Anda di halaman 1dari 12

O Que Crime e Seus Tipos Hediondo, Passional, Inafianveis, Imprescritveis, etc

Um crime algo que s pode ser cometido por um ser humano. Crime o resultado de uma prtica contrria lei penal, sendo devidamente prevista por ela.

Essa prtica criminal pode consistir numa ao, quando a pessoa faz alguma coisa, ou em uma omisso, quando o sujeito deixa de fazer alguma coisa em uma situao em que poderia ter feito.

Exemplo de ao: a leso corporal, prevista no art. 129 do Cdigo Penal, que ocorre quando o agressor ofende a integridade corporal ou a sade de algum.

Exemplo de omisso: a omisso de socorro, prevista no art. 135 do Cdigo Penal, ocorre quando a pessoa deixa de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou pessoa invlida ou ferida ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica.

O Cdigo Penal prev em seu artigo 1 que no h crime sem lei anterior que o defina e que no h pena sem prvia cominao legal. Ou seja, somente so considerados crimes os fatos que j estejam previamente previstos em lei.

Crime ento um fato tpico que se adqua perfeitamente a uma lei ou norma penal incriminadora.

Exemplo: Jos mata Maria. O ato de Jos corresponde a um fato descrito no Cdigo Penal no art. 121: Homicdio Simples. Matar algum. Pena: recluso, de seis a vinte anos.

O fato tpico representa o primeiro requisito essencial para a existncia do crime. Mas no basta a simples ocorrncia de um fato tpico para que exista crime. E preciso tambm que o fato seja contrrio ao Direito, isto , antijurdico.

Se algum pratica um fato tpico que no seja antijurdico no ofensivo ao patrimnio ou pessoa do sujeito passivo, no merece punio, pois o crime no existe. Veja um novo exemplo: Jos mata Maria em legtima defesa. Matar algum fato tpico e crime previsto em lei no Cdigo Penal.

Porm, matar em legtima defesa exclui o carter antijurdico do ato, e o crime deixa de existir. Sendo assim a antijuridicidade o segundo requisito essencial para a existncia do crime.

Define-se ento que um crime :

Conduta humana que, segundo as leis penais, corresponde a um fato tpico e antijurdico.

Veja abaixo os principais tipos de crime:

- Crimes comuns: So aqueles crimes que esto descritos no Direito Penal e podem ser praticados por qualquer pessoa penalmente responsvel e que lesa o bem jurdico do cidado, da famlia ou da sociedade. Estes crimes so julgados por membros da Justia Penal Comum (no Brasil, Justia Estadual, Justia Federal, Justia Eleitoral). Exemplos: furto, estelionato, homicdio, etc

- Crimes Hediondos: So crimes que o legislador entendeu merecerem maior reprovao por parte do Estado. So os crimes que esto no topo da pirmide de desvalorao axiolgica criminal, devendo, portanto, ser entendidos como crimes mais graves, mais revoltantes, que causam maior averso coletividade. um tipo de crime de extremo potencial ofensivo, ao qual denominamos crime de gravidade acentuada. Do ponto de vista semntico, o termo hediondo significa ato profundamente repugnante, imundo, horrendo, srdido, ou seja, um ato indiscutivelmente nojento, segundo os padres da moral vigente e perante a sociedade.

- Crime Passional: um crime cometido por paixo.Geralmente este tipo de crime cometido por pessoas que argumentam se sentirem pouco valorizadas por seu companheiros(a) para justificar o controle e domnio que exercem sobre ele, considerando-o uma propriedade. Neste enquadramento, argumentando ter cimes devido aos comportamentos do(a) companheiro(a), reais ou imaginrios, que no controlam, cimes estes gerados por essa situao, que os levam a cometer crimes. Juridicamente, o crime passional um crime como outro qualquer e no se enquadra na figura penal atenuante de violenta emoo.

- Crimes Prprios: s podem ser cometidos por uma determinada categoria de pessoas, pois pressupem no agente uma particular condio ou qualidade pessoal. Exemplo: crimes praticados por funcionrios pblicos no exerccio de suas funes.

- Crimes de atuao pessoal: So crimes podem ser cometidos exclusivamente pelo sujeito em pessoa. Exemplos: falso testemunho, incesto, etc.

- Crimes de dano: tem sua consumao com a efetiva leso do bem jurdico. Exemplos: homicdio, leses corporais, etc.

- Crimes de perigo: So crimes que se consumam to-s com a possibilidade do dano; Exemplos: perigo de contgio venreo, rixa, incndio, etc.

- Crimes materiais: no crime material o tipo menciona a conduta e o evento, exigindo a sua produo para a consumao. Exemploss: homicdio, infanticdio, furto, etc.

- Crimes de mera conduta: nos crimes de mera conduta o legislador s descreve o comportamento do agente.

- Crimes comissivos: So crimes praticados mediante ao;o sujeito faz alguma coisa; dividem-se crimes omissivos: so os praticados mediante inao; o sujeito deixa de fazer alguma coisa; podem ser:

a) prprios: so os que se perfazem com a simples absteno da realizao de um ato, independentemente de um resultado posterior;

b) imprprios: so aqueles em que o sujeito, mediante uma omisso, permite a produo de um resultado posterior, que os condiciona;

c) conduta mista: so os omissivos prprios que possuem fase inicial positiva; h uma ao inicial e uma omisso final. em comissivos propriamente ditos ou comissivos por omisso.

- Crimes Instantneos: So os crimes que se completam em um nico momento. A consumao se d em um determinado instante, sem continuidade temporal. Exemplos: homicdio, em que a morte ocorre num momento certo e definido.

- Crimes Permanentes: so os crimes que causam uma situao danosa ou perigosa que se prolonga no tempo. Exemplos: sequestro, crcere privado.

- Crimes instantneos de efeitos permanentes: so os crimes em que a permanncia dos efeitos no depende do agente. So crimes instantneos que se caracterizam pela ndole duradoura de suas conseqncias. Exemplos.: homicdio, furto, bigamia, etc

- Crime continuado: Crime continuado quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie e, pelas

condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, devem os subsequentes ser tidos como continuao do primeiro.

- Crimes Condicionados: so os crimes que tm a punibilidade condicionada a um fato exterior e posterior consumao.

- Crimes incondicionados: so crimes que no subordinam a punibilidade a tais fatos.

- Crimes simples: so crimes que apresentam tipo penal nico.

- Crimes complexos: So crimes resultantes da fuso de dois ou mais tipos penais; pode apresentar-se sob duas formas:

a) em sentido lato: quando um crime contm em si outro delito menos grave, necessariamente; no se condiciona presena de dois ou mais delitos; basta um a que se acrescentam elementos tpicos que, isoladamente, configuram indiferente penal; neste caso, o delito de maior gravidade absorve o de menor intensidade penal;

b) em sentido estrito: formado da reunio de dois ou mais tipos penais; o legislador apanha a definio legal de crimes e as rene, formando uma terceira unidade delituosa (subsidiariedade implcita).

- Crimes progressivos: ocorre quando o sujeito, para alcanar a produo de um resultado mais grave, passa por outro menos grave; o evento menos grave absorvido pelo de maior gravidade.

- Crime de flagrante esperado: ocorre quando, por exemplo, o indivduo sabe que vai ser vtima de um delito e avisa a Polcia ou autoridade competente, que pe seus agentes postos e ento apanham o autor no momento da prtica ilcita

- Crime consumado: considerado crime consumado quando nele se renem todos os elementos de sua definio legal, tambm chamado crime perfeito

- Crime tentado: chama-se crime tentado quando, iniciada a execuo, no se consuma, por circunstncias alheias vontade do agente; tambm denominado crime imperfeito.

- Crime exaurido: aquele crime que depois de consumado atinge suas ltimas conseqncias, estas podem constituir um indiferente penal ou condio de maior punibilidade.

- Crimes dolosos: Se diz doloso quando o sujeito quer ou assume o risco de produzir o resultado.

- Crimes Culposos: Um crime considerado culposo quando o sujeito d causa ao resultado por imprudncia, negligncia ou impercia.

- Crimes Preterdolosos: aquele crime em que a ao causa um resultado mais grave que o pretendido pelo agente.

- Crimes habituais: habitual a reiterao da mesma conduta reprovvel, de forma a constituir um estilo ou hbito de vida. Exemplo: curandeismo

- Crimes profissionais: quando o agente pratica aes com inteno de lucro, ento fala-se em crime profissional. Exemplo: rufianismo.

Vejamos agora alguns exemplos de crimes e suas penas:

- Homicdio simples matar algum. Pena: recluso, de seis a vinte anos.

- Leso corporal ofender a integridade corporal ou a sade de outrem. Pena: deteno, de trs meses a um ano.

- Calnia caluniar algum, imputando-lhe falsamente fato definido como crime. Pena: deteno, de seis meses a dois anos.

- Roubo subtrair coisa mvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaa ou violncia a pessoa, ou depois de hav-la, por qualquer meio, reduzido impossibilidade de resistncia. Pena: recluso, de quatro a dez anos.

- Estelionato obter, para si ou para outrem, vantagem ilcita, em prejuzo alheio, induzindo ou mantendo algum em erro, mediante artifcio, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento. Pena: recluso, de um a cinco anos.

- Estupro constranger mulher prtica sexual, mediante violncia ou grave ameaa. Pena: recluso, de seis a dez anos.

Crimes inafianveis e imprescritveis na Constituio Federal

A Constituio define alguns crimes como inafianveis e imprescritveis.

Crime inafianvel aquele em que no se permite o pagamento de fiana. Fiana o pagamento de determinado valor pelo acusado, para que possa ser colocado em liberdade.

So crimes inafianveis previstos pela Constituio Federal: racismo, prtica de tortura, trfico de entorpecentes e drogas afins, terrorismo, ao de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico.

Crime imprescritvel aquele crime que no est sujeito prescrio, sendo passvel de processo judicial e de punio penal. Prescrio significa a perda da proteo atribuda a um direito, em decorrncia da no-utilizao dessa proteo em determinado tempo, previsto em lei.

Assim, ocorrendo prescrio, acaba o direito de ao judicial que protegia um direito subjetivo. So crimes imprescritveis previstos pela Constituio: racismo, ao de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico.

Motivos que podem levar a excluso da criminalidade

Existem algumas causas capazes de excluir o carter antijurdico de uma conduta prevista como fato tpico. Diz o art. 23 do Cdigo Penal que no h crime quando o agente pratica o fato:

I em estado de necessidade;

Estado de necessidade um ato praticado para se salvar de perigo atual, que no provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar. Como exemplo podem ser citados dois nufragos deriva no oceano, que disputam a posse de uma tbua que apenas pode sustentar um deles.

Neste caso o nufrago que conseguir a tbua estar condenando o outro morte. Porm ele no estar praticando um crime porque age em estado de necessidade para salvar sua prpria vida.

II em legtima defesa;

Como exemplo de legtima defesa pode ser citado o caso do pai de famlia que mata o ladro, quando este entra na casa da vtima, armado. So requisitos da legtima defesa que: a pessoa use moderadamente os recursos necessrios; a agresso repelida seja atual e injusta; haja defesa de direito prprio ou de outra pessoa.

III em estrito cumprimento de dever legal ou no exerccio regular de direito;

- Estrito cumprimento de dever legal:

Ocorre quando o agente pratica um fato tpico cumprindo um dever que a prpria lei lhe impe. Exemplo: um soldado que mata o inimigo em campo de batalha.

- Exerccio regular de direito:

quando o agente pratica o fato tpico no exerccio regular de direito. Exemplos: o cidado que prende o ladro no meio rua. Deve-se lembrar que o exerccio regular de direito impe alguns limites conduta do agente. Extrapolados esses limites, configura-se abuso de direito ou de poder.
http://www.fontedosaber.com/direito/o-que-e-crime-e-seus-tipos-hediondo-passionalinafiancaveis-imprescritiveis-etc.html

Anda mungkin juga menyukai