Anda di halaman 1dari 121

LNGUA PORTUGUESA

Professora Doutora Francisca Cordelia Oliveira da Silva Professora Doutora Janana de Aquino Ferraz

Braslia - 2013

APRESENTAO

A presente apostila visa capacitao de servidores da Administrao Pblica no curso de Redao Oficial. O objetivo do curso contribuir para o aperfeioamento e a atualizao dos servidores, com vistas a ajustar o papel profissional ao perfil desejado e, consequentemente, melhoria dos processos de trabalho e imagem institucional. O curso de Redao, com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica, composto por uma parte terica e uma parte de exerccios prticos, abordando os aspectos gerais da Redao oficial, e enfocando a necessidade de comunicar com impessoalidade e mxima clareza.

Aula 1

Objetivos: apresentar a definio de gnero textual, de texto e de gneros textuais oficiais. Rever a importncia da leitura como ferramenta indispensvel para a produo escrita. Analisar brevemente os elementos de textualidade. Aplicar os conceitos estudados a uma anlise de caso.

1.

DESFAZENDO ALGUNS MITOS... Em nossa cultura, a ideia de escrever perpassada por alguns mitos, que precisamos

analisar antes de comear1 a debater os temas que so foco deste curso. Escrever questo de inspirao. Escrever hbito, tcnica, exerccio, habilidade que se precisa desenvolver. Pessoas que escrevem bem so mais inteligentes. Escrever dom natural. Qualquer pessoa com treinamento e vontade pode escrever bem. Assim como aprendemos matemtica, qumica e fsica, aprendemos a redigir. Um bom texto resulta de prtica, de concentrao e de dedicao e no, propriamente, de uma condio natural de escritor. Escrever mais transpirao que inspirao. A leitura passo fundamental para a escrita. Somente a leitura de clssicos auxilia no desenvolvimento da escrita. Texto bom texto longo. Atente que a sociedade da informao e do conhecimento econmica, concisa.
1

Informaes coletadas e adaptadas de <http://www.desconversa.com.br/redacao/os-mitos-da-escrita/> e de < http://webinsider.uol.com.br/2010/03/05/como-escrever-bem-derrubando-mitos-dacomunicacao/ >. Acesso em 03.jun.2011.

Texto bom texto com vocabulrio difcil. O rano colonial desenvolveu em boa parte da elite intelectual brasileira o conceito do quanto mais confuso, melhor. Clareza, funcionalidade, pertinncia e objetividade no trato das informaes so virtudes a serem treinadas e trabalhadas pelos profissionais em qualquer rea. Quem no tiver a necessria sensibilidade para perceber que o conhecimento tornou-se o substituto ltimo de todos os outros meios de produo deixar de gerar riquezase estar inevitavelmente fadado ao rpido esquecimento. Voc o que voc escreve. Sua redao a evidncia persuasiva de sua competncia, de sua personalidade e de sua capacidade profissional.

2. ALGUNS CONCEITOS INICIAIS 2.1. Leitura e produo de textos A leitura ferramenta fundamental para a escrita. Leitura: perder a ingenuidade; perceber sua funo e importncia na vida social e profissional. Cultura de oralidade X cultura de escrita: mudana de postura. Trabalho de escrita e reescrita: aprimoramento de habilidades. Mas a leitura de que estamos falando, precisa ser crtica e reflexiva. Para isso, deve assumir o vis sociointeracional da linguagem: o texto fruto do dilogo entre autor e leitor, considerado ainda seu contexto social, cultural, histrico... Para ler e compreender um texto, precisamos ler as linhas e as entrelinhas: informaes explcitas e implcitas. Vamos analisar dois exemplos e tentar como ocorre o processo de compreenso. Compreender, segundo a ABL (2008, p. 331), alcanar com o raciocnio, assimilar, entender, perceber as intenes secretas. Com base nessa definio, liste, para cada uma das charges, 10 palavras que voc associa sua compreenso de cada texto.

Texto 1

Fonte:http://br.noticias.yahoo.com/blogs/blog-ultrapop/charges-e-dor. 1. 2. 3. 4. 5 6. 7. 8. 9. 10.

Texto 2

1. 2. 3.

6. 7. 8.

4. 5

9. 10.

2.1.1. Concluses Para ler e compreender, precisamos de conhecimento lingustico-gramatical. A compreenso est atrelada a fatos histricos, culturais, sociais e ideolgicos. No existe a compreenso, mas compreenses possveis e adequadas, e outras no adequadas. 2.2. Texto O texto pode ser conceituado como ...um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicao e um artefato sociohistrico (MARCUSCHI, 2008, p. 72). Para se configurar como texto, esse tecido precisa apresentar: coeso, coerncia (inteligibilidade), informatividade (progresso temtica), intencionalidade, situacionalidade. Gneros textuais constituem prticas discursivas nas quais podemos identificar um conjunto de gneros textuais que, s vezes, lhes so prprios ou especficos como rotinas comunicativas institucionalizadas e instauradores de relaes de poder (MARCUSCHI, 2008). Estudaremos e produziremos somente gneros acadmicos. Na administrao pblica, os gneros textuais mais usados so: ofcio, memorando, aviso, circular, relatrio, e-mail, edital (dentre outros). Em nosso curso, a inteno no rever a estrutura desses textos, mas pensar em formar de aprimorar seu contedo. Para isso precisamos analisar brevemente os critrios de textualidade. Segundo Marcuschi (2008, p. 94), a textualidade se configura do seguinte modo:

Vejamos, ento mais detalhadamente, dois desses critrios. A coeso o critrio mais importante da textualidade. Ela realizada por aspectos mais especificamente semnticos como o uso de elementos conectivos (MARCUSCHI, 2008, p. 99). A coeso est relacionada ligao entre as ideias. Vamos esto localizar os elementos de coeso no texto abaixo: (1) O mdico e vereador Marcelo Amaral Carneiro, um dos profissionais mostrados na reportagem de tera-feira (27), no SBT Brasil, batendo carto no Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama (RJ), e saindo em seguida, entrou em seu perfil do Facebook nesta manh. Ele desejou bom dia aos seus seguidores, mas no deu nenhuma explicao sobre o que foi exibido no noticirio2. A coeso a continuidade baseada na forma e a coerncia a continuidade baseada no sentido, logo relaes de coerncia so relaes de sentido (MARCUSCHI, 2008, p. 119). Entretanto, [...] a coerncia uma atividade interpretativa e no uma propriedade imanente ao texto (MARCUSCHI, 2008, p. 121). O texto ser coerente se o leitor conseguir alcanar sua compreenso e dar-lhe um sentido. (2) A anlise de traos de uma partcula elementar da fsica descoberta no Grande Colisor de Hdrons (LHC), no segundo semestre do ano passado, "indica fortemente" que
2

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/08/28/medico-que-bate-ponto-sem-trabalhar-ignoracriticas-em-perfil-no-facebook.htm

o to esperado bson de Higgs, a partcula de Deus, informou na quinta-feira o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francs). Essa partcula ajudaria os cientistas a explicar a origem do universo3. No caso do exemplo acima, a coerncia depende do conhecimento de conceitos e fatos que, se desconhecidos, impossibilitam a compreenso do texto, mesmo para um leitor proficiente.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/particula-de-deus-analise-indica-que-boson-de-higgs-foi-mesmoencontrado,34effd69c456d310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html.

Vamos exercitar... Agora vamos fazer o mesmo exerccio com textos oficiais. Sobre o tema Autonomia das Universidades e criao de campus fora de sede, leia os seguintes fragmentos de textos: a) A Constituio Federal (1988) afirma que: Art. 207. As universidades gozam de autonomia didtico-cientfica, administrativa e de gesto financeira e patrimonial, e obedecero ao princpio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extenso. (grifos nossos) b) A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional n 9.394/96 aponta que: Art. 53. No exerccio de sua autonomia, so asseguradas s universidades, sem prejuzo de outras, as seguintes atribuies: I - criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educao superior previstos nesta Lei, obedecendo s normas gerais da Unio e, quando for o respectivo sistema de ensino; (...) IV - fixar o nmero de vagas de acordo com a capacidade institucional e as exigncias do seu meio; V - elaborar e reformar os seus estatutos e regimentos em consonncia com as normas gerais atinentes; Pargrafo nico. Para garantir a autonomia didtico-cientfica das universidades, caber aos seus colegiados de ensino e pesquisa decidir, dentro dos recursos oramentrios disponveis, sobre: I - criao, expanso, modificao e extino de cursos; II - ampliao e diminuio de vagas; (grifos nossos) c) E o Decreto n 5.773/2006 dispe que: Art. 24. As universidades podero pedir credenciamento de campus fora de sede em Municpio diverso da abrangncia geogrfica do ato de credenciamento em vigor, desde que no mesmo Estado. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) (grifos nossos) 1o O campus fora de sede integrar o conjunto da universidade e no gozar de prerrogativas de autonomia. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) 2o O pedido de credenciamento de campus fora de sede processar-se- como aditamento ao ato de credenciamento, aplicando-se, no que couber, as disposies processuais que regem o pedido de credenciamento. (Redao dada pelo Decreto n 6.303, de 2007) caso, do

3o vedada a oferta de curso em unidade fora da sede sem o prvio credenciamento do campus fora de sede e autorizao especfica do curso, na forma deste Decreto. (Includo pelo Decreto n 6.303, de 2007) Nome:______________________________________________________ Aps a leitura do texto, dos textos, escreva com suas palavras, como se configura a autonomia das universidades e quando (segundo que critrios) elas podem abrir campus fora de sede.

Aula 2

10

Objetivos: apresentar uma viso geral dos textos oficiais; analisar textos oficiais.

2. O QUE REDAO OFICIAL Segundo o dicionrio Houaiss (2001), redao ao ou efeito de redigir, de escrever com ordem e mtodo". Sendo assim, pode-se dizer que redao oficial a maneira pela qual o Poder Pblico redige atos normativos e comunicaes. A Redao Oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padro culto de linguagem, clareza, conciso, formalidade e uniformidade. Publicidade a impessoalidade, como princpios fundamentais de toda administrao pblica, devem igualmente nortear a elaborao dos atos e comunicaes oficiais. Esses mesmos princpios (impessoalidade, clareza, uniformidade, conciso e uso de linguagem formal) aplicam-se s comunicaes oficiais: elas devem sempre permitir uma nica interpretao e ser estritamente impessoais e uniformes, o que exige o uso de certo nvel de linguagem. As comunicaes oficiais so necessariamente uniformes, pois h sempre um nico comunicador (o Servio Pblico) e o receptor dessas comunicaes ou o prprio Servio Pblico (no caso de expedientes dirigidos por um rgo a outro) ou o conjunto dos cidados ou instituies tratados de forma homognea (o pblico). Apresentadas essas caractersticas fundamentais da redao oficial, passemos anlise de um exemplo para, depois, pormenorizar cada uma delas. 2.1. Formalidade e Padronizao As comunicaes oficiais devem ser sempre formais, isto , obedecem a regras de forma: alm das j mencionadas exigncias de impessoalidade e uso do padro formal da linguagem. A formalidade diz respeito polidez, civilidade no enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicao.

11

2.2. Principais textos da Redao Oficial H dois tipos de expedientes que se diferenciam finalidade: o ofcio e o memorando. Para uniformiz-los, pode-se adotar uma diagramao nica, que siga o chamado padro ofcio. As peculiaridades de cada um sero tratadas adiante; por ora busquemos as suas semelhanas. 2.2.1. Partes do documento no Padro Ofcio: pontos comuns O aviso, o ofcio e o memorando devem conter as seguintes partes: a) tipo e nmero do expediente, seguido da sigla do rgo que o expede: Exemplos: Mem. 123/2002-MF; Aviso 123/2002-SG; Of. 123/2002-MME b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento direita: Exemplo: Braslia, 15 de setembro de 2013. c) assunto: resumo do teor do documento: Assunto: Produtividade do rgo em 2002. Assunto: Necessidade de aquisio de novos computadores. d) destinatrio: o nome e o cargo da pessoa a quem dirigida a comunicao. No caso do ofcio deve ser includo tambm o endereo. O vocativo a ser empregado em comunicaes dirigidas aos Chefes de Poder Excelentssimos Senhores, seguidos do cargo respectivo: Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica, Excelentssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional, Excelentssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal. Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, e) texto: nos casos em que no for de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura: Introduo: pargrafo de abertura, no qual apresentado o assunto que motiva a comunicao. Ateno: devemos evite o uso das formas: Tenho a honra de, Tenho o prazer de, Cumpre-me informar que, Venho por meio desta. Empregue a forma direta... As demais autoridades sero tratadas com o vocativo Senhor, seguidos do cargo respectivo: Senhor

12

Desenvolvimento: detalhamento do assunto; se o texto contiver mais de uma ideia sobre o assunto, elas devem ser tratadas em pargrafos distintos, o que confere maior clareza exposio. Concluso: reafirma ou simplesmente reapresenta a posio recomendada sobre o assunto. Os pargrafos do texto devem ser numerados, exceto nos casos em que estejam organizados em itens ou ttulos e subttulos. J quando se tratar de mero encaminhamento de documentos a estrutura a seguinte: Introduo: deve iniciar com referncia ao expediente que solicitou o encaminhamento. Se a remessa do documento no tiver sido solicitada, deve iniciar com a informao do motivo da comunicao, que encaminhar, indicando a seguir os dados completos do documento encaminhado (tipo, data, origem ou signatrio, e assunto de que trata), e a razo pela qual est sendo encaminhado, segundo a seguinte frmula: (3) Em resposta ao Aviso n 12, de 1 de fevereiro de 1991, encaminho, anexa, cpia do Ofcio n 34, de 3 de abril de 1990, do Departamento Geral de Administrao, que trata da requisio do servidor Fulano de Tal. ou (4) Encaminho, para exame e pronunciamento, a anexa cpia do telegrama n o 12, de 1o de fevereiro de 1991, do Presidente da Confederao Nacional de Agricultura, a respeito de projeto de modernizao de tcnicas agrcolas na regio Nordeste. Desenvolvimento: se o autor da comunicao desejar fazer algum comentrio a respeito do documento que encaminha, poder acrescentar pargrafos de desenvolvimento; em caso contrrio, no h pargrafos de desenvolvimento em aviso ou ofcio de mero encaminhamento. f) fecho; O fecho das comunicaes possui, alm da finalidade bvia de arrematar o texto, a de saudar o destinatrio. Atualmente, so utilizados: para autoridades superiores, inclusive o Presidente da Repblica: Respeitosamente,/b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior: Atenciosamente,

13

g) assinatura; e Ateno 1: recomenda-se no deixar a assinatura em pgina isolada do expediente. Transfira para essa pgina ao menos a ltima frase anterior ao fecho. No se deve deixar linha para o signatrio assinar o documento. h) identificao do signatrio As comunicaes oficiais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura. A forma da identificao deve ser a seguinte, conforme o Manual de Redao Oficial da Presidncia da Repblica: (espao para assinatura) NOME Chefe da Secretaria-Geral da Presidncia da Repblica 2.3. Diagramao Os documentos do Padro Ofcio4 devem obedecer seguinte forma de apresentao: a) Fonte: Times New Roman 12 no texto em geral, 11 nas citaes, e 10 nas notas de rodap; b) para smbolos no existentes na Times utiliza-se as fontes Symbol e Wingdings; c) obrigatrio constar a partir da segunda pgina o nmero da pgina; d) os ofcios, memorandos e anexos podero ser impressos em ambas as faces do papel. Neste caso, as margens esquerda e direita tero as distncias invertidas nas pginas pares (margem espelho); e) o incio de cada pargrafo do texto deve ter 2,5 cm de distncia da margem esquerda; f) o campo destinado margem lateral esquerda ter, no mnimo, 3,0 cm de largura; g) o campo destinado margem lateral direita ter 1,5 cm; h) deve ser utilizado espaamento simples entre as linhas e de 6 pontos aps cada pargrafo; i) no deve haver abuso no uso de negrito, itlico, sublinhado, letras maisculas, sombreado, sombra, relevo, bordas ou qualquer outra forma de formatao que afete a elegncia e a sobriedade do documento;

14

j) a impresso dos textos deve ser na cor preta em papel branco. A impresso colorida deve ser usada apenas para grficos e ilustraes; l) todos os tipos de documentos do Padro Ofcio devem ser impressos em papel de tamanho A-4, ou seja, 29,7 x 21,0 cm; n) dentro do possvel, todos os documentos elaborados devem ter o arquivo de texto preservado para consulta posterior ou aproveitamento para casos anlogos; o) para facilitar a localizao, os nomes dos arquivos devem ser formados da seguinte maneira: tipo do documento + nmero do documento + palavras-chaves do contedo Ex.: Of. 123 - relatrio produtividade ano 2002 2.4. Ofcio Ofcio a modalidade de comunicao oficial que tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos rgos da Administrao Pblica entre si e tambm com particulares. Segue o modelo do padro ofcio, com acrscimo do vocativo, que invoca o destinatrio, seguido de vrgula5. Exemplos: Excelentssimo Senhor Presidente da Repblica, /Senhora Ministra,/Senhor Chefe de Gabinete Devem constar do cabealho ou do rodap do ofcio as seguintes informaes do remetente: nome do rgo ou setor; endereo postal; telefone e endereo de correio eletrnico. Figura 1: Ofcio Parte inicial/Abertura

Ver quadro de uso dos pronomes de tratamento nos anexos.

15

Figura 2: Ofcio Texto propriamente dito

Figura 3: Ofcio: Fecho

2.5. Memorando usado para comunicao entre unidades administrativas do mesmo rgo, que podem estar hierarquicamente em mesmo nvel ou em nveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicao interna. Pode ter carter meramente administrativo, pode ser empregado para exposio de projetos, ideias, diretrizes, etc.

16

Sua caracterstica principal a agilidade, por isso a tramitao deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade. Para evitar desnecessrio aumento do nmero de comunicaes, os despachos ao memorando devem ser dados no prprio documento e, no caso de falta de espao, em folha de continuao. Quanto forma, o memorando segue o modelo do padro ofcio, com a diferena de que o seu destinatrio deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Exemplos: Ao Sr. Chefe do Departamento de Administrao; Ao Sr. Subchefe para Assuntos Jurdicos. Exemplo de Memorando

5 cm

Mem. 118/DJ Em 12 de abril de 1991.

Ao Sr. Chefe do Departamento de Administrao Assunto: Administrao. Instalao de microcomputadores 1. Nos termos do Plano Geral de informatizao, solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade de que sejam instalados trs microcomputadores neste Departamento. 2 Sem descer a maiores detalhes tcnicos, acrescento, apenas, que o ideal seria que o equipamento fosse dotado de disco rgido e de monitor padro EGA. Quanto a programas, haveria necessidade de dois tipos: um processador de textos, e outro gerenciador de banco de dados. 3. O treinamento de pessoal para operao dos micros poderia ficar a cargo da Seo de Treinamento do Departamento de Modernizao, cuja chefia j manifestou seu acordo a respeito. 4. Devo mencionar, por fim, que a informatizao dos trabalhos deste Departamento ensejar racional distribuio de tarefas entre os servidores e, sobretudo, uma melhoria na qualidade dos servios prestados. Atenciosamente, 10. CORREIO ELETRNICO [nome do signatrio] [cargo do 17 signatrio]

2.6. Correio Eletrnico O correio eletrnico (e-mail), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicao para transmisso de documentos. Um dos atrativos de comunicao por correio eletrnico sua flexibilidade. Assim, no interessa definir forma rgida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatvel com uma comunicao oficial. O campo assunto do formulrio de correio eletrnico mensagem deve ser preenchido de modo a facilitar a organizao documental tanto do destinatrio quanto do remetente. Sempre que disponvel, deve-se utilizar recurso de confirmao de leitura. Caso no seja disponvel, deve constar na mensagem o pedido de confirmao de recebimento. Ateno: em ambiente profissional, as mensagens eletrnicas devem ser sempre formais.

Leitura Complementar

Netiqueta a etiqueta que se recomenda observar na Internet. A palavra pode ser considerada como uma gria, decorrente da fuso de duas palavras: o termo ingls net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Tratase de um conjunto de recomendaes para evitar mal-entendidos em comunicaes via Internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discusso, etc. Serve, tambm, para regrar condutas em situaes especficas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na Internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.). Atente para o fato de que estas regras de etiqueta aplicadas Internet no so oficiais, nem esto documentadas. A compilao das normas a seguir est sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntria, pelos prprios usurios da Internet. Desse conjunto de normas de conduta online, podemos destacar algumas: Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAISCULAS ou grifos exagerados ou em HTML. Se bem empregadas, as maisculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prtica compreendida como se voc estivesse gritando, podendo causar irritao ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido. HTML aumenta 18

substancialmente o tamanho das mensagens, o que impacta desnecessariamente o uso da largura de banda nos servidores. De maneira geral, procure no usar recursos de edio de texto, como cores, tamanho da fonte, tags especiais, entre outras, em excesso. Use-os, como explicado no item anterior, para destacar palavras e expresses importantes. Nunca para dar destaque injustificado mensagem como um todo (mesmo que sua mensagem possua apenas trs palavras). Respeite para ser respeitado e trate os outros como voc gostaria de ser tratado. Lembre-se de que dialogar com algum mediado pelo computador no faz com que voc seja imune s regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o prximo. Mesmo por intermdio de uma mquina, voc est conversando com uma pessoa, assim como voc. No diga a essa pessoa o que voc no gostaria de ouvir. Use sempre a fora das ideias e dos argumentos. Nunca responda com palavres, mesmo que usem de grosseria contra voc. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles. Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ningum obrigado a suportar ofensas e m-educao. Caso algum insista nessas prticas, ignore-o. Evite enviar mensagens curtas em vrias linhas. Alm de ser malfico rede como um todo, causa bastante irritao. Escreva uma frase completa e envie. Em fruns e listas de discusso, procure expressar-se claramente. Explique o problema com o mximo de informao que puder. Tente manter-se no contexto da discusso. Os fruns so separados por tpicos, procure postar no tpico que mais convier sua pergunta. Evite sempre mensagens do estilo "Me ajudem, por favor!", "Ajuda aqui!", "Vou jogar essa coisa fora" ou frases similares. Caso escreva um texto muito longo, deixe uma linha em branco em algumas partes do texto, paragrafando-o. Dessa maneira, o texto ficar mais organizado e fcil de ler. Dependendo do destinatrio de seu texto, evitar o uso de acrnimos e do Internets ou, pelo menos, reduzir a utilizao deles. Preste ateno ao que voc escreve. possvel que, em alguns dias, nem voc mesmo saiba o que havia escrito. Ningum obrigado a usar a norma-padro, mas use um mnimo de pontuao. Ler um texto sem pontuao, principalmente quando ele grande, gera desconforto e, alm disso, as chances de ele ser mal interpretado so muitas. Quando voc estiver perguntando, provavelmente porque precisa de ajuda em algo, ento aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente.

19

No copie textos de sites ou qualquer outra fonte que possua contedo protegido por registro e que no permita cpias e, sempre, mesmo com autorizao de cpia, cite as fontes quando utiliz-las. Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagem instantnea, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa. Isso extremamente desagradvel. Se a pessoa enviar uma mensagem e voc enviar outra completamente diferente, ela ficar sem saber se voc leu ou ignorou a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreva algo para confirmar que leu a mensagem. Ainda sobre conversas em programas de mensagem instantnea, evite ao mximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gnero. Isso torna a leitura das mensagens muito difcil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar para que esses emoticons sejam carregados e irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoes e no palavras. Procure us-los fora das mensagens escritas. H messengers que possuem a funcionalidade de se autodeterminar um status ou estado como away ou ausente. Procure usar esta ferramenta, enquanto voc estiver online, mas fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com voc e tenham de aguardar horas pela sua resposta. No envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como voc a escreveu. Pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficar to clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possvel para no gerar nenhuma confuso. Ao encaminhar um e-mail que recebeu, por exemplo, os tpicos e-mails humorsticos, que percorrem grupos sociais diversos atravs de divulgao por listas de contatos gigantes, remova os e-mails das outras pessoas. Procure escrever os seus destinatrios no campo "BCC" ou "CCO" em vez do campo "Para". Este campo esconde os endereos dos destinatrios. Todos iro receber, mas ningum, alm de voc, saber quem mais recebeu a sua mensagem. Ao no fazer o recomendado acima, voc est contribuindo para o spam com e-mails dos seus prprios conhecidos. Os endereos de e-mail acumulados sero "pescados", quer por parte dos destinatrios, quer por empresas especficas existentes na Net, cuja funo acumular contatos de e-mail para envio de propaganda no solicitada ou phishing. Antes de fazer uma pergunta, pense na possibilidade de que sua dvida j tenha sido solucionada por algum, procure em fruns e at mesmo em sites de busca. Caso no encontre, poste suas mensagens, pois sempre haver algum usurio na Internet para lhe

20

ajudar. Mas no espere que a resposta seja imediata. As pessoas esto dispostas a ajudar, mas elas tm responsabilidades e tarefas a cumprir no dia a dia, ficando o acesso aos fruns e comunidades em segundo plano. Seja paciente! Post-ups (ato de postar em um determinado tpico com o intuito de elev-lo ao topo da lista de tpicos) geralmente so feitos para destacar injustificadamente tpicos em fruns e comunidades virtuais. Procure evitar essa prtica. extremamente injusto fazer post-ups, pois faz com que os demais tpicos sejam levados cada vez mais para baixo na lista de tpicos, diminuindo a probabilidade de resposta a eles. No seja egosta. Aguarde a resposta s suas perguntas como todos os usurios de sua comunidade virtual ou frum: sendo paciente. Se voc estiver do outro lado, ou seja, respondendo s dvidas dos usurios, seja humilde e s responda s dvidas se realmente estiver interessado em ajudar. Respostas como "www.google.com.br", "procura na net" ou "larga de ser preguioso" no ajudam em nada. Procure responder acrescentando algo til, que possa enriquecer o conhecimento coletivo. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta

21

Vamos exercitar... Nome:______________________________________________________ Leia o ofcio abaixo: Ofcio n /2009 xxxx/xxxxx/xxxx/xxxx

Braslia, DF, 22 de dezembro de 2009. Ao Senhor R. R.T. Rua XV de novembro, n. 291, apto 401 Passo Fundo RS 17400-000 Assunto: Informao sobre declarao de regularidade. Ilustrssimo Senhor R. R. T., Em resposta sua solicitao enviada ao Ministrio da Educao da Repblica Federativa do Brasil, venho por meio deste informar a quem interessar possa, que o curso de ENGENHARIA ELTRICA COM NFASE EM ELETRNICA, da Universidade de Passo Fundo foi autorizado pela Resoluo CONSUN/UFP n 117, de 9 de outubro de 1990, foi reconhecido Portaria MEC n 175, de 22 de fevereiro de 1996. A UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO foi credenciada pelo Decreto Federal n 62.835, publicado no Dirio Oficial da Unio em 11 de junho de 1968. Outrossim, coloco-me disposio para auxiliar no que mais for necessrio. Atenciosamente, P. W. Diretor de xxxxxxxxxxxxxxx

1. Analise-o e encontre as inadequaes relacionadas ao gnero ofcio.

22

2. Faa uma reescrita do texto, adequando-o ao gnero ofcio (somente a parte do texto propriamente dito).

23

Aula 3

Objetivos: Analisar clareza e a conciso como caractersticas da linguagem nos textos oficiais; aplicar o conceito anlise de textos. 3. A LINGUAGEM DOS ATOS E COMUNICAES OFICIAIS As comunicaes que partem dos rgos pblicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidado brasileiro. Para atingir esse objetivo, h que se evitar o uso de uma linguagem restrita a determinados grupos. Resguardando, desse modo, seu carter impessoal, informando com o mximo de clareza e conciso. Nessa perspectiva, o uso do padro formal da lngua faz-se necessrio. H consenso de que o padro culto aquele em que: a) se observam as regras da gramtica formal, e b) se emprega um vocabulrio comum ao conjunto dos usurios do idioma. importante ressaltar que a obrigatoriedade do uso do padro formal na redao oficial decorre do fato de que este est acima das diferenas lexicais, morfolgicas ou sintticas regionais, permitindo que se atinja a pretendida compreenso por todos os cidados. 3.1. Conciso A conciso uma qualidade do texto oficial que tem de ser conciso, quer dizer, texto que consegue transmitir um mximo de informaes com um mnimo de palavras, reduzindo-o ao essencial. Ser conciso significa no abusar das palavras para exprimir uma ideia. Para construir um texto conciso, deve-se ir direto ao assunto, no enrolar, no encher linguia, no escrever o desnecessrio. Significa, enfim, eliminar aquilo que desnecessrio e, de acordo com o Dicionrio da Academia Brasileira de Letras (ABL), a 24

conciso a qualidade do conciso; brevidade e correo na elaborao da informao falada ou escrita(ABL, 2008, p. 336). J o conciso definido como aquele que se expe com poucas palavras, resumido. O uso de cacoetes, de expresses que no acrescentam nada ao texto, servindo somente para prolongar o discurso pode torn-lo prolixo. So expresses do tipo: antes de mais nada, pelo contrrio, por outro lado, por sua vez. Vejamos a seguir um exemplo de texto conciso: A maquiagem que vira vcio6 Mais do que muletas, h termos, expresses e raciocnios viciados que ajudam a promover confuso na comunicao cotidiana Muita gente padece de cacoetes de linguagem. Termos-muletas, cacos verbais e frmulas de raciocnio surgem ("meio que" ou "tipo assim") petrificados, repetidos no automtico, de forma viciada ou fora de contexto, incomodando o ouvido ou o olho alheio e desvalorizando a mensagem. Pesquisadores do idioma se perguntam se os vcios de linguagem seriam, "tipo assim", meros cacoetes passveis de correo por quem se autopolicia ou "meio que" um sintoma de um vazio maior e mais orgnico na comunicao. Mas o uso dessas muletas expressivas pode encobrir tanto os clichs empregados independentemente da sua necessidade como uma trapaa nem sempre voluntria na comunicao. Veja que todos os elementos utilizados so necessrios para a compreenso da mensagem que o texto pretende passar, so elementos informativos e, por isso, funcionais no texto construdo. A prolixidade consiste em utilizar mais palavras do que o necessrio para exprimir uma ideia, portanto o oposto da conciso. Ser prolixo ficar enrolando, enchendo linguia, no ir direto ao assunto. O Dicionrio da Academia Brasileira de Letras (ABL) define prolixo como aquele que se expressa com mais palavras e frases do que necessrio; muito longo; entediante (ABL, 2008, p. 1035). Vejamos a seguir um exemplo de texto prolixo:
6

Fragmento do texto A maquiagem que vira vcio, escrito por Luiz Costa Pereira Junior para a REVISTA LNGUA PORTUGUESA. Ano 7, nmero 77, 2012.

25

Os jovens tm algo a transmitir aos mais velhos? No saberia responder com exatido. H sempre uma eterna divergncia entre as geraes. Os jovens pensam de um jeito, s vezes estranho, que chega a escandalizar os mais velhos... J os mais velhos, por outro lado, costumam, na maioria das vezes, achar que os mais jovens, em alguns casos, no tm nada a transmitir aos mais velhos.

Observe que, se tirarmos desse texto as palavras desnecessrias, a ideia contida nele poderia ser expressa em uma nica frase.

3.2. Clareza A clareza deve ser a qualidade bsica de todo texto oficial. Entretanto, a clareza requer elementos para atingir sua plenitude. A transparncia do texto depende estritamente das demais caractersticas da redao oficial: a) a impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretaes que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto; b) o uso da norma padro de linguagem, em princpio, de entendimento geral; c) a formalidade e a padronizao; d) a conciso. A observao dessas caractersticas importante para se redigir com clareza. Inclui-se o processo de releitura de todo texto redigido, a fim de evitar a ocorrncia, em textos oficiais, de trechos obscuros e de erros gramaticais. A clareza consiste, ento, na manifestao da ideia de forma que possa ser rapidamente compreendida pelo leitor. Ser claro ser coerente, no se contradizer, no confundir o leitor. So inimigos da clareza: a desobedincia s normas da lngua, os perodos longos, o vocabulrio rebuscado, a impreciso vocabular. Vejamos um exemplo de texto claro:

26

O desvio tico do gerundismo7 H implicaes ticas no vcio de linguagem. O uso excessivo e desnecessrio do gerndio conhecido como endorreia, cuja forma popular a construo "vou estar + gerndio", uma perfrase (locuo formada por dois ou trs verbos). A locuo em si legtima, quando comunica a ideia de uma ao futura que ocorrer no momento de outra ou sequenciada. As sentenas "vou estar dormindo na hora do jogo" ou "vou estar vendo o jogo quando voc estiver assistindo novela" so adequadas ao sistema da lngua, assim como em verbos que indiquem processo: "amanh vai estar chovendo" ou ato contnuo: "vou estar trabalhando das 8h s 18h". Aquilo a que nos acostumamos a chamar de gerundismo se d quando no queremos comunicar essa ideia de eventos ou aes simultneas, mas antes falar de ao pontual, em que a durao no preocupao dominante. "Vou falar" narra algo que vai ocorrer a partir de agora. "Vou estar falando" se refere a um futuro em andamento. inadequado usar uma forma verbal com valor de outra - falar de ao isolada, que se encerraria num s ato, como se fosse contnua. Quando respondemos ao telefone "vou estar passando o recado" fazemos o recado, que potencialmente tem tudo para ser dado, no ter mais prazo de validade. O vcio aqui isenta a pessoa de responsabilidade sobre o que prometeu fazer. antes de tudo um desvio tico.

A falta de clareza pode tambm gerar rudos na comunicao, como o que acontece na charge abaixo apresentada, nela configura-se o que chamamos de rudo de comunicao:

Fragmento do texto A maquiagem que vira vcio, escrito por Luiz Costa Pereira Junior para a REVISTA LNGUA PORTUGUESA. Ano 7, nmero 77, 2012.

27

Vamos exercitar.... 1. Anlise do texto produzido na aula 1. 2. Veja as duas sentenas: Jos, o pai de Jesus, era um simples carpinteiro. Jos, o pai de Jesus era um simples carpinteiro. Qual a diferena sinttica e semntica - entre as duas?

3. Agora vamos entender a clareza e a ambiguidade relacionada posio dos termos na sentena. Veja as oraes abaixo: 1. S um aluno fez hoje o trabalho. 2. Um s aluno fez hoje o trabalho. 3. Um aluno s fez hoje o trabalho. 4. Um aluno fez s hoje o trabalho. 28

5. Um aluno fez hoje s o trabalho. 6. Um aluno fez hoje o trabalho s. Agora explique a diferena de sentido existente entre elas. 1. 2. 3. 4. 5 6.

4. Agora veja a seguinte sentena: Maria foi o terceiro juiz preso por corrupo. Ela coerente e correta? Justifique.

29

Aula 4

Objetivos: abordar a impessoalidade, a clareza e correo como caractersticas do texto oficial. Aplicar os conceitos anlise de textos. 4. A IMPESSOALIDADE A finalidade da lngua comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. Para que haja comunicao, so necessrios: a) algum que comunique, b) algo a ser comunicado, e c) algum que receba essa comunicao.

Fonte: http://www.prof2000.pt/users/hjco/gramcom/cap03_01.htm Na redao oficial, quem comunica o Servio Pblico; o que se comunica algum assunto relativo s atribuies do rgo; o destinatrio ou o pblico, o conjunto dos cidados, ou outro rgo pblico. Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal, desprovido de qualquer trao pessoal com vistas a uma maior objetividade e imparcialidade, deve ser dado aos assuntos que constam das comunicaes oficiais decorre: a) da ausncia de impresses individuais de quem comunica; 30

b) da impessoalidade de quem recebe a comunicao, com duas possibilidades; e c) do carter impessoal do prprio assunto tratado. A conciso, a clareza, a objetividade e a formalidade de que nos valemos para elaborar os expedientes oficiais contribuem para que seja alcanada a impessoalidade. 4.1. Impessoalidade: gramtica Muitas vezes, queremos adotar uma posio impessoal, aparentemente neutra, atenuando a retrica e ocultando o agente das aes. Gramaticalmente h muitas maneiras de conseguir esse objetivo, como: a) Generalizar o sujeito, colocando-o no plural: uma forma elegante de se distanciar relativamente da subjetividade pluralizar o agente. O uso da terceira pessoa do plural a estratgia recomendada quando a inteno atenuar a subjetividade da primeira pessoa, sem adotar a neutralidade absoluta. Exemplos: Procuramos demonstrar... Nossas concluses... b) Colocar um agente inanimado: outra maneira de impessoalizar o texto colocar como agente um ser inanimado, um fenmeno, uma instituio ou uma organizao, frases como: O Ministrio decidiu que a partir de agora uma amostra de sangue positivo para HIV vai passar por apenas duas etapas de exame... A Diretoria ordenou... O Governo protelou... A responsabilidade em relao ao est diluda. um recurso muito utilizado na administrao pblica e na poltica. c) Usar o sujeito indeterminado: como a prpria nomenclatura indica, no se pode determinar com preciso quem realiza uma ao quando usamos a estrutura de sujeito indeterminado. Ela muito til quando queremos inserir uma informao da qual no sabemos a procedncia exata. Exemplos: Vive-se esperando o aumento de preos. Acreditava-se em uma diminuio dos impostos.

31

Fala-se muito em renovao dos quadros funcionais. d) Usar a voz passiva: enquanto na voz ativa temos um agente explcito, na voz passiva esse agente pode estar oculto. Assim, usar a passiva sem esclarecer seu agente um recurso gramatical para impessoalizar a informao. Veja o exemplo: Novas descobertas foram realizadas em centros de estudo e laboratrios ao redor do mundo. Indcios de irregularidades foram constatados. 4.2. A correo A correo diz respeito ao uso de linguagem adequada ao tipo de texto, ou seja, um texto formal deve apresentar linguagem formal e correta (deve obedecer aos princpios estabelecidos pela gramtica normativa). Conhecer as normas que regem o uso da lngua fundamental para a produo de um texto correto. Desvios de linguagem que comumente aparecem em textos so fruto do desconhecimento de algumas dessas normas. Os desvios mais comuns se do em relao : grafia: tome cuidado com a grafia de palavras que no conhea. Em caso de dvidas, consulte o dicionrio. Se no puder faz-lo, no hesite em substituir a palavra cuja grafia no conhea por outra conhecida. Lembre-se: a lngua portuguesa muito rica em sinnimos. No se esquea tambm de verificar a acentuao das palavras. flexo das palavras: cuidado com a formao do plural de algumas palavras, sobretudo as compostas. concordncia: lembre-se de que o verbo sempre concordar com o sujeito e os nomes devem estar concordando entre si. regncia: fique atento regncia de verbos e de nomes, sobretudo aqueles que exigem a preposio a, a fim de no cometer erro no emprego do acento que indica a crase. colocao dos pronomes: observe a colocao dos pronomes oblquos tonos (me, te, se, nos, vos, lhe, lhes, o, a, os, as). Apesar de, na linguagem coloquial, ser comum iniciar frases com os pronomes oblquos tonos, na linguagem formal, devemos evitar esse tipo de construo.

32

Vejamos um exemplo de texto com correo: Fina Estampa8 J o ttulo da novela da rede Globo formado pelo adjetivo anteposto "fina" e pelo substantivo "estampa", formando, assim, um sintagma nominal. Denotativamente, "estampa" significa "uma figura impressa em papel, tecido, couro, etc.". J o adjetivo anteposto "fina" significa "afiada, superior, que tem vivacidade". Posposto fosse (estampa fina), o adjetivo indicaria "delicada, elegante, excelente". H o sentido figurado de "perfeio", "beleza", "aparncia fsica". a metfora que o autor usa para englobar as personagens principais: Tereza Cristina e Griselda. Aquela rica, poderosa, com duplo nome; esta de origem pobre, trabalhadora e traz nome simples e apelido masculinizado (Pereiro).

Fragmento de Um adjetivo para Fina Estampa, texto escrito por L uiz Roberto Wagner e Djenane Sichieri Wagner Cunha, disponvel em: http://revistalingua.uol.com.br/textos/77/um-adjetivo-para-fina-estampa252522-1.asp

33

Vamos exercitar... Transcreva cada uma das frases seguintes, corrigindo-as no que for necessrio. Em seguida, escolha uma das sentenas e justifique o motivo das alteraes. 1. Os candidatos tem grande capacidade de persuasso.

2. No te esqueas de telefonar-me pois preciso falar contigo hoje a noite.

3. Manuel de Macedo, prefeito de Vila dos Confins renunciou remunerao que faria jus como Conselheiro.

4. A personagem representava fielmente o esteritipo do mau poltico previlegiado.

5. Quanto a composio da Diretoria Executiva, proponho que se respeite as normas.

Justificativa:

2. Uma pessoa est sendo acusada de homicdio. Ao ser presa, fez a seguinte declarao: Podem acusar-me: estou com a conscincia tranquila. 34

Os dois pontos poderiam ser substitudos por uma conjuno, o que foi feito nas frases abaixo. Selecione aquelas que vocs acha que fazem sentido, levando em considerao o contexto em que ela foi dita e tentando justificar suas escolhas. a) Podem acusar-me, porque estou com a conscincia tranquila. b) Podem acusar-me, mas estou com a conscincia tranquila. c) Podem acusar-me, portanto estou com a conscincia tranquila. d) Podem acusar-me, e estou com a conscincia tranquila. e) Podem acusar-me, ou estou com a conscincia tranquila.

3. As frases a seguir compunham, antes de terem sido isoladas e embaralhadas, um pargrafo coeso e coerente. Reescreva esse pargrafo (adaptado de O Livro da Sabedoria, Dalai-Lama, p. 106) utilizando as frases em questo e os conectivos dados. enquanto / no momento em que / enfim / mas no fundo / claro que a) __________ com esse tipo de amizade, ningum far um esforo sincero para nos ajudar se precisarmos. Essa a realidade b) __________ nossa sorte diminuir, porm, elas j no estaro mais por perto. c) __________ esses no so verdadeiros amigos; so amigos da nossa fortuna ou do nosso poder. Graas ao nosso poder ou fortuna, mais pessoas nos abordam com sorrisos ou presentes. Uma verdadeira amizade desenvolve-se a partir do afeto humano, no do dinheiro ou do poder. e) __________ perdurar a fortuna, essas pessoas continuaro a abordar-nos com frequncia.

35

Aula 5

Objetivos: analisar a estrutura dos perodos, dos pargrafos. Entender o paralelismo como uma qualidade que atribui clareza aos textos.

5. Perodos, pargrafos e clareza9 A clareza e a conciso na forma escrita so alcanadas principalmente pela construo adequada da frase, a menor unidade autnoma da comunicao, na definio de Celso Pedro Luft.10 A funo essencial da frase desempenhada pelo predicado, que para Adriano da Gama Kury pode ser entendido como a enunciao pura de um fato qualquer.11 Sempre que a frase possuir pelo menos um verbo, recebe o nome de perodo, que ter tantas oraes quantos forem os verbos no auxiliares que o constituem. Temos, assim, a seguinte ordem de colocao dos elementos que compem uma orao (os parnteses indicam os elementos que podem no ocorrer): (sujeito) - verbo - (complementos) - (adjunto adverbial). Podem ser identificados seis padres bsicos para as oraes pessoais (i. , com sujeito) na lngua portuguesa (a funo que vem entre parnteses facultativa e pode ocorrer em ordem diversa): 1. Sujeito - verbo intransitivo - (Adjunto Adverbial) O Presidente - regressou - (ontem). 2. Sujeito - verbo transitivo direto - objeto direto - (adjunto adverbial)
9

Captulo desenvolvido com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica.


LUFT, Celso Pedro. Moderna gramtica brasileira. 9. ed. Rio de Janeiro: Globo, 1989. p. 11. KURY, Adriano da Gama. Pequena gramtica. 4. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1959. p. 153.

10 11

36

O Chefe da Diviso - assinou - o termo de posse - (na manh de tera-feira). 3. Sujeito - verbo transitivo indireto - objeto indireto - (adjunto adverbial). O Brasil - precisa - de gente honesta - (em todos os setores). 4. Sujeito - verbo transitivo direto e indireto - obj. direto - obj. indireto - (adj. Adv.) Os desempregados - entregaram - suas reivindicaes - ao Deputado - (no Congresso). 5. Sujeito - verbo transitivo indireto - complemento adverbial - (adjunto adverbial) A reunio do Grupo de Trabalho - ocorrer - em Buenos Aires - (na prxima semana). O Presidente - voltou - da Europa - (na sexta-feira) 6. Sujeito - verbo de ligao - predicativo - (adjunto adverbial) O problema - ser - resolvido - prontamente. Na construo de perodos, as vrias funes podem ocorrer em ordem inversa mencionada, misturando-se e confundindo-se. Acrescente-se que perodos mais complexos, compostos por duas ou mais oraes, em geral podem ser reduzidos aos padres bsicos (de que derivam). Os problemas mais frequentemente encontrados na construo de frases dizem respeito m pontuao, ambiguidade da ideia expressa, elaborao de falsos paralelismos, erros de comparao, etc. Decorrem, em geral, do desconhecimento da ordem das palavras na frase. Indicam-se, a seguir, alguns desses defeitos mais comuns e recorrentes na construo de frases, registrados em documentos oficiais. 5.1. Sujeito O sujeito o ser de quem se fala ou que executa a ao enunciada na orao. Ele pode ter complemento, mas no ser complemento. Devem ser evitadas, portanto, construes como: Errado: tempo do Congresso votar a emenda. Certo: tempo de o Congresso votar a emenda. Errado: Apesar das relaes entre os pases estarem cortadas, (...). Certo: Apesar de as relaes entre os pases estarem cortadas, (...).

37

Errado: No vejo mal no Governo proceder assim. Certo: No vejo mal em o Governo proceder assim. Errado: Antes destes requisitos serem cumpridos, (...). Certo: Antes de estes requisitos serem cumpridos, (...). Errado: Apesar da Assessoria ter informado em tempo, (...). Certo: Apesar de a Assessoria ter informado em tempo, (...). 5.2. Frases Fragmentadas A fragmentao de frases consiste em pontuar uma orao subordinada ou uma simples locuo como se fosse uma frase completa.12 Decorre da pontuao errada de uma frase simples. Embora seja usada como recurso estilstico na literatura, a fragmentao de frases devem ser evitada nos textos oficiais, pois muitas vezes dificulta a compreenso. Ex.: Errado: O programa recebeu a aprovao do Congresso Nacional. Depois de ser longamente debatido. Certo: O programa recebeu a aprovao do Congresso Nacional, depois de ser longamente debatido. Certo: Depois de ser longamente debatido, o programa recebeu a aprovao do Congresso Nacional. Errado: O projeto de Conveno foi oportunamente submetido ao Presidente da Repblica, que o aprovou. Consultadas as reas envolvidas na elaborao do texto legal. Certo: O projeto de Conveno foi oportunamente submetido ao Presidente da Repblica, que o aprovou, consultadas as reas envolvidas na elaborao do texto legal. 5.3. Erros de Paralelismo Uma das convenes estabelecidas na linguagem escrita consiste em apresentar ideias similares numa forma gramatical idntica alguns exemplos:
12 13

13,

o que se chama de paralelismo.

Assim, incorre-se em erro ao conferir forma no paralela a elementos paralelos. Vejamos

MORENO, Claudio; GUEDES, Paulo Coimbra. Curso bsico de redao. 4. ed. So Paulo: tica, 1988. p.. 68. Id., ibid. p. 74 e s.

38

Errado: Pelo aviso circular recomendou-se aos Ministrios economizar energia e que elaborassem planos de reduo de despesas. Na frase temos duas estruturas diferentes para ideias equivalentes. H mais de uma possibilidade de escrev-la com clareza e correo: Certo: Pelo aviso circular, recomendou-se aos Ministrios que economizassem energia e (que) elaborassem planos para reduo de despesas. Outra possibilidade: Certo: Pelo aviso circular, recomendou-se aos Ministrios economizar energia e elaborar planos para reduo de despesas. Nas duas correes respeita-se a estrutura paralela na coordenao de oraes subordinadas. Mais um exemplo de frase inaceitvel na lngua escrita padro: Errado: No discurso de posse, mostrou determinao, no ser inseguro, inteligncia e ter ambio. O problema aqui decorre de coordenar palavras (substantivos) com oraes (reduzidas de infinitivo). Para tornar a frase clara e correta, pode-se optar ou por transform-la em frase simples, substituindo as oraes reduzidas por substantivos: Certo: No discurso de posse, mostrou determinao, segurana, inteligncia e ambio. Ou empregar a forma oracional reduzida uniformemente: Certo: No discurso de posse, mostrou ser determinado e seguro, ter inteligncia e ambio. Atentemos, ainda, para o problema inverso, o falso paralelismo, que ocorre ao se dar forma paralela (equivalente) a ideias de hierarquia diferente ou, ainda, ao se apresentar, de forma paralela, estruturas sintticas distintas: Errado: O Presidente visitou Paris, Bonn, Roma e o Papa.

39

Nesta frase, colocou-se em um mesmo nvel cidades (Paris, Bonn, Roma) e uma pessoa (o Papa). Uma possibilidade de correo transform-la em duas frases simples, com o cuidado de no repetir o verbo da primeira (visitar): Certo: O Presidente visitou Paris, Bonn e Roma. Nesta ltima capital, encontrou-se com o Papa. Errado: O projeto tem mais de cem pginas e muita complexidade. Aqui, repete-se a equivalncia gramatical indevida: esto em coordenao, no mesmo nvel sinttico, o nmero de pginas do projeto e uma avaliao sobre ele. Pode-se reescrever a frase de duas formas: ou faz-se nova orao com o acrscimo do verbo ser, rompendo, assim, o desajeitado paralelo: Certo: O projeto tem mais de cem pginas e muito complexo. Ou se d forma paralela harmoniosa transformando a primeira orao tambm em uma avaliao subjetiva: Certo: O projeto muito extenso e complexo. O emprego de expresses correlativas como no s ... mas (como) tambm; tanto ... quanto (ou como); nem ... nem; ou ... ou; etc. costuma apresentar problemas quando no se mantm o obrigatrio paralelismo entre as estruturas apresentadas. Nos dois exemplos abaixo, rompe-se o paralelismo pela colocao do primeiro termo da correlao fora de posio. Errado: Ou Vossa Senhoria apresenta o projeto, ou uma alternativa. Certo: Vossa Senhoria ou apresenta o projeto, ou prope uma alternativa. Errado: O interventor no s tem obrigao de apurar a fraude como tambm a de punir os culpados. Certo: O interventor tem obrigao no s de apurar a fraude, como tambm de punir os culpados. Mencionemos, por fim, o falso paralelismo provocado pelo uso inadequado da expresso e que num perodo que no contm nenhum que anterior. Errado: O novo procurador jurista renomado, e que tem slida formao acadmica. Para corrigir a frase, ou suprimimos o pronome relativo: Certo: O novo procurador jurista renomado e tem slida formao acadmica. Ou suprimimos a conjuno, que est a coordenar elementos dspares:

40

Certo: O novo procurador jurista renomado, que tem slida formao acadmica. Outro exemplo de falso paralelismo com e que: Errado: Neste momento, no se devem adotar medidas precipitadas, e que comprometam o andamento de todo o programa. Da mesma forma com que corrigimos o exemplo anterior aqui podemos ou suprimir a conjuno: Certo: Neste momento, no se devem adotar medidas precipitadas, que comprometam o andamento de todo o programa. Ou estabelecer forma paralela coordenando oraes adjetivas, recorrendo ao pronome relativo que e ao verbo ser: Certo: Neste momento, no se devem adotar medidas que sejam precipitadas e que comprometam o andamento de todo o programa.

41

Vamos exercitar... 1. Anlise do texto escrito na aula 2. 2. Analise os dois textos abaixo e encontre os fragmentos em que h quebra do paralelismo. Em seguida, reescreva os trechos, corrigindo-os. Texto 1 Rio Doce Neste domingo, a Viao Cip leva seus telespectadores at o Rio Doce. No programa, Otvio di Toledo mostra o encontro dos rios, a represa que gera energia para a regio, o trabalho de preservao da fauna aqutica, um concurso de beleza alm de uma deliciosa receita de banana. (Revista Aqui TV Novelas. Ano V, Edio 292, novembro/2011, p. 21). Reescrita

Texto 2 (21) Casas antigas de So Paulo14 Andando por So Paulo a p ou de bicicleta e com um olhar de apreciar paisagens possvel visualizar muitas belezas, a comear pela casa do "Fico" no Ipiranga. No Butant temos a Casa do Bandeirante localizada na Praa Monteiro Lobato, um terreno enorme com uma grande histria, seu terreno enorme, com ps de jaboticaba, manga, caf, paubrasil... Uma rvore que chama muita ateno e esta carregado uma linda jaqueira. [...] Em um futuro em breve no veremos mais casas antigas, com vrios quartos, cozinhas enormes, vitrais, coluna de p direito alto. As casas de So Paulo antigas esto em runas e sendo demolidas.

14

Texto disponvel em http://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=6120. Acesso em: 08 ago 2012. Texto apresentado sem adaptaes.

42

Reescrita

43

Vamos exercitar... Produo de texto Nome:________________________________________________ Leia o relatrio abaixo e, em seguida, com base nas informaes do texto, escreve o voto do relator. I RELATRIO M. A. C. M. requereu, em 15 de maio de 2003, ratificao da validade do ttulo de Doutor em Aplicaes, Planejamento e Estudos Militares, realizado na Escola de Comando e Estado Maior do Exrcito (ECEME), em equivalncia ao Doutorado empreendido pelo sistema civil, face similitude de durao, objetivos e modelo de avaliao. Solicita ainda que, validada a equivalncia de ttulo entre os dois sistemas, considere-se a equiparao de estudos entre o Curso da ECEME e os Cursos de Ps-Graduao "stricto-sensu" do sistema civil, nas reas de Geografia, Histria, Cincias Sociais e Administrao, sendo-lhe concedido documento comprobatrio da equiparao de estudos entre os dois sistemas, com os respectivos nveis e reas assinaladas a fim de legitimar a sua inscrio em concursos de provas e ttulos para a docncia em Universidades pblicas e privadas. Os sistemas militares de ensino so autnomos e submetem-se a legislaes diferentes daquelas que regem o sistema civil. O funcionamento de cursos de psgraduao ministrados pelo Exrcito previsto pela Lei 6265 de 1975 e os graus, ou nveis, oriundos do ensino militar so correspondentes aos do sistema civil, prescindindo de qualquer confirmao no sistema em que vai ser aplicado, o que garante a validade nacional dos ttulos por ele outorgados. No se questiona, portanto, a validade do ttulo de Doutor obtido pelo interessado. Porm, no que diz respeito possibilidade de aplicao civil de estudos realizados no sistema militar, e vice-versa, a LDB previu o disciplinamento da equivalncia, dispondo: Art. 83. O ensino militar regulado em lei especifica, admitida a equivalncia de estudos, de acordo com as normas fixadas pelo sistema de ensino. O Parecer PJR/JT/021 , de 09/05/2000, adotado pela CAPES, informa que: "Face independncia dos sistemas de ensino militar e civil, a validade do grau stricto-sensu conferido pelo outro sistema independe de reconhecimento ou revalidao. A equiparao ou equivalncia de estudos, entretanto, exige avaliao do curso pela

44

CAPES, ou similaridade curricular atestada pelo CNE ou por Universidade que o Conselho indique. E, mais adiante, "Cremos que o cotejo dos currculos seja fundamental para declarar a equivalncia, logo, o CNE, enquanto rgo normativo do sistema, poderia atribuir competncia s Universidades que possuam Doutorado na rea afim, como acontece na convalidao de estudos realizados no exterior, para o exame tcnico. No que diz respeito ao processo em pauta, o Procurador Federal Ruy Roquete Franco, da Advocacia Geral da Unio, emitiu o Parecer PJR/RR/039, de 26 de maio de 2003, no qual declara: "O assunto recorrente e vrios Pareceres j foram emitidos por esta PJR, com o Aprovo da Presidncia da CAPES (...) Como j foi pontuado em outras ocasies fundamental que se esclarea, que o ttulo castrense no habilita ao exerccio de atividades civis se no houver identidade de rea do conhecimento/especificao ". necessrio, portanto, que o interessado pleiteie a equivalncia de seu ttulo Universidade que possua Programa de Ps-Graduao stricto-sensu avaliado pela CAPES, na rea ou em rea equivalente. No que diz respeito solicitao de equivalncia de estudos entre os cursos de psgraduao da ECEME e os cursos de ps-graduao "stricto-sensu" do sistema civil, esta poder se dar na medida em que os cursos forem submetidos avaliao da CAPES. Como informa a CAPES, no Parecer PJR/JT/021, de 9 de maio de 2000: "0 sistema civil de ensino no tem a prerrogativa de impor sua avaliao , sobre cursos do sistema militar. Porm, em regime de cooperao, e para agilizar a aceitao, no meio civil, dos diplomas expedidos, em cursos de ampla aplicao civil, legtima a avaliao de cursos da rea de Qumica, Computao, Engenharias, Fsica, etc., nos quais a aplicao militar no exclusiva ou preponderante ". II - VOTO DA RELATORA

45

Braslia (DF), 03 de dezembro de 2003. Conselheira M. A.L. Relatora III DECISO DA CMARA A Cmara de Educao Superior aprova por unanimidade o voto do(a) Relator(a). Sala das Sesses, em 03 de dezembro de 2003. Presidente Vice-Presidente

46

Aula 6

Objetivos: abordar a repetio e a redundncia como elementos prejudiciais ao texto oficial. 6. Repetio e redundncia: qualidades ou defeitos O termo repetio pode ser definido como: Ato ou efeito de repetir. Enunciao das mesmas palavras, das mesmas ideias: evitem-se as repeties desnecessrias. Em retrica, a figura pela qual se repete uma voz ou uma expresso para realar uma ideia ou pensamento; reiterao. 6.1. Repetio e redundncia Depois da apresentao inicial do conceito, passaremos anlise de ocorrncias em que h repetio. Para isso, analisaremos, inicialmente, um fragmento de texto e destacar algumas repeties: Casas antigas de So Paulo15 Andando por So Paulo a p ou de bicicleta e com um olhar de apreciar paisagens possvel visualizar muitas belezas, a comear pela casa (2) do "Fico" no Ipiranga. No Butant temos a Casa (2) do Bandeirante localizada na Praa Monteiro Lobato, um terreno enorme (1) com uma grande histria, seu terreno enorme (1), com ps de jaboticaba, manga, caf, pau-brasil... Uma rvore que chama muita ateno e esta carregado uma linda jaqueira.
15

Texto disponvel em http://www.saopaulominhacidade.com.br/list.asp?ID=6120. Acesso em: 08 ago 2012.

47

H tambm (5) uma moenda abandonada dentro da casa (2). Casa (2) que foi restaurada com suas paredes largas de 50 cm de espessura, portas enormes, as chaves pesam muito. O tamanho chama ateno tambm (5), uma casa (2) de quatro guas conforme ouvi dizer e aprendi. Em todos os bairros de Sampa, temos casas (2) duas guas, "meia gua... So termos que no sei se reais, pois no sou arquiteto. No Butant, na Avenida Brasil, temos uma casa (2) com mais de 100 anos, alias (3) vrias, em Santo Amaro, na Vila Snia, no Bairro de Campo Grande, alis (3), h uma em frente ao Denarc (ao antigo prdio, localizado no Butant). Todas tm pontos em comum, ps de frutas (4), inclusive algumas tm frutas (4) como pitanga, gabiroba, uvaia, ara e outras um pouco mais antigas. Como se pode ver, foram destacadas quatro cadeias de repetio: 1) terreno enorme e terreno enorme, no primeiro pargrafo. 2) A palavra casa(s), espalhado por todo o fragmento. 3) alias e alis, no terceiro pargrafo. 4) frutas, no quarto pargrafo. 5) A palavra tambm no segundo pargrafo. Em todos os casos, consideramos que as repeties so viciosas e desnecessrias, uma vez que elas no contribuem para a coeso, para a coerncia ou para a progresso temtica. Alm disso, no so enfticas; so, verdadeiramente, redundncias que podem ser eliminadas para que o texto tenha maior fluncia e mais correo. A ttulo de exerccio, vamos propor uma reviso ou uma reescrita que elimina essas repeties, tendo como objetivo tornar o texto mais legvel e mais correto. PROPOSTA DE REVISO Casas antigas de So Paulo Andando por So Paulo, a p ou de bicicleta, com um olhar de apreciar paisagens, possvel visualizar muitas belezas, a comear pela casa do "Fico" no Ipiranga. No Butant, localiza-se a Casa (2) do Bandeirante, na Praa Monteiro Lobato, um terreno enorme com uma grande histria, com ps de jabuticaba, manga, caf, pau-brasil... Uma rvore chama muita ateno e est carregada: uma linda jaqueira. H uma moenda abandonada dentro da casa, que foi restaurada com suas paredes largas de 50 cm de espessura, portas enormes, com as chaves que pesam muito. O

48

tamanho chama ateno tambm, uma casa de quatro guas, conforme ouvi dizer e aprendi. Elas esto em todos os bairros de Sampa: duas guas, "meia gua... So termos que no sei se reais, pois no sou arquiteto. No Butant, na Avenida Brasil, h uma casa com mais de 100 anos. Alis, vrias em Santo Amaro, na Vila Snia, no Bairro de Campo Grande. H, ainda, uma em frente ao Denarc (ao antigo prdio, localizado no Butant). Todas tm pontos em comum, ps de frutas, como pitanga, gabiroba, uvaia, ara e outras um pouco mais antigas. Na proposta de reviso, eliminamos os excessos para que o texto resultasse mais objetivo e mais direto. Nesse processo, alm de retirar as repeties inadequadas, foram tambm realizados outros ajustes de ordem gramatical e textual. Pela anlise preliminar do texto acima, podemos perceber que a repetio leva, em muitos casos, redundncia. Dubois et al (2001, p. 504) afirma que o termo redundncia originrio da retrica e foi tomado de emprstimo por linguistas e por tericos da comunicao. Na retrica, tinha quase o mesmo sentido de repetio e designava quase sempre um excesso nos ornamentos de estilo. Em sua exposio, os autores deixam claro que nem toda redundncia problemtica e tambm que no devemos entender que toda repetio gera redundncia, uma vez que a repetio pode ter como finalidade a nfase, por exemplo. Devemos lembrar os casos em que a repetio necessria, ou por ser enftica e servir como recurso de estilo ou para ajudar a tornar o sentido mais claro. preciso, portanto, ficar atento e no cortar automaticamente todas as repeties apresentadas pelo texto, mesmo que a repetio se manifeste quase sempre por mera falta de ateno do autor. Isso ocorre, segundo Arajo, porque a lngua portuguesa no favorece a repetio retrica, e tambm porque ela , por natureza, descomedida em palavras, segundo o fillogo M. Rodrigues Lapa (citado por ARAJO, p. 72) (YAMAZAKI, 2007, p. 11).

49

Vamos exercitar... Nome:________________________________________________ 1. Identifique e circule as repeties do texto abaixo: Algumas coisas sobre o gato O gato foi domesticado h a cerca de 4.000 anos, no Egito, onde o gato era adorado como um Deus. Todos dizem que o gato tem sete vidas porque to gil que, embora caia de grandes alturas, quase nunca acontece nada com o gato porque o gato cai de p. Os gatos so curiosos e brincalhes. Quando os gatos se zangam, sopram e se arqueiam. Os gatos so muito limpos, passam horas se lambendo. noite movimentam-se perfeitamente bem, sem bater em nada, porque os olhos do gato, ouvidos e bigodes formam uma espcie de radar. As pupilas do gato so verticais e as pupilas dilatam-se muito mais que as pupilas do homem. Por isso, o gato v noite mesmo que s haja uma luzinha bem fraca. O gato tem uma espcie de almofadinhas nas patas e quando o gato est quieto, deixa as unhas escondidas dentro das almofadinhas. A me cuida dos filhotes enquanto so pequenos. Tambm ensina filhotes a caar (se no houver um rato pode usar uma barata). Quando os filhotes crescem, a me comea a afastar os filhotes para que os filhotes aprendam a se virar sozinhos. Fonte: http://asfa5aportugues.blogspot.com.br/2009/07/algumas-coisas-sobre-ogato.html (Com adaptaes)

2. Considerando que um dos erros que mais prejudica a expresso adequada de suas ideias a insistente repetio de uma mesma palavra, que causa impresso desagradvel a quem l, alm de sugerir pobreza de vocabulrio. A lngua portuguesa uma das mais ricas em relao a vocabulrio, com uma quantidade que ultrapassa os 300 mil verbetes. Por isso, quando voc constatar que repetiu vrias vezes o mesmo vocbulo procure imediatamente encontrar sinnimos ou pronomes que possam ser usados em substituio a ele. Agora, leia o texto abaixo16, localize as repeties e reescreva-o eliminando-as;

16

Fonte: http://oblogderedacao.blogspot.com.br/2012/08/redacao-x-repeticao-de-palavras.html 50

Os

empresrios

tm

encontrado

certos problemas para

contratar mo-de-

obra especializada, nesses ltimos meses. O problema da mo-de-obra consequncia de um problema maior: os altos nveis de desemprego constatados algum tempo atrs. Enfrentando problemas para conseguir empregos nas fbricas a que estavam acostumados, dedicaram-se a outras atividades, criando, para as indstrias, o problema de no encontrar pessoas acostumadas a funes especficas. Demorar ainda algum tempo para que este problema seja solucionado.

51

Aula 7

Objetivos: entender a ambiguidade e a obscuridade como defeitos do texto oficial. 7. Ambiguidade Um dos elementos que pode comprometer a clareza ambiguidade. Ambgua a frase ou orao que pode ser tomada em mais de um sentido. Como a clareza requisito bsico de todo texto e qualquer texto, deve-se atentar para as construes que possam gerar equvocos de compreenso (MRPR, 2002). Cegalla (1996, p. 98) trata da ambiguidade (ou anfibologia) como duplo sentido e aponta que ela decorre geralmente da m colocao das palavras. E aponta, ainda, que um defeito de expresso que se deve evitar com cuidado, pois, da m posio das palavras, podem resultar sentidos ridculos. A ambiguidade a propriedade de certas frases realizadas que apresentam vrios sentidos (DUBOIS et al, 2001, p. 44). De acordo com Dubois et al (2001, p. 44) ela pode ser do lxico ou da sintaxe. A ambiguidade do lxico ocorre quando certos morfemas lxicos tm vrios sentidos (DUBOIS et al, 2001, p. 44). Ocorre, por exemplo, em construes como: (1) Ele estava no banco. No exemplo 1, pode-se entender a palavra banco como lugar para sentar ou banco como instituio financeira. Ambas as interpretaes so possveis e somente o contexto poder desfazer o duplo sentido. No entanto, em uma consulta ao dicionrio, percebe-se que o vocbulo tem muitas outras acepes possveis e, nesse caso, seu uso estar sempre definido pelo contexto: 1) Assento estreito e comprido de madeira, ferro ou pedra, com encosto ou sem ele17.
17

Definies disponveis em http://www.dicio.com.br/banco/. Acesso em: 08 ago 2012.

52

2) Prancho comprido, onde certos artfices se sentam ou fixam as peas em que trabalham: banco de carpinteiro. 3) Camada ou leito de pedra numa pedreira. Marinha. 4) Elevao do fundo do mar ou de um curso de gua. 5) Cardume de peixes por cima da gua. 6) Bras. Ilhota de aluvio no meio de um rio. Banco de areia, baixio, escolho sobre o qual a gua do mar ou do rio muito baixa. 7) Banco dos rus, lugar onde eles se sentam durante a audincia ou o julgamento. 8) Comrcio. Empresa que adianta e recebe fundos, desconta letras, ttulos, facilita os pagamentos por meio de emprstimos, realiza quaisquer transaes de valores: Banco do Brasil. Ramo de atividade econmica constituda por tais empresas. 9) Edifcio onde se efetuam as operaes bancrias. Banco hipotecrio, o que empresta dinheiro sob hipoteca. 10) Banco agrcola, industrial ou comercial, conforme se destine a auxiliar a agricultura, a indstria ou o comrcio. 11) Banco de sangue, de olhos etc., servio pblico ou particular destinado a recolher, conservar e distribuir aos pacientes sangue previamente classificado por grupos para transfuses de emergncia, crneas necessrias aos enxertos oculares, ou outros elementos utilizados em medicina ou cirurgia. 12) Informtica. Banco de dados, arquivo de dados de diversas fontes, armazenado de forma a possibilitar o acesso de vrios usurios; um banco de dados pode conter vrias bases de dados. A ambiguidade sinttica ocorre quando a estrutura da frase possibilita vrias interpretaes (DUBOIS et al, 2001, p. 44). Um exemplo citado por Dubois et al (2201) ocorre em 2 e os autores a consideram como ambiguidade sinttica ou homonmia de construo: (2) O magistrado julga as crianas culpadas. Segundo Dubois et al (2001), a frase pode levar a duas interpretaes: (2.1) O magistrado julga as crianas que so culpadas. (2.2) O magistrado julga que as crianas so culpadas. Quando relacionada construo de textos, podemos analisar o exemplo abaixo (Mulheres de areia) que evidencia como a ambiguidade pode resultar em construes incongruentes, incoerentes ou fragmentadas.

53

Mulheres de areia Mulheres de Areia um marco de grande audincia assim como outras novelas dos anos 90. Mostra-nos, com o passar do tempo, que antigamente que se faziam grandes novelas e que at hoje guardamos em nossa memria. Destaque para a atriz Glria Pires, que deu vida s personagens Ruth e Raquel. A trama d uma nova guinada quando acontece o acidente de barco com as gmeas Ruth e Raquel. Ruth passa a ser Raquel, que finge passar pela irm, dada como morta, para no fazer Marcos sofrer. (Revista Aqui TV Novelas. Ano V, Edio 292, novembro/2011, p. 34) O trecho sublinhado apresenta, entre outros problemas, uma ambiguidade, pois, no trecho Ruth passa a ser Raquel, que finge passar pela irm, dada como morta, para no fazer Marcos sofrer, alguns pontos no ficam claros: a) Ruth se passa por Raquel e Raquel se passa por Ruth? b) Qual das irms dada como morta? c) Qual das irms no quer fazer Marcos sofrer? Como se pode ver pelos questionamentos acima, um trecho ambguo pode resultar na quebra da coerncia ou at mesmo na incoerncia do texto construdo18. Vejamos outro exemplo, neste a ambiguidade utilizada para causar humor: Bilhete complicado O Gumercindo quando jovem era daqueles cavalheiros moda antiga, que gostava de tudo certinho e no seu devido tempo. Namorava uma linda donzela, por quem estava realmente apaixonado. Um dia, quando fazia uma viagem de negcios, Gumercindo entrou em uma loja e comprou um presente para a namorada: finssimo par de luvas de pelica. S que na hora do embrulho, a balconista se enganou, e colocou na caixa uma calcinha de renda, e o pacote foi despachado pelo correio, com o seguinte bilhete: Estou mandando este presente para fazer-lhe uma surpresa. Sei que voc no usa, pois nunca vi usar. Pena no estar a para ajud-la a vestir. Fiquei em dvida com a cor, no

Exemplo apresentado em matria A sujeira que respinga, publicada na Revista Lngua Portuguesa, Ano 7, nmero 80, junho de 2012, na pgina 17.

18

54

entanto a balconista experimentou na minha frente e me mostrou que esta era a mais bonita. Achei meio larga na frente, mas ela me explicou que era para a mo entrar mais fcil e os dedos se mexerem bem. Voc no deve lavar em casa por recomendao do fabricante. Depois de usar, passe talco e vire do avesso para no dar mau cheiro. Espero que goste, pois este presente vai cobrir aquilo que vou te pedir muito em breve. Receba um afetuoso abrao do seu Gumercindo. (Marcos Vincius Ribeiro Dias. Humor na Marolindia. Paraguau, MG: Editora e Grfica Papiro, 1996.)19

7.2. Obscuridade Outro defeito que atenta contra a clareza do texto a obscuridade. Obscuridade significa falta de clareza. Vrios motivos podem determinar a obscuridade de um texto: perodos excessivamente longos, linguagem rebuscada, m pontuao. Observe: Encontrar a mesma ideia vertida em expresses antigas mais claras, expressiva e elegantemente tem-me acontecido inmeras vezes na minha prtica longa, aturada e contnua do escrever depois de considerar necessria e insuprvel uma locuo nova por muito tempo. Vejamos outro exemplo: Hoje em dia enfrentamos uma grande onda de assaltos, cada vez mais frequente no nosso dia-a-dia. Um grande problema que causa a frequncia dos assaltos o desemprego, pois com a falta deste as pessoas acabam roubando para sobreviver, mas isso no uma desculpa para sai por ai roubando e at mesmo matando. O que realmente falta exatamente a falta de escolaridade, falta de vergonha de nossos polticos e de ns mesmos, pois sempre colocamos a culpa nos polticos e acabamos no fazendo nada, na verdade s precisamos de um pouco mais de conscientizao. Voc seria capaz de dizer qual o tema/assunto/ideia principal dos textos?

19

Disponvel em: http://www.fotolog.com.br/toxic_sis/26168687/

55

Pois bem, essa impossibilidade de apontar o tema do texto um dos indicadores da falta de clareza. Vejamos mais um exemplo de obscuridade em que a pontuao dificulta a compreenso da sentena: O uso do cachimbo faz a boca torta porm, quem quiser botar o cachimbo no outro canto da boca, para o torto endireitar, consegue.

56

Vamos exercitar.... 1. Anlise de produo de texto. 2. Tendo-se em vista a importncia da IMPESSOALIDADE na Redao oficial, reescreva as sentenas a seguir, eliminando todas as marcas de pessoalidade/subjetividade: a) Eu percebi que nessa poca a escola passou por grandes alteraes. Novos mtodos de ensino foram implantados.

b) Eles consideram que conceitos como conscincia crtica e social, criatividade e respeito a valores comunitrios tornaram-se vivos na prtica da escola.

c) O sbio presidente do conselho optou pela no-utilizao do uniforme.

d) Entendo que correto que regras e normas sejam elaboradas e reflitam a necessidade do grupo.

2. Assinale a opo cujo fragmento obedece s exigncias de correo gramatical, impessoalidade e objetividade, prprias da redao de documentos oficiais. a) So passveis de penhora o numerrio pertencente associao ainda que em tal valor se insira o pagamento de salrios de seus empregados. Na realidade, a vedao legal de constrio atinge somente os salrios efetivamente recebidos. b)Adicional noturno e horas extras no so abrangidos pelo conceito de remunerao, logo, no pode sobre os mesmos incidir a contribuio previdenciria, segundo entendimento embasado na Lei n 8.112/1990. c) Inexistindo, nos autos, provas concludentes no sentido de descaracterizar a atuao de um dos acusados, mero empregado de imobiliria, que agiu mediante ordens de

57

seu preposto, mantm-se a absolvio decretada, eis que ausente a inteno de lesar o bem jurdico tutelado. d) Deve ser anulado o julgamento do tribunal do jri, no qual a formulao dos quesitos se deu de forma complexa, violando o procedimento normatizado, cujo determina que os quais quesitos devero ser feitos em proposies simples e bem distintas. e) Cuidando-se de empresa pblica, a penhora dos valores existentes em sua contacorrente poder ocasion-la danos de difcil reparao, inviabilizando a adimplncia de compromissos assumidos, inclusive o pagamento de salrios de funcionrios. 3. Identifique a ambiguidade nas sentenas e reescreva-as de modo a elimin-la a) A me de Pedro entrou com seu carro na garagem. b) Os alunos insatisfeitos reclamaram da nota no trabalho. c) O aluno disse ao professor que era carioca. d) A me pegou o filho correndo na rua.

58

Aula 8

Objetivos: sistematizar o uso de nmeros, datas e siglas nos textos oficiais.

8. GRAFIA DE DATAS E DE HORAS 8.1.Datas Existem trs possibilidades para abreviar a grafia de datas: com trao: 26-03-1950 com barra: 03/10/1977 com ponto: 22.02.1995 Observaes: 1. Os nmeros cardinais devem ser escritos sem ponto ou espao entre o milhar e a centena: 1999 (e no 1.999); 2002 (e no 2.002). 2. O ano pode ser registrado comente com os dois ltimos dgitos: 12/11/02. 3. O primeiro dia do ms deve ser escrito assim: 1 (e no 1): Exemplo: 1/5/02 ou 1/05/02. 4. O emprego de zero antes do dia ou do ms formado de um s algarismo no de rigor: 02/02/99 ou 2/2/99. Atualmente, no entanto, a anteposio de um zero prtica corrente, pois atende a objetivos estticos. E sempre aconselhvel, quando se quer evitar fraude.

8.2. Horas 1. Hora redonda: 8 horas; 9 horas etc. Ou 8 h; 9 h etc. (sem "s" e sem ponto depois de "h").

59

2. Hora quebrada: 8h30min; 9h43min etc. (sem dar espaos entre os elementos e sem usar ponto depois de "h" e "min"). 8.4. Dias, horas, crase e paralelismo Escreva assim: De segunda a sexta-feira/De tera a quinta-feira ou Da segunda sexta-feira/Da tera quinta-feira Escreva assim: De 9 h a 11 h/De 8h30min a 11h30min ou Das 9 h s 11 h/Das 8h30min s 11h30min

8.5. Smbolos, Abreviaturas e Siglas No site do Instituto Nacional de Metrologia, Normalizao e Qualidade Industrial (INMETRO), ensina-se que smbolo e abreviatura so coisas diferentes. Dizemos e ouvimos com frequncia que "m" a "abreviatura" de "metro", que "km" a "abreviatura" de "quilmetro" e assim por diante, o que no correto. No dicionrio Aurlio est grafado que "abreviatura" um "braquigrama mais ou menos fixo na lngua". Em seguida, d como exemplos "cf.", que se usa no lugar de "confronte", e "a.C.", que se usa no lugar de "antes de Cristo". Braquigrama: "braqui", elemento grego, significa "curto", "breve"; "grama", tambm grego, significa "letra", "registro". O dicionrio Aurlio tambm diz que "abreviatura" pode ser equivalente a "abreviao", que "braquigrama convencionado para uso especial em determinada obra". 8.5.1. Uso de smbolos em textos oficiais Como voc pode concluir, smbolo a representao de uma unidade de medida, de um elemento qumico etc. O smbolo da prata, elemento qumico, "Ag", que em latim argentu. "Ar" o smbolo do "argnio", outro elemento qumico. Ateno: Nos smbolos no se usa ponto abreviativo. O correto grafar-se: h, kg, km, kw, l

60

8.5.2. Uso de abreviaturas A abreviao vocabular a eliminao de um segmento de uma palavra para obterse uma forma mais curta. Com isso, obtm-se uma nova palavra cujo significado o mesmo da palavra original. Esse processo produtivo na reduo de palavras muito longas. Exemplos: automvel auto extraordinrio extra metropolitano metr pneumtico pneu cinematgrafo - cinema cine fotografia - foto otorrinolaringologista otorrino telefone fone

8.5.3. Regras de abreviao das palavras A abreviatura deve ter metade ou menos da metade da palavra original, do contrrio, ser melhor escrever a palavra por extenso. Escreve-se a primeira slaba e a primeira letra da segunda slaba, seguidas de ponto abreviativo. Caso a primeira letra da segunda slaba seja vogal, escreve-se at a consoante. Exemplos: fut. (futuro), adj. (adjetivo), gram. (gramtica), num. (numeral), al. (alemo), subst. (substantivo). Se a palavra tiver acento grfico, ele ser conservado se cair na primeira slaba. Exemplos: nm. (nmero), gn. (gnero), crd. (crdito), db. (dbito), lg. (lgica), md. (mdico). Se a segunda slaba iniciar por duas consoantes, as duas faro parte da abreviatura. Exemplos: pess. (pessoa), constr. (construo), secr. (secretrio), diss. (disslabo). Jamais corte a palavra em uma vogal, sempre em uma consoante. Exemplo: departamento = dep., nunca depa.) 8.5.3.1. Algumas palavras que no seguem a regra geral para abreviatura Exemplos: a.C. (antes de Cristo) ap. ou apto. (apartamento) bel. (bacharel), btl. (batalho) cel. (coronel)

61

Cia. (Companhia) cx. (caixa) D. (digno, Dom, Dona) f. ou fl. ou fol. (folha) ib. ou ibid. (ibidem, da mesma forma) id. (idem, o mesmo) i.. (isto ) Ilmo. (Ilustrssimo) Ltda. (Limitada) p. ou pg. (pgina), pp. ou pgs. (pginas) pg. (pago) p.p. (prximo passado) P.S. (ps escrito = escrito depois) Q.G. (Quartel General) rem. ou remte. (remetente) S.A. (Sociedade Annima) sv. (servio) S.O.S. (Save Our Souls = salvai nossas almas) u.i. (uso interno) EUA (Estados Unidos da Amrica) vv. (versos, versculos).

8.5.4. Uso de abreviaturas permitidas em textos oficiais Em textos oficiais, usam-se apenas as abreviaturas para pronomes de tratamento, ttulos e outras j consagradas pelo uso, como a.C. (antes de Cristo), D. (digno, Dom, Dona), etc. (et ctera), ib. ou ibid. (ibidem, da mesma forma), id. (idem, o mesmo), Ilmo. (Ilustrssimo), Ltda. (Limitada), M.D. (Muito Digno), p. ou pg. (pgina), pp. ou pgs. (pginas), P.S. (ps-escrito = escrito depois), S.A. (Sociedade Annima). Etc.

62

A abreviatura da expresso latina et ctera etc., com vrgula ou no antes. De acordo com a grafia do dicionrio Aurlio, a abreviatura etc. deve ser precedida de vrgula: Havia ces, gatos, vacas, etc. Ateno: a abreviatura etc. s deve ser usada para coisas. Constitui erro escrever: Renato, Roberto, Ronaldo, Rui etc., e est correto escrever lpis, caderno, borracha, livro etc. De modo nenhum se justifica a repetio da abreviatura etc. etc. por escrito. 8.5.6. Abreviatura de numeral Abrevia-se o numeral R$ 5.500.000,00 para 5,5 milho de reais. A casa do milho a que fica antes da vrgula. Observe mais exemplos: 2,1 milhes = dois milhes e cem mil; 1,3 bilho = um bilho e trezentos milhes; 4,1 bilhes = quatro bilhes e cem milhes. Na indicao de primeiro, primeira, segundo, segunda deve-se utilizar o algarismo, tendo, ao lado, um zero sobrescrito: 1o, sem traos sobrescritos. errado colocar um tracinho (-) ou dois (=) abaixo das letras a e o sobrescritas ( e ). Na indicao de grau de temperatura na escala Celsius, usa-se 1 C (um grau Celsius), 32 C (trinta e dois graus Celsius), 0 C (zero grau Celsius), - 4 C (menos quatro graus, quatro graus negativos ou quatro graus Celsius abaixo de zero). Abreviatura de senhor, doutor e doutora Senhor: Sr. Senhora: Sra. Doutor: Dr. Doutora: Dra. No use ponto final aps uma abreviatura. No perodo: Stella trocou um e-mail com Grson Jr. no h a necessidade de repetir a pontuao. O ponto da abreviatura serve para indicar o final do perodo tambm. 8.6. Sigla Siglonimizao a palavra que d nome ao processo de formao de siglas. As siglas so formadas pela combinao das letras iniciais de uma sequncia de palavras que constitui um nome. Exemplos: FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Servio 63

CPF - Cadastro de Pessoas Fsicas IOF - Imposto sobre Operaes Financeiras PIB - Produto Interno Bruto IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano Sigla o conjunto das iniciais dos nomes prprios, bem como das locues substantivas prprias, como instituies pblicas ou particulares, cientficas, culturais, polticas ou militares, nacionais ou estrangeiras. Nos textos oficiais, s use a sigla depois de escrever por extenso o nome do rgo, fundao ou entidade. A sigla vem depois, entre parnteses ou travesses. Exemplo: Ministrio da Cultura (MinC), ou Ministrio da Cultura MinC. D preferncia pelo uso entre parnteses. No se pluraliza uma sigla. Portanto, uma sigla no tem plural, como muitas vezes as grafam. 8.6.1. Siglas de origem estrangeira H casos de siglas de origem estrangeira que se transformaram em verdadeiras palavras. Exemplos: AIDS: Acquired Immunological Deliciency Syndrome (sndrome de imunodeficincia adquirida); JIPE - adaptao do ingls Jeep, que por sua vez originou-se de GP (General Purpose - uso geral); LASER - de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (amplificao da luz por emisso estimulada de radiao); RADAR - de Radio Detecting and Ranging (deteco e busca por rdio); UFO: Unidentified Flying Object (objeto voador no-identificado).

8.7. Lista das abreviaturas e siglas mais usadas em textos oficiais a = are (s) AC = Acre (Estado do) AL = Alagoas (Estado de) a.C. ou A.C. = antes de Cristo A/C = ao (s) cuidado (s) AM = Amazonas (Estado do)

64

Apart. ou ap. = apartamento Av. = Avenida

AP = Amap (Estado do)

...................................................................................................................................... BA = Bahia (Estado da) BNH = Banco Nacional de Habitao ...................................................................................................................................... CE = Cear (Estado do) cf. ou cfr. = confira, confronte, compare cm = centmetro (s) D. = Dom, Dona d.C. = depois de Cristo DF = Distrito Federal Dr. = Doutor ed. = edio e.g. = exempli gratia (por exemplo) EMBRAER = Empresa Brasileira de Aeronutica EMBRATEL = Empresa Brasileira de Telecomunicaes ES = Esprito Santo (Estado do) EUA = Estados Unidos da Amrica Exmo. = Excelentssimo FAB = Fora Area Brasileira etc. = et ctera (e as outras coisas) ex. = exemplo Exa.. = Excelncia fev. = Fevereiro CEP = Cdigo de Endereamento Postal Cia. = companhia CPF = Cadastro de Pessoa Fsica Da = Dona DDD = Discagem Direta a Distncia dm = decmetro (s) Dra. = Doutora E.D. = espera deferimento BR = Brasil BCG = Bacilo de Calmette e Gurin (vacinao contra a tuberculose)

......................................................................................................................................

......................................................................................................................................

...................................................................................................................................... FGTS = Fundo de Garantia por Tempo de Servio FIFA = Federao Internacional das Associaes de Futebol fl. = folha; fls. = folhas FUNAI = Fundao Nacional do ndio ...................................................................................................................................... g = grama (s) GO = Gois (Estado de) gen. = general FN = Fernando de Noronha

65

...................................................................................................................................... h = hora (s) hab. = habitante ...................................................................................................................................... ib. = ibidem (no mesmo lugar) IBGE = Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica id. = idem (o mesmo) Ilma. = Ilustrssima INSS = Instituto Nacional de Seguro Social jan. = Janeiro jun. = Junho ...................................................................................................................................... K = Kallium (potssio) Km = quilmetro (s) Kw = quilowatt ...................................................................................................................................... l = litro (s) lat. = latitude, latim long. = longitude m = metro (s) m3 = metro (s) cbico (s) MM. = Meritssimo MW = megawatt (s) mg = miligrama MS = Mato Grosso do Sul (Estado de) n. = nmero nac. = nacional N.O. = noroeste N. da E. = Nota da Editora O. = oeste L.= leste (ponto cardeal) lb. = libra (s) Ltda., Lt.da = limitada m2 = metro (s) quadrado (s) m ou min = minuto (s) MA = Maranho (Estado do) MG = Minas Gerais (Estado de) ml = mililitro (s) MT = Mato Grosso (Estado de) N. = norte N.E. = nordeste nov. = Novembro N. do T. = Nota do Tradutor Kg = quilograma (s) Km2 = quilmetro (s) quadrado (s) i.e. = isto Ilmo. = Ilustrssimo Ir. = irmo, irm jul. = Julho ha = hectare (s)

......................................................................................................................................

......................................................................................................................................

......................................................................................................................................

......................................................................................................................................

66

obs. = observao, observaes OEA = Organizao dos Estados Americanos O.K. = all correct (est tudo bem) ONU = Organizao das naes Unidas op. cit. = opus citatum (obra citada) ...................................................................................................................................... pg. ou pp. = pgina; pgs. = pginas pal. = palavra (s) P.D. = pede deferimento PE = Pernambuco (Estado de) P.F. = por favor PIS = Programa de Integrao Social p.p. = por procurao; prximo passado PR = Paran (Estado do) Profa. = professora ql. = quilate (s) ...................................................................................................................................... R. = rua Revmo. = Reverendssimo RN = Rio Grande do Norte (Estado do) RR = Roraima (Estado de) S. = So, Santo (a) SC = Santa Catarina (Estado de) SE = Sergipe (Estado de ) S.O. = Sudoeste SP = So Paulo (Estado de) Sra. = Senhora; Sr.as = Senhoras Remte = remetente RJ = Rio de Janeiro (Estado do) RO = Rondnia (Estado de) RS = Rio Grande do Sul (Estado do) S.A. = Sociedade Annima s.d. = sem data sc. = sculo S.O.S. = save our souls Sr. = Senhor; Srs. = Senhores Srta. = Senhorita PA = Par (Estado do) PB = Paraba (Estado da) p.ex. = por exemplo Pe. = padre pg. = pago PI = Piau (Estado do) pl. = plural Prof. = professor P. S. = post scriptum

......................................................................................................................................

......................................................................................................................................

SENAC = Servio Nacional de Aprendizagem Comercial ...................................................................................................................................... TO = Tocantins (Estado do) TV = televiso ...................................................................................................................................... UNESCO = United Nations Educational Scientific and Cultural Organization (=

67

Organizao DAS Naes Unidas para a Educao e a Cultura) ...................................................................................................................................... V = volt V. Sas. = Vossas Senhorias v.g. = verbi gratia (por exemplo) ...................................................................................................................................... W = watt (uote) 8.7.1. Abreviaturas dos continentes fr. = frica Am. N. = Amrica do Norte s. = sia Oc. = Ocenia Com relao ao uso de siglas e de abreviaturas, importante ter uma lista bsica como as acima apresentadas para consulta quando necessrio, pois os usos so muitos, mas, obviamente, ningum precisa decorar essa imensa quantidade de siglas e abreviaes. Am. C. = Amrica Central Am. S. = Amrica do Sul Eur. = Europa V. Sa. = Vossa Senhoria V. Exa. = Vossa Excelncia

68

Leitura Complementar SIGLAS - Lus Fernando Verssimo - Bota a: P - P? - De Partido. - Ah. - Nossa proposta qual ? De unio, certo? Acho que a palavra Unio deve constar do nome. - Certo. Partido de Unio... - Mobilizadora! - Boa! D a ideia de ao, de congraamento dinmico. Partido da Unio Mobilizadora. Como que fica a sigla? - PUM. - No sei no... - . Vamos tentar outro. Deixa ver. P... - P tranquilo. - Acho que Social tem que constar. - Claro. Partido Social... - Trabalhista? - Fica PST. No d. - . Iam acabar nos chamando de Ei, voc. - E mesmo trabalhista, no sei. Algum aqui trabalhista? - Isso o de menos. Vamos ver. P... - Quem sabe a gente esquece o P? - . O P atrapalha. Bota A, de Aliana. Aliana Inovadora... - AI. - Que foi? - No. A sigla. Fica AI. - Espera. Eu ainda no terminei. Aliana Inovadora... de Arregimentao Institucional. - AIAI... Sei no. - . Pode ser mal interpretado. - Vanguarda Conservadora? - Voc enlouqueceu? Fica VC. - Aliana Republicana de Renovao do Estado.

69

- ARRE! - O qu? - Calma. - Espera a, pessoal. Quem sabe a gente define a posio ideolgica do partido antes de pensar na sigla? Qual , exatamente, a nossa posio? - Bom, eu diria que estamos entre a centro-esquerda e a centro-direita. - Ento no centro. - Tambm no vamos ser radicais... - Ns somos a favor da reforma agrria? - Somos, desde que no toquem na terra. - Aceitaremos qualquer coalizo partidria para impedir a propagao do comunismo no Brasil. - Inclusive com o PCB e o PC do B? - Claro. - No devemos ter medo de acordos e alianas. Afinal, um partido faz pactos polticos por uma razo mais alta. - Exato. A de chegar ao poder e esquecer os pactos que fez. - Partido Ecumnico Republicano Unido. - PERU? - Movimento Institucionalista Alerta e Unido. - MIAU? - Que tal KIM? - O que significa? - Nada, eu s acho o nome bonito. - MUMU. Movimento Ufanista Mobilizao e Unio. - MMM... Movimento Moderador Monarquista. - Mas ns somos republicanos. - Eu sei. Mas por uma boa sigla a gente muda. - TCHAU. - Hum, boa. Trabalho e Capital em Harmonia com Amor e Unio? - No, tchau mesmo. - Aonde que voc vai? - Abrir uma dissidncia.

70

Aula 9

Objetivos: adequar a pontuao aos textos oficiais. 9. Pontuao 9.1. Vrgula 9.1.1. Emprego da vrgula no perodo simples: quando se trata de separar termos de uma mesma orao, deve-se usar a vrgula nos seguintes casos: 1. Para isolar adjuntos adverbiais deslocados: A maioria dos alunos, durante as frias, viajam. 2. Para isolar os objetos pleonsticos: Os meus amigos, sempre os respeito. 3. Para isolar o aposto explicativo: Londrina, a terceira cidade do Sul do Brasil, aprazibilssima. 4. Para isolar o vocativo: Alberto! Traga minhas calas at aqui! 5. para separar elementos coordenados: As crianas, os pais, os professores e os diretores iro ao convescote. 6. Para indicar a elipse do verbo: Ela prefere filmes romnticos; o namorado, de aventura. (o namorado prefere filmes de aventura) 7. Para separar, nas datas, o lugar: Londrina, 20 de novembro de 1996. 8. Para isolar conjuno coordenativa intercalada: Os candidatos, porm, no respeitaram a lei. 9. Para isolar as expresses explicativas isto , a saber, melhor dizendo, quer dizer...Ex. Irei para guas de Santa Brrbara, melhor dizendo, Brbara. 9.1.2. Emprego da vrgula no perodo composto Perodo composto por coordenao: as oraes coordenadas devem sempre ser separadas por vrgula.

71

Ex. Todos gostamos de seus projetos, no entanto no h verbas para viabiliz-los Nota: as oraes coordenadas aditivas iniciadas pela conjuno e s tero vrgula, quando os sujeitos forem diferentes e quando o e aparecer repetido. Ex. Ela ir no primeiro avio, e seus filhos no prximo. Ele gritava, e pulava, e gesticulava como um louco. Perodo composto por subordinao Oraes subordinadas substantivas: no se separam por vrgula. Ex. evidente que o culpado o mordomo. Oraes subordinadas adjetivas: s a explicativa separada por vrgula. Ex. Londrina, que a terceira cidade do Sul do Brasil, aprazibilssima. Oraes subordinadas adverbiais: sempre se separam por vrgula. Ex. Assim que chegarem as encomendas, comearemos a trabalhar. 9.2. Ponto-e-vrgula O ponto-e-vrgula indica uma pausa um pouco mais longa que a vrgula e um pouco mais breve que o ponto. O emprego do ponto-e-vrgula depende muito do contexto em que ele aparece. Podem-se seguir as seguintes orientaes para empregar o ponto-e-vrgula: Para separar duas oraes coordenadas que j contenham vrgulas: Estive a pensar, durante toda a noite, em Diana, minha antiga namorada; no entanto, desde o ltimo vero, estamos sem nos ver. Para separar duas oraes coordenadas, quando elas so longas: O diretor e a coordenadora j avisaram a todos os alunos que no sero permitidas brincadeiras durante o intervalo nos corredores; porm alguns alunos ignoram essa ordem. Para separar enumerao aps dois pontos: Ex. Os alunos devem respeitar as seguintes regras: - no fumar dentro do colgio; - no fazer algazarras na hora do intervalo; - respeitar os funcionrios e os colegas; - trazer sempre o material escolar. 9.3. Dois-pontos Deve-se empregar esse sinal: Para iniciar uma enumerao: Compramos para a casa o seguinte: mesa, cadeiras,

72

tapetes e sofs. Para introduzir a fala de uma personagem: Sempre que o professor Lus entra em sala-de-aula diz: __ Essa moleza vai acabar! Para esclarecer ou concluir algo que j foi dito: Ex. Essa moleza vai acabar!: essas so as palavras do professor Lus.

Vamos exercitar... 1. Analise as seguintes frases e pontue adequadamente:

a) Se devidos fossem os honorrios advocatcios nunca poderiam ser arbitrados em 30% trinta por cento b) Visam os ideais condicionados situao cultural do momento realizar os valores relativos c) Este querer no se refere vida individual conscincia mas vida formal d) Os conceitos universais empregados so de incio as formas hipostasiadas da existncia humana a que se aspira e) O acrdo regional visceralmente contra o que afirma o acrdo embargado deu provimento ao recurso do reclamante fl 48 f) Por fim desnecessrio nos julgamentos que se vislumbre e expresse que o recorrente intenta com a inconformidade deciso de forma diversa daquela manifestada no julgamento g) Requer depois de cumpridas as formalidades de estilo a remessa dos autos ao Egrgio Tribunal Regional Federal h) Analisando o pedido de reconsiderao indeferiu a medida i) Tal procedimento do juzo a quo fere preceito constitucional art 5 inciso LV j) Proferindo a sentena indeferindo o pleito e encerrando desta forma o processo restringiu a defesa do recorrente k) Observe o despacho no requer a interposio da ao principal apenas solicita esclarecimentos l) Alm da base para julgamento da ao deve tambm ser analisada a propositura da ao principal

73

m) 808

Concedida a medida liminar ou se for negada julgada procedente a ao cautelar

tem trinta dias para efetivar ou executar a medida sob pena de caducidade conforme art. n) O homem isolado e livre uma fico o) Trata-se de um mero devaneio da requerente a concluso de que deve somente R$ 500,00 quinhentos reais p) Portanto luz do Cdigo de Processo Civil da doutrina e da jurisprudncia conclui-se que a contagem do prazo para a propositura da ao principal ainda no se iniciou q) Diante de todo o exposto cabalmente provado a requerida pede que seja depositada em seu favor a diferena que lhe devida r) Alguns preferem ler romances outros biografias s) Caro amigo no se esquea de rever com cuidado os textos redigidos h pouco t) Estudou muito esforou-se bastante aprendeu portanto a resolver estes problemas

74

Aula 10

Objetivos: aplicar a gramtica produo textual dos alunos. Vamos analisar as sentenas e detectar os erros nelas existentes. 1) 2) 3) A criao, organizao e extino de cursos... A autonomia das universidades se configura... Esses campus no tero a autonomia que a universidade possui e no podero

oferecer cursos sem o prvio credenciamento do campus e autorizao destes. 4) 5) A Constituio Federal de 1988, criou a expanso das universidades ... Na ausncia de instituio que atenda a estes requisitos...

6)

universidades

assegurada

autonomia...

Estas

podero

ainda

pedir

credenciamento... 7) ... o registro de diplomas expedidos por instituio no-universitrias sejam

efetuados apenas por universidades que...

8)

... incluindo-se nesse rol inclusive universidades pblicas...

75

9)

Manifesto-me favorvel...

10) 11)

...o estgio supervisionado dos alunos de Psicologia junto aos Juizados especiais... Devido as necessidades e as atribuies da Coordenao....

Parte II 1. Indique o segmento do texto que contm defeito de estruturao sinttica. a) O ataque terrorista de 11 de setembro e as reaes que a ele se seguiram sugerem que vivemos um momento histrico peculiar. b) Diante da perplexidade gerada, surgiram anlises que falavam do comeo do fim da globalizao e do triunfo das foras isolacionistas. c) Outras tomaram a necessidade da adoo de condutas cooperativas no combate ao terrorismo como prova da interdependncia entre naes e da inevitvel vitria do multilateralismo. d) O desenrolar dos eventos confirmam que no se pode eliminar por hiptese, ou convenincia, o apelo de solues cooperativas para problemas internacionais. e) Novo alento poder ser dado busca por solues para questes econmicas perenes, como a do comrcio internacional. 2. Indique o segmento do texto que contm defeito de estruturao sinttica. a) No faltam diagnsticos sobre o significado da recente crise causada pelos ataques terroristas para nossa economia. b) Se alhures prevalece a dvida, aqui proliferam certezas. c) Certeza da necessidade de restaurar o Estado intervencionista, cujos gastos alavancam o crescimento e o bem-estar dos cidados, numa espcie de resgate descontextualizado de um keynesianismo antes considerado vulgar. d) Certeza de que o processo de exposio comercial e financeira precisa ser invertido, pois nele repousariam as causas de nossa fragilidade. e) Certeza de que o dficit comercial dos setores x ou y comprovam o mal causado pela ausncia de polticas setoriais nas quais um grupo de burocratas iluminados seleciona vencedores.

76

3. Indique o segmento do texto que contm defeito de estruturao sinttica. a) A estabilidade macroeconmica inflao baixa e finanas disciplinadas um meio para alcanar o objetivo final da poltica econmica: crescimento da renda e do emprego. b) Esses objetivos no dependem s de um pilar, mas de dois: a estabilidade e o fim dos obstculos de oferta. c) A histria mostra que, se a estabilidade necessria para o crescimento, uma economia forte necessria para sustentar a estabilidade. d) A implantao desses pilares esbarra em dificuldades, principalmente em ambientes econmicos acomodados h anos de barbrie oramentria, inflao e distribuio de benesses. e) A presena do Estado na produo e na alocao de recursos a setores selecionados administrativamente, a abolio da concorrncia, o descaso com a eficincia e com o bemestar do consumidor e a ausncia de previsibilidade so faces de um "modelo" em que o Estado manipulava instrumentos opacos de distribuio de renda entre segmentos da economia. 4. Indique o texto que contm defeito de estruturao sinttica. a) 0 culto dos deuses africanos no Brasil abrangem diferentes ritos, aos quais se convencionara denominar "naes". b) As culturas negras que mais contriburam para a consolidao das religies africanas no Brasil vieram de diferentes regies, cada uma com deuses, rituais e lnguas prprias. c) As naes so, portanto, organizaes originrias de diferentes etnias, troncos lingusticos e regies africanas, que se constituram no Brasil atravs de agrupamentos de escravos de diversas origens, em processos de sincretismo s vezes originados na frica. d) Hoje, em So Paulo, podem ser encontradas casas de trs vertentes bsicas. As matrizes culturais predominantes so banto, ioruba e fon. H tambm variaes angolas do tipo congo. e) Num terreiro pode ser encontrado mais de um rito, alm da umbanda e do candombl, este em geral incorporado como rito paralelo. 5. Ocorre erro de estruturao sinttica em: a) As maiores sadas concentraram-se nos Fundos de Investimento Financeiro (FIF) de 60 dias, principalmente os voltados para grandes investidores.

77

b) De julho a dezembro, os saques superaram as aplicaes em R$ 27,310 bilhes, o correspondente a cerca de 20% do patrimnio da indstria no final de junho. c) 0 setor de fundos de investimentos encolheram no segundo semestre de 1997. d) No total, os resgates do FIF chegaram a R$23,380 bilhes. e) Segundo a Associao Nacional de Bancos de Investimentos, os cotistas podem ter tirado os recursos dos fundos para colocarem em outras aplicaes. 6. Indique o texto que contm defeito na estrutura sinttica. a) O culto dos deuses africanos no Brasil abrangem diferentes ritos, aos quais se convencionara denominar "naes". b) As culturas negras que mais contriburam para a consolidao das religies africanas no Brasil vieram de diferentes regies, cada uma com deuses, rituais e lnguas prprias. c) As naes, so portanto, organizaes originrias de diferentes etnias, troncos lingusticos e regies africanas, que se constituram no Brasil atravs de agrupamentos de escravos de diversas origens, em processos de sincretismo s vezes originados na frica. d) Hoje, em So Paulo, podem ser encontradas casas de trs vertentes bsicas. As matrizes culturais predominantes so banto, ioruba e fon. H tambm variaes angolas do tipo congo. e) Num terreiro pode ser encontrado mais de um rito, alm da umbanda e do candombl, este em geral incorporado como rito paralelo. 7. Veja as sentenas do quadro e aponte o erro existente em cada uma delas.

78

Fonte: http://vamospraticaragramatica.blogspot.com.br/2011/10/coerencia-sintatica.html

79

Aula 11

Objetivos: analisar a importncia da reviso para a produo de textos oficiais.

11. Escrita e reescrita do texto A reescritura do texto faz parte do processo de escrita: durante a elaborao de um texto, releem-se trechos para prosseguir a redao, reformulam-se passagens. Assim, um texto pronto sempre produto de sucessivas verses. Separar, no tempo, o momento de produo do momento da reescritura produz efeitos importantes para a aprendizagem de determinado gnero do discurso: permite que voc se distancie do seu texto, de maneira a poder atuar sobre ele criticamente. Nessa perspectiva, o processo de reescritura no mera higienizao, mas a reestruturao do texto, j que entre a primeira verso e a definitiva uma srie de atividades foi realizada. Os procedimentos de re-escritura do texto comeam do simples (das questes lingusticas e discursivas) e retornam ao complexo (o contedo do texto). Voc j sabe, ento, que a escritura de um texto exige diversas releituras e revises para a re-escritura, antes de ser considerado satisfatrio. Ao revisar o texto produzido, voc ter a oportunidade de reconsiderar uma srie de decises tomadas no incio da produo. preciso analisar: 1) se as opes adotadas esto funcionando no texto como um todo? 2) se as decises se mantm ou h incoerncias e descontinuidades?

80

Consegue-se essa avaliao ao reler vrias vezes o texto, de forma mais distanciada, tentando tomar o lugar do leitor, como se voc no fosse o redator. Na primeira verso, costumamos prestar mais ateno criao das ideias. Tentamos gerar ideias e organiz-las de forma coerente, clara, articulada. Muitas vezes, nesse primeiro momento, desprezamos a forma, ou seja, os detalhes da superfcie do texto. Estamos preocupados em captar o fluxo do pensamento e registr-lo da maneira mais completa possvel. Durante a reescritura, a ateno desloca-se para a forma mais adequada e para a melhor organizao final das ideias. A reviso normalmente feita pelo prprio autor do texto, mas, s vezes, pode ser til envolver colegas ou outras pessoas. importante que uma outra pessoa leia e opine sobre o seu texto. As primeiras verses de um texto costumam trazer passagens destoantes sem relao com o ncleo, divagaes ou digresses, "gorduras". Alguns trechos devem ser riscados ou refeitos e, nesse momento, estamos tambm reestruturando a forma. s vezes, trata-se de cortar e simplificar frases longas demais ou truncadas, suprimir palavras, pronomes, adjetivos ou advrbios que pouco ou nada acrescentam ao texto. Com isso, torna-se mais legvel e de acordo com as exigncias da lngua padro. As pesquisas que analisam textos de exames vestibulares e provas discursivas de concursos pblicos mostram que a maior frequncia de erros ocorre nesta ordem: pontuao, acentuao, construo do perodo, estabelecimento da coeso e do vocabulrio. Portanto, se voc quer uma pista acerca dos pontos em que deve prestar mais ateno, comece por esses. Muitas vezes, no h erro, mas preciso acrescentar elementos para criar ligaes mais claras entre as ideias do texto. Algumas pessoas escrevem muito nos rascunhos, outras so mais sintticas e precisam ampliar o texto na reescritura. Por tudo isso, a releitura imprescindvel para o aperfeioamento do texto. Por meio dela podemos avaliar o funcionamento do texto e propor reformulaes. 11.1. Gramtica aplicada redao oficial O texto deve ter frases curtas, na ordem direta, e a vrgula dever ser usada com parcimnia para evitar oraes intercaladas. interessante ler o texto em voz alta antes de finaliz-lo. Rimas e repeties de palavras no devero acontecer.

81

Devem ser evitados: palavras e expresses rebuscadas, termos tcnicos e palavras estrangeiras (sempre que possvel, opte por termos aportuguesados). Usar s adjetivos que completem a informao. Em excesso, os adjetivos tornam o texto rebuscado e, o que pior, opinativo. Buscar sempre a exatido dos termos utilizados. S merece ser chamado de "assassino" ou "criminoso", por exemplo, quem j foi julgado e condenado. Jamais comear uma frase com gerndio. Nunca usar gria. Quando usar nomes de cidades, o estado deve ser citado. O uso dos possessivos "seu", "sua" dever ser utilizado com cuidado para era seu." e "O senador foi entrevistado em sua prpria casa". No usar advrbios como "hoje", "ontem" ou "amanh". Sempre "nesta quarta-feira", quando nos referimos a uma quarta-feira prxima, ou "no prximo dia 13, quartafeira", quando se tratar do futuro. Siglas devero ser desdobradas, exceo feita s mais conhecidas, como Ibope. Sempre que empregar as de uso corrente na linguagem legislativa, imprescindvel desdobrar. Exemplo: CCJ - Comisso de Constituio e Justia. O advrbio "atravs" s admite trs acepes: "de lado a lado", "atravessadamente", "transversalmente". Todos do ideia de movimento e nenhum deles justificaria o uso na frase " atravs das comisses que os Senadores..." Substituir por "na", "por meio de" ou "por intermdio de". Evitar ambiguidades. Exemplos so os termos "deve" e "pode": "At junho, o plenrio deve aprovar o projeto." Nesse caso, o verbo passa a ideia de probabilidade, mas tambm de obrigao. Substituir por "tem que". evitar ambiguidades como as seguintes: "O empresrio provou na comisso que o dinheiro

11.2. Aspectos a ser considerados no aperfeioamento do texto


ASPECTOS TEXTUAIS Sintaxe de construo de frases e perodos Reescrever o texto observando a adequao dos conectivos e das palavras de correlao. Corrigir fragmentao e truncamento de ideias. Evitar acmulo de ideias em um mesmo perodo. Construir paralelismo sinttico.

82

Coeso e Coerncia

Reescrever observando a ideia central. Eliminar ideias incompatveis ou sem importncia para o desenvolvimento da ideia central. Especificar generalizaes. Articular as relaes lgicas entre as ideias por meio de conectivos. Utilizar argumentos adequados. Eliminar repeties. Desfazer ambigidades.

Vocabulrio

Eliminar ou substituir palavras repetidas. Utilizar palavras mais adequadas. Eliminar grias, expresses coloquiais e clichs.

Pargrafos

Agrupar ideias complementares ou dependentes. Distribuir ideias por pargrafos diferentes. Escrever transio entre pargrafos.

Gnero

Agrupar o tom conforme o gnero. Evitar mudanas de nvel injustificadas. Observar as estruturas peculiares ao gnero.

ASPECTOS GRAMATICAIS E FORMAIS Forma Respeitar as margens. Reescrever com letra legvel. Deixar evidente a abertura de pargrafo. Evidenciar maisculas. Ortografia Acentuao Pontuao Concordncia Regncia Emprego pronominal e Corrigir conforme o dicionrio. Corrigir conforme as regras. Retirar, acrescentar ou modificar. Corrigir conforme a justificativa gramatical. Corrigir conforme a justificativa gramatical. colocao Corrigir conforme a justificativa gramatical.

83

Leitura complementar Lipoaspirao no Texto - Dad Squarisi Deus, s vezes, erra na medida. D muito pra uns. Pouco pra outros. Mas, generoso, no deixa os filhotes na mo. Oferece solues. Uma delas so os Pitanguys da vida. Eles fazem milagres. Passam ferro nas rugas. Tiram barriga. Aumentam seios. Incrementam bumbuns. O furor do momento a lipoaspirao. O motorzinho aspira os excessos de Deus e da mesa. Pneuzinho nas costas? Estmago exibido? Coxas atrevidas? Nada de lamentaes. Lipo neles. Quem no se enfeita, j dizia o outro, por si se enjeita. A lngua tambm tem vaidades. Adora ser enxutinha. E ter tudo no lugar. Gordurinhas aqui e ali? Nem pensar. Bisturi nelas. Vale visita ao cirurgio plstico. Ele manda as adiposidades bater em retirada. Quais? Artigo indefinido As palavras, como os remdios, podem matar. O artigo indefinido medicamento de tarja preta. Causa dependncia. Deve ser usado com redobrado cuidado. Erva daninha amortece a fora do substantivo. Torna-o vago, impreciso, desmaiado. Em 99% das frases, gordura pura. Corte-o. O texto agradece: - Ciro Gomes deu (uma) entrevista agressiva revista poca. - FHC quis implantar (um) novo capitalismo no Brasil. - Haver (uma) renovao de 60% no Congresso. Pronome possessivo George Simenon escrevia romances policiais pra l de bons. O segredo: Livro-me dos vocbulos que esto na frase s para enfeitar ou atrapalhar. Um deles: os pronomes seu, sua. Eles parecem inofensivos. Mas causam estragos. Tornam o enunciado ambguo. Ou viram belo Antonio. No tm funo. Pau neles! - No (seu) pronunciamento, Bush condenou Israel. - No acidente, quebrou a (sua) perna, fraturou os (seus) dedos, arranhou o (seu) rosto. - Antes de sair, calou os (seus) sapatos, vestiu a (sua) cala nova e ps os (seus) culos. Pronome demonstrativo

84

Pegue o jornal. Abra-o em qualquer pgina. Leia artigos, reportagens, notcias. Lpis na mo, assinale os aqueles, aquelas e aquilo que aparecem no caminho. A concluso inevitvel. O artigo (o, a) e o demonstrativo (o, a) caram em desuso. A turma esqueceu-os. Em vez do discreto monosslabo, empanturra a frase com o pesado trisslabo. X! - Garotinho condena aqueles que o criticam. (Garotinho condena os que o criticam. Garotinho condena quem o critica.) - Jesus disse que os mansos aqueles que no recorrem violncia possuiro a Terra. (Jesus disse que os mansos os que no recorrem violncia possuiro a Terra.) - Aqueles que nunca pecaram atirem a primeira pedra. (Os que nunca pecaram atirem a primeira pedra. Quem nunca pecou atire a primeira pedra.) - Aquilo que escrito sem esforo lido sem prazer. (O que escrito sem esforo lido sem prazer.) Pronome todos Ser claro obrigao de quem escreve. O artigo definido se presta a confuso de significados. Dobre a ateno quando for us-lo. Ao dizer os candidatos fazem campanha, englobam-se todos os candidatos. Se no so todos, o pequenino no tem vez: candidatos fazem campanha. Para quem sabe ler, pingo letra. Se o artigo engloba, o todos sobra em muitas situaes. Corte-o sem pena: - Vou o teatro todas as teras-feiras. (Vou ao teatro s teras-feiras.) - Todos os alunos que saram perderam a explicao. (Os alunos que saram perderam a explicao.) Forma adiposa Os textos abaixo esto louquinhos por uma lipoaspirao. Leia-os com cuidado. Depois, passe o motorzinho nas gordurinhas. Mande artigos e pronomes engordantes pro quinto dos infernos: 1. O ndice de famlias governadas por mulheres constitui uma grande agresso. Elas so obrigadas a segurar aquela barra toda. um absurdo.

85

2. No considero nenhum progresso mulheres de negcio receberem rapazes de programa em seus escritrios. uma desvirtuao total daquilo que foi o projeto feminino. 3. Por que todos os aposentados no recebem o que lhes devido? Forma enxuta 1. O ndice de famlias governadas por mulheres constitui grande agresso.Elas so obrigadas a segurar a barra toda. absurdo. 2. No considero nenhum progresso mulheres de negcio receberem rapazes de programa nos escritrios. desvirtuao total do projeto feminino. 3. Por que os aposentados no recebem o que lhes devido? Correio Braziliense, 28 de julho de 2002.

86

REFERNCIAS ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulrio ortogrfico da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Bloch, 1999. ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL). Dicionrio Escolar da Lngua Portuguesa. SP: Companhia Editora Nacional, 2008. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023, 6024: Informao e documentao - referncias - elaborao. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. BARRASS, R. Os Cientistas precisam escrever. 2 ed. So Paulo: T.A. Queiroz, 2006. BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica portuguesa. S. Paulo: Companhia Editora Nacional. 2001. ___ . O que muda com o novo acordo ortogrfico. Nova Fronteira, 2008. BRASIL, L. M. Para entender o novo acordo ortogrfico. Wak, 2008. BRASIL, Presidncia da Repblica, Secretaria-Geral. Manual de redao da Presidncia da Repblica. Gilmar F. Mendes [et al.]. Braslia: Presidncia da Repblica, 2002. BRASIL, Congresso, Cmara dos Deputados. Manual de redao. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2004. CEGALLA, Domingos Paschoal. Novssima gramtica da lngua portuguesa. 30. ed. So Paulo: Nacional, 2002. CEGALLA, Domingos Pascoal. Dicionrio de dificuldades da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996. COX, Joan Vinal. Como redigir um relatrio. Cetop: 2004. CUNHA, Celso Ferreira da. Nova gramtica do portugus contemporneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. DIAS, Marcos Vincius Ribeiro. Humor na Marolindia. Paraguau, MG: Editora e Grfica Papiro, 1996. DUBOIS, Jean et al. Dicionrio de Lingustica. So Paulo: Cultrix, 2001, DUPAS, 2005. FAULSTICH, Enilde. Como ler, entender e redigir um texto. Petrpolis: Vozes, 1996. FIGUEIREDO, Carlos. A Redao pelo pargrafo. Braslia: Universidade de Braslia, 1998. Maria Anglica. Pesquisando e normalizando: noes bsicas e recomendaes teis para elaborao de trabalhos cientficos. So Carlos: UFSCAR,

87

GARCIA. Othon. M. Comunicao em prosa moderna. 6. ed. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2006. GERALDI, J. W.; CITELLI, B (org.). Aprender e ensinar com textos de alunos. 4.ed. So Paulo: Cortez, 1997. GRION, Laurinda. Manual de redao para executivos. Madras, 2002. HOLANDA, Aurlio Buarque de. Novo dicionrio de lngua portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006. HOUAISS, Antonio. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Objetiva, 2007. INSTITUTO ANTNIO HOUAISS. Escrevendo pela nova ortografia: como usar as regras do novo acordo ortogrfico da lngua portuguesa. So Paulo: Publifolha, 2008. KLEIMAN, A. B. Oficina de leitura: teoria e prtica. So Paulo: Pontes/Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997a. KOCH, I. G. V.; TRAVAGLIA, L. C. Texto e coerncia. So Paulo: Cortez, 1998. KOCH, Ingedore G. V.; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever. Estratgias de produo textual. So Paulo: Contexto, 2011. KURY, Adriano da Gama. Para falar e escrever melhor o portugus, 2002. LIMA, Carlos Henrique Rocha. Gramtica normativa da lngua portuguesa. Livraria Jos Olympio. LOPES, Harry Vieira et al. Lngua Portuguesa. So Paulo: Editora do Brasil, 2004. LUFT, Celso Pedro. Novo guia ortogrfico. 16. ed. Porto Alegre: Globo, 1985. MARCUSCHI, Luiz Antnio. Produo textual, anlise de gneros e compreenso. So Paulo: Parbola, 2008. MEDEIROS, J.B. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2003. PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. A maquiagem que vira vcio. In: Revista Lngua Portuguesa. Ano 7, nmero 77, 2012. PERINI, Mrio. Gramtica descritiva do portugus. 2. ed. tica, 1998. REVISTA LNGUA PORTUGUESA. Ano 7, nmero 77, 2012. REVISTA AQUI TV NOVELAS. Ano V, Edio 292, novembro/2011, p. 21. REVISTA LNGUA PORTUGUESA. Ano 7, nmero 80, junho de 2012. SCHLITTLER, Jos Maria Martins. Manual prtico de redao profissional. Servanda, 2006. SILVA, Maria de Ftima; PRADOS, Roslia Maria Netto. Os subentendidos nas charges. In: Revista Interfaces. Ano 2. Nmero 2. Outubro/2010.

88

SOARES, M. & CAMPOS, E.N. Tcnica de redao. Rio de Janeiro: Ao Livro Tcnico, 1984. SUSSAMS. John E. Como fazer um relatrio. Lisboa: Editorial Presena, 2003. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIO. Portaria n 90, de 11 de abril de 2003. WAGNER, Luiz Roberto & CUNHA, Djenane S. Um adjetivo para fina estampa. YAMAZAKI, Cristina. Editor de texto: quem e o que faz. Anais do XXX Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. Santos (SP). Intercom: So Paulo, 2007.

89

ANEXO 1 - Emprego dos Pronomes de Tratamento Segundo Celso Cunha (2001), denomina-se pronomes de tratamento certas palavras e locues que valem por verdadeiros pronomes pessoais, como: voc, o senhor, Vossa Excelncia. So formas de reverncias que consistem em nos dirigirmos s pessoas pelos seus atributos ou posies que ocupam. Os pronomes de tratamento representam forma de tratar as pessoas com quem se fala ou a quem se dirige a comunicao. a maneira formal para se dirigir com reverncia a determinadas pessoas. VOC: hoje usado familiarmente, a reduo de reverncia de Vossa Merc (pessoas de tratamento cerimonioso), que se tornou vossemec e depois vosmec. Exemplo: Convido voc para uma reunio de famlia no domingo tarde. A GENTE: este substantivo, precedido do artigo a e em referncia a um grupo de pessoas em que se inclui a que fala, ou a esta sozinha, passa a pronome e se emprega fora da linguagem cerimoniosa. Em ambos os casos o verbo fica na 3 pessoa do singular. Exemplo: verdade que a gente, s vezes, tem c suas birras. Alexandre Herculano 1.1. Usar Vossa ou Sua? Os pronomes de tratamento so usados assim: Usa-se VOSSA quando se fala com a pessoa. Ex: VOSSA EXCELNCIA sair cedo hoje? Usa-se SUA quando se fala da pessoa. Ex: SUA EXCELNCIA sair cedo. 1.2. Concordncia com os Pronomes de Tratamento Os pronomes de tratamento (ou de segunda pessoa indireta) apresentam certas peculiaridades quanto concordncia verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram segunda pessoa gramatical ( pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicao), levam a concordncia para a terceira pessoa. que o verbo concorda com o substantivo que integra a locuo como seu ncleo sinttico: "Vossa Senhoria nomear o substituto"; "Vossa Excelncia conhece o assunto".

90

Da mesma forma, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento so sempre os da terceira pessoa: "Vossa Senhoria nomear seu substituto" (e no "Vossa ... vosso..."). J quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gnero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e no com o substantivo que compe a locuo. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto "Vossa Excelncia est atarefado", "Vossa Senhoria deve estar satisfeito"; se for mulher, "Vossa Excelncia est atarefada", "Vossa Senhoria deve estar satisfeita". 1.3. Padro oficial para emprego dos pronomes de tratamento O emprego dos pronomes de tratamento obedece secular tradio. So de uso consagrado: Vossa Excelncia, para as seguintes autoridades: Poder Executivo Presidente Repblica; Vice-Presidente Repblica; Ministros de Estado; Governadores e ViceGovernadores Estado e do DF; Oficiais-Generais Foras Armadas; Embaixadores; Secretrios-Executivos de Ministrios e demais ocupantes de cargos de natureza especial; Secretrios de Estado dos Governos das de da da Poder Legislativo Deputados Senadores; Ministro do Tribunal de Contas da Unio; Deputados Estaduais e Distritais; Conselheiros Tribunais Estaduais; Presidentes das Cmaras Legislativas Municipais. de dos Contas Federais e Poder Judicirio Ministros dos Tribunais uperiores; Membros de Tribunais; Juzes; Auditores Militar. da Justia

91

Estaduais; Prefeitos Municipais.

ANEXO 2 Nova Ortografia

NOVO ACORDO ORTOGRFICO DA LNGUA


92

PORTUGUESA
Quando as pessoas no sabem escrever ou falar corretamente a sua lngua, surgem homens dispostos a escrever e a falar por elas e no para elas. Wendell Jonhson Toda palavra serve de expresso de um em relao ao outro. Atravs da palavra defino-me em relao ao outro, isto , em ltima anlise em relao coletividade. A palavra uma espcie de ponte entre mim e os outros. A palavra o territrio comum do locutor e do interlocutor. Mikhail Bahktin

93

APRESENTAO
Apresento a vocs uma das informaes mais discutidas no mbito do ensino da lngua portuguesa na atualidade: o novo acordo ortogrfico. Essa discusso se d por diversos motivos: custos com editorao, material didtico, programas curriculares nas escolas de Ensino Fundamental e Mdio, entre outros. Bem, poderia aqui simplesmente alimentar cada um desses argumentos, mas opto por lembr-los de que o domnio da lngua tem estreita relao com a possibilidade de plena participao social, pois por meio dela que o homem se comunica, tem acesso informao, se expressa e defende pontos de vista, partilha ou constri vises de mundo e produz conhecimento. Assim, a habilidade de ler o primeiro passo para a assimilao dos valores da sociedade. E a escrita, associada leitura uma condio indispensvel vida em sociedade. Ao concebermos a leitura como prtica social, privilegiamos a formao de leitores competentes, e por isso mesmo bons produtores de textos. Como atualmente nos foi apresentada essa nova tarefa ortogrfica, j no se mostra produtivo apenas discutir se gostamos ou no das novas regras, que s afetam 0,5% dos vocbulos no portugus do Brasil. hora sim de conhec-las e ver a real dimenso de nosso desafio. Com essa orientao nasce esta apostila, na qual lhes so apresentadas as novas regras ortogrficas comentadas e exerccios de fixao. Na certeza de seu sucesso nessa empreitada, peo-lhe a dedicao que a tarefa exige, pois esses conhecimentos sero de grande utilidade em suas atividades acadmicas e profissionais.

94

1. O NOVO ACORDO ORTOGRFICO: PREMBULO


A tarefa de produzir textos requer cuidado com a linguagem escrita e nesse nterim entra em voga a ortografia. Como recentemente passamos por uma reformulao nas regras ortogrficas do portugus importante conhecermos um pouco mais sobre o assunto para que possamos revisar nossos textos com propriedade. Comecemos pelo conceito da palavra ORTOGRAFIA :
A palavra Ortografia vem do grego orthos (correto) + graphe (escrita), que significa escrita correta. A ortografia um conjunto de normas, decididas por leis, que estabelecem o registro correto, por escrito de uma lngua (DALEFI, 2008, p. 250).

Tambm importante saber que, apesar de oficialmente sancionada, a ortografia no mais do que uma tentativa de transcrever os sons de uma determinada lngua em smbolos escritos. Esta transcrio sempre por aproximao e raramente perfeita e isenta de incoerncias. De acordo com Medeiros e Tomasi (2008, p.1):
A ortografia ideal de uma lngua seria aquela em que para cada fonema houvesse uma nica letra ou sinal grfico. Seria uma lngua sonhada; na prtica, inexistente*, pois exigiria uma multiplicidade de caracteres, sem contar as variedades regionais e individuais dos falantes ao pronunciarem as palavras. (grifo nosso*)

Assim como tudo que humano, a ortografia cheia de imprecises, pois a escrita no possui ferramentas suficientes para reproduzir os fenmenos da lngua falada. Devemos levar em conta que o sistema grfico da lngua portuguesa conta com 23 letras e um nmero muito maior de fonemas realizveis. Surge a pergunta: o que devemos pesquisar sobre a nova ortografia? Basicamente, as alteraes recentemente introduzidas na ortografia da Lngua Portuguesa pelo que oficialmente conhecido por Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, So Tom e Prncipe, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique e, posteriormente, por Timor Leste, pases integrantes da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP). No Brasil, o Acordo 95

foi aprovado pelo Decreto Legislativo no 54, de 18 de abril de 1995, alm dos Protocolos Modificativos do Acordo, todos elencados na 5a edio do VOLP (Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa), de 2008. Esse acordo meramente ortogrfico; portanto, restringe-se lngua escrita, no afetando nenhum aspecto da lngua falada. Ele no elimina todas as diferenas ortogrficas observadas nos pases que tm a Lngua Portuguesa como idioma oficial, mas um passo em direo pretendida unificao ortogrfica desses pases.

2. O que se ganha com a adoo do Acordo Ortogrfico


A dupla grafia das palavras obrigava as editoras a publicarem edies especficas em Portugal e no Brasil. A no adoo do Acordo Ortogrfico tambm dificultava a insero do Portugus como uma das lnguas oficiais da Organizao das Naes Unidas (ONU), embora ele seja uma das lnguas oficiais da Unio Europeia e do Mercosul. Alm disso, dificultava o ensino de Portugus como lngua estrangeira em qualquer outra parte do mundo e criava empecilhos na formatao dos protocolos para os mais diferentes navegadores da Internet.

3. Assuntos tratados no Acordo


Entre outros aspectos, o Acordo Ortogrfico trata do alfabeto, dos nomes prprios, dos nomes estrangeiros e seus derivados, do h inicial e final, da homofonia de certos grafemas consonnticos, dos ditongos, da acentuao de modo geral, do emprego do hfen, da supresso do trema e da diviso silbica. Se no fosse a ortografia, graves problemas de comunicao poderiam ocorrer em virtude das diferenas que, no Portugus falado, existem de uma regio para outra ou de um pas para outro. Esse principal argumento dos que defendem um padro ortogrfico para todos os pases lusfonos, isto , que falam a Lngua Portuguesa. Em termos prticos, em instituies pblicas do Brasil que mantm constante contato com outros pases de Lngua Portuguesa, escrever, muitas vezes, sem conhecer as normas vigentes, pode causar problemas de comunicao escrita, e a Redao Oficial preza pela objetividade e clareza. Assim, a ortografia ganha relevncia para a manuteno da

96

qualidade dos textos formais bem como para a garantia de exposio clara das mensagens escritas.

4. Mudanas previstas no portugus do Brasil


As principais modificaes no Portugus do Brasil, que afetaro apenas cerca de 0,5% do lxico, so concentradas: no alfabeto; no uso do trema; no uso do acento diferencial; na acentuao dos ditongos abertos; no uso do hfen; no uso das maisculas e minsculas. 4.1 No Alfabeto O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w, e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I JK L M N O P Q R S T U V W XY Z As letras k, w e y, que na verdade no tinham desaparecido da maioria dos dicionrios da nossa lngua, so usadas em vrias situaes. Por exemplo: Na escrita de smbolos de unidades de medida: km (quilmetro), kg (quilograma), W (watt); Na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, William, kaiser, Kafka, kafkiano. 4.2 Nas palavras paroxtonas Nas paroxtonas, no se usa mais o acento no i e no u tnicos quando vierem depois de um ditongo decrescente. importante lembrar que esse grupo de palavras baixa ocorrncia. Como era Baica Como fica Baiuca

97

Bocaiva Caula Feira

Bocaiuva Cauila Feiura

Ateno! Se a palavra for oxtona e o i ou o u estiverem em posio final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiui, tuiuis, Piau. No se usa mais o acento das palavras terminadas em em e o(s). Como era Abeno Crem (verbo crer) Dem (verbo dar) Do (verbo doar) Enjo Lem ( verbo ler) Mago (verbo magoar) Como fica Abenoo Creem Deem Doo Enjoo Leem Magoo

4.3 No acento diferencial

98

No se usa mais o acento que diferenciava os pares pra/para, pla(s)/pela(s), plo(s)/pelo(s), plo(s)/polo(s) e pra/pera. Como era Ele pra o carro. Ele foi ao plo Norte. Ele gosta de jogar plo. Esse gato tem plos brancos. Comi uma pra. Como fica Ele para o carro. Ele foi ao polo Norte. Ele gosta de jogar polo. Esse gato tem pelos brancos. Comi uma pera.

Ateno! O par pde/pode permanece com o acento diferencial. Pde a forma do passado do verbo poder (pretrito perfeito do indicativo), na 3a pessoa do singular. Pode a forma do presente do indicativo, na 3a pessoa do singular. Exemplo: Ontem, ele no pde terminar o projeto mais cedo, mas hoje ele pode. Na mesma linha de procedimento, temos a manuteno do acento diferencial em pr/por. Pr verbo. Por preposio. Exemplo: Vou pr em discusso o parecer por mim elaborado na prxima reunio do departamento. Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como de seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, interir, advir, etc.). Exemplos: Ele tem dois cargos. / Eles tm dois cargos. Ele vem de Braslia. / Eles vm de Braslia. Ele mantm a palavra./ Eles mantm a palavra. Ele detm o poder. / Eles detm o poder. Fica facultativa a utilizao do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/frma. Em algumas situaes, o uso do acento d clareza frase conforme podemos ver neste exemplo: Qual a forma da frma do bolo? No se usa mais o acento agudo do u tnico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir. H uma variao na pronncia dos verbos terminados em guar, quar e quir, como aguar, averiguar, apaziguar, desaguar, enxaguar, obliquar, delinquir, etc. Esses

99

verbos admitem duas pronncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e tambm do imperativo. Veja: a) se forem pronunciadas com a ou i tnicos, essas formas devem ser acentuadas. Exemplos: verbo enxaguar: enxguo, enxguas, enxgua, enxguam; enxgue, enxgues, enxguem. verbo delinquir: delnquo, delnques, delnque, delnquem; delnqua, delnquas, delnquam. b) se forem pronunciadas com u tnico, essas formas deixam de ser acentuadas. Exemplos (a vogal sublinhada tnica, isto , deve ser pronunciada mais fortemente que as outras): verbo enxaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam; enxague, enxagues, enxaguem. verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem; delinqua, delinquas, delinquam. Ateno! No Brasil, a pronncia mais comum a primeira, aquela com a e i tnicos.

100

PARA SABER MAIS


A nova ortografia dos textos digitais Alguns estudiosos defendem que as regras de ortografia devem ser preservadas nos textos digitais; outros defendem a liberdade de expresso, por considerarem que as simplificaes so ditadas pelos usurios. A maioria, porm, concorda que a linguagem deve ser coerente com seu objetivo e com o estilo lingustico de seu criador. Assim, em um texto cientfico deve-se usar uma linguagem formal; em um texto descontrado ou na internet pode-se adotar uma linguagem coloquial. Como a comunicao via internet vem aumentando cada vez mais, o nmero de expresses criadas para tornar a troca de informaes rpida vem se multiplicando a cada dia e so essas expresses que devem ser utilizadas com parcimnia, pois o que preciso ter em mente qual o papel do gnero no contexto virtual, por exemplo, o e-mail tem vrias possibilidades de comunicao que vo do formal ao informal. Em se tratando de redao oficial, muitas vezes, substitui gneros como o aviso circular, o que pede o uso da linguagem formal, diferentemente do que ocorre com e-mails pessoais que trocamos entre amigos. Assim, deixemos de lado as abreviaturas comumente usadas nos textos digitais quando nosso propsito escrever profissionalmente. (DALEFI, R. G et alii. Enciclopdia do estudante: gramtica e lingustica: histria, regras e usos da lngua portuguesa. So Paulo: Moderna, 2008, p.255, com adaptaes)

4.4 No uso do hfen Vimos anteriormente que a ortografia de uma lngua consiste na padronizao da forma grfica de suas palavras para o fim de uma intercomunicao social universalista, e s em casos excepcionais so admitidas duas grafias para uma mesma palavra (HOUAISS, 2008). Nesse sentido, a exemplo do que ocorre com a acentuao grfica, que utilizada para marcar diferentes fonemas, ou mesmo diferenciar o significado de palavras de mesma grafia e som, o hfen mostra-se como um recurso da lngua escrita para solucionar possveis inconsistncias ortogrficas.

101

USO DO HFEN 1) Na separao das slabas de uma palavra Ex.: o-f-cio 2) Na maioria dos substantivos e adjetivos compostos Ex.: guarda-costas

3) Nas formas verbais ligadas a pronomes 4) Na separao do dia, ms e ano, nas datas, alm do ano de nascimento e ano de morte 5) Na unio de certos prefixos a palavras

Ex.: Am-lo; viram-na Ex.: 18-12-1957; Cames (1524-1580) Super-homem; semterras

Para falar sobre o hfen, vamos iniciar pelas palavras formadas por prefixos ou por elementos que podem funcionar como prefixos, como: aero-, agro-, alm-, ante-, anti-, aqum-, arqui-, auto-, circum-, contra-, eletro-, entre-, ex-, extra-, geo-, hidro-, hiper-, infra-, inter-, intra-, macro-, micro-, mini-, multi-, neo-, pan-, pluri-, proto-, ps-, pr-, pr-, pseudo, retro-, semi-, sobre-, sub-, super-, supra-, tele-, ultra-, vice- etc. em um primeiro momento, a lista pode parecer extensa, mas existem formas de organiz-la em categorias. Vejamos como: Mantm-se o hfen em palavras derivadas por prefixao elemento inicia por h. Exemplos: ANTES DO ACORDO Pr-histria Super-homem Extra-humano DEPOIS DO ACORDO Pr-histria Super-homem Extra-humano quando o segundo

Exceo: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h). Eliminao do hfen em vocbulos derivados por prefixao, cuja vogal final do prefixo diferente da vogal inicial do segundo elemento. Exemplos: ANTES DO ACORDO Extra-escolar Auto-escola Auto-estrada Plurianual DEPOIS DO ACORDO Extraescolar Autoescola Autoestrada Plurianual

102

Co-editor Agroindustrial Semianalfabeto

Coeditor Agroindustrial Semianalfabeto

Exceo: o prefixo co- aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o ou h. Neste ltimo caso, corta-se o h. Se a palavra seguinte comear com r ou s, dobram-se essas letras. Exemplos: coobrigao, coedio, coeducar, cofundador, coabitao, coerdeiro, corru,

corresponsvel, cosseno. Esse procedimento segue as recomendaes da Nota explicativa do VOLP (Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa) que diz:
Excluir o prefixo co- do caso 1, letra a, da Base XVI, por merecer do Acordo exceo especial na observao da letra b da mesma Base XVI e por tambm poder ser includo no caso 2, letra B, da Base II (coabitar, coabilidade, etc). Assim, por coerncia, co-herdeiro passar a coerdeiro. (2009, l. II)

Ainda de acordo com orientaes do VOLP, devemos incluir, por coerncia e em ateno tradio ortogrfica, os prefixos re-, pre- e pro- excepcionalidade do prefixo co-, referida na observao da letra b do caso 1 da Base XVI: reaver, reeleio, preencher, protico. Ateno: com o prefixo vice, usa-se sempre o hfen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante etc. No se usa o hfen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento comea por r ou s. Nesse caso, duplicam-se essas letras. Exemplos: ANTES DO ACORDO Contra-regra Extra-regular Co-seno Contra-senso DEPOIS DO ACORDO Contrarregra extrarregular Cosseno contrassenso

Manuteno do hfen em vocbulos derivados por prefixao, cujo prefixo terminar por vogal igual vogal inicial do segundo elemento. Exemplos: 103

ANTES DO ACORDO Antiinflacionrio Antiintelectualismo Microondas Pseudo-organizado Contraassinatura Semiinternato

DEPOIS DO ACORDO Anti-inflacionrio Anti-intelectualismo Micro-ondas Pseudo-organizado Contra-assinatura Semi-internato

Quando o prefixo termina por consoante, usa-se o hfen se o segundo elemento comear pela mesma consoante. Exemplos: ANTES DO ACORDO Inter-racial Inter-regional Sub-bibliotecrio Sub-base Super-resistente DEPOIS DO ACORDO Inter-racial Inter-regional Sub-bibliotecrio Sub-base Super-resistente

Como podemos ver, essa regra j era praticada antes do acordo, o que refora o fato de que o novo acordo no trouxe tantas modificaes para o portugus do Brasil. Ateno: Nos demais casos, no se usa o hfen. Exemplos: hipermercado, intermunicipal, superinteressante, superproteo. Com o prefixo sub-, usa-se o hfen tambm diante de palavra iniciada por r: subregio, sub-raa etc. Com os prefixos circum- e pan-, usa-se o hfen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegao, pan-americano etc. Quando o prefixo termina por consoante, no se usa o hfen se o segundo elemento comear por vogal. Exemplos:

104

ANTES DO ACORDO Interestudantil Hiperativo Superestrutura Superexigente

DEPOIS DO ACORDO Interestudantil Hiperativo Superestrutura Superexigente

Usa-se sempre o hfen com os prefixos ex-, sem-, alm-, aqum-, recm-, ps-, pr*-, pr*-. Exemplos: ANTES DO ACORDO Ps-graduao Ex-ministro Pr-formular Pr-reitoria Recm-empossado DEPOIS DO ACORDO Ps-graduao Ex-ministro Pr-formular Pr-reitoria Recm-empossado

* as excees sobre o uso do hfen com os prefixos pre- e pro-, anteriormente apresentadas continuam vlidas, pois se referem s formas tonas desses prefixos, o uso do hfen continua obrigatrio para as formas tnicas pr- e pr- como descrito na ltima regra. Deve-se usar o hfen com os sufixos de origem tupi-guarani: -au, -guau e mirim. Exemplos: Amor-guau Anaj-mirim Capim-au

105

Obs.: importante frisar que esta regra contempla um nmero pequeno de palavras. Deve-se usar o hfen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando no propriamente vocbulos, mas encadeamentos vocabulares. Exemplos: ponte Rio-Niteri, eixo Rio-So Paulo. Manuteno do hfen em palavras compostas por justaposio cujos elementos constituem uma unidade semntica, mas mantm uma tonicidade prpria e em compostos que designam espcies botnicas e zoolgicas. Observao: Esta regra, em alguns momentos, pode causar dvidas por no explicitar os casos em que a mudana deve ou no ocorrer, como sugesto de consulta, indicamos o VOLP (Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa) que contm o registro da ortografia oficial das palavras em portugus. Ano-luz Arco-ris Tio-av Amor-perfeito Segunda-feira Bem-te-vi Cravo-da-ndia Ateno: Eliminao do hfen em palavras compostas, cuja noo de composio, de certa forma, perdeu-se. ANTES DO ACORDO Pra-quedas Manda-chuva Cabra-cega Toca-fitas Roda-viva DEPOIS DO ACORDO Paraquedas Mandachuva Cabracega Tocafitas Rodaviva

106

Girassol Madressilva

Girassol Madressilva

Eliminao do hfen das palavras compostas com elemento de ligao, sejam: locues substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais, salvo algumas excees de uso consagrado pela tradio lexicogrfica

Co de guarda Fim de semana P de moleque Sala de jantar Cor de vinho Cada um Quem quer que seja parte Acerca de A fim de que Excees de uso consagrado: gua-de-colnia Arco-da-velha Cor-de-rosa Mais-queperfeito P-de-meia Ao deus-dar queima-roupa Eliminao do hfen nas formas conjugadas do verbo haver seguido da preposio de (Antes, apenas em Portugal era obrigatrio esse uso)

107

Antes do acordo Hei-de hei de

Depois do acordo H-de h de

Para clareza grfica, se no final da linha a partio de uma palavra ou combinao de palavras coincidir com o hfen, ele deve ser repetido na linha seguinte. Exemplos: Na cidade, conta-

-se que ele foi exonerado do cargo de coordenador. O coordenador recebeu os ex-alunos.

4.5 Na grafia das maisculas e minsculas No que se refere grafia de maisculas e minsculas, o que comumente observamos algo mais intuitivo que sistemtico. Isso ocorre porque, de maneira geral, acredita-se que a utilizao de letras maisculas e minsculas de fcil apreenso, o que pode causar certa confuso em textos oficiais que devem primar pela padronizao. Assim, surgem vrias perguntas pertinentes, entre elas: Como grafar as palavras governo, estado, pas e municpio, com letra maiscula ou minscula? O que deve ser considerado para saber a correta utilizao de maisculas e minsculas o emprego dessas palavras. No caso de elas serem empregadas como substantivos comuns, devem ser grafadas com letras minsculas. No caso dos nomes prprios referentes a estados, cidades, municpios e tantos outros que so designativos, estes continuam sendo grafados com letras iniciais maisculas: Secretaria da Educao, Estado de So Paulo, Brasil, Serrana, Prefeitura Municipal de Cssia dos Coqueiros, etc. O Novo Acordo refere-se a denominaes que so grafadas com letras maisculas: 108

Nos antropnimos/antropnimos, reais ou fictcios: Marqus de Sabugosa; Lus da Cunha, D. Quixote. Nos topnimos/topnimos, reais ou fictcios: Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro; Atlntida, Hespria. Nos nomes de seres antropomorfizados ou mitolgicos: Adamastor; Neptuno / Netuno. Nos nomes que designam instituies: Instituto de Penses e Aposentadorias da Previdncia Social.

Nota-se, porm, que, quando esses nomes estiverem expressando conceitos gerais, sero grafados com letras minsculas: Os institutos de aposentadorias municipais e estaduais (..), As prefeituras esto obrigadas a (..), Os governos deveriam estar mais atentos a (..), Os municpios que apresentarem seus oramentos at (..), etc.

Emprego Obrigatrio das Iniciais Maisculas Usam-se as maisculas nas seguintes situaes: 1. A primeira palavra de um perodo ou citao:. Ex.: Bem festa faz que na sua casa est em paz. 2. Substantivos prprios: Rafael Minerva Deus Juliana Humberto Carolina Jesus Cristo Cruzeiro do Sul Via Lctea Terra (planeta) Janana

109

Observao: no caso de usar a palavra deus de forma genrica, essa regra no se aplica, permanecendo o uso da inicial minscula. Ex.: O deus pago, a deusa Juno. 3. Nomes de pocas histricas, datas e fatos importantes, festas religiosas: Idade Mdia Renascimento Idade Moderna Romantismo Simbolismo 4. Nomes de altos cargos e dignidades:

Papa Presidente da Repblica

5. Nomes de altos conceitos religiosos ou polticos:

Cristianismo Islamismo Protestantismo Igreja Estado Repblica

Observaes: A palavra pas um nome comum. No o fato de se referir a Brasil que deve lev-lo a ser escrito com letra maiscula. Ex.: Brasil o pas do futuro.

110

Em Estado de So Paulo, a palavra estado maiscula. A regra no menciona municpio.

Casos Facultativos de uso das maisculas 6. Nomes de ruas, praas, edifcios, estabelecimentos e rgos pblicos. Antes do acordo, era obrigatrio o uso de maiscula para nomes de logradouros pblicos, templos e edifcios. Agora, com o acordo, facultativo. Ex.: Rua do Ouvidor ou rua do Ouvidor Edifcio Copan ou edifcio Copan Igreja da Lapa ou igreja da Lapa 7. Antes do acordo, os nomes dos pontos cardeais eram escritos em maisculas; agora no mais: norte sul leste oeste 8. Antes do acordo, as formas de tratamento e reverncia eram escritos com letra maiscula; agora facultativo. No entanto, para seu uso na Redao Oficial, convm esperar a atualizao do Manual de Redao da Presidncia da Repblica pronunciando-se a respeito disso. Santa Maria ou santa Maria Doutor Jos Pinto ou doutor Jos Pinto Senhor Reitor ou senhor reitor Vossa Excelncia ou vossa excelncia

111

9. Antes do acordo, nomes de disciplinas que designam domnios do saber eram grafados com maisculas; agora facultativo. Portugus ou portugus Lingustica ou lingustica Semitica ou semitica Literatura ou literatura Pintura ou pintura

5. OUTRAS RESOLUES 5.1 Dupla grafia consagrada a dupla grafia para palavras escritas e pronunciadas de maneira diferente em Portugal e no Brasil. Exemplos: PORTUGAL Facto afectar dico BRASIL fato afetar dio

Observao: Embora ambas as grafias passem a ser dicionarizadas, no se justifica adotar registro diferente daquele que j se usa no Brasil e em Portugal. Isso significa que, na prtica, no haver alterao na grafia dessas palavras. O importante reconhecer que as duas formas so corretas. aceita tambm a acentuao dupla, com acento circunflexo no Brasil e agudo em Portugal, pois algumas palavras oxtonas, geralmente de origem francesa, terminadas em e tnico/tnico, podem ser escritas com acento circunflexo () ou acento agudo (), pois a pronncia pode ser fechada (caso do Brasil) ou aberta (caso de Portugal). Exemplos: 112 delas

PORTUGAL acadmico cnico colnia oxignio gnio

BRASIL acadmico cnico colnia oxignio gnio

5.2 Sujeito preposicionado... Agora no pode mesmo! Antes do Novo Acordo, essa regra sempre causou polmica, pois nem todos os gramticos subscreviam tal proibio. Evanildo Bechara, por exemplo, argumenta, em sua Moderna Gramtica Portuguesa (2000, p. 536-537), que ambas as construes so corretas e cita o uso da contrao em vrios escritores clssicos da Lngua. No entanto, h uma clusula do Acordo Ortogrfico que adota aquela proibio. Assim, cometeremos, a partir da vigncia do Acordo, erro ortogrfico se fizermos a contrao. Assim: ANTES DO ACORDO: eram vlidas as duas formas Exemplo 1: No fcil de explicar o fato de os professores ganharem to pouco. No fcil de explicar o fato dos professores ganharem to pouco. Exemplo 2: tempo de ele sair. tempo dele sair. DEPOIS DO ACORDO: deixa de valer a forma contrada. Exemplo 1: No fcil de explicar o fato de os (e no dos) professores ganharem to pouco. Exemplo 2: tempo de ele (e no dele) sair.

6. Esclarecendo alguns pontos sobre o Novo Acordo Ortogrfico 113

O Novo Acordo, cujo nome oficial Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (1990), contm vinte e uma bases, numeradas com algarismos romanos, cada uma delas tratando de um item especfico: BASE I BASE II BASE III BASE IV BASE V BASE VI BASE VII BASE VIII BASE IX BASE X BASE XI BASE XII BASE XIII BASE XIV BASE XV BASE XVI BASE XVII BASE XVIII BASE XIX BASE XX BASE XXI Do alfabeto e dos nomes prprios estrangeiros e seus derivados Do H inicial e final Da homofonia de certos grafemas consonnticos Das sequncias consonnticas Das vogais tonas Das vogais nasais Dos ditongos Da acentuao grfica das palavras oxtonas Da acentuao grfica das palavras paroxtonas Da acentuao grfica das vogais tnicas/tnicas grafadas i e u das palavras oxtonas e paroxtonas Da acentuao grfica das palavras proparoxtonas Do emprego do acento grave Da supresso de acentos em palavras derivadas Do trema Do hfen em compostos, locues e encadeamentos vocabulares Do hfen nas formaes por prefixao, recomposio e sufixao Do hfen na nclise, na tmese (mesclise) e com o verbo haver Do apstrofo Das minsculas e maisculas Da diviso silbica Das assinaturas e firmas

Com o Novo Acordo, passa a existir uma nica forma para a grafia das palavras da Lngua Portuguesa. Isso no significa que todas as bases do Acordo imponham mudanas no registro das palavras no Brasil, em Portugal e nos demais pases da Lngua Portuguesa. Algumas bases ratificam modificaes j efetuadas no Brasil em 1971, como a suspenso do acento grave nas slabas subtnicas de palavras derivadas. Ex.: (Caf Cafezinho) 114

Em

outros

casos,

como

da

eliminao

do

trema,

atinge-se apenas o Registro Ortogrfico no Brasil, pois este sinal j no era usado em Portugal desde 1945. Vejamos o quadro abaixo: Principais modificaes Alfabeto H inicial Eliminao do c e do p, quando no pronunciados na palavra Ausncia de acento no ditongo EI em X palavras paroxtonas Ausncia de acento no ditongo OI em X palavras paroxtonas Ausncia de acento no hiato OO nas X palavras paroxtonas Ausncia de acento agudo de palavras X oxtonas com vogais tnicas escritas com i e u, se precedidas de ditongo Reduo e simplificao do uso do hfen Ausncia de hfen nas ligaes das formas verbais monossilbicas do verbo haver mais preposio de Trema Minsculas em iniciais de nomes de meses X X X X X X Brasil X Portugal X X X

115

EXERCCIOS DE FIXAO
1. Explique, com suas palavras, a regra aplicada nas frases abaixo. Depois, cite alguns exemplos. a) O ministro apoia a deciso do conselho. b) O coordenador apresentou a todos muitas ideias para o projeto. 2. Verdadeiro ou falso?

Curriculum vitae Curriculum vitae (CV) o documento que identifica uma pessoa por meio de relaes de dados sobre a sua vida particular e profissional, sua vida escolar e atividades que desenvolveu e desenvolve. necessrio por somente informaes pertinentes nele. A empresa contratante pra para analisar cuidadosamente o curriculum vitae, pois ele utilizado para acompanhar uma solicitao de emprego, uma argio, um pedido de vaga em cursos e para apresentar uma pessoa, fornecendo seu histrico escolar e/ou sua experincia de trabalho. no curriculum vitae que se mantem dados atualizados e reais sobre as competncias e habilidades de algum. Assim, importante mencionar que ao incluir algum tipo de conhecimento especfico no CV, como ser bilnge, o domnio deve ser comprovado. a) Todas as palavras da Lngua Portuguesa perdem o trema, inclusive os substantivos prprios, como o nome Mller. ( ) b) A partir de agora, palavras como heris e papis perdem o acento. ( ) c) Com as novas regras, elimina-se o acento em todas as palavras que tiverem os ditongos abertos i e i, sejam elas paroxtonas ou no. ( ) d) Com a extino do trema, a pronncia ser modificada, assim como a forma de escrever. ( ) 3. Corrija pela nova ortografia:

4. Complete os espaos dos textos seguintes com uma das opes entre com o que est em acordo com a nova ortografia.

116

a) Por meio de um memorando, os funcionrios do setor de transportes do Ministrio da Linguagem ficaram a par da oportunidade de retirar habilitaes em diferentes categorias de veculos, para tanto sero selecionados 5 motoristas que sero encaminhados a uma __________________ (auto-escola/autoescola) a ser contratada por processo de licitao. b) Houve especial preocupao com o tipo de vidro das janelas do prdio do Ministrio, pois todos eles so revestidos por uma pelcula _________________(anti-reflexo / antirreflexo) que evita que a luz externa dificulte as atividades a serem realizadas na instituio. c) Antnio Houaiss, estudioso de nossa lngua, tornou-se __________________ (porta-voz/ portavoz) da delegao brasileira no Encontro para a Unificao Ortogrfica da Lngua Portuguesa, realizado no Rio de Janeiro em 1986. d) Jos Carlos de da Azeredo , ________________________(ex-professor/ Federal do Rio de Janeiro foi

exprofessor)

Universidade

___________________ (co-autor/coautor) da obra recentemente lanada com o objetivo de esclarecer dvidas sobre a nova ortografia. e) O coordenador enviou um e-mail para o ___________________ (co-diretor / codiretor) de uma ONG que se dedica socializao de meninos em situao de risco, convidando-os a participar de um evento que tomar lugar no Ministrio da Linguagem neste ________________ (fim de semana/fim-de-semana). f) Essa uma informao ____________________(semioficial / semi-oficial) que pode trazer mudanas significativas para o funcionamento interno dos servios dos ____________________ (sub-bibliotecrios/ subibliotecrios) do Ministrio. g) A reao do ________________________ (coordenador-geral/ coordenador geral) comprovou uma postura ______________________(antisocial/antissocial) indesejada pelos servidores do Ministrio da Linguagem.

117

h) Os

servidores

_______________________(recm participaram da palestra de

empossados/ sobre os

recmnovos de

empossados)

instruo

__________________________ informtica adquiridos pelo Ministrio. i) Todos os cento

(micro-sistemas/microssistemas)

cinquenta

novos (micro-

____________________________________ do Ministrio da Linguagem, as mquinas e

computadores/microcomputadores) foram instalados ontem pela manh nas salas so requerem ________________________(ultra-modernas/ultramodernas) semana. j) A reviso dos __________________________(anteprojetos/ante-projetos) foi requisitada Linguagem. 5. A respeito da grafia de pares de itens lexicais como econmico/econmico, fmur/fmur, beb/beb, incorreto afirmar, segundo o novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, que: a) Mantm a duplicidade de acentuao b) Reflete o timbre fechado (mais frequente no Brasil) e o timbre aberto (mais frequente em Portugal e nos demais pases lusfonos) das pronncias cultas das vogais nestes contextos. c) Passa a ser aceita em todo territrio da lusofonia. d) Deve constar nos dicionrios e) considerada errnea, caso registrada no Brasil. 6. Ao comparar o disposto no Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa com o eu est definido no atual Formulrio Ortogrfico brasileiro, houve uma simplificao no uso obrigatrio das letras maisculas. De acordo com o novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, o uso das maisculas no obrigatrio em: a) Joo, Maria, Carla e Pedro. ontem pelo ___________________________(subsecretrio/subsecretrio) e encaminhada ao setor responsvel do Ministrio da

habilidades especficas dos servidores, mas cursos j esto previstos para a prxima

118

b) Ministrio da Educao e Instituto Nacional da Seguridade Social. c) Natal, Pscoa e Ramado. d) Folha de So Paulo e Gazeta do Povo. e) Matemtica, Edifcio e Rua. 7. A reforma ortogrfica de 1971 aboliu os acentos circunflexos diferenciais. Manteve apenas para a forma verbal pde. O texto do Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa a) Mantm essa exceo e acrescenta, facultativamente, o uso do acento na palavra frma. b) Mantm essa exceo e acrescenta, obrigatoriamente, o uso do acento na palavra frma. c) Mantm essa exceo, facultativamente, e obriga ao uso do acento na palavra frma. d) Retira essa exceo, mas mantm o uso do acento na palavra frma. e) Retira essa exceo , bem como retira o acento na palavra forma.

8. De acordo com o Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, as letras k, w, y. a) Integram o alfabeto brasileiro, que passa, ento, a ter 27 letras. b) Seguem a conveno internacional: o k vem imediatamente depois do j, o w imediatamente depois do u e o y imediatamente depois do x. c) Passam a ter uso difundido na lngua portuguesa. d) Continuam de uso restrito. 9. Entre as novas decises propostas pelo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa, excetua-se a a) Abolio do hfen. b) Abolio do trema. c) Abolio, nas formas verbais rizotnicas, do acento agudo do u tnico precedido de g ou q e seguido de e ou i.

119

d) Abolio do acento agudo ou circunflexo usado para distinguir palavras paroxtonas que, tendo respectivamente vogal tnica aberta ou fechada, so homgrafas de palavras tonas. e) Abolio do acento nos ditongos abertos i e i das palavras paroxtonas.

120

REFERNCIAS
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5 Edio. So Paulo: Global, 2009. BRASIL. Congresso. Cmara dos Deputados. Manual de redao. Braslia: Cmara dos Deputados, Coordenao de Publicaes, 2004a. BRASIL. Presidncia da Repblica. Manual de Redao da Presidncia da Repblica . 2. ed. rev. e atual. Braslia : Presidncia da Repblica, 2002. BRASIL. Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa (1990). In: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa. 5. ed. So Paulo: Global, 2009. p. XV-XXXII. DALEFI, Roberto G. et alii. Enciclopdia do Estudante: gramtica e lingustica: histria, regras e usos da lngua portuguesa. So Paulo: Moderna, 2008. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. 3 Edio Revista e Atualizada. Editora Positivo. 2007. HOUAISS, Antonio (Ed.). Dicionrio eletrnico Houaiss da lngua portuguesa. [S.l.]: Editora Objetiva, 2001. 1 CD-ROM. Verso 1.0. HOUAISS, I. A. Escrevendo pela nova ortografia: como usar as regras do novo acordo ortogrfico da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Publifolha, 2008. SILVA, M. O Novo Acordo Ortogrfico da Lngua Portuguesa: o que muda e o que no muda. Rio de Janeiro: Contexto, 2008. TUFANO, D. Guia Prtico da Nova Ortografia. So Paulo: Melhoramentos, 2008.

121

Anda mungkin juga menyukai