Anda di halaman 1dari 22

CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM SOCIAIS E HUMANIDADES Niteri RJ: ANINTER-SH/ PPGSD-UFF, 03 a 06 de Setembro de 2012, ISSN 2316-266X

CLASSE SOCIAL E MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAPITALISMO NEOLIBERAL: RESSIGNIFICANDO CONCEITOS E LUTAS

Carla Appollinario de Castro (mestre e doutoranda em Cincias Sociais e Jurdicas, pelo Programa de Ps-Graduao em Sociologia e Direito - PPGSD/UFF, bolsista da Capes e professora de Direito Processual Penal no Departamento de Direito da UFRRJ/ITR) Iuri Falco Xavier Mota (mestrando em Cincias Sociais e Jurdicas, pelo Programa de Ps-Graduao em Sociologia e Direito - PPGSD/UFF e bolsista da Capes).

RESUMO O presente artigo pretende, em um primeiro momento, analisar os conceitos de classe e o cenrio de luta que serviram como base para o desenvolvimento capitalista brasileiro e, em um segundo momento, ressignificar tais conceitos a partir da lgica neoliberal. Por fim, procuramos tambm refletir acerca dos impactos dessa nova dinmica sobre os movimentos sociais nascidos nas ltimas dcadas e sobre o estatuto garantidor de cidadania neste novo contexto histrico, social e econmico; bem como sobre suas consequncias sobre as desigualdades econmico-sociais que marcam a historiografia do pas, que repercutem diretamente sobre a questo da incluso social.

ABSTRACT This article aims, at first, to analyze the concepts of class struggle and the scenario that served as the basis for capitalist development in Brazil and in a second time to reframe these concepts from the neoliberal logic. Finally, we also reflect on the impacts of this new dynamic of social movements born in recent decades and guarantor on the status of citizenship in this new historical context, social and economic, as well as on its consequences on economic and social inequalities that mark the historiography of the country, which directly reflect on the issue of social inclusion.

PALAVRAS CHAVE: classes sociais movimentos sociais neoliberalismo

No tenho culpa se a realidade marxista. (CHE GUEVARA apud SARTRE1)

Introduo O novo regime do capital mais flexvel (HARVEY, 1994), implantado no contexto brasileiro durante os ltimos vinte anos, foi responsvel no somente por adaptar o pas ao mundo globalizado e neoliberal, como tambm por impor desafios s classes populares no que diz respeito configurao de sua identidade, luta e, principalmente, formas de organizao social. Neste atual estgio do desenvolvimento capitalista, marcado pela ausncia de participao mais efetiva de grande parte dos indivduos na riqueza social produzida e, ao mesmo tempo, pela ascenso do debate acerca do surgimento de uma nova classe mdia (NERI: 2011; POCHMANN: 2012; SOUZA: 2009 e 2010), torna-se necessria uma reflexo sobre os impactos e desafios impostos pela emergncia de um novo padro de desigualdade decorrente desse processo, com nfase no caso brasileiro e suas repercusses. Inserimos nossa pesquisa nos recentes estudos sobre a emergncia ou no de uma (nova) classe mdia no Brasil, identificando que a maior parte deles enfatiza o debate a partir do seu uso como reserva de consumidores ou como capital poltico, negligenciando uma questo fundamental, que consiste na despolitizao da questo social e da pobreza histrica brasileira. Partimos da constatao de que os extratos das classes populares em ascenso so, em grande medida, despolitizados e pautados por valores individualistas, agora amplamente resgatados pelo neoliberalismo. Tambm possvel ressaltarmos que, entre eles, no h uma identidade de valores que normalmente identificam uma classe social ou um projeto comum emancipatrio e, ainda, que sua forma de sociabilidade tem se desenvolvido em torno de padres de consumo e de rendimento. Por este motivo, alis, verifica-se a ausncia, entre eles, de um outro elemento, antes definidor de classe e de luta social, qual seja: a organizao em torno de movimentos sociais ou instituies tradicionais, tais como associaes de moradores ou de bairros, partidos polticos ou entidades sindicais e profissionais. Esta ausncia de participao ativa em movimentos sociais organizados denota o carter de passividade poltica e aponta para um refluxo dos movimentos sociais atualmente existentes e atuantes. Assim, entendemos que tal dinmica parece reforar apenas o carter mercantil e/ou ideolgico de seu delineamento e consolidao como suposta classe, a ensejar um debate mais amplo.

(MSZROS, 2012: 8).

Sero utilizados como mtodos de pesquisa a reviso de literatura, o levantamento de dados e notcias divulgadas na mdia impressa e eletrnica sobre a nova classe mdia e as novas formas de organizao social. Sero utilizados como principais marcos tericos para o desenvolvimento do tema, especialmente: NERI (2011), POCHMANN (2012), SOUZA (2009 e 2010), MARX (2011, 2008, 2004, 2001 e 1998), MARX e ENGELS (s.d. e 2007) e COUTINHO (1998). Nossa hiptese principal consiste na constatao da necessidade do resgate dos conceitos de classe e de luta social como forma de enfrentar os novos desafios impostos pelo regime capitalista globalizado, a fim de no perder de vista o carter poltico e, em certa medida, emancipatrio das conquistas sociais verificadas at a chegada do neoliberalismo. A partir dessas constataes e por meio da anlise crtica de ambos os conceitos esperamos contribuir para a ampliao do debate atual que envolve a emergncia de uma nova classe mdia e seu significado social e poltico, assim como para o resgate da discusso sobre as classes sociais e suas lutas, imprescindveis para o enfrentamento da histrica desigualdade social histrica brasileira. 1. Classe trabalhadora ou classes trabalhadoras? Quando se procura refletir sobre movimentos sociais2 torna-se passagem obrigatria a discusso que envolve a expresso classe trabalhadora, na medida em que o contexto do qual emergiram todas as formas de lutas sociais na modernidade somente pode ser compreendido em termos de uma forma bastante especfica de organizao econmica que produziu as classes sociais e o antagonismo entre elas, das quais a expresso mais significativa a classe trabalhadora. Apesar de Marx e Engels jamais terem se dedicado, especificamente, elaborao de uma teoria da classe trabalhadora ou das classes sociais, inegvel que a contribuio terica que mais se destaca com relao ao tema, cuja relevncia perceptvel at os dias atuais, foi fornecida por estes autores. Este processo pode ser observado em suas obras, a partir da formulao do conceito de proletariado3, analisado, por um lado, a partir da estrutura econmica tpica das sociedades modernas no estgio inicial de desenvolvimento do capitalismo e, pelo outro, como uma massa poltica que seria capaz de organizar-se na direo de uma luta pela emancipao, sobretudo, econmica e social. Dessa forma, podemos considerar como principais referncias tericas presentes nas primeiras formulaes de ambos os autores: a estrutura de classes instituda pelo capitalismo
2

Estamos trabalhando especificamente com o conceito de movimentos sociais no sentido de ao social coletiva de natureza sociopoltica, em torno da qual parte da populao se organiza a fim de expressar e impor suas demandas. No abordaremos o carter cultural presente em alguns movimentos sociais. Por isso, para um aprofundamento do tema, remetemos para: COHN; PIMENTA (2008), MACIEL (1987), HOBSBAWM (2002: 274-291). Para uma viso sobre o contexto brasileiro, ver: GOHN (2011(a), 2011(b), 2010 e 2008), HOLLANDA; GONALVES (1985). Para uma leitura de movimentos mais contemporneos, ver: MONTAO; DURIGUETTO (2010); Harvey et al (2012) e MONTAO (2007). 3 Remetemos, especialmente, para: MARX (s.d.; 2011(a); 2011(b); 2007; 2004; 1980 e 1967); ENGELS (2008) e MARX; ENGELS (2003; 1998).

(burguesia e proletariado) e a luta de classes que se estabeleceria a partir de ento decorrente dos conflitos inerentes a essa forma de organizao e reproduo produtiva. Pois,
sempre na relao direta entre os proprietrios dos meios de produo de produo e os produtores imediatos que encontramos o recndito segredo, a base oculta da construo social toda e, por isso, da forma poltica das relaes de soberania e dependncia, em suma, da forma especfica do Estado numa poca dada (MARX, 1980: 907).

Contudo, a existncia das classes ou grupos antagnicos no foi descoberta pelos autores mencionados, uma vez que alguns historiadores (Tierry, Guizot e Niebuhr) e economistas (Smith e Ricardo) j as analisavam muito antes deles, como revela o prprio Marx:
(...) Quanto a mim, no me cabe o mrito de haver descoberto a existncia das classes sociais na sociedade moderna nem a luta entre elas. Muito antes de mim, alguns historiadores burgueses j haviam exposto o desenvolvimento histrico desta luta de classes e alguns economistas a anatomia destas classes. O que eu trouxe de novo foi demonstrar: 1) que existncia de classes s est unida a determinadas fases histricas do desenvolvimento da produo; 2) que a luta de classes conduz, necessariamente, ditadura do proletariado; 3) que esta mesma ditadura no , de per si, mais que o trnsito para a abolio de todas as classes e para uma sociedade sem classes. [grifos no original] (MARX apud HARNECKER, 1983: 156)

Tambm merece destaque o fato de os dois conceitos (burguesia e proletariado) no permanecerem estticos nas formulaes de ambos os autores, sendo possvel perceber uma variao de sentidos e valores que puderam ser agregados aos termos durante o amadurecimento da teoria que procurou compreender a marcha da histria: a lei que rege a luta de classes. Assim, quando os mesmos autores, mais tarde, desenvolvem o conceito de luta de classes como motor da histria, ao considerarem que a histria de todas as sociedades at agora tem sido a histria das lutas de classe, na realidade, esto chamando a ateno para o quanto o conceito de classe encontra-se diretamente relacionado com o conceito de modo de produo, a partir das diversas fases histricas do desenvolvimento da produo e da reproduo do capital, como valor que se transforma em mais valor (MARX; ENGELS, 1998: 8). Nesse sentido, alis, oportuna a contribuio de Bakunin no que se refere dinmica de diferenciao de significativas parcelas da sociedade entre si, ao propor que toda propriedade burguesa, enquanto propriedade exclusiva, baseada na misria e no trabalho forado do povo, forado no pela lei, mas pela fome (1992: 6). Posteriormente, Marx e Engels passaram a empregar o termo luta de classes para indicar a existncia de um antagonismo que j no se manifestava apenas entre duas classes. quela altura, os sujeitos histricos especficos (burguesia e proletariado) passaram a protagonizar uma luta poltico-ideolgica mais explcita, embora constante durante o desenvolvimento do capitalismo e da burguesia,4. Tratava-se, portanto, de uma consequncia da diferenciao interna nas duas grandes

Remetemos para MARX, 2011(a) e MARX; ENGELS, s.d..

classes, em torno da disputa pela fora motriz, i.e., pela capacidade de participar de forma ativa do processo de transformao social. Emerge do pensamento de ambos os autores, nesse processo de diferenciao verificado no interior da sociedade burguesa, o surgimento do que eles denominaram de pequena burguesia, expresso utilizada, em momentos e sentidos diversos, para designar a classe mdia. No que diz respeito expresso classe mdia, o prprio Engels, em seu Prefcio obra A situao da classe trabalhadora na Inglaterra (1845), apresenta as observaes quanto aos distintos sentidos, por ele, atribudos ao termo:
(...) utilizei sempre a expresso classe mdia no sentido do ingls, middle-class (ou, como se diz frequentemente, middle-classes), que designa, como a palavra francesa bourgeoisie [no sentido de parte das classes proprietrias que se distinguia da aristocracia], a classe proprietria, especificamente a classe proprietria que distinta da chamada aristocracia, ou seja, aquela classe que, na Frana e na Inglaterra diretamente e na Alemanha indiretamente, envolta sob o manto da opinio pblica, detm o poder estatal. Utilizei tambm constantemente como sinnimos as palavras: operrios (working men), proletrios, classe operria, classe no proprietria e proletariado. [grifos no original] (ENGELS, 2008: 43)

Mas, a principal contribuio desta obra para a reflexo sobre as classes sociais, e mais especificamente sobre a questo social, manifesta sob a forma do pauperismo, reside em trs aspectos principais, como mostra Jos Paulo Netto:
A radical originalidade do trabalho juvenil de Engels, que torna A situao da classe trabalhadora na Inglaterra uma obra absolutamente inovadora, pode ser sinalizada se se considerar que, na literatura europia de que parte integrante, nela que, pela primeira vez: a) a revoluo industrial ganha a centralidade que de fato lhe cabe para a compreenso de como o capital passa a controlar a produo de mercadorias (...); b) a soluo da questo social deixa de estar hipotecada filantropia, moralizao da sociedade ou realizao de receitas utpicas idealizadas por mentes generosas; porque compreendida como implicao necessria do padro societrio embasado na propriedade privada dos meios de produo fundamentais, sua resolutibilidade posta como funo da supresso desse mesmo padro societrio; c) o proletariado no comparece como massa indiferenciada, sofredora e passiva, tal como o visualizavam os socialistas contemporneos do jovem Engels; este foi capaz de apanhar, na situao proletria, a dinmica criativa que, saturando a rebeldia e o protesto operrios, pe o proletrio, o trabalhador urbano-industrial, enquanto classe, como sujeito revolucionrio, qualificado para promover a sua autoliberao. [fgrifos no original] (NETTO, 2008: 31-32)

Marx, por seu turno, utilizou a expresso classe mdia mais no sentido de pequena burguesia, correspondente quela classe ou camada social situada entre a burguesia e a classe operria, diferenciando-a, deste modo, das demais. Alm disso, ele tomou o surgimento e crescimento de distintos segmentos de classes mdias como um fenmeno tpico do processo de desenvolvimento do capitalismo e passou a critic-las por serem aliadas naturais das classes proprietrias dos meios de produo e dotadas de um papel revolucionrio apenas quando ameaadas de proletarizao e pauperizao:
"As classes mdias o pequeno industrial, o pequeno comerciante, o arteso, o campons combatem a burguesia para garantir a prpria existncia enquanto classes mdias e impedir o prprio declnio. Portanto, no so revolucionrias, mas conservadoras. Mais ainda, so reacionrias, pois tentam virar a roda da histria para trs. Quando so revolucionrias, porque esto na iminncia de passar para o proletariado; no defendem ento seus interesses

atuais, mas futuros; abandonam seu prprio ponto de vista para se colocar no do proletariado. (MARX; ENGELS, 1998: 18)

Como pode ser observado, Marx e Engels no diferenciaram - pelo menos, no de forma sistemtica - os distintos setores das classes mdias: a antiga classe mdia (artesos, pequenos produtores, agricultores, camponeses, profissionais independentes) e a nova classe mdia (tcnicos, supervisores, trabalhadores em escritrio, funcionrios do governo, professores etc). Entretanto, apesar disso, no deixaram de manifestar duas inquietaes importantes com relao ao processo de diviso interna da classe trabalhadora que deu origem s classes mdias, a saber: seu crescimento expressivo no desenvolvimento do capitalismo5 e a orientao poltica dessa parcela expressiva das massas populares. O aspecto mais importante que se extrai das contribuies de ambos os autores, e que mais interessa no mbito do presente artigo, consiste no processo histrico de politizao do conflito decorrente da relao capital-trabalho, exteriorizado sob a forma de questo social. Isso porque, no contexto brasileiro, a relevncia da constituio do que Marx e Engels denominaram de proletariado, enquanto classe, pode ser observada a partir do tratamento conferido questo social.

2. Luta de classes e questo social no Brasil Nos anos antecedentes da dcada de 30, isto , na Repblica Velha6, a questo social, ou seja, os conflitos decorrentes do antagonismo entre as classes, era comumente tratada como um caso de polcia (MUNAKATA, 1981: 9). A partir da Revoluo de 30, teve incio uma crescente organizao das classes trabalhadoras, verificada a partir, principalmente, da ampliao do movimento sindical, da maior capacidade de mobilizao e de formulao de demandas, diante da qual a resposta poltica, pautada apenas pela represso, pura e simples, da elite mais rgida, diferentemente do que ocorria at ento, j no mais se sustentava. Era preciso, portanto, implantar um conjunto de transformaes, que tornaram-se possveis em decorrncia da Revoluo de 30, como mostra Wanderley G. Dos Santos, pois
tornava-se indispensvel uma mudana na composio da elite, ou pelo menos em parte dela, a fim de promover a renovao do equipamento ideolgico com o qual era enfrentado o problema da ordem econmica e social e que alterasse as normas que presidiam o processo de acumulao e as relaes sociais dele decorrentes. (SANTOS, 1994: 67)

Logo, somente com o governo de Getlio Vargas, a questo social entrou de forma mais efetiva no debate poltico e passou a ser tratada como tal. Por isso, o perodo compreendido entre 1930 e 1945, apesar de todas as turbulncias (no campo poltico) e de todo autoritarismo do
5

Ver, nesse sentido, BERNSTEIN (1993) e POULANTZAS (1975).

governo de Getlio Vargas, considerado como a era dos direitos sociais, como destaca Jos Murilo de Carvalho (2001: 123). Este autor produziu uma boa caracterizao do cenrio brasileiro verificado aps o movimento de 30, sobretudo nos aspectos social e poltico:
O ano de 1930 foi um divisor de guas na histria do pas. A partir dessa data, houve acelerao das mudanas sociais e polticas, a histria comeou a andar mais rpido. No campo que aqui nos interessa, a mudana mais espetacular verificou-se no avano dos direitos sociais. Uma das primeiras medidas do governo revolucionrio foi criar um Ministrio do Trabalho, Indstria e Comrcio. A seguir, veio vasta legislao trabalhista e previdenciria, completada em 1943 com a Consolidao das Leis do Trabalho. A partir desse forte impulso, a legislao social no parou de ampliar seu alcance, apesar dos grandes problemas financeiros e gerenciais que at hoje afligem sua implementao. Os direitos polticos tiveram evoluo mais complexa. O pas entrou em fase de instabilidade, alternando-se ditaduras e regimes democrticos. A fase propriamente revolucionria durou at 1934, quando a assemblia constituinte votou nova Constituio e elegeu Vargas presidente. Em 1937, o golpe de Vargas, apoiado pelos militares, inaugurou um perodo ditatorial que durou at 1945. (2001: 87)

Tal perodo, portanto, foi responsvel por caracterizar para sempre a Era Vargas como a era dos direitos sociais, tendo sido implementado um modelo de legislao social7 que foi capaz de sobreviver a diversos regimes polticos e econmicos, inclusive a uma ditadura civil-militar, permanecendo quase intocado at a chegada do neoliberalismo. Assim, a partir desse momento, a expresso questo social passou a ser utilizada para designar os problemas sociais, que eram e so conseqentes da contradio que se consolida com o desenvolvimento da sociedade capitalista verificada entre o trabalho versus o capital. No mesmo sentido, Carvalho e Ianamoto salientam que
A questo social no seno as expresses (sic) do processo de formao e desenvolvimento da classe operria e de seu ingresso no cenrio poltico da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. a manifestao, no cotidiano da vida social, da contradio entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de interveno mais alm da caridade e represso. (CARVALHO; IAMAMOTO, 1983:77)

Concomitantemente a esse cenrio de forte ebulio poltica e econmica, ganha expresso, no contexto brasileiro, uma discusso que se desenvolve em torno da tese da outorga/luta dos direitos, que no pretendemos, no mbito do presente artigo e em to poucas linhas, esgotar de forma absoluta, mas sim, fornecer subsdios para uma discusso. Nesse sentido, resgatamos a contribuio de Evaristo de Moraes Filho sobre o perodo, que passou a assumir uma postura, cada vez mais expressiva, de crtico socialista antigetulista, em 1952, ao rebater de forma bastante retrica a tese da outorga, como aponta John D. French:
(...) no houve outorga nenhuma, como quem d esmola a operrias lutaram durante um trinio e ainda lutam hoje advento de leis que lhes melhorassem as condies de vida. desespero, prises, morte. Como falar-se em pobres-diabos, um dbil mental. As massas e continuaro a lutar pelo Houve greves, lutas, sangue, sem lderes, sem idias, sem

Em pesquisa anterior, tivemos a oportunidade de esboar um histrico da principal legislao produzida durante a Era Vargas, com repercusso at os dias atuais, nas esferas trabalhista, previdenciria e sindical, bem como seu processo de flexibilizao aps a ofensiva neoliberal. Nesse sentido, ver: CASTRO (2010: 87-89).

inspiraes que receberam tudo que se lhes queria dar como favores espontneos e unilaterais? (2001: 84)

O que se observa com relao ao marco regulatrio propiciado principalmente pela CLT, que, de fato, a submisso dos trabalhadores ao manto protetor da legislao do trabalho, ao mesmo tempo, criou uma situao dual (de incluso/excluso) e passou a garantir no s os direitos nela elencados, como tambm o exerccio da efetiva cidadania por parte de numerosos setores sociais. No entanto, com a chegada ao poder dos governos neoliberais no Brasil, no incio dos anos 1990, verifica-se, pela primeira vez na histria recente do pas, que algumas mudanas substanciais conseguiram ser introduzidas, principalmente no segmento da legislao que sempre protegeu e assegurou os direitos aos trabalhadores, culminando na necessidade de uma reorganizao em torno da questo social. As principais transformaes ocorridas no mundo do trabalho decorrentes da globalizao neoliberal manifestaram-se, sob o enfoque econmico, na forma de reestruturao produtiva, e sob o enfoque social, por meio da flexibilizao, desregulamentao e relativizao dos direitos dos trabalhadores, cuja maior consequncia, foi a precarizao das condies e relaes de trabalho. Esse conjunto de medidas compe um novo regime do capital, pautado pela acumulao flexvel e marca a passagem do paradigma da sociedade do trabalho para a sociedade neoliberal, esta ltima instituda no contexto brasileiro a partir do governo Collor (no incio dos anos 90), consolidada durante o governo de FHC (1995-2002) e mantida durante os governos Lula (2003-2010) e Dilma (2011).

3. O novo mundo (neoliberal) do trabalho O balano que se extrai dos sucessivos governos neoliberais permite-nos apontar que esse conjunto de transformaes inviabilizou a manuteno do emprego, consolidou o desemprego crnico (MSZROS, 2004: 17) ou estrutural e obrigou o trabalhador a se sujeitar s regras impostas pelo mercado, sendo ideologicamente induzido a acreditar que tal reestruturao produtiva (acompanhada da flexibilizao dos direitos sociais) era necessria e inevitvel como forma de se manter no mercado de trabalho. Estamos nos referindo aos empregos mantidos ou criados no contexto neoliberal, que so acompanhados de contratos de trabalho realizados sob um arcabouo jurdico-legal que j havia institucionalizado as formas precrias, mediante a flexibilizao do tempo de trabalho (jornada de trabalho), da remunerao, das espcies de contratao, da alocao do trabalho e, por fim, das formas de resoluo dos conflitos (inclusive, com amplo incentivo soluo direta). Tais mudanas tambm foram responsveis por acentuar ainda mais a existncia de uma histrica parcela de trabalhadores informais, formada por indivduos que ficaram inteiramente alijados do mercado de trabalho formal (no sentido de trabalho regular, pago e com todos os 8

direitos) e, consequentemente, da proteo da tutela do Estado. Alm dos trabalhadores precarizados e dos informais, nesse mesmo perodo, observou-se a ampliao, sem precedentes histricos, de uma terceira parcela de trabalhadores, formada pelos inempregveis8, ou seja, por indivduos para os quais no h reserva de lugar, segundo a ordem social mais tradicional, na nova diviso social do trabalho, restando-lhes apenas a responsabilidade pela sua sobrevivncia mais bsica, a partir das formas mais precrias e instveis de submisso ao capital. Logo, diante desse cenrio, possvel perceber que as diversas expresses das contradies decorrentes do processo de acumulao capitalista (em especial, a informalidade, o subemprego e os baixos salrios) que, como j tivemos a oportunidade de destacar, foram concomitantes ao seu desenvolvimento e remontam ao surgimento da prpria sociedade capitalista - exteriorizadas sob a forma da [antiga] questo social, a partir das transformaes contemporneas, passaram a coexistir em conjunto com novos problemas decorrentes do processo de acumulao (i.e., desemprego estrutural, ocupaes atpicas e precarizao), materializando aquilo que Castel denominou de nova questo social (1998: 32). Essa nova realidade indica a necessidade de alterarmos a reflexo sobre a questo social, como assinala Castel, medida que o problema representado pelos atuais inteis para o mundo:
(...) , de fato, completamente distinto daquele que ocupavam at mesmo os mais desfavorecidos na verso precedente da questo social. Assim, o trabalhador braal ou operrio especializado das ltimas grandes lutas operrias, explorado sem dvida, no lhe era menos indispensvel. Em outros termos, ele continuava vinculado ao conjunto das trocas sociais. Fazia parte, ainda que ocupando o ltimo lugar, da sociedade entendida, segundo o modelo durkheimiano, como um conjunto de elementos interdependentes. Disso resultava que sua subordinao podia ser pensada dentro do quadro de uma problemtica da integrao. Isto : em sua verso reformista, em termos de reduo das desigualdades, de poltica de salrios, de promoo de oportunidades sociais e de meios de participao cultural; em sua verso revolucionria, em termos de transformao total da estrutura social para garantir a todos uma real igualdade de condio. (1998: 32-33)

Castel sustenta que somente uma nova questo social pode lidar com este novo desafio imposto teoria social, uma vez que
(...) os supranumerrios nem sequer so explorados, pois para isso, preciso possuir competncias conversveis em valores sociais. So suprfluos. Tambm difcil ver como poderiam representar uma fora de presso, um potencial de luta, se no atuam diretamente sobre nenhum setor nevrlgico da vida social. Assim, inauguram sem dvida uma problemtica terica e prtica nova. Se, no sentido prprio do termo, no so mais atores porque no fazem nada de socialmente til, como poderiam existir socialmente? No sentido, claro, de que existir socialmente equivaleria a ter, efetivamente, um lugar na sociedade. Porque, ao mesmo tempo, eles esto bem presentes e isso o problema, pois so numerosos demais. Nisso h uma profunda metamorfose relativa questo anterior que era saber como um ator social subordinado e dependente poderia tornar-se um sujeito social pleno. A questo, agora, sobretudo, amenizar essa presena, torn-la discreta a ponto de apag-la (esse [...] todo o esforo das polticas de insero em pensar no espao

Vale ressaltar que tais trabalhadores no se confundem com o exrcito industrial de reserva analisado por Marx, uma vez que este era formado por pessoas que ficavam espera de uma convocao para voltar a ocupar um posto de trabalho, o que poderia ocorrer e, normalmente, ocorria - em ciclos de expanso da economia.

de um refluxo das polticas de integrao). Nova problemtica, pois, mas no outra problematizao. ((1998: 33)

Castel sustenta que os inteis para o mundo/suprfluos fazem parte de uma nova lgica capitalista, havendo, portanto, um dficit de lugares, que conduz vulnerabilidade social das massas, posta em prtica por meio da excluso macia dos indivduos dos processos de trabalho (que antes cumpriam a funo de integrar os seres humanos socialmente) e que, por isso, essa lgica se mostra diferente das antigas formas de explorao adotadas pelo capitalismo de outrora, em especial as que fizeram emergir o pauperismo do sculo XIX. Ademais, a instalao na precariedade dos trabalhadores e a desestabilizao dos estveis, cada vez mais comuns entre aqueles que ainda no se encontram no estgio de suprfluos, tambm contribuem para a vulnerabilidade social, bem como para o processo de desfiliao. Tudo isso resulta em um dficit de integrao que deve ser considerado como atual objeto de reflexo da nova questo social (CASTEL, 1998: 513-537). Tais problemticas, portanto, caracterizam - o que Castel considera - uma ruptura com a antiga questo social e revelam no s ter havido uma metamorfose da questo social propriamente dita, como tambm das formas de regulao social desempenhadas pelo Estado. Para tanto, ele prope um a figura do Estado social altura dos novos desafios como soluo, correspondendo ao que ele denominou de Estado estrategista , isto , que
(...) estenda amplamente suas intervenes para acompanhar esse processo de individualizao, desarmar seus pontos de tenso, evitar suas rupturas e reconciliar os que caram aqum da linha de flutuao. Um Estado at mesmo protetor porque, numa sociedade hiperdiversificada e corroda pelo individualismo negativo, no h coeso social sem proteo social. Mas esse Estado deveria ajustar o melhor possvel suas intervenes, acompanhando as nervuras do processo de individualizao. (1998: 610-611)

Contudo, ressaltamos que, em nosso entendimento, o Estado estrategista proposto por Castel apenas cumpre a funo de administrar a catstrofe social, revelando-se, inclusive, contraditrio com a lgica neoliberal, uma vez que dentro da ortodoxia do pensamento social e econmico neoliberal h uma limitao brutal dos gastos e das intervenes do Estado nas questes sociais. Portanto, sustentamos que o modelo de Estado proposto pelo autor apenas serve para garantir a manuteno da ordem (burguesa) vigente, sobretudo nos pases onde as medidas neoliberais foram implantadas de forma mais intensa (como foi o caso do Brasil). Isso porque mesmo que certas estratgias sociais sejam aplicadas, seus efeitos so apenas locais e temporrios, como tm revelado, por exemplo, as medidas assistencialistas/compensatrias adotadas de forma mais expressiva desde o governo Lula, no contexto brasileiro, que no tm o condo de promover uma transformao mais objetiva da ordem social. Pelo contrrio, elas conferem garantia reproduo do sistema, para que ele possa continuar realizando sua explorao e dominao, apenas garantindo a ordem e evitando o caos social, o que tem sido realizado na atualidade, quando se verifica at mesmo uma regresso histrica, com o retorno do tratamento 10

dado questo social na forma de um caso de polcia, problema que se coloca novamente no cerne do debate poltico e que, por este motivo, impe novos desafios s classes trabalhadoras. No mesmo sentido, assinala Armando Boito Jnior, que tambm analisou o conjunto de medidas sociais adotado durante o governo Lula, para quem:
Os ministros da rea social simulam resolver no varejo a desgraa que os ministros da rea econmica promovem no atacado. No se trata de uma proposta de organizao poltica dos trabalhadores pauperizados pelo capitalismo neoliberal para fazer deles uma fora pela mudana do modelo econmico. O Governo Lula mantm essa populao pobre desorganizada e desinformada, explora-a politicamente para ser mais preciso, explora-a eleitoralmente porque sabe que a organizao do povo poderia criar uma situao que o obrigaria a substituir a oferta de bolsas pela consolidao de direitos. (s.d.)

Alm disso, no podemos deixar de mencionar o fato de no ser possvel, embora seja bastante desejvel pelo capitalismo neoliberal, se despedir por completo da sociedade salarial, uma vez que o trabalho, tanto no sentido concreto como tambm no sentido ideolgico, ainda continua cumprindo funo primordial para manuteno do sistema como um todo e, consequentemente, da dominao/explorao sobre as classes trabalhadoras. Da resulta, tambm, a importncia da reflexo sobre a expressiva parcela de trabalhadores, agora alados ao status de (nova) classe mdia, justamente no momento em que se observa, como consequncia desse processo de transformao, a despolitizao da questo social, da pobreza e, consequentemente, da histrica excluso social brasileira.

4. A (nova) classe mdia e sua utilidade (ideolgica) no contexto contemporneo Os recentes estudos sobre a emergncia ou no de uma (nova) classe mdia no Brasil, se, por um lado, propiciam o debate acerca de seu uso como reserva de consumidores e ora, como capital poltico, por outro no enfatizam a questo fundamental inerente ao tema, e que mais diretamente tem relao com nosso propsito, pautada pela ausncia de organizao social dessa parcela da populao, manifesta, principalmente, na ausncia de confrontao com as bases de reproduo das nossas crnicas injustias sociais, justamente por quem mais teria razes para questionar o atual modelo de desenvolvimento que garante a manuteno do sistema capitalista. As pesquisas apontam acelerao na mobilidade social, dinamizao do mercado consumidor e denunciam sua fragilidade cooptao poltica, contudo, deixam de questionar a utilidade ideolgica desse discurso, bem como de se debruar sobre a parte mais significativa para a compreenso do atual cenrio, consistente na caracterizao da vida objetiva da (nova) classe mdia, a partir de um balano dos principais direitos sociais garantidores de uma cidadania plena e substantiva e, consequentemente, de uma vida melhor. Apesar de todas as crticas que devem ser direcionadas ao paradigma da cidadania, entendemos que o uso do termo ainda se mostra vlido, quando se trata de compreender o processo histrico da desigualdade social brasileira. preciso, entretanto, ampliar os termos do debate, 11

especialmente no que se refere ao uso ideolgico da expresso (nova) classe mdia, bem como de seu concomitante processo de desvalorizao dos direitos sociais (em especial, do trabalho), que foi fundamental para a consolidao do padro de no desenvolvimento econmico aliado permanncia histrica da desigualdade social das ltimas dcadas. preciso, pois, revelar os mltiplos aspectos que permeiam o delineamento do capitalismo, em sua fase neoliberal, que tambm fizeram surgir o discurso ideolgico embutido na emergncia de uma suposta (nova) classe mdia, com nfase no contexto brasileiro, que passaremos a analisar. A primeira contribuio do economista da Fundao Getlio Vargas (FGV) Marcelo Neri, ao defender que a nova classe mdia brasileira filha da combinao do crescimento com a equidade, que difere de nossa histria pregressa e daquilo que ocorre nas ltimas dcadas em pases emergentes e desenvolvidos nos quais a concentrao de renda sobe (2011: 14). Em outras palavras, o autor assume o argumento de que estaria finalmente ocorrendo, pela primeira vez no desenvolvimento scio-econmico do pas, a repartio do bolo, to almejada nas dcadas anteriores, manifesta agora sob a forma de crescimento com distribuio de renda9, sendo essa combinao a maior caracterstica dessa nova estrutura de classes10. E projeta ainda que
Se continuarmos na trajetria de crescimento e reduo de desigualdade vistas em cada estado brasileiro desde 2003, a proporo de indivduos na classe C cresce dos 50,5% em 2009 para 60,19% em 2014. Inicialmente, num cenrio neutro em termos distributivos dentro dos estados, se a renda per capita crescer 4,7% ao ano nos prximos cinco anos, a classe mdia subir para 56,22%, um aumento acumulado de 11%. Esse aumento seria ainda maior se o crescimento de renda viesse de mos dadas com a reduo da desigualdade recente. Nesse caso, a nova classe mdia chegar aos 60,19% com crescimento de 19,3%. Em termos absolutos, 12 milhes de pessoas sairiam da pobreza, contando o acrscimo de 8 milhes na populao previsto desde 2009. J a unio das classes A, B, C seria incrementada de 32,2 milhes de brasileiros incorporados aos mercados consumidores. (NERI, 2011: 48-49).

O economista reconhece que o contingente de brasileiros pobres ainda se revela bastante expressivo, mas passvel de sofrer transformaes futuras, caso a tendncia distribuio de renda seja mantida, medida que
Como conseqncia da manuteno do crescimento com reduo da desigualdade, a pobreza tambm continua sua tendncia decrescente, que vem desde 2003, quando o nmero de pobres segundo a linha da FGV, de R$151,00 mensais, era de 49 milhes de pessoas. Esses indivduos correspondem, em nossa metodologia de segmentao de estratos econmicos, classe E, chegando a uma populao de 28,8 milhes de pobres (2011: 26).

Neri refuta o argumento segundo o qual a nova classe teria como funo apenas dinamizar o

Para ilustrar a distribuio de renda, o economista mostra que a renda do Nordeste sobe 41,8% contra 15,8% do Sudeste maravilha (sic). A razo de rendas sobe de 0,43 para 0,53. Detalhando o perfil espacial, a renda sobe 46,8% no Maranho, inicialmente o estado mais pobre, contra 7,2% de So Paulo, o mais rico em 2001. Em Sergipe a renda sobre 58% no perodo. Fazendo um zoom pela Pnad nos municpios das capitais, a maior taxa de crescimento foi a de Teresina, com 56,2%, e o destaque nos municpios das periferias das metrpoles foi a de Fortaleza, com 52,3%. J a renda na capital e periferia da Grande So Paulo subiu 2,3% e 13,1%, respectivamente. Esse padro no qual a periferia cresceu mais que a capital foi observado em sete das nove grandes metrpoles brasileiras. Similarmente, a renda cresceu mais nas pobres reas rurais, 49,1%, contra 16% nas metrpoles e 26,8% nas demais cidades (2011: 32). 10 De acordo com Neri, o ndice de 55,5% registrado em 2011 representa cerca de 100,5 milhes de indivduos que possuem renda entre R$1.200,00 e R$5.174,00 mensais (2011: 27).

12

mercado interno aps dcadas de estagnao econmica, ao afirmar que mais do que o consumismo e o otimismo, o que caracteriza a nova classe mdia brasileira (...) o lado do produtor; leia-se educao e trabalho (2011: 14), com o objetivo de garantir o novo padro adquirido. Ainda de acordo com o autor:
Crdito [ao consumidor] e benefcios oficiais fazem parte da cena da classe C, mas como coadjuvantes. O protagonista o lado produtor, do empregado formal em particular. A carteira de trabalho o maior smbolo da ascenso como ato consumado, e o concurso pblico seu platnico objeto de desejo. Os por conta prpria [leia-se empreendedores] so os outros protagonistas fundamentais do mercado de trabalho brasileiro da classe C, mas da classe E tambm. Verdadeiros capitalistas sem capital. E sem polticas pblicas de apoio tambm como a do crdito produtivo popular (NERI, 2011: 168).

Porm, ao mesmo tempo, explicita que ser nova classe mdia tambm consumir servios pblicos de melhor qualidade no setor privado, a incluindo colgio privado, plano de sade e o produto prmio, que a previdncia complementar. Todos podem ser vistos como ativos meio pblicos, meio privados, que conferem maior, ou menor, sustentabilidade ao sonho brasileiro de subir na vida (NERI, 2011: 19), evidenciando que esse o aspecto mais extraordinrio do fenmeno. Alm do aspecto econmico, o economista tambm revela a perspectiva poltica 11 implcita na nova classe, consistente em sua consolidao como capital poltico, uma vez que
Os 105,5 milhes de brasileiros que esto na nova classe mdia correspondem a 55,05% da populao. Isto significa que a nova classe mdia brasileira inclui no s o eleitor mediano, aquele que decide o segundo turno de uma eleio, mas tambm que ela poderia sozinha decidir um pleito eleitoral. Complementarmente, a nova classe mdia tambm a classe dominante, do ponto de vista econmico, pois j concentrava 46,6% do poder de compra dos brasileiros em 2011, superando as classes A e B, estas com 45,6% do total do poder de compra. As demais classes D e E tem (sic) hoje 7,8% do poder de compra, caindo do nvel de 19,79% logo antes do lanamento do Plano Real (NERI, 2011: 28-29).

Entretanto, em que pese sua nfase aos aspectos econmico e poltico-social, a partir da caracterizao apresentada, possvel perceber que a expresso nova classe mdia utilizada por Neri muito mais em seu sentido econmico do que social. Esse vis estritamente econmico fica mais evidenciado ainda quando o autor prope dar o mercado a essa nova classe como agenda ideal a ser desenvolvida no novo contexto, ao sustentar que
Dar o mercado significa acima de tudo melhorar o acesso das pessoas ao mercado de trabalho. Os fundamentos do crescimento econmico e as reformas associadas so fundamentais aqui. A agenda de reformas trabalhista, previdencirio e tributria (desonerao da folha de pagamento etc.) turbina a relao entre crescimento e mercado de trabalho, mas fica difcil falar delas quando estamos gerando quase dois milhes de empregos formais em oito meses. A pergunta que no quer calar quantos empregos geraramos se a institucionalidade fosse mais favorvel. [Nesse sentido] A educao funciona como passaporte para o trabalho formal: refiro-me a todos os nveis escolares formais e da educao profissional. (...) Como o setor pblico , ou deveria ser, mais prximo dos pobres, ele pode pavimentar o acesso ao mercado. (...) Metas sociais complementam esse
11

Sobre a disputa poltica pelo voto desse segmento social, remetemos ao interessante debate estabelecido entre Francisco de Oliveira e Andr Singer, sobre as eleies para Presidncia da Repblica em 2006 e o apoio polticoeleitoral das classes pauperizadas ao segundo mandato do governo Lula (OLIVEIRA, 2007 e 2008 ; SINGER, 2009).

13

movimento, incorporando eficincia do setor privado ao setor pblico por meio de um pseudomercado, j que no existem preos. (...) Se a opo ir alm do dar mercado aos pobres usando o Estado como ponte, vale incorporar na agenda do choque de gesto a conexo entre a distribuio de recursos do oramento pblico e o desempenho das diferentes unidades receptoras de recursos, medidas por indicadores sociais (NERI, 2011: 262-263).

E conclui, ponderando que:


Alguns gostariam de uma agenda mais amigvel ao privada, outros gostariam de um Estado provedor. O coletivo de brasileiros, no fundo, quer as duas coisas, respeito s regras de mercado com polticas sociais ativas por parte do Estado. Se os consensos de Washington no vigoram em Braslia, Caracas tambm no aqui. O desafio combinar as virtudes do Estado com as virtudes dos mercados, sem se esquecer de evitar as falhas de cada um dos lados (NERI, 2011: 263).

Complementarmente s medidas acima descritas, o autor ainda prope, como agenda para a base da pirmide social brasileira, o empreendedorismo (NERI, 2011: 19 e 191-212) que, no Brasil, foi introduzido, de forma mais enftica, a partir da criao de uma nova figura jurdica representada pelo empreendedor individual, cujo contingente j se revela bastante expressivo, chegando, em 10/06/2011, a 2.515.241 trabalhadores formalizados como Empreendedores Individuais - EIs, segundo dados obtidos a partir da Previdncia Social (11/06/2011). Uma leitura bastante diversa, e por vezes at mesmo oposta, apresentada pelo economista Marcio Pochmann e tambm pelo socilogo Jess Souza. O primeiro autor, que desde 2007 at maio desse ano ocupou a presidncia do IPEA Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada, critica o que considera a inconsistncia das definies e identificaes sobre a existncia de uma nova classe mdia no Brasil, afirmando que
Em sntese: entende-se que no se trata da emergncia de uma nova classe muito menos de uma classe mdia. O que h, de fato, uma orientao alienante sem fim, orquestrada para o seqestro do debate sobre a natureza e a dinmica das mudanas econmicas e sociais, incapaz de permitir a politizao classista do fenmeno de transformao da estrutura social e sua comparao com outros perodos dinmicos do Brasil (POCHMANN, 2012: 8).

Acrescenta ainda Pochmann, que esta viso da transformao social tem sido utilizada para anlise de outros pases da periferia do capitalismo, com o intuito de difundir uma interpretao otimista e exitosa da globalizao neoliberal, como se fosse possvel solucionar as mazelas provocadas pela poltica econmica neoliberal dentro de seus prprios marcos estruturais (2012: 8). Isto talvez explique porque este tipo de interpretao esteja centrado numa retrica de classe e de rendimento desligada das condies concretas e objetivas de vida dos grupos sociais, incluindo entre as caractersticas da suposta nova classe mdia seus desejos mercantis, seu consumismo e individualismo. O que sua pesquisa constata um aumento dos empregos formais. No entanto, esse aumento se d na expanso do setor de servios, responsvel por criar nove em cada grupo de dez novas ocupaes com remunerao de at 1,5 salrio mnimo mensal (POCHMANN, 2012: 10). Isto caracterizaria, de acordo com o autor, um movimento de fortalecimento do mercado de trabalho, 14

mas em atividades de baixa remunerao e qualificao. Entretanto, acreditamos que esta novidade resulta, em sentido mais amplo, em desvalorizao do trabalho e, consequentemente, na legitimao da reduo do custo geral mdio do trabalho, materializada no contingente de trabalhadores com rendimento mensal de at 1,5 salrio mnimo 12, que, em 2009, representava 47,8% da populao ocupada (POCHMANN, 2012: 28). O economista, assim como Marcelo Neri, acredita que houve um processo de mobilidade social. Contudo, seu argumento no sentido de que tais indivduos so muito mais prximos da classe trabalhadora do que da classe mdia, medida que
Seja pelo nvel de rendimento, seja pelo tipo de ocupao, seja pelo perfil e atributos pessoais, o grosso da populao emergente no se encaixa em critrios srios e objetivos que possam ser claramente identificados como classe mdia. Associam-se, sim, s caractersticas gerais das classes populares, que, por elevar o rendimento, ampliam imediatamente o padro de consumo (POCHMANN, 2012: 10).

Outro aspecto fundamental apontado por Pochmann consiste no carter despolitizado de tal processo social. Segundo ele, os segmentos das classes populares que elevaram sua renda esto desconectados dos chamados movimentos sociais e das instituies tradicionais que historicamente mobilizaram a classe trabalhadora, tais como partidos, sindicatos, associaes de moradores ou de bairro (2012: 10-11). Isto, paradoxalmente, confirmaria a natureza predominantemente mercantil deste processo de mudana social. Ao contrrio de Marcelo Neri, que enfatiza a adoo de medidas privatistas at no mbito do Estado, Pochmann promove uma crtica das interpretaes acerca de uma nova classe mdia, demonstrando que estas interpretaes tm como pano de fundo e principal objetivo promover a reorientao das polticas pblicas para o atendimento das demandas de diversos setores do mercado: sade, educao, previdncia e assistncia social (POCHMANN, 2012:11). Ou seja, estaramos assistindo aqui a uma luta de interesses pelo direcionamento e apropriao dos recursos pblicos pela iniciativa privada, em detrimento de demandas pblicas e universais, sendo esta talvez a maior contribuio de sua pesquisa. J as formulaes propostas por Jess Souza, que assim como Pochmann, rejeita a noo de
12

Convm ressaltar que, em 2009, enquanto o governo j comeava a comemorar a emergncia de uma nova classe mdia a partir da consolidao de um segmento inteiro da populao com rendimento mdio mensal de at 1,5 salrio mnimo (que, oficialmente, era equivalente a R$465,00), o DIEESE j apontava que o salrio mnimo necessrio, referente a DEZ de 2009, deveria ser de R$R$ 1.995,91, ou seja, 4,29 vezes maior do que o salrio mnimo vigente poca. Atualmente, o salrio mnimo necessrio, apontado pelo DIEESE, referente a MAIO de 2012, de R$ 2.383,28, contra os R$622,00 oficiais, isto , uma diferena de 3,83 vezes maior. De acordo com o Dieese, o salrio mnimo necessrio corresponde ao salrio mnimo de acordo com o preceito constitucional salrio mnimo fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender s suas necessidades vitais bsicas e s de sua famlia, como moradia, alimentao, educao, sade, lazer, vesturio, higiene, transporte e previdncia social, reajustado periodicamente, de modo a preservar o poder aquisitivo, vedada sua vinculao para qualquer fim (conforme preceitua o artigo 7, IV, a CRFB). A metodologia consiste em considerar em cada ms o maior valor da rao essencial das localidades pesquisadas. A famlia considerada de dois adultos e duas crianas, sendo que estas consomem o equivalente a um adulto. Ponderando-se o gasto familiar, chegamos ao salrio mnimo necessrio. Disponvel em: http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu09-05.xml. Acesso em: 03/06/2012.

15

nova classe mdia, so mais no sentido da emergncia de uma nova classe trabalhadora. Alm de criticar o atual debate acerca da emergncia de uma nova classe mdia, por consider-lo insubsistente do ponto de vista sociolgico, medida que fruto de uma associao entre classe e renda, o autor ainda rejeita o carter estritamente economicista13 bastante comum nas interpretaes acerca dos contornos atuais da sociedade brasileira, defendendo que sua argumentao
(...) sobre classe social nova e moderna, produto das transformaes recentes do capitalismo mundial, que se situa entre a ral e as classes mdia e alta. Ela uma classe includa no sistema econmico, como produtora de bens e servios valorizados, ou como consumidora crescente de bens durveis e servios que antes eram privilgios das classes mdia e alta. Mas como as classes sociais no podem ser definidas (...) apenas pela renda e pelo padro de consumo, mas, antes de tudo, por um estilo de vida e uma viso de mundo prtica, que se torna corpo e mero reflexo, mera disposio para o comportamento, que em grande medida pr-reflexivo ou inconsciente (SOUZA, 2010: 26).

Entretanto, como mostra o socilogo, o que caracteriza a existncia deste grupo social a ausncia de privilgios de nascimento, ou seja, do capital familiar, diferentemente do que ocorre nas classes mdia e alta. Tal segmento tambm no desfruta do acesso ao capital cultural (valorizado pelas classes mdias autnticas), bem como ao capital econmico, tpico das classes altas (SOUZA, 2010: 49-50). Nesse sentido, suas conquistas foram alcanadas
(...) custa de extraordinrio esforo: sua capacidade de resistir ao cansao de vrios empregos e turnos de trabalho, dupla jornada na escola e no trabalho, extraordinria capacidade de poupana e de resistncia ao consumo imediato e, to ou mais importante que tudo que foi dito, a uma extraordinria crena em si mesmo e no prprio trabalho (SOUZA, 2010: 50).

Alm disso, a nfase na associao entre classe e renda, de acordo com Jess, acaba por agravar o perverso quadro de invisibilidade da desigualdade social brasileira, ao minimizar o quadro de eternizao da ral, compreendida como uma
(...) classe social, nunca percebida at ento enquanto classe, ou seja, nunca percebida como possuindo uma gnese social e um destino comum, sempre (in)visvel, entre ns, e percebida apenas como conjuntos de indivduos, carentes ou perigosos. (...) uma classe de indivduos que nasceram sem o bilhete premiado de pertencerem s classes alta e mdia (SOUZA, 2009: 25).

Em nosso entendimento, a maior contribuio do socilogo para o debate acerca da nova classe mdia, ou, como ele prefere, nova classe trabalhadora, consiste em explicar o provocativo ttulo de sua pesquisa, a partir da anlise de tais indivduos como batalhadores, uma vez que
Essa nova classe trabalhadora labuta entre 8 e 14 horas por dia e imagina, em muitos casos, que o patro de si mesmo. O real patro, o capital tornado impessoal e despersonalizado, invisvel agora, o que contribui imensamente para que todo o processo de explorao do trabalho seja ocultado e tornado imperceptvel. Vitria magnfica do capital que, depois de 200 anos de histria do capitalismo, retira o maior valor possvel do trabalho alheio vivo, sem qualquer despesa com a gesto, o controle e a vigilncia do trabalho. Destri-se a grande fbrica fordista e transforma-se o mundo inteiro numa grande fbrica, com filiais em cada
13

Para um aprofundamento sobre o que o autor denomina de economicismo, isto , viso redutoramente econmica do mundo, remetemos para SOUZA, 2009: 18-26.

16

esquina, sem lutas de classe, sem sindicatos, sem garantias trabalhistas, sem greve, sem limite de horas de trabalho e com ganho mximo ao capital. Esse o admirvel mundo novo do capitalismo financeiro (SOUZA, 2010: 57).

Portanto, o que se extrai de todo esse processo, que se trata de um inegvel resgate da tica do trabalho, porm, desprovida, no atual contexto neoliberal, dos direitos sociais de outrora (sobretudo os trabalhistas), antes garantidores da cidadania, acentuando ainda mais o dramtico quadro da questo social brasileira.

5. O empreendedorismo e o fim das lutas sociais No que se refere especificamente ao empreendedorismo, que j tivemos a oportunidade de abordar pela viso otimista e propositiva de Marcelo Neri (2011: 19 e 191-212), no poderamos deixar de apontar algumas crticas14, pois as ideias que compem o que preferimos denominar de discurso empreendedor vm sendo disseminadas h algum tempo. Em 05/10/1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foi implantado pelo Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior, o Programa Brasil Empreendedor (PBE), cuja finalidade foi promover o desenvolvimento das micro, pequenas e mdias empresas, buscando-se a insero dos empreendedores no setor formal da economia, bem como o surgimento de novos negcios (PBE, apresentao, s/d). Um resultado desta somente no iniciativa foi a capacitao entre de 6.070.127 e

indivduos/empreendedores,

perodo

compreendido

outubro/1999

dezembro/2002, superando e muito a previso inicial de 4.937.000 (PBE, dados, s/d). Desde 2002, o SEBRAE (Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas) tambm desenvolve importante papel de agente disseminador da cultura empreendedora ou empreendimentista (HARVEY, 1994: 161), por meio do Programa de Formao de Jovens Empreendedores. No total, somente o SEBRAE-SP, conta com um histrico de mais de 240 mil alunos atendidos, 7.600 professores capacitados, adeso de mais de 100 municpios e 50 universidades aplicando a disciplina de empreendedorismo em sua grade curricular. No ensino mdio os nmeros so igualmente ilustrativos, com 900 professores capacitados e mais de 24 mil alunos participantes do Programa Formao de Jovens Empreendedores. No ensino superior foram mais de 50 universidades, 700 professores capacitados e mais de 20 mil alunos participantes do Sebrae no Campus (SEBRAE-SP, 27/10/2009). Outra iniciativa exemplar a de Fernando Dolabela, fundada em 1996, com a metodologia Oficina do Empreendedor, dirigida aos universitrios. Atualmente, a Oficina direcionada tambm aos alunos do ensino mdio. A partir de 2002, o autor elaborou a Pedagogia Empreendedora, voltada educao de crianas e adolescentes do ensino infantil, fundamental e
14

Mais crticas sobre o tema (bem como s consequncias) podem ser obtidas a partir de: ALVES, 2011; ALVES e TAVARES in: ANTUNES, 2006; BARBOSA in: FRANCISCO e ALMEIDA, 2007; MALAGUTI, 2000; POCHMANN, 2006 e TAVARES, 2002.

17

mdio. At 2008, o primeiro projeto j havia sido implementado, por meio do Sebrae, do Instituto Evaldo Lodi (IEL) e do CNPq, em mais de 400 instituies de ensino superior, atingindo cerca de 3.500 professores e 160.000 alunos/ano. J a metodologia mais recente, at 2008, era utilizada em 120 cidades e contava com o envolvimento de 14.000 professores (dos nveis bsico e superior). Este trabalho chegou a cerca de 400 universidades e 2.000 instituies de ensino bsico, em 126 municpios (LOPES, 2008). Igualmente merece destaque a iniciativa do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que, em seu relatrio de maro de 2004, intitulado Desencadeando o empreendedorismo: o poder das empresas a servio dos pobres, afirma a importncia do empreendedorismo como instrumento de combate pobreza. Segundo este documento,
(...) Apesar do enorme progresso feito nos ltimos 50 anos, 1,2 bilhes de pessoas (a quinta parte da populao mundial) subsistem com menos de um dlar por dia, sem acesso a muitos dos servios sociais considerados bsicos para uma vida digna. Esta situao penosa requer uma resposta global, que utilize todos os recursos financeiros, intelectuais e organizacionais que possamos reunir. Diante deste quadro desolador, o Secretrio Geral Kofi Annan desafiou a Comisso para Setor Privado e Desenvolvimento a responder duas perguntas: Como podemos desencadear o potencial do setor privado e do empreendedorismo, nos pases em desenvolvimento? Como o setor privado pode ser engajado no combate pobreza? O presente relatrio a nossa resposta a essas interrogaes. (PNUD, 2004: i)

O que se extrai de todas as propostas citadas que no faltaram iniciativas dispostas a convencer a grande massa de desempregados, subempregados e informais da necessidade de se formalizarem, mas dentro do novo paradigma das relaes de trabalho neoliberais, o que resulta em precarizao de sua atividade produtiva. A nosso ver, tal processo de formalizao, neste contexto neoliberal, implica em adaptao e conformao s novas regras do jogo ditadas pelo mercado e reivindicadas pelo prprio autor. Portanto, uma crtica a tal discurso se justifica na medida em que o empreendedorismo no se apresenta apenas como defesa de uma tese estritamente econmica, mas, de forma mais ampla e profunda, como uma tese social, isto , assume um carter de projeto social e poltico, com srias consequncias para a esfera pblica. interessante notar que, justamente no momento em que o Estado bate em retirada em relao s questes mais bsicas da cidadania (em especial, quanto aos direitos sociais), a lgica do mercado se prope, por meio da ideologia empreendedora, a trazer solues justamente para estas e outras questes tradicionalmente pertinentes s funes do Estado. Dessa maneira, o recente culto ao empreendedorismo (a exemplo do que prope Marcelo Neri), como bem observou Giovanni Alves (2011), acaba por revelar que a lgica do mercado, ao se universalizar, pretende gerenciar a totalidade da vida social. Nestes termos, percebemos que o empreendedorismo apresenta-se como aparente soluo ou superao da contradio capital / trabalho. Na atualidade, os indivduos produtivos no mais constituiriam uma classe trabalhadora / operria, mas sim, uma classe empreendedora, para a qual 18

as nicas metas e valores seriam aqueles que conduzem ao sucesso econmico. Esse processo fica evidente no momento em que o trabalhador (microempreendedor individual) deixa de se perceber como empregado, passando a se ver como empresrio, o que resulta em uma evidente perda da conscincia de classe, cuja consequncia mais perversa consiste na capacidade de torn-lo um oposto de si mesmo, pondo fim luta social mais objetiva. Contudo, a dimenso mais relevante que emerge desse discurso a transformao do empreendedorismo em algo instintivo, derivado de uma suposta natureza humana, que tal como ocorreu com a empregabilidade, entendida como capacidade de manter-se empregado desloca a responsabilidade pelo aumento do desemprego, do sistema econmico como um todo para a natureza individual dos excludos. Assim, resta claro que o atual lugar reservado para estes indivduos, flutuantes na estrutura social, o de microempreendedor individual, que deve ser interpretado como o ltimo acento no carro do progresso, aqui expresso pela figura alegrica criada por Bauman (2005: 24). Alis, nesse sentido, este o aspecto que resta mais evidente na proposta do economista Marcelo Neri.

Consideraes finais: cidadania e movimentos sociais no contexto neoliberal Ao nos debruarmos sobre os trs temas em conjunto (classes sociais, lutas de classes e [nova] classe mdia) no atual cenrio, mais uma questo se integra nesse debate, pois parece que o enorme desafio, agora, refere-se a como aglutinar as classes trabalhadoras decorrentes da especializao e da diviso social do trabalho contra a dominao e a explorao tpicas do capitalismo, mas acirradas neste estgio, sobretudo quando percebemos o mosaico to complexo que envolve a formao dessas identidades e, por conseguinte, o processo de organizao. E mais: Em que medida os movimentos sociais atuais podem contribuir ou no para a constituio do proletariado em classe ou classes? preciso, pois, ressaltar que todos esses questionamentos tm repercutido de forma direta sobre os movimentos sociais nascidos nas ltimas dcadas e sobre o estatuto garantidor de cidadania (antes, a partir da garantia de direitos). Neste novo contexto histrico, social, poltico e econmico, pautado pela retirada em larga escala dos direitos e pelo desmonte do Estado social, as consequncias sobre as desigualdades econmico-sociais que marcam a historiografia do pas, bem como sobre o projeto de incluso social mais substantiva, tm representado tambm novos desafios impostos s classes trabalhadoras. Os movimentos sociais eclodiram no Brasil a partir, principalmente, dos anos 1970-1980, e logo se tornaram objeto da sociologia, tendo sido considerados, como mostra Maria da Glria Gohn, fonte de renovao nas cincias sociais e da forma de fazer poltica (2011(a): 7). A mesma autora revela que:

19

O destaque inicial foi a emergncia dos movimentos sociais populares urbanos, reivindicatrios de bens e equipamentos coletivos de consumo e questes ao redor da moradia, usualmente articulados territorialmente ao nvel do bairro ou de uma regio. Eles tambm tiveram papel de destaque nas frentes de luta contra o regime militar. O tempo passou, surgiram novos campos temticos de luta que geraram novas identidades aos prprios movimentos sociais, tais como na rea do meio ambiente, direitos humanos, gnero, questes tnico-raciais, religiosas, movimentos culturais etc. Alguns movimentos transformaram-se em redes de atores sociais organizados, ou fundiram-se em ONGs, ou rearticularam-se com as novas formas de associativismo que surgiram dos anos de 1990; outros entraram em crise e desapareceram; outros, ainda, foram criados com novas agendas e pautas, como as recentes manifestaes antiglobalizao. (GOHN, 2011(a): 7)

Uma caracterstica comum aos movimentos sociais atuais e aqueles originados nos anos 1980, apontada por Gohn, diz respeito capacidade de construrem representaes simblicas afirmativas, por meio de discursos e prticas, o que tambm serve para conferir identidades a grupos antes dispersos e desorganizados, promovendo, ainda, o sentimento de pertencimento social e de incluso, pelo menos, em um grupo social (2011(a): 15). Entretanto, possvel identificarmos uma diferena importante entre eles, que merece destaque, e diz respeito autonomia na relao com o Estado. Os movimentos dos anos 1980 tinham por caracterstica a existncia margem do Estado, este ignorado propositalmente e, por vezes, tornado o prprio alvo das crticas em conjunto com a ordem oficial. Esta relao possua natureza notadamente poltica. Na atualidade, verifica-se uma espcie de reconciliao de uma parcela crescente dos movimentos sociais com o Estado, em novas formas de relao que podemos caracterizar como contratuais ou, mesmo, mercantis, cujas figuras mais emblemticas so: as ONGs, as organizaes sociais (OSs) e as organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIPs). Todo esse conjunto de transformaes parece revelar um novo paradigma no tratamento dado autonomia que antes garantia legitimidade aos movimentos sociais, exigindo, por isso, uma maior reflexo sobre seu potencial e propsito na organizao social. Nesse sentido se insere nosso propsito explicitado ao longo do artigo, apontado como hiptese principal, consistente na constatao da necessidade do resgate dos conceitos de classe e de luta social como forma de enfrentar os novos desafios impostos pelo regime capitalista globalizado, a fim de no perder de vista o carter poltico e, em certa medida, emancipatrio das conquistas sociais verificadas at a chegada do neoliberalismo. Acreditamos que a teoria social e sua expresso mais voltada para a prtica, manifesta, em grande escala, sob a forma de organizao em movimentos sociais, no pode negligenciar que (...) a reverso dos estragos dos anos 1990, que foram econmicos, polticos, sociais e culturais, portanto, possvel, mas vai exigir muita coragem e vontade poltica dos novos dirigentes do pas, e muita mobilizao popular, para alm do voto, como bem destacou Elaine R. Behring (2003: 287). Quanto ao papel da (nova) classe mdia, no novo cenrio, ressaltamos - como bem observou o filsofo Vladimir Safatle (2011) - ao analisar o atual momento da esquerda, o futuro da nova 20

classe mdia, os oito anos de Lula, o governo de Dilma e a democracia brasileira, que essa atual (re)configurao de certos segmentos da sociedade pode ser uma tima oportunidade, aproveitando o anseio de ascenso social dessa parcela de indivduos que integram a nova classe mdia ou nova classe trabalhadora, para resgatar a discusso sobre a luta de classes, assim como para expor os malefcios da desigualdade. Por tudo isso, acreditamos, como sugere Jos Paulo Netto (2009), que ser impossvel superar a questo social sem que haja a supresso da ordem do capital, pois a cada novo estgio do desenvolvimento do capitalismo s foi possvel perceber expresses, cada vez mais complexas, de intensificao da explorao e, portanto, da dominao, impondo novos desafios s classes trabalhadoras, revelando o quanto esse debate ainda permanece aberto. REFERNCIAS
ALVES, Giovanni. Trabalho e subjetividade: o esprito do toyotismo na era do capitalismo manipulatrio. So Paulo: Boitempo, 2011. ALVES, Maria Aparecida ; TAVARES, Maria Augusta. A dupla face da informalidade do trabalho: autonomia ou precarizao. In: ANTUNES, R. (Org.) Riqueza e misria do trabalho no Brasil. So Paulo: Boitempo, 2006, p. 425444. BAKUNIN, M. LEgalit(1), N II, 1869, In: O socialismo libertrio. So Paulo: Global, s/d. BARBOSA, Rosangela Nair de Carvalho. Trabalho e economia solidria: crtica ao empreendedorismo como possibilidade histrica. In: FRANCISCO, Elaine Marlova Venzon e ALMEIDA, Carla Cristina Lima de (Orgs.). Trabalho, territrio, cultura: novos prismas para o debate das polticas pblicas. So Paulo: Cortez, 2007, p. 79-98. BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. BEHRING, Elaine Rossetti. Brasil em contra-reforma: desestruturao do Estado e perda de direitos. So Paulo: Cortez, 2003. BERNSTEIN, Eduard. The preconditions of socialism. New York: Cambridge University Press, 1993. BOITO JNIOR, Armando. O Governo Lula e a reforma do neoliberalismo. s.d.. Artigo escrito a partir de duas palestras realizadas a estudantes e ativistas dos movimentos populares no CecAC (do Rio de Janeiro) e no Instituto de Fsica Terica (da Unesp-SP). Disponvel em: http://www.cecac.org.br/mat%E9rias/Armando_Boito_Governo_Lula.htm. Acesso em: 09/05/2009. CARVALHO, Jos Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2001. CARVALHO, Raul; IAMAMOTO, Marilda Vilela. Relaes Sociais e Servio Social no Brasil: esboo de uma interpretao histrico-metodolgica. So Paulo, Cortez, 1983. CASTEL, Robert. As metamorfoses da questo social: uma crnica do salrio. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998. CASTRO, Carla Appollinario de. Das fbricas aos crceres: mundo do trabalho em mutao e excluso social. Dissertao apresentada ao curso de Mestrado do Programa Ps-Graduao em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. SETEMBRO/2010. Disponvel em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do?select_action=&co_autor=140509. Acesso em: 25/11/2011. COHN, Sergio: PIMENTA, Heyk (orgs.). Maio de 68. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008. DIEESE. Salrio mnimo nominal e necessrio. Disponvel em: http://www.dieese.org.br/rel/rac/salminMenu0905.xml. Acesso em: 03/06/2012. ENGELS, Friedrich. A situao da classe trabalhadora na Inglaterra. So Paulo: Boitempo, 2008. FRENCH, John D. Afogados em leis: a CLT e a cultura poltica dos trabalhadores brasileiros. So Paulo: Editora Fundao Perseu Abramo, 2001. GOHN, Maria da Glria (org.). Movimentos sociais no incio do sculo XXI: antigos e novos atores sociais. Petrpolis, RJ: Vozes, 2011(a). _________.Teorias dos movimentos sociais: paradigmas clssicos e contemporneos. So Paulo: Loyola, 2011(b). _________.Movimentos sociais e redes de mobilizaes civis no Brasil contemporneo. Petrpolis, RJ: Vozes, 2010. _________.O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidrias. So Paulo: Cortez, 2008. HARNECKER, Marta. Os conceitos elementares do materialismo histrico. So Paulo: Global Editora, 1983. HARVEY, David. Condio ps-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. So Paulo: Loyola, 1994. _________ et al. Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas. So Paulo: Boitempo ; Carta Maior, 2012. HOBSBAWM, Eric. Tempos interessantes: uma vida no sculo XX. So Paulo: Companhia das Letras, 2002. HOLLANDA, Helosa Buarque de; GONALVES, Marcos Augusto. Cultura e participao nos anos 60. So Paulo: Brasiliense, 1982.

21

LOPES, Ana Lvia. Pedagogia empreendedora instrumento de transformao cultural. Jornal A Tarde, em 20/01/2008. Disponvel em: http://www.starta.com.br/#/items/20100222112012578. Acesso em 1/02/2011. MACIEL, Luiz Carlos. Anos 60. Porto Alegre: L&PM, 1987. MALAGUTI, Manoel L. Crtica razo informal: a imaterialidade do salariado. So Paulo: Boitempo, 2000. MARX, Karl. O 18 de brumrio de Lus Bonaparte. So Paulo: boitempo, 2011(a). _________. A guerra civil na Frana. So Paulo: boitempo, 2011(b). _________.Manuscritos econmico-filosficos. So Paulo: Boitempo, 2008. _________. A ideologia alem. So Paulo: Martins Fontes, 2007. _________. O capital: crtica da economia poltica: livro I. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004. _________. Misria da filosofia: resposta filosofia da misria do senhor Proudhon. So Paulo: Centauro, 2001. _________. O Capital. Livro 3. Vol. 6. Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira: 1980. _________. O capital: crtica da economia poltica: Rio de Janeiro: Zahar, 1967. _________. As lutas de classes na Frana de 1848 a 1850. In: MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. Vol. 1. So Paulo: Alfa-Omega, s.d., p. 138-139. _________. ; ENGELS, Friedrich. A sagrada famlia. So Paulo: Boitempo, 2003. _________. Manifesto comunista. In: O manifesto comunista 150 anos depois: Karl Marx, Friedrich Engels. COUTINHO, Carlos Nelson et. al. Daniel Aaro Reis Filho (org.) Rio de Janeiro: Contraponto; So Paulo: Fundao Perseu Abramo, 1998. MSZROS, Istvn. A obra de Sartre: busca da liberdade e desafio da histria. So Paulo: Boitempo, 2012. _________. O poder da ideologia. So Paulo: Boitempo, 2004. MONTAO, Carlos. Terceiro setor e questo social: crtica ao padro emergente de interveno social. So Paulo: Cortez, 2007. _________ ; DURIGUETTO, Maria Lcia. Estado, classe social e movimento social. So Paulo: Cortez, 2010. MUNAKATA, Kazumi. A legislao trabalhista no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1981. NERI, Marcelo. A nova classe mdia: o lado brilhante da base da pirmide. So Paulo: Saraiva, 2011. NETTO, Jos Paulo. Cinco notas a propsito da questo social. In:_____. Capitalismo monopolista e servio social. So Paulo: Cortez, 2009. __________. Apresentao. In: ENGELS, Friedrich. A situao da classe trabalhadora na Inglaterra. So Paulo: Boitempo, 2008, p. 9-35. OLIVEIRA, Francisco de. Entrevista concedida Lydia Medeiros, Jornal O Globo. Disponvel em: http://www.ie.ufrj.br/aparte/pdfs/chicooliveira040207.pdf. Acesso em: 10/03/2008. ____________. Hegemonia s avessas. In: Revista Piau. n.7, Jan, 2007. Disponvel em: http://www.revistapiaui.com.br/edicao_4/artigo_295/Hegemonia_as_avessas.aspx. Acesso em: 10/03/2008. ____________. O surgimento do antivalor. In: Novos Estudos CEBRAP, n 22, outubro de 1988, p. 8-28. Disponvel em: http://novosestudos.uol.com.br/acervo/acervo_artigo.asp?idMateria=300. Acesso em: 20/02/2008. PBE PROGRAMA BRASIL EMPREENDEDOR. Dados. Disponvel em: http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/sdp/proAcao/proBraEmpreendedor/priEixPrograma.php. Acesso em: 05/02/2011. PNUD. Desencadeando o empreendedorismo: o poder das empresas a servio dos pobres. Relatrio para o Secretrio Geral das Naes Unidas. Maro/2004. Disponvel em: http://www.undp.org/cpsd/documents/report/portuguese/foreword_p.pdf. Acesso em: 20/01/2011. POCHMANN, Marcio. Nova classe mdia?: o trabalho na base da pirmide social brasileira. So Paulo: Boitempo, 2012. ____________. Desempregados do Brasil. In: ANTUNES, R. (Org.) Riqueza e misria do trabalho no Brasil. So Paulo: Boitempo, 2006, p. 59-73. POULANTZAS, Nicos. As classes sociais no capitalismo de hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 1975. PREVIDNCIA SOCIAL. Formalizao: Nmero de empreendedores individuais no pas j chega a 2,5 milhes. Disponvel em: http://www.previdencia.gov.br/vejaNoticia.php?id=46701. Acesso em: 11/06/2012. SAFATLE, Vladimir. "A ascenso da nova classe mdia vai bater no teto", Revista Caros Amigos, n 173, ago. 2011. Disponvel em: http://cms.carosamigos.terra.com.br/index/index.php/component/content/article/174-revista/edicao173/1477-entrevista-vladimir-safatle. Acesso em: 20/12/2011. SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Do laissez-faire repressivo cidadania em recesso. In: Cidadania e Justia: a poltica social na ordem brasileira. Rio de Janeiro: Campus, 1979. SEBRAE-SP. Empreendedorismo na sala de aula. Portal SEBRAE-SP de Notcias, em 27/10/2009. Disponvel em: http://www.sebraesp.com.br/PortalSebraeSP/Noticias/Noticias/Multissetorial/Paginas/Empreendedorismonasaladeaula.a spx. Acesso em: 27/10/2009. SINGER, Andr. Razes sociais e ideolgicas do lulismo. In: Novos Estudos CEBRAP. n 85. Nov, 2009, p. 98. Disponvel em: http://novosestudos.uol.com.br/acervo/acervo_artigo.asp?idMateria=1356. Acesso em: 08/12/2009. SOUZA, Jess. (Org.) A ral brasileira: quem e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. ___________. Os batalhadores brasileiros: nova classe mdia ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. TAVARES, Maria Augusta. Trabalho informal: os fios (in)visveis da produo capitalista. In: Revista Outubro, n 7. So Paulo: 2002, p. 49-60. Disponvel em: http://www2.fae.edu/galeria/getImage/1/361633460249798.pdf. Acesso em: 03/05/2011.

22

Anda mungkin juga menyukai