Anda di halaman 1dari 2

MANUTENO:

Limpe a mquina diariamente aps o uso. Engraxe semanalmente os pinos e rolamentos com engraxadeira. Nunca engraxe os dentes da cremalheira.

MANUAL DE
INSTRUES
Manual / Contrato de Locao n.______________ Data ____/______/___________

IMPORTANTE : As recomendaes contidas neste folheto no so capazes de cobrir todas as condies e situaes possveis que podero ocorrer. Dessa forma, recomendamos o conhecimento da NR-18 alm de manual pormenorizado do equipamento. Tudo isto pode ser encontrado na CASA DO CONSTRUTOR. Trabalhe com segurana!

BETONEIRA
EQUIPAMENTOS EM CONFORMIDADE COM A NORMA NR-18.
NUNCA SE ESQUEA DO SEU EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL: CULOS, PROTETOR DE OUVIDOS, LUVAS, MSCARAS, BOTAS, CAPACETE, CINTO DE SEGURANA E ROUPA ADEQUADA, CONFORME LOCAL E ATIVIDADE DESENVOLVIDA.

CAPACETE

BOTAS

PROTETOR AURICULAR

LUVAS

CULOS

Use o aterramento; Utilize extenso cabo PP conforme indicado: at 10 m - 2,5 mm at 20 m - 4,0 mm at 30 m - 6,0 mm Nunca use extenso acima de 30 m; Desenrole toda extenso;

Confira a tenso do equipamento com a energia local; Ligue a um disjuntor de 20 amperes; Instale em local nivelado; No use extenso com emendas ou fios descascados; No engraxe a cremalheira.

Verso Junho/2013

Equipamento em conformidade com a Norma NR-18.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Propriedade Casa do Construtor (Formatta Negcios Ltda), sob pena de violao dos direitos autorais protegidos nos termos da Lei 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998 (Lei dos Direitos Autorais).

www.casadoconstrutor.com.br

BETONEIRA
FINALIDADE
Na realidade, betoneiras so misturadores de materiais. Existem diferentes tipos e tamanhos de betoneiras . No entanto, a mais usual a betoneira de 400 massada litros, tambm conhecida como de uma (01) massada. Uma (trao1:3:3) produz cerca de 160 litros de concreto, ou seja, 0,16 m3.

PARA TRANSPORTAR A MQUINA:


Nos veculos de transporte, fixar o equipamento para evitar que se desloque causando danos ao equipamento, ao veculo, a terceiros e ao prprio condutor. Pessoas e equipamentos no podem ser transportados no mesmo compartimento. O transporte deve ser realizado respeitando-se o limite de peso e dimenses do veculo, fixando os equipamentos. Certifique-se de levar os complementos e acessrios necessrios. Em tempos chuvosos cuidar para que os componentes eltricos do equipamento no fiquem expostos.

CARACTERSTICAS TCNICAS
BETONEIRA DE 400 LITROS
CAPACIDADE TAMBOR QUANTIDADE CICLOS/HORA CARGA MX. TRABALHO POTNCIA MOTOR ELTRICO2 ROT. POR MINUTO ROTAO DO TAMBOR 400 lts. 15 CICLOS 310 LITROS 2 CV (1472 Watts) MONOFSICO 1720 rpm 30,3 rpm

NO LOCAL DE TRABALHO:
Verifique se o equipamento no sofreu alguma avaria durante o transporte. Todo e qualquer problema, inclusive de funcionamento, dever ser comunicado no ato CASA DO CONSTRUTOR, que providenciar a assistncia necessria. Para equipamentos eltricos: Verifique se a tenso no local compatvel com a do equipamento. Retire do local tudo que possa atrapalhar o servio. Isole o local onde se vai trabalhar, no permita o acesso de outras pessoas, especialmente crianas. Instale o equipamento em local nivelado. Faa o aterramento do equipamento. Ligue o equipamento num circuito com proteo (disjuntor e tomada compatveis). Durante as paradas para manuteno, limpeza no final da jornada, faa seu desligamento junto rede eltrica, nunca puxando pelo fio. Verifique se as correias esto esticadas e a chave eltrica em bom estado. Importante: Faa sempre uso dos Equipamentos de Proteo Individual (EPI), adequados a cada tipo de equipamento.

CUIDADOS ESPECIAIS
Verifique se a tenso no local compatvel com o equipamento. No utilize a mquina sem o devido aterramento. A operao de mquinas e equipamentos que exponham o operador e terceiros a riscos, s pode ser feita por trabalhador qualificado e identificado por crach (NR18.22.1). Observar as recomendaes das normas NR-18 e NR-12. Utilize extenses somente com cabo do tipo PP, sem emendas ou fios descascados. Para distncias at 10m- fios 2,5mm; at 20m -fios 4mm e at 30m-fios de 6mm. Acima de 30m, no recomendamos o uso de extenses (neste caso, sugerimos como alternativa o gerador). Importante: No trabalhe sob chuva; no utilize esses equipamentos eltricos em locais midos ou na presena de gases e lquidos inflamveis.

ACIONAMENTO DA MQUINA:
Ligue a chave eltrica contida na caixa do motor. Note que a betoneira possui um lado para carregamento e outro para descarregamento dos materiais. Coloque e retire os materiais sempre com a betoneira ligada. Observe a ordem de colocao dos materiais. Concreto: pedra, gua, cimento e por ltimo a areia e o restante da gua. Argamassa: Areia, gua, cimento, cal e por ltimo o restante da gua Deixe a betoneira girar por no mnimo 3 minutos antes de usar o material.

COMO PREPARAR O CONCRETO:

DESLIGAMENTO DA MQUINA:
1. Faa uso de uma medida (lata) para dosar os componentes. 2. Coloque a pedra na betoneira LIGADA. 3. Adicione metade da gua e misture por um minuto. 4. Coloque o cimento. 5. Por ltimo, ponha a areia e o resto da gua.
6. Deixe a betoneira girar por no mnimo 3 minutos antes de usar o concreto.

Retire todo o material residual da cuba com a betoneira em funcionamento. Desligue a chave, desligue o disjuntor. Limpe toda a mquina com gua. No molhar as partes eltricas do motor.

Anda mungkin juga menyukai