Anda di halaman 1dari 52

HUMANOS

DE LEI

DIREITOS

DROGAS E

Esta cartilha produzida pelo de Lei aborda alguns aspectos importantes dos direitos humanos direcionados aos usurios de drogas em situao de vulnerabilidade social (situao de rua, uso problemtico de drogas, etc). Sintetiza as normas mais atuais sobre os direitos humanos presentes na Constituio Federal de 1988 e na legislao federal brasileira: a Lei n 8.080/1990 (Sistema nico de Sade), a Poltica Nacional de Enfrentamento s DST/Aids e a Lei n 9.313/1996, a Lei n 10.216/2001 (Reforma Psiquitrica), a Lei n 8.742/1993 (Lei Orgnica da Assistncia Social), a Lei n 8.069/1990 (Estatuto da Criana e do Adolescente) e a Lei n 11.343/2006 (Drogas), entre outras. Contm orientaes para toda a sociedade, usurios e no usurios de drogas, bem como para trabalhadores dos servios de atendimento que lidam com essa populao cotidianamente. O objetivo dessa publicao contribuir na luta pelos direitos humanos, na defesa da cidadania e da dignidade da pessoa humana, bem como contribuir na construo de uma sociedade livre, justa e solidria, sem preconceitos ou discriminaes de qualquer tipo. Boa leitura e vamos luta!

Sumrio
O que so direitos humanos? Estigma e preconceito Poltica de drogas e direitos humanos Violncia policial e justia criminal Direitos sociais e vulnerabilidade Direito vida e sade Reduo de danos
1 4 7 14 24 36 46

O que so direitos humanos?


Os direitos humanos so frutos de sculos de lutas sociais do povo pelo reconhecimento e efetivao de seus direitos. Na histria, surgiram primeiro os chamados direitos civis e polticos. Abrangem o direito vida, liberdade, s garantias judiciais contra a restrio da liberdade, proibio da tortura e de tratamentos cruis, entre outros. Esses direitos implicam em uma limitao do poder do Estado na esfera de autonomia da pessoa, sendo por isso relacionados liberdade e participao do cidado na vida social e poltica de seu pas. Depois vieram os chamados direitos econmicos, sociais e culturais, tambm como conquistas do povo na luta dos trabalhadores por melhores condies de vida. Abrangem os direitos sade, educao, moradia, ao saneamento bsico, segurana, ao trabalho, diversidade cultural, ao acesso justia, ao lazer, ao meio ambiente saudvel. Esses direitos, ligados igualdade, obrigam o Estado a promover polticas pblicas que proporcionem condies mnimas de existncia para as pessoas que no podem pagar por esses servios.

Todos esses direitos so reconhecidos mundialmente em tratados internacionais. No Brasil, esto previstos na Constituio Federal de 1988 e em diversas leis. Foram muitas as lutas para que os direitos humanos pudessem estar previstos nas leis, mas h muito que lutar para que eles possam se realizar na vida das pessoas, principalmente dos usurios de drogas em situao de rua. Por isso, importante que todo cidado que tenha seus direitos violados, seja por violncia policial, por prises arbitrrias, ou por falta de atendimento do Estado s suas necessidades, lute para que eles se realizem concretamente em suas vidas. Ao longo desta cartilha vamos procurar apontar como isso pode ser feito.

Uma grande parceira: a Defensoria Pblica


Temos diversas instituies em nosso pas responsveis por contribuir na luta pela efetivao dos direitos humanos. Uma delas merece ser destacada: a Defensoria Pblica. A Defensoria Pblica uma instituio que tem a funo de oferecer atendimento jurdico populao que no tem recursos para contratar um advogado, conforme escrito no artigo 5 e 134 da Constituio Federal de 1988.

A Defensoria Pblica realiza, assim, o direito de acesso justia, um direito que serve de instrumento para a concretizao dos demais direitos humanos. Atravs da Defensoria Pblica o usurio de drogas em situao de vulnerabilidade social pode reivindicar seus direitos na justia toda vez que eles forem ameaados ou violados.

ria Pblic A Defenso as: e diversas r

a atua em

- Famlia, , - Civil, dolescente a e a n ia - Cr - Idoso, - Criminal, rio, ci - Previden , ta - Trabalhis s, iro - Estrange direitos humanos. os - Defesa d

uma instituio que pode e deve ser procurada sempre que o cidado sem condies para contratar um advogado necessite de orientaes sobre seus direitos, ou da defesa desses direitos perante a justia e os poderes pblicos. Ao longo dessa cartilha trataremos mais da Defensoria Pblica, indicando como ela poder ajud-lo a garantir seus direitos nos mais variados aspectos.

Estigma e preconceito

Os direitos humanos so reconhecidos a TODOS, sem distino de origem, raa, nacionalidade, etnia, gnero, classe social, idade, cultura, religio, orientao sexual, opo poltica. Atualmente, vivemos em uma sociedade composta por uma diversidade de modos e concepes de vida. A palavra estigma em sua origem quer dizer marca, mancha, cicatriz. O preconceito ou o estigma acontecem quando algum tratado diferente por ser identificado como pertencente a um grupo social. Quando algum v uma pessoa em situao de rua, o olhar dela est carregado de diversos pr-julgamentos. Quer dizer, ela no sabe o que o levou quela situao, mas j pressupe que ele vagabundo, est naquela situao porque quer, bandido, perigoso.

Uma pesquisa feita pela Fundao Perseu Abramo mostra que os usurios de drogas so o segundo grupo que mais causa repulsa, dio e antipatia na sociedade brasileira, ficando atrs apenas das pessoas que no acreditam em Deus. Depois deles, em terceiro lugar, esto os profissionais do sexo, a populao LGBT e os ex-presidirios.

Existem diversos grupos que sofrem com o estigma e o preconceito, geralmente as minorias, como por exemplo: homossexuais, travestis, pessoas em situao de rua, negros, ex-presidirios, pessoas que vivem com HIV/Aids, portadores de transtornos mentais e usurios de drogas. importante ressaltar o preconceito presente em nossa sociedade contra as mulheres, em forma de machismo, ou os preconceitos regionais ou tnicos, como contra nordestinos em So Paulo. Alm de oferecer um olhar torto ou mal-encarado, a discriminao traz problemas muito concretos a quem o sofre. Ao invs de ser visto como um cidado brasileiro como todos os outros, ele visto como algum que tem menos direitos. Negase acesso servios de sade, a espaos culturais, sofrem violncia, recebem salrios menores e so mais abordados pela polcia.

No importa quem voc seja, voc tem os mesmos direitos que qualquer um neste pas!

Para que os direitos aconteam como o que est escrito nas leis, preciso reivindicar e lutar por eles! O estigma culpabiliza a pessoa pela sua situao, mas a realidade mais complexa que isso. Para mudar esta realidade, importante que as pessoas sejam ouvidas e vistas como realmente so. Essa a importncia de movimentos, como o Movimento Nacional dos Direitos das Pessoas em Situao de Rua, os movimentos de moradia, de luta contra a Aids, de negros, mulheres, ou LGBT. A importncia dos movimentos colocar as demandas sociais em forma de reivindicao, proporcionando voz a grupos excludos.

Lembre-se: No geral os preconceitos acontecem por desinformao de quem os comete, cabe a cada um reforar suas opes e mostrar o outro lado da moeda. #ficaadica

*
6

poltica de drogas e direitos humanos


A poltica de drogas o conjunto de normas e aes estabelecidas pelo poder pblico na Lei de Drogas (Lei n 11.343/2006). Envolve no apenas a justia criminal, mas tambm uma srie de princpios e objetivos no mbito das polticas pblicas que abordam as questes relacionadas s drogas. Prev aes nas reas de preveno, da reinsero social do usurio em situao de vulnerabilidade social e da represso ao comrcio ilcito.

Princpios e objetivos da poltica de drogas


Os princpios e objetivos da poltica de drogas esto totalmente relacionados com os direitos sociais, tais como o direito sade, educao, moradia, assistncia social, entre outros. Segundo a Lei de Drogas, a poltica de drogas tem como princpios, entre outros (Art. 4 da Lei): o respeito aos direitos fundamentais da pessoa humana, especialmente quanto sua autonomia e sua liberdade, respeito tambm diversidade das pessoas usurias de drogas; a integrao das aes relacionadas preveno do uso indevido de drogas com a ateno e reinsero social de usurios e dependentes de drogas.

As aes de preveno devem obedecer s seguintes diretrizes (Art. 19): o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade individual em relao ao uso indevido de drogas; a adoo de aes preventivas diferenciadas e adequadas s diferenas sociais e culturais das diversas populaes, bem como das diferentes drogas utilizadas;

o reconhecimento da reduo de danos como estratgia de preveno;

o tratamento especial dirigido s parcelas mais vulnerveis da populao, levando em considerao as suas necessidades;

o investimento em alternativas esportivas, culturais, artsticas, profissionais, entre outras, como forma de incluso social e de melhoria da qualidade de vida.

As aes de ateno e reinsero social devem obedecer as seguintes diretrizes (Art. 22): respeito ao usurio e ao dependente de drogas, independentemente de quaisquer condies, observados os direitos fundamentais da pessoa humana, os princpios e diretrizes do Sistema nico de Sade e do Sistema nico de Assistncia Social (SUAS);

definio de projeto teraputico individualizado, orientado para a incluso social e para a reduo de riscos e de danos sociais e sade.

O usurio de drogas
Quando falamos de drogas, entramos em um tema carregado de valores morais e confuses sobre como a justia e a polcia tratam o usurio de drogas.

Afinal, o uso de drogas crime?


Sim, o porte de drogas para consumo pessoal crime (Art. 28 da Lei de Drogas). Porm, a lei no prev mais a pena de priso para os usurios. Quem for pego pela polcia com drogas ilcitas dever ser levado at uma delegacia para formalizar os procedimentos legais, devendo se comprometer a comparecer em juzo, mas no pode ser preso em flagrante e nem ser obrigado a pagar fiana. As penas previstas para o porte de drogas para consumo pessoal so: advertncia, prestao de servios comunidade ou obrigao de comparecimento a curso educativo. Mas os usurios de drogas tambm tem direitos, assim como qualquer outro cidado. Porm, temos apenas uma lei (do estado de So Paulo) que trata especificamente dos direitos dos usurios de drogas.

So previstos como direitos dos usurios de drogas (Art. 2 da Lei estadual n 12.258/2006): - garantia de no excluso de escolas, centros esportivos e outros prprios no Estado de So Paulo, pela sua condio de usurio de drogas; - no sofrer discriminao em campanhas contra o uso de drogas que diferenciem os usurios dos dependentes; - o acesso a tratamentos que respeitem sua dignidade, permitindo sua reinsero social; - ser informado, de todas as formas, estratgias, tipos e etapas de tratamentos, incluindo os desconfortos, riscos, efeitos colaterais e benefcios do tratamento; - apoio psicolgico durante e aps o tratamento, sempre que necessrio.

10

Trfico x Porte para consumo pessoal


Mas como se diferencia o usurio do traficante?
Essa uma questo bastante complicada da Lei de Drogas (Lei n 11.343/2006). O trfico de drogas considerado um dos crimes mais graves da legislao penal brasileira. Sabemos, porm, que nem sempre a pessoa que acusada por trfico de drogas estava vendendo drogas. Isso ocorre por muitas razes, mas principalmente porque a lei no clara em como as autoridades (o policial, o promotor, o juiz) devem distinguir a conduta do usurio da conduta do traficante. Por isso, importante que o usurio de drogas conhea a lei para que possa compreender quais so as condutas que so vistas pela lei como trfico (Art. 33 da Lei de Drogas): preparar, produzir, adquirir, vender, expor venda, ter em depsito; oferecer, transportar, trazer consigo, guardar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente;


11

semear, cultivar ou fazer a colheita de plantas que se constituam em matria-prima para a preparao de drogas. Para todas essas condutas a lei prev a pena de 5 a 15 anos de priso. Mas a lei tambm prev condutas que so consideradas equiparadas ao trfico: induzir, instigar ou auxiliar algum ao uso indevido de droga, com pena de 1 a 3 anos; oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem, com pena de 6 meses a 1 ano.

Uma leitura atenta da lei mostra que diversas condutas podem ser tidas pela justia ora como porte para consumo pessoal, ora como trfico de drogas. Como ento diferenciar um do outro?

A Lei de Drogas diz que (Art. 28): 2 Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atender natureza e quantidade da substncia apreendida, ao local e s condies em que se desenvolveu a ao, s circunstncias sociais e pessoais, bem como conduta e aos antecedentes do agente.

*
12

Como visto, a lei bastante vaga para que o policial defina durante a apreenso se a pessoa estava em uma situao de trfico ou de consumo. Essa confuso faz com que muitos usurios sejam presos como traficantes, quando na verdade apenas possuam a droga para consumo prprio.

Assim, houve grande aumento do nmero de presos pelo crime de trfico de drogas. Em 2005, eram 32.880 presos por esse crime, o que representa 13,4% do total de encarcerados. J em 2011, tnhamos 125.744 presos por trfico de drogas, o que representa 24% do total de presos (Fonte: Departamento Penitencirio Nacional - Ministrio da Justia).

6 5 4 3 2 1
x 100 mil

480%

quanto a populao carcerria cresceu no Brasil nos ltimos 20 anos

Ano

92 93 94 95 97 99 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12
Fonte: Departamento Penitencirio Nacional - Ministrio da Justia

Estudos mostram que a grande maioria das pessoas presas por trfico de drogas so os pequenos traficantes, justamente as pessoas que se encontram em situao mais vulnervel e que desconhecem os seus direitos. Muitas vezes, so usurios de drogas que tambm vendem pequenas quantidades. No prximo captulo trataremos dos direitos das pessoas acusadas de cometerem crimes da Lei de Drogas e como devem proceder para verem garantidos seus direitos.

13

Violncia policial e justia criminal


O principal patrimnio de um pas so as pessoas e no apenas os monumentos e praas da cidade. As autoridades no podem cuidar unicamente dos bens materiais (prdios, ruas, caladas, canteiros). Elas tm que levar em conta as pessoas que se estabeleceram nos lugares pblicos ou que precisam desses espaos para sobreviver.

Por misso, a polcia deve resguardar para que o cidado cumpra a lei, mas isso no significa que a polcia, ela mesma, no deva se submeter lei. Sabemos que a funo repressiva da polcia faz com que, muitas vezes, use da violncia e do abuso de poder. Porm, o respeito aos direitos humanos de todas as pessoas, ainda que ela esteja cometendo um crime, o limite da ao policial. Diversas leis tratam dos limites da ao policial: a Lei n 4.898/1965 (define o crime de abuso de autoridade), a Lei n 9.455/1997 (define o crime de tortura) e o Cdigo de Processo Penal so algumas delas.

14

A polcia no pode:

apreender pertences que no sejam objeto de crime (roupas, cobertores, documentos, etc.); prender uma pessoa por no portar documento;

usar da fora fsica ou de armas como forma de intimidao ou constrangimento no previstos em lei; violar a intimidade e privacidade;

mandar tirar a roupa, obrigar os usurios a comerem a droga, ou qualquer outra forma de vexame.

Se for abordado por policiais, a Ouvidoria de Polcia de So Paulo recomenda alguns comportamentos que podem ajudar que isso no se transforme num conflito: fique calmo e no corra; deixe suas mos livres e no faa movimento brusco;

no discuta com o policial, no toque nele, no faa ameaas nem o ofenda.

15

Abordagem policial
A polcia s pode revistar algum quando houver fundada suspeita de que o indivduo traga consigo armas ou outros objetos proibidos por lei. Toda pessoa abordada por policiais civis ou militares, ainda que esteja portando drogas, tem o direito de:

sempre ser tratada com educao e respeito;

ficar, sentar, deitar ou reunir-se em local pblico, desde que pacificamente; no ser forada a abaixar a cabea ou submetida a qualquer outra forma de constrangimento desnecessrio; no ser obrigada a abandonar o local em que se encontre; identificar claramente os(as) policiais inclusive quanto ao seu nome; saber o motivo pelo qual est sendo abordada; ser revistada somente por policiais do mesmo sexo que voc.

16

O que fazer em caso de abuso?


Caso voc seja vtima de violncia cometida por policiais, saiba que isso pode configurar crime de abuso de autoridade ou mesmo de tortura. Os policiais envolvidos podem ser responsabilizados criminalmente por essas atitudes. Para isso, a vtima da violncia deve fazer Boletim de Ocorrncia numa Delegacia de Polcia. V acompanhado e no se esquea de levar seus documentos, como o RG. Sabemos, porm, que muitas vezes difcil fazer o registro de ocorrncia de violncia cometida por policiais. Encontrando alguma dificuldade, ou tendo receios de ir at uma Delegacia de Polcia, pode procurar a Ouvidoria da Polcia, rgo controlado pela sociedade civil e que mais sensvel aos reclames da populao nessas situaes.

Disque-Ouvidoria de Polcia: 0800-177070 O atendimento por telefone funciona de 2 6 feira, das 9h s 17h. Atendimento pessoal: Rua Japur, 42, Bela Vista (prximo da Cmara de Vereadores), So Paulo/SP, das 9h s 15h.

Telefone para informaes sobre o atendimento pessoal: 3291-6006

17

importante que toda vtima de violncia policial procure:


Ter provas de ter sido agredida, principalmente com 1 o exame de IML requerido pela autoridade policial. Se no der, tente procurar a Ouvidoria de Polcia e pea para que eles requisitem o exame de IML. Uma outra possibilidade procurar atendimento num posto de sade e pedir ao mdico um atestado que descreva as leses sofridas. importante que o exame seja feito o mais rpido possvel depois da leso.

Guardar informaes mais precisas possveis, anotando numa folha de papel se der, sobre o que ocorreu, onde ocorreu, quando ocorreu e quem foram seus responsveis. Procure guardar o nome dos policiais, e/ou nmero da viatura, ou mesmo o nmero das placas.

Ter provas de que sofreu agresses com fotos ou vdeos. Voc tambm pode pedir para as pessoas que presenciaram o evento se disponham a servir como testemunhas. Se aceitarem, anote seus nomes e contatos.

Toda pessoa que presa por algum crime deve passar por exame no IML. Se isso acontecer, procure informar o Defensor Pblico para que ele ajude a tomar as providncias legais.

18

Alm da denncia s autoridades para responsabilizao criminal dos envolvidos, toda vtima de violncia policial tem direito a: Receber atendimento psicossocial por conta da situao 1 de violncia. Infelizmente, a cidade de So Paulo oferece apenas um servio que presta esse tipo de atendimento, o Centro de Referncia e Apoio Vtima (CRAVI).

Obter indenizao por danos morais e materiais como forma de reparao do Estado pela violao do seu direito vida e integridade fsica e psquica. Para isso, a pessoa deve ter provas de que foi vtima de violncia, tal como explicado acima (fotos, vdeos, testemunhas), alm das informaes precisas sobre o que ocorreu, onde ocorreu, quando ocorreu e quem foram seus responsveis.

Para ser atendido, voc pode: Ligar para agendar o atendimento nos telefones 11 2127-9522 ou 11 3666-7778;

Ou comparecer pessoalmente no local indicado a partir de 12h30. CRAVI Complexo Judicirio Criminal Ministro Mrio Guimares Avenida Dr. Abraho Ribeiro, 313 Avenida D Sala 0-429, trreo Cep: 01133-020 Barra Funda So Paulo/SP Tel./Fax. (11) 2127-9522 / 9523 - 3666-7778 E-mail: cravi@justica.sp.gov.br

19

rdico Atendimento ju ao de rua e tu populao em si soria Pblica en albergados (Def io) n U a do Estado e d chuelo, n 268, Onde? Rua Ria lo/SP. Centro, So Pau s 3 e 5 feiras, Quando? Toda das 8 s 12h.

Atendim en Pblica d to da Defensoria o Paulo pa Estado de So r (triagem a o pblico em ge ): ral Tira dvid em casos as jurdicas, e atu a c criminal, veis, famlia, e direitos humanos . Onde? A v Centro, S . Liberdade, n 3 2, Quando o Paulo/SP. ? s 9h30. Diariamente, da s 7h
ensoria Atendimento da Def o ra Pblica da Unio pa pblico em geral: s e atua nas Tira dvidas jurdica S e PIS), reas trabalhista (FGT ros. ngei previdencirio, estra do de Onde? Rua Fernan 5, 15 n Albuquerque, o/SP. Consolao, So Paul das 8h te, Quando? Diariamen s 10h30.

20

Se eu for preso, quais so meus direitos?


Toda pessoa s pode ser presa em caso de flagrante do cometimento de um crime ou por ordem judicial. Em caso de priso, voc tem o direito:

de ser informado de seus direitos;

de no falar nada alm de sua identificao (direito de permanecer calado); de avisar sua famlia e um advogado;

de no produzir provas contra voc mesmo, de no ser obrigado a deixar o policial entrar em sua casa se ele no tiver mandado, nem a confessar a prtica de qualquer crime;

de no ser algemado(a) se no estiver sendo violento ou tentando fugir. de ser assistido por um advogado ou Defensor Pblico.

21

Toda pessoa presa ter necessariamente o acompanhamento de um advogado ou Defensor Pblico durante o processo na justia. Ocorre, porm, que diante da falta de Defensores Pblicos suficientes para atender toda populao que necessita de seus servios, esse acompanhamento pode acontecer apenas na fase do processo na justia e no durante a fase de inqurito na Delegacia de Polcia. Assim, se voc est preso e ainda no foi apresentado ao juiz, saiba que voc ter o acompanhamento de um Defensor Pblico, ainda que no tenha tido oportunidade de conversar com ele sobre o seu caso. Em caso de dvidas, procure informaes sobre o seu caso no atendimento da Defensoria Pblica.

Voc pode: - Enviar uma carta para Coordenao Regional Criminal da Defensoria Pblica no endereo indicado; - Nos presdios, pedir orientaes para os advogados da Fundao Professor Manoel Pedro Pimentel (FUNAP); - Se por acaso pretenda contratar um advogado particular, pea para fazer um contrato escrito que preveja as obrigaes desse profissional e guarde uma cpia com voc.

22

l da nto inicia riminal: e im d n e At aC ia Pblic Defensor rao a Dr. Ab al id n e v A rimin Onde? (Frum C o da VEC 13 3 , o ir Ribe spa nda) E s, das Barra Fu De 2 6 feira ? Quando . 13h s 17h 11) 3207 2789 :( Telefone

Se voc acha que est sendo procurado pela justia, evite ir ao Poupatempo para retirada de documentos, pois pode acabar sendo preso se houver ordem de priso contra voc. Antes disso, busque informaes no atendimento da Defensoria Pblica para receber orientaes sobre o seu caso. Se tiver receio de ir ao Frum, pea a um familiar ou amigo para ir ao atendimento da Defensoria Pblica Criminal para ouvir as orientaes jurdicas sobre o seu caso no endereo ao lado.

Se voc est sendo acusado pelo crime de trfico de drogas, saiba que:

* *

Embora a Lei de Drogas preveja que todos os acusados por esse crime devem responder o processo preso, a justia j decidiu em muitos casos que isso contraria a Constituio Federal e viola direitos humanos, prevalecendo o direito de ningum ser considerado culpado e preso antes da sentena condenatria final.

Se voc for primrio, com bons antecedentes e for apreendido com pequena quantidade de drogas, no participando de organizaes criminosas, embora a Lei de Drogas diga que a pena dever ser priso em regime fechado, a justia j decidiu muitas vezes que isso tambm contraria a Constituio Federal e os direitos humanos. Nesses casos, possvel substituir a pena de priso por uma pena restritiva de direitos (prestao de servios comunidade, limitao de fim de semana, etc).

23

Direitos sociais e vulnerabilidade

Os direitos sociais esto previstos em diversas leis brasileiras e na Constituio Federal de 1988. Nela, esto previstos como direitos sociais (Art. 6): educao, sade, alimentao, trabalho, moradia, lazer, segurana, previdncia, proteo maternidade e infncia e assistncia aos desamparados. Embora esses direitos sejam universais, isto , so de todas as pessoas sem qualquer distino, sabemos que eles no se realizam na vida real de grande parte da populao brasileira, como as pessoas em situao de rua, as que vivem em albergues e em moradias precrias. A efetivao dos direitos sociais na vida dessas pessoas implica a obrigao do poder pblico em criar polticas pblicas destinadas a garantir cada um desses direitos.

24

Educao e trabalho
A educao um dos mais importantes direitos sociais, pois possibilita a formao da pessoa para a cidadania e para o trabalho. Para aqueles que no conseguiram acesso ou continuidade dos estudos quando crianas ou adolescentes, o Estado obrigado por lei a ofertar a educao destinada a jovens e adultos. Em So Paulo, voc pode fazer sua matrcula no programa Educao de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educao. Se encontrar alguma dificuldade de acesso ao ensino para jovens e adultos, a populao em situao de rua pode buscar ajuda no CRAS (Centro de Referncia de Assistncia Social) da sua regio. Para aqueles que tem dificuldades de conseguir uma oportunidade de emprego, uma boa possibilidade buscar a qualificao profissional atravs do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Tcnico e Emprego (PRONATEC) do Ministrio da Educao. O programa oferece cursos de educao profissional e tecnolgica. Se voc tem interesse em participar, procure o CRAS da sua regio e pea ajuda para se inscrever no curso de seu interesse. Para procurar de vagas de emprego, voc pode ir ao Centro de Apoio ao Trabalho (CAT), que funciona no Poupatempo. Centro de Apoio ao Trabalho - CAT Luz Onde? Avenida Prestes Maia, 913 - Bairro Luz - So Paulo - SP - CEP: 01031-001 Quando? De segunda sexta das 7h s 18h.

25

Outra possibilidade de obteno de trabalho e renda o Programa Reviravolta desenvolvido pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.
O Programa Reviravolta um projeto que visa a insero social e produtiva das pessoas em situao de rua atravs da preparao para reinsero no mercado de trabalho, como foco nas atividades ligadas a coleta de material reciclvel. O programa est divido em trs etapas: 1) Treinamento e Avaliao: na primeira quinzena h uma oficina de cidadania, boa convivncia e aprendizagem sobre material reciclvel, com almoo mas sem renumerao. A segunda quinzena um treinamento meio perodo na separao de material reciclvel. 2) Participao Integral: participao nas atividades 6 horas por dia, almoo, bolsa auxlio que varivel (entre R$ 300 e R$ 400). O programa fornece atendimento social, orientao para criao de currculo, apoio na construo do seu projeto de vida. 3) Busca de emprego ou encaminhamento (para quem tem interesse e perfil) para Coopere-Centro. Requisitos para participar: - estar em situao de rua ou centro de acolhida; - no receber penses, aposentadorias ou Benefcio de Prestao Continuada (BPC/LOAS); - comprometer-se com os horrios, as atividades, e as normas da convivncia do espao; - existncia de vagas no programa.

Se tiver interesse procure: Onde? Rua 25 de Janeiro, 274, Luz, So Paulo/SP Quando? Os interessados devem participar na acolhida e realizar uma entrevista, que feita uma vez por ms, na quarta-feira. As datas so definidas de acordo com a existncia de vagas no programa, portanto necessrio entrar em contato primeiro. Contato: 3311-9961 ou 3311-9928 / reviravolta@gaspargarcia.org.br 26

Moradia
A moradia um direito de todos, mas por uma srie de problemas grande parcela da populao vive em situao de rua, em albergues e em moradias precrias. Segundo a Relatoria Especial da ONU para o Direito Moradia Adequada, o direito moradia envolve:

Segurana da posse
Todas as pessoas tm o direito de morar sem o medo de sofrer remoo, ameaas indevidas ou inesperadas. Se isso ocorrer procure a Defensoria Pblica para fazer a defesa de seu caso na justia.

Disponibilidade de servios, infraestrutura e equipamentos pblicos


A moradia deve ser conectada s redes de gua, saneamento bsico, gs e energia eltrica; em suas proximidades deve haver escolas, creches, postos de sade, reas de esporte e lazer e devem estar disponveis servios de transporte pblico, limpeza, coleta de lixo, entre outros.

27

Custo acessvel
O custo para a aquisio ou aluguel da moradia deve ser acessvel, de modo que no comprometa o oramento familiar e permita tambm o atendimento de outros direitos humanos, como o direito alimentao, ao lazer etc. Da mesma forma, gastos com a manuteno da casa, como as despesas com luz, gua e gs, tambm no podem ser muito onerosos.

Habitabilidade
A moradia adequada tem que apresentar boas condies de proteo contra frio, calor, chuva, vento, umidade e, tambm, contra ameaas de incndio, desmoronamento, inundao e qualquer outro fator que ponha em risco a sade e a vida das pessoas. Alm disso, o tamanho da moradia e a quantidade de cmodos (quartos e banheiros, principalmente) devem ser condizentes com o nmero de moradores. Espaos adequados para lavar roupas, armazenar e cozinhar alimentos tambm so importantes.

No discriminao e priorizao de grupos vulnerveis


A moradia adequada deve ser acessvel a grupos vulnerveis da sociedade, como idosos, mulheres, crianas, pessoas com deficincia, pessoas vivendo com AIDS/HIV, vtimas de desastres naturais etc. As leis e polticas habitacionais devem priorizar o atendimento a esses grupos e levar em considerao suas necessidades especiais. Alm disso, para realizar o direito moradia adequada fundamental que o direito a no discriminao seja garantido e respeitado.

28

Localizao adequada
Para ser adequada, a moradia deve estar em local que oferea oportunidades de desenvolvimento econmico, cultural e social. Ou seja, nas proximidades do local da moradia deve haver oferta de empregos e fontes de renda, meios de sobrevivncia, rede de transporte pblico, supermercados, farmcias, correios, e outras fontes de abastecimento bsicas. A localizao da moradia tambm deve permitir o acesso a bens ambientais, como terra e gua, e a um meio ambiente equilibrado.

Adequao cultural
A forma de construir a moradia e os materiais utilizados na construo devem expressar tanto a identidade quanto a diversidade cultural dos moradores e moradoras. Reformas e modernizaes devem tambm respeitar as dimenses culturais da habitao.
(Fonte: stio da Relatoria da ONU para Moradia Adequada: http://direitoamoradia.org/?page_id=46&lang=pt, com adaptaes)

Beatriz Aurora

29

Assistncia social e segurana alimentar


A assistncia social direito social assegurado na Constituio Federal e tem como objetivo (Art. 203):

a proteo famlia, maternidade, infncia, adolescncia e velhice; o amparo s crianas e adolescentes carentes; a promoo da integrao ao mercado de trabalho;

a habilitao e reabilitao das pessoas portadoras de deficincia e a promoo de sua integrao vida comunitria;

A Constituio Federal (Art. 203, V) e a Lei Orgnica da Assistncia Social (Art. 20) tambm preveem o direito ao Benefcio de Prestao Continuada (BPC): uma renda de um salrio mnimo mensal para pessoas que encontram dificuldades especiais para prover sua subsistncia. Para receber preciso:

ser pessoa portadora de deficincia e/ou ter mais de 65

anos; comprovar no possuir meios de prover prpria manuteno ou de t-la provida por sua famlia.

Mas alm do BPC, existem diversos outros programas governamentais de transferncia de renda (por exemplo, Bolsa Famlia). Se voc tem interesse em saber se encaixa em algum programa, importante fazer o Cadastro nico para incluso em programas sociais feito pelos CRAS (Centro de Referncia de Assistncia Social).

30

O Centro de Referncia de Assistncia Social (CRAS) o rgo encarregado de oferecer atendimento de assistncia social. L voc ser acolhido e os profissionais vo te ajudar a: - tirar seus documentos com iseno de taxas; - realizar o Cadastro nico, que permitir ver em qual programa voc se encaixa; - conseguir orientao para suprir outras necessidades do cotidiano como: lugar para dormir, tomar banho, lavar roupa, se alimentar; - ser encaminhado para outros servios na rea da sade.

Em relao alimentao, existem poucos locais pblicos que fornecem alimentao para as pessoas em situao de rua. Mas atravs do contato com a rede de servios possvel se informar sobre outros locais como igrejas, grupos religiosos e caridosos que distribuem alimentao. A prefeitura oferece dois locais que fornecem almoo: Restaurante Comunitrio para adultos em situao de rua 1 Penaforte Mendes: R. Dr. Penaforte Mendes, 56, Bela Vista (perto da R. Augusta e Pa. XIV Bis); Associao Minha Rua Minha Casa: R. Dr. Lund, 361, Baixos 2 do Glicrio (perto da Liberdade e S).

31

Crianas e adolescentes
O Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA (Lei n 8.069/1990) a lei que regula os direitos humanos das crianas (pessoas de at 12 anos incompletos) e adolescentes (pessoas entre 12 e 18 anos incompletos). As crianas e adolescentes possuem todos os direitos humanos conferidos aos adultos, alm de outros especficos, prprios de sua situao de pessoa em desenvolvimento. Segundo o ECA (Art. 4), a famlia, a sociedade e o Estado devem assegurar, com absoluta prioridade, os direitos vida, sade, alimentao, educao, ao esporte, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria. muito comum que, sob o pretexto de proteger os direitos de crianas e adolescentes, o Conselho Tutelar ou a justia determine a perda ou suspenso do poder familiar de pais usurios de drogas em situao de rua.

32

Temos, assim, uma situao de conflito entre dois direitos das crianas e adolescentes:

Por um lado,
o direito convivncia familiar e comunitria, inclusive com seus pais.

E por outro,
o direito integridade fsica e psquica.

No entanto, a retirada da criana ou do adolescente do poder de seus pais medida extremamente grave e deve ser evitada tanto quanto possvel.

O(a) usurio(a) de drogas em situao de vulnerabilidade social pode buscar auxlio tanto nos servios de ateno sade mental (CAPS AD), como no CREAS, principalmente se tiver crianas ou adolescentes sob sua guarda.
importante saber tambm que toda retirada da criana do poder familiar de seus pais s pode ocorrer em processo judicial, no qual os pais tem o direito ampla defesa. Por isso, importante tambm procurar a Defensoria Pblica da Infncia e Juventude.

33

Como fao para garantir meus direitos?


Existem diversas formas de lutar pela garantia de seus direitos sociais, a depender do tipo de problema que est enfrentando. Se voc est sofrendo ameaa de despejo ou remoo, ou se a justia ou o Conselho Tutelar ameaa tirar a guarda de seus filhos, procure a Defensoria Pblica o quanto antes. Essas situaes sempre ocorrem num processo judicial e voc precisa pedir ajuda a um defensor pblico para fazer a sua defesa.

Endereos de atendimento
Atendimento jurdico o de rua e populao em situa ria Pblica so en albergados (Def o): do Estado e da Uni elo, n 268, Onde? Rua Riachu SP. Centro, So Paulo/ e 5 feiras, Quando? Todas 3 das 8h s 12h.

Atendime n Pblica d to da Defensoria o Estado de So P para o p aulo blico em geral (triagem ): Onde? A v Centro, S . Liberdade, n 32 o Paulo , /S Quando ? Diariam P. ente, das s 9h30. 7h

34

Porm, se o problema a dificuldade de acesso s polticas pblicas nas reas de educao, trabalho, moradia, sade, etc., a melhor forma se reunir com outras pessoas que se encontram na mesma situao que voc para somar foras e reivindicar seus direitos de forma coletiva. Existem diversos movimentos sociais que se organizam para reivindicar direitos, como os sindicatos, o movimento de luta por moradia, o movimento de luta contra a AIDS, o da luta antimanicomial e o movimento da populao de rua. Muitos direitos hoje garantidos na Constituio e nas leis so fruto das lutas desses movimentos. Reunindo-se com outras pessoas, mais fcil procurar a ajuda de instituies parceiras que auxiliem na orientao e nos encaminhamentos das denncias e reivindicaes.

Ouvidoria Comunitria da Populao em Situao de Rua

um projeto da Clnica de Direitos Humanos Luiz Gama, ligada Faculdade de Direito da USP, e tem como proposta a orientao jurdica e a coleta de denncias de violaes de direitos. Prope-se um ambiente de escuta de demandas e trajetrias. Na construo do relato o sujeito enxerga violaes sofridas de uma forma estrutural. Ouvidoria Coletiva acontece no SEFRAS (Servio Franciscano de Assistncia Social): Onde? Rua Riachuelo, 268, Centro, So Paulo/SP Quando? Nas ltimas quartas-feiras do ms, das 14h s 17h

35

Direito vida e sade


A sade direito de todos e dever do estado (Art. 196 da Constituio Federal), o que demonstra que o direito sade um direito social assim como os outros tratados no captulo anterior.

Sistema nico de Sade (SUS)


Segundo a lei que criou o SUS (Lei n 8080/1990), o atendimento sade no est relacionado apenas s aes curativas e preventivas das doenas, mas abrange alimentao, moradia, saneamento bsico, meio ambiente saudvel, trabalho, transporte, lazer e tudo que diz respeito qualidade de vida de uma pessoa (Art. 4). Todos temos o direito de receber o cuidado sade. Onde buscar isso? No importa quem voc seja, ou onde esteja, s buscar as Unidades Bsicas de Sade (UBS) que existem pela cidade, ou um pronto-socorro caso o problema seja urgente. A partir destes servios voc ser encaminhado para outros mais especializados, caso seja necessrio. J os servios de testagem e aconselhamento servem tambm de porta de entrada para a rede de ateno s DST/AIDS.

Como lidar com o estigma e a dificuldade de conseguir atendimentos?


Caso enfrente dificuldades de acesso ao atendimento nos postos de sade, procure fazer reclamaes no Conselho Gestor do rgo ou na ouvidoria da prefeitura. Voc pode tambm fazer uma reclamao na Ouvidoria Geral do SUS (Disque-Sade: 136). Se o problema no for solucionado, procure a Defensoria Pblica ou a Ouvidoria Comunitria da populao em situao de rua (endereos indicados no captulo anterior).

36

Ateno gestante
Na cidade de So Paulo toda gestante tem o direito de realizar seu pr-natal nos postos de sade atravs de programas especficos. Ao ficar em dvida se est grvida, a mulher pode ir ao posto de sade e fazer o teste de gravidez, o resultado sai na hora. Se estiver gestante, ela imediatamente cadastrada no programa e sua primeira consulta agendada. importante que a gestante siga as orientaes mdicas e dos grupos pr-natais para obter outros cuidados durante a gravidez, isso garante boa sade me e ao beb. Todo atendimento mdico resguardado de sigilo, um direito do paciente e um dever do profissional da medicina, por isso exponha todas as dvidas, fale abertamente do uso de drogas e das circunstncias sociais da sua vida, etc. Aps o nascimento do beb, ser marcada a primeira consulta do pediatra e o retorno da me ao mdico. A criana tem direito a vacinas oferecidas pelo SUS e a consultas mensais at 1 ano. Essas medidas garantiro uma gestao, parto e incio de vida saudveis para a me e o beb. SO DIREITOS DA GESTANTE:

37

- realizar os testes de HIV, hepatites virais e sfilis, tanto no incio da gravidez, como no final; - tomar a vacina contra hepatite B e ttano; - realizar exames de sangue, urina e fezes; - realizar 3 ultrassons; - passar por consultas mensais; - ser informada com antecedncia em qual hospital realizar o parto.

Poltica Nacional de enfrentamento s DST e AIDS


A epidemia de AIDS chegou ao Brasil na dcada de 1980, momento em que o pas vivia o fim da ditadura e a volta da democracia. Com o crescente aumento do nmero de pessoas infectadas pelo HIV e as constantes violaes dos direitos humanos dessas pessoas, diversos movimentos sociais passaram a se dedicar luta contra a AIDS e a reivindicar aes do estado mais efetivas para atender a esses direitos. Ocorreu, ento, uma grande articulao entre ativistas polticos, integrantes de organizaes da sociedade civil, igrejas, partidos polticos, comunidade acadmica e o movimento LGBT para cobrar aes concretas de combate epidemia e assistncia s pessoas vivendo com HIV/AIDS. Entre eles, uma personalidade que tambm se dedicou bastante na luta contra fome e a misria: o Betinho. Assim, os direitos hoje garantidos das pessoas vivendo com HIV/AIDS so tambm conquistas do povo brasileiro pelo reconhecimento efetivao de seus direitos humanos.

38

As pessoas vivendo com HIV/AIDS tem todos os direitos garantidos aos cidados brasileiros. Alm disso, entre os principais direitos conquistados pelas pessoas vivendo com HIV/AIDS, temos:

direito ao levantamento do FGTS pelos trabalhadores portadores do vrus HIV para tratamento de sade, realizado atravs de simples pedido na Caixa Econmica Federal;

embora sejam tomados os devidos cuidados para que ningum corra qualquer risco de infeco durante procedimento, se isso ocorrer caber a responsabilizao civil do Estado, sendo condenado a pagar indenizao para as pessoas transfundidas e hemoflicas infectadas;

obrigatoriedade, por parte do Estado, de distribuio de toda medicao para tratamento da AIDS, bem como do provimento de acesso a exames especficos para controle desta doena (Lei n 9.313/1996);

direito a sigilo de sua sorologia: ningum pode ser obrigado a revelar se soropositivo ou fazer exame sorolgico, seja no momento da contratao para um novo emprego ou qualquer outro momento da vida;

direito reintegrao ao trabalho e indenizao, caso ocorra demisso por discriminao (Lei n 9.029/1995);

direito a iseno do Imposto de Renda sobre proventos de aposentadoria, reforma ou penso.

As mes que vivem com HIV/Aids no devem amamentar seus filhos, mas podem contar com o apoio de bancos de leite materno. Informe-se no posto de sade mais prximo ou no prprio hospital.

39

Dicas em sade
A nica forma de evitar o contgio do vrus do HIV, sfilis e hepatites virais e outras DSTs durante a relao sexual utilizar o preservativo/camisinha em todos os atos da relao (oral, vaginal e anal). No uso de drogas importante no compartilhar materiais usados, como seringas no uso de drogas injetveis, por exemplo. No caso das drogas cheiradas, como a cocana, o compartilhamento de canudos e o uso de notas de dinheiro podem transmitir hepatite e tuberculose. Durante a gestao deve ser realizado o pr-natal, uma profilaxia no nascimento da criana e a me no deve amamentar.

Preveno positiva

Voc descobriu h pouco tempo ou j sabia que vive com HiV/AiDS?


Hoje em dia j possvel viver com qualidade de vida nesta condio! Mas importante ter no cotidiano diversos cuidados para isso. essencial buscar o tratamento, para que voc seja acompanhado e sempre esteja fazendo o que preciso para viver bem nesta condio. Para ter qualidade de vida, preciso estar atento alimentao, fazer exerccios, dormir bem. Isso previne complicaes futuras e melhora o sistema de defesa do organismo! Quanto mais alimentos naturais, integrais, e uma variedade de alimentos, melhor!

* *

40

Use camisinha em todas as suas relaes. Mesmo com a camisinha possvel ter muito prazer na relao. Isso protege o seu parceiro sexual da transmisso, mas tambm te protege de possvel retransmisso com um vrus mais resistente, alm de outras Doenas Sexualmente Transmissiveis (DSTs), como Hepatite ou Sfilis.

Sempre busque um profissional para tirar suas dvidas!

PEP - Profilaxia Ps Exposio


Caso tenha passado por alguma situao de risco, em que pode ter tido um contato com o vrus HIV, busque um servio credenciado o quanto antes. Hoje em dia possvel usar os remdios para tratar as pessoas que vivem com HIV, os antiretrovirais, e evitar a transmisso do vrus, mas isso precisa ser feito rapidamente. O ideal que voc comece a tomar a medicao em at 2 horas aps a exposio ao vrus HIV e no mximo aps 72 horas. A eficcia pode diminuir medida que as horas passam. No servio, a indicao de utilizao dos medicamentos ser avaliada por um mdico. Gays, homens que fazem sexo com homens e travestis so algumas das populaes que tem preferncia no acesso a esse atendimento de urgncia, j que a proporo de pessoas com HIV neste segmento superior a da populao em geral. Caso seja indicado, os medicamentos devero ser usados por 28 dias. O principal local para buscar este tratamento so os Servios de Assistncia Especializada (SAE), mas caso a situao de risco acontea quando este servio estiver fechado, procure outros servios de urgncia. Estes casos so considerados de Urgncia Mdica.

41

Sade mental
As pessoas portadoras de transtornos mentais sempre sofreram, ao longo da histria, com a marginalizao e o descaso em relao aos seus direitos humanos. Durante muito tempo, a sociedade tratava as pessoas portadoras de transtorno mental com recluso em manicmios, sem qualquer preocupao efetiva com o cuidado, o acolhimento que respeitasse as individualidades e necessidades de cada pessoa. Assim como aconteceu em relao aos direitos das pessoas vivendo com HIV/AIDS, hoje temos reconnhecidos na Lei n 10.216/2001 os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais. Direitos esses, vale ressaltar, que tambm so frutos das lutas de movimentos sociais na rea da sade, sobretudo do movimento da luta antimanicomial.

42

Segundo a lei, so direitos da pessoa portadora de transtorno mental (Art. 2):


o;

ter acesso ao melhor tratamento do sistema de sade;

ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua sade, visando alcanar sua recuperao pela insero na famlia, no trabalho e na comunidade; ser protegida contra qualquer forma de abuso e explora-

ter garantia de sigilo nas informaes prestadas;

ter direito presena mdica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou no de sua hospitalizao involuntria; ter livre acesso aos meios de comunicao disponveis;

receber o maior nmero de informaes a respeito de sua doena e de seu tratamento;

ser tratada em ambiente teraputico pelos meios menos invasivos possveis;

ser tratada, preferencialmente, em servios comunitrios de sade mental.

O(a) usurio(a) de drogas que mantenha relao de dependncia com a substncia considerado(a) para os efeitos dessa lei, portador(a) de transtorno mental. Por isso, goza de todos esses direitos em relao ao seu tratamento.

43

A lei prev tambm 3 tipos de internao (Art. 6):

Voluntaria
que se d com o consentimento do usurio

Involuntaria
que se d sem o consentimento do usurio e a pedido de terceiro

Compulsoria
que determinada pela Justia.

A lei prev (Art. 4) que todas as internaes s sero realizadas se houver um laudo mdico que ateste sua necessidade. Alm disso, qualquer tipo de internao somente dever ocorrer quando todas as outras formas de tratamento se mostrarem insuficientes. Precisamos ficar atentos em relao s vrias formas de internao. A suposta epidemia do crack tem servido como justificativa para graves retrocessos no campo das polticas pblicas em sade mental. As novas prticas de internaes compulsria ou involuntria abrem passagem para o retorno dos manicmios privados, duramente combatidos pelo movimento antimanicomial h pelo menos 30 anos, agora chamados de abrigos especializados e comunidades teraputicas.

44

Fique atento aos locais de internao, verifique as condies fsicas do lugar, se possui assistncia mdica adequada e uma equipe interdisciplinar com mdicos, psiclogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e outros. Essas so medidas que demonstram respeito sua dignidade.

No caso de internao, o tratamento obrigatoriamente ter como objetivo a reinsero social do paciente em sua famlia e comunidade, e dever oferecer assistncia integral a pessoa portadora de transtorno mental, incluindo servios mdicos, de assistncia social, psicolgicos, ocupacionais, de lazer, entre outros. Os CAPS AD (Centros de Ateno Psicossocial em lcool e Drogas) so os locais de acolhimento e tratamento que servem de referncia para o usurio e sua famlia nesta dificil caminhada da mudana de um hbito que virou problemtico. a partir dele que ir acontecer seu tratamento e sua insero nos outros servios da rede, como na internao, por exemplo, caso seja necessria. Em So Paulo existem muitos CAPS AD.

Citamos os do Centro, e caso esteja em outras regies, se informe em algum posto de sade prximo de sua casa.

CAPSad Centro R Frederico Alvarenga, 259, Parque D.Pedro II Telefones: (11) 3241-0901 (11) 3241-0800 (11) 0800-7713163 CRATOD - CAPSad R Prates, 165, Bom Retiro Telefones: (11) 3329-4467 (11) 3324-4455

45

reduo de danos
Uma coisa fato: desde que o homem homem se usam drogas, de formas e sentidos dos mais variados. No vamos acabar com as drogas, e preciso conviver com elas. Outra coisa fato: as pessoas no tem problemas com drogas porque querem. A reduo de danos uma forma de olhar e lidar com os problemas ligados ao uso de drogas que parte destes dois fatos, e vai buscar aes eficazes e respeitosas para lidar com os problemas. A poltica de reduo de danos surge no Brasil com o propsito de controlar epidemias, sobretudo DST/HIV/AIDS e hepatites virais e se resumia basicamente distribuio de insumos como camisinhas e seringas. Atualmente as intervenes e prticas socioeducativas tm se constitudo como uma forma de promoo sade e ateno ntegra, propiciando a reflexo dos usurios de drogas quanto ao sentido do seu uso, frequncia, modo de usar, o auto cuidado, higiene, a motivao ao acesso de outros servios pblicos sociais. Como qualquer coisa que fazemos na vida, o uso de drogas pode trazer prazer ou pode trazer riscos e problemas. Caso v usar, avalie se hora de usar ou parar.

46

Qualidade de vida
Lembre-se: no porque voc usa drogas que no merece cuidado. Cuide-se! Pense sobre seu uso, toda experincia na vida melhor quando estamos bem! - Alimente-se, beba gua, no esquea do auto-cuidado! No compartilhe cachimbos, canudos para diminuir os riscos - Use camisinha do comeo ao fim - Tome as vacinas anti Hepatite B

Se voc usa drogas, no deixe que te tratem mal por conta disso. Voc tem direitos como qualquer cidado. Reclame diretoria da unidade de sade ou ao conselho gestor. No existe tratamento nico para o uso de drogas, alm da abstinncia h diversas modalidades e tcnicas. Alm do mais algumas pessoas que usam, abusam ou so dependentes de drogas no querem ou no conseguem ficar abstinentes.

Lembre-se que o nico portador de decises


47

em relao s suas escolhas voc mesmo!

Realizao Centro de Convivncia de Lei Bruno Ramos Gomes Nathlia Oliveira da Silva Raul Carvalho Nin Ferreira Ilustraes originais Trsio Greguol Cor Calixto Comporte Amaral Fotografias Keren Chernizon Projeto grfico Gabriela Moncau

SE TIVER DVIDAS OU QUISER SABER MAIS:


www.edelei.org www.proad.unifesp.br www.coletivodar.org www.giv.org.br www.aids.gov.br

Anda mungkin juga menyukai