Anda di halaman 1dari 9

UNIV

DEPARTAMENTO: Estudos e Processos Museolgicos DISCIPLINA: Museologia e Comunicao I Profa. Helena Uzeda

Aula 4 O PBLICO NO ESPAO: Comportamentos, Barreiras e Acessibilidade

DEAN, David. Museum Exhibition: Theory and Practice. London: Routledge, 1996.
Traduo: Helena Uzeda

O PBLICO COMO ALVO

Prever o perfil e as necessidades do pblico essencial para que a exposio possa ser atrativa. Os museus no devem preocupar-se apenas em realizar belas exposies, mas sim que elas estejam sintonizadas ao universo de interesse dos visitantes. Museu cheio a melhor prova de sade institucional. Conhecer o perfil da comunidade e suas expectativas um processo ininterrupto. medida que mudanas em fatores como nveis demogrficos, educacionais e econmicos vo ocorrendo, a instituio precisa reavaliar se suas exposies continuam a responder s demandas culturais. importante identificar alteraes, ou a potencialidade delas, na comunidade crescimento em importncia de algum setor, novas tendncias nas atividades de lazer, desenvolvimento de aes culturais, sociais, etc. Essas alteraes no tecido cultural devem ser trazidas para o interior do museu, contribuindo para legitim-lo como porta-voz atualizado dessa comunidade. Alguns caminhos para a obteno dessas informaes: Traar o perfil demogrfico e analisar o perfil econmico e cultural da comunidade para a qual o museu est direcionado; Entrevistar organizaes civis e lderes de grupos sociais; Agrupar as demandas dos vrios segmentos comunitrios. A diviso em grupos sociais no significa de maneira alguma utilizar esteretipos preconceituosos, e sim categorizar diferentes interesses de grupos especficos com aspiraes diversas que, quando possvel, devem ser contempladas por exposies direcionadas a cada segmento identificado.

25

O pblico distante do museu Existem pessoas que vo ao museu regularmente e necessitam de muito pouco incentivo para visitao. So, geralmente, pessoas de alto grau de instruo, o que no significa que todas as pessoas instrudas costumem freqentar museus. No entanto, o desafio do museu encontra-se naquele pblico que o visita muito ocasionalmente ou, ainda, naquele que ainda no o visitou. Persuadir as pessoas que esto nas bases da pirmide de Maslow1 de que vale a pena visitar uma exposio museolgica, que ela ir enriquec-las e ser, at mesmo, divertida o grande desafio. Outros grupos tambm merecem a ateno como pblico a ser atrado. O segmento da chamada terceira idade, por exemplo, est em franco crescimento e possui um grande interesse por narrativas memorialistas. Esse grupo possui caractersticas especficas: dificuldade de locomoo, de viso, de audio e desconforto com situaes novas entre outras. Algumas dessas dificuldades o museu pode contornar: Evitar letras muito pequenas nos textos e etiquetas (se possvel textos usando o sistema braille anagliptografia - para deficientes visuais) Visitas guiadas Vdeos Opes de transporte

Motivaes Os ambientes dos museus possuem caractersticas que se assemelham por vezes a uma escola, uma biblioteca, um parque de diverses, mas o aspecto mais significativo da instituio a sua liberalidade. O visitante no forado a nada. Nada lhe cobrado (exceo para as visitaes escolares), podendo apreciar o que lhe mostrado em seu prprio tempo, percorrendo o circuito que desejar, parando no meio, pulando salas, obedecendo a sua vontade e curiosidade apenas.2 Entre as motivaes que levam as pessoas ao museu est o aspecto social. A maioria dos visitantes dos museus prefere visit-lo em famlia, com amigos ou em grupos de estudo. Alm dos atrativos da exposio, a sensao de satisfao e o conforto ambiental so fatores fundamentais na atrao e permanncia do pblico nos museus.
1

A hierarquia de necessidades de Maslow, uma diviso hierrquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nvel mais baixo (fisiolgicas, de segurana, de afeto...) devem ser satisfeitas antes das necessidades de nvel mais alto, como a de auto-realizao. 2 NT: Ainda que nada seja cobrado do visitante, dele se solicita, implicitamente, comportamento compatvel com o ambiente. Ele se sente convocado, tambm, a ler os textos e a observar as peas expostas.

26

Circunstncias que trazem desconforto, estresse fsico ou emocional desagradam os visitantes (sons estridentes, experincias com ambientes escuros demais, imagens chocantes demais...). As atividades que envolvem sensaes de inferioridade, insegurana, intimidao ou embarao devem ser evitadas. Uma exposio que suscite algum grau de desconforto pode fazer com que o visitante guarde uma sensao ruim e nunca mais retorne a determinado museu. Quando o visitante no l as legendas, mal olha os objetos, mantm-se impassvel diante da exposio, buscando rapidamente a sada, sinaliza que a exposio no est to adequada ao visitante quanto foi planejada. O pblico acorre ao museu em busca de experincias positivas e significativas. As exposies devem responder s perguntas que o pblico gostaria de ver respondidas e mesmo quelas que ele nem havia pensado ainda. Questes como: de que forma as coisas funcionam, como algum evento ocorreu, ou como as pessoas e o ambiente eram tempos atrs.

Tipos Bsicos de Pblico David Dean, autor de Museum Exhibition, afirma haver trs tipos bsicos de visitante. Ainda que haja alguma generalizao e sobreposio de comportamentos, essas categorizaes podem ser teis.

1 tipo Os que circulam pelas salas rapidamente com se estivessem procurando a sada. Geralmente, so visitantes casuais, usando seu tempo livre numa atividade que acreditam valer pena. Esse comportamento pode refletir uma averso psicolgica a situaes estruturadas, como a de desejarem ser vistas como apreciadoras de museus, mas que na realidade no o so de fato.

2 tipo As que demonstram interesse relativo pelas exposies dos museus, mas preferem ler apenas superficialmente as informaes sobre os objetos, evitando demorar-se nos textos mais complexos. A ateno do tipo 2 errtica atravs das galerias, preferindo os estmulos visuais (filmes, peas de maiores dimenses e mais destacadas).

3 tipo As que examinam com muita ateno, querendo compreender realmente os objetos expostos e as idias por trs deles representam uma minoria. Dedicam muito tempo s galerias, lem os textos e as legendas e examinam o acervo com cuidado. So freqentadores assduos de museus e no precisam ser atrados por publicidade.

27

Mas por que alguns atravessam as exposies apressadamente, enquanto outros se demoram em observaes? O comportamento do pblico varia de acordo com seu equipamento intelectual que facilita ou dificulta a absoro de conhecimentos e com o modo com que cada um prefere adquirir informao. Muitas pessoas preferem uma participao ativa passiva. No podemos esquecer que, apesar dos indivduos serem criaturas visuais, os outros sentidos contribuem para reforar o da viso. Uma escultura, por exemplo, como que solicita ser tocada, o que refora e confirma a informao visual transmitida. Por esse motivo o aviso no tocar psicologicamente rspido por negar um desejo bsico do comportamento humano. As pessoas possuem trs maneiras principais absorver informaes: Linguagem ouvida ou escrita: requer esforo mental e processamento para achegar ao significado; Sensaes sabores, toque, audio so mais imediatos e de fcil associao; Imagens estmulos visuais so os mais poderosos e fceis de memorizar de todos os mtodos (grande parte da informao absorvia pelos indivduos visual). Crebro esquerdo Crebro direito

Traduz percepo em imagens lgicas, Trabalha com a intuio semnticas e fonticas Comunica atravs de processamento Percebe o todo pelas pequenas partes. lgico-analtico Possui viso holstica Controla linguagem e raciocnio: ler, es- Responde imagem e no linguagem crever, contar verbal A maior parte da educao formal organiza-se em torno do aprendizado cognitivo (significado, funes, conceitos, razes, frmulas e definies), que so atividades a cargo do crebro esquerdo. Entretanto, acoplar as anlises do lado esquerdo do crebro com a imaginao do lado direito pode promover um aprendizado mais eficiente e efetivo. O lado direito do crebro pode tirar associaes de sugestes e imagens fragmentadas. Uma bola de futebol pode evocar imagens complexas e movimentadas de jogos emocionantes. O lado direito do crebro permite projetar uma realidade inteira atravs de apenas alguns pequenos pedaos. A isso chamamos intuio. Entretanto, as associaes so perigosas e podem levar a falsas associaes. Um chapu de cowboy pode ser associado no cultura do Velho Oeste americano, mas tambm a um determinado astro do cinema. Os museus oferecem o objeto real, autntico a dieta preferida de ambos os lados do crebro, encantando o lado direito e, simultaneamente, levando o lado esquerdo cognio. A est porque os museus representam uma alternativa vital, complementando o aprendizado formal e outras formas verbais e escritas.

28

Como integrar os tpicos acima metodologia do projeto de exposio: Os museus devem fazer todos os esforos para dar conforto aos visitantes, experincias compensadoras, e ambiente acolhedor, dando-lhes a sensao de que so bem vindos e que a exposio a eles pertence. Devem identificar as demandas da comunidade. Devem valorizar o encontro do visitante com o objeto real. Considerar os valores e tradies da comunidade para atrair emocionalmente os visitantes. Usar impacto visual forte para captar a curiosidade: cores fortes, imagens grandes e elementos visuais que atraiam a ateno, em funo da narrativa e dos objetos da exposio. Engajar logo o visitante na narrativa, ativando a capacidade visual / cerebral com questionamentos e respostas demonstrativas. Organizar os objetos contextualizando-os, estabelecendo relaes, que ajudaro o visitante a aprender sobre eles. Usar estmulos: sons, odores, tatos e sabores para reforar as imagens visuais. Quando possvel, tentar inovar em algum dos sentidos. Usar linguagem que evoque facilmente a imagem mental, evitando termos muito tcnicos e complexos, que desestimule ou saturem a leitura. Fatores Humanos numa Exposio Fundamentalmente, os seres humanos possuem um nico arqutipo com poucas variaes em tamanho, peso e caractersticas. O modelo bsico inclui um tronco, braos, pernas e uma cabea, simetricamente organizados ao longo da linha mediana da espinha cerebral. Variaes na altura, no peso, no tamanho dos ps so relativamente pequenas, no importa quo importantes esses detalhes representem para a auto-imagem do indivduo. A mdia de variao em altura entre adultos, homens e mulheres, costuma ser irrelevante em termos espaciais a serem considerados para a montagem de uma exposio. H que se considerar as necessidades especiais de algumas pessoas: cadeirantes, estaturas bem inferior mdia e, tambm, as crianas, que vo ter percepo espacial diversa dos demais visitantes.

Dimenses Humanas Porque as dimenses da tabela a seguir interessam ao designer da exposio? As pessoas sentem-se mais vontade em espaos que permitam liberdade de movimento sem a sensao de confinamento. E isso tem a ver com o sentido da escala humana. Os ps direitos de uma sala medem normalmente entre 2,70 a 3,50 m, o que representa espao de folga para levantarmos os braos sobre nossas cabeas. Os espaos mais largos que altos parecem mais confortveis. Pense nas altas catedrais e prdios pblicos de imensos ps direitos: quanto mais alto o espao, menor parece o indivduo em contraste. Ficar perdido num vasto espao d uma sensao emocional de ter menos controle sobre o ambiente. Quanto menor controle uma pes-

29

soa tem sobre o espao, mais este se torna impressionante, inspirando reverncia e mesmo temor.
Ocupao do espao Altura de um indivduo de p Largura do ombro Braos estendidos frente Braos estendidos ao lado Largura de cadeira de rodas Comprimento de cadeira de rodas Altura do olhar (de p) Altura da viso de uma cadeira de rodas Mulher Homem Crianas de 8 anos

1,65 cm
52 cm

1,78 cm
50 cm 91 cm 1,82 cm

1, 30 cm
30 cm 64 cm 1,52 cm

84 cm 1, 67 cm 65 cm 1,08cm 1,52 cm 1,12 cm

1,08cm 1,67 cm 1,24 cm

1,08cm 1,22 cm 91 cm

Por outro lado, espaos pequenos demais e apertados inspiram sentimentos opressivos e asfixiantes. Muitas pessoas so levadas a associaes negativas nesses ambientes. O menor espao que ainda se mantm confortvel o que permite esticarmos os braos em todas as direes sem tocar as paredes. Uma exposio intimista ir, naturalmente, precisar de muito menos espao do que uma que se pretende grandiosa. As implicaes da resposta humana ao espao e a de como ela interfere na absoro da informao tornam-se claras quando as relacionamos s tendncias de comportamento.

TENDNCIAS DE COMPORTAMENTOS Entre os seres humanos h algumas tendncias de comportamentos. Em alguns casos, comportamentos tpicos so modificados por preferncias culturais ou sociais. Para atrair ateno interessante que essas tendncias naturais sejam exploradas. As tendncias descritas abaixo foram observadas no pblico dos EUA, por meio de longa observao.

30

Fatores Humanos no Espao Dimenses humanas (escala) grandes ou pequenos espaos trazem relaes especficas percepo. Predisposio ao toque devemos lembrar que tocar objetos um impulso inerente ao ser humano (estmulos e barreiras). Resposta a entradas: tendncia a entrar com mais facilidade em espaos amplos e abertos. Altura do olhar o nvel de viso mais confortvel (abrangncia do campo de viso determinada pela distncia do objeto). Impulso de sentar ou apoiar se a superfcie permitir as pessoas o faro. Exposies so espaos de trnsito, dentro do qual o pblico desloca-se, interagindo com a ambientao e com os outros visitantes. Os espaos devem ser bem planejados: entrada, sada, corredores de circuito, etc. Se for possvel, devem-se reservar espaos para reunio de pessoas: projeo de vdeos, atividades educativas.

Tendncia de comportamento Virar direita, quando no h indicao clara de circuito Seguir a mostra pela parede da direita (maioria de destros). Uma vez direcionando-se parede direita, alguns visitantes abandonam a da esquerda. A primeira rea da galeria direita a que costuma receber maior ateno do pblico Os primeiros objetos expostos so os que so vistos mais detalhadamente Os objetos localizados ao final da exposio costumam ser os menos vistos Relutncia em entrar em salas sem sadas visveis. Os itinerrios da exposio que levam mais rapidamente sada so os mais visitados Alinhamento do mobilirio ao longo das paredes (cultura ocidental no Oriente o centro da galeria recebe maior ateno) Preferncia por textos curtos, concisos e com tipos maiores e em negrito (quanto maior a fonte mais lido o texto), enquanto textos em letras pequenas e muito tcnicos so quase desconsiderados pelo pblico. Atrao pela claridade e iluminao / averso escurido pela dificuldade de perceber formas e cores no escuro afasta os visitantes de ambientes muito pouco iluminados Atrao por grandes dimenses: o objeto maior atrai sempre maior ateno na sala. Cansao fsico e mental por super estimulao e superexposio (conhecida como fadiga de exposio) O tempo mximo de ateno de um adulto de cerca de 30 minutos.

31

Estratgias de Organizao do Espao Segundo essas Tendncias de Comportamento Orientar a entrada para a esquerda: ao criar um espao de abertura atrativa, grande, iluminado esquerda do incio da exposio, ou colocando uma barreira para forar o fluxo para a esquerda, o projeto pode neutralizar tendncia do visitante dirigir-se direita. Deixar que parte da prxima rea de visitao seja vista parcialmente atravs de janelas, tecidos ou outras transparncias, criando aberturas e mistrios para captar a ateno dos visitantes e estimulando o interesse e movimentao. Criar pontos de luz e cor usar reas de luz e cor de forma a orientar e estimular o visitante ao longo da exposio Objetos em destaque: colocar objetos de maior destaque visual ou importncia distribudos periodicamente atravs da galeria de exposio Colocar ttulo da exposio em letras de tipos grandes que resuma de forma rpida e direta o tema (ttulos grandes so mais lidos do que blocos de textos com letras menores) Espaos de transio: variaes na altura do teto, mudanas do esquema decores, dos nveis de luz, da largura dos espaos e outras manipulaes no espao fsico e visual que ajudem a alterar a ateno e o humor, evocando resposta emocional. FLUXOS DE CIRCUITOS O modo pelo qual o pblico flui pela exposio outro fator importante no planejamento da exposio. H trs mtodos fundamentais e, dependendo do conceito e dos objetivos educacionais, cada um deles apresenta vantagens e desvantagens.

Apartamento de Napoleo no Louvre, Paris.

32

DESESTRUTURADO / LIVRE Ao entrar na galeria de exposio, o visitante pode escolher seu prprio percurso ao acaso, sem que isso prejudique a comunicao da mensagem. Esse mtodo usado freqentemente em galerias de arte, mas no funciona bem para a linearidade de narrativas histricas. Os textos explicativos, nesse caso, devem subordinar-se diretamente ao objeto exposto sem depender de um formato progressivo.

DIRECIONADO Esse mtodo mais rgido e restritivo do que os demais, sendo a galeria de exposio arranjada num percurso dirigido em uma nica direo, que flui sem grandes oportunidades de sada antes que toda a exposio seja visitada. A vantagem desse circuito permitir o desenvolvimento do tema de forma estruturada e didaticamente orientada. Entretanto, pode ocorrer uma sensao de aprisionamento, assim como um congestionamento em caso de grande pblico, considerando que h apenas uma sada (ou o retorno entrada em sentido reverso ao da orientao) SUGERIDO Atravs do uso de cores, iluminao, indicao de caminhos, headlines (textos destacados), objetos em destaque e outros recursos visuais que puxem o visitante atravs do percurso prescolhido sem que sejam necessrias barreiras fsicas que o mantenha dentro de um nico caminho. Essa liberdade dada ao visitante pode prejudicar uma aprendizagem satisfatria por no garantir a continuidade contextual.

33

Anda mungkin juga menyukai