Anda di halaman 1dari 3

Relatrio de Biologia Ovo Telolcito ou Megalcito

No ovo telolcito h grande quantidade de vitelo, que ocupa quase toda a clula, restando ao ncleo um pequeno espao em sua parte superior. A parte onde fica o vitelo chamada de polo vegetativo e a parte onde est o ncleo chamada de polo animal. As aves, peixes e rpteis possuem ovos telolcitos, pois necessrio muito vitelo para o embrio poder se desenvolver. A clivagem que ocorre nos ovos telolcitos a meroblstica discoidal, ou seja, a diviso da clula ocorre apenas no disco germinativo do ovo (polo animal). Primeiramente, h somente uma clula, essa clula se divide por mitose e gera duas clulas (1 clivagem), cada uma delas vai se dividir novamente e vo gerar no total quatro clulas (2 clivagem), cada uma dessas quatro clulas tambm se dividiro e geraro 8 clulas no total (3 clivagem). Essas clulas continuaro a se dividir at formar a mrula. Como a diviso muito rpida, mesmo havendo um nmero maior de clulas, no h aumento de volume, ento o tamanho o mesmo da clula inicial.

Perguntas: 1- Qual a principal diferena entre os dois tipos de segmentao representados? Por que ela acontece? R: A principal diferena entre os ovos representados a parte do ovo que cada uma abrange. Sendo uma delas a clivagem holobstica, ou seja, quando a diviso ocorre no ovo inteiro, abrangendo toda a sua estrutura e a outra a clivagem meroblstica, ou seja, quando a diviso ocorre em apenas uma parte do ovo e no na estrutura toda. A clivagem holoblstica pode ser igual (dos ovos oligolcitos, quando o ovo dividido em partes iguais), ou desigual (dos ovos heteroclcitos ou mesolcitos, quando o ovo dividido em partes desiguais). J a clivagem meroblstica pode ser discoidal (caso dos ovos telolcitos ou megalcitos, quando a diviso ocorre apenas no disco), ou superficial (caso dos ovos centrolcitos, quando a diviso ocorre apenas na superfcie). Essas diferenas ocorrem devido diferente distribuio de vitelo que acontece em cada tido de ovo. A clivagem holobstica, que acontece em animais placentados e anfbios, recebem nutrio da placenta, no necessitando tanto do vitelo. J a meroblstica, ocorre em aves e

artrpodes impedida no plo vegetal, h uma distribuio muito desigual e tamanho das clulas, sendo mais e menores no plo animal do zigoto. impedida no plo vegetal, h uma distribuio muito desigual e tamanho das clulas, sendo mais e menores no plo animal do zigoto. 2- Qual a consequncia de as clivagens serem muito rpidas e no permitirem o crescimento dos blastmeros entre uma diviso e outra? Pelo fato de as clivagens serem muito rpidas, sucessivas mitoses, e devido ao fato de o zigoto ainda estar contido por uma substncia gelatinosa muito espessa, ocorre um aumento do nmero de clulas, sem que aumente a massa citoplasmtica. Essas clulas so os blastmeros. Os blastmeros mudam de forma e se alinham, apertando-se uns contra os outros, formando a mrula. Este fenmeno chamado de compactao. A compactao permite que se tenha mais interao entre as clulas e um pr-requisito para a segregao das clulas internas que formam o embrioblasto.

Anda mungkin juga menyukai