Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE ANHANQUERA UNIDADE BRIGADEIRO

DIREITO ATPS DIREITO CONSTITUCIONAL

Prof. Jos Luiz

Aluno: Adalberto Teodoro da Silva RA: 6464322566 Fabio Pereira Marques RA: 6814001650 Rodrigo F. Dente Guimares RA: 6275280239 Rogrio Jos Silva RA: 6272298230

SO PAULO, 02 DE ABRIL DE 2014.

INTRODUO O Presente trabalho composto por dois questionrios e uma dissertao com a concluso do grupo sobre o seguinte assunto: Direitos e Garantias Fundamentais, identificando as suas diferenas e semelhanas. O trabalho tem por objetivo apresentar, sobre a aplicabilidade das normas constitucionais, ampliando conhecimentos a respeito do tema discutindo as diferenas entre as normas constitucionais de eficcia plena, contida e limitada, falando sobre as diferenas em relao aplicabilidade dessas normas, identificando na constituio e dando exemplos de cada norma. Dissertar sobre direitos e garantias fundamentais identificando suas diferenas e semelhanas, dando exemplos da Constituio Federal de direito de primeira, segunda e terceira geraes, responder se existe hierarquia entre os direitos fundamentais, buscando fundamentao jurdica.

ETAPA 01 APLICABILIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS.

1. Quais so as diferenas em relao aplicabilidade dessas normas? As normas constitucionais de eficcia plena tem aplicabilidade imediata, so auto executveis, produzindo seus efeitos de maneira direta, no permitem restries, deferente das normas constitucionais de eficcia contida que apesar de tambm terem aplicabilidade imediata, podem ser restringidas por atuao de legislador infraconstitucional. J o que se refere as normas de eficcia limitada no tem aplicabilidade imediata necessitando da existncia de norma infraconstitucional que possibilite sua aplicao. 2. Identificar na Constituio Federal um exemplo de cada tipo de norma quanto a sua aplicabilidade, quais sejam: eficcia plena, contida e limitada. Justificar resposta. 2.1 Normas Constitucionais de Eficcia Plena: Exemplo de eficcia plena o artigo: 2 da Constituio Federal que diz so poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, Executivo e Judicirio. O referido texto constitucional no necessita de qualquer tipo de norma a regulamentando, sua aplicao imediata, se estabeleceu a diviso dos poderes da Unio sem a necessidade de qualquer complementao e sem permitir regulamentao e sem permitir regulamentao de outra forma. 2.2 Normas Constitucionais de eficcia contida: Exemplo de eficcia contida esta no artigo 5, inciso XV, da Constituio Federal, onde diz que livre a locomoo no territrio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens. Neste dispositivo h previso da livre locomoo ou permanncia dentro do territrio nacional, todavia, o prprio texto da norma nos remete a possveis restries ou regulamentaes atravs de norma infraconstitucional, para o efetivo exerccio do direito previsto. 2.3 Norma Constitucional de eficcia limitada: Exemplo de eficcia limitada o artigo 37, inciso VII, da Constituio Federal, onde diz que o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica. No referido texto no h aplicabilidade imediata da norma, necessitando-se assim de lei que regule e defina o exerccio ao direito de greve.

ETAPA 02 DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS.

1. Dissertao: Direitos e Garantias Fundamentais, diferenas e semelhanas. Os Direitos e Garantias Fundamentais, entende-se que s vieram a existir gradativamente aps acontecimentos histricos classificados como geraes. Tais geraes subdividem a existncia dos direitos e deveres fundamentais do individuo em sociedade, comeando por revolues liberais, aps, com a fase do liberalismo econmico, tendo como marco histrico a revoluo industrial que objetivava estabelecer a igualdade scio econmica entre burgueses e proletariado, necessitando-se assim da interveno estatal para a garantia do bem estar social. Na ultima progresso histrica do nascimento dos direitos e garantias fundamentais encontramos o perodo da 2 Guerra Mundial, deslocando-se a ideia do individuo como um todo para a ideia de que este inserido em uma sociedade deve ser observado as necessidades da coletividade. Neste contexto estabelecem-se assim, o que hoje entendemos por direitos e garantias fundamentais, todavia, necessrio se faz diferencialos. Os direitos so bens ou vantagens previstos, indispensveis existncia digna da pessoa humana. Partindo-se dessa premissa existe a necessidade de assegurar o efetivo exerccio destes direitos, por meio de instrumentos chamados garantias fundamentais, ou seja, aquelas instituem os direitos e estas as garantias. Importante salientar que as garantias so tambm direitos, apesar de sua caracterstica instrumental, e estas traduzem no direito dos cidados o exigir dos poderes pblicos a proteo dos seus direitos.

2. Identificar na Constituio Federal um exemplo de direito ligado primeira, segunda e terceira geraes de direitos. O artigo 5 em seu inciso XV, da Constituio Federal, trata de direitos ligados a primeira gerao, tendo em vista que tal direito limita o poder do estado fornecendo ao individuo a liberdade de locomoo. O artigo 6 da Constituio Federal, esta ligado a segunda gerao, por instituir o dever do estado por meio de atuao positiva buscando o bem estar e a igualdade entre os indivduos. O artigo 225 da Constituio Federal prev um direito constitucional da terceira gerao, pois retrata o objetivo que o estado tem por garantir direitos inerentes a toda a coletividade. 3. Existe Hierarquia entre os direitos fundamentais? No existe hierarquia entre os direitos fundamentais apesar de vulgarizar a ideia de que direitos fundamentais so to importantes quanto a vida podem ser preteridos, cedendo diante de outros bens constitucionalmente protegidos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS PLT Direito Constitucional, Alexandre de Moraes 28ed. So Paulo: Atlas 2012. Livro Direito Constitucional Esquematizado, Pedro Lenza. 1ed. So Paulo: Saraiva, 2011. Site oficial do Superior Tribunal de Justia, < www.stf.jus.br >

Anda mungkin juga menyukai