Anda di halaman 1dari 5

DOENAS CAUSADAS POR CHUMBO E SEUS COMPOSTOS

Jorge da Rocha Gomes INTRODUO Os efeitos do chumbo sobre o organismo j so conhecidos praticamente desde que o homem aprendeu a trabalhar com este metal. Hipcrates (600 A.C.) j citou a clica devida ao chumbo. H inclusive estudo curioso de Gilfilian (1965) que atribuiu a decadncia do Imprio Romano ao uso de condimentos manipulados em vasilhames de chumbo. Como no podia deixar de ser, Ramazzini (1700) tambm descreve a intoxicao crnica pelo chumbo. No Brasil cumpre ressaltar o trabalho de Germek (1951) que estudou exaustivamente os exames laboratoriais indicados para os expostos. O chumbo um metal de cor cinza, macio, malevel, encontrado na natureza sob a forma de minrio chamado GALENA. 2. USOS importante conhecer-se os, usos do chumbo, pois sem tal conhecimento impossvel chegar-se a um diagnstico certo. Indstria de acumuladores eltricos com placas de chumbo. Numa bateria comum cerca de 65% de seu peso chumbo, seja em sua forma metlica ou seja sob a forma de xido de chumbo. Com o grande incremento da indstria automobilstica criou-se a necessidade de muito maior produo de acumuladores. Sabe-se que a vida til de uma bateria cerca de 26 meses, sendo portanto comum que um mesmo carro necessite 2 ou mais acumuladores. Em vista disto, de se esperar ainda multas intoxicaes nesta indstria, pois o aumento de produo no seguido, via de regra, pelas medidas acauteladoras adequadas manuteno de sade. Indstria automobilstica. Na rea de funilaria, certos modelos necessitam uma correo das eventuais imperfeies de estamparia (prensas). O operrio, com auxilio de maarico, derrete a barra de chumbo e com uma esptula vai preenchendo os defeitos. Nesta fase, o desprendimento dos fumos metlicos do chumbo no prejudicial. Posteriormente, porm, as irregularidades da superfcie corrigida com o chumbo devem ser lixadas.

Agora a operao expe o funcionrio poeira de chumbo, e, se medidas adequadas de proteo no forem tomadas, certamente aparecero intoxicaes. Industria de pigmentos para tintas e estabilizantes para plsticos. Neste tipo de exposio, h possibilidade de intoxicaes graves e com o tempo de servio curto o que indica a agressividade do trabalho. Na fabricao de zarco e litargirio, a manuteno de condies adequadas de higiene ambiental muito mais difcil do que em outras indstrias por motivos de ordem tcnica. Indstria tipogrfica. Tradicionalmente includa como rea de exposio. Modernamente, os novos mtodos e processos de trabalho praticamente eliminaram esta atividade das consideradas perigosas no que se refere ao chumbo. Industria petrolfera. Na fase de adio do chumbo tetra-etila gasolina para aumentar o seu poder antidetonante. Indstria cermica. Certos tipos de cermicas vitrificadas usam chumbo. Recentemente, houve referncia a intoxicao no Rio Grande do Sul de crianas que ingeriram laranjada contida em recipientes de cermica vitrificada. Indstria de solda. O risco maior das operaes de solda com chumbo reside no trabalho de reas confinadas com pequena aereao. 3. FISIOPATOLOGIA Vias de absoro. O chumbo pode penetrar no organismo pelas trs vias de absoro mais comuns. A poeira e os fumos metlicos que so inalados chegam ao pulmo, onde so totalmente absorvidos sob a forma de carbonato de chumbo ou por fagocitose. A via digestiva tambm importante especialmente nos casos de maus hbitos higinicos como fumar e comer no ambiente de trabalho. Chegando ao tubo gastrintestinal, o chumbo absorvido sob a forma de cloreto e clorato.

Embora a maior quantidade de chumbo ingerida seja excretada "in natura" pelas fezes, uma parte pode ser absorvida capaz de produzir uma intoxicao. Nos casos de intoxicaes coletivas pelo uso de recipientes em canalizaes base de chumbo, a via digestiva ser considerada preferencial. A absoro cutnea de chumbo somente possvel nos casos de chumbo tetraetila, que capaz de atravessar a pele ntegra. Destino. Qualquer que seja a via de absoro, o chumbo vai ao fgado onde parte excretada atravs da bile, parte armazenada e uma terceira frao entra em circulao na forma de fosfato de chumbo indo depositar-se nos ossos (95%), fgado, rim, bao, gengiva, crebro, msculos etc. O chumbo depositado nos ossos segue o metabolismo fosfo-clcico. O fosfato de chumbo que circula sob a forma de sal complexo, no qual o chumbo substitui o clcio dos trabculas sseos. Nos processos de descalcificao ou sob a ao de medicamentos, o chumbo sseo pode ser mobilizado, ocasionando episdios agudos de intoxicao mesmo aps a exposio ocupacional haver cessado. Outra ao txica do chumbo conseqncia de sua afinidade pelos grupos "tiois" (SH), encontrado nas esclero-protenas. Explica-se assim sua ao biolgica sobre os sistemas enzimticos. Ao sobre o sistema gastrintestinal. Age sobre as fibras musculares lisas, com aumento de permeabilidade celular a certos ons orgnicos com alterao de equilbrio eletroltico. Pensa-se tambm que exista uma ao sobre os vasos mesentricos que irrigam os nervos (vaso nervorum) que explicaria o mecanismo da clica satrnica. Ao sobre os demais rgos. Uma alterao neurolgica muito citada como sinal de intoxicao a paralisia do corpo. conseqncia de leso morfolgica das clulas cornos anteriores medulares, embora alguns autores acreditem que o problema seja mais muscular que nervoso por distrbios da fosfo-creatina. Alm destas aes o chumbo hipertensor por alteraes enzimticas que levam vasoconstrio. Outra explicao para a hipertenso o efeito do chumbo sobre o rim ocasionando nefrite crnica. Resta ainda lembrar a encefalopatia causada pelo chumbo e que ocorre principalmente em crianas intoxicadas acidentalmente e o efeito abortivo deste metal ESTUDO CLINICO

A intoxicao pelo chumbo pode ser crnica ou aguda. Esta ltima dificilmente ocupacional a no ser no caso de chumbo tetra-etila. Sintomatologia. O operrio exposto ao chumbo passa por um perodo de acumulao do txico no organismo que conhecido como fase de impregnao. Este perodo varivel com a concentrao de chumbo no ar, das condies de trabalho, da suscetibilidade individual e outros fatores no bem estudados. As primeiras queixas referem-se a uma fraqueza que inicialmente se limita aos membros inferiores para depois generalizar-se. As vezes, h referncia a dores nos membros inferiores especialmente ao nvel dos joelhos. A insnia tambm freqentemente referida, embora paradoxalmente haja queixas de sonolncia durante o dia. A clica abdominal no muito freqente. Quase sempre indica intoxicaes graves, pode atingir grande intensidade e no cede aos antiespasmdicos comuns. Como ocasionalmente acompanha-se de rigidez muscular do abdomem cria-se difcil problema de diagnstico diferencial com emergncia cirrgica. A dor generalizada e paroxstica. Outros sintomas referidos, porm com menos freqncia so: impotncia sexual, gosto amargo na boca, vmitos, m digesto, inapetncia, perodos alternados de diarria e obstipao. Exame fsico. Em linhas gerais, o paciente intoxicado apresenta-se emagrecido, plido, com mucosas descoradas. A presso arterial pode estar levemente aumentada. Exame crdio-respiratrio, sem alteraes. O abdomem doloroso palpao profunda especialmente nos quadrantes inferiores e epigrstico. O exame orolgco pode revelar a existncia da orla gengival de Burton. um sinal relativamente freqente e constitu-se numa linha azulada da gengiva imediatamente por cima da implantao dos dentes. Aparece mais nas reas dos caninos, mas nos casos de m higiene (trtaro) ou cries junto ao colo costuma incidir mais nas reas correspondentes aos dentes com patologia. A orla azulada ocasionada pelo sulfeto de chumbo formado nos intoxicados pela presena do chumbo eliminado na saliva, que age com o cido sulfidrico normalmente existente na boca vindo a formar o sulfeto de chumbo. Este sulfeto, que tem a colorao azulada, deposita-se na gengiva.

Mesmo nos casos crnicos, ocasionalmente h o aparecimento brusco da clica abdominal j referida, vmitos e obstipao. Nestes casos h necessidade de internao hospitalar. Exame laboratorial. Os exames de laboratrio disponveis para diagnosticar uma intoxicao ou para controle de expostos so inmeros. talvez uma das doenas em que os subsdios laboratoriais so em maior nmero.

Anda mungkin juga menyukai