Anda di halaman 1dari 47

ERGONOMIA

Antropometria

Professor: Daniel Moura Disciplina: Ergonomia Curso: Graduao em Engenharia de Produo

Trata das medidas fsicas do ser humano A partir da dcada de 40: Necessidade de medidas cada vez mais confiveis. Desenvolvimento da produo em massa. Aumento considervel nos custos de produo (dimenses desnecessrias). Atualmente, com a crescente globalizao da economia, necessidade de estabelecer padres mundiais e levar em considerao variveis como etnias, regies e culturas.

ANTROPOMETRIA

Antropometria.

Conceito

Antropometria esttica: posies fixas do corpo humano e entre pontos anatmicos; Antropometria dinmica: complementar esttica. utilizada para medir o alcance.

Ramos da antropometria

ERGONOMIA

Importncia da utilizao
Diferenas entre sexos; Diferenas intra-individuais; Diferenas inter-individuais; Diferenas entre etnias.

Postos de trabalho

Exemplos: Indstria automotiva; Cockpit de um piloto de F1 e KERS.

Diferenas Individuais

Fatores de Variao
Sexo - Homens e Mulheres apresentam diferenas significativas. Ex.: estatura, comprimento dos braos e pernas, propores corporais, etc. Idade - Corpo com diferentes propores: cada parte do corpo tem velocidade diferente de crescimento; diferenas individuais de crescimento; aps os 30/35 inicia-se o envelhecimento afetando estatura/postura. poca Ao longo da histria o homem tem aumentado sua estatura. Clima povos de clima quente formas lineares povos de clima frio formas esfricas

Etnias Influencia na estatura e nas propores. Ex.: frica temos os pigmeus ( H 143,8 cm e M 137,2 cm) e os negros nilticos (Sudo) (H 182,9 cm e M 168,9 cm) Variaes Extremas: -- Diferenas entre os homens mais altos (97,5%) e as mulheres mais baixas (2,5%) oscilam muito, entre 188,0 cm e 149,1 cm. -- O homem cerca de 10 cm em mdia mais alto que a mulher. -- Dimenses laterais distintas. (Ex. Gravidez + 80%).

Etnias e Evoluo

Realizao de Medidas Antropomtricas


1 - Selecionar amostra significativa de sujeitos que sero usurios ou consumidores do sistema, produto ou objeto. 2 - Definir onde ou para que sero usadas as medidas. Definir as medidas. 3 - Escolher o mtodo de medida (diretos ou indiretos). 4 - Realizar medies com pessoal treinado. 5 - Executar anlise estatstica das medidas. Em antropometria as medidas seguem uma distribuio normal ou de Gauss (calcular mdia e desvio-padro). 6 - Calcular o intervalo de confiana para os percentis desejados.

Exemplo: Varivel Antropomtrica e Varivel de Projeto.


Medidas Crticas: a) Altura Lombar: encosto da cadeira. b) Altura Popltea: do assento. c) Altura do cotovelo: da mesa. d) Altura da coxa: espao entre assento e mesa. e) Altura dos olhos: posicionamento do monitor. f) Outros: altura do teclado; suporte para o texto, suporte para braos, etc.

Antropometria Esttica

Mtodos diretos de Medidas


Envolvem leituras de instrumentos que entram em contato direto, fsico, com o organismo. Usam-se rguas, trenas, fitas mtricas, esquadros, paqumetros, transferidores, balanas, dinammetros, gonimetros, etc.

Norma DIN 3402

Antropometria Dinmica e Funcional

Verfifique a adequao do seu posto de trabalho, realizando medidas antropomtricas e do projeto para percentis de 5%, 50% e 95%, nas seguidas medidas: Altura Lombar: encosto da cadeira. Altura Popltea: do assento. Altura da coxa: espao entre assento e mesa.

Exerccio

ANTROPOMETRIA Aplicaes

Diversidade antropomtrica: Espao livre; Zonas de alcance (tima e mxima); Postura; Fora (aplicao e transmisso); Tipo de atividade manual; Vesturio.

Espao de trabalho

Espaos de trabalho recomendados para algumas posturas tpicas Fonte: IIDA, 1993

reas de alcances timo e mximo na mesa, para o trabalhador sentado Fonte: GRANDJEAN, 1998

1 Princpio PROJETOS PARA O TIPO MDIO: A pessoa mdia uma abstrao matemtica. Ex.: Banco de jardim. 2 Princpio PROJETO PARA INDIVDUOS EXTREMOS: Quando existem fatores limitantes no projeto. necessrio determinar qual a varivel limitante. Ex.: Sada de emergncia, roleta do nibus. 3 Princpio PROJETOS PARA FAIXAS DA POPULAO: Medidas ajustveis para acomodar melhor seus usurios. Ex.: Equipamentos escolares, confeces em geral, sapatos, etc. 4 Princpio PROJETO PARA O INDIVDUO: Para indivduos que se situam alm dos extremos. Ex.: Aparelhos ortopdicos, roupas para obesos, etc.

CRITRIOS (PRINCPIOS) PARA APLICAO DE DADOS ANTROPOMTRICOS

O espao de trabalho

Existe um assento adequado para cada funo. As dimenses dos assentos devem ser adequadas aos usurios. O assento deve permitir variaes de posturas. O encosto deve ajudar no relaxamento. O assento e mesa formam um conjunto integrado.

Princpios gerais dos assentos

Ergonomia e Terminal de Vdeo

Anda mungkin juga menyukai