Anda di halaman 1dari 5

O REGIME JURDICO DOS NOTRIOS E REGISTRADORES E AS CONTROVRSIAS QUANTO APOSENTADORIA

*Maysa Cortez Cortez

INTRODUO O presente artigo visa apresentar, de forma sucinta, o regime jurdico da atividade notarial e registral sob o ponto de vista da relao entre os prestadores de servio titulares dos ofcios extrajudiciais e o Estado. Neste sentido, abordaremos a previso constitucional para o exerccio desta funo, o enquadramento dos profissionais desde ofcio dentro do organograma da Administrao Pblica e as implicaes disso no que diz respeito aposentadoria dos tabelies e oficiais de registro.

1. A DELEGAO E O REGIME JURDICO DA ATIVIDADE As atividades notarial e registral, antes da Constituio de 1988, eram organizadas e mantidas pelo Poder Judicirio de cada estado, e aqueles que atuavam nos servios cartorrios eram consideradas servidores pblicos, uma vez que eram devidamente remunerados pelos prprios cofres pblicos.

A Constituio de 1988, por sua vez, com o objetivo de enxugar a mquina estatal no que diz respeito prestao destes servios, determinou, para o exerccio da atividade cartorria extrajudicial, o regime da delegao mediante concurso de provas e ttulos. Ficou estabelecido, portanto, que esta atividade seria exercida em carter privado e personalssimo, conforme dispe o art. 236 da Magna Carta:
Art. 236. Os servios notariais e de registro so exercidos em carter privado, por delegao do Poder Pblico 1 - Lei regular as atividades, disciplinar a responsabilidade civil e criminal dos notrios, dos oficiais de registro e de seus prepostos, e definir a fiscalizao de seus atos pelo Poder Judicirio.

2 - Lei federal estabelecer normas gerais para fixao de emolumentos relativos aos atos praticados pelos servios notariais e de registro. 3 - O ingresso na atividade notarial e de registro depende de concurso pblico de provas e ttulos, no se permitindo que qualquer serventia fique vaga, sem abertura de concurso de provimento ou de remoo, por mais de seis meses.

Com o advento da Lei 8935/94, Lei dos Notrios e Registradores, a atividade dos titulares de serventias cartorrias ganhou contorto mais definido. Ficaram estabelecidos a natureza da atividade e os critrios de ingresso; as disposies acerca da prestao dos servios e da contratao de prepostos; os deveres e responsabilidades dos delegatrios, etc. Entretanto, no se exauriram por completo as dvidas quanto a alguns aspectos da relao entre o tabelio ou oficial registrador e a Administrao Pblica. O doutrinador administrativista Celso Antnio Bandeira de Mello classifica a categoria Agente Pblico como gnero, do qual so espcies os Agentes Polticos, os Servidores Pblicos (estatais ou empregados de pessoas jurdicas de Direito Privado prestadoras de servio pblico) e os Particulares em Colaborao com a Administrao Pblica:
Esta terceira categoria de agentes composta por sujeitos que, sem perderem sua qualidade de particulares portanto, pessoas alheias intimidade do aparelho estatal (com exceo nica dos recrutados para servio militar) , exercem funo pblica [...] concessionrios e permissionrios de servios pblicos, bem como os delegados de funo ou de ofcio pblico, quais os titulares de serventias da Justia no oficializadas, como o caso dos notrios [...] que praticam, com reconhecimento do Poder Pblico, certos atos de fora jurdica oficial [...] (MELLO,2008, p.248 e 249)

Tomando por base esse entendimento, ou seja, compreendendo notrios e registradores como pertencentes ao conceito genrico de Agente Pblico, alguns juristas classificam-nos como possuidores de um regime jurdico hibrido, uma vez que no ocupam cargo pblico, nem so remunerados pelos cofres pblicos, mas ingressam na atividade atravs de concurso pblico e sujeitam-se a provimentos e fiscalizaes correicionais pelos Tribunais de Justia, atravs de suas Corregedorias-Gerais.

2. A APOSENTADORIA DOS NOTRIOS E REGISTRADORES Uma das conseqncias desse regime jurdico hbrido foi a impreciso gerada acerca da aposentadoria desses delegatrios, tema que j foi objeto de diversas discusses jurisprudenciais em vrios tribunais do pas. As discusses giram em torno de duas correntes principais: uma que entende que, por se tratarem os notrios e registradores de agentes pblicos, esto abrangidos pela aposentadoria compulsria aos 70 anos de idade, entabulada no art. 40, 1, II da CF/88, e outra que entende que, por no perderem sua condio de particulares, ainda que prestadores de servio pblico, os titulares de serventias extrajudiciais esto alheios norma retro mencionada e devem ser regidos pelo sistema geral de previdncia. O grande marco do primeiro posicionamento, a favor da aposentadoria compulsria, foi a deciso proferida sobre o Recurso Extraordinrio n 178.236, que teve como relator o Min. Octvio Gallotti, e sobre a qual recaiu a maioria dos votos no Plenrio do STF. O acrdo defendia que a disposio do artigo 236 da Constituio no deveria ser interpretada no sentido de excluir os notrios e registradores da condio de servidores pblicos, pelo contrrio, pois a prpria lei trazia exigncias tpicas do regime de servidor, como a necessidade de concurso pblico de provas e ttulos para ingresso e do concurso de remoo. Defendia ainda que, alm dos notrios e registradores tambm serem titulares de cargos criados por lei, em nmero certo e com
designao prpria, sujeitos a permanente fiscalizao do Estado, eram remunerados conta da prpria receita pblica, partindo do entendimento que os emolumentos teriam natureza de taxa e eram devidamente fixados em lei. Por estas razes, entendeu o STF ser perfeitamente aplicvel a previso da aposentadoria compulsria aos 70 anos para os titulares de cartrio.

J os defensores da segunda corrente, e esta majoritria, apontam para uma compreenso diversa sobre os dispositivos legais, ao entenderem que a delegao da atividade, para seu exerccio em carter privado, coloca tabelies e registradores numa condio de agentes especiais, enquanto particulares em colaborao com a Administrao Pblica devidamente remunerados pelos usurios do servios, e no de servidores remunerados pelos cofres pblicos.

Neste sentido, a aposentadoria cabvel a estes profissionais seria apenas a facultativa, devidamente elencada como hiptese de extino da delegao, no art. 39 da Lei 8935/94.

O STF, por sua vez, mudou seu entendimento a partir da ADI 2.602, tomando por base a nova redao do art. 40 da CF/88 trazida pela EC 20/98, que tornou restrita a aplicao da norma da aposentadoria compulsria aos

servidores titulares de cargos efetivos da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, includas suas autarquias e fundaes.... Com isso, no restaram mais dvidas quanto impossibilidade de interpretao extensiva da expresso servidor pblico para abranger a categoria dos tabelies e oficiais de registro. E o entendimento do STF passou a ser pela inaplicabilidade da aposentadoria compulsria a estes profissionais. CONCLUSO Diante do exposto, possvel concluir que, embora as atividades notarial e registral tenham se originado dentro da seara do servio pblico estrito senso e que, a prpria razo de ser do servio seja eminentemente pblica, a Constituio Federal previu um regime diferenciado para os executores destas funes, estipulando o carter privado para o seu exerccio, e a Lei 8935/95, por sua vez, tratou de regulamentar o regime jurdico a que estariam submetidos esses notrios e registradores. Seria foroso, portanto, buscar enquadrar estes delegatrios na condio de servidores pblicos por mera semelhana quanto a alguns quesitos, desconsiderando, por outro lado, todas as peculiaridades que a prpria natureza do servio apresenta. Ficamos, portanto, com o entendimento de que os delegatrios no perdem sua condio de particulares, ainda que na condio de colaboradores da Administrao Pblica.

REFERNCIAS ARIOSI, Maringela F.A aposentadoria do notrio e registrador luz da jurisprudncia. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/11394/aposentadoria-do-notario-e-registrador-aluz-da-jurisprudencia-do-stf#ixzz2MKxp1SN1> Acesso em 10 mar. 2013.
BANDEIRA DE MELLO. Curso de Direito Administrativo. Malheiros.2008. GALDINO, Maria das Graas Cabral. O Servio Notarial e Registral como Servio Pblico. Direito Imobiirio em Debate vol. 1. Conceito Editorial. 2008.

PEREIRA, Rafael Dvila Barros A atividade notarial e de registro e o princpio do concurso pblico. Disponvel em: <http://jus.com.br/revista/texto/11210/a-atividade-notarial-e-de-registro-e-oprincipio-do-concurso-publico#ixzz2N4GGPW6L> Acesso em 10 mar. 2013

RIBEIRO, Juliana de Oliveira Xavier Aposentadoria Compulsria para Notrios e Registradores. Disponvel em:

<http://www.iape.com.br/artigos/artigo_juliana.asp> Acesso em 10 mar. 2013.

Anda mungkin juga menyukai