Anda di halaman 1dari 19

FACULDADE ANHANGUERA - BARRETOS 4 SEMESTRE DE ADMINISTRAO DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTRIO

Taciano Alves Martins RA 383614 Andr Ricardo Nomura de Oliveira RA 400021 Willian Chahrour RA 363698 Luciano Bratz RA 403439

ATPS DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTRIO

PROFESSORA EAD: JULIANA LEITE KIRCHNER TUTOR PRESENCIAL: MARCELO MENEZES

BARRETOS, 21 DE NOVEMBRO DE 2013.

Pgina | 1

INTRODUO

O objetivo deste trabalho mostrar o conhecimento adquirido em sala de aula, alm dos adquiridos com este desafio, sobre o Direito Empresarial e Tributrio, veremos seus princpios e sua evoluo ao longo do tempo. Traremos os conceitos de empresa e empresrio, a funo social, ttulo de crdito e capacidade contributiva. Ainda, apresentaremos uma organizao na perspectiva dos conceitos ento abordados.

DIREITO COMERCIAL

O comrcio surgiu na Idade Antiga com os fencios, que de tanto usarem esta atividade foram se destacando entre os povos antigos. Na idade Mdia, a atividade comercial se expandiu, mas, ainda no havia regras ou princpios. Com o avano social do comrcio surgiram ento, as primeiras razes do Direito Comercial. Primeiramente, enquanto era formado o direito e ainda sem a participao do Estado, eram usados os costumes mercantis e as relaes de comrcio. O Direito Comercial, segundo Rubens Requio, era um direito a servio do comrcio. A evoluo do Direito Comercial rompeu na doutrina contratualista a teoria romana contratual. Na segunda fase em 1808, ano este em que o cdigo comercial foi editado na Frana, o Estado passa a disciplinar as relaes de comrcio. Com o cdigo napolenico houve a diviso do cdigo civil em duas partes: o Direito Civil e o Direito Comercial, sendo que esta valoriza a riqueza e aquela o direito de propriedade. Fabio Uchoa Coelho relata as mudanas que ocorreram na direito comercial: No inicio do sculo XIX, na Frana, Napoleo Bonaparte, com a ambio de regular a totalidade das relaes sociais, patrocina a edio de dois monumentais diplomas jurdicos; O Cdigo Civil (1804) e o Comercial (1808). Inaugura-se ento, um sistema para disciplinar as atividades dos cidados, que repercutir em todos os pases de tradio romana, inclusive o Brasil. De acordo com este sistema, classificam-se as relaes que hoje em dia so chamadas de direito privado em civis e comerciais. Para cada regime, estabelecem-se regras diferentes sobre contratos, obrigaes, prescrio, prerrogativas, prova judiciria e foros. A delimitao do campo de incidncia do cdigo comercial feita, no sistema francs, pela teria dos atos de comrcio. A terceira fase tem seu inicio na Frana em 1942, quando o cdigo civil editado,
Pgina | 2

trazendo a teoria da empresa, a partir da, o direito comercial no se limita em regular apenas as relaes judiciais onde haja um ato de comrcio, agora, ela passa a ter forma empresarial.

DIREITO EMPRESARIAL

Por vrios autores, o Direito Empresarial caracterizado fazendo-se referencia ao Direito Comercial. No livro Direito Empresarial, escrito por Amlia de Pdua, Danielle R. Buczynsky e rica Guerra, o conceito de Direito de empresa como: O conjunto de normas jurdicas que regulam a atividade econmica organizada para a produo de bens ou servios denominada empresa, as relaes decorrentes do seu exerccio e todas as modalidades de sociedade, mesmo que tenham por objeto a atividade empresria. Ainda citando Amlia, Danielle e rica, o Direito Empresarial compreende: Parte geral, com conceitos e princpios bsicos do direito empresarial (empresrio, empresa, registro do comrcio, nome comercial, estabelecimento, etc.). Direito das obrigaes e contratos comerciais; Obrigaes geradas por atos empresariais, lugar e tempo do seu cumprimento dos contratos mercantis; Direito Societrio: Estudo de formas de sociedade, seus regimes jurdicos, sua formao, encerramento entre outros; direito cambirio: estudo de ttulos de crdito (notas promissrias, cheque, duplicata, etc.); Direito falimentar: Abrange os institutos da falncia, da recuperao judicial e da recuperao extrajudicial.

E ENTO, DIREITO COMERCIAL OU EMPRESARIAL?

Esses dois direitos que aparecem de formas distintas so entendidos, por muitos, como semelhantes. Sendo ambos pertencentes ao ramo do direito privado, sendo entendidas como um conjunto de normas que regem as relaes comerciais, disciplinando s relaes jurdicas de comerciantes e empresrios. A respeito de sua nomenclatura diferenciada, Fran Martins diz que Na realidade, no se trata de um Direito novo, mas de novas formas empregadas pelo Direito Comercial, para melhor amparar o desenvolvimento do comrcio. O Direito Comercial no trata apenas do comrcio, mas de toda atividade econmica exercida profissionalmente, visando o lucro e a circulao de bens ou troca de servios. H outras atividades negociais alm do comrcio como a indstria, bancos, prestao de servios e outros.
Pgina | 3

O Direito Comercial cuida das relaes empresariais, e com essa nova reas de atuao, deste direito, alguns sustentam que a melhor expresso seria a de Direito Empresarial.

O DIREITO COMERCIAL NO BRASIL

Apesar de, desde sua descoberta, existir no Brasil um, intenso comrcio, no se pode falar, at 1808 de um legitimo direito comercial nacional uma vez que, como colnia de Portugal, o pas era obrigado a submeter-se s leis e ordenanas da metrpole. Com a chegada da Famlia Real Portuguesa, viu-se a necessidade da criao de leis prprias. Por influncia de Jos da Silva Lisboa, mais tarde Visconde de Cairu, D. Joo VI, atravs da carta rgia em 28 de janeiro de 1808, determinou a abertura dos portos s naes amigas, abandonando assim o comrcio monopolstico de Portugal. Ulterior Lei de Abertura dos Portos surge trs outros alvars de extrema importncia para a economia nacional: O alvar que permite o livre estabelecimento de fbricas e manufaturas, em 01 de Abril de 1808. O Alvar que cria no Rio de Janeiro, a Real Junta de Comrcio, Agricultura, Fbricas e Navegaes, em 23 de Agosto de 1808 e, O Alvar que permitia a criao do primeiro banco nacional no Rio de Janeiro, o Banco do Brasil, em 12 de outubro de 1808. Sobre estes alvars, ressalta Rubens Requio: Sobressai-se nesses atos da monarquia recm instalada, o alvar de 12 de outubro de 1808, que cria o Banco do Brasil, com o programa de emisso de bilhetes pagveis ao portador, operaes de descontos, comisses, depsitos pecunirios, saques de fundos por conta de particulares e do Real Errio, para a promoo da industria nacional pelo giro e combinao de capitais isolados .

A Assemblia Constituinte e Legislativa, constituda em 1823, determina que passe a vigorar no pas as Leis portuguesas vigentes at 25 de Abril de 1821(Ordenanas filipinas), naquilo que no contrariasse a soberania nacional e o regime recm-instalado. A Lei da Boa Razo, que continuava a reger o direito comercial brasileiro, autorizava a renovao subsidiariamente, nas questes mercantis, as normas legais de outras naes, como
Pgina | 4

Frana, Espanha e at mesmo Portugal, que passam, sem a autoridade da lei da Boa Razo, a constituir a verdadeira legislao mercantil nacional. Entretanto, o trfico mercantil tomava vulto, no havendo legislao que o garantisse, e a aplicao da Lei da Boa Razo, mesmo com subsidio nos cdigo francs, de 1807, e no Espanhol, de 1829, j no eram mais suficientes para satisfazer o comrcio. Em 1832, foi constituda uma comisso com a incumbncia de redigir um anteprojeto do cdigo comercial, que, que aps a sua aprovao pelo Congresso, foi promulgado atravs da Lei 556, de 25 de Junho de 1850, entrando em vigor em 01 de janeiro de 1851, concluindo assim, a primeira fase do Direito Comercial Brasileiro. Os trabalhos da Comisso duraram pouco mais de um ano, e em 09 de Agosto de 1834, a obra foi finalizada, composta de 1.299 artigos, dividida em trs partes, tratando primeira parte das pessoas do comrcio, dos contratos e obrigaes, a segunda do comrcio martimo, e terceira das quebras, sendo ainda, acrescentado um titulo complementar sobre a administrao da Justia nas causas comerciais, com 91 artigos. Ainda em 1850, surge o regulamento 737, que representa um notvel instrumento de nossa legislao processual, aprovado em 25 de Novembro de 1850, vigorando tambm em 01 de janeiro de 1851. Seus efeitos perduraram at a entrada do CPC Cdigo de Processo Civil, em 01 de Fevereiro de 1942. Em 1908, surge o Dec. 2.044, que regula os ttulos de credito e as operaes cambiarias e a Lei 2.591, de 07 de agosto de 1912 que tratava da emisso e circulao de cheques. Com a implantao do governo de Getulio Vargas, em 1930, o Brasil passou por um perodo de legislao excessiva, sem qualquer cuidado em no prejudicar a essncia do cdigo comercial. Os decretos-leis so expedidos em quantidade entre os quais o Dec. Lei 2.627/40, que trata das Sociedades por Aes e o Dec. Lei 7.661/45, que a Lei da falncia e Concordatas em vigor, revogando a parte terceira do cdigo que trata das quebras. Desde 2002, foi reformado o Cdigo Civil, englobando a matria comercial, em uma comisso Revisadora presidida pelo Prof Miguel Reale, foi finalmente sancionado, transformando na Lei 10.406 de 10 de Janeiro de 2002, chamado atualmente de novo Cdigo Civil.

O EMPRESRIO

No Direito Empresarial, empresrio o sujeito de direito que exerce a empresa, ou seja, aquele que exerce profissionalmente (com habitualidade) uma atividade econmica (que
Pgina | 5

busca gerar lucro) organizada (que articula os quatro fatores de produo: mo de obra, capital, insumos e tecnologia) para a produo e circulao de bens e servios. O empresrio pode ser pessoa fsica (empresrio individual) ou jurdica (sociedade empresria). Os scios de uma sociedade empresria (sejam eles empreendedores, sejam eles investidores) no so empresrios; o empresrio a prpria sociedade, sujeito de direito com personalidade autnoma em relao aos scios. Segundo Fbio Ulhoa Coelho: Deve-se desde logo acentuar que os scios da sociedade empresria no so empresrios. Quando pessoas (naturais) unem seus esforos para, em sociedade, ganhar dinheiro com a explorao empresarial de uma atividade econmica, elas no se tornam empresrias. A sociedade por elas constituda, uma pessoa jurdica com personalidade autnoma, sujeito de direito independente, que ser empresria, para todos os efeitos legais. Os scios da sociedade empresria so empreendedores ou investidores, de acordo com a colaborao dada sociedade (os empreendedores, alm de capital, costumam devotar tambm trabalho pessoa jurdica, na condio de seus administradores, ou as controlam; os investidores limitam-se a aportar capital). As regras que so aplicveis ao empresrio individual no se aplicam aos scios da sociedade empresria muito importante apreender isto.

A EMPRESA

No Direito Empresarial, empresa uma atividade econmica exercida profissionalmente pelo empresrio por meio da articulao dos fatores produtivos para a produo e circulao de bens e servios. Empresa no um sujeito de direito, no uma pessoa jurdica, nem o local onde se desenvolve a atividade econmica. Ainda usando Fbio Ulhoa Coelho: Se empresrio o exercente profissional de uma atividade econmica organizada, ento empresa uma atividade; a de produo ou circulao de bens ou servios. importante destacar a questo. Na linguagem cotidiana, mesmo nos meios jurdicos, usa-se a expresso "empresa" com diferentes e imprprios significados. Se algum diz "a empresa faliu" ou "a empresa importou essas mercadorias", o termo utilizado de forma errada, no tcnica. A empresa, enquanto atividade, no se confunde com o sujeito de direito que a explora, o empresrio. ele que fale ou importa mercadorias. Similarmente, se uma pessoa exclama "a empresa est pegando fogo!" ou constata "a empresa foi reformada, ficou mais bonita", est
Pgina | 6

empregando o conceito equivocadamente. No se pode confundir a empresa com o local em que a atividade desenvolvida. O conceito correto nessas frases o de estabelecimento empresarial; este sim pode incendiar-se ou ser embelezado, nunca a atividade. Por fim, tambm equivocado o uso da expresso como sinnimo de sociedade. No se diz "separamse os bens da empresa e os dos scios em patrimnios distintos", mas "separam-se os bens sociais e os dos scios"; no se deve dizer "fulano e beltrano abriram uma empresa", mas "eles contrataram uma sociedade". Somente se emprega de modo tcnico o conceito de empresa quando for sinnimo de empreendimento. Se algum reputa "muito arriscada a empresa", est certa a forma de se expressar: o empreendimento em questo enfrenta considerveis ricos de insucesso, na avaliao desta pessoa. Como ela se est referindo atividade, adequado falar em empresa. Outro exemplo: no princpio da preservao da empresa, construdo pelo moderno Direito Comercial, o valor bsico prestigiado o da conservao da atividade (e no do empresrio, do estabelecimento ou de uma sociedade), em virtude da imensa gama de interesses que transcendem os dos donos do negcio e gravitam em torno da continuidade deste; assim os interesses de empregados quanto aos seus postos de trabalho, de consumidores em relao aos bens ou servios de que necessitam, do fisco voltado arrecadao e outros.

ORGANIZAO EMPRESARIAL

A empresa que apresentaremos aqui consiste na filial da Empresa Gontijo de Transportes Ltda. Localizada na Avenida Sete de Setembro, 650 no Bairro Ouro Preto na cidade de Petrolina PE. Esta unidade fica a cargo de um Chefe de Departamento de Agente de Garagem (CDAG) na pessoa do Sr. Reinato Ribeiro e possui atualmente em seu quadro funcional 186 colaboradores e estima de um faturamento mdio mensal de R$ 250.000,00. A Empresa Gontijo (nome fantasia) que tem sua sede na capital mineira (Belo Horizonte MG) uma empresa de mdio porte que atua no ramo de transportes rodovirio de passageiros com itinerrio fixo interestadual. A empresa possui uma cultura familiar, pois seu fundador, com auxilio dos filhos, permanece na administrao executiva da mesma. Sua composio executiva: Diretor Presidente Ablio Pinto Gontijo (Fundador) Diretor Superintendente Ablio Pinto Gontijo Jnior
Pgina | 7

Diretor Administrativo Luiz Carlos Gontijo Diretor de Suprimento Marcos Antonio Boaventura Gontijo Diretor de Manuteno Jlio Cesar Gontijo

SUA HISTRIA

No ano de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, tinha incio uma das maiores e mais bem-sucedidas viagens da histria das empresas de transporte rodovirio de passageiros no Brasil. Naquela poca, o jovem Ablio Gontijo, pilotando sua jardineira Chevrolet Comercial 1940, engatava a primeira marcha e acelerava rumo construo da Empresa Gontijo de Transportes. Nos primeiros anos a Gontijo era isso mesmo: uma jardineira, pilotada por um jovem de 19 anos, sacolejando, comendo e fazendo poeira no percurso Patos de Minas Carmo do Paranaba. Pegando todos e tudo que viesse pela frente. Apesar das dificuldades, Ablio Gontijo sabia que tinha de prosseguir sua viagem. Embarcou em um dos seus nibus e mudou-se para Belo Horizonte, em 1965, quando a capital mineira ainda era uma cidade de mdio porte e de vida pacata, alugou uma sala no bairro So Francisco, onde passou a funcionar sua empresa. A vinda de Ablio Gontijo para Belo Horizonte permitiu a consolidao de outro marco na histria de sua empresa, ocorrido tambm em 1965. Nesse ano, a empresa comea a fazer heroicamente as linhas Belo Horizonte - Governador Valadares e Belo Horizonte Tefilo Otoni. A penetrao da Gontijo nessas cidades permitiu que a empresa engrenasse uma terceira marcha no ritmo de sua histria. No correr da segunda metade da dcada de 1960, a empresa ampliou o nmero de linhas nas regies Norte e Nordeste de Minas Gerais, a partir de Valadares e Tefilo Otoni. Tornou-se forte, tambm, no Vale do Jequitinhonha, chegando at o ponto extremo da regio, a cidade de Salto da Divisa. Hoje, Atende os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Cear, Esprito Santo, Gois, Maranho, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Par, Paraba, Paran, Pernambuco, Piau, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondnia, Roraima, Santa Catarina, So Paulo, Sergipe e Tocantins, alm do Distrito Federal e pases como a Argentina e o Paraguai.

Pgina | 8

GRUPO GONTIJO ATUALMENTE

A Empresa Gontijo possui 114 garagens, 380 agncias prprias e 700 agncias terceirizadas, transporta anualmente cerca de sete milhes de passageiros, em 347 linhas nacionais e uma internacional, que liga Salvador (BA) a Assuno, no Paraguai. A linha mais longa a que liga Colatina (ES) a Porto Velho (RO), com 3.732,8 km. A empresa conta com retfica e recauchutadora prprias, com capacidade para atender toda sua necessidade. Por ano, a frota da Gontijo consome quase 62 milhes de litros de leo diesel. Toda essa infraestrutura para a garantia e a segurana e o conforto dos seus passageiros, o que obtido com a manuteno adequada de sua frota, conta com o empenho e a dedicao de aproximadamente 7.000 colaboradores. Seu faturamento anual de cunho sigiloso.

SUA MISSO

Fornecer servio de transporte com segurana, pontualidade e conforto que assegure a satisfao dos clientes e contribuir com o desenvolvimento do pas.

SEUS PRINCPIOS

Valorizamos a conduta tica e ntegra, honramos nossos compromissos, respeitamos as leis e normas pr-estabelecidas. Prezamos pela responsabilidade e disponibilidade para com colaboradores, clientes e comunidade. Respeitamos e reconhecemos colaboradores, clientes, comunidade e meio ambiente. Somos corretos e cordiais, no trato com as pessoas mantendo o esprito de servir. Mantemos a estabilidade financeira da empresa a fim de garantir a gerao de emprego e desenvolvimento social do pas atravs de investimentos seguros e conscincia no uso adequado dos nossos recursos materiais, econmicos e humanos. Reconhecemos o valor e importncia dos colaboradores e clientes atravs de uma poltica de promoes justa e da realizao de um atendimento de qualidade aos passageiros.

Pgina | 9

FUNO SOCIAL DA EMPRESA

Quando uma empresa cumpre, em termos sociais, apenas o que est previsto no direito positivado, em seus estritos limites, ela tem uma viso eminentemente legalista, a que se atribui o nome de funo social, ao passo que a efetiva responsabilidade social se inicia justamente a partir desse marco. Ou seja, uma empresa pode ser considerada socialmente responsvel quando, alm de cumprir rigorosamente todas as obrigaes legais junto aos seus stakeholders (pblico estratgico). Proporcionar um plus, um adicional, e oferecer uma cesta variada de benefcios sociais para esse mesmo pblico, que ultrapassa as fronteiras do direito positivado. possvel dizer, ento, que a empresa cumpre a sua funo social quando se limita a atender a todas as exigncias positivadas nos textos legais, em beneficio de seus stakeholders. Por outro lado, somente ser considerada uma empresa socialmente responsvel se, alm de cumprir plenamente a sua funo social, proporcionar, por mera liberalidade, porm sem imposio coercitiva, e de forma regular, perene, uma gama de benefcios sociais para a sociedade, com o intuito de se promover a valorizao da dignidade da pessoa humana, comprometendo-se, inclusive, com a eficcia da aplicao desses recursos financeiros e/ou materiais, bem como com os resultados sociais que se pretende atingir. Tanto a funo social, quanto a responsabilidade social corporativa diferem, portanto, da filantropia empresarial. Pois esta se limita a auxlios esparsos, acidentais, descompromissados e voluntrios, invariavelmente movida, por sentimentos religiosos ou de marketing institucional, sem que haja o acompanhamento da empresa para com a efetiva soluo do problema que se quer enfocar. A noo de responsabilidade social empresarial tem estreita ligao com as doutrinas da funo social da propriedade e da liberdade de livre iniciativa. Por meio destas, o homem tem plena liberdade para empregar os meios de produo de que dispe da forma que melhor lhe aprouver, com observncia aos ditames legais, para produzir bens e servios de interesse dos consumidores, objetivando contabilizar lucro para os seus cotistas ou acionistas. Isso significa que a busca do lucro no d permisso para que seja desprezada a valorizao da dignidade da pessoa humana, representada, em sntese, pelo devido respeito ao bem-estar dos empregados e da comunidade do entorno; pela permanente otimizao da qualidade de seus bens ou de seus servios; pela lealdade para com o Estado e fornecedores, e pela preservao do meio ambiente.
Pgina | 10

ASPECTOS LEGAIS DA EMPRESA GONTIJO

Dentro da conceituao exposta, analisaremos a Empresa Gontijo e sua funo social. Mostraremos o comportamento da empresa perante a legislao, seus rgos de classe, a incidncia de impostos, relao com funcionrios, clientes e o meio ambiente. Como j vimos, a Empresa Gontijo, no mercado h 69 anos, uma empresa de mdio porte que atua no ramo de transportes rodovirio de passageiros com itinerrio fixo interestadual. Atua em mais de 20 estados brasileiros e possui uma rota internacional. Sendo uma prestadora de servios, a empresa est juridicamente sujeita a uma legislao especifica, no caso, o Decreto n 2.521, de Maro de 1998, Que dispe sobre a explorao, mediante permisso e autorizao, de servios de transporte rodovirio interestadual e internacional de passageiros e d outras providencias. Alm das deliberaes acerca da atividade de transporte de passageiros, o decreto prev em seu Art. 2, a incumbncia das permisses e fiscalizao dos servios ao Ministrio dos Transportes. O Ministrio dos Transportes o rgo federal responsvel pelo assessoramento Unio na execuo e formulao e da poltica de transporte no pas. O pargrafo nico do Dec. 2.521/98 viabiliza ao Ministrio dos Transportes a descentralizao quanto fiscalizao, delegando tal funo a rgos ou entidades da Administrao Pblica da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios. Desde 2002, o rgo competente para a regulao e fiscalizao do setor a Agncia Nacional de Transporte Terrestre ANTT, responsvel pelas outorgas de permisso e de autorizao para a operao desses servios. Uma queixa recorrente entre quase todos os brasileiros o peso que a carga tributria exerce sob a vida das pessoas e empresas. Ablio Gontijo em entrevista a revista ABRATI (n 35/Dez.2003) relata sua opinio, Se falarmos no pacote social como um todo, veremos que as empresas arcam com uma carga tributria enorme, insuportvel. Os impostos que incidem sobre a Empresa Gontijo, retratam bem as palavras de seu fundador. A empresa contribui, com: IRPJ Imposto de Renda da Pessoa Jurdica. Sua alquota de 15% mais um adicional de 10% sobre a parcela da base de clculo, apurada mensalmente. ICMS Imposto sobre apuraes relativas circulao de mercadorias e sobre prestao de servio de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicao. As alquotas so propostas pelos Estados e Distrito Federal, sua variao entre est entre 7% e 12% sabido que,
Pgina | 11

a Gontijo opera em diferentes Estados. COFINS Contribuio Social para o Financiamento da Seguridade Social. Com uma alquota de 3%. CSLL Contribuio Social sobre o Lucro Lquido das Pessoas Jurdicas. A alquota de 9%. PIS Contribuio com o Programa de Integrao Social. Esta alquota de 0,65% a 1,65% sobre a receita bruta. E, ISS Imposto Sobre Servio. O valor da alquota varia conforme a legislao de cada municpio.

Para Ablio Gontijo, caractersticas como seriedade e dedicao foram essenciais para o crescimento e consolidao da transportadora. preciso trabalhar muito e conhecer o setor em que se trabalha. Alm disso, a maioria de nossos funcionrios est conosco desde o inicio; esta uma conquista da Famlia Gontijo, ressalta o diretor da empresa. Assim a Gontijo reconhece que no h nenhum sistema de reduo de custos e de melhorias de resultados mais eficaz que o investimento em capacitao profissional. Acreditamos que o treinamento de nossos colaboradores algo especial, que agrega valor para a Gontijo e principalmente para o profissional, diz Jorge Martins, gerente de manuteno da transportadora. Nos ltimos anos, a empresa tem investido fortemente na capacitao de seus colaboradores. Para isso, possui um moderno centro de treinamento, coordenado por psiclogos, instrutores e engenheiros. Alm da capacitao do colaborador, fazem parte do clima organizacional da empresa o proporcionar condies de desenvolvimento pessoal do individuo, bem como o seu bem estar. Um dos principais diferenciais da Gontijo o atendimento que ela oferece a seus clientes. A expresso criada por Ablio Gontijo para o tratamento ao passageiro revela a importncia desta filosofia de trabalho; O passageiro rei. Empenhada em garantir o bem-estar das pessoas durante as viagens, a empresa possui uma frota composta por nibus modernos e confortveis. A segurana, pontualidade, e atendimento de qualidade, so os objetivos na prestao de seus servios. Outra preocupao da empresa est relacionada com o meio ambiente, para isso criou sua prpria recauchutadora. A ao promove a possibilidade do reaproveitamento do pneu ou uma destinao adequada, evitando assim a poluio ambiental.
Pgina | 12

TTULOS DE CRDITO Ttulo de crdito o documento necessrio para o exerccio do direito, literal e autnomo, nele mencionado. Este conceito criado por Csar Vivante , sem dvida o mais completo e aceito dentre outros no direito cambial. Como disse Fran Martins tal conceito Encerra em poucas palavras, algumas das principais caractersticas desse instrumento. Os ttulos de crdito surgiram devido necessidade de facilitar a circulao de riqueza, e de torn-la mais rpida. So um dos pilares de estudo do direito empresarial. A moeda manual no bastava mais para o rpido desenvolvimento comercial. O desenvolvimento dos ttulos de crdito permitiu que o mundo moderno mobilizasse suas riquezas, vencendo o tempo e o espao e fazendo com que o capital circulasse tornando-o extremamente mais produtivo e til. O Direito Cambial o sub-ramo do direito empresarial que disciplina o regime jurdico acerca dos ttulos de crdito, baseado fundamentalmente no principio da boa-f entre as partes envolvidas. O que caracteriza o crdito justamente a relao de confiana entre o credor e o devedor ao tempo em que se cumpre a obrigao. O Cdigo Civil, institudo pela Lei n 10.406 de 10 de Janeiro de 2002, trouxe muitas mudanas para a parte que rege os direitos dos comerciantes e das sociedades comerciais, mas praticamente no alterou nada acerca dos Ttulos de Crdito. As poucas alteraes introduzidas no podem ser aproveitadas sem o devido cuidado, haja vista o preceituado no art. 903, do CCB/2002: Salvo disposio diversa em lei especial, regem-se os ttulos de crdito, pelo disposto neste Cdigo. Como a maior parte dos ttulos de crdito possui legislao especfica que regula e detalha as suas relaes, as alteraes propostas ficaram praticamente incuas. O ttulo de crdito, documento necessrio ao exerccio do direito literal e autnomo nele contido, somente produz efeito quando preenchido os requisitos da lei (art. 887 CCB/2002). Os ttulos de crdito so documentos representativos de obrigaes pecunirias. No se confundem com a prpria obrigao, assim se distinguem dela na exata medida em que a representam. Para Fbio Ulhoa Coelho, os ttulos de crdito so documentos que se diferenciam dos demais documentos por trs caractersticas. A primeira caracterstica o fato de que os ttulos de crdito se referem unicamente a relaes de crdito, sem conterem nenhuma outra obrigao, de dar, fazer ou no fazer. Em segundo lugar, os ttulos de crdito proporcionam a
Pgina | 13

facilidade na cobrana do crdito por ele representado em juzo, por serem dotados de natureza de ttulo de executivo extrajudicial. Por fim, os ttulos de crdito distinguem-se dos demais documentos devido sua negociabilidade, que assegurada pelas regras do regime jurdico cambial, as quais facilitam a circulao do crdito por oferecerem mais garantia e mais segurana aos credores do que as regras do regime jurdico civil.

PRINCPIOS DOS TTULOS DE CRDITO

Da definio de ttulos de crdito de Vivante, deflui trs caractersticas ou princpios bsicos do mesmo: 1. Literalidade: o ttulo tido como literal porque a sua existncia regulada pelo teor do seu contedo, ou seja, s se leva em considerao o que nele est contido, assim qualquer outra obrigao, embora contida em um documento em separado, nele no se integra, produzindose, desta forma, efeitos jurdico-cambiais somente os atos lanados no ttulo de crdito. Um exemplo que pode ser citado a existncia do aval, pois quando pretenso avalista se obrigou somente em documento em separado e no no ttulo, a garantia no existe, em funo do princpio da literalidade. Este no se aplica inteiramente no regime jurdico da duplicata, uma vez que a quitao desta pode ser dada, pelo portador do ttulo, em documento em separado (art. 9, 10/LD);

2. Autonomia: o direito cambial determina a autonomia das obrigaes estabelecidas no ttulo de crdito, assim este constitui uma declarao autnoma do devedor, comprometendo-se a pagar as obrigaes nele estabelecidas. Esta autonomia no se configura em relao causa de tais obrigaes, mas em relao ao terceiro de boa-f, o qual possui um direito prprio que no lhe pode se negado em razo das relaes existentes entre os seus antigos possuidores e o devedor;

3. Cartularidade: o ttulo de crdito como foi exposto um instrumento necessrio para o exerccio do direito, literal e autnomo, nele existente. Desta forma ele se materializa, numa crtula, ou seja, num papel ou documento, e somente quem exibe a crtula, no seu original, considerado como seu possuidor, e como legitimo titular do direito creditcio pode pretender a satisfao das obrigaes estabelecidas no ttulo, atravs do direito cambial. A exibio do documento necessria para o exerccio do direto de crdito. O principio da cartularidade no
Pgina | 14

se aplica inteiramente ao regime da duplicata, uma vez que h disposies expressas na Lei das Duplicatas, ao exerccio do direito cambirio, esmo no estando de posse do ttulo, como no protesto por indicao, estabelecido no 1, do art. 13.

Como atributos complementares a tais caractersticas ou princpios, temos:

a) Circularidade: o crdito, na relao obrigacional, uma vez representado pelo ttulo, possibilita a sua circulao, atravs da crtula, assim quem a possui tem credito representado por um titulo e pode transferi-lo a outrem para pagamento de uma obrigao. Assim porque os ttulos de credito so tambm chamados de ttulos cambiais, tendo como uma das suas caractersticas a cambiaridade ou cambialidade (do latim cambiare = mudana, troca, permuta). Atende desta forma a uma de suas finalidades que o de provar a existncia de uma relao jurdica de dbito e crdito, com a mudana da titularidade do sujeito ativo.

b) Executividade: o titulo como prova de crdito, permite ao credor a sua executividade, ou seja, uma vez no cumprida as obrigaes nele estabelecidas, permite ao seu titular, utilizar o processo de execuo, com as vantagens estabelecidas no art. 585 do CPC, o qual em principio possui um rito mais clere;

c) Abstrao: constitui um subprincipio da autonomia, porque, como foi dito, o titulo de crdito quando posto em circulao, se desvincula da relao fundamental que lhe deu origem. Nota-se que entre os sujeitos que participaram do negcio que lhe deu origem, o titulo dele no se desvincula, desta forma a abstrao somente se verifica quando o titulo colocado em circulao.

d) Inoponobilidade: outro subprincipio da autonomia a inoponobilidade das excees pessoais ao terceiro de boa-f a manifestao processual do principio da autonomia. Ou seja, quem est sendo cobrado com base em um titulo de crdito no pode se defender com base em defeitos ou irregularidades de relaes jurdicas anteriores, da qual no participou o credor, mas que tiveram relao com o titulo de crdito. Desta forma, presumida a boa-f do portador do ttulo, contra o qual no podero ser opostos argumentos no relacionados diretamente com ele. Porm, caso provada a m-f do portador do ttulo, o devedor poder
Pgina | 15

opor excees pessoais contra ele, que no digam respeito a relao direta do mesmo com o ttulo.

CONSIDERAES DO GRUPO Sendo assim, entendemos que Ttulo de Crdito um documento com o objetivo de representar determinada obrigao relativa a uma transao especifica, facilitando desta forma a sua circulao entre pessoas distintas. Substitui por um dado momento a moeda (espcie em dinheiro), garantindo a segurana de algumas transaes por mais simples que elas sejam. Os Ttulos de Crdito mais conhecidos so: a Letra de Cmbio, a Nota Promissria, o Cheque e a Duplicata. J, o Direito Cambial tem por objetivo principal, garantir o cumprimento literal do que nele esteja mencionado.

EMPRESA GONTIJO E OS PRINCPIOS DO DIREITO CAMBIRIO.

Como j foi dito aqui, o Direito Cambial o sub-ramo do direito empresarial que disciplina o regime jurdico acerca dos ttulos de crdito, baseado fundamentalmente no principio da boa-f entre as partes envolvidas, ou seja, seu objetivo garantir o cumprimento literal daquilo que est mencionado como obrigao. Em vigor deste 2009, a Lei n 11.975, que Dispe sobre a validade dos bilhetes de passagem no transporte coletivo rodovirio de passageiros e d outras providncias coloca as passagens rodovirias como ttulos de crdito. Cabendo no s a Empresa Gontijo, aqui analisada, mais, tambm a outras empresas do ramo, o cumprimento da obrigao nela presente, e ainda, a observncia da citada lei, garante a validade do ttulo por um ano e d outras formalidades a respeito de troca ou devoluo do seu valor em dinheiro.

1. PLT 372 ANAN JR, Pedro; MARION, Jos Carlos. Alnea, 2012. 2. MARTINS, Fran. Ttulos de Crdito. Forense, 2000. 3. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. Saraiva, 2003. 4. SITE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11975.htm
Pgina | 16

PRINCPIO DA CAPACIDADE CONTRIBUTIVA

A capacidade contributiva, sem dvidas um assunto muito complexo, pois se trata de algo sem muita definio. Quando se fala em capacidade contributiva entende-se que, o imposto deveria ser calculado conforme a renda de cada um, mas, na prtica, no o que acontece. Se analisarmos a fabricao de um produto, desde a matria-prima at sua finalizao, perceberemos que por diversas vezes, h a cobrana do ICMS, recaindo por fim, sob o consumidor final, que acaba pagando o imposto acumulado. E isto, sem considerar, se quem est pagando tem renda elevada ou no. Este seria o alcance do principio da capacidade contributiva, expressa no 1 do art. 145 da Carta Poltica: Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitando os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte.

Ao nos depararmos com este pargrafo, fica clara a importncia do Legislador, que, ao aplicar leis relacionadas a impostos, utiliza-se do termo Sempre que possvel na tentativa de minimizar os efeitos de sua cobrana. Atualmente no Brasil, convivemos, literalmente, com o peso de uma carga tributria que ultrapassa o absurdo. Alguns produtos chegam a ter embutidos em seu valor o percentual de 40% em impostos. Se, simularmos a compra de um veculo popular zero km com preo mdio de R$ 25.000,00 teremos pagado no final, s em impostos, o valor de R$ 10.000,00. E nisto, se duas pessoas distintas e com rendas bem diferentes uma da outra, comprarem o mesmo carro, o percentual do imposto o mesmo, pois, no existe a personificao. Se existisse o tal carter pessoal, o veculo sairia bem mais em conta, para quele com menor renda. Em se tratando de empresas, as estatsticas mostram que a grande maioria encerra suas atividades ainda nos primeiros dois anos. Enquanto tenta sobreviver, a empresa acumula dividas em que boa parte delas com impostos, aumenta seu Mark up no intuito de manter suas obrigaes fiscais ou parte, infelizmente, para a sonegao e mantm seus preos e seus
Pgina | 17

clientes. Se existisse de fato, o carter pessoal na capacidade contributiva, certamente as reclamaes do Sr. Ablio Gontijo, fundador da Empresa Gontijo, seriam ainda maiores, pois, teria sobre sua empresa uma carga ainda mais pesada, talvez, a mesma, nem mais existisse. Conclumos ento, que sim, estamos nas mos de nosso Legislador. Fsicos ou jurdicos, todos nos estamos sujeitos aos abusos tributrios, enquanto que, a capacidade contributiva fica apenas no Sempre que possvel.

CONSIDERAES FINAIS

No decorrer deste trabalho, pudemos entender melhor e com clareza, a evoluo do Direito empresarial ao longo da histria. Firmamos os conceitos de empresa, empresrio, funo social, ttulos de crdito e dos princpios da capacidade contributiva. E sem dvidas, a anlise de uma empresa, foi nos enriquecedor. Reconhecemos que foi de suma importncia todo o contedo pesquisado, pois, nos permitiu ampliar a viso quanto ao futuro profissional na rea de Recursos Humanos e assim sobressairmos neste mercado to competitivo, onde poucos conseguem sucesso de forma satisfatria. Fazer com que a empresa fique em ponto de equilbrio com a lei vigente do pas ou estado, favorece no s a esta, mas aos demais colaboradores, alm de produzir efeitos slidos para a empresa, como resistncia s pocas de crise, conseqentemente maior tempo de vida do negcio. Nos tempos modernos, sobreviver enquanto empresa no depende somente de competncias tcnicas e interpessoais, mas tambm aliado ao trabalho de otimizao do ambiente interno da empresa, seus produtos e servios. necessrio aguar a macro viso do negcio, a fim de antecipar tendncias e acontecimentos que possam vir a gerar riscos ou oportunidades. A rentabilidade desse empreendimento ir depender da agilidade na identificao destes fatos e sua ao oportuna diante dos mesmos. O empresrio tem o dever de conhecer estes e outros aspectos dos bens e servios por ele fornecidos, ele um exercitante profissional de uma atividade econmica organizada. Foi um trabalho elaborado atravs de muita pesquisa e colaborao. No deixando de mencionar o grande auxilio do Sr. Reinato Ribeiro, Chefe de Departamento de Agente de

Pgina | 18

Garagem (CDAG) da filial da Empresa Gontijo na cidade de Petrolina-PE, que nos dispensou tempo na ajuda com informaes pertinentes empresa.

BIBLIOGRAFIA: 1. PLT 372 ANAN JR, Pedro; MARION, Jos Carlos. Alnea, 2012. 2. MARTINS, Fran. Ttulos de Crdito. Forense, 2000. 3. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de Direito Comercial. Saraiva, 2003. 4. Fontes de Pesquisa disponveis nas etapas desta ATPS. 5. SITE: www.gontijo.com.br. 6. SITE: www.transporte.gov.br. 7. SITE: www.antt.gov.br. 8. SITE: www.planalto.gov.br.

Pgina | 19

Anda mungkin juga menyukai