Anda di halaman 1dari 6

IFC Concurso Pblico Edital 259/2013 Cargo: Assistente em Administrao Leia o texto a seguir e responda as questes de 1 a 6.

6. FBRICA TROCA HOMENS POR MULHERES, CRIA 'VALESALO' E DOBRA PRODUTIVIDADE 213
Afonso Ferreira, Do UOL, em So Paulo (SP) Em: 03/12/2013 Disponvel em: http://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2013/12/03/fabrica -troca-homens-por-mulheres-cria-vale-salao-e-dobra-produtividade.htm#fotoNav=1 Acesso em 21 de janeiro de 2014.

TIPO 1
Ambiente misto favorece troca de ideias na empresa Para a consultora do Sebrae-GO (Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de Gois) Paula Cristina Borges Gomide, as mulheres tm algumas virtudes inatas, como maior capacidade de concentrao e de executar vrias tarefas ao mesmo tempo. [...] A gerente nacional de recrutamento e seleo do grupo Manpower, Lisngela Melo, afirma que a contratao de profissionais no deve levar em considerao caractersticas como sexo, idade, altura, peso, etnia ou religio. A competncia deve ser o quesito principal. "Um ambiente misto, com homens e mulheres, jovens e profissionais experientes, sempre o mais indicado, pois favorece a troca de ideias e faz com que um problema seja analisado com olhares diferentes", declara. 1. De acordo com o texto, pode-se concluir que h algumas razes que explicam o fato de as mulheres sobressarem aos homens na empresa em questo, EXCETO que: a) b) c) d) Elas so mais produtivas que os homens. Elas so mais sinergticas que os homens. Elas so menos orgulhosas que os homens. Elas so mais proativas que os homens.

Em meio s fascas e ao barulho da linha de produo, lbios com batom e rostos maquiados. Na fbrica de equipamentos industriais Dimenso Mquinas, em Trindade (GO), so as mulheres que fazem o trabalho pesado. Desde que passou a contratar fora de trabalho feminina para atuar na linha de produo, em 2009, o empresrio Francisco Luciano Alves de Jesus, 37, diz que a produtividade aumentou e os negcios comearam a prosperar. Jesus diz que, enquanto trs homens demoravam 45 dias para produzir um equipamento, o mesmo nmero de mulheres fazia o servio em metade do tempo. No ano, eles produziam a mdia de oito peas e elas, 16. "Com os homens, tinha dificuldade para dividir tarefas porque eles eram mais orgulhosos. J as mulheres trabalham melhor em equipe, o que possibilitou o aumento no quadro de funcionrios e, consequentemente, a produtividade." [...] A mudana comeou quando o empresrio precisou de apoio na produo para dar conta dos pedidos. "Na poca, s tinha eu e trs homens na produo. Pedi para a secretria dar uma fora e ela gostou do trabalho. Conforme a empresa foi crescendo, comecei a contratar apenas mulheres", diz. A secretria, que hoje no trabalha mais na fbrica, gostou da atividade e pediu para permanecer na linha de produo, segundo Jesus. Depois dela, outras secretrias foram contratadas, mas tambm pediram para mudar de setor. De acordo com o empresrio, a incluso de operrias na produo comeou a incomodar os homens. "Eles no aceitaram ter mulheres na mesma funo e com o mesmo salrio. Em um ano, os trs pediram demisso", declara. Hoje, a empresa tem 11 funcionrias e quatro estagirias e fabrica oito peas por ms. As funes so de soldadora, eletricista, montadora, torneira mecnica e pintora. Nenhum homem, alm do proprietrio, trabalha na empresa. Funcionrias so vaidosas e ganham 'vale-salo' Para premiar a equipe quando uma meta atingida, o empreendedor criou o "vale-salo". Elas ganham de R$ 50 ou R$ 100 por ms como motivao quando batem a meta. "O salo de beleza apenas uma sugesto para uso do dinheiro, mas elas podem gastar o benefcio como quiserem", afirma. [...] Alm do "vale-salo", o empresrio disponibiliza estojos com batom, rmel e cremes para as operrias retocarem a maquiagem durante o expediente. "Ainda que tenhamos de usar uniforme e o trabalho seja um pouco desgastante, no deixamos de lado nossa vaidade", declara a gerente de produo Joice Ioleni da Silva, 26.

2. Assinale a nica alternativa correta. A partir das informaes presentes no texto, podemos concluir corretamente que: a) Trs mulheres demoravam 90 dias para produzir o mesmo nmero de equipamentos produzidos pelos homens em 45 dias. b) O dobro de mulheres demoravam 22 dias e meio para produzir o mesmo equipamento que trs homens em 45 dias. c) O mesmo nmero de equipamentos produzidos por trs mulheres era produzido pelo mesmo nmero de homens em metade do tempo delas. d) Trs mulheres demoravam 45 dias para produzir os mesmos dois equipamentos produzidos pelos homens em 90 dias. 3. Releia: Depois dela, outras secretrias foram contratadas, mas tambm pediram para mudar de setor. Neste trecho, o segmento mas tambm introduz ideia de: a) b) c) d) Oposio. Consequncia. Conformidade. Adio

4. Em diferentes segmentos do texto, foram inseridas vrgulas. Assinale o nico correto. a) Para a consultora do Sebrae-GO (Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de Gois), Paula Cristina Borges Gomide [...]. b) Eles no aceitaram, ter mulheres na mesma funo e com o mesmo salrio. c) A mudana comeou, quando o empresrio precisou de apoio na produo para dar conta dos pedidos [...]. d) [...] a incluso de operrias, na produo comeou a incomodar os homens [...].

Planejamento e Execuo IESES

Pgina 1 de 6

IFC Concurso Pblico Edital 259/2013 Cargo: Assistente em Administrao 5. Sobre a estruturao e construo de sentido do texto, analise as proposies a seguir. Em seguida, assinale a alternativa que contenha a anlise correta sobre as mesmas. I. Em No ano, eles produziam a mdia de oito peas e elas, 16, poderamos colocar ponto e vrgula aps a palavra peas, melhorando, assim, a clareza do perodo. II. A primeira frase do texto nominal, o que empresta um carter dinmico ao texto. III. No segmento: as mulheres tm algumas virtudes inatas, o acento no verbo facultativo, pois deve ser empregado na conjugao do verbo ter em terceira pessoa do plural quando sua ausncia provocar ambiguidade, j que em terceira pessoa do singular, o verbo escreve-se da mesma forma. IV. Em: Para a consultora do Sebrae-GO (Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas de Gois), os parnteses foram empregados para indicar uma outra possibilidade de leitura e poderiam ser substitudos por travesses sem perda de sentido. a) b) c) d) Apenas as proposies I e II esto corretas. Apenas as proposies II, III e IV esto corretas. Apenas as proposies I e IV esto corretas. Apenas as proposies I, II e III esto corretas.

TIPO 1
9. Assinale a alternativa em que deveria obrigatoriamente existir crase. a) Daqui a alguns minutos, poderei apresentar-lhe a amiga. b) Referimo-nos a alguma forma de promover a mudana, ainda que a passos lentos. c) A vista da fazenda lembrava a terra natal e as vezes em que visitava a av. d) Apresentou-o aquela que seria a sua melhor amiga a partir de ento. 10. Qual das alternativas contm a frase em que todas as palavras esto corretamente acentuadas? a) O prmio Nobel foi entregue ao avaro e polmico diretor. b) A juza, irresoluta, julgou improcedentes as acusaes contra a pdica adolescente. c) Foram distribuidas pblica e gratutamente as amostras de remdio. d) Os lvedos contm grande quantidade de protena. 11. Conceder-se- ao servidor licena: I. Por motivo de afastamento do cnjuge companheiro. II. Para atividade poltica. III. Para tratar de interesses particulares. IV. Por motivo de doena em pessoa da famlia. ou

Assinale a alternativa correta a) De acordo com o contedo do quarto pargrafo, o a) Apenas as assertivas I, II e IV esto corretas. empresrio no aumentava o nmero de funcionrios b) Apenas as assertivas I, II e III esto corretas. homens porque eles no conseguiam trabalhar em c) As assertivas I, II, III e IV esto corretas. equipe. d) Apenas as assertivas I e II esto corretas. b) Ao informar que outras secretrias foram contratadas e que pediram para mudar de setor, o autor d a entender que em outros setores elas poderiam ser 12. So formas de provimento de cargo pblico, EXCETO: mais bem remuneradas. a) Redistribuio. c) No final do texto, o segmento "Ainda que tenhamos b) Aproveitamento. de usar uniforme e o trabalho seja um pouco c) Nomeao. desgastante, no deixamos de lado nossa vaidade" d) Reintegrao. corrobora a ideia exposta no primeiro pargrafo. d) A frase que compe o ltimo pargrafo do texto deixa 13. Segundo a legislao vigente, com relao a posse em claro que a ideia do empresrio de manter apenas cargo pblico correto afirmar, EXCETO: mulheres em sua empresa pode no ser receita de a) S haver posse nos casos de provimento de cargo sucesso. por nomeao. b) Ocorrer no prazo de sessenta dias contados da 7. H problema de regncia em apenas uma das publicao do ato de provimento. alternativas. Assinale-a: c) Depender de prvia inspeo mdica oficial. a) O povo j obedece aos preceitos da nova lei d) Poder dar-se mediante procurao especfica. promulgada pelo legislativo. b) O livro que o professor fez aluso era conhecido de 14. Assinale a alternativa correta. Para o primeiro perodo mais da metade da turma. aquisitivo de frias sero exigidos: c) O problema que preciso debelar demandar muito a) 12 (doze) meses de exerccio. esforo. b) 13 (treze) meses de exerccio. d) Todos aspiravam pelo trmino do curso. c) 24 (vinte e quatro) meses de exerccio. d) 6 (seis) meses de exerccio. 8. Pouco importava que os homens se esforassem ou que contestassem as novas regras. Sobre a anlise 15. Assinale a alternativa INCORRETA. Da sindicncia deste perodo, assinale o que for INCORRETO. poder resultar: a) A ltima orao sindtica. a) Aplicao de penalidade de advertncia ou b) H duas oraes que exercem funo de sujeito da suspenso de at 30 (trinta) dias. orao principal. b) Arquivamento do processo. c) composto por trs oraes. c) Instaurao de processo disciplinar. d) H duas oraes subordinadas objetivas diretas. d) Aplicao da penalidade de demisso. Planejamento e Execuo IESES Pgina 2 de 6

6. Assinale a alternativa que contm informao FALSA de acordo com o texto:

IFC Concurso Pblico Edital 259/2013 Cargo: Assistente em Administrao 16. Ao entrar em exerccio, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio, durante o qual a sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores, EXCETO: a) b) c) d) Capacidade de iniciativa. Responsabilidade. Sociabilidade. Produtividade.

TIPO 1
22. Independente da natureza ou tamanho da organizao, ela se diferencia em trs nveis organizacionais: o nvel institucional ou estratgico, nvel intermedirio e o nvel operacional. Referente ao nvel operacional correto afirmar: a) o nvel composto por pessoas ou rgos que transformam as estratgias elaboradas para atingir os objetivos organizacionais em programa de ao. b) Cuida da escolha e captao dos recursos necessrios, bem como da distribuio e colocao do que foi produzido pela organizao nos diversos segmentos do mercado. c) Est relacionado com os problemas ligados execuo cotidiana e eficiente das tarefas e operaes da organizao. d) o nvel responsvel pela definio dos objetivos e das estratgias da organizao e pelas principais decises organizacionais. 23. A hierarquia das necessidades humanas, representadas pela pirmide de Maslow, podem ser divididas em necessidades primrias e necessidades secundrias. Dentre as necessidades secundrias esto s necessidades sociais. Identifique a alternativa que contm uma necessidade relacionada s necessidades sociais: a) b) c) d) Reputao. Incluso em grupos. Repouso. Proteo contra o perigo.

17. Assinale a alternativa INCORRETA. So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: a) b) c) d) A idade mnima de dezesseis anos. Aptido fsica e mental. A nacionalidade brasileira. A quitao com as obrigaes militares e eleitorais.

18. Segundo a norma legal vigente, a vacncia do cargo pblico decorrer de: I. Exonerao. II. Aposentadoria. III. Posse em outro cargo inacumulvel. IV. Transferncia. Assinale a alternativa correta a) b) c) d) As assertivas I, II, III e IV esto corretas. Apenas as assertivas I e II esto corretas. Apenas as assertivas I, II e III esto corretas. Apenas as assertivas I, II e IV esto corretas.

19. As frias, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administrao pblica, podero:

24. Roberto ingressou em uma empresa multinacional do ramo alimentcio como Gerente Jnior do setor de a) ser parceladas uma nica vez. Marketing da organizao. Por 03 anos desenvolveu b) ser parceladas em duas etapas. suas funes de um modo que trouxeram resultados c) ser parceladas em at quatro etapas. significativos para a empresa e com isso a promoo d) ser parceladas em at trs etapas. para Gerente Snior logo apareceu. Mas o objetivo de Roberto sempre foi o de alcanar o alto posto de Gerente 20. O servidor que opera direta e permanentemente com Pleno da organizao na qual ele trabalha, objetivo Raios X ou substncias radioativas gozar: alcanado em poucos anos com a abertura de uma filial da organizao em outro pas. Levando em conta a a) 15 (quinze) dias consecutivos de frias, por semestre histria de Roberto e o alcance de seu objetivo, de atividade profissional, proibida em qualquer identifique abaixo qual das necessidades humanas hiptese a acumulao. segundo Maslow, Roberto satisfez: b) 20 (vinte) dias consecutivos de frias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer a) Necessidades de Segurana. hiptese a acumulao. b) Necessidades Fisiolgicas. c) Alm dos 30 dias regulares, mais 10 (dez) dias c) Necessidades Sociais. consecutivos de frias, por semestre de atividade d) Necessidades de Auto realizao. profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao. 25. a quantidade mnima de uma mercadoria em estoque, d) 30 (trinta) dias consecutivos de frias, por semestre que serve de alerta para a necessidade de se adquirir de atividade profissional, proibida em qualquer novo lote de mercadorias para o estoque, para que no hiptese a acumulao. falte a mesma no balco: 21. a correspondncia dirigida somente ao pblico interno da organizao. redigido de maneira informal, em formulrio com partes impressas, bastando seu preenchimento: a) b) c) d) Relatrio. Circular. Ofcio. Memorando. a) b) c) d) Giro de estoque. Estoque mximo. Estoque mnimo. Gesto de compras.

Planejamento e Execuo IESES

Pgina 3 de 6

IFC Concurso Pblico Edital 259/2013 Cargo: Assistente em Administrao 26. O processo de comunicao humana est sujeito a chuvas e tempestades. que existem barreiras que servem como obstculos ou resistncia comunicao entre as pessoas. So variveis que intervm no processo de comunicao e que o afetam profundamente, fazendo com que a mensagem, tal como enviada, se torne diferente da mensagem, tal como recebida. Ocorrem trs tipos de barreiras comunicao humana: barreiras pessoais, fsicas e semnticas. Referente s barreiras semnticas, INCORRETO afirmar: a) So as limitaes ou distores decorrentes dos smbolos por meio dos quais a comunicao feita. b) So as interferncias que ocorrem no ambiente em que acontece o processo de comunicao. c) Gestos, sinais e smbolos podem ter diferentes sentidos para as pessoas envolvidas no processo e podem distorcer seu significado. d) Translao de linguagem um exemplo de barreiras semnticas. 27.Fluxo de caixa :

TIPO 1
29. No livro Gerncia Administrativa SENAC (1998, p. 18), considerando os nveis hierrquicos dentro das organizaes, o planejamento empresarial pode ser de trs tipos: estratgico, ttico e operacional. Referente ao nvel ttico correto afirmar: a) o processo gerencial que possibilita ao administrador estabelecer que rumo a empresa deve seguir, com vistas a aumentar o seu nvel de otimizao na sua relao com seu ambiente. b) Tem por finalidade otimizar apenas os objetivos estabelecidos ainda no planejamento estratgico e apenas em determinada rea e no na empresa como um todo. c) Este planejamento desenvolvido nos nveis organizacionais mais altos. d) a formalizao de todo o planejamento empresarial feita por meio de documentos em que so descritas as metodologias para seu desenvolvimento e para a implantao das medidas preestabelecidas. 30.Complete a frase:

a) Um controle adotado pelo administrador financeiro que tem como objetivo bsico, a projeo das entradas e sadas de recursos financeiros para determinado perodo, visando prognosticar a A alternativa correta : necessidade de captar emprstimos ou aplicar a) Custeado, empregador, 6%, salrio bsico, excedentes de caixa nas operaes mais rentveis vencimentos, includos, adicionais, vantagens. para a empresa. b) Custeado, empregador, 6%, salrio bsico, b) A poltica que trata dos aspectos de prazos, seleo vencimento, excludos, adicionais, vantagens. de clientes e limite de crditos. c) Custeado, empregado, 6%, salrio bsico, c) A quantidade mnima de uma mercadoria em estoque, vencimento, excludos, adicionais, vantagens. que serve de alerta para a necessidade de se adquirir d) Custeado, empregado, 7%, salrio bsico, novo lote de mercadorias para o estoque, para que vencimento, excludos, adicionais, vantagens. no falte a mesma no balco. d) Um controle adotado pelo administrador financeiro para administrar os recursos aplicados em ativos e 31. o agrupamento, de acordo com um critrio especfico de homogeneidade, das atividades e correspondentes que esto em constante giro dentro da empresa, recursos em unidades organizacionais: proporcionando transformaes no patrimnio da empresa constantemente. a) Padronizao. b) Estrutura Organizacional. 28. A estrutura organizacional representada pelo c) Departamentalizao. organograma abaixo : d) Planejamento Estratgico. 32. A forma de departamentalizao representada pelo organograma abaixo :

O Vale-Transporte ser ____________ pelo __________, na parcela equivalente a _____ de seu ____________ ou ___________, ___________ quaisquer ____________ ou ___________.

a) b) c) d)

Estrutura Linear. Estrutura Tipo Comisso. Estrutura Funcional. Estrutura Linha-Staff.

a) b) c) d)

Departamentalizao por Funo. Departamentalizao por Cliente. Departamentalizao por Projeto. Departamentalizao por Produto. Pgina 4 de 6

Planejamento e Execuo IESES

IFC Concurso Pblico Edital 259/2013 Cargo: Assistente em Administrao 33.A comunicao feita por um processo composto de cinco elementos. Baseado nessa afirmao, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

TIPO 1
36. exemplo de princpio que NO deve ser considerado quando se tem por objetivo ser eficaz no relacionamento com pessoas:

a) Nunca considerar que est errado. ( ) Emissor a pessoa, coisa ou processo que emite a b) Mostrar-se sempre leal ao seu grupo, departamento mensagem para algum. ou empresa. ( ) Transmissor ou codificador o equipamento situado c) Agir de forma corts a todas as pessoas com quem entre o canal e o destino, isto , que decodifica a se relaciona, independentemente do seu cargo na mensagem para o destino. empresa. ( ) Receptor ou decodificador o equipamento que liga d) No buscar obter trocas de favores que aparentam ou a fonte ao canal, isto , que codifica a mensagem possam dar origem a qualquer tipo de compromisso emitida pela fonte para torn-la adequada ao canal. ou obrigao pessoal. ( ) Canal a parte do sistema referente ao transporte de alguma forma de mensagem entre pontos fisicamente 37.Referente ao atendimento telefnico e ao cliente, analise distantes. as afirmativas abaixo: ( ) Destino a pessoa, coisa ou processo para o qual a I. Ao atender uma chamada telefnica, o atendente mensagem enviada. recepcionista deve evitar intimidades com a pessoa V, F, F, V, V. V, F, F, V, F. V, F, F, F, V. F, V, V, F, F. que est do outro lado da linha. II. Um atendente recepcionista deve falar ao telefone com voz clara e em bom-tom, nem alta, nem baixa. III. O atendente recepcionista de uma organizao, que preza por um atendimento de qualidade, deve ser corts ao telefone, utilizando uma linguagem mais ntima, com grias e diminutivos, por se tratar de termos que revelam muito entusiasmo no trato com quem faz a ligao. IV. Todo telefonema para uma organizao, uma oportunidade de se prestar um excelente servio. Por isso, o atendente recepcionista deve dar toda a ateno pessoa que est do outro lado da linha, porm, aproveitando esse momento e fazendo atividades em paralelo para no perder tempo e dar conta do trabalho acumulado. A alternativa correta : a) b) c) d) Apenas as alternativas III e IV esto corretas. Apenas as alternativas I e IV esto corretas. Apenas a alternativa II est correta. Apenas as alternativas I e II esto corretas.

A alternativa correta : a) b) c) d)

34.Identifique abaixo a alternativa que apresenta um dos quesitos essenciais para se ter uma comunicao de qualidade: a) Devem ser utilizados sinais para se ter uma comunicao informal. b) O emissor deve utilizar tom alto de voz para que o receptor entenda a mensagem. c) O emissor e o receptor devem utilizar o mesmo cdigo. d) O emissor deve utilizar grias para tornar a comunicao mais clara. 35.Referente tica, analise as afirmativas abaixo: I. tica simplesmente agir padronizado, tratando com educao as pessoas de boa conduta e punindo as pessoas de m conduta. II. A empatia um exemplo de atitude baseada na tica. III. Atitudes de generosidade e cooperao no trabalho em equipe so exemplos de tica no exerccio profissional. IV. A conscincia tica no trabalho deve ser exercitada plenamente. A alternativa correta : a) b) c) d) Todas as alternativas esto corretas. Somente as alternativas III e IV esto corretas. Somente as alternativas II, III e IV esto corretas. Somente a alternativa I est correta.

38.Referente planilha eletrnica Excel assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas: ( ) A clula C25 a clula formada pelo encontro da linha 25 com a coluna C. ( ) As frmulas no Excel sempre comeam com o sinal de mais (+). ( ) Clula ativa a clula exibida com uma borda em negrito, que indica que a clula est selecionada. ( ) Clula uma unidade de uma planilha na qual podemos inserir e armazenar dados. a) b) c) d) V, F, F, V. F, V, V, V. V, F, V, V. V, V, V, F.

Planejamento e Execuo IESES

Pgina 5 de 6

IFC Concurso Pblico Edital 259/2013 Cargo: Assistente em Administrao 39. O seu computador funciona graas placa-me. Ela responsvel pela ligao de todos os dispositivos do computador, do mouse msica que voc escuta enquanto conversa com seus amigos no programa de bate-papo. E para que sua tela funcione, preciso que uma placa de vdeo seja instalada no seu computador, esta placa pode onBoard ou offBoard. Os termos offBoard e onBoard significam, respectivamente: a) b) c) d) Interface IDE e Interface USB. Alta velocidade e baixa velocidade. Separada da placa me e integrada na placa me. Integrada na placa me e separada da placa me.

TIPO 1

40.Referente aos smbolos utilizados no fluxograma assinale a alternativa que apresenta os respectivos significados dos smbolos abaixo:

a) b) c) d)

Banco de dados, Preparao, Operao Manual. Movimentao, Deciso, Documento. Fluxo, Atividade, Operao. Atraso, Avaliao, Conector.

Planejamento e Execuo IESES

Pgina 6 de 6

Anda mungkin juga menyukai