Anda di halaman 1dari 11

NBR 13532/95 (Elaborao de projetos de edificaes Arquitetura)

MATRIA - TICA E LEGISLAO PROFESSOR - FLIX ALUNAS HISLEIDE FERNANDA A9437J7 JULIANA GONALVES A8228B7 KALINE ARAJO B1100E7 MIRI RODRIGUES A651HJ0

1. OBJETIVO

A norma fixa as condies exigveis para a elaborao de projetos de arquitetura para construir edificaes, sendo aplicvel a todas as classes tipolgicas funcionais das edificaes e aos servios tcnicos de obras, conforme as categorias de intervenes correntes para edificaes novas (construo) e edificaes existentes (reformas). Essa norma especfica para a atividade tcnica de arquitetura trabalhando em conjunto com a norma NBR 13531, instituda para as atividades de projeto de edificao.

2. DOCUMENTO COMPLEMENTAR

Para a aplicao da norma em questo e fundamental consultar a norma NBR 13531 Elaborao de projetos de edificaes Atividades tcnicas Procedimento.

3. DEFINIES
A concepo arquitetnica da edificao, dos elementos da edificao, das instalaes prediais e dos seus componentes construtivos deve abranger os seguintes itens: Edificao (ambientes exteriores e interiores). Elementos da edificao e seus componentes construtivos (fundaes; estruturas; coberturas; forros; vedos verticais que incluem paredes, esquadrias, protees; revestimentos e acabamentos. Equipamentos para comunicao visual. Equipamentos (mobilirios). Jardins e parques Instalaes prediais e seus componentes construtivos. Instalaes mecnicas (aspectos arquitetnicos relacionados com a especificao de equipamentos, dos seus controles e pontos de utilizao).

Instalaes hidrulicas e sanitrias (aspectos arquitetnicos relacionados com a especificao dos controles e dos pontos de consumo e de guas servidas). Equipamentos para iluminao.

Equipamentos sanitrios.

As etapas de execuo da atividade tcnica do projeto de arquitetura so as seguintes: Levantamento de dados para arquitetura (LV-ARQ); Programa de necessidades de arquitetura (PN-ARQ); Estudo de viabilidade de arquitetura (EV-ARQ); Estudo preliminar de arquitetura (EP-ARQ); Anteprojeto de arquitetura (AP-ARQ) ou de pr- execuo (PR-ARQ); Projeto legal de arquitetura (PL-ARQ); Projeto bsico de arquitetura (PB-ARQ) (opcional); Projeto para execuo de arquitetura (PE-ARQ).

4. CONDIES GERAIS

Informaes tcnicas do projeto de arquitetura

As informaes do projeto devem conter quando necessrio a caracterizao de cada produto ou objeto, os atributos funcionais, formais e tcnicos considerados. As representaes so determinadas em todas as etapas, devem ser estabelecidas objetivando a coordenao e a conformidade das demais atividades tcnicas que compem o projeto de edificao. Essas etapas devem ser definidas de modo que possibilitem a subsequente definio e articulao das demais etapas que compem o projeto de edificao.

Execuo das etapas do projeto de arquitetura

A elaborao do projeto de arquitetura deve ser orientada por: Informaes de referncia a utilizar- programa de necessidade de arquitetura, levantamento topogrfico, levantamento de dados anteprojeto, etc. Informaes tcnicas a produzir- caracterizao geral da concepo adotada, incluindo indicaes das funes, dos usos, das formas, das dimenses, das localizaes dos ambientes da edificao, as exigncias de detalhamento devem depender da complexidade funcional ou formal da edificao. Documentos tcnicos a apresentar- desenhos (planta geral de implantao, planta de terraplenagem) e textos (memorial descritivo da edificao, memorial quantitativo, etc.) exigidos em leis, decretos, portarias ou normas e relativos aos diversos rgos pblicos ou companhias concessionrias de servios nos quais o projeto legal deva ser submetido para anlise e aprovao.

5. CONDIES ESPECFICAS

A aplicabilidade integral ou parcial das condies exigveis expressas nesta Norma deve ser previamente estabelecida em contrato para cada projeto especfico, com base nas caractersticas e complexidade da edificao, dos elementos da edificao, das instalaes prediais, dos componentes construtivos e/ou dos materiais para construo, assim como na disponibilidade dos recursos humanos, tcnicos e materiais necessrios sua produo.

6. ACEITAO E REJEIO
Avaliaes tcnicas

Os documentos tcnicos produzidos em cada etapa de elaborao o projeto de arquitetura devem ser submetidos a avaliao do contratante dos servios. As avaliaes do contratante devem ser feitas em conformidade com as condies exigveis estabelecidas em contrato. Os documentos tcnicos que forem rejeitados parcialmente ou totalmente devem ser revistos ou alterados apenas pelo autor. Aps a aceitao do contratante, os documentos tcnicos produzidos em cada etapa da elaborao do projeto de arquitetura dentro do prozo estipulado em contrato condio indispensvel para que seja iniciada a elaborao dos referentes etapa subsequente. O contratante deve formalizar a aceitao dos documentos tcnicos, e a aceitao dos documentos tcnicos produzidos para o projeto de arquitetura no devem depender da avaliao das demais atividades tcnicas especificas.

CONCLUSO

Foi possvel observar que as regras existem para uma determinada funo ou conjuntos de funes agindo em harmonia para um perfeito funcionamento. Quando estudamos a NBR 13532/95, ns esclarecemos sobre sua total abrangncia e o verdadeiro sentido de colocar em pratica suas metas. Podemos concluir que fundamental seguir com clareza cada tpico que esta abrange para a qualidade dos servios prestados. A normatizao clareia os caminhos para o processo de desenvolvimento e desempenho que ela abriga.

BIBLIOGRAFIA

NBR 13532/95 - Elaborao de projetos de edificaes Arquitetura

Anda mungkin juga menyukai