Anda di halaman 1dari 10

Norma S.

Nise Engenharia de sistemas de controle 6 edio Katsuhito Ogata Engenharia de controle moderno 5 edio

1. Cite trs razes para a utilizao de sistemas de controle com realimentao e pelo menos uma razo para no utiliza-los. 2. D trs exemplos de sistemas em malha aberta e trs de malha fechada. 3. Considere o potencimetro da figura abaixo. A resistncia alterada movendose um cursor de contato ao longo de uma resistncia fixa. A resistncia de A a C constante, mas a resistncia de B at C varia com a posio do cursor. Considerando-se que so necessrias 10 voltas para mover o cursor de contato de A a C, desenhe um diagrama de blocos do potencimetro, mostrando a varivel de entrada, a varivel de sada e (no interior do bloco) o ganho, que uma constante e representa o valor pelo qual a entrada multiplicada para se obter o valor pelo qual a entrada multiplicada para se obter a sada.

4. Um sistema de controle de temperatura opera sentindo a diferena entre o ajuste do termostato e a temperatura real, e ento abrindo uma vlvula de combustvel por uma quantidade proporcional a esta diferena. Desenhe um diagrama de blocos, identificando os transdutores de entrada e da sada, o controlador e a planta. Alm disso, identifique os sinais de entrada e de sada de todos os subsistemas. 5. A atitude de uma aeronave varia em rolagem, arfagem e guinagem, conforme figura abaixo. Desenhe um diagrama de blocos funcional para um sistema em malha fechada que estabilize a rolagem da seguinte forma: o sistema mede o ngulo de rolagem real com um giroscpio e compara o ngulo de rolagem real com o ngulo desejado. Os ailerons respondem ao erro do ngulo de rolagem efetuando um deslocamento angular produzindo uma velocidade angular de rolagem. Identifique os transdutores de entrada e sada, o controlador e a planta. Alm disso, identifique a natureza de cada sinal.

6. Simplifique os diagramas de blocos abaixo.

7. Obtenha a funo de transferncia abaixo. Utilize o princpio .

da

, para os sistemas ou R seja,

superposio, e

8. Obtenha a funo de transferncia dos sistemas abaixo.

9. Dado o circuito eltrico abaixo.

a. Escreva a equao diferencial do circuito para , um degrau unitrio. b. Resolva a equao diferencial para a corrente, , considerando que no haja energia inicial no circuito. c. Faa um grfico de sua soluo para 10. Repita o exerccio anterior utilizando a figura abaixo. Admita que , ,e

11. Resolva as seguintes equaes diferenciais. Admita condies iniciais nulas. a. b. c.

12. Resolva as seguintes equaes diferenciais considerando as condies iniciais fornecidas. a. b. c. , com , com , com ; ; ;

13. Determine a transformada de Laplace a. b. c. d. e. f. g. 14. Encontre a transformada de Laplace para t0. a. b. c. d. e. 15. Para cada uma das funes de transferncia a seguir, escreva a equao diferencial correspondente. a. b. c. d. 16. Determine a funo de transferncia, abaixo. , para cada circuito ( )

17. Determine a funo de transferncia, abaixo.

, para cada circuito

18. Determine a funo de transferncia, mecnico abaixo.

, para o sistema

19. Determine a funo de transferncia, mecnico abaixo.

, para o sistema

20. Obtenha a reposta de sada, , para cada um dos sistemas mostrados abaixo. Alm disso, obtenha a constante de tempo, o tempo de subida e o tempo de acomodao para cada caso.

21. Determine a tenso do capacitor no circuito abaixo caso a chave feche em . Admita condies iniciais nulas. Obtenha tambm a constante de tempo, o tempo de subida e o tempo de acomodao para a tenso do capacitor.

22. Para o sistema mostrado abaixo, obtenha uma equao que relacione o tempo de acomodao da velocidade da massa com M. Obtenha uma equao que relacione o tempo de subida da velocidade da massa com M.

23. Para cada uma das funes de transferncia abaixo, determine as posies dos polos e dos zeros, represente-os graficamente no plano s e, em seguida escreva uma expresso para a forma geral da resposta ao degrau unitrio sem resolver para a transformada inversa de Laplace. Declare a natureza de cada resposta (superamortecida, subamortecida e assim por diante). a.

b. c. d. e. f. 24. Resolva para no sistema abaixo caso seja um degrau unitrio.

25. O sistema abaixo tem uma entrada em degrau unitrio. Obtenha a resposta de sada como funo do tempo. Admita que o sistema seja subamortecido.

26. Um sistema possui fator de amortecimento de a 0,5, uma frequncia natural de 100 rad/s e um ganho de 1. Obtenha a resposta do sistema para uma entrada em degrau unitrio. 27. Para cada um dos sistemas de segunda ordem abaixo, determine a. b. c. 28. Para cada par de especificaes de sistema de segunda ordem a seguir, determine a posio do par de polos de segunda ordem. a. %UP = 12%, Ts = 0,6 segundos b. %UP = 10%, Tp = 5 segundos c. Ts = 7 segundos, Tp = 3 segundos 29. Determine a funo de transferncia de um sistema de segunda ordem que resulta em uma ultrapassagem de 12,3% e um tempo de acomodao de 1 segundo. 30. Para o sistema abaixo,

a. Determine a funo de transferncia

b. Determine: . 31. Para as seguintes funes de resposta, determine se pode haver uma aproximao de cancelamento de polos e zeros. Caso seja possvel, obtenha a ultrapassagem percentual, o tempo de acomodao, o tempo de subida e o instante de pico. a. b. c. d. 32. Determine o instante de pico, o tempo de acomodao e a ultrapassagem percentual apenas para as respostas a seguir que podem ser aproximadas por respostas de segunda ordem. a. b. c. d. 33. Considere o sistema abaixo. Determine o valor de k de modo que o coeficiente de amortecimento seja 0,5. Ento obtenha o tempo de subida, o tempo de pico, o mximo sobressinal e o tempo de acomodao na resposta ao degrau unitrio.

34. Considere o sistema abaixo. Determine os valores de K e k, de modo que o sistema tenha um coeficiente de amortecimento igual a 0,7 e uma frequncia natural no amortecida de 4 rad\s.

35. Considere a seguinte equao caracterstica:

Utilizando o critrio de estabilidade de Routh, determine o intervalo de k para a estabilidade. 36. Considere o sistema de malha fechado mostrado abaixo. Determine o intervalo de valores de k compatveis com a estabilidade do sistema. Suponha que k>0.

Anda mungkin juga menyukai