Anda di halaman 1dari 8

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

Ana Ldia Gomes Erika de Sousa Oliveira Tatiana Gomes Pereira

RA: 5204951175 RA: 5667112425 RA: 5634126901

Professora Mrcia Cardoso

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO


ETAPA 1

Itapecerica da Serra 2013

SUMRIO

INTRODUO.........................................................................................................................1 ETAPA 1 Sistema de Administrao de recursos Humanos................................................2 1.1 A importncia do Treinamento nas organizaes.................................................................2 1.2 Avaliao do Programa de Treinamento...............................................................................3 1.3 Identificao da Empresa......................................................................................................4 BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................................5

INTRODUO

Atualmente as organizaes se utilizam do treinamento visando capacitar seus colaboradores para que os mesmos executem suas atividades de forma eficaz. realizado aps o recrutamento e seleo de pessoal, visto que os indivduos selecionados para o cargo precisam ser treinados para executarem suas tarefas. Alm disso, fica evidente a necessidade das organizaes treinarem seu pessoal, devido as constantes modificaes que ocorrem no mercado, principalmente no que se diz respeito ao aprimoramento de novas tecnologias. A importncia dos treinamentos dentro das empresas tornou-se essencial para as organizaes que pretendem se destacar no mercado e que apostam em profissionais para oferecer servios de qualidade. Muito mais do que oferecer conhecimento, os treinamento tem como objetivo capacitar profissionais que, por sua vez, devem atender as expectativas das empresas.

ETAPA 1 SISTEMA DE ADMINISTRAO DE RECURSOS HUMANOS

1.1 A importncia do Treinamento nas organizaes Observamos que a importncia do treinamento nas organizaes empresariais reflete diretamente nos subsistemas de Recursos Humanos, com o recrutamento e seleo, gesto de cargos e Salrios, avaliao do desempenho e carreiras. Atualmente o treinamento considerado como o melhor processo para desenvolvimento de Pessoas dentro das organizaes, valorizando as pessoas, a empresa e os clientes. Treinamento tem basicamente a prioridade de melhorar as habilidades das pessoas, no desempenho de suas funes, por meio dele, o processo de treinamento, os profissionais se qualificam, se aprimoram na funo que j exercem dentro das organizaes, melhorando sua performance profissional, incentivando-os a se auto desenvolver, buscando seus prprios meios de se reciclar,visando melhorias no seu desempenho profissional , eficincia produtividade e um melhor convivo no ambiente de trabalho .Com todo esse processo de reciclagem, refletir na organizao todo seu investimento na melhorias do

desempenho dos seus colaboradores. A anlise dos resultados da pesquisa de campo demonstrada a partir da avaliao do atual estagio da gesto do programa de treinamento, que a organizao esta utilizando e compar-lo com o que almejado pela empresa e seus colaboradores. Investigou-se a satisfao dos colaboradores com relao ao treinamento ofertado e o que eles desejam dentro do desenvolvimento profissional, a conectividade do treinamento com objetivos estratgicos da empresa e os principais desafios da organizao com suas praticas de treinamento e desenvolvimento. O principal objetivo do treinamento para a empresa capacitar o colaborador, auxiliando na realizao de determinada funo e aprofundamento do seu conhecimento. Essa rea abrange a todos os setores, sempre passando pelo recursos humanos antes da sua execuo. Na verdade o treinamento vem pra capacitar o colaborador e tambm auxiliar na questo de que, tem pessoas que esto em determinada funo e, s vezes, ele no possui o conhecimento para executar tal funo, o treinamento vem para aprofundar na funo que j exerce.

1.2 Avaliao do Programa de Treinamento O artigo ressalta a importncia de avaliar um programa de treinamento de uma indstria de papel e celulose, atravs de coleta de dados em pesquisas realizadas com Analista de Recursos Humanos que contribuiu por meio de uma entrevista, e de seus colaboradores da empresa atravs de um questionrio elaborado. Alguns temas importantes e que interagem dentro de seus conceitos foram citados dentro deste estudo tais como: Planejamento estratgico, gesto estratgica de pessoas, treinamento e suas vertentes, aprendizagem e gesto do conhecimento. Os pontos mais importantes dos resultados encontrados foram detalhados na apresentao e anlise dos resultados, sendo ilustrados atravs de grficos com as questes mais significativas e posteriormente, analisadas e discutidas. Foram abordados vrios elementos do mtodo de estudo de caso, foi investigado como os colaboradores avaliam o programa de treinamento ofertado pela empresa, procurando evidencias relevantes para o desenvolvimento da pesquisa. A entrevista realizada por uma Analista de Recursos Humanos da empresa teve como objetivo de explorar dados de como conduzido o treinamento dentro da organizao, com perguntas relevantes e destacadas no desenvolvimento do trabalho.

Foram pesquisados 30 colaboradores coletando informaes, via questionrio com roteiro estruturado. Deste modo foi possvel avaliar do atual estagio da gesto do programa de Treinamento, que a organizao esta utilizando e compar-lo com que almejado pela empresa e seus colaboradores. Neste artigo foi possvel identificar a satisfao dos colaboradores com relao ao treinamento ofertado e o que eles desejam dentro do desenvolvimento profissional; a conectividade do treinamento com objetivos estratgicos; e os principais desafios da organizao com suas prticas de treinamento e desenvolvimento.

1.3 Identificao da Empresa

Empresa: Dtecnologia Sistemas de Segurana Ltda. Localizao: Rua Amrico Vazone, 78 Itapecerica da Serra SP CEP: 06866-600 Segmento: Sistema de Segurana CFTV

Porte: Pequeno Misso: Atender bem o cliente e sua necessidade de segurana com solues adequadas para o presente e para o futuro. Garantir a integridade moral de uma empresa atravs de seu controle de acesso; Disponibilizar aos nossos clientes solues flexveis e inovadoras e servio lder para ir ao encontro de suas necessidades. Valores: Integridade Absoluta, acreditamos na transparncia total e confiana mtua; Tornar o complexo simples, acreditamos no poder de transformao da tecnologia de comunicao. Ajudamos com paixo os nossos clientes a transformar as suas empresas, tornando fceis tecnologias complexas para que possam compreender e utilizar; Esprito empreendedor temos uma atitude flexvel pode fazer. Estamos comprometidos em partilhar ideias e conhecimentos e beneficiar da inovao, energia e entusiasmo de uma empresa dinmica e em crescimento. Publico Alvo: Empresas de grande porte com o interesse em adquirir um produto que lh mantenha seguro atravs de cmeras de segurana e controle de acesso. Quantidade de funcionrios: 25 funcionrios Nome do Funcionrio: Patricia Rodrigues Cargo: Coordenadora de Recursos Humanos Formao Acadmica: Graduada em Psicologia Tempo de Empresa: 5 anos Principais atividades: Cauculo e acompanhamento da atualizao das tabelas de salrio Controle e trmites de documentos referentes a contrao de pessoal Contratos e acordo de Servios contratuais e solicitao de pagamento Controle, emisso de documentos referente a exames peridicos obrigatrios para profissionais, seguro sade e outros Controle de frias Controle da folha de frequncia Conferncia de folha de pagamento

CONCLUSO O aumento da competitividade aliado ao contnuo e assustador avano da tecnologia, faz com que as empresas passem a se preocupar com o frequente aperfeioamento de seus funcionrios. Perante um ambiente cada dia mais turbulento e incontrolvel, no podemos ficar esperando as coisas acontecerem e simplesmente agir diante delas. Ser necessrio anteciparmos os fatos e nos protegermos com barreiras que nos possibilitem visualizar cada vez mais longe o nosso destino. Podemos ver que a abrangncia do papel da rea de treinamento nas empresas modernas no se restringe apenas em oferecer condies para que o empregado melhor se capacite ou se desenvolva, mas tambm, crie fora capaz de intervir na organizao e no processo produtivo. S entendendo assim, poderemos dar empresa o que ela espera - fora capaz de ajud-la na rdua tarefa de maximizar resultados, minimizando os custos e otimizando os recursos humanos disponveis, tornando-os mais eficientes e mais eficazes.

BIBLIOGRAFIA

CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos: como incrementar talentos na empresa. 7. ed. Editora Manole, 2008. PLT 411. LUSTOSA, E. E DLIVEIRA. Revista Eletrnica, Lato Sensu, Unicentro, 2008. PYC, E.A.; PYC, M.A E COLTRE S.M., Anais da I Semana de Iniciao Cientfica de Administrao SINCAD EDUNIOSTE, Cascavel, Paran, 2009.

Anda mungkin juga menyukai