiovisual correspondente em stio virtual da internet.

Senhoras e Senhores Conselheiros,

1. Apresentao e justificativa

Ns, conselheiros abaixo assinados, por intermdio do presente, vimos apresentar comunidade universitria da UFAL e a seu conselho representativo, CONSUNI, proposta para a transmisso simultnea das sesses deste rgo colegiado pela rede mundial de computadores (world wide web), bem como para o arquivamento e publicizao dos vdeos em stio virtual da internet, a fim de garantir o amplo acesso da comunidade universitria e demais membros da sociedade interessados nas discusses realizadas no mbito do CONSUNI. A proposta tem como justificativa:

a) ampliar a transparncia sobre os assuntos discutidos e as deliberaes tomadas no CONSUNI, tendo como base a Lei de Acesso Informao Lei n. 12.527/2011; b) aprofundar a prtica da Gesto Democrtica, modelo de gesto adotado pela UFAL conforme art. 1 do seu Estatuto;

c) ampliar a democratizao da informao, facilitando o acesso para todos os membros da UFAL e membros da sociedade s discusses e deliberaes do CONSUNI; d) possibilitar comunidade universitria acesso fidedigno e integral s atividades desenvolvidas no e pelo CONSUNI; e) disponibilizar, em arquivo oficial da universidade, os registros audiovisuais das reunies; f) juntar-se s demais universidades UFSC, UFF, UFRJ, UNB, USP e outras que transmitem as reunies do seu Conselho Superior pelos mais diversos meios de comunicao disponveis, inclusive por canais prprios de rdio e TV.

2. Breve histrico e exposio de motivos

Rememorando no tempo, cabe registrar que a proposta de transmisso foi inicialmente apresentada pelo conselheiro Ccero Adriano (Havio), representante docente democraticamente eleito por sua categoria. Essa iniciativa obteve ressonncia junto a diversos outros conselheiros, dentre os quais esto os ora signatrios, que de pronto acolheram a proposta. Aps reclames dos interessados, o assunto foi includo na pauta da reunio do dia 08 de abril de 2013, conforme ata (anexo 1). Na ocasio, aps breve debate, houve a orientao de que uma proposta sobre a transmisso das reunies deveria ser apresentada ao CONSUNI para melhor amadurecimento. nesse sentido que apresentamos a proposta de transmisso simultnea das reunies do CONSUNI pela internet, bem como o arquivamento e a disponibilizao on-line dos respectivos vdeos sob responsabilidade desta instituio. O processo de luta pela democratizao e institucionalizao da democracia na sociedade brasileira vem sendo pautado, tambm, pela exigncia de maior transparncia das atividades nas instituies pblicas e dos que nelas atuam. Diversos acontecimentos recentes na sociedade brasileira vm corroborando com essa ideia, a exemplo do advento da Lei de Acesso Informao, e a recentemente promulgao, pelo Congresso Nacional, da

Emenda Constitucional n. 76, que abole a votao secreta nos casos de perda de mandato de deputado ou senador e de apreciao de veto. O processo de implementao da transparncia na administrao pblica est paralelamente vinculado discusso sobre a democratizao da sociedade brasileira e de suas instituies pblicas. Trata-se de uma marcha contnua e que se enraza na busca da democracia participativa como regime poltico a nortear os espaos de discusso e deliberao da poltica nacional e local. Uma das caractersticas presentes na Lei facilitar ainda mais o acesso informao atravs das diversas tecnologias existentes atualmente. Para isso, entende-se que a INTERNET um veculo essencial para possibilitar a transparncia. Transparncia uma qualidade do que se transparente. Para entendermos melhor:
Transparente significa: Que, deixando-se atravessar pela luz, permite distinguir nitidamente os objetos atravs de sua espessura: o vidro transparente. Cujo sentido oculto se deixa perceber: aluses transparentesi

Segundo Guerra (2003, p. 91)ii:

Transparncia, no sentido alcanado pela lei, a qualidade exigida do administrador pblico pela qual se deixa evidenciar o sentido desejado em suas aes governamentais; caracterizase pela possibilidade efetiva participao da sociedade, alm de ampla publicidade das informaes referentes administrao da coisa pblica.

A transparncia no deve ser compreendida em seu aspecto mnimo, mais ou menos ntido, turvo, mais ou menos transparente, porm no seu sentido mais lmpido; que possibilite a maior nitidez possvel sobre o que se quer ver para aquele que pretende ver.

No caso da Administrao Pblica, significa lanar mo de todos os diversos meios e instrumentos que a tecnologia possibilita para tornar transparentes o servio pbico e as aes daqueles que o operacionalizam. Alm das diversas formas tradicionais j introduzidas em diversas instituies pblicas brasileiras, como sesses abertas ao pblico e registro e disponibilizao de atas, a internet vem sendo considerada uma ferramenta necessria e utilizada como meio de tornar mais ntidas as aes no servio pblico. A UFAL, recentemente, tem buscado adaptar-se Lei de Acesso Informao, conhecida no senso comum como lei da transparncia. O site institucional <<http://www.ufal.edu.br//>> tem sido esse mecanismo. Porm, como pode ser observado nas informaes disponibilizadas sobre o CONSUNI1, os dados e documentos no esto totalmente disponveis de forma a facilitar o acesso a todos que tiverem interesse. No obstante as reunies do CONSUNI sejam pblicas, a disponibilizao das atas pelas diversas tecnologias hoje existentes, como incentiva a lei, ainda no um fato na UFAL. Infelizmente, seu acesso s pode ser conquistado de forma tradicional pelo pblico, ou seja, o interessado dever abrir protocolo junto SECS para solicitar as informaes. Para acompanhar o que hoje tem sido construdo em torno de como deve ser a transparncia na administrao pblica, as atas do CONSUNI deveriam estar disponibilizadas nos diversos meios de comunicao eletrnicos da UFAL, digitalizadas e acessveis a todos em qualquer hora e tempo. Com o advento da internet e a crescente democratizao do processo da incluso digital, a sociedade tem aprendido novas maneiras e caminhos de acessar s informaes o que soma uma nova dinmica de participao e de controle social dos espaos representativos. Esses novos caminhos tm levado a novas formas de participao que se estabelecem continuamente e com novos participantes que tradicionalmente no eram absorvidos pelos meios e mecanismos tradicionais de participao.
1

http://www.ufal.edu.br/transparencia/conselhos-superiores/consuni

Para dar maior amplitude e tornar mais transparentes as reunies do CONSUNI, este projeto vem propor que sejam transmitidas simultaneamente pela internet e que os vdeos sejam disponibilizados no site da instituio ou em outro espao disponvel oficial da instituio, desde que possuam tecnologia para divulgao de vdeos. Importante destacar que, ao contrrio da assertiva que fora divulgada aos conselheiros na sesso do CONSUNI datada de 08 de abril de 2013, segundo a qual nenhuma universidade fazia a transmisso das reunies do seu conselho superior, diversas universidades brasileiras j adotam essa postura, o que prestigia a publicidade, a transparncia e o direito fundamental de acesso informao. Para citar algumas e que constam de documentao anexa, temos: Universidade Nacional de Braslia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Santa Catarina, dentre outras. Para ilustrar, cabe o registro de algumas passagens emblemticas do parecer apresentado pelo conselheiro Carlos Alberto Marques, integrante do Conselho Universitrio da UFSC, cuja proposta de transmisso via web em tempo real das sesses desse rgo colegiado foi aprovada por unanimidade em 26 de agosto de 2008, portanto, h quase 6 (seis) anos:
Merece destaque na proposta submetida um dos princpios que a fundamenta, ou seja, o princpio da transparncia. Nesse caso, acrescento ao mesmo um complemento o administrativo, pois parece se tratar disso: Transparncia na Administrao Pblica. (...) As regras e princpios do direito administrativo, expressas na parte destinada Administrao Pblica, esto previstas no Captulo VII, Ttulo III, de nossa Constituio Federal. Mesmo no estando explcito no texto da nossa Constituio Federal, h um reconhecimento da necessidade da transparncia na Administrao Pblica, pois este fundamento que a orienta, e assim pode ser considerado um sobreprincpio j inscrito como estando nos princpios fundamentais e gerais do Direito. Portanto, a transparncia administrativa tem sua origem no prprio conceito jurdico do princpio do Estado de Direito. Deve-se ainda considerar que a Transparncia tem como resultado de sua aplicao a participao dos administrados nas

tomadas de deciso. Assim, essa se apoia e se vale do Artigo 1. da CF/88, que diz: todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos diretamente, nos termos desta Constituio. Outro princpio associado transparncia administrativa diz respeito Publicidade de Administrao Pblica, inscrita no caput do Artigo 37 da CF/88. Sem contanto desconhecer que h limites na aplicao de tal princpio, pois se faz necessrio resguardar o interesse pblico em determinados casos, como previsto nos incisos e pargrafos desse artigo da CF/88 e na legislao complementar que regula tal matria. Somam-se a esses aspectos que justificam a constitucionalidade e a oportunidade da transparncia na Administrao Pblica outras normas constitucionais, como: a) o princpio democrtico; b) o princpio da motivao. E c) o princpio da moralidade pblica. Acrescenta-se a tais aspectos, o do dilogo que a administrao estabelece com o cidado, que se expressa em uma verdadeira participao do particular nas decises administrativas. Neste caso a transparncia um dever da administrao e um direito fundamental do cidado (Maren Guimares Taborda, citada por Rafael das Cs Maffini, Revista Eletrnica de Direito do Estado, nr. 2, 2005). Diante de tais argumentos, no nos aprece inapropriada a proposta em tela; pelo contrrio, constituir uma medida que aperfeioa nosso ordenamento normativo, trazendo transparncia e legitimidade aos nossos argumentos, atos e decises. A adoo de tal medida pode, inclusive, reparar equvocos histricos em nosso modo de se relacionar com a comunidade universitria, que muitos problemas j causaram UFSC e a esse Egrgio Conselho. oportuno recordar tambm que o Supremo Tribunal Federal, o Senado e a Cmara Federal, as Assembleias Legislativas dos Estados e muitas Cmaras Municipais de Vereadores j transmitem suas sesses em tempo real. Fato que refora tanto a legalidade da ao como sua legitimidade. O que nos auxilia na apreciao da proposta em discusso. H ainda na proposta submetida outros objetivos, alm de alcanar maior transparncia, e que pretendem dar mais eficincia aos registros documentais, seja para consultas futuras seja para a elaborao de atas. Aspectos que estamos absolutamente de acordo, dado que o uso de alguns recursos tecnolgicos possibilita o seu alcance.

Nesse sentido a UFAL no est sendo pioneira na discusso e na iniciativa, como se acreditava ser. Alm do mais, sob o signo da transparncia que os Tribunais Superiores, o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e Cmaras Municipais tambm adotam tal sistema.

3. Fundamentos jurdicos A Constituio da Repblica Federativa do Brasil, promulgada em 5 de outubro de 1988, sempre consagrou em seu arcabouo normativo os comandos que impem a publicidade e a transparncia como princpios garantidores do Estado democrtico de Direito, a saber:
Art. 5. (...) XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional; (...) XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado; Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia (...).

Comentando o direito fundamental de acesso informao, o festejado jurista Jos Afonso da Silva afirma:

A palavra informao designa o conjunto de condies e modalidades de difuso para o pblico (ou colocada disposio do pblico), sob formas apropriadas, de notcias ou elementos de conhecimento, ideias ou opinies. Como esclarece Albino Greco, por informao se entende o conhecimento de fatos, de acontecimentos, de situaes de interesse geral e particular que implica, do ponto de vista jurdico, duas direes: a do direito de informar e a do direito de ser informado. O mesmo dizer que a liberdade de informao compreende a liberdade de informar e a liberdade de ser informado. (Comentrio Contextual Constituio. 7. edio. So Paulo: Malheiros, 2010, pp. 111-112)

Tratando do princpio constitucional da publicidade, Jos Afonso da Silva consigna:

A publicidade sempre foi tida como um princpio administrativo, porque se entende que o Poder Pblico, por ser pblico, deve agir com a maior transparncia possvel, a fim de que os administrados tenham, a toda hora, conhecimento do que os administradores esto fazendo. Especialmente exige-se que se publiquem atos que devam surtir efeitos externos, fora dos rgos da Administrao. (...) Agora a Constituio que a exige. Em princpio, por conseguinte, no se admitem aes sigilosas da Administrao Pblica; por isso mesmo pblica, maneja coisa pblica, do povo (publicum > populicum > populum; pblico = do povo). (Idem, p. 341)

Investida de igual esprito, a Lei de Acesso Informao Lei n. 12.527/2011 o instrumento legal mais recente a integrar as diversas motivaes para a transmisso simultnea das reunies do CONSUNI UFAL, bem como a disponibilizao on-line, em arquivos, dos vdeos das reunies. A referida lei tem como objetivo, nas diversas esferas da administrao pblica, garantir o acesso fundamental informao e prestigiar o interesse pblico, materializando os princpios constitucionais da publicidade e da transparncia, tratando o sigilo como exceo, conforme se l adiante:

Art. 3o Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso informao e devem ser executados em conformidade com os princpios bsicos da administrao pblica e com as seguintes diretrizes: I - observncia da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceo; II - divulgao de informaes de interesse pblico, independentemente de solicitaes; III - utilizao de meios de comunicao viabilizados pela tecnologia da informao; IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparncia na administrao pblica; V - desenvolvimento do controle social da administrao pblica. Art. 6o Cabe aos rgos e entidades do poder pblico, observadas as normas e procedimentos especficos aplicveis, assegurar a: I - gesto transparente da informao, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgao;

II - proteo da informao, garantindo-se sua disponibilidade, autenticidade e integridade; e III - proteo da informao sigilosa e da informao pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrio de acesso. Art. 8o dever dos rgos e entidades pblicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgao em local de fcil acesso, no mbito de suas competncias, de informaes de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

Nesse mesmo sentido a Presidncia da Repblica editou o Decreto n. 7.724/2012, visando regulamentao da Lei de Acesso Informao no mbito dos rgos e entidades do Poder Executivo federal, dispondo, dentre outras coisas, o seguinte:

Art. 5o Sujeitam-se ao disposto neste Decreto os rgos da administrao direta, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio. (...) Art. 7o dever dos rgos e entidades promover, independente de requerimento, a divulgao em seus stios na Internet de informaes de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas, observado o disposto nos arts. 7o e 8o da Lei no 12.527, de 2011. 1o Os rgos e entidades devero implementar em seus stios na Internet seo especfica para a divulgao das informaes de que trata o caput.

digno de nota que os supracitados diplomas legais preveem expressamente a internet como plataforma fundamental de divulgao e acesso de informaes de interesse pblico, independentemente de prvia requisio. Torna-se imperioso destacar que a transmisso das sesses atende de modo mais eficaz o princpio da supremacia do interesse pblico, tanto da prpria comunidade universitria quanto da sociedade em geral, que demandam conhecimento sobre os atos e deliberaes do rgo mximo da UFAL.

com esse mesmo propsito que os conselheiros integrantes deste colegiado, como agentes pblicos formalmente institudos, devem perseguir a realizao do interesse pblico, ao qual devem servir. Trata-se da consecuo de uma finalidade elencada como interesse de todos, para alm de oposies particulares e de renitncias individualistas, em razo do papel que compete ao agente pblico no exerccio da funo administrativa. Elucidativo o ensinamento do jurista Celso Antnio Bandeira de Mello, quando trata dos deveres do agente pblico na concretizao do melhor interesse da coletividade:

Quem exerce funo administrativa est adscrito a satisfazer interesses pblicos, ou seja, interesses de outrem: a coletividade. Por isso, o uso das prerrogativas da Administrao legtimo se, quando e na medida indispensvel ao atendimento dos interesses pblicos; vale dizer, do povo, porquanto nos Estados Democrticos o poder emana do podo e em seu proveito ter de ser exercido. (...) A indisponibilidade dos interesses pblicos significa que, sendo interesses qualificados como prprios da coletividade internos ao setor pblico , no se encontram livre disposio de quem quer que seja, por inapropriveis. O prprio rgo administrativo que os representa no tem disponibilidade sobre eles, no sentido de que lhe incumbe apenas cur-los o que tambm um dever na estrita conformidade do que predispuser a intentio legis. (...) Em suma, o necessrio parece-nos encarecer que na administrao os bens e os interesses no se acham entregues livre disposio da vontade do administrador. Antes, para este, coloca-se a obrigao, o dever de cur-lo nos termos da finalidade a que esto adstritos. a ordem legal que dispe sobre ela. (...) Onde h funo, pelo contrrio, no h autonomia da vontade, nem a liberdade em que se expressa, nem a autodeterminao da finalidade a ser buscada, nem a procura de interesses prprios, pessoais. H a adscrio a uma finalidade previamente estabelecida, e, no caso da funo pblica, h submisso da vontade ao escopo traado na Constituio ou na lei e h o dever de bem curar um interesse alheio, que, no caso, o interesse pblico; vale dizer, da coletividade como um todo, e no da entidade governamental em si considerada. (...)

Com efeito, por exercerem funo, os sujeitos da Administrao Pblica tm que buscar o atendimento do interesse alheio, qual seja, o da coletividade, e no o interesse de seu prprio organismo, qua tale considerado, e muito menos o dos agentes estatais. (Curso de Direito Administrativo, 27 edio, So Paulo: Malheiros, 2010, pp. 70; 73-74; 98-99)

Como se nota, so os prprios agentes pblicos os responsveis por dar concretude aos meios mais eficazes para o atendimento do interesse pblico. Os interesses da coletividade so inafastveis, indeclinveis e inoponveis por anseios de ordem particular.

4. Efetivao da proposta Entendemos que a competncia para tornar operacional a

transmisso cabe administrao da UFAL. Isso significa que todos os registros audiovisuais pertencero instituio, sendo-lhe vedado o uso para fins diversos daqueles aqui consignados, garantido o direito indenizao pelo dano moral eventualmente decorrente da violao imagem ou honra das pessoas, nos termos do inciso X do art. 5. da Constituio Federal de 1988. Indubitavelmente a UFAL possui os quadros intelectuais e meios tcnicos para executar o que ora se prope. Nesse sentido, to logo o CONSUNI aprove esta proposta, a gesto da UFAL dever providenciar os recursos tecnolgicos bsicos para lhe dar materialidade. Apesar de possveis dificuldades que possam surgir no incio, compreendemos que as tecnologias hoje disponibilizadas facilitam em tempo real qualquer processo de transmisso on-line, bem como posterior arquivamento em espao virtual.iii De toda maneira, o processo de transmisso pode ser aperfeioado ao longo do tempo. Para adoo institucional dessa medida, prope-se que seja acrescentado ao Regimento do CONSUNI a seguinte redao: As sesses do CONSUNI - UFAL sero transmitidas em tempo real via internet sociedade em geral, gravadas para efeito de registro documental e disponibilizadas em arquivo nos meios eletrnicos apropriados.

5. Sntese da proposio

luz das consideraes acima expostas, propomos o seguinte:


1- que o CONSUNI aprove a proposta de transmisso on-line de todas as suas reunies, bem como a disponibilizao on-line do material audiovisual em arquivos armazenados em espao eletrnico apropriado; 2- que a administrao, em no mximo trs meses, providencie os meios tecnolgicos para o incio da transmisso, viabilizando, assim, a deliberao do CONSUNI.

A adoo dessa medida pelo CONSUNI demonstrar para os docentes, os estudantes, os servidores tcnico-administrativos e para a sociedade em geral o compromisso dos conselheiros por mais transparncia, claridade, democratizao da informao e aproximao entre representantes e representados. Pedimos o deferimento desta proposta a todos os conselheiros.

Macei, ___ de abril de 2014

Disponvel em < http://www.dicio.com.br/>. Acesso em agosto de 2013. GUERRA, Evandro Martins. Os Controles Externo e Interno da Administrao Pblica e os Tribunais de Contas. Belo Horizonte: Frum, 2003. iii A UFRJ (Universidade federal do Rio de Janeiro) possui um canal oficial de transmisso de notcias. Este pode ser acessado em http://www.youtube.com/user/WebTVUFRJ. Caso a UFAL no tenha espao possvel para abrigar os arquivos em seu banco de dados, poder utilizar-se de outros espaos eletrnicos para disponibilizao dos arquivos, a exemplo da UFRJ.
i ii

Anda mungkin juga menyukai