Anda di halaman 1dari 5

Fundao Centro de Cincias e Educao Superior a Distncia do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educao Superior a Distncia do Estado do Rio

de Janeiro

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Centro De Cincias Humanas e Sociais CCH Licenciatura em Pedagogia UNIRIO/CEDERJ

Curso de licenciatura em Pedagogia Disciplina: Seminrio 6 Nome: Beatriz Martins Lisboa Matrcula: 11116080009 Telefone: (24) 2483-0744

E-mail: bialisboa.2009@hotmail.com Polo: Miguel Pereira

2013.2

PROJETO DE LEITURA: A GALINHA QUE SABIA LER.

Tema gerador: Fbula da Galinha que sabia ler.

Justificativa: O projeto visa contemplar a necessidade de alfabetizao dos anos iniciais atravs de uma aprendizagem significativa e ldica, desenvolvendo atividades que desenvolvam na prtica o respeito, colaborao e companheirismo, ao prximo e ao meio ambiente, com atividades que promovam a leitura e contedos que permeiem por todas as disciplinas e a contribuio dos familiares e alunos envolvidos.

Pblico alvo: Sries iniciais (1, 2 e 3)

Objetivo Geral: Aperfeioar o domnio da leitura e torn-la principal ferramenta para se adquirir e aprimorar o conhecimento e cultura dos alunos; propiciando a ampliao de desescolarizao de seu aluno.

Objetivos especficos: - Ampliar as oportunidades de leitura; - Formar o hbito do trabalho de grupo; - Expor os trabalhos realizados como valorizao do desempenho dos envolvidos no projeto. - Exercitar a escrita, aproveitando todas as oportunidades reais do registro; - Exercitar a democracia da escola envolvendo alunos, professores e comunidade em vrias oficinas de leitura que sero planejadas pela escola. - Estimular os gosta pela leitura - Proporcionar s crianas o conhecimento de histrias que desenvolvam a oralidade e a escrita e permitam a reflexo sobre respeito, cooperao e trabalho. - Incentivar o trabalho coletivo.

- Realizar atividades ldicas e significativas. - Estimular a criatividade, a imaginao e a fantasia. - Exteriorizar emoes e sentimentos. - Expressar idias e opinies com espontaneidade. - Ampliar e explorar o vocabulrio. - Trabalhar a leitura e a escrita. - Dramatizar a fbula da Galinha que sabia ler. - Trabalhar a dramatizao de outras fbulas que no seja a da Galinha que sabia ler. - Explorar a organizao e o entrosamento. - Explorar a interdisciplinaridade. - Trabalhar questes de cidadania, meio ambiente e relacionamentos em sociedade. - Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral.

Atividades a) A fbula da Galinha que sabia ler Em grupos, confeccionar os personagens da histria, fazendo palitoches

dos mesmos e recontar a histria com suas palavras. b) Confeco de mscaras dos personagens para realizar a dramatizao da

fbula.

Criao de maquetes da chcara onde acontece a fbula.

Distribuir folha xerocada com a Parlenda abaixo, ler, cantar e dramatizar,

em seguida os alunos devero ilustrar a mesma.

a)

Distribuir diversos tipos de materiais. Um aluno ser sorteado pela

professora, para desenhar a galinha. Todos os outros devero fazer ovos para montagem de um painel, o qual ficar exposto na sala de aula. Este painel ser utilizado para a contagem e numerao dos ovos.

Pedir aos alunos que tragam para a sala de aula receitas feita pela sua

famlia (me) que contenham ovos. a) Selecionar uma das receitas trazidas pelos alunos para ser feita em sala

de aula. b) A partir da receita selecionada montar uma grande lista de rtulos, fazendo

a separao entre slidos e lquidos.

Apresentar a receita selecionada em uma cartolina e realizar as

seguintes atividades: a) Apresentar a receita digitada em letras maiores e desordenada. Os alunos

devero recortar e mont-la na ordem certa. De acordo com o cartaz exposto; b) c) d) Escrever no caderno os ingredientes da receita e suas quantidades; Numerar a ordem correta do preparo da receita; Desenhar os utenslios utilizados durante a realizao da receita;

Cada aluno vai confeccionar um livro de receitas, com a receita que

trouxe de casa mais as dos colegas da classe. Escrevendo sobre o texto:

Escreva o nome dos personagens da fbula: Qual a personagem principal da fbula? Desenhe-a e escreva o nome dela:

A partir de desenhos feitos pelos prprios alunos iro montar um cartaz

com a fbula em forma de histria em quadrinhos;

Aps fazer a receita selecionada, os alunos iro desenhar as partes do

corpo que usaram para identificar os sentidos: Tato; Olfato;

Audio; Paladar; Viso. a) Em seguida, os alunos sero questionados em quais momentos estes

sentidos foram utilizados durante a feitura da receita.

Organizar com os alunos uma pequena horta na escola com ajuda dos

professores, funcionrios e familiares.

Culminncia do projeto: Os alunos, juntamente com as professoras, iro apresentar aos familiares s produes feitas neste perodo. Devero escolher um dia, para expor as maquetes, os livros de receitas, cartazes e apresentar a dramatizao que realizaram. Podero tambm trazer de casa pronta algumas de suas receitas para que todos possam se confraternizar.

Forma Avaliativa: A avaliao ser realizada a partir dos conhecimentos prvios dos alunos. Ela ser contnua em toda a realizao do projeto e neste contexto sero utilizados vrios instrumentos de registro cujo objetivo ser acompanhar o desempenho individual e coletivo do aluno.

Referncias: http://cutucandobemnofundo.blogspot.com.br/2013/09/projeto-deleitura.html http://www.educardpaschoal.org.br/web/upload/NossosLivros/AGALINHA-QUE-SABIA-LER.pdf O livro da solido - Texto extrado do livro "Ceclia Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pg. 270. CASASANTA, Teresa. Criana e Literatura. Belo Horizonte, MG. Veja, 1974. 135p.

Anda mungkin juga menyukai