Anda di halaman 1dari 9

EXAME DE ENSINO RECORRENTE

DISCIPLINA BIOLOGIA 12
Mdulo I -Reproduo e Patrimnio Gentico
Durao da Prova: 90 minutos 8 Pginas

2013/2014

Verso 1

- A prova constituda por 4 grupos, designados por I, II,III e IV. - Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. - No permitido o uso de corretor. Em caso de engano, deve riscar, de forma inequvoca, aquilo que pretende que no seja classificado. - Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e/ou dos itens, bem como as respetivas respostas. - Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se apresentar mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar.

Grupo I
1-O esquema da figura 1 representa um corte do aparelho reprodutor masculino.

Figura 1

1.1-Identifica as estruturas assinaladas com os algarismos 1, 2, 4,9e 12 na figura 1.

1.2- Estabelea as correspondncias possveis entre os nmeros da figura 1e as seguintes afirmaes. (A) Local de formao do gmeta masculino. (B) Canal que transporta os espermatozides dos epiddimos uretra. (C) Responsvel pela reaco acrossmica. (D) rgo que aloja os testculos. (E) Glndulas situadas debaixo da bexiga e que produzem fluidos que constituem o esperma.

2-Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas fisiologia do sistema reprodutor masculino. (A) O espermatozide corresponde ao gmeta masculino. (B) As espermatognias so clulas percursoras de espermatozides que se multiplicam activamente por mitose, at puberdade. (C) A diferenciao de espermatozides a partir de espermatdeos inicia-se durante a vida embrionria. (D) A produo de LH inibida pelo aumento dos nveis plasmticos de testosterona. (E) O nvel plasmtico de testosterona regulado por um mecanismo de retroalimentao positiva. (F) Actuando sobre as clulas de Sertoli, a FSH estimula a espermatognese. 3- Seleccione a alternativa que refere corretamente o percurso dos espermatozides at ao exterior. (A) (B) (C) (D) Testculo - canal deferente - epiddimo ureter. Tbulos seminferos - canal deferente - vescula seminal ureter. Testculo - canal deferente - prstata ureter. Testculo - epiddimo - canal deferente uretra.

Exame de BIOLOGIA 12 Ensino Recorrente_mdulo I_V1

Pgina 2 de 9

4- O grfico da figura 2mostra os nveis das hormonas sexuais femininas no sangue durante o ciclo menstrual.

Figura 2

4.1- Identifique as hormonas representadas pelas letrasA, B, C e D na figura 2.

4.2-Com base no padro de variao das hormonas e na restante informao da figura 2 podemos constatar que no ocorreu fecundao. Justifique com dois argumentos a afirmao. 5- Seleccione a alternativa que completa correctamente as afirmaes seguintes. 5.1-A maturao de um folculo primordial para um folculo de Graaf ocorre: (A) (B) (C) (D) Uma vez em cada 28 dias aps o nascimento. Duas vezes em cada 28 dias aps o nascimento. Uma vez em cada 28 dias aps a puberdade. Duas vezes em cada 28 dias aps a puberdade.

5.2- A menstruao : (A) (B) (C) (D) A ruptura do folculo maduro. A eliminao do revestimento uterino. O desenvolvimento do corpo amarelo. O perodo frtil da mulher.

6-Em relao morfofisiologia do aparelho reprodutor feminino, identifique as estruturas ou rgos referidas em cada uma das frases que se seguem.
Exame de BIOLOGIA 12 Ensino Recorrente_mdulo I_V1 Pgina 3 de 9

(A) (B) (C) (D) (E)

rgo percorrido pelo gmeta feminino, logo aps a ovulao. rgo oco e musculoso, em forma de pra, no interior do qual se desenvolve o novo ser. Canal que abre para o exterior, entre os lbios menores. Conjunto dos rgos genitais externos. rgo erctil, sensvel excitao sexual, localizado na proximidade dos lbios menores.

7- Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmao. Nos testes de gravidez, a substncia cuja presena detectada na urina (A) (B) (C) (D) FSH. LH. Gonadotrofina corinica. Estrognios.

Grupo II
1. Os avanos cientficos e tecnolgicos permitiram o desenvolvimento de mtodos contraceptivos cada vez mais eficazes. Nas questes seguintes, seleccione a opo correcta. 1.1. A plula anticoncepcional composta por hormonas sintticas, cuja funo : (A) (B) (C) (D) Impedir a formao do endomtrio. Induzir a menstruao. Reduzir o impulso sexual. Suprimir a ovulao.

1.2. Entre os mtodos anticoncepcionais a seguir indicados, qual capaz de prevenir doenas sexualmente transmissveis? (A) (B) (C) (D) Preservativo. Diafragma. DIU. Laqueao.

1.3. Um mtodo anticoncepcional, que consiste numa pea colocada na cavidade uterina, para supostamente impedir a nidao do embrio no endomtrio, designa-se por: (A) (B) (C) (D) Preservativo. Diafragma. DIU. Laqueao.

2- Seleccione a alternativa que completa correctamente a afirmao seguinte. Por ordem crescente de eficcia, relativamente a quatro mtodos contraceptivos, poderemos considerar a seguinte sequncia: (A) Preservativo, laqueao das trompas, plula, espermicida.
Pgina 4 de 9

Exame de BIOLOGIA 12 Ensino Recorrente_mdulo I_V1

(B) (C) (D)

Espermicida, laqueao das trompas, plula, preservativo. Espermicida, preservativo, plula, laqueao das trompas. Laqueao das trompas, plula, preservativo, espermicida.

Grupo III
1- Estabelea a correspondncia entre as colunas A e B. Coluna A I- Alelo II- Fentipo III- Gene IV- Gentipo V- Heterozigtico VI- Homozigtico Coluna B (A) Diz respeito a caractersticas observveis de um ser vivo sejam elas morfolgicas ou fisiolgicas. (B) Corresponde a um segmento funcional de DNA com instrues para uma determinada caracterstica. (C) Representa o conjunto de instrues genticas que determinam as caractersticas de um ser vivo. (D) Compe cada uma das formas alternativas de um gene. (E) Indivduo portador de duas cpias idnticas de um gene. (F) Indivduo portador de duas cpias diferentes de um gene.

2-Os dados obtidos em experincias bem planeadas levaram Mendel a estabelecer os princpios bsicos da hereditariedade. Utilizou grande quantidade de indivduos para obter um nmero de descendentes que pudesse ser analisado estatisticamente. Concluiu assim que, quando duas variedades so cruzadas, uma forma pode ser dominante sobre outra do mesmo carcter. Porm, o carcter dominado ou recessivo pode aparecer numa gerao posterior. Mendel concluiu que cada carcter resultava da aco de um par de alelos. Durante a formao dos gmetas, os alelos separam-se, dependendo apenas do acaso um gmeta receber um ou outro alelo. ()
Adaptado de Castro, A. (2001). Provas Globais CTV 11. ano. Porto Editora

2.1- Selecione a opo que completa correctamente a seguinte afirmao. De acordo com a primeira Lei de Mendel, os indivduos de F1, resultantes de um cruzamento entre indivduos homozigticos de gentipos diferentes, so (A) (B) (C) (D) todos homozigticos. todos heterozigticos. 50% homozigticos e 50% heterozigticos. 25% homozigticos e 75% heterozigticos.

3-Seleccione a alternativa que responde correctamente questo seguinte. Nas experincias de Mendel, se o gene para plantas altas (T) for dominante relativamente ao seu alelo para plantas baixas (t), qual seria o resultado de um cruzamento entre duas plantas de gentipo Tt. (A) (B) (C) 50% seriam altas; 50% seriam baixas. 75% seriam altas; 25% seriam baixas. 50% seriam altas; 25% seriam mdias; 25% seriam baixas.
Pgina 5 de 9

Exame de BIOLOGIA 12 Ensino Recorrente_mdulo I_V1

(D)

Toda a descendncia seria alta.

4-A miopia uma anomalia hereditria comum na espcie humana, que ocorre com igual frequncia em ambos os sexos. Considere a rvore genealgica representada na figura 3.

Figura 3

4.1- O gene responsvel pela miopia dominante ou recessivo, em relao ao seu alelo responsvel pela viso normal? 4.2- Justifique a resposta anterior com base na rvore genealgica representada.

Grupo IV
1- A nossa herana gentica pode ser drasticamente modificada por fatores intrnsecos e extrnsecos. Selecione a opo que completa correctamente a seguinte afirmao. Por mutao gnica entende-se a alterao (A) (B) (C) (D) dos nucletidos do DNA. dos nucletidos do RNA. da estrutura dos cromossomas. no nmero de cromossomas.

2- Identifique, usando a chave, o tipo de mutao cromossmica estrutural a que correspondecada descrio. Chave: I- Inverso II- Duplicao III- Translocao IV-Deleco

(A) Perda de um segmento cromossmico, ou seja, parte do material gentico removido; (B) Existncia de duas cpias de uma dada regio cromossmica; (C) Remoo de um segmento de DNA e insero invertida num outro local do cromossoma;
Exame de BIOLOGIA 12 Ensino Recorrente_mdulo I_V1 Pgina 6 de 9

(D) Troca de segmento de DNA entre cromossomas no homlogos.

3- As mutaes so alteraes do material gentico de uma clula. Possuindo cada clula humana 23 pares de cromossomas, de esperar uma taxa de mutaes elevada. A figura 4 representa os caritipos de trs indivduos afetados por mutaes.

3.1. Refira as diferenas entre os trs caritipos apresentados.

Figura 4

COTAES

Grupo I 1.1-10 1.2-10 2-12 3- 8 4.1-10 4.2- 10 5.1- 8 5.2- 8 6- 10 7- 8 1.1-8 1.2-8 1.3- 8 2- 8

Grupo II 1- 10 2.1- 8 3- 8 4.1-5 4.2- 10

Grupo III 1- 8 2-10 3.1- 15

Grupo IV

Sub-Total= 94 pontos

Sub-Total= 32 pontos

Sub-Total= 41 pontos

Sub-Total= 33 pontos

Total= 200 pontos

Exame de BIOLOGIA 12 Ensino Recorrente_mdulo I_V1

Pgina 7 de 9

CRITRIOS DE CORREO
Grupo I Questo
1.1

Cotao
5X2=10

Correo
1- Escroto; 2- Testculos; 4- Canal deferente; 9- Acrossoma; 12- Flagelo

1.2

5X2=10

A-2; B- 4; C-9; D- 1; E-6.

2 3 4.1

6x2=12 8 10

A- V; B- F; C- F; D-V; E- F; F- V D

A-LH; B- FSH; C- Estrognio; D- Progesterona.

4.2

10

No caso de haver fecundao a progesterona e o estrognio mantinham-se em nveis elevados. A desagregao do endomtrio e a consequente menstruao, so outras razes. C B

5.1 5.2 6 7

8 8 10 8

A-Trompa de Falpio; B- tero; C- Vagina; D- Vulva; E- Clitris. C

Grupo II
1.1 1.2 8 8 D

1.3

Grupo III
1 10 A-II; B- III; C- IV; D- I; E- VI; F- V.

2.1

B
Pgina 8 de 9

Exame de BIOLOGIA 12 Ensino Recorrente_mdulo I_V1

4.1

O gene da miopia recessivo.

4.2

10

Os progenitores 1 e 2 tm um fentipo normal, mas originaram um descendente com miopia (Indivduo 5). Este indivduo n5 recebe o gene dos pais e neles no se manifestou, logo recessivo.

Grupo IV
1 8 A

10

A-Deleco; B- Duplicao; C- Inverso; D- Translocao.

3.1

3X5=15

No A- falta de um cromossoma sexual. No B- Duplicao de um dos cromossomas sexual. No C- Duplicao de um dos cromossomas do par 21.

Exame de BIOLOGIA 12 Ensino Recorrente_mdulo I_V1

Pgina 9 de 9

Anda mungkin juga menyukai