Anda di halaman 1dari 32

INTRODUO A EDUCAO DISTNCIA

MDULO I CAS 2012 Fundamentos e Componentes em EAD.


Capito PM David Monteiro TAJRA

Aprender no copiar ou reproduzir a realidade. Coll

Encontramo-nos hoje em meio a um processo bastante dinmico de mudanas. A informao tem dominado o mundo e seus processos tornam-se cada vez mais geis. E isso se d, em grande parte, pela digitalizao crescente da informao e a evoluo da tecnologia. O fato que essa evoluo causa um forte impacto nos aspectos econmicos, sociais e culturais. Resgatando os versos do poema de Cames, produzido no sculo XIV, ou seja, h mais de 400 anos, percebemos que eles de alguma forma prenunciam os anos vindouros e a postura que devemos adotar diante das mudanas:
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiana; Todo o mundo composto de mudana, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, diferentes em tudo da esperana. (Luis Vaz de Cames)

Esse cenrio de mudanas vem de fato trazendo para o nosso dia-a-dia novos termos, novos significados e, sobretudo, pretendendo novas posturas diante das situaes cotidianas. Termos como: Presencialidade, E-learning, Sociedade da Informao, Sociedade do Conhecimento, TICs, Telemtica, Designer Instrucional entre outros surgem no cenrio educacional. Alguns termos como: Aluno, Professor, Aula, Autonomia, Presencialidade, Educao, Avaliao passam a ter outra significao, na verdade incorporando novos sentidos e funes.. Atualmente, possvel perceber que a educao no acontece somente durante um perodo determinado de tempo, maior ou menor, mas ao longo da vida de todos os cidados e em todos os espaos. Se a globalizao prev uma atividade consoante s rpidas

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

mudanas que acontecem no mundo contemporneo, que busca novos sentidos e novas prticas, diante da exigncia por maiores qualificaes, com inteno de renovao e inovao do profissional atuante, a escola tambm deve mudar, ou melhor, ressignificar seu papel social. Observando-se a universalizao da educao, h uma percepo crescente do descompasso entre os modelos tradicionais de ensino e as novas possibilidades que a sociedade j desenvolve informalmente e que as tecnologias permitem (MORAN, 2007). Considerando-se o momento questionador que vivenciamos, em que se discutem a efetividade das estruturas tradicionais de ensino, suas metodologias, o papel docente e o discente, a Educao a Distncia (EAD), com a convergncia das tecnologias, surge como possibilidade de atender demanda por capacitao, qualificao e formao dos indivduos, buscando como referncia primordial o acesso educao com qualidade.

A educao, nos ltimos vinte anos, sofreu uma ao de interveno/modificao no sentido de associar mais estreitamente sua relao com as prticas sociais. Ainda mais quando se observa a urgncia de se pensar em inovaes para ajudar o homem a pensar com inteligncia e emoo. Como ratifica Moran (2000):
Educar colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizaes transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. ajudar os alunos na construo da usa identidade, do seu caminho pessoal e profissional (...) Na sociedade da informao todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicar-nos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e a tecnologia; a integrar o individual, o grupal e o social.

O sistema educacional tem a funo de contribuir com o desenvolvimento completo de cada indivduo, tanto em mente e corpo, quanto na inteligncia e sensibilidade. Isso tudo para evitar que as excluses ocorram, e para isso esse sistema deve equipar a todos para desenvolverem sua prpria maneira, independente e crtica de pensar e julgar, para que, no futuro, eles prprios possam decidir a respeito dos melhores caminhos de ao nas diferentes circunstncias de s uas vidas. (DWYER, 1997). O advento da Educao a Distncia nas instncias universitrias, conjuntamente com o avano das tecnologias como suporte educacional, possibilitou formas diferentes de acesso ao conhecimento. Nessa modalidade, o uso da comunicao pedaggica mediatizada alm de um

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

privilgio passa a ser um a necessidade, sobretudo quando se intenciona tornar mais atraentes ambientes de aprendizagem, com inteno de uma melhor aquisio do conhecimento por parte do estudante. Com isso, surgem questes que instigam investigao sobre essa modalidade. Perguntas como estas so comumente formuladas, e algumas vezes no so decifradas, tais como: Sociedade da Informao ou Sociedade do Conhecimento? Ensino, Aprendizagem ou Educao a Distncia, qual o nome certo? Educao com ou sem distncia? Pretendo aqui esclarecer essas questes, por compreender que no processo de compreenso e aceitao da Educao a Distncia importante o entendimento melhor sobre isso. Para entender a primeira questo interessante fazer uma distino do que Informao e o que Conhecimento. SETZER (2001) distingue um dado como uma sequncia de smbolos quantificados ou quantificveis, j a informao ele define como mensagens recebidas sob forma de dados, que deve fazer sentido para o receptor: algo advindo de uma ao, que est na mente de algum. O conhecimento ele caracteriza como uma abstrao interior, pessoal, de algo que foi experimentado, vivenciado, por algum, , portanto totalmente subjetivo; resume-se na combinao, desconstruo e organizao das informaes. A chamada Sociedade da Informao, surgida basicamente nos anos 70, prioriza a informao e a tecnologia, influenciando estilos de vida, padres de comportamento, sistema educacional e mercados de trabalho, passando pelo progresso da tecnologia e da comunicao, como destacado no documento do IBICT/Comit Gestor (BRASIL, 1998, p. 14): A integrao das tecnologias de informao (particularmente microeletrnica) e de comunicao vida social, profissional e privada, junto com a percepo da informao como fator estruturante da sociedade e insumo bsico de produo (intelectual, cultural e econmica), tm sido considerados como determinantes da transformao de uma sociedade em sociedade da informao. A Sociedade do Conhecimento (Knowledge Society) surgiu no final da dcada de 90, e o termo foi criado por ser utilizado particularmente nos meios acadmicos. Seu conceito inclui uma dimenso de transformao social, cultural, econmica, poltica e institucional, assim como uma perspectiva mais pluralista e de desenvolvimento.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

Diante da discusso de qual termo utilizar, Manuel Castels (BURCH, 2006), um dos maiores pesquisador es sobre o assunto, prefere utilizar o termo Sociedade Informacional, destacando que embora o conheciment o e a informao sejam elementos decisivos em todos os modos de desenvolvimento o termo informacional indica o atributo de uma forma especfica de organizao social na qual a gerao, o processamento e a transmisso de informao se convertem nas fontes fundamentais da produtividade e do poder por conta das novas condies tecnolgicas surgidas neste perodo histrico. O termo Educao a Distncia, eleito no Brasil pela grande maioria dos tericos, como exemplo o prof. Moran, que enfatiza que ao utilizar o termo "ensino a distncia" a nfase dada ao papel do professor (como algum que ensina a distncia). Ele prefere a palavra "educao" que mais abrangente, dizendo:
no ensino se organizam uma srie de atividades didticas para ajudar os alunos a que compreendam reas especficas do conhecimento (cincias, histria, matemticas)... Na educao o foco, alm de ensinar, ajudar a integrar ensino e vida, conhecimento e tica, reflexo e ao, a ter uma viso de totalidade (MORAN, 2000).

Preti (1996) diz que:


geralmente as pessoas tendem a considerar Ensino a Distncia e Educao a Distncia como se fossem sinnimos, expressando um processo de ensino-aprendizagem. Para ele, Ensino representa instruo, socializao de informao etc., enquanto Educao uma estratgia bsica de formao humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar, etc.

CURIOSIDADE: Uma rpida busca no Google (junho/2011) verifica-se, aproximadamente, quantos sites esto disponveis com os termos: 1 Ensino a Distncia 358.000 2 Aprendizagem a Distncia 48.500 3 Educao a Distncia 751.000

Diversas teorias da aprendizagem esto vinculadas com esta modalidade, inclusive hoje em dia, pode-se dizer que com as experincias e os resultados j alcanados, no h uma nica teoria adotada, mas mais de uma, sempre com a clareza que todas elas tm sempre como objetivo principal o aluno e seu aprendizado.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

No quadro abaixo possvel conhecer algumas dessas teorias e observar em que a teoria respalda a modalidade Educao a Distncia como sistema de ensino e aprendizagem: AUTOR
Skinner

TEORIA
Controle do comportamento

PRESSUPOSTOS
Estmulo e resposta

Rothkopf

Instruo por Escrito

Conexo entre o contedo e o repertrio dos alunos

Ausubel

Organizao do Desenvolvimento

Apresentao estruturada, indo do geral ao para o especfico

Egan

Comunicao Estrutural

Pequenas doses de informao

Bruner

Aprendizagem pela descoberta: intuio e percepo

Soluo de problemas

Carl Rogers

Facilitao

Liberdade aos alunos, criando uma atmosfera amigvel e igualitria.

Gagn

Ensino

Aprendizagem hierrquica, parte dos conceitos simples e vai aos complexos.

Holmberg

Conversao Didtica

Relao pessoal.

Piaget

Interao sujeito e objeto

Inconsciente cognitivo, considerando as suas aprendizagens anteriores, a partir de novas situaes.

Vygotsky

Teoria psicolgica sociocultural do desenvolvimento

Mediao simblica. Enfatiza aspectos scios-polticos-culturais.

Papert

Construcionismo

Construo do conhecimento por intermdio do computador

Quadro 1: Quadro de bases tericas para a Educao a Distncia.

Estas bases tericas no podem ser pensadas e trabalhadas de forma isolada, mas deve se utilizar partes de cada teoria adequando-as modalidade. Ainda no h uma teoria nica que contemple todas as pretenses
PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

da EAD, mas no devemos descartar os modelos construdos e validados no cenrio da educao presencial. Portanto, possvel criarmos um mix de formas de aprendizagem que tomam por princpio o aprendizado individual e considera a socializao e a interao como condio essencial para a construo do conhecimento: Aprendizagem por ensino expositiva; Aprendizagem autnoma; Aprendizagem por explorao; Aprender procurando por informao; Aprender armazenando e gerenciando informaes; Aprender por comunicao; Aprender por colaborao; Aprender por representao e simulao.

Esse mix respalda as premissas da Educao a Distncia que podem ser observadas a partir de sua conceituao.

Muito se discute a respeito da utilizao do termo a distncia, mas esse termo no deve ser compreendido como distncia puramente fsica ou geogrfica; devemos pens-la como uma possibilidade de criar novos ambientes de aprendizagem, pois aquilo que parecia ser algo longnquo dos modelos de educao, comea a assumir novos valores (PRETI, 1996). Assim sendo, o contexto da Educao a Distncia permite maior compreenso do planejamento de estudos e contedos, induzindo o aluno a assumir a direo do processo de construo do saber, tendo como opo escolher e usar adequadamente o tempo e o espao no seu desenvolvimento profissional e pessoal. Neder (1999) afirma que a EAD permite tambm um maior respeito aos ritmos pessoais, na medida em que suplantado um modelo de fluxo linear, possibilita uma dimenso cclica com o ir e vir, um retomar, um rever, um refazer. A EAD tem uma diversidade de definies, e quase todas elas so descritivas, excetuando a definio de Peters (apud ROESLER et ali, 2006), que d nfase teoria clssica da EAD, definindo esta como uma forma industrializada de ensino e aprendizagem, pois a organizao de cursos nessa modalidade prev o desenvolvimento de etapas com o: diviso do trabalho, produo em massa, trabalho preparatrio, padronizao, centralizao, mudana funcional entre outras aes. Isto tudo em funo

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

do grande suporte tcnico necessrio para alcanar grandes grupos de estudantes. Considerando-se a variada conceituao dada Educao a convm destacar o conceito de EAD do Ministrio da Educao 2005), no Decreto 5.622/05 que regulamenta a Educao a enfatizando, em seu conceito, o uso das TICs como forma de processo de ensino e aprendizagem dos estudantes: Distncia, (BRASIL, Distncia, mediar o

...modalidade educacional na qual a mediao didtico-pedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos (Art. 1).

Essa modalidade de educao uma possibilidade concreta na promoo da democratizao do saber, e, tambm, uma alternativa no sentido de suprir a demanda emergente do setor educacional, que necessita de constante qualificao do seu quadro de profissionais. Modifica, assim, a velha ideia de que, para existir ensino, seria necessria a presena constante da figura do professor em sala. Com isso, inicia-se uma crise de paradigmas na educao, pois esta modalidade centrada no aluno, e procura-se tir-lo da dependncia do professor, aumentando a sua responsabilidade, encorajando-o ao autodirecionamento e ao controle do seu aprendizado, contribuindo para a autoconfiana e para o aprender a aprender. Alm do que, pressupe o uso de tecnologias inovadoras para eliminar essa to propalada distncia. A EAD cobre distintas formas de ensino-aprendizagem, em todos os nveis, pois ela faz recurso ao suporte administrativo, pedaggico, cognitivo, metacognitivo, afetivo e motivacional (PRETI, 1996), que propiciam um clima de auto- aprendizagem, instituindo para isso, os componentes da Educao a Distncia: o aluno, os professores-especialistas, tutores (professor), o material didtico e a instituio e sua organizao. Na Educao a Distncia, o contato entre educador e educando se d na forma indireta. A metodologia utilizada deve fazer com que os contedos sejam tratados e organizados de forma que os educandos tenham condio de aprender sem a presena do educador. Pode-se dizer que, no estando o educador presente, o material estruturado leva, incorporado em si, o educador. Abaixo um pequeno quadro sintico de conceitos dos principais tericos da EAD :

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

AUTOR G. Dohmem O. Peters M. Moore G. Holberg W. Perry e G. Rumble D. Keegan

CONCEITO Auto-estudo Ensino industrializado Mtodos instrucionais Vrias formas de estudo Comunicao de dupla-via Separao fsica Quadro 2: Conceitos da EAD

ANO 1967 1973 1973 1977 1987 1991

Fonte: Adaptado de Keegan (1991)

Todos os conceitos sobre essa modalidade trazem diversas formas de relao entre tecnologia, educao, processo ensino/aprendizagem e ao docente e discente, num determinado tempo e espaos diferenciados (BARROS, 1993). Ao se estudar os conceitos e/ou definies da EAD, automaticamente passamos a caracteriz-la, como veremos com mais detalhe no item a seguir.

Para Piaget (1969), o principal objetivo da Educao formar mentes crticas que possam analisar e no aceitar tudo o que lhes oferecido, e que sejam capazes de fazer coisas novas e no repetir o que outras geraes j fizeram. Tendo concordncia com esse pensamento, Garca Aretio (1995) explicita em seu livro Educacin a distancia hoy que os objetivos da EAD devem ser de: Ampliar as possibilidades de acesso educao; Reduzir as barreiras: tempo, espao, idade; Propiciar uma aprendizagem autnoma e ligada experincia atendendo a um grande nmero de alunos a um s tempo e a um custo potencialmente reduzido; Promover um ensino inovador e de qualidade modificando o processo de ensino-aprendizagem e ampliando os canais de comunicao e interao; Democratizar o saber.

Observa-se que alguns destes objetivos so correspondentes aos objetivos da educao presencial, tambm conhecida como educao
PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

convencional, mas outros deles tm caractersticas bem especficas da modalidade a distncia. importante que se perceba que o objetivo macro dar acesso educao, independente da forma ou de quais recursos se utilizam para esse fim. Os objetivos da EAD, nas suas concepes, automaticamente nos levam a perceber as caractersticas dessa modalidade, como poderemos ver no tpico a seguir.

Apesar de todas as caractersticas dadas para a Educao a Distncia, o parmetro mais comum a todas elas a distncia, entendida em termos de espao e tempo. A separao fsica entre professor-aluno justamente a caracterstica mais marcante nessa modalidade, assim tambm como o uso dos meios de comunicao e informticos como forma de suprimir essa distncia. Muito se discute e se defende que o maior desafio da EAD justamente superar a distncia. Garca Aretio. (1995) caracteriza essa modalidade considerando os seguintes elementos: Separao professor-aluno; Estudo independente e flexvel; Processo ensino-aprendizagem mediatizado tecnologias/meios tcnicos; Organizao apoio-tutoria; Comunicao bidirecional e massiva; Procedimentos industriais.

pelo

uso

de

Preti (1996) d destaque para outras caractersticas da EAD, que so: A abertura: uma diversidade e amplitude de oferta de cursos, com a eliminao do maior nmero de barreira e requisitos de acesso, atendendo a uma populao numerosa e dispersa, com nveis e estilos de aprendizagem diferenciados, para atender complexidade da sociedade moderna; A flexibilidade: de espao, de assistncia e tempo, de ritmos de aprendizagem, com distintos itinerrios formativos que permitam diferentes entradas e sadas e a combinao trabalho/estudo/famlia, favorecendo, assim, a permanncia em seu entorno familiar e laboral; A adaptao: atendendo s caractersticas psicopedaggicas

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

de alunos que so adultos; a eficcia: o estudante, estimulado a se tornar sujeito de sua aprendizagem, a aplicar o que est apreendendo e a se autoavaliar, recebe um suporte pedaggico, administrativo, cognitivo e afetivo, atravs da integrao dos meios e uma comunicao bidirecional; A formao permanente: h uma grande demanda, no campo profissional e pessoal, para dar continuidade formao recebida formalmente e adquirir novas atitudes, valores, interesses etc. A economia: evita o deslocamento, o abandono do local de trabalho, a formao de pequenas turmas e permite uma economia de escala.

Landim (1997), analisando diversas definies sobre a EAD, do perodo de 1967 a 1994 distinguiu as caractersticas mais comuns e o percentual de incidncia de cada um nos cursos oferecidos nesta modalidade:
CARACTERSTICAS Separao professor-aluno Meios tcnicos Organizao (apoio-tutoria) Aprendizagem independente Comunicao bidirecional Enfoque tecnolgico Comunicao massiva Procedimentos industriais Quadro 3: Caractersticas conceituais da EAD.
Fonte: LANDIM, 1997

Incidncia em % 95 80 62 62 35 38 30 15

Convm ressaltar que todas essas caractersticas esto pautadas em atividades j realizadas na modalidade Educao a Distncia. E para que voc compreenda melhor essas caractersticas interessante conhecer um pouco do histrico da EAD, no Brasil e no mundo.

A prtica da Educao a Distncia no recente no contexto mundial, mas ainda no se tem um histrico definitivo e preciso do seu percurso no cenrio da educao, especialmente no Brasil. Muitos estudiosos nessa rea tm se debruado em livros e dados que podero definir esse histrico preciso.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

10

A EAD mais antiga do que parece. Em princpio voc pode achar que modismo, coisa atual, mas j tem mais de 150 anos de existncia, basta observar o seu histrico. Alguns tericos destacam que a EAD tem seus primrdios a partir das famosas Epstolas de So Paulo, no sc. I, que tinha como objetivo ensinar s comunidades crists da sia Menor como viver como crists em um ambiente desfavorvel, divulgadas atravs de um trabalho missionrio. As epstolas eram enviadas s igrejas recm-fundadas a seus novos discpulos. Landim (1997) defende a ideia de que a Educao a Distncia iniciou com a inveno da imprensa, por Johannes Guttenbergh, em 1400 na Alemanha: os livros, copiados manualmente, eram carssimos e, portanto inacessveis plebe: ele inventou a composio de palavras com caracteres mveis. Os mestres detinham o conhecimento, ou melhor, os documentos escritos, que eram desde o sculo V a.C. feitos pelos escribas, e estavam confinados basicamente nos mosteiros. Com a impresso dos livros, estes no estavam mais vinculados a espaos restritos, e a populao podia ter acesso, lendo e aprendendo em qualquer tempo e espao. Efetivamente, as primeiras iniciativas em EAD no mundo foram com o ensino por correspondncia, mas no Brasil, os programas de maior destaque e expanso foram com o uso do rdio, com cursos voltados para a formao profissional de nvel elementar e mdio. Nos anos 90, as universidades passam a investir nessa modalidade e vrios cursos foram oferecidos para os alunos, convertendo-se isso em uma nova postura por parte dos provedores de cursos nessa modalidade. Uma anlise histrica permite afirmar associado ao estudo por correspondncia, oportunidade de estudo a todas as pessoas sociais, geogrficas ou incapacidade fsica, escola. que foi que no a EAD, inicialmente criado para dar uma por razes financeiras, podiam frequentar uma

Assim, o principal objetivo seria o de facilitar o acesso educao s classes mais desfavorecidas, pretendendo-se com isso, aumentar o nvel cultural das populaes. O segundo objetivo era o de proporcionar uma formao profissional s pessoas que se encontravam impossibilitadas de estudar, por viverem longe dos locais onde existiam esses centros de formao presencial, e por isso impedidos de continuar os seus estudos. O certo que a utilizao da modalidade a distncia tornou -se relevante porque permitiu que governos e escolas superassem emergncias

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

11

educacionais ou minimizassem suas consequncias, sobretudo porque o ensino presencial no tem condies de suprir tamanha demanda. Considerando-se o disponibilizar um quadro experincias realizadas ao os pases, mas os que tm rico histrico da Educao a Distncia, vou referenciando, principalmente, os pases e as longo deste tempo. Claro que no vou citar todos mais destaque no cenrio mundial.

ANO 1829/33 1840

PAS / ATIVIDADE Sucia Instituto Liber Hermodes (150.000 usurios) curso de contabilidade. Reino Unido Faculdades Sir Isaac Pitman primeira escola por correspondncia na Europa. Reino Unido estenografia/correspondncia Alemanha Instituto Toussaint y Langenscheidt Berlim estudos de idiomas em domiclio EUA Incio da EAD com a Illionois Weeleyan University. Estados Unidos - Universidade da Pensilvnia International Correspondence Institute curso sobre medidas de segurana no trabalho de minerao Estados Unidos Universidade de Chicago Diviso de Ensino por Correspondncia para preparao de docentes no Departamento de Extenso Reino Unido Universidade de Oxford cursos de Wolseuy Hall Sucia Instituto Hermond curso de lnguas por correspondncia Unio Sovitica ensino por correspondncia (350.000 usurios) Frana fundao do Centro Nacional de Educao a Distncia ensino por correspondncia (184 mil alunos) frica do Sul Unisa Universidade da frica do Sul primeiros cursos superiores em educao a distncia Lbano - Beirute criao do Instituto Pedaggico UNRWA-Unesco Alemanha fundao do Instituto Alemo para Estudos a Distncia Noruega fundao da Associao Norueguesa de Educao a Distncia (reorganizada em 1984) Reino Unido fundao da Open University (200 mil alunos) Mxico Universidade Autnoma do Mxico. Espanha fundao da Universidade Nacional de Educao a Distncia NEAD (110 mil alunos)

1850 1856

1874 1891

1892

1894 1898 1922 1939

1946

1963 1967 1968

1969 1972

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

12

1973

frica do Sul Unisa (130 mil alunos) Alemanha implantao da Fern Universitt

1974

Paquisto implantao da Universidade Aberta Allama Iqbal Israel fundao da Universidade para Todos Canad reconstituio da Universidade de Athabasca

1977

Venezuela fundao da Universidade Nacional Aberta Costa Rica Universidade Estadual a Distncia

1978

Japo fundao do Instituto Nacional de Educao por Multimdia Tailndia fundao da Universidade Aberta Sukhothai Thammathirat

1979 1980

China - China TV University System (530 mil alunos) Sri Lanka EAD para profisses tecnolgicas e formao docente. ndia fundao da Universidade Aberta Coria - Korea National Open University (196 mil alunos)

1982

Turquia Anadolu University (567 mil alunos) Dinamarca implantao da Universidade Jysk Aabent Irlanda implantao do Centro Nacional de Educao a Distncia

1983

Japo fundao da Universidade do Ar Indonsia Universitas Terburka (353 mil alunos)

1984

Itlia fundao do Consrcio para Universidade a Distncia Holanda implantao da Open Universiteit Fundao da Associao Europia das Escolas por Correspondncia (AEEC)

1985

ndia implantao da Universidade Nacional Aberta Indira Gandhi ( 242 mil alunos) Resoluo do Parlamento Europeu sobre Universidades Abertas na Comunidade Europia

1987

Fundao da Associao Europia de Universidades de Ensino a Distncia Frana fundao da Federao Interuniversitria de Ensino a Distncia Blgica implantao do Studiecentrum Open Hoger Onderwijs Deciso do Conselho sobre o Programa Delta, da Comunidade Europia

1988

Fundao da Euro Pace, Programa Europeu para Educao Continuada Avanada.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

13

1989

Portugal fundao da Universidade Aberta

Quadro 4: Quadro de resumo de desenvolvimento histrico da EAD no mundo


FONTE: Organizao do autor

Algumas das instituies citadas no quadro so, hoje, modelos de ensino superior a distncia: a Open University, do Reino Unido, criada no final dos anos 60, hoje com mais de 150 mil alunos; a Universidade Nacional de Educao a Distncia, da Espanha; a Universidade Nacional Aberta, da Venezuela; e a Universidade Estatal a Distncia, da Costa Rica. Observe que esse quadro cita at o ano de 1989, que o perodo em que surgiram as instituies de maior destaque em EAD no mundo. Da em diante, muitos outros pases e instituies passaram a oferecer cursos nessa modalidade. Hoje, praticamente mais de 80 pases adotam a EAD em todos os nveis e reas de ensino, formais e informais, e atende a milhes de alunos. A diversidade de informaes sobre o percurso histrico da criao e institucionalizao da EAD, no Brasil, em numerosas referncias bibliogrficas, dificulta uma organizao mais acurada das instituies que, em pocas anteriores, j ofereceram cursos em EAD. Pelo fato de muitas experincias iniciais em EAD no terem registro no Brasil, em especial as realizadas por correspondncia, destacaremos as que so mais significantes para construir e constituir a histria da Educao a Distncia no Brasil.

FONTE: Organizao do autor.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

14

Vale destacar dois programas que deram incio ao ensino formal na modalidade de EAD no Brasil: a TVE do Maranho e a TVE do Cear que ofereceram estudos de 5 a 8 srie, tanto para o ensino regular quanto para o supletivo, com programas televisivos, materiais impressos e orientadores de aprendizagem. A partir dos anos 90, vrias instituies universitrias, principalmente as pblicas, passaram a oferecer cursos a distncia. O foco maior era a formao de professores em servio. Se inicialmente a EAD foi utilizada como alternativa para superao de deficincias educacionais, para a qualificao profissional e aperfeioamento ou atualizao de conhecimentos, hoje cada vez mais aes esto sendo empreendidas no sentido de se utilizar esta modalidade em programas que complementam outras formas tradicionais, face a face, de interao, e vista por muitos como uma modalidade de ensino alternativo que pode complementar parte do sistema regular de ensino presencial. De acordo com os dados do Anurio Brasileiro de Educao a Distncia (ABRAED, 2008 apud GAMEZ, 2009) existiam em torno de 2.500 instituies de trabalhando com a Educao a Distncia, envolvendo instituies educacionais ou corporativas. Convm ressaltar que nem todas estas instituies esto legalmente credenciadas para oferecer cursos a distncia, geralmente esto em processo de credenciamento. Deste total, temos 257 instituies Pblicas de Ensino Superior credenciadas, com mais de 900 mil alunos estudando na graduao e psgraduao, aparecendo uma incidncia maior de oferta de EAD nas instituies pblicas federais. Fazendo-se uma anlise comparativa da Educao a Distncia no Brasil, tm -se os seguintes dados por regio geogrfica:
ANO ESTADO / ATIVIDADE Rio de Janeiro. Jornal do Brasil registra na primeira edio da seo de classificados, anncio de profissionalizao por correspondncia (datilgrafo). Fundao da Rdio Sociedade do Rio de Janeiro, educao pelo rdio. Fundao Roquete Pinto. Radiodifuso So Paulo. Fundao do Instituto Rdio Tcnico Monitor, cursos no ramo da eletrnica.

1891

1923/1925 1923

1939

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

15

1941

Instituto Universal Brasileiro. Cursos por correspondncia, formao profissional bsica. Rio de Janeiro e So Paulo. Criao do SENAC, que desenvolveu a Universidade do AR, que em 1950 atingia 318 locais e 80 alunos. MEB. Educao de Base Projeto Saci/ Inpe. Teleducao via satlite, material de rdio e impresso, para ensino fundamental e treinamento de professores. Porto Alegre. A Fundao Nacional Padre Landell de Moura (instituio privada) inicia programas de educao de adultos atravs de teleducao multimeios. Destaque para o Programa de Teleextenso Rural, desenvolvido na Amaznia em parceira com a EMATER. TVE do Maranho. Cursos de 5 a 8 srie, com material televisivo, impresso e monitores. IOB. Informaes Objetivas Publicaes Jurdicas. Ensino por correspondncia para o setor tercirio

1946 1950/1960

1967/1974

1967

1969

1970 Projeto Minerva. Cursos transmitidos por rdio em cadeia nacional TVE do Cear. Cursos de 5 a 8 srie, com material televisivo, impresso e monitores. Senac. Sistema Nacional de Teleducao, cursos atravs de material instrucional (em 1995, j havia atendido 2 milhes de alunos). PROGRAMA LOGOS formao de professores para as sries iniciais at a formao do Magistrio. MOBRAL 60 programas em forma de teleaula dramatizada. Colgio Anglo-Americano (RJ). Atua em 28 pases, com cursos de correspondncia para brasileiros residentes no exterior em nvel de 1 e 2 graus. UNB. Cursos veiculados por jornais e revistas; em 1989 transforma no Cead e lana o BrasilEAD. 1980 ABT. Associao Brasileira de Tecnologia Educacional. Programa de aperfeioamento do magistrio de 1 e 3 graus Fundao Roquete Pinto. Programa Um Salto para o Futuro, para a formao continuada de professores do ensino fundamental. UFMT/FAE/Ned. 1 curso de graduao em EAD. Programas em nvel de licenciatura plena em educao bsica e Servio de Orientao Acadmica. Senai/RJ. Centro de EAD desenvolve cursos de Noes Bsicas em Qualidade Total, Elaborao de Material Didtico Impresso (16 mil alunos), cursos a distncia para empresas na Argentina e Venezuela. Criao da Associao Brasileira de EAD. Criao da Secretaria de EAD SEED/MEC.

1974

1976

1977/1991

1979

1991

1992

1993

1995

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

16

Programa TV Escola. SEED/MEC 1995/1996 Laboratrio de Ensino a Distncia do Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo da UFSC. UCB. Universidade Catlica de Braslia. Cursos de especializao a distncia Escola Brasil. Programa de rdio AM/OC, ensino fundamental. FUNDESCOLA/MEC UFSC/LED - 1 Mestrado Tecnolgico em Logstica para a Petrobrs UNIREDE. Rede de Educao Superior a Distncia. Consrcio que rene 68 instituies pblicas do Brasil PROFORMAO. Formao de professores de nvel mdio. SEED/FUNDESCOLA/MEC 2001 ROGESTO. Capacitao de gestores escolares, consrcio de 24 estados brasileiros. Projeto Veredas. Formao de professores das sries iniciais em nvel superior. Secretaria Estadual de Educao de Minas Gerais Criao do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), prioridade na formao de professores para a Educao Bsica.

1996 1997

1997 2000

2002

2005

Quadro 6: Quadro de expanso da EAD no Brasil (instituies credenciadas e alunos)


Fonte: GAMEZ, 2009.

Historicamente, a EAD foi percebida com uma forma inferior de educar, e infelizmente alguns ainda a consideram assim. Atualmente, ela cresce em popularidade e, sobretudo em qualidade, e est perdendo o estigma de educao inferior, sendo incorporada em todos os nveis de formao: educao corporativa, Ensino Mdio, Ensino Tcnico, Ensino Superior, atividades de extenso universitrias e tantos outros cursos de capacitao em todas as reas. Algumas aes isoladas, nos ambiente universitrios, j inserem a EAD na educao presencial, em at 20% das disciplinas, como permite a legislao, surgindo assim um modelo hbrido de educao, denominado pelo MEC de educao semipresencial. Citando as palavras de William Harper, escritas em 1886, possvel entender o que se previa sobre o destino da educao:
Chegar o dia em que o volume da instruo recebida por correspondncia ser maior do que o transmitido nas aulas de nossas escolas e academias; em que o nmero de estudantes por correspondncia ultrapassar o dos presenciais.

Tirando os termos instruo e correspondncia, bastante utilizados nessa poca e pouco utilizados no contexto atual, Harper acreditava

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

17

realmente na popularizao e na eficcia da EAD. Portanto, a Educao a Distncia est ganhando seu espao de atuao, sendo reconhecida por sua qualidade e inovaes tecnolgicas e considerada com o a educao do futuro da sociedade mediatizada pelos processos informativos.

O homem educado aquele que aprendeu como aprender, como adaptar-se ou gerar mudanas, ou seja, transformar. Rogers.

A EAD tornou-se uma modalidade fundamental de aprendizagem e ensino em todo o mundo. E para se ter uma viso geral de como se estrutura um curso nessa modalidade importante compreender os elementos que constituem o sistema educacional de EAD. De acordo com Aretio (apud LANDIM, 1997), a EAD privilegia quatro componentes ou elementos bsicos, que se integram no sistema de EAD, e cujas caractersticas e/ou funes so substancialmente diferenciadas, qui mais complexas das anlogas dos sistemas convencionais: 1. 2. 3. 4. O ALUNO; O DOCENTE; A COMUNICAO entre aluno e docente; A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL em que se integram.

interessante ressaltar que esses componentes so bsicos, necessrios, mas cada instituio tem um modelo prprio. Tambm deve ser considerado o projeto de curso a ser oferecido, pois cada um tem uma especificidade, e de acordo com isso outros componentes podem ser agregados a essa estrutura.

O papel preliminar do estudante aprender. E esta tarefa requer motivao, planejamento e habilidade para analisar e aplicar a informao que est sendo ensinada. As tendncias mais fortes atualmente apontam para uma educao centrada no estudante. Em EAD, o estudante um adulto que ir aprender a distncia. Nesse

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

18

caso, o processo de aprendizado mais complexo por diversas razes, como as indicadas a seguir: Muitos estudantes so mais velhos, trabalham e tm famlia; eles tm que coordenar diferentes reas de suas vidas que se influenciam - sua famlia, seu trabalho, seu tempo de lazer e estudos; Os estudantes a distncia tm uma variedade de razes para fazer um curso; alguns esto interessados em obter um grau para se qualificar para um trabalho melhor e outros fazem o curso somente para ampliar seus conhecimentos;

Na orientao de EAD, a tecnologia , tipicamente, o canal atravs do qual a informao e a comunicao fluem. Para se inserir nessa modalidade, o aluno, no caso, voc, tem que enfrentar alguns desafios atitudinais, para que, junto com seus professores, enfrentem e superem esses desafios e a aprendizagem ocorra, tais como: Assumir a responsabilidade por si prprio - Motivao fundamental nos cursos a distncia, uma vez que no existe o contato dirio com o professor ou com os colegas. A autonomia do aluno essencial nesse processo, quando ele toma para si sua prpria formao, ou seja, sujeito de sua aprendizagem : ele tem que ter autoridade e responsabilidade sobre si. Reconhecer seus pontos fortes e limitaes - Os alunos precisam reconhecer seus pontos fortes e limitaes, bem como compreender seus objetivos de aprendizagem. Manuteno e aumento da auto-estima - Os estudantes a distncia podem estar relutantes quanto a sua habilidade de fazer um curso a distncia. O apoio de outros pode ter influncia sobre o desempenho do aluno. Interao com os pares - Normalmente, os estudantes aprendem de forma mais eficaz quando tm a oportunidade de interagir com outros estudantes. A interao entre eles acarreta na resoluo de problemas em grupo. Esclarecimento do que foi aprendido - Os exames e apresentaes de trabalhos permitem que o professor e o aprendiz faam uma avaliao do que est sendo aprendido. Entretanto, mtodos menos formais de avaliao ajudaro, tambm, os estudantes e o professor na verificao da aprendizagem.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

19

Redefinir o que conhecimento legtimo - Alguns tericos indicam que os aprendizes adultos sentem dificuldade em aceitar suas prprias experincias e que suas reflexes so conhecimento legtimo. Sugerem que o aluno deve ser incentivado a falar na primeira pessoa, para que se sinta o verdadeiro autor de seus valores e experincias. Lidar com o contedo - Para que a aprendizagem a distncia seja eficaz, devem ser utilizados exemplos que sejam relevantes para os alunos a distncia, sendo que os mesmos devem ser incentivados a darem seus prprios exemplos.

O aluno ento deve se reconhecer como agente ativo do processo de aprendizagem. Mesmo de forma solitria ele deve desenvolver competncias e se apropriar de conhecimentos obtidos atravs do seu estudo por diversos meios e tcnicas, sem que para isso precise da presena constante do professor, pois estar nesse processo apoiado pela mediao do tutor com o uso do material didtico, e tambm pela sua participao individual e em grupo nas atividades desenvolvidas. Comumente, a imagem que temos de um aluno daquele que realiza uma aprendizagem passiva, digerindo ou apenas engolindo tudo o que o professor, geralmente, expe. Mas esta realidade est se modificando gradualmente, tanto na educao presencial quanto na EAD, especialmente porque nesta o aluno levado a ser mais reflexivo, mais pesquisador e consciente da importncia da educao e da formao contnua para seu desenvolvimento pessoal e profissional, afinal ele quem o gestor do seu processo de aprendizagem. O que se espera de um aluno da EAD que ele possa, a partir de experincias de uso das TICs, demonstrar sinais visveis de mudana de comportamentos, como: Rejeio de mtodos escolares de transmisso do educao de adultos; Exigncia de retorno imediato de informao, o que receptividade a mdias interativas; Desejo de encontrar outros estudantes o que permite dificuldades e discutir sobre a qualidade do curso, acontecer de forma presencial ou virtual; Necessidade de encontrar pessoalmente os tutores; Aspirao a encontrar cursos concebidos a partir necessidades especficas; saber na explica a comparar podendo

de suas

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

20

Ansiedade em relao avaliao e auto-avaliao.


(PERRIAULT, 1996 apud BELLONI, 2001, p. 47).

Nesse cenrio, o professor ou docente deve assumir -se como recurso do aluno, ou seja, mais um apoio para que ele se torne um aprendente autnomo e ativo no espao educacional.

Nesse atual contexto, o da Educao a Distncia, os papis de professor e aluno so diferentes em relao ao ensino tradicional: o professor, agora, o facilitador, e o aluno, o aprendiz (estudante). O docente na EAD tem a funo de fazer a ligao entre a instituio e o aluno, acompanhando o processo para enriquec-lo com seus conhecimentos e experincia. Ele tem mltiplas funes. Keegan (apud BELLONI, 2001) diz que na EAD quem ensina uma instituio, portanto, nessa situao, o professor tradicional perde sua funo primordial que desempenha em sala de aula: ser o detentor dos contedos e ser o responsvel por repass-los aos alunos. Mas importante destacar que o papel do professor na Educao a Distncia to importante quanto no presencial, mesmo de forma diferenciada de atuao cada um tem sua devida importncia no processo de ensinoaprendizagem. O que muda nesse processo que o professor passa a desempenhar diversas atividades, eles passam a interagir com o aluno em diferentes nveis de influncia, com o nico objetivo de facilitar a aprendizagem. Moran (2007) entende que o papel o professor hoje, o papel principal, ajudar o aluno a interpretar os dados e imagens recebidas e relacion-las e contextualiz-las, pois a aquisio depender cada vez menos do professor: as tecnologias se encarregam disso. Seu papel , sobretudo mobilizar o desejo de aprender, para que o aluno se sinta sempre com vontade de conhecer mais (p. 33). Ao dizer que Ensinar no transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produo e construo [...] e quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender, Paulo Freire (2003, p. 22-23) resume a funo do professor na EAD, a postura que tem que ter diante desse processo complexo e multifacetado, que inclui muitas pessoas e muitos meios, com metodologias e aes diversificadas. Destacamos aqui, basicamente, a funo de dois elementos essenciais na funo de docncia de cursos em EAD, a partir do entendimento de Preti

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

21

(1996):O professor especialista responsvel por seu curso ou disciplina, e est disposio, principalmente, do tutor. Prepara o plano de estudo, seleciona contedos e elabora textos de base e complementares para o estudo do aluno e para orientar o trabalho do tutor. O tutor poder ser ou no especialista daquela disciplina ou rea de conhecimento, com a funo de acompanhar e apoiar os estudantes em sua caminhada. o agente motivador, mediador, orientador, que apoia o estudante. O tutor o elemento central no processo ensino-aprendizagem de cursos a distncia, seu papel deve ser estudado com mais profundidade, pois ele quem faz a inter - relao entre a instituio e o aluno. No mdulo 2 deste Curso faremos uma abordagem mais abrangente sobre este elemento. O docente da EAD ter uma necessidade mais acentuada de atualizaes constantes, tanto em sua disciplina especfica, quanto em relao s metodologias de ensino e novas tecnologias (BELLONI, 2001) Abaixo, apresentamos o quadro comparativo desenvolvido por Aretio a partir de observaes das atuaes dos docentes, na educao tradicional e a distncia. um quadro polmico, pois pe em questo algo que h muito vivenciamos: a forma de atuao do professor no presencial. Quero que voc fique atento e observe bem. Quem sabe, no decorrer deste Curso voc possa perceber, de fato, algumas dessas observaes so condizentes ou no com as feitas por este terico. PROFESSOR (Educao Presencial)
Pode desenvolver seu trabalho no conhecimento bastante generalizado a respeito de seus alunos e suprir, com sua observao direta, o que ignora deles.

TUTOR (Educao a Distncia)


Necessita, para executar seu trabalho, de um bom conhecimento dos alunos (idade, ocupao, nvel socioeconmico, hbitos de estudo, expectativas, motivaes para estudar, etc.) Gira em torno do aluno, que o centro do processo ensino-aprendizagem. Atende s consultas do aluno, levando-o a falar (ou atuar / interagir) a maior parte do tempo. Materiais impressos e audiovisuais so as fontes principais de informao. O tutor guia, orienta e facilita sua utilizao. Encontra-se, s algumas vezes, com o aluno no mesmo tempo e lugar. O aluno pode prescindir de sua presena para Realiza mltiplas funes: docente, administradora, orientadora, facilitadora.

o centro (ou, pelo menos, costuma s-lo) do processo ensino-aprendizagem. Expe durante a maior parte do tempo ou todo o tempo. a fonte principal de informao. Impressos, meios audiovisuais e laboratrios so um apoio para seu trabalho. O processo ensino-aprendizagem requer sua presena fsica na aula, no mesmo tempo e lugar com o aluno. Desempenha funes claramente estipuladas. pouco dispersas,

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

22

Basta-lhe um conhecimento superficial da instituio a que presta seus servios.

Requer um bom conhecimento da instituio para poder conhecer o aluno e atender a suas dvidas e solicitaes. Est em processo de desenvolver um novo estilo de docente. Atende ao aluno, quando este o solicita, e o ajuda quando necessita. Segue o ritmo que o aluno impe, dentro de certos parmetros acadmicos. Estabelece contato visual de forma espordica, mas pode desenvolv-lo dentro de certos parmetros acadmicos. Orienta o aluno por meio de um curso definido e desenhado por outros, com o fim de ajudar o alcance de objetivos sobre os quais no exerce controle. Assume que os alunos necessitam aprender a estudar por si mesmos, sozinhos, e os ajuda nisto. Avalia (se lhe compete faz-lo) de acordo com parmetros e procedimentos estabelecidos. Administra os testes e as provas elaborados por outros ou por ele mesmo. Orienta, em muitas ocasies, sobre como solucionar os problemas. Encontra-se com alunos que assistem voluntariamente s tutoriais presenciais.

Tem um estilo de ensino estabelecido.

Desenvolve, na sala de aula, a maior parte do processo ensino-aprendizagem. Determina o ritmo do avano de cada classe e do curso em geral. Mantm contatos face a face com o aluno, uma ou mais vezes por semana.

Tem liberdade para fazer digresses ou introduzir temas novos, pois fixa ou modifica os objetivos da aprendizagem.

Assume que os alunos sabem estudar e no desenvolve atividades dirigidas a ensin-los a estudar. Pode avaliar de acordo com sua percepo de como anda o grupo de alunos. Elabora, controla e corrige os testes e as provas. Procura, em muitos casos, resolver as dificuldades dos alunos. Encontra-se com alunos que, em geral, devem ir a aulas e dos quais deve registrar a presena. Entra em contato com um aluno que assiste a aulas, para ver o que importante, fazer anotaes estud-las logo. Vai sala de aula para exercer atividade docente, mais ou menos dinmica, que motive e ensine. Considera-se bom, se conseguir superar, com as atividades de ensino, as dificuldades dos alunos. Atende em horas normais de trabalho e quase exclusivamente durante a aula.

Atende a um aluno que se supe tenha estudado e que leva consultas para obter o maior proveito da interao. Atende a consultas e orienta o aluno, para que tire o melhor proveito dos materiais de estudo.

bom, se consegue ensinar a seus alunos a superar suas prprias dificuldades.

Atende tambm em horas diferentes da jornada habitual, em lugares distintos (escritrio, casa) e por diversos meios.

Quadro 1: Atuao do docente na Educao Fonte: LANDIM, 1997.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

23

Apesar de Preti e Aretio fazerem uma distino simples entre professor e tutor, Carvalho (2007) e Belloni (2001) apresentam mltiplos papis que o professor pode desempenhar na Educao a Distncia, apesar de este no se sentir preparado para este papel, quando geralmente demonstra uma grande resistncia tanto pela modalidade quanto pelo papel que tem que desempenhar. Dentre eles podemos citar: tecnlogo educacional, autor ou conteudista, especialista em EAD, produtor e administrador de curso, monitor, professor-gestor em EAD dentre outros. importante ressaltar que outros atores tambm fazem parte desse processo, podendo ser ou no professores, mas que desempenham suas funes em sintonia com os professores de formao. Nesse caso, ao se planejar um curso os papis devem ser claramente definidos e distribudos considerando o perfil de cada professor. Por fim, Silva (2003) afirma que o professor, nesse cenrio, passa a ser: Arquiteto de percursos, mobilizados das inteligncias mltiplas e coletivas na experincia da co-criao do conhecimento. E o aluno, por sua vez, deixa a condio de espectador, no est mais submetido ao constrangimento de recepo passiva, reduzido a olhar, ouvir, copiar e prestar contas. Assim, ele cria, modifica, constri, aumenta e torna-se coautor da aprendizagem (p. 52).

Uma das caractersticas da EAD a separao fsica entre o professor e o aluno. Sendo assim, a relao educativa entre o professor e o aluno no se d cara a cara, mas uma relao mediada e mediatizada. Com isso, surge a necessidade dos meios ou canais de comunicao assumirem, de alguma forma, os espaos de contatos entre os personagens do processo ensino/aprendizagem. Os meios de comunicao assumem a condio de agentes de participao, colaborao e dilogo. Da ento, surge a questo: como fazer para que os meios de comunicao assumam essas funes? Existem diversas formas de estudar na modalidade de Educao a Distncia, fora do ambiente fsico escolar. Os recursos utilizados para esse fim so chamados na EAD de material didtico, que tem a funo de promover a auto-aprendizagem, estimulando e propiciando ao aluno estudar nos lugares e nos tempos estabelecidos por ele e pela instituio, sendo este material preparado e disponibilizado com a qualidade pretendida na Educao.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

24

Nesse sentido, o material didtico tem um papel importante na EAD, pois sua funo transcende os meios de comunicao e o que o torna significativo o processo de construo do conhecimento canalizado pelos meios utilizados. Portanto, o material didtico faz parte integrante de toda e qualquer comunicao, independente das metodologias utilizadas. O papel docente na EAD garantir o aprendizado do aluno que estuda a distncia, o que muito mais complexo do que dar aula, e o professor, na EAD, leciona atravs do material didtico, atingindo assim um grande nmero de alunos que se encontram numa relao de tempo e de espaos diferentes da atividade presencial. Desse modo, a organizao do espao pedaggico muda: as aulas passam a ser lies, contidas no material didtico. Assim, o material didtico deve adaptar o ensino ao nvel do aluno e para isso deve buscar a motivao, a informao, a interao, o ensino, alm de estimular a criatividade do aluno. O material didtico , portanto, um contedo elaborado e produzido em diferentes meios de comunicao (impressa, audiovisual e informatizada): material impresso, web, CD, DVD, videoaulas, podcasts e outros, possibilitando o estudo e o aprendizado do aluno. Por ser a fonte principal de estudo do aluno, seno a fonte bsica de orientao, o material didtico deve ser um motivador desse aluno, pois o distanciamento do professor faz com que esse material seja seu companheiro durante seu estudo. As tecnologias escolhidas para cada curso vo definir a formatao do material didtico e as mdias que sero utilizadas. Considerando-se as possibilidades do acesso s mdias e s tecnologias, e tendo como base o objetivo do curso e as caractersticas definidas dos estudantes, sero escolhidos os materiais didticos adequados. Isso porque em nosso pas as redes de comunicao e a tecnologia no atingem a totalidade da populao. Para que tenhamos um material didtico de qualidade preciso que este tenha uma equipe qualificada para produzi-lo, e possua dialogicidade, clareza, objetividade e interatividade. Convm tambm que estes materiais sejam distintos dos usados no sistema presencial. Quanto s tecnologias modernas de comunicao utilizadas na Educao a Distncia, como forma de viabilizar o contedo e promover a aprendizagem, ser tratado no mdulo seguinte.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

25

A educao sempre se utilizou de meios de comunicao como complemento ou apoio na atuao do professor em sua interao direta com os estudantes. um processo complexo que requer cuidados, pelo fato de propiciar mediao entre o conhecimento e o estudante. A comunicao um processo que ocorre no somente na forma do encontro fsico, mas, sobretudo, por conta das longas distncias, atravs dos meios tecnolgicos. Assim, esse encontro implica numa suspenso da distncia, seja ela espacial ou temporal, mas no uma supresso da distncia. O que significa dizer que quem responsvel por essa supresso a tecnologia, capaz de construir interaes em diferentes situaes. Lembrando que suspenso significa fazer parar, interromper temporariamente, e supresso significa eliminar, cortar. Assim sendo, as tecnologias eliminam a distncia. Por isso, a comunicao deve ser bidirecional, com diferentes vias de acesso, ida e volta. A atividade educativa, como processo de comunicao, deve ter o feedback entre docente e aluno. O dilogo consubstancia, assim, a otimizao do ato educativo. A bidirecionalidade uma forma de comunicao que concebida tendo em vista o emissor e o receptor, acontece quando todo emissor potencialmente um receptor, e vice-versa. Lvy (1999) esclarece que:
Comunicar no de modo algum transmitir uma mensagem ou receber uma mensagem. Isso a condio fsica da comunicao, mas no comunicao. certo que para comunicar, preciso enviar mensagens, mas enviar mensagens no comunicar. Comunicar partilhar sentido (p. 147).

O aluno pode responder s questes que lhe so propostas nos materiais instrucionais, assim como pode propor um dilogo com o seu tutor, enriquecendo sua atividade de aprendizagem. Atualmente, para atender s exigncias de qualidade do processo pedaggico, devem ser oferecidas as modernas condies de telecomunicao e telemtica (comunho da telecomunicao com a informtica). Esses canais de comunicao devem ser constantemente utilizados, com inteno de gerar um sistema pelo qual os alunos, tutores, professores e a instituio possam se comunicar entre si, possibilitando

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

26

um sistema eficaz de distribuio e manuteno dos nveis informticos e comunicativos. A EAD utiliza e deve se utilizar das TICs para viabilizar a comunicao entre todos os atores do processo de ensino e aprendizagem. A interao e a interatividade se tornam imperativos nesse momento, determinando atitudes de reflexo-ao da prtica educativa. Essa modalidade evoluiu e passou a ter uma nova face, medida que se aperfeioaram as tecnologias, aumentando sobremaneira as possibilidades de aplicao de mediadores da aprendizagem, do material impresso aos ambientes virtuais de aprendizagem, dos Correios WEB 2.0. Alm da interao professor-aluno, que pode ser possvel utilizando os meios telemticos, os cursos a distncia, de alguma forma, devem prever momentos presenciais como forma de minimizar dist ncias afetivas e como motivador da aprendizagem. Dependendo do desenho do curso, por fora da lei, os encontros presenciais so obrigatrios. Para que a comunicao seja efetivada, a EAD faz uso de do material didtico (que o elo de dilogo ente o professor e alunos) e as mais diferentes tecnologias de comunicao (responsvel por viabilizar o acesso ao material didtico e desenvolvimento do curso em si). Vale destacar que a EAD uma alternativa pedaggica de grande alcance e que deve incorporar e utilizar simultaneamente diversos meios. O fundamental no , contudo, usar um ou outro recurso didtico, mas sim combinar diversos recursos que viabilize o dilogo entre todos os componentes envolvidos no processo educativo no Curso, e assim realizar a comunicao. No final do sculo 20, um grupo de pesquisadores da rea tecnolgica desenvolveu uma rede de comunicao quase instantnea entre pessoas do mundo todo, o que injetou mais combustvel na Educao a Distncia. Foram os recursos de interao, hipertextualidade e o uso de diversos tipos de mdias (vdeo, texto, som e imagem) presentes nesta rede, que depois viria a se chamar internet, os fatores que possibilitaram o surgimento do e-learning. Nesse contexto surgem termos como cibercultura e interatividade, que so respectivamente espao e ao gerados pelo processo comunicativo viabilizado por meio das tecnologias.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

27

A cibercultura a cultura do ciberespao, que Santos (2003) define como:


um complexo conjunto de relaes estruturadas na e pela infraestrutura das tecnologias digitais e organizadas em rede pela interconexo mundial de computadores: a Internet. Neste espao, a comunicao ocorre simultaneamente por meio de uma diversidade de suportes ou veculos de comunicao prprios: a multimdia.

O termo interao d origem ao termo interatividade, sendo que este tem uma:
relao bem estreita com o uso das tecnologias, mas no meramente um produto da tecnicidade informtica e tambm no uma prerrogativa do computador, da Internet ou da cibercultura: mas potencializada por esses meios (SILVA, 2003).

, portanto, uma expresso comunicacional presente quando os espectadores deixam de ser meros espectadores para se tornarem coautores do prprio ato de comunicar, de criar a mensagem, pois tem a possibilidade de modificar sua forma, seu contedo e o processo de sua produo. Configura-se como um processo de comunicao pessoapessoa, pessoa-tecnologias da informao e da comunicao e pessoapessoa conectadas por estas tecnologias. importante frisar que o termo interativo hoje bastante banalizado, qualificando qualquer coisa (computador e derivados, brinquedos eletrnicos, eletrodomsticos, sistema bancrio on-line, shows, teatro, programas de rdio e televiso etc), pois estariam vinculando a interatividade a um simples nvel de participao, de troca de aes ou ento controle dos acontecimentos (SILVA, 2003). Mas mais que isso, a interatividade pressupe aes para alm do ciberespao e das tecnologias emergentes, pretende sobretudo mudanas atitudinais no sentido de preparar o estudante para uma participao mais ativa, fazendo com que ele simplesmente deixe de assistir para se dispor ou predispor para mais interao, para uma hiperinterao, para bidirecionalidade - fuso emisso-recepo -, para participao e interveno (SILVA, 1998).

A organizao institucional na modalidade de Educao a Distncia a responsvel por dar o suporte necessrio realizao do Curso.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

28

nela que se concentra todo o processo de concepo, produo e distribuio do material didtico, direo da comunicao, conduo do processo de aprendizagem e de avaliao, centros ou unidades de apoio (PRETI, 1996). Esse sistema, s vezes, mais complexo do que o sistema presencial, pois envolve diversos atores e recursos, todos integrados. Nesse caso, todos os componentes devem estar presentes e, dependendo da estrutura do curso, outros podem ser acrescidos. Nesse caso, exige no s a preparao de um material didtico especfico, como a integrao dos multimeios disponveis para esse fim. Apesar de ser um sistema complexo com muitas dificuldades durante sua implementao, imprescindvel que a instituio oferea ao aluno as condies para que ele efetive sua formao com qualidade. Uma estrutura organizacional deve ser criada no sentido de desenhar e implementar o acesso aprendizagem no ambiente, dando suporte colaborao entre os participantes, sejam os educadores (professores e / ou tutores), estabelecendo parcerias na construo de conhecimentos. Esta estrutura est diretamente relacionada com as polticas da Instituio e com seus objetivos a curto, mdio e longo prazo. Em se tratando de Instituio Acadmica, importante que os objetivos da EAD estejam de acordo com os objetivos das reas de graduao, psgraduao e extenso. Em linhas gerais, Fiorentini (1996) indica quatro dimenses, perspectiva logstica, pedaggica e organizacional, necessrias estruturao de um curso ou centro de Educao a Distncia:

na

concepo/planificao(intenes/proposta curricular/disciplinas e ou unidades de ensino-aprendizagem); produo intelectual( fsica/ embalagem/ armazenamento); oferta/difuso (divulgao/ seleo/ matrcula/ distribuio uso curricular); avaliao (aprendizagem/ programas/ instituio).

Tendo como base a comparao do sistema presencial com o sistema da modalidade a distncia de Garcia Aretio, apresentamos a seguir um resumo organizado por Polak (2002) das funes e caractersticas dos principais componentes da EAD, podendo-se ter nesse caso uma viso das diferenas e vantagens dessa modalidade, fazendo-se um paralelo com o ensino presencial.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

29

PRESENCIAL Faixa etria e qualificao homognea Mesmo lugar de aprendizagem (alunos residentes na mesma cidade) ALUNO Situao dependente controlada/Aprendizagem Situao de independente

A DISTNCIA Faixa etria e qualificao heterognea Locais diversos de aprendizagem

aprendizagem

livre

Predomnio de adolescentes e no de trabalhadores A educao atividade principal - tempo integral. Maior interao social Um s docente O docente fonte de orientao de todo o processo DOCENTE insubstituvel o senhor do processo basicamente um educador

Predomnio de adultos e trabalhadores

A educao atividade secundria - tempo parcial. Menor interao social Vrios tipos de docentes O docente suporte e orientador da aprendizagem substitudo parcialmente O aluno o sujeito do processo educador e produtor de material didtico ou tutor Competncia no muito clara Srias dificuldades para definir o desenho

Competncias definidas Desenho normal no desenvolvimento de avaliao curricular Os insucessos dependem do professor ou do aluno Ensino face a face Comunicao direta COMUNICAES/ RECURSOS Laboratrios prprios Uso limitado de meios Pouca diversificao de unidades Muitos cursos e poucos estudantes ESTRUTURA/ ADMINISTRAO Escassos custos iniciais, porm menos elevados em funo da varivel aluno Problemas administrativos de horrio

Os insucessos dependem do sistema

Ensino por multimeios Comunicao diferenciada em espao e tempo Laboratrios podem ser terceirizados Uso ilimitado/massivo de meios Mltiplas unidades e funes Muitos estudantes por curso Altos custos iniciais, porm menos elevados em funo da varivel aluno Os problemas surgem na coordenao da concepo, produo e difuso

Quadro 2: Comparao entre os Sistemas de Ensino Presencial e a Distncia Fonte: POLAK, 2010.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

30

No Brasil, dentre as polticas educacionais, a Educao a Distncia a que mais tem se destacado, no por que a educao presencial seja menos importante, m as porque o sistema utilizado em um curso a distncia requer critrios e olhares especiais, considerando-se os modelos e metodologias adotadas. No Mdulo 2, que trata de Planejamento e Organizao de Sistemas em EAD este assunto ser retomado.

PMPI - Polcia Militar do Piau. DEIP Diretoria de Ensino Instruo e Pesquisa. NEAD Ncleo de Educao Distncia.

31

Anda mungkin juga menyukai