Anda di halaman 1dari 9

1

AGROTURISMO EM PORTUGAL

O agroturismo corresponde a uma relativamente recente modalidade de Turismo em Espao Rural TER!" cu#o sucesso decorre da acelerada deteriora$o das sociedades ur%anas e dos condicionamentos am%ientais negativos &ue este 'en(meno acarreta) *omo resultado deste processo" as popula+es ur%anas t,m cada ve- mais vontade de se ausentar" ainda &ue temporariamente" das cidades) O meio rural dei.a assim de ser sin(nimo de atraso e os seus patrim(nios cultural e paisag/stico passam a constituir uma mais0valia &ue atrai muitos dos 1a%itantes das cidades) A sua genuinidade e" so%retudo" a pro.imidade 2 nature-a" ainda" em grande parte dos casos" sem discotecas nem centros comerciais" coincidem com o 3para/so3 com &ue son1am muitos dos 1a%itantes citadinos) 4esta modalidade tur/stica" o 1(spede poder5 assistir 2s actividades

normalmente ligadas 2 lavoura" desenvolvidas pela 'am/lia &ue o acol1e" e at6 participar nelas) O visitante poder5 ainda degustar os pratos e man#ares t/picos do lugar) 7 participa$o do 1(spede nas actividades agr/colas" %em como 2 associa$o das actividades agro0pecu5rias e tur/sticas) Esta actividade 6" para o agricultor" uma e.tens$o da actividade agr/cola &ue desenvolve e n$o pretende su%stituir a actividade principal) *orresponde a uma Integra$o entre o e.erc/cio das actividades econ(micas tradicionais e a promo$o de uma nova actividade &ue 6 poss/vel e vi5vel em meio rural 0 o turismo) Trata0se" assim" de uma interac$o &ue" podendo n$o ter grande interesse para um lavrador adulto" reveste0se certamente de grande import8ncia para os seus 'il1os ou netos" aos &uais importa transmitir o legado am%iental &ue ainda persiste em meio rural) *onstitui" na sua ess,ncia" uma actividade &ue aporta um interc8m%io cultural %ilateral9 para o lavrador e respectiva 'am/lia" &ue t,m uma e.celente oportunidade para o desenvolvimento da sua cultura pessoal e" simultaneamente" para o turista" &ue pode aprender e satis'a-er grande parte das suas curiosidades relativas ao meio rural)

2 Introdu$o a *omo 'unciona o agroturismo


Para algumas pessoas, o termo agroturismo pode invocar imagens de turistas de colarinho branco pagando pela oportunidade de fazer trabalhos agrcolas. No entanto, mais pessoas do que nunca esto tirando proveito das diversas oportunidades fornecidas pelo agroturismo. Turistas ligados agricultura podem passar f!rias em uma fazendo que produz azeite na Toscana, colher uvas nos vinhedos da "alif#rnia, comprar laran$as em uma banca na estrada ou se aventurar pelos labirintos de um milharal.

% i&toc'photo.com(Pta)a

* agroturismo ! a pr+tica de atrair visitantes e via$antes para +reas agrcolas, geralmente com prop#sitos educacionais e recreativos. ,evido s dificuldades econ-micas e mudan.as na agricultura e pecu+ria em todo o mundo, muitos fazendeiros / especialmente aqueles com pequenas propriedades / descobriram que atrav!s do turismo ! possvel complementar seus agroneg#cios e gerar mais renda. ,a mesma forma que a dist0ncia entre a produ.o e o consumo dos produtos agrcolas cresce, aumenta o interesse dos consumidores sobre a agricultura e a pecu+ria. 1s pessoas tentam se reconectar com a agricultura praticada no passado. 2ssas duas necessidades caminham $untas no agroturismo que a$uda a reconstruir a rela.o entre produtores e consumidores desaparecida em fun.o do forte crescimento da industrializa.o na agricultura.

3 2nto, o que faz com que uma fazenda fa.a parte do agroturismo4 Neste artigo, n#s daremos uma olhada nos diferentes tipos de agroturismo.

Por &ue agroturismo:


* neg#cio b+sico da agricultura sempre foi o cultivo de culturas ou a cria.o de gado que podem ser vendidos diretamente como mercadorias aos consumidores ou como commodities para servir em outros processos / como o gado vendido para o abate ou as uvas vendidas para uma vincola. No entanto, nos 5ltimos anos, os custos dos insumos para a pecu+ria e agricultura t6m aumentado e os pre.os das commodities, por sua vez, caram.

% i&toc'photo.com(,ennisdebono

&# isso $+ foi o suficiente para pressionar financeiramente muitos fazendeiros. 7as dois outros fatores tamb!m contriburam para que alguns fazendeiros se sentissem for.ados a encontrar novas maneiras de ganhar a vida8 0 glo%ali-a$o9 os fazendeiros estavam acostumados a enfrentar a concorr6ncia apenas no mercado regional, mas a melhoria nos meios de transporte, comunica.o e com!rcio internacional ampliou o mercado, colocando fazendeiros de lado opostos do mundo concorrendo entre si. 0 industriali-a$o9 atualmente as pequenas fazendas se v6em for.adas a lutar tamb!m com a agricultura industrializada. 2ssas grandes empresas agrcolas so capazes de produzir mais produtos por um custo muito menor gra.as ao uso da tecnologia moderna que permite uma produ.o em larga escala. *s agricultores em meio luta pela sobreviv6ncia, tiveram que escolher entre dei)ar o agroneg#cio e buscar um outro emprego ou descobrir novos usos para os recursos $+ e)istentes. 2 ! a que teve incio o agroturismo. 7uito pouco investimento teve que ser feito para que os agricultores come.assem a colher os benefcios.

Agroturismo e a agricultura praticada no passado


:oc6 gostaria de fazer uma viagem no tempo com o agroturismo4 1lguns locais recriam fazendas de tempos atr+s e conseguem imergir seus convidados em outros perodos. * ,epartamento de 1gricultura dos 2stados ;nidos possui e opera o <omeplace, no =a'es National >ecreation 1rea, em Tennesse, onde foi recriada uma fazenda do s!culo ?@. * museu de hist#ria "onnor Prairie, da ind5stria Aishers, vai al!m. * museu ao ar livre no d+ apenas a oportunidade aos visitantes de verem como funcionava uma pequena cidade do s!culo ?@ como ! possvel e)plorar a agricultura da 1m!rica naquela fase com o programa AolloB the North &tar. * programa permite aos visitantes e)perimentarem at! mesmo o que era ser um escravo em funga.

,o ponto de vista do neg#cio, o turismo rural pode desempenhar tr6s papeis b+sicos para o 1) agricultor8 Empreendimento suplementar C o agroturismo apoia a atividade principal da

fazenda. 1 produ.o de mercadorias e commodities ainda gera a maior parte da renda enquanto o agroturismo, como visitas di+rias de grupos escolares, fornece uma renda e)tra. ;) Empreendimento complementar / o agroturismo e a agricultura tradicional geram a

mesma renda para o agricultor. ;m e)emplo disso poderia ser uma fazenda que produz ab#boras onde metade do cultivo ! vendida para um atacadista Dque por sua vez revende as ab#boras aos supermercadosE, enquanto que a outra metade vai para os visitantes que pagam <) para participar de festivais e concursos.

Empreendimento principal / o agroturismo ocupa o lugar central na fazenda. ;m

e)emplo disso poderia ser uma fazenda que cultiva ma.s cu$a renda vem em sua maior parte dos turistas que pagam para passar um final de semana nela, mas mesmo assim ainda vende parte de suas ma.s para aumentar o lucro.

2ssa variedade de nveis de envolvimento torna o agroturismo uma possibilidade e tanto para todos os agricultores $+ que o custo do investimento e seu escopo podem variar drasticamente. 1l!m disso, assim como o ecoturismo envolve a preserva.o dos habitats naturais pelos via$antes ecologicamente corretos, o agroturismo tamb!m no provoca impacto algum na +rea. Fsso significa que a maioria dos fazendeiros que dese$a entrar no agroturismo no precisa se preocupar com o grande n5mero de visitantes em suas propriedades e instala.Ges.

H * agroturismo d+ aos fazendeiros a oportunidade de educar os visitantes sobre seus modos de vida e dividir o que sabem sobre a agricultura com os outros. Na pr#)ima p+gina daremos uma olhada nas v+rias formas que o agroturismo pode tomar.

=ormas de agroturismo
* 0mbito do turismo rural varia drasticamente dependendo do tipo de fazenda, propriedade disponvel e quanto do neg#cio estar+ voltado para o agroturismo. No entanto, essas v+rias formas podem ser subdivididas em tr6s grupos b+sicos8 1) Agroturismo voltado diretamente ao mercado8 se voc6 $+ se deparou com uma banca na estrada que vende produtos agrcolas, voc6 viu o agroturismo voltado ao mercado. *s agricultores vendem sua produ.o, itens enlatados e outros produtos org0nicos diretamente aos consumidores se$a em bancas nas rodovias ou em estandes localizados dentro das pr#prias fazendas. *s agricultores podem vender produtos org0nicos similares ao que os consumidores encontrariam em um supermercado, mas seus produtos contam com o apelo de vir diretamente de uma fazenda local. Para chamar ainda mais a aten.o dos consumidores, os produtos v6m com r#tulos de org0nicos e(ou naturais. ;) Agroturismo educacional9 essa forma de agroturismo inclui colher a sua pr#pria ma., e)cursGes pelas fazendas, saborear um bom caf!CdaCmanh na fazenda e a entrega de 'its que ensinam um pouco sobre como funciona a vida na fazenda. 1 fazenda em si $+ ! um destino turstico. *s agroturistas pagam para colher as frutas, degustar vinhos ou simplesmente desfrutar da agrad+vel atmosfera do local. 1l!m disso, na hora de ir embora muitos acabam comprondo os produtos agrcolas. <) Agroturismo recreacional9 embora ainda considerado como agroturismo, esta modalidade tende a colocar a terra agrcola disponvel para usos comerciais. Aestivais de colheitas, labirintos de milharais e casamentos realizados na fazenda so atividades que acontecem com frequencia nas fazendas. *utras atividades como acampamento, tiro com arco ou passeio a cavalo tamb!m so oferecidas. 1ssim como acontece nas outras modalidades de agroturismo, esta tamb!m dei)a os clientes tentados a comprar os produtos agrcolas.

% i&toc'photo.com(1le)m?HI

I ;ma vez estabelecida a liga.o entre o consumidor e a fazenda, as visitas tendem a se repetir. 2ssa lealdade do cliente ! a chave de sucesso de muitos neg#cios que envolvem o agroturismo. Nos 2stados ;nidos e)iste at! a *ommunit> Supported Agriculture *SA! . 1trav!s da "&1 famlias a$udam manter a agricultura local assinando um compromisso financeiro com determinada fazenda em troca de visitas regulares ou produtos e mercadorias. 1lgumas "&1s e)igem pagamento antecipado enquanto outras pedem apenas que os assinantes participem do cultivo e colheita de suas culturas. Nesse caso o alimento tem um valor especial para as pessoas / $+ que elas sabem de onde eles vieram. 7as, quem so os agroturistas4 Na pr#)ima p+gina entenderemos qual o apelo que o agroturismo tem sobre os via$antes.

?uem s$o os agroturistas:


1groturistas podem ser as mais diferentes pessoas, mas quem realmente paga por um final de semana em uma fazenda para colher frutas4 1ssim como em um museu de arte ou um ponto turstico, o agroturismo oferece aos visitantes uma e)peri6ncia educacional. 7as no lugar de proporcionar aos visitantes um inser.o na hist#ria ou na arte, na fazenda as pessoas t6m contato com os m!todos de cultivo e a cultura agrcola. 1l!m disso, assim como os ecoturistas procuram as belezas naturais, os agroturistas buscam descobrir de onde vem os alimentos ou ver como vivem as pessoas que trabalham diretamente com a terra.

% i&toc'photo.com(Jacqueline&outhbK

* agroturismo tamb!m atrai babK boomers urbanos e suburbanos e idosos que podem se sentir nost+lgicos em rela.o vida na fazenda. 2 quando eles conseguem levar seus familiares para perto das atividades agrcolas ! como se mostrassem um pouco de seu passado. 1l!m disso, os turistas acostumados a visitar pases estrangeiros so mais interessados na agricultura do pr#prio pas do que em outros destinos tursticos. ;m bom e)emplo disso ! que, apesar de todo o glamour das praias do <ava, o agroturismo naquele estado gerou uma receita de ;&L 3M,M milhGes em NOOI Pfonte8 Pacific Qusiness

NeBsR. S Tuanto mais famlias se afastam das tpicas f!rias de uma ou duas semanas e buscam viagens de finais de semana, o agroturismo local ou nas pro)imidades de casa pode ser uma boa op.o em termos de valor. ,e acordo com uma pesquisa realizada pela Travel FndustrK 1ssociation of 1merica , as atividades ao ar livre esto em terceiro lugar entre as atividades mais procuradas durante as f!rias dos americanos, logo atr+s de fazer compras em shoppings e eventos familiares Pfonte8 1gricultural 7ar'eting >esource "enterR. Para aprender mais sobre agroturismo, viagens de aventura, comida org0nica e assuntos relacionados, confira os lin's na pr#)ima p+gina

O Agroturismo uma das diferentes modalidade de turismo no meio rural (em Portugal, no Brasil e outros), praticada por famlias de agricultores dispostos a compartilhar seu modo de vida com os habitantes do meio urbano. conhecido ue os agricultores, ue oferecem servi!os de ualidade, valori"am e respeitam como ningum o meio ambiente e obviamente a ruralidade, assim como, a cultural local ou tradicional. #ssim, neste tipo de turismo, perante os $rg%os oficiais e governamentais dos respectivos pases, comprometem&se a dar conhecer aos seus h$spedes esse estar e saber. ' para tal ficam (obrigados) a permitir ue os de fora, ue ficam em suas uintas rurais, e*ecutem as mesmas tarefas agrcolas em con+unto com eles. esta ,ltima particularidade ue se distingue das restantes modalidades de turismo rural. 'm muitos dos casos, o #groturismo associado - atividades de #groecologia, 'coturismo ou 'duca!%o ambiental, mas, nem sempre +. ue s%o coisas distintas e apenas porventura complementares em alguns pases (n%o em Portugal). O agroturismo a+uda a estabili"ar a economia local, criando empregos nas atividades indiretamente ligadas - atividade agrcola e ao pr$prio turismo, como comrcio de mercadorias, servi!os au*iliares, constru!%o civil, entre outras, alm de abrir oportunidades de neg$cios diretos, como hospedagem, la"er e recrea!%o. /om rela!%o aos benefcios ambientais, pode&se mencionar o estmulo - conserva!%o ambiental e multiplica!%o de espcies de plantas e animais, entre outros, pelo aumento da demanda turstica. 'conomicamente, pode&se mencionar como e*emplo de vantagens associadas ao agroturismo, a possibilidade de agregar valor aos produtos agrcolas do estabelecimento e a instala!%o de ind,strias artesanais , por e*emplo para a produ!%o de alimentos regionais tpicos. #lm disso, desperta a aten!%o para o mane+o, conserva!%o e recupera!%o de .reas degradadas e da vegeta!%o florestal e natural.

agroecologia consiste em uma proposta alternativa de agricultura familiar socialmente +usta, economicamente vi.vel e ecologicamente sustent.vel.012 O termo pode ser entendido de diversas formas3 como ci4ncia, como movimento e como pr.tica.022 5esse sentido, a agroecologia n%o e*iste isoladamente, mas uma ci4ncia integradora ue agrega conhecimentos de outras ci4ncias, alm de agregar tambm

6 saberes populares e tradicionais provenientes das e*peri4ncias de agricultores familiares de comunidades indgenas e camponesas.0 O ecoturismo uma forma de turismo voltada para a aprecia!%o de ecossistemas em seu estado natural, com sua vida selvagem e sua popula!%o nativa intactos. 'mbora o tr7nsito de pessoas e veculos se+a agressivo ao estado natural desses ecossistemas, os defensores de sua pr.tica argumentam ue, complementarmente, o ecoturismo contribui para a preserva!%o dos mesmos e para o desenvolvimento sustent.vel das popula!8es locais, melhorando a ualidade de vida das mesmas. O ecoturismo percebido pelos seus adeptos ou tende a ser promovido como3

uma forma de praticar turismo em pe uena escala9 uma pr.tica mais ativa e intensa do ue outras formas de turismo9 uma modalidade de turismo na ual a oferta de uma infraestrutura de apoio sofisticada um dado menos relevante9 uma pr.tica de pessoas esclarecidas e bem&educadas, conscientes de uest8es relacionadas - ecologia e ao desenvolvimento sustent.vel, em busca do aprofundamento de conhecimentos e viv4ncias sobre os temas de meio& ambiente9 uma pr.tica menos espoliativa e agressiva da cultura e meio&ambiente locais do ue formas tradicionais de turismo.

:e acordo com :avid ;eaver, registrou&se o termo pela primeira ve" no incio dos anos 6<. O 'coclub.com define&o como um estado ideal de um turismo ue3

minimi"a seu pr$prio impacto ambiental9 patrocina as conserva!%o ambiental9 patrocina pro+etos ue promovam igualdade e redu!%o da pobre"a em comunidades locais9 aumente o conhecimento cultural e ambiental e o entendimento intercultural9 e ue se+a financeiramente vi.vel e aberto a todos.

=. a The International Ecotourism Society (TIES)012 define ecoturismo como a viagem responsvel para reas naturais que conservam o ambiente e melhorem o bem-estar da populao local Isto signi!ica que quem opera e participa de atividades ecoturisticas deve seguir os seguintes sete princ"pios#$%&

'

minimi"ar impactos desenvolver consci4ncia e respeito ambiental e cultural9 fornecer e*peri4ncias positivas para ambos visitantes e anfitri8es9 fornecer benefcios financeiros diretos para a conserva!%o9 fornecer benefcios financeiros e poder legal de decis%o para o povo local9 'levar a sensibilidade pelo conte*to poltico, ambiental e social dos pases anfitri8es9 #poiar os direitos humanos internacionais e acordos trabalhistas.

# atividade, como presentemente configurada em muitas partes do mundo, confundida com o turismo de aventura e, de fato, h. uem inclua esta ,ltima, assim como outras nomenclaturas dadas ao turismo (por e*emplo3 turismo rural, turismo respons.vel, turismo ecol$gico, turismo alternativo, turismo verde, turismo cultural) como partes ou deriva!8es de uma generali"a!%o chamada ecoturismo. Educao ambiental um ramo da educa!%o cu+o ob+etivo a dissemina!%o do conhecimento sobre o ambiente, a fim de a+udar - sua preserva!%o e utili"a!%o sustent.vel dos seus recursos. uma metodologia de an.lise ue surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido -s grandes cat.strofes naturais ue t4m assolado o mundo nas ,ltimas dcada

Anda mungkin juga menyukai