Anda di halaman 1dari 4

SIMULADO WEB 4 DIREITO PENAL PEA PRTICO-PROFISSIONAL

Josefa das Dores, brasileira, viva, residente na Rua das Flores, n.167, nascida em 25/04/1940, no dia 20 de maio de 2011 foi presa em flagrante delito, na posse de 20,5 g de cocana, na forma de uma nica poro, trazida consigo, no interior de estabelecimento prisional na cidade de Presidente Bernardes-SP. Josefa das Dores foi denunciada por trfico de drogas, de acordo com o art. 33, caput c/c art. 40, III, ambos da Lei n. 11.343/2006. Durante a instruo do processo que tramitou regularmente pela 2 Vara Criminal de Presidente Bernardes, as testemunhas de acusao, agentes penitencirios, confirmaram que, na data dos fatos, a r fora surpreendida, durante revista prvia dentro da penitenciria, na posse da substncia entorpecente, escondida no interior de um tnis, supostamente destinada entrega e consumo do preso Felipe, seu filho. Relataram, tambm, que somente aps abrirem o tnis com um faco, e contando com a ajuda de um co treinado pelo departamento de narcticos, puderam verificar a existncia da droga. As testemunhas de defesa disseram que a r atendeu ao pedido de um tal de Manoel, para levar o tnis, de modo que ela no tinha como saber que estava levando drogas para o seu filho. Ademais, Josefa levava-lhe, semanalmente, mantimentos e roupas. Em seu interrogatrio em juzo, Josefa negou a imputao, contando a mesma verso que narrara na delegacia. Afirmou que, na noite anterior aos fatos, um indivduo de prenome Manoel fora at sua residncia e pedira-lhe que entregasse o tnis a seu filho, preso na Penitenciria de Presidente Bernardes, o que foi aceito. Declarou, ainda, que no sabia que havia droga dentro da sola do tnis e que, por isso, decidira levar o calado para seu filho, ocasio em que foi detida. H, nos autos, os laudos de constatao prvia e de exame qumico-toxicolgico, que confirmam no apenas a quantidade da droga apreendida, mas tambm a forma de acondicionamento apresentada, tpica da atividade de trfico. Constam, ainda, nos autos, documentos comprovando que Josefa primria, possui bons antecedentes, no se dedica a atividades criminosas e no integra organizao criminosa. Na sentena, o Juiz realizou a dosimetria da pena da seguinte forma: na primeira fase, por entender que Josefa apresentava circunstncias desfavorveis, no individualizadas pelo magistrado, fixou a pena base acima do mnimo legal; entendeu no existirem
Segunda Fase OAB X EXAME UNIFICADO

circunstncias atenuantes e agravantes, e por fim, aplicou a causa de aumento de pena prevista no art. 40, inciso III da lei 11.343/06. Ademais, no admitiu a converso da pena privativa de liberdade em restritiva de direitos, em razo da vedao prevista no art. 44 da lei 11.343/06 e do quantum da pena aplicada. Em 13/08/2012, a defesa tomou cincia da sentena proferida pelo juiz da 2 vara criminal de Presidente Bernardes-SP, condenando Josefa nas penas de oito anos de recluso, em regime inicial fechado, e pagamento de sessenta e seis dias multa, no valor unitrio mnimo, como incursa no art. 33, caput c/c art. 40, III, ambos da Lei n 11.343/2006. A sentena transitou em julgado em face da ausncia de recurso da acusao e da defesa e Josefa encontra-se cumprindo a pena. Considerando a situao hipottica apresentada, redija, em favor de Josefa das Dores, a pea jurdica cabvel espcie, privativa de advogado, alegando todas as matrias favorveis a sua cliente, datando-a no ltimo dia do prazo legal para sua apresentao.

Questo 1
Felipe foi processado, e restou condenado por crime de leses corporais, de acordo com a certido do trnsito em julgado da sentena proferida pelo Juiz de Direito da 1 Vara Criminal da Comarca de Campinas. Constata-se que a pena imposta a Felipe foi integralmente cumprida, e extingui-se h sete anos. Houve, por parte de Felipe, ressarcimento do dano causado pelo crime, pagando assim todas as despesas de internao e tratamento da vtima. Tambm manteve residncia e domiclio neste Pas, demonstrando sempre bom comportamento pblico e privado, inclusive, hoje, presidindo uma entidade que cuida de menores abandonados. Felipe lhe procura, para que na condio de advogado (a), restitua sua condio anterior condenao. Diante dessa situao hipottica, responda: 1.1. Qual seria a medida processual cabvel para atender o pleito de Felipe? 1.2. Qual o prazo mnimo e mximo para ingressar com o pedido? 1.3. Qual ser o juzo competente para analisar o pedido?

Questo 2

Segunda Fase OAB X EXAME UNIFICADO

FLORINDA respondeu a uma ao penal, acusada de ter dado um tapa no rosto de seu vizinho MADRUGA, e, em seguida, chamado-lhe de "gentalha". Durante a instruo probatria, restou comprovado que a r agiu com a inteno de humilhar a vtima diante da filha deste, CHIQUINHA. Ademais, juntou-se o exame de corpo de delito realizado, que atesta no ter a vtima sofrido qualquer leso. Florinda foi absolvida em primeira instncia. Interposta Apelao, a sentena foi reformada em grau de recurso, que entendeu pela condenao da r. Intimado do acrdo condenatrio, o advogado da acusada no interps nenhum recurso. Isto posto, indaga-se: 2.1. Qual a(s) conduta(s) em tese praticada por Florinda? Explique e fundamente. 2.2. A ausncia de interposio do recurso implica, por si s, em nulidade processual? Explique e fundamente.

Questo 3
O Defensor Pblico, na data de 15 de junho de 2010, ao atender os apenados da Casa do Albergado do Municpio de Varginha-MG, verificou que um dos presos est cumprindo pena no regime aberto e conta com 71 anos de idade, em bom estado de sade fsica, mas apresentando quadro de senilidade leve. Aps analisar os dados constantes da Guia de Recolhimento atualizada do reeducando, o Defensor Pblico apurou que o preso est condenado por crime de latrocnio (art. 157, 3, parte final, do Cdigo Penal). Verificou-se, tambm, que o reeducando j teria cumprido 13 (treze) anos de um total de 21 (vinte e um), impostos na condenao. Considerando os referidos dados, responda: 3.1. Poderia ser postulada a concesso de priso domiciliar? 3.2. Poderia ser postulada a concesso livramento condicional?

Questo 4
Maria das Dores, 13 anos, foi levada por Pedro at uma rua deserta, oportunidade em que foi constrangida por Joo, previamente ajustado com Pedro, a praticar conjuno carnal no dia 14 de abril de 2012. O Ministrio Pblico recebeu os autos do inqurito policial no dia 18 de abril do mesmo ano. O ru, Joo da Silva, encontrava-se preso. No dia 24 de junho o representante do MP ainda no havia se manifestado, no oferecendo denncia, nem arquivamento, e nem requerendo diligncias. O advogado da vtima ofereceu queixa crime em face de Joo, dando incio a ao penal e requerendo a condenao pelo crime de estupro de vulnervel. Intimado, o Promotor de Justia se manifestou apresentando denncia em face de Joo e Pedro, pois entendeu que este ltimo havia tambm participado do delito, uma vez que atraiu a vtima para o local do crime. Diante dessa situao hipottica, responda:
Segunda Fase OAB X EXAME UNIFICADO

4.1. Poderia o advogado da vtima propor a queixa crime? Fundamente sua resposta. 4.2. O Ministrio Pblico poderia repudiar a queixa oferecida e oferecer denncia em face de Joo e Pedro? Fundamente sua resposta.

*Divulgao do Gabarito dia 06/06/2013

Segunda Fase OAB X EXAME UNIFICADO

Anda mungkin juga menyukai